Sintra,
27
Julho
2023
|
17:50
Europe/Lisbon

Desempenho da Mercedes-Benz no segundo trimestre marcado por fortes vendas de modelos topo de gama e de comerciais ligeiros premium

  • Rentabilidade sólida: o retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars no segundo trimestre atingiu os 13.5 % (2T 2022: 14.2 %) e 15.5 % na divisão Mercedes-Benz Vans (2T 2022: 10.1 %); o retorno do capital ajustado atingiu os 12.8 % na Mercedes-Benz Mobility (2T 2022: 17.1 %)
  • Crescimento do segmento topo de gama: as vendas da Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach e do Classe G cresceram 19 %, 39 % e 29 % respetivamente no segundo trimestre
  • Aumento da produção de veículos elétricos: as opções de carregamento serão aumentadas na América do Norte; as vendas de veículos elétricos da Mercedes-Benz mais do que duplicaram (+123 %) no segundo trimestre; a Mercedes-Benz Mobility triplicou o volume de negócios de novos veículos elétricos para 1.8 mil milhões de euros (2T 2022: 0.6 mil milhões de euros)  
  • Destaques tecnológicos: o Classe E será lançado com o precursor do MB.OS e a função de mudança de faixa automatizada SAE de Nível 2[1] na Europa; ChatGPT integrado no MBUX nos Estados Unidos; certificação do sistema SAE Nível 3 na Califórnia
  • Perspetivas: O EBIT do grupo é agora considerado "ao" nível do ano anterior; o fluxo de caixa da atividade industrial é agora considerado "ligeiramente acima" do nível do ano anterior; as vendas da divisão Mercedes-Benz Vans são agora consideradas "significativamente acima" do nível do ano anterior e o retorno de vendas ajustado é agora considerado no intervalo de 13-15 %, face a 11-13 % anteriormente

A atenção da Mercedes-Benz Group (símbolo de registo: MBG) concentrada no crescimento sustentável por meio das vendas de carros desejáveis e comerciais ligeiros premium, combinada com um controlo rigoroso dos custos, aumentou o lucro antes de juros e impostos (EBIT) em 8 % para 5.0 mil milhões de euros (2T 2022: 4.6 mil milhões de euros) e as receitas em 5 % para 38.2 mil milhões de euros (2T 2022: 36.4 mil milhões de euros).

Na divisão Mercedes-Benz Cars, o retorno de vendas ajustado atingiu os 13,5 % no trimestre (2T 2022: 14.2 %) graças à disciplina de preços e às fortes vendas de veículos topo de gama, bem como dos modelos SUV da Mercedes-Benz, incluindo variantes elétricas. Na divisão Mercedes-Benz Vans, o retorno de vendas ajustado do segundo trimestre subiu 15.5 % (2T 2022: 10.1 %) graças a preços favoráveis e ao aumento das vendas.

Transformação

No segundo trimestre, a empresa continuou a sua transformação com várias inovações tecnológicas.

A Mercedes-Benz lançou um programa beta para a integração do ChatGPT nos veículos ligeiros de passageiros da Mercedes-Benz na América do Norte. Os utilizadores do MBUX[2]  podem utilizar o ChatGPT para melhorar o assistente de voz, não só para aceitar comandos de voz naturais, mas também para conduzir conversas com respostas abrangentes. Os dados mostram que os participantes têm o dobro da probabilidade de interagir com o MBUX quando utilizam a funcionalidade ChatGPT.

O novo Classe E, que vem equipado com um precursor do sistema operativo MB.OS, recebeu excelentes críticas e chegará aos concessionários portugueses a partir do final de setembro. A Mercedes-Benz irá disponibilizar a função "Mudança Automática de Faixa" na Europa, um sistema inteligente de assistência à condução SAE de Nível 2, a tempo da entrega das primeiras unidades do novo Classe E.

