Sintra,
19
Outubro
2022
|
17:15
Europe/Lisbon

O primeiro SUV desportivo elétrico da Mercedes-AMG: o novo Mercedes-AMG EQE SUV

O modelo mais versátil da marca de Affalterbach com uma cadeia cinemática puramente elétrica

A Mercedes-AMG apresenta o EQE SUV, outro marco importante na sua estratégia de eletrificação – o primeiro SUV totalmente elétrico da marca de automóveis desportivos. Com um interior versátil e uma cadeia cinemática orientada para o elevado desempenho, é o modelo elétrico mais versátil do portfólio de modelos da Mercedes-AMG. O novo modelo também oferece amplo espaço para passageiros e bagagem. Tal como o AMG EQS e o AMG EQE, o AMG EQE SUV é baseado na plataforma elétrica da Mercedes-EQ. Os dois potentes motores elétricos e o sistema de tração integral totalmente variável formam a base para a experiência de condução dinâmica característica da AMG. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-AMG também projetaram muitos outros parâmetros de forma independente. Estes incluem a suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com Sistema de Amortecimento Adaptativo, o eixo traseiro direcionável e o AMG ACTIVE RIDE CONTROL – um sistema de controlo de estabilidade da carroçaria específico da AMG. Acrescentam-se ainda o sistema AMG SOUND EXPERIENCE e o design exterior e interior com detalhes da Mercedes-AMG. Estão disponíveis duas versões do novo SUV desportivo: a versão de entrada na gama, o Mercedes-AMG EQE 43 4MATIC (consumo de energia em ciclo combinado (WLTP, provisório): 25.1-22.0 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP, provisórias): 0g/km)[1] e o ainda mais desportivo Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ (consumo de energia em ciclo combinado (WLTP, provisório): 27.8-22.6 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP provisórias): 0 g/km)1.

 Design exterior com funcionalidades características da AMG

O design exterior é caracterizado pelas superfícies de dimensões generosas, a menor quantidade de juntas entre painéis e as transições contínuas. As proporções dinâmicas realçam o caráter desportivo. Muitos elementos característicos da AMG garantem um elevado reconhecimento e ajudam a reforçar a imagem da marca. Estes incluem a grelha do radiador em painel preto específico da AMG com aletas verticais cromadas estampadas, a estrela Mercedes e a inscrição "AMG". Uma nova característica é a insígnia específica da Marca no capot com o emblema AMG ao invés da estrela Mercedes. Outra característica da secção dianteira é o para-choques dianteiro específico da AMG pintado na cor da carroçaria, com asa A em preto brilhante e um revestimento cromado. O mesmo visual caracteriza o repartidor dianteiro em preto brilhante com splits aerodinâmicos e aletas nas entradas de ar simuladas. Os difusores de ar em preto brilhante nos lados esquerdo e direito conferem o efeito de cortina de ar, que orienta o ar em torno das rodas dianteiras de forma simplificada. Os faróis DIGITAL LIGHT de série integram uma projeção específica da AMG quando o automóvel é aberto e fechado.

 Nas laterais, os revestimentos dos guarda-lamas específicos da AMG na cor da carroçaria e os manípulos das portas perfeitamente integrados conferem um toque de elegância. Acrescentam-se ainda as jantes de liga leve AMG aerodinamicamente otimizadas, de 21 ou 22 polegadas. O para-choques traseiro na cor da carroçaria, com difusor aerodinamicamente otimizado e aletas longitudinais, bem como os farolins traseiros com desenho em forma de hélice complementam a aparência dinâmica.

Design interior com um toque particularmente desportivo

O interior também é dominado por características AMG que definem o estilo. Aqui os novos modelos oferecem um ambiente desportivo, incluindo os bancos com desenho específico e revestimento especial em pele sintética ARTICO com microfibra MICROCUT e pesponto vermelho. Em alternativa, o revestimento dos bancos em pele Nappa está disponível como opção, também com desenho específico da AMG. Adicionalmente, a insígnia AMG nos encostos dos bancos dianteiros e os emblemas AMG estampados nos apoios de cabeça dianteiros realçam a identidade da marca. O modelo inclui inúmeros equipamentos que realçam o estilo distintivo do interior:

·       Painel de instrumentos e frisos centrais em pele sintética ARTICO na cor cinza espacial, com granulado NEOTEX e pesponto vermelho

·       Painéis centrais das portas e transição desde a consola central até ao painel de instrumentos em microfibra MICROCUT preta, com pesponto vermelho

·       Volante AMG Performance com revestimento em pele Nappa, secção inferior achatada, revestimento perfurado nos apoios das mãos, patilhas em alumínio para regular os vários níveis de recuperação de energia e botões para a atribuição individual das regulações específicas AMG

·       Pedais desportivos AMG, tapetes AMG e painéis de proteção das embaladeiras das portas com inscrição "AMG" (iluminados com revestimento permutável)

O volante AMG Performance, com o seu design atraente e os botões perfeitamente integrados, combina harmonia visual com leveza. O aro do volante, que é achatado na secção inferior e revestido em pele Nappa, pode ser equipado opcionalmente com aquecimento. Os botões táteis do volante AMG de série impressionam com imagens brilhantes. Isto permite controlar funções de condução importantes como os modos de condução, sem retirar as mãos do volante. Podem ser selecionados diretamente vários parâmetros. Os menus no botão esquerdo do volante podem ser complementados individualmente, trocados ou reduzidos. Para esta finalidade, existe uma lista no display central ou no opcional Hyperscreen com mais de 15 opções de informação e configuração que podem ser selecionadas diretamente para os botões do volante.

