Sintra,
30
Novembro
2022
|
16:13
Europe/Lisbon

Sistema de estacionamento sem condutor da Mercedes-Benz e da Bosch aprovado para utilização comercial

• O estacionamento automatizado é a primeira função de estacionamento sem condutor (SAE Nível 4) altamente automatizada[1] a receber a aprovação oficial para utilização comercial na Alemanha.

• O sistema de estacionamento, sem condutor e altamente automatizado, recolhe e devolve o veículo de forma totalmente independente.

• Função brevemente disponível para determinadas versões do Classe S e do EQS[2] equipadas com INTELLIGENT PARK PILOT, inicialmente no parque de estacionamento P6 do aeroporto de Estugarda, na Alemanha.

• O parque de estacionamento P6 da APCOA no aeroporto de Estugarda será o primeiro em todo o mundo a permitir a utilização comercial do sistema de estacionamento sem condutor.

• Os condutores podem utilizar a plataforma de mobilidade digital APCOA FLOW para efetuar reservas, entradas e saídas sem contacto e pagamentos sem dinheiro físico.

A Mercedes-Benz e a Bosch alcançaram um marco importante rumo à condução automatizada: a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis (KBA) aprovou o sistema de estacionamento altamente automatizado criados por ambas as empresas para ser utilizado no parque de estacionamento P6 gerido pela APCOA no aeroporto de Estugarda. Isto faz com que seja a primeira função de estacionamento sem condutor e altamente automatizada (SAE Nível 4)1 do mundo a ser oficialmente aprovada para utilização comercial. O avanço tecnológico da condução automatizada desempenha um papel importante na mobilidade do futuro. Com o veículo e a infraestrutura a assumirem a condução e as manobras, os condutores podem desviar a sua atenção para outras coisas, ao invés de utilizarem o seu tempo para procurar um lugar de estacionamento e manobrar o veículo em parques de estacionamento apertados.

Tecnologia utilizada no estacionamento sem condutor

Entre no parque de estacionamento, saia do seu veículo e envie-o para um lugar de estacionamento reservado previamente com uma simples operação numa aplicação de smartphone – o serviço de estacionamento automatizado não necessita de condutor. Ao mesmo tempo que abandona o local para passar o tempo que acabou de poupar para fazer outra coisa, o veículo conduz autonomamente para o lugar que lhe foi atribuído e estaciona. Mais tarde, o veículo regressa ao ponto de levantamento exatamente da mesma forma. Este processo baseia-se na interligação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no parque de estacionamento e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch no parque de estacionamento monitorizam os corredores do parque e as suas zonas circundantes e fornecem a informação necessária para orientar o veículo. A tecnologia no veículo converte a informação recebida da infraestrutura em manobras de condução. Desta forma, os veículos podem até percorrer rampas autonomamente para se movimentarem entre os pisos do parque de estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e para completamente em segurança. Logo que o percurso esteja desimpedido, continua o seu caminho.

Foi em 2019 que a Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram a primeira autorização especial a nível mundial para operarem um sistema de estacionamento automatizado, utilizando veículos de desenvolvimento sem a supervisão do ser humano, no parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Estugarda. A aprovação que agora foi emitida tem uma aplicação mais ampla, permitindo a aplicação comercial para ser utilizado em veículos detidos por privados no parque de estacionamento P6 do aeroporto de Estugarda. A base jurídica para a aprovação é a lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem condutor de acordo com a SAE Nível 4¹ para veículos automóveis (BMDV – A Alemanha será o líder mundial na condução autónoma). A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal das Infraestruturas Digitais e Transportes da Alemanha (BMDV) e com a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis. A AFGBV (diretiva de condução autónoma), aprovada pelo Conselho Federal da Alemanha a 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios do código de estrada alemão que os veículos em conformidade com a norma SAE Nível 4 devem satisfazer.

As empresas planeiam implementar gradualmente o serviço de estacionamento sem condutor no parque de estacionamento P6 da APCOA no aeroporto de Estugarda. A partir do dia da sua implementação, os primeiros clientes com modelos Classe S e EQS fabricados desde julho de 2022, cujas versões estejam equipadas com o serviço INTELLIGENT PARK PILOT2 dos serviços Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão utilizar a função no parque de estacionamento P6. Logo que os condutores tenham utilizado a aplicação Mercedes me para reservarem um lugar de estacionamento previamente, podem deixar os seus veículos numa área de entrega pré-determinada. Após todos os passageiros terem saído do veículo, a aplicação inicia a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento verifica se o percurso até ao lugar de estacionamento reservado está livre e se estão reunidos todos os restantes requisitos técnicos. Se este for o caso, os condutores recebem uma notificação na aplicação a confirmar que a infraestrutura inteligente assumiu o controlo do veículo. Podem então sair do parque de estacionamento. O veículo liga automaticamente e encontra o seu caminho até ao lugar de estacionamento. Quando o condutor pretender levantar o seu veículo do parque de estacionamento, pode chamá-lo através de um comando na aplicação de smartphone. O seu veículo percorre então o seu caminho até uma área de levantamento pré-determinada.

 


 

[1] A norma SAE J3016 define seis níveis de automação de condução de veículos em estradas públicas (Nível 0 a 5). O nível 4 descreve que o veículo pode lidar autonomamente com todas as situações de trânsito em certas condições (ex., num parque de estacionamento). Não necessita de condutor.

[2] O serviço INTELLIGENT PARK PILOT dos serviços Mercedes me connect estará inicialmente disponível na Alemanha para os modelos Mercedes-Benz Classe S Limousine, Limousine Longo e Mercedes EQS, fabricados a partir de junho de 2022. Estão excluídos os modelos das marcas Mercedes-Maybach e AMG. Pouco tempo depois seguir-se-ão o Mercedes-Benz Classe S Limousine e Limousine Longo fabricados a partir de dezembro de 2020, excluindo os modelos das marcas Mercedes-Maybach e AMG. Posteriormente e pouco tempo depois, os modelos Mercedes EQS, excluindo os modelos da marca AMG, fabricados a partir de abril de 2021 também estarão disponíveis com o serviço. Logo que o serviço INTELLIGENT PARK PILOT esteja disponível para um determinado veículo, o serviço será indicado no menu de serviços da aplicação Mercedes me, pronto para ser ativado. Para utilizar os serviços Mercedes me connect, os utilizadores devem criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Adicionalmente, o veículo em questão deve ser registado na conta do utilizador. Após terminado o prazo do período inicial, os utilizadores podem prolongar os serviços gratuitamente desde que estejam disponíveis para o veículo em questão. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de 1 ano após a data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.