Sintra,
12
Julho
2023
|
11:45
Europe/Lisbon

Vendas do segundo trimestre da Mercedes-Benz: forte crescimento do segmento de veículos elétricos e segmento topo de gama

  • Crescimento da quota de veículos elétricos: as vendas de veículos elétricos ligeiros de passageiros da Mercedes-Benz cresceram 123 % para 56.300 unidades no segundo trimestre
  • Crescimento do segmento topo de gama: as vendas atingiram as 84.800 unidades (+12 %) no segundo trimestre, impulsionadas pela Mercedes-AMG (+19 %), Mercedes-Maybach (+39 %) e pelo Classe G (+29 %)
  • Aumento das vendas do segundo trimestre relativamente ao ano anterior: as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 515.700 unidades (+6 %) no segundo trimestre e 1.019.200 unidades (+5 %) nos primeiros seis meses, apoiadas por fortes vendas na Alemanha (+22 %)

A procura por veículos elétricos e veículos do segmento topo de gama impulsionaram as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars em 6 %, para 515.700 unidades no segundo trimestre, e em 5 % para 1.019.200 unidades no primeiro semestre de 2023. As vendas foram impulsionadas pela forte procura na Alemanha e nos Estados Unidos, em particular. A Mercedes-Benz continua a manter a disciplina, mesmo num ambiente de mercado dinâmico.

As vendas de veículos ligeiros de passageiros elétricos da divisão Mercedes-Benz Passenger Cars subiram para as 56.300 unidades no segundo trimestre, um aumento de 123 % face ao trimestre do ano transato, sublinhando a prioridade para o crescimento do mercado de veículos elétricos. Este aumento deve-se principalmente à procura pelo EQA (+73 %), EQB (+83 %) e pelo EQE limousine (+157 %). Nos primeiros seis meses de 2023, a divisão Mercedes-Benz Passenger Cars vendeu, portanto, 102.600 veículos elétricos em todo o mundo (+121 %). Os veículos totalmente elétricos representam agora 11 % das vendas totais do ano. Incluindo modelos híbridos plug-in, a Mercedes-Benz vendeu 187.600 veículos eletrificados (+36 %), correspondendo a uma quota global de veículos xEV de 18 % no final de junho. O mercado dos EUA continuou a sua transformação no sentido dos veículos elétricos, com um aumento da quota de veículos elétricos da Mercedes-Benz para 16 % no final de junho, em comparação com 3 % no primeiro semestre do ano passado. A Mercedes-Benz anunciou na semana passada que os clientes na América do Norte passaram a ter acesso à rede de supercarregadores da Tesla, outro passo para acelerar a transição para os veículos elétricos.

Segmento topo de gama

As vendas no segmento topo de gama cresceram 12 % para as 84.800 unidades no segundo trimestre e 15 % para os 176.600 veículos nos primeiros seis meses de 2023. As vendas globais da Mercedes-AMG cresceram 19 % para as 38.000 unidades no segundo trimestre, suportadas por um forte segmento SUV e lançamentos de novos modelos da AMG derivados do Classe C e SL. A procura pelo emblemático Classe G continua elevada, com as vendas a atingirem um aumento de 29 % para as 11.000 unidades no segundo trimestre. Em abril de 2023, o veículo número 500,000 do lendário Mercedes‑Benz G saiu da linha de produção em Graz. A Mercedes-Maybach aumentou as vendas globais em 39 % para os 6.500 veículos no segundo trimestre e conseguiu alargar a sua base de clientes, especialmente no mercado dos EUA. A marca irá aperfeiçoar adicionalmente as suas séries de modelos com um pack Night Series opcional. O Mercedes-Benz EQS SUV foi lançado em todas as regiões importantes com 10.900 unidades vendidas no primeiro semestre de 2023.

Segmento Core

As vendas no segmento core cresceram 2 % para as 276.600 unidades no segundo trimestre. As vendas do Classe E aumentaram 11 % no segundo trimestre para as 73.000 unidades e atingiram as 146.300 unidades (+2 %) nos primeiros seis meses. As vendas do EQE limousine mais do que duplicaram para as 9.000 unidades (+157 %) e as vendas do seu irmão SUV, o EQE SUV, atingiram as 10.000 unidades no segundo trimestre. No segundo semestre do ano, o aumento global da produção do novo GLC e dos modelos Classe E e CLE irá continuar.

Segmento de entrada na marca

As vendas no segmento de entrada na marca aumentaram 11 % para as 154.100 unidades no segundo trimestre e até cresceram 19 % no primeiro semestre de 2023, atingindo os 317.500 veículos. O CLA recentemente atualizado viu as vendas crescerem 31 % para as 21.700 unidades no segundo trimestre. As vendas no primeiro semestre dos SUVs compactos GLA e GLB atingiram as 65.100 unidades (+19 %) e 74.700 unidades (+23 %) respetivamente. Em conjunto com as suas versões elétricas EQA (+69 %) e EQB (+125 %), os SUVs compactos representaram mais de metade das vendas neste segmento no período de janeiro a junho. A quota de veículos ligeiros de passageiros elétricos da Mercedes-Benz cresceu 15 % neste segmento no primeiro semestre de 2023 face aos 9 % do ano transato.

Vendas por região e mercado

As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars cresceram em todas as regiões principais no segundo trimestre e no primeiro semestre de 2023.

