Sintra,
12
Dezembro
2022
|
18:13
Europe/Lisbon

O novo Mercedes-AMG GT2 expande o programa de desporto automóvel de equipas privadas

A Mercedes-AMG continua a expandir o seu programa de desporto automóvel de equipas privadas: na temporada de 2023, um modelo GT2 irá complementar o bem-sucedido portfólio de modelos GT3 e GT4 da marca de Affalterbach. O novo Mercedes-AMG GT2 é o modelo de competição homologado mais potente nos doze anos de história do programa de desporto automóvel de equipas privadas. O GT2 oferece o habitual nível de segurança extremamente elevado dos modelos de competição AMG e integra inúmeras novas tecnologias de competição. Desta forma, a versão GT2 destaca-se como um pack completo atrativo para condutores amadores e ambiciosos em particular. Com a apresentação do novo modelo, a Mercedes-AMG realça a sua ambição de assumir um papel de liderança também na competição GT2 internacional.

Com o Mercedes-AMG GT2, a Marca de automóveis de elevado desempenho e desportivos de Affalterbach começa um novo capítulo no segmento do desporto automóvel de equipas privadas. O modelo de competição preenche a lacuna entre o Mercedes-AMG GT3 e o Mercedes-AMG GT4. Enquanto o GT3 é cada vez mais utilizado por pilotos profissionais e o GT4 assinala principalmente a entrada no mundo da competição GT, o GT2 destina-se particularmente a um grupo de condutores menos experientes. Para estes, com os regulamentos do GT2 introduzidos em 2020, a Stéphane Ratel Organisation (SRO) criou uma plataforma atrativa com cada vez mais competições internacionais.

Uma característica notável do novo Mercedes-AMG GT2 é a sua potência máxima: com 707 cv, o novo membro da família de desporto automóvel de equipas privadas posiciona-se acima do GT3, quer em termos de potência quer em termos de velocidade máxima. A fonte desta potência é o motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros com uma cambota plana. A potência é transmitida através de uma caixa de 6 velocidades sequencial de competição, com relações de transmissão modificadas. Tal como em todos os modelos GT, a caixa de velocidades está instalada no eixo traseiro e está ligada ao motor através de um tubo de transmissão em fibra de carbono, rígido à torção e à flexão. A suspensão inclui amortecedores com uma ampla gama de afinação desportiva e barras estabilizadoras ajustáveis.

O exterior do Mercedes-AMG GT2 reflete o mesmo idioma de design expressivo que os restantes modelos de competição para equipas privadas da Marca de Affalterbach: desde a secção dianteira larga com entradas de ar de grandes dimensões até à traseira musculada, todos os detalhes são criados com o objetivo de obtenção do máximo desempenho. O capot em fibra de carbono inclui uma saída de ar de grandes dimensões, enquanto as designadas lamelas que também influenciam o desempenho aerodinâmico foram integradas nas asas em carbono no eixo dianteiro.

A asa traseira totalmente desenvolvida de raiz, montada num apoio em forma de pescoço de cisne, é outro destaque aerodinâmico do Mercedes-AMG GT2. A asa singular de grandes dimensões é ajustável em vários níveis e contribui significativamente para um comportamento preciso. Como já é habitual nos modelos de deporto automóvel para equipas privadas AMG, a versão GT2 também se destaca pela sua estabilidade extremamente fiável. Desta forma, os condutores menos experientes também podem ganhar confiança rapidamente. Um novo desenvolvimento importante para a utilização em competição automóvel é a fixação das rodas: o Mercedes-AMG GT2 integra um inovador sistema de fixação central das rodas. Isto permite mudanças ainda mais rápidas e fiáveis das jantes de liga leve de 18”.

A ergonomia funcional de competição prevalece no posto de condução do Mercedes-AMG GT2. O ecrã digital (DDU - Digital Display Unit) de última geração é uma inovação no campo de visão central do condutor. O painel de instrumentos totalmente programável integra um ecrã de alta resolução. Isto torna a sua utilização extremamente intuitiva. Outra novidade exclusiva é o novo volante multifunções, que a Mercedes-AMG desenvolveu em conjunto com os especialistas de simuladores de corridas da Cube Controls. Oferece novos níveis de ergonomia, funcionalidade e controlo.