 Hyperscreen opcional com funções específicas da AMG e display para o passageiro

Ambos os novos modelos podem ser opcionalmente equipados com o inovador MBUX Hyperscreen. Este display em vidro curvo de grandes dimensões estende-se desde o pilar A ao pilar A do lado oposto. Estão instalados três displays atrás de uma única superfície de vidro que aparentam formar um único display. Com o software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo. Com a camada zero, as principais aplicações são sempre apresentadas em função da situação e do contexto, no nível superior no campo de visão.

Na Europa e na China, também é permitido apresentar conteúdos dinâmicos durante a condução. Portanto é possível visualizar filmes, mensagens de texto ou apresentações, e ainda navegar na Internet sem restrições. Isto foi possível através da "função de branqueamento", que impede que o condutor visualize o conteúdo. Mas mesmo sem conteúdo dinâmico, o display do passageiro continua a ser uma fonte de atração com a nova proteção de display específica da AMG.

O MBUX oferece uma gama de funções adicionais da AMG que realçam o carácter de elevado desempenho. Isto é particularmente verdade no que diz respeito aos distintivos displays no painel de instrumentos, bem como no display central e no head-up display. O rápido acesso aos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT é fornecido pelo correspondente botão de específico na consola central.

O formato de som Dolby Atmos® coloca a experiência sonora no EQE SUV num novo patamar, em combinação com o sistema de som surround 3D Burmester®. Os instrumentos ou as vozes individuais da mistura de estúdio podem ser posicionados em torno da área de audição. Desta forma é possível um novo tipo de animação sonora: isto porque, enquanto os sistemas estéreo convencionais normalmente possuem uma dinâmica lateral, o Dolby Atmos® pode utilizar toda a gama e criar uma experiência de som a 360 graus.

Com a integração da plataforma de entretenimento digital premium da ZYNC, uma empresa especializada da Califórnia, os clientes podem usufruir de uma experiência de entretenimento digital harmoniosa. As vantagens do Hyperscreen são totalmente exploradas. Através da ZYNC, os clientes podem aceder a uma ampla gama de serviços de streaming mundiais ou locais. A plataforma da ZYNC dedica-se exclusivamente a criar experiências de entretenimento e é integrada harmoniosamente com o hardware e os sistemas operativos Mercedes-Benz. Isto permite reforçar a experiência audiovisual, a interação e a facilidade de utilização. A ZYNC fornece streaming de vídeo, conteúdos personalizados, experiências interativas, programas de vídeo locais, desporto, notícias, jogos e muito mais através de uma única interface de utilizador.

O conceito de cadeia cinemática orientada para o elevado desempenho com dois motores elétricos

Ambos os novos modelos Mercedes-AMG EQE SUV oferecem um conceito de cadeia cinemática orientada para o elevado desempenho com dois motores elétricos. A potente cadeia cinemática elétrica (eATS), com um motor elétrico em cada eixo, também proporciona tração integral totalmente variável, que transmite otimamente a força motriz ao asfalto em todas as condições de condução. A gama de potência varia desde 476 CV no EQE 43 4MATIC até 687 CV no EQE 53 4MATIC+, com o opcional pack AMG DYNAMIC PLUS com função de potência suplementar. O binário máximo varia desde 858 até 1000 Nm.

Os motores elétricos AMG nos eixos dianteiro e traseiro são do tipo motor síncrono de excitação permanente. A ênfase no desempenho já é evidente nos valores de potência e de binário. Além disso, os motores elétricos são caracterizados por um ótimo equilíbrio entre aumento de potência, eficiência e baixo ruído. Os motores elétricos do EQE 43 4MATIC SUV integram afinação e controlo específicos da AMG. O EQE 53 4MATIC+ SUV está equipado com motores elétricos específicos da AMG com enrolamentos adaptados e núcleos laminados diferentes que suportam intensidades de corrente superiores e um inversor específico. Isto permite atingir maiores rotações do motor e desta forma mais potência, que é particularmente notável durante a aceleração e à velocidade máxima.

O motor elétrico no eixo traseiro é particularmente potente graças às seis fases, sendo constituído por dois enrolamentos, cada um com três fases. O estator com enrolamentos de atração assegura um campo magnético particularmente forte.

A acrescentar a isto está o conceito de gestão térmica altamente eficiente, que permite repetidas manobras de aceleração com uma potência continuamente elevada. A peça central do design sofisticado é a designada lança de água no veio do rotor, que o arrefece. Outros elementos de arrefecimento específicos da AMG no circuito de arrefecimento incluem as aletas especiais de dissipação do calor no estator e a estrutura de aletas em forma de pinos no inversor, que é construída em cerâmica de elevado rendimento. Além disso, está instalado um permutador de calor do óleo da caixa de velocidades: além de ser arrefecido, o óleo também é pré-aquecido durante o arranque a frio para aumentar a eficiência.

