Sintra,
04
Abril
2023
|
17:47
Europe/Lisbon

Os novos modelos GLS: visual renovado e software novo

Logo após o facelift do GLE e do GLE Coupé, chegou também o momento do facelift do MercedesBenz GLS e do MercedesMaybach GLS 600 4MATIC (consumo de combustível em ciclo combinado: 14.1-13.8 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado 320-314 g/km)[1] e do MercedesAMG GLS 63 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado: 13.212.8 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 298289 g/km)[1]. Várias alterações a nível de design, tecnologia e equipamento, colocam o conforto, a conectividade e o ambiente interior de série destes modelos, do segmento de grande SUV, no patamar seguinte.

Com as suas generosas dimensões exteriores, os modelos SUV oferecem espaço interior para até sete ocupantes nas três filas de bancos. O facelift do MercedesBenz GLS irá chegar aos concessionários europeus a partir do final de outubro de 2023.

Mercedes-Benz GLS: atualização visual e funcionalidades para condução fora de estrada

Os mais recentes modelos MercedesBenz GLS podem ser distinguidos por uma grelha do radiador ainda mais atraente. As quatro lamelas têm acabamento de elevada qualidade, designadamente na cor Silver Shadow. O novo para-choques também é mais marcante. Integra grelhas de entrada de ar com moldura em preto brilhante. A proteção inferior simulada da carroçaria (equipamento de série) também tem um novo design. A característica de destaque e extremamente atrativa na secção traseira é o interior dos farolins traseiros com três focos de luz em LED horizontais. O leque de jantes recebeu um novo modelo de jante em liga leve multi-raio de 20 polegadas, com acabamento em cinza brilhante.

Tal como anteriormente, o MercedesBenz GLS traz de série os sete lugares. Com o bege catalana e o castanho bahia, estão disponíveis duas novas cores de estofos em pele. A gama de acabamentos interiores também foi atualizada. O acabamento interior em madeira de lima castanho brilhante MANUFAKTUR é agora um equipamento de série. O acabamento interior lacado preto MANUFAKTUR brilhante, que anteriormente era exclusivo para o MercedesMaybach GLS 600 4MATIC, agora também está disponível para a família GLS da MercedesBenz.

As lamelas das saídas de ventilação centrais e laterais são revestidas em Silver Shadow - outro detalhe conhecido do MercedesMaybach GLS.

A maioria dos condutores de um GLS apenas conduz em estrada pavimentada ou em terrenos fora de estrada moderadamente difíceis. A Mercedes‑Benz recompilou portanto o pack Off-Road Engineering. Os componentes do pack incluem uma proteção inferior da carroçaria e mais 30 milímetros de distância ao solo.

A nova geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX traz novos estilos de exibição. A aparência pode ser personalizada com um total de três estilos de exibição (clássico, desportivo e discreto) e três modos (navegação, assistência, serviço). Com o estilo "clássico" o condutor opta pelo comprovado design de dois instrumentos redondos de grandes dimensões com todos os conteúdos já conhecidos a serem apresentados entre os dois instrumentos. O estilo "desportivo" é dominado pela cor vermelha, com um conta-rotações central com design dinâmico. No estilo "discreto", os conteúdos são reduzidos ao essencial. Além disso, ambos os ecrãs podem ser apresentados em sete esquemas de cores em combinação com a iluminação ambiente. Isto permite proporcionar uma impressionante experiência de cor no interior do habitáculo. O ecrã central oferece todas as funções anteriores e pode ser operado direta e comodamente como um ecrã tátil.

O modo Off-Road na atual geração do MBUX transforma conteúdos especiais como o gradiente, ângulo lateral, bússola e ângulo de direção numa experiência visual. Em combinação com o opcional Pack Parking com câmara de 360°, este modo inclui a função "capot transparente". Quando o modo Off-Road está ativo, o ecrã central mostra uma vista virtual da zona abaixo da dianteira do veículo. A vista é constituída por imagens da câmara de 360°. Com a função "capot transparente", obstáculos como pedras ou poças de grandes dimensões no caminho do veículo podem ser detetadas mais facilmente.

O sistema de tração integral e uma relação de transmissão concebida para uma maior capacidade de tração permitem uma elevada capacidade de reboque de até 3.5 toneladas e um peso vertical no gancho de reboque de até 140 kg. O gancho de reboque inclui dois parafusos adicionais, no qual pode ser instalado um suporte para bicicletas apropriado. A sua capacidade de carga é de 100 kg, o que significa que também podem ser transportadas bicicletas elétricas.

As funcionalidades adicionais úteis para uma utilização do veículo com reboque incluem o Assistente de Manobra do Reboque, o menu Reboque atualizado no ecrã central e o planeador de percurso com reboque. Pode ser utilizado para encontrar percursos otimizados quando conduz com um reboque acoplado.

Mercedes-Maybach GLS: luxo extraordinário ainda mais requintado

As aletas verticais cromadas e a inscrição "Maybach" são as características distintivas da grelha do radiador de elevada qualidade do modelo topo de gama. As grelhas das entradas de ar integram um padrão Maybach e incluem uma moldura cromada. Um modelo de jantes forjadas de 23 polegadas com design típico da Maybach é um novo equipamento acrescentado à lista de opcionais.

