Sintra,
23
Abril
2024
|
13:03
Europe/Lisbon

Apresentação mundial do novo Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé em Shanghai

  • Cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE com uma potência total de 816 CV
  • A motorização AMG com a aceleração mais rápida: dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos
  • De série com controlo de estabilidade da carroçaria, tração integral, eixo traseiro direcional e sistema de travões compósitos em cerâmica de elevado desempenho
  • Vasta gama de opções de personalização, incluindo o programa MANUFAKTUR

No fim de semana de Formula 1™ em Shanghai, a Mercedes-AMG apresentou a nova motorização de topo da sua série GT. A cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE de potência extremamente elevada, constituída por um motor V8 e um motor elétrico, assegura uma resposta instantânea às solicitações e uma entrega de potência impressionante. A tecnologia inovadora do desporto automóvel, inspirada pela equipa de F1 da Mercedes-AMG PETRONAS, constitui a base de uma experiência automóvel única, repleta de desempenho e dinâmica de condução.

No novo AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé (consumo de energia em ciclo combinado, ponderado: 12,6 kWh/100 km mais 8,2 l/100 km | consumo de combustível em ciclo combinado com bateria descarregada: 12,3 l/100 km | emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas: 188 g /km | classe de emissões de CO₂ em ciclo combinado, ponderadas: G | classe de emissões de CO₂ com bateria descarregada: G)[1], o motor de 4.0 litros V8 biturbo e o motor elétrico AMG em conjunto produzem uma potência total de 816 CV e um binário máximo de até 1420 Nm[2]. A rápida aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h realçam o desempenho poderoso. Sistemas como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo semiativo de estabilidade da carroçaria e o eixo traseiro direcional asseguram uma ampla variedade entre dinâmica de condução e conforto de condução no dia a dia.

E PERFORMANCE: motor de combustão no eixo dianteiro, motor elétrico no eixo traseiro

A cadeia cinemática do novo AMG GT 63 S E PERFORMANCE combina o motor AMG V8 de 4.0 litros biturbo no eixo dianteiro com um motor elétrico no eixo traseiro. O modelo está equipado com um motor elétrico síncrono de excitação permanente de 204 CV, com uma caixa de duas relações comandada eletricamente e um diferencial mecânico de deslizamento limitado no eixo traseiro. A bateria de elevado desempenho e baixo peso também está instalada acima do eixo traseiro. Este design compacto tem várias vantagens. O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e pode, portanto, converter a sua potência elétrica em propulsão de forma mais direta. Isto permite fornecer uma potência suplementar aquando do início da marcha, durante a aceleração ou em situações de ultrapassagem. Se o deslizamento do eixo traseiro aumentar, a força de tração do motor elétrico também é transferida às rodas dianteiras conforme necessário. Isto é possível com a ligação mecânica do sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, através do veio de transmissão e dos semieixos das rodas dianteiras. A instalação no eixo traseiro melhora a distribuição do peso pelos eixos do veículo e cria a base para um comportamento convincente.

Inspirada pela Formula 1™, desenvolvida em Affalterbach: a bateria de elevado desempenho da AMG

As baterias necessitam de funcionar a uma determinada temperatura para uma ótima entrega de energia. Se arrefecerem ou aquecerem demasiado, podem perder energia temporariamente ou até ser desligadas para evitar danos se a temperatura for demasiado elevada. Um controlo uniforme da temperatura da bateria tem, portanto, uma influência decisiva no seu desempenho, vida útil e na segurança. Os sistemas de arrefecimento convencionais, que apenas arrefecem com ar ou com água indiretamente todo o pack da bateria, rapidamente atingem os seus limites - especialmente à medida que os requisitos continuam a aumentar devido às células com uma energia específica cada vez mais elevada.