A empresa continua a expandir as opções de carregamento para os seus clientes. Além de avançar com os planos para a sua própria rede de carregamento de alta potência, a Mercedes-Benz irá adotar a norma de carregamento norte-americana (NACS), disponibilizando aos clientes o acesso à rede de supercarregadores da Tesla na América do Norte em 2024, e esta semana revelou planos para desenvolver uma nova rede de carregamento de alta potência em toda a América do Norte, juntamente com a Hyundai, Honda, Kia, General Motors, BMW e Stellantis.

Em setembro, a Mercedes-Benz apresentará a sua plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), concebida para redefinir o segmento de entrada na marca com o MB.OS e outras características para elevar a importância e a qualidade do produto.

 

Mercedes-Benz Group

2T-2023

2T-2022

Variação 23/22

Ano de 2023 até à data

Ano de 2022 até à data

Variação 23/22

Receitas*

38241

36440

+5%

75757

71298

+6%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

4988

4622

+8%

10492

9851

+7 %

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

5211

4939

+6%

10633

10240

+4%

Lucro/prejuízo líquido*

3641

3198

+14%

7652

6784

+13% 

Fluxo de caixa (atividade industrial)*

3363

1417

+137%

5527

2633

+110%

Fluxo de caixa (atividade industrial) ajustado*

3479

2069

+68%

5724

3279

+75%

Resultados por ação em EUR

3.34

2.91

+15%

7.03

6.17

+14%

*em milhões de euros       
              

 

Investimentos, fluxo de caixa e liquidez

O fluxo de caixa da atividade industrial aumentou para €3.4 mil milhões (2T 2022: €1.4 mil milhões). A evolução positiva do fundo de maneio deveu-se principalmente a uma menor acumulação de existências em comparação com o ano anterior. A acumulação de existências é o resultado da introdução do modelo de vendas diretas em mercados adicionais, da aceleração da produção devido aos novos modelos e à elevada quantidade de veículos em processo de entrega. A liquidez da atividade industrial aumentou para €25.8 mil milhões (final de 2022: €26.6 mil milhões). Os investimentos do grupo em propriedades, fábricas e equipamentos no segundo trimestre ascenderam a €0.8 mil milhões (2T 2022: €0.8 mil milhões). As despesas em investigação e desenvolvimento ascenderam a €2.4 mil milhões (2T 2022: €2.2 mil milhões) devido aos maiores investimentos nas futuras plataformas e tecnologias, incluindo o MB.OS. A Mercedes-Benz anunciou a sua terceira emissão de obrigações verdes dois anos após a última emissão na Europa.

 

Resultados por divisão

A procura por veículos elétricos e veículos do segmento topo de gama impulsionaram as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars em 6 %, para 515,700 unidades no segundo trimestre, e em 5 % para 1,019,200 unidades no primeiro semestre de 2023. As vendas foram impulsionadas pela forte procura na Alemanha e nos Estados Unidos em particular, e pelo crescimento em todas as regiões e segmentos. A Mercedes-Benz continua a manter a disciplina com uma atenção especial no crescimento sustentável, mesmo num ambiente de mercado dinâmico. As vendas de veículos elétricos da divisão Mercedes-Benz Cars quase duplicaram para 61.200 unidades (+96 %) no segundo trimestre. Excluindo os modelos da marca smart, as vendas de veículos elétricos registaram um aumento de 123 %. As vendas no segmento topo de gama cresceram 12 % para as 84,800 unidades no segundo trimestre e 15 % para os 176,600 veículos nos primeiros seis meses de 2023. No segmento core, as vendas subiram 2 % para as 276,800 unidades no segundo trimestre, afetadas pela renovação dos modelos GLC e Classe E. As vendas no segmento de entrada na marca aumentaram 11 % para as 154,100 unidades no segundo trimestre e até cresceram 19 % no primeiro semestre de 2023, atingindo os 317,500 veículos.