Na Europa, as vendas cresceram 5 % para as 157.100 unidades no segundo trimestre e atingiram as 321.000 unidades (+7 %) no primeiro semestre do ano. O crescimento nos primeiros seis meses foi suportado pelas fortes vendas no segmento topo de gama (+28 %) e pelos veículos ligeiros de passageiros totalmente elétricos da Mercedes-Benz (+62 %), impulsionadas pelo EQE limousine com 7.000 unidades (+129 %). A quota de veículos elétricos na Europa cresceu 18 % no acumulado do ano comparativamente a 14 % no mesmo período do ano transato. As vendas no segundo trimestre na Alemanha (+23 %) foram fortes em todos os segmentos, desde o segmento de entrada na marca (+28 %), segmento core (+19 %) até ao segmento topo de gama (+26 %). As vendas de veículos elétricos cresceram para as 20.000 unidades (+31 %) no primeiro semestre, atingindo uma quota de 17 % das vendas totais da divisão Mercedes-Benz Cars no mercado alemão. Na Bélgica, as vendas cresceram para as 9.000 unidades (+15 %) no segundo trimestre principalmente devido ao aumento das vendas de veículos elétricos (+186 %).

Na Ásia, as vendas cresceram 10 % para as 239.200 unidades no segundo trimestre, resultando em 486.900 unidades (+7 %) no primeiro semestre. Na China, as vendas no segundo trimestre cresceram 12 %, tendo sido impulsionadas pelo Classe E (+43 %) e pelo GLB (+77 %). No Japão as vendas cresceram para as 12.800 unidades (+16 %) no segundo trimestre principalmente devido ao forte desempenho do segmento topo de gama (+49 %) e às vendas de veículos elétricos (+734 %) após o lançamento de mercado do EQB, EQE e do EQS. Na Coreia do Sul, as vendas aumentaram 5 % no segundo trimestre para as 22.300 unidades com um crescimento dos veículos topo de gama para as 8.400 unidades (+28 %), representando 38 % das vendas totais da divisão Mercedes-Benz Cars no mercado. As vendas na Índia cresceram 8 % e atingiram um novo registo máximo com 3.800 unidades no segundo trimestre, impulsionadas pelas fortes vendas do GLE (+138 %) e do GLS (+51 %). As vendas do segmento topo de gama na Índia aumentaram 54 %, atingindo as 2.000 unidades no primeiro semestre do ano.

Na América do Norte, as vendas atingiram as 98.800 unidades (+3 %) no segundo trimestre e 173.900 unidades (+2 %) nos primeiros seis meses. As vendas nos Estados Unidos cresceram 6 % para as 88.100 unidades no segundo trimestre graças a um aumento das vendas de veículos elétricos (+697 %) e de veículos do segmento topo de gama (+43 %). As vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos atingiram as 23.800 unidades (+505 %) nos primeiros seis meses graças em parte à disponibilidade da nova variante do EQS SUV. As vendas do segmento topo de gama atingiram as 55.800 unidades (+35 %) no primeiro semestre de 2023, impulsionadas pela Mercedes-AMG (+65 %), Mercedes-Maybach (+333 %) e pelo Classe G (+110 %).

As vendas no acumulado do ano no resto do mundo (-18 %) foram inferiores às do mesmo período do ano transato devido à decisão da Mercedes-Benz de encerrar as suas atividades na Rússia desde março de 2022. As vendas no segundo trimestre foram afetadas por efeitos sazonais. Na Turquia, as vendas aumentaram 21 % para as 6.100 unidades no segundo trimestre após o lançamento do modelo de vendas diretas.

       

 

Visão geral das vendas   
 

2T 2023

2T 2022

Variação em %

1S 2023

1S 2022

Variação em %

Veículos Ligeiros Mercedes-Benz

 515700

 487100

+6%

1019200

974100

+5%

-          de veículos elétricos Mercedes-Benz

 61200

 31300

+96%

 112900

 58600

+93%

-          de veículos elétricos da divisão Mercedes-Benz Passenger Cars

56300

25200

+123%

102600

46400

+121%

-          de veículos elétricos smart

4900

6000

-19%

10300

12200

-16%

       
Vendas da divisão Mercedes-Benz Cars por segmentos*      
Segmento topo de gama

 84800

 75500

+12%

 176600

153500

+15%

Segmento Core

 276800

 272600

+2%

 525200

552800

-5%

Segmento de entrada na marca

 154100

 139100

+11%

 317500

267800

+19%

       
Vendas da divisão Mercedes-Benz Cars por região e mercado      
Europa**

 157100

 149900

+5%

 321000

301300

+7 %

-          da Alemanha

 58600

 47600

+23%

 119000

 97600

+22%

Ásia

 239200

 217400

+10%

 486900

456800

+7 %

-          da China

 183600

 164600

+12%

 374600

350700

+7 %

América do Norte***

 98800

 96200

+3%

 173900

170400

+2%

-          dos Estados Unidos

 88100

 83200

+6%

 152600

148000

+3%

Resto do Mundo

 20700

 23600

-12%

 37500

 45600

-18%

         

*Segmento topo de gama: Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Classe G, Classe S, GLS, EQS e EQS SUV

*Segmento Core: todos os derivados do Classe C e do Classe E, incl. EQC, EQE e EQE SUV 

*Segmento de entrada na marca: todos os derivados do Classe A e Classe B, incl. EQA, EQB e smart 

** Europa: União Europeia, Reino Unido, Suíça e Noruega 

*** América do Norte: EUA, Canadá e México 

Todos os valores foram arredondados. 

Valores provisórios sujeitos a alteração pendente de relatórios finais. 

A partir do primeiro trimestre de 2023, as vendas comunicadas correspondem às vendas declaradas pelo grupo, em conformidade com as normas de divulgação de resultados financeiros e com as previsões da Mercedes-Benz Group.