Sistemas de tração integral AMG Performance 4MATIC e 4MATIC+ totalmente variáveis

A potência dos motores é transferida para o asfalto através do sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC (EQE 43) ou 4MATIC+ (EQE 53), de série. O sinal "+" na designação 4MATIC+ representa não só o sistema de tração integral totalmente variável equipado no EQE 43 e no EQE 53, mas também todo o desempenho e o dinamismo adicionais que o EQE 53 proporciona. Em ambos os modelos, o sistema distribui continuamente o binário entre os eixos dianteiro e traseiro em função da situação de condução: comparativamente a um sistema de tração integral mecânico, o sistema específico de uma cadeia cinemática elétrica assegura uma resposta significativamente mais rápida. O binário é controlado a uma frequência de 160 ciclos por minuto e ajustado se necessário. A distribuição do binário depende do modo de condução selecionado: no programa "Comfort" é dada ênfase à máxima eficiência, enquanto nos programas "Sport" e "Sport+" a distribuição do binário é realizada tendencialmente para o eixo traseiro privilegiando uma maior dinâmica lateral.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com Sistema de Amortecimento Adaptativo

A suspensão AMG RIDE CONTROL+ com suspensão pneumática e Sistema de Amortecimento Adaptativo é constituído por uma suspensão independente de quatro braços no eixo dianteiro, suspensão independente multi-link no eixo traseiro, cada uma otimizada com suportes de roda específicos da AMG, braços de suspensão e barras estabilizadoras com rigidez superior. Em termos de estrutura básica, corresponde à suspensão do AMG EQS e do AMG GTde quatro portas, mas a sua configuração foi adaptada para o AMG EQE SUV. O suporte do eixo traseiro está ligado à carroçaria através de apoios com uma rigidez superior em 50 % e uma menor folga no apoio por forma a ser obtida uma ligação ainda mais direta à estrada. Os engenheiros da AMG afinaram especificamente todos os componentes para cumprir os requisitos especiais dos clientes da Mercedes-AMG. Isto aplica-se ao conforto de condução e também à dinâmica de condução.

O Sistema de Amortecimento Adaptativo utiliza duas válvulas limitadoras de pressão. Estas válvulas de controlo continuamente variável, localizadas no exterior do amortecedor, permitem ajustarrigorosamente a força de amortecimento às diferentes condições de condução e aos modos de condução: uma válvula controla a fase de retorno, ou seja, a força de extensão, enquanto a outra válvula controla a fase de compressão. As fases de retorno e de compressão são controladas independentemente uma da outra. Esta tecnologia permite aumentar o conforto e também tornar a dinâmica de condução ainda mais desportiva.

A unidade de controlo da suspensão analisa os dados – incluindo os dados dos sensores de aceleração e de curso das rodas – ajusta a força de amortecimento de cada roda em frações de segundo para adaptar a suspensão à situação. Os engenheiros de desenvolvimento da AMG conseguiram aumentar significativamente a diferença entre performance e conforto. Entre outros fatores, através do aumento da diferença entre as forças de amortecimento mínima e máxima, e também de uma flexibilidade ainda maior do mapeamento das características. Através da utilização de duas válvulas de ajuste, a força de amortecimento pode ser ajustada em todo o espectro de vibrações da roda. Graças ao design especial das válvulas, o amortecedor reage rápida e sensivelmente às irregularidades da superfície da estrada e às condições de condução.

A eficiência também se alimenta do controlo inteligente da distância ao solo, permitindo uma melhor aerodinâmica e um menor consumo de energia. Nos modos de condução S e S+, os modelos Mercedes-AMG EQE SUV apresentam uma distância ao solo mais baixa (-15 mm) a partir dos 0 km/h. No modo de condução C, o controlo da distância ao solo é realizado em função da velocidade, baixando a distância ao solo a partir dos 120 km/h e aumentando a uma velocidade inferior a 80 km/h.

Os pneus especiais, que foram especificamente adaptados aos requisitos dos automóveis desportivos AMG totalmente elétricos, também contribuem para o elevado potencial dinâmico. Entre os vários fornecedores, importa mencionar o pneu MICHELIN Pilot Sport EV MO1 que foi especificamente projetado para os veículos desportivos totalmente elétricos. Está disponível em combinação com jantes de 21 ou 22 polegadas e caracteriza-se pela baixa resistência ao rolamento combinada com níveis de aderência extremamente elevados em estrada molhada e seca.

Com eixo traseiro direcionável de série

Ambos os modelos Mercedes-AMG EQE SUV estão equipados com eixo traseiro direcionável de série. O ângulo da direção de até 9 graus promove um comportamento ágil e permite um diâmetro de viragem de 10.9 metros. A interação entre as direções dos eixos dianteiro e traseiro foi concebida para fornecer uma resposta rápida com o mínimo esforço aplicado ao volante durante a condução em zonas urbanas ou rurais. Até à velocidade de 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras. Como resultado, o Mercedes-AMG EQE SUV é ágil e leve. O efeito é particularmente benéfico em curva, durante uma mudança de direção rápida ou em manobras lentas. A uma velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado das rodas dianteiras. A resultante distância entre eixos, virtualmente alargada, proporciona uma maior estabilidade e segurança de condução a alta velocidade e durante mudanças rápidas de faixa de rodagem ou manobras de desvio repentinas.