A base para o elevado desempenho da bateria de 400 V da AMG é o inovador sistema de arrefecimento direto: pela primeira vez, as 560 células são arrefecidas individualmente. Estão constantemente envolvidas por um líquido de arrefecimento tecnologicamente avançado à base de um líquido não inflamável. Comparativamente à água, o líquido de arrefecimento tem uma capacidade calorífica três vezes superior e armazena mais energia térmica. Para arrefecer diretamente, os engenheiros da AMG tiveram de desenvolver novos veios de refrigeração milimétricos, cuja largura corresponde à altura das células cilíndricas.

O desenvolvimento da bateria de iões de lítio foi inspirado pelas tecnologias comprovadas nos monolugares de Formula 1™ da equipa Mercedes-AMG Petronas F1. A bateria de elevado desempenho da AMG fornece uma elevada potência que está continuamente disponível. Desta forma permite aumentar o desempenho geral do AMG GT Coupé. A isto acrescenta-se ainda a capacidade de fornecer energia rapidamente e a elevada densidade de armazenamento de energia. A bateria de elevado desempenho fornece uma capacidade de armazenamento de energia de 6,1 kWh, 70 kW de potência contínua e 150 kW de potência máxima durante um período limitado. O carregamento processa-se através do carregador de bordo de 3,7 kW com corrente alternada num posto de carregamento, wallbox ou através de uma tomada elétrica doméstica. A bateria foi concebida para um rápido fornecimento e consumo de energia e permite percorrer até 13 quilómetros em modo puramente elétrico (EAER).

Estratégia de funcionamento: energia elétrica sempre disponível

A estratégia de funcionamento básica deriva do sistema híbrido dos monolugares da equipa Mercedes-AMG Petronas de Fórmula 1™. Tal como na classe rainha do desporto automóvel, a propulsão máxima está sempre disponível quando o condutor necessita – por exemplo, para uma forte aceleração à saída das curvas ou para ultrapassar. A energia elétrica pode ser sempre solicitada e frequentemente recuperada através do elevado desempenho de recuperação e da recarga de energia em função das necessidades. O conceito de bateria independente permite alcançar o ótimo compromisso entre a máxima dinâmica de condução e a eficiência. Todos os componentes são perfeitamente coordenados entre si: o aumento de desempenho pode ser sentido e medido imediatamente.

Os oito programas de condução da função AMG DYNAMIC SELECT, designadamente “Electric”, “Battery Hold”, “Comfort”, “Slippery”, “Sport”, “Sport+”, “RACE” e “Individual” foram precisamente concebidos para corresponder à nova tecnologia da cadeia cinemática. Oferecem uma ampla variedade de experiências de condução – desde eficientes a dinâmicas. Os programas de condução adaptam parâmetros importantes como a resposta da cadeia cinemática, da caixa de velocidades, da direção, do amortecimento da suspensão e do som. Os programas podem ser selecionados utilizando o botão AMG e o display central na consola central ou os botões táteis AMG no volante.

Normalmente, o híbrido desportivo arranca silenciosamente ("Modo Silent") no programa de condução "Comfort" quando o motor elétrico está ligado. O símbolo "Ready" no painel de instrumentos sinaliza que o veículo está pronto a ser conduzido. Além disso, um som de arranque potente e sonoro, típico da AMG, é ouvido como resposta acústica sobre a prontidão para conduzir. Este som é irradiado para o interior através dos altifalantes do veículo. Basta um ligeiro toque no pedal do acelerador para o AMG Performance Hybrid iniciar a marcha.

A recuperação pode ser selecionada em quatro níveis

Como a bateria de elevado desempenho está sempre à temperatura ideal de aproximadamente 45 graus graças ao arrefecimento direto, a recuperação também pode ser otimizada. Normalmente, uma bateria aquece muito quando a potência de recuperação é elevada, pelo que a recuperação de energia tem de ser limitada. Isto não acontece com o arrefecimento direto. Portanto, a recuperação começa logo em modo de circulação em roda livre sem que o pedal dos travões seja pressionado. Desta forma a bateria é carregada e é produzido um binário de travagem. Os travões das rodas são protegidos ou, dependendo do nível de recuperação e da situação do trânsito, não precisam de ser aplicados.

