Sintra,
10
Outubro
2023
|
15:28
Europe/Lisbon

Vendas de veículos ligeiros de passageiros totalmente elétricos da Mercedes-Benz cresceram 66% no terceiro trimestre, com forte desempenho da marca Mercedes-Maybach

  • Vendas totais: as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars no terceiro trimestre atingiram as 510.600 unidades (-4 %) num mercado volátil; e aumentaram 2 % no período de janeiro a setembro
  • Vendas do segmento topo de gama: fortes vendas da Mercedes-Maybach (+26 %) no terceiro trimestre
  • Vendas de veículos elétricos: as vendas de veículos elétricos da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 61.600 unidades (+66 %) com o EQS SUV a crescer 162 % no terceiro trimestre

As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 510.600 unidades (-4 %) no terceiro trimestre, um desempenho sólido num mercado volátil. O volume de vendas foi afetado pelo anúncio da renovação do Classe E e por constrangimentos na cadeia de fornecimento que limitaram a disponibilidade do GLC. As vendas da marca Mercedes-Maybach aumentaram 26 % durante o mesmo período. A transformação da Mercedes-Benz continua com os veículos híbridos e elétricos a representar agora cerca de 20 % das vendas totais e as vendas de veículos elétricos a crescerem 66 % no trimestre. Nos primeiros nove meses do ano, as vendas de veículos elétricos da divisão Mercedes-Benz Passenger Car quase que duplicaram (+97 %) enquanto as vendas de veículos do segmento topo de gama cresceram 6 %. As vendas totais atingiram as 1.529.800 unidades (+2 %) nos três trimestres do ano até setembro, em conformidade com a projeção de vendas anuais da divisão Mercedes-Benz Cars de manter as vendas ao nível do ano transato.

As vendas de veículos elétricos da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 61.600 unidades (+66 %) no terceiro trimestre, impulsionadas pelos modelos EQA (+108 %) e EQB (+96 %), que continuam a revelar fortes vendas mesmo quando se aproxima o momento da atualização a meio dos seus ciclos de vida. Os modelos EQS e EQS SUV continuam a liderar o segmento elétrico de luxo, com 26.300 (+53 %) unidades no acumulado do ano. As vendas de veículos elétricos da marca smart atingiram as 3.900 unidades (+107 %) no terceiro trimestre. Incluindo modelos híbridos plug-in, as vendas de veículos xEV da divisão Mercedes-Benz Passenger Cars aumentaram 19 % para 98.400 unidades no terceiro trimestre, resultando em mais de 1 milhão de veículos elétricos e híbridos Mercedes-Benz nas estradas. A empresa continua a expandir as opções de carregamento para os seus clientes em todo o mundo, instalando as suas primeiras estações de carregamento de alta potência neste outono e estabelecendo um novo consórcio de rede de postos de carregamento em toda a América do Norte a partir de 2024.

Segmento topo de gama

As vendas do segmento topo de gama atingiram as 246.500 unidades (+6 %) nos primeiros nove meses do ano e 69.900 unidades no terceiro trimestre (-11 %). As vendas da Mercedes-AMG foram afetadas pelas mudanças de modelos, em particular do GLC. As vendas de veículos elétricos da Mercedes-AMG cresceram 51 % no terceiro trimestre.

O Classe G provou mais uma vez o seu posicionamento único no mercado, com um aumento de 11 % nas vendas do terceiro trimestre, mesmo antes de uma remodelação do modelo em 2024. As vendas da Mercedes-Maybach aumentaram 26 % para 6.600 unidades durante o mesmo período. As vendas do GLS SUV subiram 3 % para 13.300 unidades no terceiro trimestre enquanto as vendas do EQS SUV totalmente elétrico mais do que duplicaram para 3.700 unidades (+162 %).

O Mercedes-Benz Classe S continua a superar a sua concorrência com um crescimento de 9 % no terceiro trimestre na China, alcançando uma quota de mercado dominante de mais de 50 % no seu segmento. Em todo o mundo, as vendas do Classe S atingiram as 16.900 unidades no terceiro trimestre (-18 %).

A Mercedes-Benz continua a lançar as bases para a expansão do mercado de veículos topo de gama, também numa era elétrica, com o Mercedes-Maybach EQS SUV, e concentrando-se num excelente serviço ao cliente. Um inquérito sobre a satisfação da experiência do cliente entre os clientes de veículos de energia nova (NEV) na China, que foi conduzido pelo braço chinês da JD Power, revelou que a Mercedes-Benz ficou em primeiro lugar entre todas as marcas.

Segmento Core

As vendas do segmento Core no terceiro trimestre atingiram as 290.200 unidades (-1 %), apoiadas pelo Classe C, que registou vendas de 82.000 unidades (+6 %) entre julho e setembro e atingiu 241.700 unidades (+11 %) nos primeiros nove meses do ano. As vendas do Classe E aumentaram +3 % para 75.200 unidades no terceiro trimestre, antes da mudança de modelo que verá uma nova geração do Classe E chegar aos salões de exposição dos concessionários europeus no outono. A procura pelo novo GLC continua a ser superior à oferta. As vendas durante o trimestre caíram 17 % para 81.500 unidades, uma vez que a produção foi afetada pelo constrangimento de um fornecedor.

