Sintra,
26
Outubro
2023
|
18:59
Europe/Lisbon

O novo Mercedes-AMG GLE 53 híbrido plug-in: elevado desempenho no dia a dia

  • Potência combinada do motor de combustão e do motor elétrico de 400 kW (544 CV)
  • Bateria de elevada capacidade para uma longa autonomia elétrica
  • Disponível nas variantes SUV e Coupé
  • Chassis recém-desenvolvido para uma experiência de condução dinâmica e vasto equipamento de série

Com o novo Mercedes-AMG GLE 53 e 4MATIC+ na variante SUV (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 1.5‑1.3 l/100 km, emissões de CO₂ em ciclo combinado, ponderado: 33‑29 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado: 30.0-28.7 kWh/100 km)[1] e na variante Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 1.4-1.2 l/100 km, emissões de CO₂ em ciclo combinado, ponderado: 31‑27 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado: 29.2‑28.0 kWh/100 km)1 a marca de modelos desportivos e de elevado desempenho de Affalterbach complementa o seu portfólio de modelos com um híbrido plug-in extremamente prático para a utilização no dia a dia e com uma longa autonomia elétrica.

A base para a experiência de condução desportiva é o motor de combustão sobrealimentado, de 3.0 litros e seis cilindros em linha. Para a sua utilização no modelo híbrido, o motor conhecido do GLE convencional foi novamente alvo de extensas alterações. Com 330 kW (449 CV) de potência, produz agora mais 10 kW (14 CV) comparativamente à versão anterior. As medidas de atualização incluem o software reprogramado e um permutador de arrefecimento adicional. Foi possível omitir o compressor elétrico adicional no modelo híbrido pois o motor elétrico assume a tarefa de suplementar a força de tração do veículo. Como resultado, o motor de 3.0 litros reage de forma extremamente espontânea e fornece uma resposta particularmente dinâmica.

O motor de seis cilindros em linha é combinado com um motor elétrico de 100 kW, uma bateria de tração com uma capacidade de 31.2 kWh e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. A elevada potência específica da cadeia cinemática híbrida é alcançada através da utilização de um motor síncrono de rotor interno com excitação permanente. O binário máximo do motor elétrico de 480 Nm está disponível logo a partir da primeira rotação e assegura uma elevada agilidade mesmo no arranque.

A potência do sistema de 400 kW (544 CV) e o binário máximo do sistema de 750 Nm permitem um desempenho de condução impressionante: a aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em apenas 4,7 segundos. A força de tração só termina à velocidade de 250 km/h, limitada eletronicamente. O veículo pode ser conduzido em modo puramente elétrico até à velocidade de 140 km/h. Com uma autonomia elétrica de 80‑93 km (SUV) e de 82‑93 km (Coupé) de acordo com o WLTP, a maioria das deslocações do dia a dia podem ser realizadas em modo puramente elétrico. O veículo está equipado com um carregador de bordo com uma potência de carregamento de 11 kW, que permite carregar o veículo com corrente alternada. Além disso, está disponível como opção um carregador rápido de corrente contínua de 60 kW. Este permite carregar a bateria de 10 até 80 % em 20 minutos.

Visual renovado e elementos de design específicos de modelos híbridos

O novo Mercedes‑AMG 53 e 4MATIC+ adotou as inúmeras alterações de design e de equipamento das versões convencionais do modelo GLE, que têm estado disponíveis desde a primavera de 2023. Além disso, o híbrido plug-in pode ser reconhecido por elementos de design específicos no interior e no exterior. A entrada de ar de arrefecimento integrada no centro da proteção frontal está aberta, uma vez que aqui se encontra um permutador de arrefecimento adicional. As insígnias específicas do modelo híbrido nos guarda-lamas dianteiros e na traseira indicam uma cadeia cinemática eletrificada. O GLE 53 e 4MATIC+ está equipado de série com jantes de liga leve de 21 polegadas. O sistema de travagem de elevado desempenho AMG integra discos de travão ventilados internamente com 400 x 38 milímetros e pinças fixas de seis êmbolos no eixo dianteiro e discos de travão de 370 x 32 milímetros e pinças flutuantes de um êmbolo no eixo traseiro.

No interior, o sistema de informação e de entretenimento MBUX inclui vários ecrãs e funções específicos do modelo híbrido. Estes incluem o menu de carregamento e indicadores no painel de instrumentos e no ecrã multimédia, que fornecem informação sobre, entre outros, o estado do carregamento e a temperatura da bateria de alta tensão, bem como a autonomia elétrica.