Podem ser selecionados quatro níveis de recuperação diferentes utilizando o botão direito do volante AMG. Isto aplica-se a todos os programas de condução, exceto ao “Slippery”. No nível mais elevado, é possível conduzir com um só pedal. Uma potência superior a 100 kW pode ser recuperada e fornecida à bateria. Outra vantagem da recuperação é o facto de a velocidade do veículo não aumentar em descidas de declive acentuado. O sistema funciona como um travão-motor.

Aerodinâmica ativa

O perfil aerodinâmico ativo, que se encontra ocultado na secção inferior da carroçaria em frente ao motor, contribui para o comportamento fácil de controlar. É um equipamento de série na versão topo de gama do AMG GT. Este perfil de carbono é um desenvolvimento exclusivo da AMG e está protegido por patentes. Reage à seleção dos programas de condução AMG e baixa automaticamente cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h. Isto cria o designado efeito Venturi, que suga o veículo para a estrada e reduz a força aerodinâmica ascendente no eixo dianteiro.

Outro componente ativo é o spoiler traseiro extensível, perfeitamente integrado na tampa da bagageira. A sua posição varia em função das condições de condução. A equipa de aerodinâmica da AMG adaptou o software de controlo do AMG GT 63 S E PERFORMANCE para um maior desempenho e modificou vários parâmetros. Nos parâmetros de cálculo incluíram a velocidade, as acelerações longitudinal e lateral, e ainda a velocidade de manobra da direção. Em função do programa de condução selecionado, o spoiler assume cinco novas posições angulares a partir dos 80 km/h para otimizar a estabilidade da condução ou reduzir a resistência ao ar.

Suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo semiativo de estabilidade

Outro equipamento de série é a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo semiativo de estabilidade da carroçaria. Os amortecedores, que são ajustados nas fases de retorno e de compressão, estão adicionalmente equipados com elementos hidráulicos semiativos e interligados. Substituem as barras estabilizadoras transversais convencionais e reduzem as oscilações transversais da carroçaria. A ligação hidráulica das câmaras dos amortecedores das quatro rodas é realizada através de tubagens hidráulicas e de válvulas de controlo no interior dos amortecedores adaptativos.

A ligação hidráulica dos quatro amortecedores e a regulação da pressão da bomba e das válvulas de controlo permite uma taxa de retorno da mola extremamente ampla e ao mesmo tempo movimentos de adornamento reduzidos. Em sentido figurado, cada barra de torção atua desde a condição de repouso até à rigidez máxima automaticamente. Esta solução aumenta o conforto no dia a dia pois mesmo as irregularidades num lado da faixa de rodagem são compensadas. Nas curvas dinâmicas, o sistema hidráulico também reduz ativamente a diminuição do ângulo de sopé. Graças à elevada rigidez do ângulo de sopé, a direção do coupé é extremamente precisa.

Durante a condução em linha reta, o sistema é completamente aberto, dependendo do programa de condução e da situação de condução. O sistema compensa as irregularidades de um lado da faixa de rodagem que, de outra forma, levariam a movimentos de adornamento. O condutor e os passageiros sentem uma experiência de condução significativamente mais confortável. As reduzidas oscilações transversais da carroçaria em curva aumentam o conforto e a dinâmica de condução. As características de comportamento nos programas de condução individuais também podem ser mais diferenciadas entre conforto e desportividade.

O eixo traseiro direcional combina agilidade e estabilidade

O AMG GT 63 S E PERFORMANCE também está equipado de série com o eixo traseiro direcional. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite portanto um comportamento ágil e particularmente estável. Estas características são opostas sem o eixo traseiro direcional. Outras vantagens incluem a maior facilidade de controlo do veículo nos limites físicos e o menor esforço na direção, pois a relação de transmissão da direção do eixo dianteiro é mais direta.