Outro equipamento de série é a iluminação ambiente com projeção animada do padrão MercedesMaybach. No interior, um novo design dos estofos dos bancos enfatiza o carácter particularmente luxuoso da MercedesMaybach. As secções centrais dos assentos e dos encostos dos bancos integram agora acolchoamento em padrão diamante de elevada qualidade, com perfurações específicas. Exclusivamente para o interior do MercedesMaybach, estão disponíveis as combinações de cores branco cristal/pérola e cinzento prateado MANUFAKTUR e o castanho mahogany/bege macchiato MANUFAKTUR.

 Novas funcionalidades adicionais do Mercedes-Benz GLS e Mercedes-Maybach GLS
 

·       Novas pinturas da carroçaria em azul sodalite metalizado e cinzento alpine sólido MANUFAKTUR

·       Volante de última geração com botões de controlo táteis nos raios do volante

·       O assistente de voz também pode ser ativado sem ser pronunciada a palavra-chave "Hey Mercedes"

·       Com o opcional sistema de entretenimento MBUX, os ocupantes do banco traseiro podem experimentar a mesma gama completa de funcionalidades do sistema de informação e de entretenimento e de conforto que os ocupantes dos bancos dianteiros. Têm à sua disposição até três ecrãs táteis e uma variedade de opções de controlo intuitivo como o assistente de voz "Hey Mercedes".

·       Duas portas USB (equipamento opcional) com potência de 100 W no lado traseiro da consola central

·       ENERGIZING AIR CONTROL (opcional) com conceito de filtragem de duas fases, filtra partículas finas de pó e outras partículas poluentes.

 

Resumo dos modelos e dos dados técnicos:

Mercedes-Benz GLS 

GLS 580 4MATIC

GLS 450 d 4MATIC

Cilindrada

cc

3982

2989

Potência

kW/CV

380/517

270/367

às

rpm

5500

4000

Potência adicional

kW/CV

16/22

15/20

Binário máximo

Nm

730

750

às

rpm

2500-5000

1350-2800

Binário adicional

Nm

250

200

Consumo de combustível em ciclo combinado WLTP

l/100 km

14.1-13.4[2]

9.1-8.0Error! Bookmark not defined.

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

321-3052

240-210Error! Bookmark not defined.

Aceleração 0-100 km/h

s

4,9

6,1

Velocidade máxima

km/h

250

250

Mercedes-Maybach GLS 

GLS 600 4MATIC

Cilindrada

cc

3982

Potência

kW/CV

410/557

às

rpm

6000-6500

Potência  adicional

kW/CV

16/22

Binário máximo

Nm

730

às

rpm

2500-5000

Binário  adicional

Nm

250

Consumo de combustível em ciclo combinado WLTP

l/100 km

14,1-13,8[3]

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

320-3143

Aceleração 0-100 km/h

s

4,2

Velocidade máxima

km/h

250

 

Mercedes-AMG GLS: design renovado e atualizações de software

A Mercedes-AMG atualizou o GLS 63 4MATIC+ e alargou o equipamento de série. O equipamento exclusivo e a aperfeiçoada dinâmica de condução em estrada tornam o GLS 63 o líder da família dos SUV da AMG.

 O novo modelo distingue-se visualmente pelo novo design das luzes dos farolins traseiros em LED. Foram adicionadas duas novas cores à gama de pinturas disponíveis: o cinzento alpine sólido MANUFAKTUR e o azul sodalite metalizado. Além disso, a secção dianteira agora também integra a insígnia AMG ao invés da estrela Mercedes - indicando a estreita afinidade com a marca. A isto acrescentam-se as pinças de travão vermelhas, que enfatizam a desportividade do modelo. Quando as portas dianteiras são abertas, o veículo produz uma animação de luz específica da AMG com o auxílio de um novo projetor da insígnia. O leque de opções no que diz respeito às jantes inclui desde jantes em liga leve de dez raios de 21 polegadas de série até jantes de 22 e 23 polegadas, além das jantes forjadas.

Novos destaques no interior

No interior, os bancos AMG e outros equipamentos como o painel de instrumentos e tablier são revestidos em pele nappa Exclusive. Estão também disponíveis novas combinações de cores, como o castanho bahia/preto ou o bege macchiato/preto. Para os acabamentos interiores, o acabamento em madeira de lima castanho brilhante MANUFAKTUR agora também está disponível como opcional. Além disso, o novo acabamento em preto lacado brilhante MANUFAKTUR com linhas fluidas também está disponível como opcional. O novo modelo Mercedes-AMG GLS também beneficia do MBUX de última geração: o design do ecrã e as funções específicas da AMG torna a experiência de marca ainda mais tangível.

 Equipamento de série significativamente mais extenso

O equipamento de série é ainda mais extenso do que no modelo antecessor que em si já é extremamente bem equipado. Inclui, entre outros, o teto de abrir panorâmico em vidro, aquecimento e climatização dos bancos dianteiros, Assistente Adaptativo de Luzes de Máximos e Integração de Smartphone. Entre as funcionalidades adicionais deste modelo estão o sistema de escape configurável AMG Performance, o sistema de som Burmester®, o pack Memória, o sistema Pack Parking com câmara 360º, o pack KEYLESS-GO e o Assistente de Ângulo Morto.