 AMG ACTIVE RIDE CONTROL: controlo de estabilidade ativo eletromecânico da carroçaria (apenas no AMG EQE 53 4MATIC+ SUV)

Ao invés de utilizar barras estabilizadoras convencionais, o controlo de estabilidade ativo da carroçaria no AMG EQE 53 4MATIC+ SUV compensa os movimentos da carroçaria por meio eletromecânico. Para esta finalidade, as barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro estão divididas em dois componentes. No centro encontra-se um atuador eletromecânico no qual está integrado um sistema de satélites de três fases. Se a superfície da estrada for irregular, o atuador separa ativamente as meias barras estabilizadoras, aumentando desta forma o conforto de condução. Durante uma condução dinâmica, as meias barras estabilizadoras são unidas uma à outra. Isto permite reduzir significativamente o adornamento da carroçaria. Por forma a satisfazer os elevados requisitos de desempenho da Mercedes-AMG, o sistema utiliza um sistema elétrico de bordo adicional de 48 V. Os engenheiros de desenvolvimento da AMG redesenharam a secção traseira do veículo para acomodar o sistema de controlo de estabilidade da carroçaria.

Vantagens do controlo de estabilidade eletromecânico da carroçaria:

·       Maior intervalo entre conforto e performance comparativamente a uma solução mecânica

·       Compensa precisamente os movimentos da carroçaria. Mesmo nas situações de elevada dinâmica próximas dos limites físicos, o comportamento permanece precisamente controlável e direto.

·       Não só reduz o adornamento da carroçaria em curva, como também permite uma afinação mais precisa do controlo em curva e das características da variação da carga.

·       Melhora o conforto de condução em linha reta pois os impactos das irregularidades da estrada num lado do veículo são compensados.

·       Resposta significativamente mais rápida comparativamente aos sistemas hidráulicos

·       Menor peso dos componentes quando comparado com soluções hidráulicas.

Para uma experiência de condução personalizada: modos de condução AMG DYNAMIC SELECT

As características de comportamento do veículo podem ser alteradas pelo condutor com um simples toque num botão para se adaptarem à respetiva situação ou às suas preferências. Isto é possível através dos cinco modos de condução "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual" da função AMG DYNAMIC SELECT. Os modos de condução abrangem um amplo espectro, desde um conforto particularmente elevado até uma desportividade mais acentuada. Parâmetros importantes como as características da cadeia cinemática e da entrega de potência, a configuração da suspensão, as características da direção e a experiência de som AMG, entre outros, foram modificados para se adequarem ao modo de condução selecionado. A máxima potência de propulsão pode ser solicitada no modo de condução Sport+, ou em todos os modos de condução quando o pedal do acelerador é pressionado totalmente. Noutros modos de condução (exceto Sport+), a potência máxima é ajustada para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia.

 

EQE 43 4MATIC SUV

EQE 53 4MATIC+ SUV

Slippery50 % da potência (= 175 kW)50 % da potência (= 230 kW)
Comfort85 % da potência (= 300 kW)80 % da potência (= 368 kW)
Sport90 % da potência (= 325 kW)90 % da potência (= 414 kW)
Sport+100 % da potência (= 350 kW)100 % da potência (= 460 kW)
RACE START sem função de potência suplementar100 % da potência (= 350 kW)100 % da potência (= 460 kW)
RACE START com função de potência suplementar (incluída no pack AMG DYNAMIC PLUS)não disponível110 % da potência (= 505 kW)

 

O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: com um simples toque num botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo "Sport+" até uma configuração particularmente confortável no modo "Comfort". Além disso, a configuração pode ser ajustada em três níveis independentemente dos modos de condução, através de um botão específico.

Em função do modo de condução, a unidade de controlo da cadeia cinemática ativa automaticamente os diferentes pontos de atuação e estratégias de arrefecimento: nos modos "Sport" e "Sport+", o sistema de arrefecimento é ativado mais cedo e a capacidade de arrefecimento é aumentada para manter a potência fornecida durante mais tempo. O condutor pode ter ainda um maior prazer de condução – por exemplo, em circuitos fechados – utilizando a função ESP OFF.

O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: com um simples toque num botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo "Sport+" até uma configuração particularmente confortável no modo "Comfort". Além disso, a configuração pode ser ajustada em três níveis independentemente dos modos de condução, através de um botão específico.

Em função do modo de condução, a unidade de controlo da cadeia cinemática ativa automaticamente os diferentes pontos de atuação e estratégias de arrefecimento: nos modos "Sport" e "Sport+", o sistema de arrefecimento é ativado mais cedo e a capacidade de arrefecimento é aumentada para manter a potência fornecida durante mais tempo. O condutor pode ter ainda um maior prazer de condução – por exemplo, em circuitos fechados – utilizando a função ESP OFF.