 

Veículos Ligeiros Mercedes-Benz

2T-2023

2T-2022

Variação 23/22

Ano de 2023 até à data

Ano de 2022 até à data

Variação 23/22

Vendas unitárias

515746

487116

+6%

1019229

974124

+5%

de veículos xEV

95910

63594

+51%

187608

137594

+36%

de veículos elétricos a bateria

61211

31259

+96%

112850

58619

+93%

Receitas*

28244

26999

+5%

56056

52835

+6%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

3852

3792

+2%

8000

8063

-1%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

3812

3833

-1%

7925

8076

-2%

Retorno de vendas em %

13,6%

14,0%

-0.4%

14,3%

15,3%

-1.0%

Retorno de vendas ajustado em %

13,5%

14,2%

-0.7%

14,1%

15,3%

-1.2%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT)*

3769

2393

+58%

6750

4240

+59%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado*

3842

2948

+30%

6862

4628

+48%

Taxa de conversão de caixa ajustada

1.0

0.8

.

0.9

0.6

.

*em milhões de euros       
              

 

A divisão Mercedes-Benz Vans aumentou significativamente as suas vendas globais no segundo trimestre de 2023 para 119,500 unidades (+19 %) devido à contribuição particularmente forte de veículos comerciais pesados. As vendas globais de comerciais ligeiros totalmente elétricos subiram significativamente no segundo trimestre de 2023 para 5,100 unidades (2T 2022: 4,300). Desta forma, a quota de modelos totalmente elétricos representou 4.2 % das vendas totais. Com o recente início das vendas do EQT e do eCitan, a carteira de produtos oferece agora uma variante elétrica em cada segmento. Os sólidos preços líquidos e as vendas unitárias mais elevadas ajudaram a compensar o aumento dos custos e a inflação, enquanto a base de custos fixos registou uma forte melhoria. No geral, o retorno de vendas ajustado na divisão Mercedes-Benz Vans subiu para 15,5 % (2T 2022: 10,1 %). Em maio, a divisão apresentou a sua Atualização da Estratégia para fortalecer a sua posição como fabricante líder de veículos comerciais ligeiros e recebeu críticas favoráveis de representantes do mercado de capitais e da comunicação social. O segmento de comerciais ligeiros de tamanho médio será alvo de um facelift para dar aos veículos do segmento de clientes particulares um design mais atrativo e para aguçar o apelo premium no segmento comercial.

 

Mercedes-Benz Vans

2T-2023

2T-2022

Variação 23/22

Ano de 2023 até à data

Ano de 2022 até à data

Variação 23/22

Vendas unitárias

119505

100125

+19%

218390

188633

+16%

Receitas*

5123

4107

+25%

9738

7794

+25%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

806

382

+111%

1568

730

+115%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

792

414

+91%

1511

880

+72%

Retorno de vendas em %

15,7%

9,3%

+6.4%

16,1%

9,4%

+6.7%

Retorno de vendas ajustado em %

15,5%

10,1%

+5.4%

15,5%

11,3%

+4.2%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT)*

777

254

+206%

1187

632

+88%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado*

819

333

+146%

1269

770

+65%

Taxa de conversão de caixa ajustada

1.0

0.8

.

0.8

0.9

.

*em milhões de euros       
              

 

Comparativamente ao segundo trimestre do ano passado, a Mercedes-Benz Mobility mais do que triplicou o volume de novos contratos de veículos elétricos para €1.8 mil milhões (2T 2022: €0.6 mil milhões). No total, com 15,4 mil milhões de euros, os novos contratos da Mercedes-Benz Mobility cresceram em comparação com o trimestre do ano anterior (2T 2022: 14,1 mil milhões de euros). Num ambiente de mercado desafiador, especialmente na China, o volume de contratos da Mercedes-Benz Mobility totalizou € 131,4 mil milhões (Ano fiscal de 2022: € 132,4 mil milhões). O EBIT ajustado de 448 milhões de euros (2T 2022: 624 milhões de euros) foi afetado principalmente pela descida das margens, que foi parcialmente compensada por um custo normalizado do risco de crédito. A rentabilidade foi afetada por margens mais baixas devido a taxas de refinanciamento mais elevadas e à intensificação da concorrência no setor dos serviços financeiros, bem como a investimentos mais elevados na rede de carregamento. Como resultado, o retorno de capital ajustado diminuiu para 12,8 % (2T 2022: 17,1 %).