A última geração do volante AMG Performance está sempre a bordo. Os botões redondos do volante AMG impressionam com os seus ecrãs brilhantes e utilização intuitiva. Permitem controlar funções de condução importantes e todos os modos da transmissão, sem retirar as mãos do volante. O arco do volante pode ser equipado com aquecedor como opção, e também está disponível com visual em fibra de carbono.

 Os clientes podem também contar com equipamentos especiais como a função Realidade Aumentada do MBUX, os faróis LED MULTIBEAM e o pack AMG Driver. A lista continua com o pack AIR BALANCE, os bancos dianteiros multicontorno e o Head-up Display. O Assistente Interior MBUX e os suportes para bebidas térmicos também são equipamentos de série.

No GLS 63, o comprovado motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo, com uma potência de 450 kW (612 CV), assegura uma propulsão poderosa. O motor de 4.0 litros V8 da Mercedes-AMG foi sistematicamente eletrificado com um sistema elétrico de bordo auxiliar de 48 V e com motor de arranque/alternador integrado (ISG), incluindo a função Boost. A entrega espontânea de potência com controlo rigoroso é uma característica distintiva. Para esta finalidade, os turbocompressores de duplo scroll estão localizados entre os blocos do motor para uma resposta mais rápida. Por outro lado, o sistema de desativação de cilindros reduz notoriamente o consumo de combustível quando é necessária uma menor potência.

O motor V8 é eletrificado com um motor de arranque/alternador integrado (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 V. O ISG combina um motor de arranque e um alternador numa única máquina elétrica de elevada potência. Está instalado entre o motor e a caixa de velocidades. O ISG também desempenha as funções híbridas. Estas incluem a potência suplementar, a recuperação de energia, o deslocamento do ponto de carga, a circulação em roda livre e a ligação praticamente impercetível do motor com a função start/stop.

Controlo ativo de estabilidade da carroçaria com nova configuração

A suspensão AMG RIDE CONTROL+ com amortecimento adaptativo ajustável é também um equipamento de série. O controlo ativo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL funciona com dois atuadores eletromecânicos no eixo dianteiro e traseiro. O sistema reduz a inclinação da carroçaria em curva e permite uma afinação mais precisa do comportamento à entrada das curvas e durante as variações de carga. O sistema também aumenta o conforto de condução em linha reta, pois compensa as possíveis irregularidades num dos lados da superfície da estrada.

No âmbito do facelift, o controlo de estabilidade da carroçaria e a suspensão pneumática também beneficiam de uma atualização de software e de uma nova configuração. Estas medidas aumentam o espectro entre comportamento dinâmico e confortável. A calibração do software para a configuração do ESP®, o bloqueio eletrónico do diferencial do eixo traseiro, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ e o sistema de controlo da suspensão proporcionam uma experiência de condução dinâmica e superior.

 

Resumo dos dados técnicos

Mercedes-AMG 

GLS 63 4MATIC+

Motor 

Motor de 4.0 litros V8, dois turbocompressores scroll e ISG

Cilindrada

cc

3982

Potência máxima

kW/CV

450/612+ 16 kW/22 CV (ISG)

às

rpm

5750-6500

Binário máximo

Nm

850 + 250 (ISG)

às

rpm

2500-4500

Sistema de transmissão 

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

Caixa de velocidades 

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

l/100 km

13,2-12,8[4]

Emissões de CO2 em ciclo combinado

g/km

298-2894

Aceleração 0-100 km/h

s

4,2

Velocidade máxima[5]

km/h

280

 

História de sucesso: a fábrica de Tuscaloosa
Quando a fábrica da Mercedes‑Benz em Tuscaloosa foi construída em 1995, viria a ser a primeira fábrica da Mercedes‑Benz fora da Alemanha. Cerca de dois terços da produção anual é exportada - tornando a Mercedes‑Benz U.S. International (MBUSI) ali sedeada um dos maiores exportadores de automóveis dos EUA. Desde 1997, cerca de quatro milhões de veículos saíram da linha de montagem da fábrica de Tuscaloosa. Só em 2021, foram fabricados cerca de 260,000 modelos SUV nesta fábrica.

A fábrica de Tuscaloosa utiliza métodos de produção digitais avançados, sustentáveis, eficientes e flexíveis. Desta forma, a fábrica segue o modelo da Factory 56 em Sindelfingen, que representa o futuro da produção automóvel na Mercedes‑Benz. A Mercedes‑Benz investiu na produção flexível logo numa fase prematura, utilizando o moderno ecossistema digital de produção MO360. Este permite à Mercedes‑Benz em Tuscaloosa produzir, paralelamente e em grandes quantidades, modelos com motores de combustão, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos.


 

[1] Todos os dados são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[2] Todos os dados são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[3] Todos os dados são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[4] Todos os dados são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[5] Limitada eletronicamente