Sistema de travagem AMG de elevado desempenho

O sistema de travagem AMG de elevado desempenho é constituído por travões com pinças de seis êmbolos e discos de travão de 415 x 33 milímetros no eixo dianteiro, e travões com pinças de um êmbolo e discos de travão de 378 x 22 milímetros no eixo traseiro, e proporciona desacelerações de primeira classe com uma elevada resistência ao desgaste e à fadiga. O sistema de travões compósitos cerâmicos AMG de elevado desempenho, disponível como equipamento opcional, integra discos de travão de dimensões ainda superiores, com 440 x 40 milímetros no eixo dianteiro. Outro equipamento tecnologicamente avançado é o servofreio inteligente eletromecânico iBooster. Assegura que o sistema de travagem combina a recuperação de energia elétrica com a travagem hidráulica altamente eficiente. Para uma experiência de condução realmente autêntica, o iBooster é especialmente afinado à resposta típica do pedal dos travões e do sistema de travagem AMG.

AMG SOUND EXPERIENCE: experiência de som exclusiva com uma ampla largura de banda

Com o AMG SOUND EXPERIENCE, a AMG dá uma nova voz à mobilidade elétrica – uma banda sonora para o exterior e para o interior que reforça emocionalmente a experiência de condução dinâmica. Tal como os modos de condução, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão básica de série "Authentic", o cliente pode regular o som e a sua intensidade em função do estado da condução e do modo de condução selecionado. Os sons distintivos da AMG são gerados com o auxílio de software adicional, incluindo altifalantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som. Outra opção para uma personalização ainda superior: utilizando os botões do volante AMG ou o display central, o condutor pode selecionar as características de som "Balanced", "Sport" e "Powerful" em cada modo de condução. Durante a atuação da função RACE START, o automóvel produz um som único para corresponder à aceleração dinâmica.

O pack AMG DYNAMIC PLUS também inclui o equipamento AMG SOUND EXPERIENCE "Performance", que cria uma paisagem sonora ainda mais emocional, também opcionalmente com as características de som "Balanced", "Sport" ou "Powerful". Além dos sons de condução, inclui ainda os designados sons de eventos, que são sons apropriados para todas as funções do veículo que emitem um som. Isto inclui o trancamento do veículo bem como o arranque e a paragem do motor elétrico. O programa até simula o som clique do indicador de mudança de direção, pois muitos condutores não dispensam este som tão familiar. Uma nova funcionalidade é o som de eventos específico da AMG que é ouvido quando o veículo é trancado. Os sons de eventos podem ser desativados em qualquer momento através das definições do sistema multimédia – separadamente para o exterior e para o interior.

Pack AMG DYNAMIC PLUS para uma condução dinâmica

O pack AMG DYNAMIC PLUS, disponível como opção para o EQE 53 4MATIC+ SUV, combina equipamentos adicionais para uma condução dinâmica – incluindo a poderosa função RACE START, um aumento da velocidade máxima para 240 km/h e o emotivo sistema AMG SOUND EXPERIENCE "Performance". Os sons compostos especialmente para este mundo de sons – por exemplo, as funções de carregamento ou de informação e entretenimento – completam a experiência AMG.

A dinâmica de condução fornece o que o som promete: se a temperatura e o estado de carga forem adequados, a potência e o binário máximos para a função RACE START podem ser aumentados durante um breve período. O Mercedes‑AMG EQE 53 4MATIC+ SUV necessita então de apenas 3,5 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h. O atuador de graves de bordo e os altifalantes tornam clara a potência dos motores elétricos mesmo quando parados e fornecem um som de fundo carregado de emoção para uma elevada aceleração. Os gráficos específicos da AMG no display também realçam visualmente o desempenho de condução. O sistema AMG Sound Experience também pode ser desativado em qualquer momento através das configurações do sistema multimédia, e separadamente para o exterior e para o interior.

Equipamentos opcionais adicionais para um dinamismo ainda superior

Opcionalmente, estão disponíveis vários equipamentos adicionais da AMG que reforçam o dinamismo dos modelos. Estes incluem elementos de design como o pack Night AMG com elementos em preto e cromado preto, pinças dos travões pintadas na cor vermelho ou elementos de revestimento em fibra de carbono AMG. Os modelos AMG EQE SUV também podem ser aperfeiçoados em termos de dinâmica de condução, por exemplo, com o sistema de travões compósitos cerâmicos AMG de elevado desempenho. Está também disponível uma seleção de jantes de liga leve AMG aerodinamicamente otimizadas, de 20 e 21 polegadas.

A função AMG TRACK PACE, o engenheiro virtual de corrida, também está disponível como equipamento opcional: o software faz parte do sistema de informação e entretenimento MBUX e regista permanentemente mais de 80 dados específicos do veículo (p. ex., velocidade, aceleração) durante a condução em pista. Além disto, são indicados os tempos por volta e por setor e também a respetiva diferença para um dado tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são indicados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado. Os dados são indicados no display central, no painel de instrumentos e no opcional head-up display.