Segmento de entrada na marca

As vendas no segmento de entrada na marca atingiram as 150.500 unidades (-5 %), uma vez que os modelos Classe A e Classe B receberam uma atualização a meio dos seus ciclos de vida. Graças às fortes vendas de veículos elétricos, a percentagem de veículos elétricos nas vendas do terceiro trimestre no segmento de entrada na marca atingiu os 23 %. As vendas do GLA e do GLB atingiram as 26.800 unidades (-15 %) e 36.300 unidades (-9 %), respetivamente, afetadas pela escassez de peças.

Vendas por região e mercado

As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars evoluíram com diferenças a nível regional no terceiro trimestre.

Na Europa, as vendas no terceiro trimestre cresceram 12 % para 164.200 unidades e atingiram as 485.200 unidades (+8 %) no período de nove meses. O principal impulsionador na Europa foi o novo GLC com 25.300 unidades (+104 %) no terceiro trimestre. As vendas na Alemanha continuam fortes, com um aumento de 11 % no terceiro trimestre para 53.800 unidades e um aumento de 18 % para 172.900 unidades nos primeiros três trimestres de 2023. As vendas de veículos elétricos na Alemanha duplicaram para 11.200 unidades (+100 %) no terceiro trimestre, impulsionadas pelas fortes vendas do EQA (+258 %). Além disso, as vendas do Classe C (+41 %) e do novo GLC (+87 %) contribuíram para o desenvolvimento positivo no terceiro trimestre na Alemanha. Além disso, o Reino Unido alcançou um forte resultado de vendas com 23.100 unidades (+23 %) no terceiro trimestre.

As vendas na Ásia mantiveram-se ao mesmo nível até setembro, atingindo 736.300 unidades (+0 %). Na China, o Classe G e a marca Mercedes-Maybach estabeleceram novos recordes no terceiro trimestre, com um aumento de vendas de 35 % e 30 %, respetivamente. Além disso, o Classe S alcançou um novo recorde histórico no terceiro trimestre na China, com 9.400 unidades (+9 %) vendidas. O crescimento das vendas na China foi limitado pelas mudanças de modelo da Mercedes-AMG e pela disponibilidade de peças para o GLC e para os veículos do segmento de entrada na marca. As vendas na Coreia aumentaram 16 % para 19.700 unidades, impulsionadas pelas fortes vendas do segmento core (+51 %), especialmente dos Classe C e E, bem como do EQE e do EQE SUV. No Japão, as vendas aumentaram 3 % para 11.600 unidades, impulsionadas pelas fortes vendas do segmento topo de gama (+37 %). As vendas na Índia registaram um aumento de 9 %.

Na América do Norte as vendas atingiram as 248.800 unidades no final de setembro (-3 %). As vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos mais do que duplicaram no terceiro trimestre para 10.000 unidades (+137 %), atingindo as 33.800 unidades (+315 %) no acumulado do ano. O principal impulsionador tem sido o EQE SUV e o EQS SUV, que representaram quase metade das vendas de veículos elétricos até ao final de setembro. As vendas do segmento topo de gama nos EUA mantiveram-se num nível recorde no acumulado do ano, atingindo 72.400 unidades (+20 %), impulsionadas pela Mercedes-AMG (+32 %), pelo Classe G (+61 %) e pela Mercedes-Maybach (+171 %). As vendas globais do terceiro trimestre foram influenciadas pelas mudanças de modelos dos derivados da Mercedes-AMG e pela disponibilidade de peças para o GLC.

       
Visão geral das vendas   
 

3T 2023

3T 2022

Variação em %

Acumulado do ano 2023

Acumulado do ano

2022

Variação em %

Veículos Ligeiros Mercedes-Benz

 510.600

 530.400

-4%

1.529.800

1.504.500

+2%

-          de veículos elétricos Mercedes-Benz

 61.600

37.100

+66%

 174.500

 95.700

+82%

-          de veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz Veículos elétricos

 57.700

 35.200

+64%

 160.300

 81.600

+97%

-          de veículos elétricos smart

 3.900

 1.900

+107%

 14.200

 14.100

+0%

       
Vendas da divisão Mercedes-Benz Cars por segmentos*      
Segmento topo de gama

 69.900

 78.800

-11%

 246.500

 232.400

+6%

Segmento Core

 290.200

 293.300

-1%

 815.300

 846.100

-4%

Segmento de entrada na marca

 150.500

 158.300

-5%

 468.000

 426.100

+10%

       
Vendas da divisão Mercedes-Benz Cars por região e mercado      
Europa**

 164.200

 146.100

+12%

 485.200

 447.400

+8%

-          da Alemanha

 53.800

 48.400

+11%

 172.900

 146.000

+18%

Ásia

 249.400

 277.300

-10%

 736.300

 734.200

+0%

-          da China

 196.000

 222.600

-12%

 570.600

 573.300

+0%

América do Norte***

 74.900

 86.200

-13%

 248.800

 256.700

-3%

-          dos Estados Unidos

 64.000

 74.900

-15%

 216.700

 222.900

-3%

Resto do Mundo

 22.000

 20.700

+6%

 59.500

 66.300

-10%

          

*Segmento topo de gama: Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Classe G, Classe S, GLS, EQS e EQS SUV

*Segmento Core: todos os derivados do Classe C e do Classe E, incluindo o EQC, EQE e EQE SUV 

*Segmento de entrada na marca: todos os derivados do Classe A e Classe B, incluindo o EQA, EQB e smart 

** Europa: União Europeia, Reino Unido, Suíça e Noruega 

*** América do Norte: EUA, Canadá e México 

Todos os valores foram arredondados. Valores provisórios sujeitos a alteração pendente de relatórios finais.