Facilidade de controlo e estabilidade: o sistema de travões compósitos em cerâmica AMG de elevado desempenho

Para corresponder às prestações extremas e ao desempenho associado, o sistema de travões compósitos em cerâmica de elevado desempenho da AMG, com pinças fixas de 6 êmbolos no eixo dianteiro e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro, pintadas na cor bronze, é um equipamento de série. Comparativamente aos modelos AMG GT exclusivamente com motor de combustão, as suas dimensões são superiores: os discos de travão em carbono-cerâmica no eixo dianteiro medem 420 x 40 milímetros e no eixo traseiro 380 x 32 milímetros. O sistema de travagem impressiona com distâncias de travagem verdadeiramente curtas, bem como com a máxima estabilidade e resistência à fadiga em condições de utilização intensiva. O sistema também marca pontos no que diz respeito ao seu longo ciclo de vida. O material leve permite reduzir o peso e as massas não amortecidas.

Alterações de design que indiciam uma cadeia cinemática E PERFORMANCE

A característica distintiva exclusiva do novo modelo topo de gama de duas portas da série AMG GT é a secção traseira. Aqui a novidade é a tampa da tomada de carregamento e a designação do modelo realçada a vermelho. No exterior, as ponteiras do sistema de escape integram revestimentos trapezoidais duplos. A insígnia "E PERFORMANCE" nas laterais indica que o modelo está equipado com a cadeia cinemática exclusiva. De série, o modelo híbrido está equipado com jantes em liga leve AMG com 10 raios de 20 polegadas. São aerodinamicamente otimizadas, pintadas em cinzento tântalo com acabamento brilhante. O modelo está equipado com pneus 295/35 R 20 e jantes 10.5 J x 20 no eixo dianteiro e pneus 305/35 R 20 e jantes 11,0 J x 20.

Tal como em todas as séries de modelos, estão disponíveis várias cores de pintura e também equipamentos específicos para a versão híbrida. O design exterior pode ser ainda aperfeiçoado com inúmeros pacotes de equipamento de design. Estão ainda disponíveis outros modelos de jantes em liga leve de 20 polegadas e de jantes forjadas de 21 polegadas em vários desenhos e variantes de cor.

Interior concebido a pensar no condutor com uma ampla gama de opções

O interior vai ao encontro das pretensões dos clientes que pretendem desportividade e também dos clientes que têm preferência pelo máximo conforto. O design do posto de condução até ao display em formato vertical na consola central, foi criado com particular atenção para o condutor e impressiona com uma impressão geral harmoniosa. A configuração opcional de 2+2 lugares oferece um espaço generoso no interior.

Os bancos desportivos AMG com regulação elétrica são alguns dos muitos destaques do equipamento interior. Combinam um bom apoio lateral com o conforto nas viagens longas. Três programas de massagem asseguram um excelente conforto durante as viagens longas. Este conforto pode ainda ser aumentado: o pack ENERGIZING Plus combina as funções do banco com iluminação ambiente para criar programas de conforto relaxantes. Os bancos desportivos AMG opcionais com apoios de cabeça integrados e saídas de ventilação nos encostos são ainda mais desportivos.

A vasta seleção de revestimentos dos bancos reflete a gama de equipamentos, desde confortáveis aos orientados para a desportividade. A pele Nappa de uma e de duas cores está incluída, bem como o revestimento MANUFAKTUR particularmente elegante em pele Nappa com acolchoamento em padrão diamante. A desportividade é realçada pela combinação de pele napa com microfibra MICROCUT e pesponto contrastante em amarelo ou vermelho.

Vasta gama de opções de personalização com o programa MANUFAKTUR

MANUFAKTUR é a gama de personalização com pinturas exclusivas e pormenores do interior de elevada qualidade. Os materiais selecionados e a mão de obra especializada oferecem a oportunidade de tornar o novo AMG GT Coupé ainda mais pessoal.