Bateria de propulsão de elevado desempenho com uma capacidade de 90.6 kWh

Os novos modelos Mercedes-AMG EQE SUV estão equipados com uma potente bateria de 328 V de elevado desempenho, fabricada de acordo com a mais moderna tecnologia de iões de lítio. Tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 90.6 kWh e é constituída por dez módulos com um total de 360 células do tipo bolsa. O sistema de gestão da bateria no EQE 53 SUV também foi afinado especificamente pela AMG. Nos modos de condução Sport e Sport+ é dado ênfase ao desempenho, enquanto o modo Comfort tem a função de proporcionar a máxima autonomia possível. A bateria de nova geração é caracterizada por uma elevada densidade de energia e uma elevada capacidade de carregamento. Outra característica nova é a possibilidade de atualização remota do sistema de gestão da bateria ao longo do ciclo de vida do modelo. O EQE 53 4MATIC+ SUV também integra uma cablagem específica da AMG adaptada para uma maior capacidade de desempenho. Foi alcançado um importante avanço de sustentabilidade no que diz respeito à constituição química das células: a proporção de cobalto foi reduzida em dez por cento, enquanto o material ativo otimizado é constituído por níquel, cobalto e manganês numa proporção de 8:1:1.

Redução dos tempos de carregamento através do sistema inteligente de gestão térmica

Outra vantagem da nova geração da bateria corresponde aos reduzidos tempos de carregamento. A bateria pode ser carregada com uma potência de até 170 kW em postos de carregamento rápido com corrente contínua. Neste caso, a energia elétrica para percorrer 170 quilómetros (WLTP) pode ser recarregada em apenas 15 minutos[2] Graças ao carregador de bordo, o AMG elétrico pode ser carregado comodamente na residência do cliente ou em postos de carregamento públicos com uma potência de 22 kW com corrente alternada.Adicionalmente, existem programas inteligentes de carregamento que podem ser ativados automaticamente em função do local. Funções como o carregamento com economia da bateria tornam as operações de carregamento ainda mais eficientes.

O eficiente sistema de gestão térmica também é importante para reduzir os tempos de carregamento. Se a função "Navegação com Inteligência Elétrica" for ativada, a bateria é previamente aquecida ou arrefecida durante a condução para alcançar a temperatura ótima para um carregamento rápido no posto de carregamento. A gama de temperatura desejada da bateria é alcançada com o auxílio do circuito de arrefecimento e de um aquecedor suplementar PTC (Positive Temperature Coefficient) integrado no circuito.

A bateria foi projetada para funcionar a uma temperatura ótima em todas as condições de funcionamento. A estrutura da bateria em alumínio inclui canais através dos quais circula líquido de arrefecimento. Em suma, o sistema inteligente de gestão da temperatura e do carregamento assegura que possam ser mantidas elevadas correntes de carregamento durante um longo período de tempo. A bomba de calor de série utiliza o calor residual da cadeia cinemática elétrica (inversor e motor elétrico) e da bateria de alta tensão para aquecer o ar no interior do habitáculo. Esta permite reduzir a energia da bateria consumida pelo sistema de aquecimento interior, aumentando desta forma a autonomia. Outra função é controlo da pré-climatização.

A bateria também se destaca pela sua durabilidade. A função Carregamento ECO contribui significativamente para isso: o controlo inteligente reduz a carga da bateria durante o carregamento, retardando assim o processo natural de envelhecimento da bateria. Os clientes também podem beneficiar da função "interrupção do carregamento": o processo de carregamento pode ser suspenso em períodos livremente selecionáveis, por exemplo, para utilizar mais tarde o horário mais económico do fornecedor de eletricidade. O certificado da bateria representa um longo ciclo de vida das baterias de alta tensão. É válido por um período de até dez anos ou de até 250.000 quilómetros.

Sistema inteligente para a recuperação eficiente de energia

A bateria também pode ser carregada através do sistema de recuperação eficiente de energia. A potência de recuperação de energia pode atingir os 260 kW[3]. O condutor pode ajustar a intensidade de recuperação em três níveis através das patilhas no volante, e receber assistência otimizada do Assistente ECO de acordo com a situação. Neste caso, nos níveis de recuperação D e D-, é possível travar o veículo até à sua paragem simplesmente libertando o pedal do acelerador. No nível DAuto é possível atingir uma desaceleração de até 5 m/s², dos quais 3 m/s² são devidos à recuperação (2 m/s² através do sistema de travagem AMG de elevado desempenho). Com o auxílio do Assistente de Ativo de Direção opcional, a desaceleração é automática em resposta aos veículos detetados à frente até pararem, por exemplo, em semáforos.

Utilização sustentável da energia elétrica graças ao Mercedes me Charge

Com o Mercedes me Charge, os clientes podem sempre ter a certeza de que o carregamento "verde" está disponível em todas as estações de carregamento públicas na Europa a partir de 2021. Os certificados de origem de elevada qualidade asseguram que a quantidade de energia elétrica de fontes renováveis que é fornecida à rede elétrica é igual à quantidade de energia elétrica consumida através do Mercedes me Charge. Nos primeiros três anos após a compra, não é cobrada qualquer tarifa base aos clientes na utilização do Mercedes me Charge e desta forma na utilização do carregamento verde. Outra vantagem é a IONITY Unlimited: todos os clientes Europeus do EQE SUV podem utilizar a rede de postos de carregamento rápido IONITY gratuitamente durante um ano através do Mercedes me Charge. A nova função Plug & Charge torna o carregamento do AMG EQE SUV particularmente cómodo.