Para assegurar a ótima proteção dos ocupantes, o Mercedes-AMG GT2 utiliza o conceito de segurança pioneiro que também tem sido utilizado nos modelos GT3 e GT4. Este inclui, entre outros, sistemas de assistência à condução específicos da competição automóvel, como o controlo de tração multiajustável ou o ABS de competição de última geração. O interior do automóvel é protegido por uma gaiola de proteção em aço aparafusada à carroçaria tubular em alumínio. A célula de segurança do condutor em carbono inclui um cinto de segurança de seis pontos e almofadas ajustáveis dos bancos ergonómicos. As redes de proteção, uma escotilha de evacuação no tejadilho, um depósito de combustível de segurança em carbono e um poderoso sistema de extinção de incêndio de competição complementam os vastos equipamentos de segurança do Mercedes-AMG GT2.

As equipas privadas irão receber o Mercedes-AMG GT2 numa fase de total amadurecimento. O novo modelo será sujeito a testes exaustivos nas próximas semanas, nos circuitos da próxima temporada da competição GT2 European Series, entre outros. Após os vários testes, também está previsto um teste de resistência em condições de competição. As equipas que correm com o Mercedes-AMG GT2 irão usufruir do apoio completo do programa de desporto automóvel de equipas privadas da Mercedes-AMG em todo o mundo. Tal como nos modelos GT3 e GT4, o apoio técnico é garantido pelos especialistas de desporto automóvel na HWA AG. Como parceiro de desenvolvimento e produção da Mercedes-AMG, a HWA AG executa todos os serviços de manutenção e reparação. As vendas do Mercedes-AMG GT2 terão início no decorrer da temporada de 2023.

  

Resumo do novo Mercedes-AMG GT2 

Motor

Motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros com cambota plana

Cilindrada

3.982 cm3

Potência

até 707 cv (520 kW)*

Binário máximo

até 800 Nm

Cadeia cinemática

configuração da transmissão: motor dianteiro, caixa de velocidades no eixo traseiro, ligados pelo tubo de transmissão

Caixa de velocidades

AMG de 6 velocidades sequencial com diferencial autoblocante mecânico (ajustável) e alojamento em magnésio, bem como patilhas de mudança no volante; comando pneumático

Carroçaria

carroçaria tubular em alumínio; gaiola de proteção em aço de elevada resistência

Segurança

célula de segurança do condutor em carbono de acordo com a mais recente norma da FIA, almofadas do banco ajustáveis e apoio de cabeça integrado, bem como escotilha de evacuação no tejadilho; poderoso sistema de extinção de incêndio de competição

Chassis

duplo triângulo da suspensão em alumínio nos eixos dianteiro e traseiro; amortecedores desportivos com ajuste das forças de retorno e de compressão, barras estabilizadoras ajustáveis

Aerodinâmica

asa traseira ajustável em vários níveis

Sistemas eletrónicos de controlo

sistema eletrónico de competição com controlo de binário; sistemas de assistência à condução otimizados: AMG TRACTION CONTROL, ABS de competição multiajustável de última geração, sistemas elétricos de competição de elevada resistência e de fácil manutenção

Direção

direção assistida eletromecânica 

Travões

sistema de travagem de competição com ABS ajustável, ajuste da distribuição da força de travagem através dos discos de travão compósitos ventilados com orientação do ar de arrefecimento específica; pinças de travão de 6 êmbolos no eixo dianteiro, pinças de travão de 4 êmbolos no eixo traseiro; discos de travão com diâmetro de 395 / 355 mm nos eixos dianteiro e traseiro respetivamente 

Jantes

jantes de liga leve AMG com fixação central, 
dianteiras: 12x18“, traseiras: 13x18“

Pneus

Dianteiros: 325/660-18 lisos / traseiros: 325/705-18 lisos

Peso

< 1.400 kg (incluindo o ar condicionado)

Capacidade do depósito de combustível

120 l (depósito de combustível de segurança para competição)

*em função da categorização BoP