A gama disponível para o AMG GT inclui agora nove novas pinturas MANUFAKTUR, que complementam a gama anterior: as três pinturas sólidas MANUFAKTUR Azul Vintage sólida, MANUFAKTUR Cinzento Silicon sólida e MANUFAKTUR Areia do deserto sólida. Para além disso, estão disponíveis as duas pinturas metalizadas MANUFAKTUR Laranja Flame e MANUFAKTUR Vermelho Rubellite. Foram ainda acrescentadas quatro pinturas mate: MANUFAKTUR Preto Night magno, MANUFAKTUR Cinzento high-tech magno, MANUFAKTUR Cinzento Graphite magno[3] e MANUFAKTUR Laranja Copper magno.

O pack MANUFAKTUR Interior está disponível em sete versões de cores MANUFAKTUR: vermelho Classic/preto MANUFAKTUR, Vermelho Mystic/preto MANUFAKTUR, Cinzento Rosé/preto MANUFAKTUR, bege Savanna/preto MANUFAKTUR, castanho Tobacco/preto MANUFAKTUR, azul Yacht/preto MANUFAKTUR e o verde Shady/preto MANUFAKTUR.

O pack de interior inclui bancos em pele Nappa MANUFAKTUR com padrão de acolchoamento em diamante. Nos apoios de braço e nos painéis centrais das portas, na consola central, nos apoios de braços centrais e na secção inferior do tablier também é utilizada pela Nappa numa cor MANUFAKTUR. Outro destaque do pack de interior é o revestimento em pele Nappa MANUFAKTUR do aro do volante AMG Performance, aplicado manualmente, numa cor coordenada com a respetiva cor do revestimento interior.

Os tapetes de alcatifa de pelo macio integram um logótipo AMG bordado e rebordo em pele Nappa na cor interior MANUFAKTUR. Os revestimentos iluminados das embaladeiras das portas integram a inscrição AMG e um padrão exclusivo MANUFAKTUR. A consola central é adornada com a inscrição MANUFAKTUR com um visual cromado brilhante.

Como opção, os componentes de revestimento interior podem ser encomendados pintados em MANUFAKTUR laranja Copper magno, a condizer com a correspondente pintura exterior.

Sistema multimédia MBUX com ecrãs específicos do sistema híbrido

O sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) permite uma utilização intuitiva e tem capacidade de aprendizagem. O AMG GT 63 S E PERFORMANCE integra vários displays e funções específicos da AMG e da versão híbrida. Itens de menu exclusivos como "AMG Performance" destacam o carácter desportivo. A tecnologia híbrida também pode ser sentida visualmente: os gráficos de elevada qualidade revelam o fluxo de potência da cadeia cinemática. A velocidade, a potência, o binário e a temperatura do motor elétrico também podem ser visualizados.

Resumo dos dados técnicos

 Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé
Potência do sistema600 kW (816 CV)
Binário do sistema[4]1080–1420 Nm
Motor de combustão interna4.0 litros V8 com injeção direta e dupla sobrealimentação
Cilindrada3982 cm3
Potência máxima do motor de combustão450 kW (612 CV) às 5750-6500 rpm
Binário máximo do motor de combustão interna850 Nm às 2500–4500 rpm
Potência do motor elétrico150 kW (204 CV)
Binário do motor elétrico320 Nm
Cadeia cinemáticaSistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição de binário totalmente variável
Caixa de velocidadesAMG SPEEDSHIFT MCT 9G
Consumo de energia ponderado em ciclo combinado[5]12,6 kWh/100 km [11,7 kWh/100 km]
Consumo de combustível com a bateria descarregada12,3 l/100 km
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas188 g/km
Classe de emissões de CO2 com a bateria descarregadaG/G
Capacidade de armazenamento de energia6,1 kWh
Autonomia elétrica13 km (EAER)
Aceleração 0-100 km/h2,8 s
Velocidade máxima320 km/h

 


[1] Os valores declarados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

[2] O binário do sistema declarado corresponde a um valor teórico calculado que é utilizado para fins de comparação.

[3] Disponível para encomenda a partir do terceiro trimestre de 2024.

[4] O binário do sistema declarado corresponde a um valor teórico calculado que é utilizado para fins de comparação.

[5] Os valores declarados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.