O serviço Mercedes me Charge permite aceder à maior rede de postos de carregamento em todo o mundo: atualmente integra mais de 500.000 postos de carregamento AC e DC em 31 países, incluindo mais de 200.000 só na Europa. Estão também incluídos os 336 postos de carregamento rápido da rede IONITY fundada pela Mercedes-Benz em parceria com outras empresas. Adicionalmente, a funcionalidade do Mercedes me Charge no MBUX foi alargada para incluir funções como a filtragem e a previsão da disponibilidade de postos de carregamento.

App Mercedes me: fácil de utilizar em smartphone e tablet

A app Mercedes me oferece muitas funções aperfeiçoadas e novas desde a última atualização. Estas incluem uma opção de filtragem que permite ordenar os postos de carregamento de acordo com critérios, como a disponibilidade ou a potência de carregamento. A app agora também mostra o nível de utilização provável da respetiva estação de carregamento durante o decorrer do dia, com base num cálculo de probabilidade.

Planeamento de percurso preditivo e condução eficiente com Inteligência Elétrica

No que diz respeito à Navegação com Inteligência Elétrica, o nome diz tudo. Com base em diversos fatores, o sistema planeia o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento, e por exemplo, reage dinamicamente aos congestionamentos de trânsito ou a uma mudança no estilo de condução. O sistema Inteligência Elétrica planeia antecipadamente um percurso rápido e conveniente, incluindo paragens para carregamento, com base em diversos fatores como a energia necessária calculada. O sistema inclui todos os dados relevantes no cálculo, desde a topografia e o percurso até à velocidade de condução e aos requisitos de aquecimento/arrefecimento.

Com o sistema Inteligência Elétrica, os novos modelos AMG EQE SUV também reagem dinamicamente à situação do trânsito no percurso planeado. O AMG EQE SUV regista as caudas de filas de trânsito e encerramentos de estrada, bem como a variação dos requisitos de energia. Para os seus cálculos, o sistema utiliza informação armazenada na nuvem, que combina com os dados de bordo. O percurso planeado pode ser editado individualmente. Por exemplo, o cliente pode definir a reserva adicional no destino e no posto de carregamento (Estado de Carga), sendo o valor predefinido igual a dez por cento da capacidade da bateria. Se a função "Carregar no destino" estiver selecionada, a reserva definida poderá ser reduzida até o destino ser alcançado. O MBUX indica se o nível de carga disponível da bateria é suficiente para regressar ao ponto inicial sem carregar.

Outras opções para o planeamento de percurso individual:

·       O cálculo do percurso dá preferência às estações de carregamento adicionadas manualmente ao percurso

·       O condutor poderá então excluir as estações de carregamento sugeridas.

·       Cálculo dos custos de carregamento expectáveis por cada paragem de carregamento

Graças à "Monitorização ativa da autonomia", se existir um risco de não chegar ao destino ou ao posto de carregamento com as definições escolhidas, o MBUX informa atempadamente o condutor com uma mensagem para ativar as funções de condução ECO.

Conceito de segurança abrangente: a bateria encontra-se protegida contra colisões na secção inferior da carroçaria

A bateria está instalada uma zona protegida contra colisões na secção inferior da carroçaria, mais precisamente numa estrutura da carroçaria que inclui um perfil de alumínio extrudido nas laterais. Durante a extrusão, um bloco de metal aquecido é pressionado através de moldes para dar forma a um perfil, que é então cortado à medida. Isto torna possível fabricar perfis extremamente complexos, precisamente à medida dos requisitos. O alojamento com estruturas absorventes de energia de impacto na dianteira e nas laterais, bem como uma chapa base rígida de parede dupla, fornecem proteção adicional para os módulos. Além disso, existe um sistema de segurança separado, de vários níveis, para a utilização no dia a dia. Este inclui, por exemplo, a monitorização da temperatura, tensão e da monitorização do isolamento. Se ocorrer uma avaria, a bateria é desligada. A monitorização de colisão com o veículo estacionado também é um equipamento de série.
 

Dados técnicos

Mercedes-AMG EQE 43 4MATIC SUV

Cadeia cinemática e bateria
Motores elétricosTipo

Dois motores síncronos de excitação permanente

Potência máximakW (CV)

350 (476)

Binário máximoNm

858

Sistema de tração 

Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC

Tipo de bateria Iões de lítio
Tensão máxima

V

328
Capacidade de armazenamento da bateria, útil

kWh

90,6
Capacidade máxima de recuperação

kW

260
Potência de carregamento AC máxima (de série/opcional)

kW

11/22
Potência de carregamento DC máxima

kW

170
Suspensão
Eixo dianteiro

AMG RIDE CONTROL+ com suspensão dianteira de quatro braços, amortecedores pneumáticos, Sistema de Amortecimento Adaptativo

Eixo traseiro

AMG RIDE CONTROL+ com suspensão traseira independente de cinco braços, amortecedores pneumáticos, Sistema de Amortecimento Adaptativo

Sistema de travagem

Sistema de travagem hidráulico de duplo circuito; eixo dianteiro: discos de travão de 415 x 33 mm, ventilados internamente e perfurados, pinça de travão fixa em alumínio de 6 êmbolos; eixo traseiro: discos de travão de 378 x 22 mm, ventilados internamente e perfurados, pinça de travão flutuante em alumínio de 1 êmbolo; travão de estacionamento elétrico, ABS, Assistente de Travagem, ESP® de 3 níveis