 

Mercedes-Benz Mobility

2T-2023

2T-2022

Variação 23/22

Ano de 2023 até à data

Ano de 2022 até à data

Variação 23/22

Receitas*

6506

6715

-3%

13145

13497

-3%

Novas vendas*

15415

14115

+9%

30116

28655

+5%

Volume de contratos (30 de junho)*

131375

134986

-3%

131375

132.379**

-1%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

172

624

-72%

711

1357

-48%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

448

624

-28%

987

1357

-27%

Retorno de capital em %

4,9%

17,1%

-12.2%

10,2%

18,6%

-8.4%

Retorno de capital ajustado em %

12,8%

17,1%

-4.3%

14,2%

18,6%

-4.4%

*em milhões de euros

** Valor do final do ano

       
              

 

Perspetivas

Com as diferenças regionais, é provável que a dinâmica global de crescimento da economia mundial permaneça bastante moderada no segundo semestre do ano. Apesar da contínua diminuição mensal da taxa de inflação, prevê-se que a inflação se mantenha acima da média em muitos países, o que deverá resultar na continuação de políticas monetárias restritivas por parte dos principais bancos centrais. É provável que estes desenvolvimentos continuem a pesar sobre os consumidores e as empresas e a enfraquecer o crescimento económico como consequência. Além disso, os imponderáveis geopolíticos continuam a ser outro fator de incerteza. Em contrapartida, prevê-se que os preços da energia se mantenham a um nível significativamente inferior ao do ano anterior durante o resto de 2023 e também, em média, durante o ano no seu conjunto. A situação notoriamente melhorada da cadeia de aprovisionamento deve continuar a beneficiar o desenvolvimento do mercado automóvel no segundo semestre do ano, embora a procura do mercado deva permanecer moderada em mercados importantes.

Perspetivas de vendas da divisão Mercedes-Benz Cars: a entrada de pedidos está a estabilizar com uma forte substância de produto no mercado e também considerando os lançamentos de produtos que irão ocorrer em 2023 e 2024. A taxa de vendas do primeiro semestre de 2023 permaneceu aproximadamente ao mesmo nível e prevê-se que as vendas do ano global tenham um registo ao nível das do ano anterior.

Prevê-se que as vendas unitárias e as receitas da divisão Mercedes-Benz Cars fiquem "ao" nível do ano anterior. O retorno de vendas ajustado está previsto situar-se no intervalo de 12-14 % e a taxa de conversão de caixa ajustada no intervalo de 0.8-1.0. Prevê-se que os investimentos em propriedades, instalações e equipamento sejam significativamente superiores aos do ano transato.

Na divisão Mercedes-Benz Vans, prevê-se que as vendas unitárias sejam "significativamente superiores" às do ano anterior, acima da expetativa anterior de um ligeiro aumento nas vendas. O retorno de vendas ajustado deverá agora situar-se no intervalo de 13-15 %, acima do intervalo de 11-13 % anteriormente estimado. A taxa de conversão de caixa ajustada está agora prevista situar-se no intervalo de 0.7-0.9, acima do intervalo anterior de 0.6-0.8. Prevê-se que os investimentos em propriedades, fábricas, equipamentos, investigação e desenvolvimento continuem a ser "significativamente superiores" aos do ano passado.

Na Mercedes-Benz Mobility, o retorno de capital ajustado permanece inalterado no intervalo de 12–14 %.

A Mercedes-Benz Group prevê receitas "ao" nível do ano anterior. O EBIT do grupo está agora previsto ficar "ao nível do ano anterior", uma subida da anterior estimativa de "ligeiramente abaixo", resultante da orientação ajustada da divisão de comerciais ligeiros. Prevê-se agora que o fluxo de caixa da atividade industrial seja "ligeiramente superior" ao do ano passado.

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[1] Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar a informação no Manual do Proprietário e respeitar os limites do sistema nele descritos.

[2] Todos os veículos equipados com MBUX das séries de modelos A 238, C 118, C 167, C 238, C 253, C 254, C 257, H 247, N 293, R 232, S 213, V 167, V 177, V 295, V 297, W 206, W 213, WV 223, X 167, X 243, X 247, X 253, X 254, X 294, X 296, Z 223 e Z 296.