Direção

Direção assistida eletromecânica progressiva de pinhão e cremalheira, com relação de transmissão variável (12.8:1 no ponto morto) e assistência variável, direção do eixo traseiro de série (9.0°)

Jantesdianteiras: 9.5 J x 21 ET42; traseiras: 9.5 J x 21 ET42
Pneusdianteiros: Michelin Pilot Sport EV MO1 275/40 R21; traseiros: Michelin Pilot Sport EV MO1 275/40 R21
Dimensões e pesos
Número de portas/bancos 

4/5

Comprimento/largura[4]/alturamm

4879/1931/1672

Distância entre eixosmm

3030

Vias, dianteira/traseiramm

1654/1659

Diâmetro de viragemm

10,90

Capacidade da bagageira, VDAl

520-1675

Peso em vazio / peso bruto admissível / carga útil máximakg

2600/3195/595

Peso máximo do reboque (com travões / sem travões)kg

1800/750

Prestações, consumo de energia elétrica e autonomia
Aceleração 0-100 km/hs

4,3

Velocidade máximakm/h

210

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado (WLTP)[5]

kWh/100 km

25.1–22.0
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

0
Autonomia (WLTP)5

km

431-488
    

 

Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ SUV

Cadeia cinemática e bateria
Motores elétricosTipo

Dois motores síncronos de excitação permanente

Potência máximakW (CV)

460 (626)/505 (687) com pack AMG DYNAMIC PLUS

Binário máximoNm

950/1000 com pack AMG DYNAMIC PLUS

Sistema de tração 

Tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+

Tipo de bateria Iões de lítio
Tensão máxima

V

328
Capacidade de armazenamento da bateria, útil

kWh

90,6
Capacidade máxima de recuperação

kW

260
Potência de carregamento AC máxima (de série/opcional)

kW

11/22
Potência de carregamento DC máxima

kW

170
Suspensão
Eixo dianteiro

AMG RIDE CONTROL+ com suspensão dianteira de quatro braços, amortecedores pneumáticos, Sistema de Amortecimento Adaptativo e controlo de estabilidade ativo da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL

Eixo traseiro

AMG RIDE CONTROL+ com suspensão traseira independente de cinco braços, amortecedores pneumáticos, Sistema de Amortecimento Adaptativo e controlo de estabilidade ativo da carroçaria

Sistema de travagem

Sistema de travagem hidráulico de duplo circuito; eixo dianteiro: discos de travão de 415 x 33 mm, ventilados internamente e perfurados, pinça de travão fixa em alumínio de 6 êmbolos; eixo traseiro: discos de travão de 378 x 22 mm, ventilados internamente e perfurados, pinça de travão flutuante em alumínio de 1 êmbolo; travão de estacionamento elétrico, ABS, Assistente de Travagem, ESP® de 3 níveis

Direção

Direção assistida eletromecânica progressiva de pinhão e cremalheira, com relação de transmissão variável (12.8:1 no ponto morto) e assistência variável, direção do eixo traseiro de série (9.0°)

Jantesdianteiras: 9.5 J x 21 ET42; traseiras: 9.5 J x 21 ET42
Pneusdianteiros: Michelin Pilot Sport EV MO1 275/40 R21; traseiros: Michelin Pilot Sport EV MO1 275/40 R21
Dimensões e pesos
Número de portas/bancos 

4/5

Comprimento/largura[6]/alturamm

4879/1931/1672

Distância entre eixosmm

3030

Vias, dianteira/traseiramm

1654/1659

Diâmetro de viragemm

10,90

Capacidade da bagageira, VDAl

520-1675

Peso em vazio / peso bruto admissível / carga útil máximakg

2690/3195/505

Peso máximo do reboque (com travões / sem travões)kg

1800/750

Prestações, consumo de energia elétrica e autonomia
Aceleração 0-100 km/hs

 até 3.5 (com pack AMG DYNAMIC PLUS)

Velocidade máximakm/h

220 / 240 (com pack AMG DYNAMIC PLUS)

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado (WLTP)[7]

kWh/100 km

27.8-22.6
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

0
Autonomia (WLTP)7

km

375–470
    

 


 

[1] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Os dados confirmados pela TÜV, a homologação CE e o certificado de conformidade com os valores oficiais ainda não estão disponíveis. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[2] Tempo de carregamento em postos de carregamento rápido de corrente contínua com 500 A. Os dados dos tempos de são provisórios e foram obtidos internamente de acordo com o método de certificação "Procedimento de teste WLTP". Os dados confirmados pela TÜV, a homologação CE e o certificado de conformidade com os valores oficiais ainda não estão disponíveis. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[3] Este valor diz respeito à potência elétrica que é fornecida à bateria devido à recuperação de energia. Pode ser alcançado em condições ambientais ótimas em função, entre outros fatores, do estado de carga e da temperatura. É possível que ocorram variações.

[4] Sem espelhos exteriores

[5] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Os dados confirmados pela TÜV, a homologação CE e o certificado de conformidade com os valores oficiais ainda não estão disponíveis. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[6] Sem espelhos exteriores

[7] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Os dados confirmados pela TÜV, a homologação CE e o certificado de conformidade com os valores oficiais ainda não estão disponíveis. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.