Equipamento de série amplamente melhorado

O novo Mercedes‑AMG 53 e 4MATIC+ adota a lógica de oferta de equipamento do AMG GLE 53, que responde precisamente às pretensões de equipamento mais frequentes dos clientes. O equipamento de série do SUV inclui, entre outros, o teto panorâmico elétrico, aquecimento dos bancos dianteiros, assistente de luzes de máximos adaptativas e integração de smartphone. Adicionalmente, o sistema de escape AMG, o sistema de som surround Burmester®, o Pack Memórias, o Pack Parking com câmara de 360º, o Pack KEYLESS GO e o assistente de ângulo morto fazem parte do equipamento de série. Está também disponível a última geração do volante AMG Performance. Os botões de controlo AMG no volante impressionam com os seus ecrãs brilhantes e utilização intuitiva. Permitem controlar funções de condução importantes e todos os programas da transmissão, sem retirar as mãos do volante. Opcionalmente, o volante pode ser equipado com com visual em carbono. O equipamento de série no coupé é ainda mais extenso: o ar condicionado para os bancos dianteiros, a função de realidade aumentada do MBUX e os faróis MULTIBEAM LED também são equipamento de série.

Chassis recém-desenvolvido

A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL com amortecimento adaptativo foi especificamente desenvolvida e para os requisitos do GLE 53 e 4MATIC+ com novos hardware e software. Fornece uma combinação equilibrada de isolamento acústico adequado para uma condução puramente elétrica com um caráter extremamente desportivo, típico da AMG.

Além das novas barras estabilizadoras passivas nos eixos dianteiro e traseiro, o híbrido integra novos batentes amortecedores na suspensão dianteira e amortecedores completamente novos no eixo traseiro. O software também foi totalmente reprogramado. A afinação do chassis, o ESP®, o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável e a direção, que foram adaptados precisamente para a cadeia cinemática híbrida, permitem uma experiência de condução equilibrada e segura, mas também dinâmica e confiante.

Os programas de condução AMG proporcionam uma experiência de condução variada

Desde eficiente a dinâmico: os programas de condução do AMG DYNAMIC SELECT foram adaptados precisamente à cadeia cinemática do híbrido plug-in. Ajustam parâmetros importantes como a resposta da cadeia cinemática, da caixa de velocidades, da direção, do amortecimento do chassis e do som. Por predefinição, o modelo 53 eletrificado inicia a marcha silenciosamente no programa de condução “Electric” quando o motor elétrico está ligado. O símbolo "Ready" no painel de instrumentos sinaliza que o veículo está pronto a ser conduzido.

Além dos conhecidos programas de condução “Comfort”, “Sport”, Sport+”, “Smoothness” e “Individual”, existem dois programas de condução específicos do modelo híbrido no novo Mercedes‑AMG 53 e 4MATIC+. Com o programa “Electric” é possível conduzir em modo puramente elétrico desde arranque até à velocidade de 140 km/h. Se a bateria estiver descarregada ou se o condutor subitamente solicitar mais potência (por ex., para uma rápida manobra de ultrapassagem), a estratégia de funcionamento inteligente comuta automaticamente: o motor de combustão é ligado e assume por breves instantes a tarefa de fornecer força de tração ao veículo.

No programa de condução “Battery Hold”, o motor de combustão e o motor elétrico funcionam com uma potência máxima de cerca de 25 %, tal como no programa de condução “Comfort”. A maior diferença está no facto de a estratégia de funcionamento manter o estado de carga da bateria constante. Por exemplo, se o estado de carga da bateria for igual a 75 %, a carga da bateria irá permanecer neste valor se o programa de condução “Battery Hold” for selecionado. A utilização do motor elétrico é então limitada e otimizada para um baixo consumo de energia, que é compensada, por exemplo, pela recuperação de energia. Ao mudar de programa de condução, os condutores podem decidir se pretendem utilizar toda a carga da bateria novamente, por exemplo, para a condução em zonas urbanas.

Quando o veículo é conduzido em modo puramente elétrico, o Sistema de Alerta Acústico do Veículo legalmente obrigatório alerta os peões na zona circundante ao veículo de que o híbrido desportivo se aproxima. É emitido um som AMG especialmente criado, de baixa frequência e modulado em função da velocidade. Este é emitido para o exterior através de um altifalante na secção dianteira e de uma barra sonora com dois altifalantes na secção traseira. Parte do som também pode ser ouvida discretamente no interior como resposta acústica para os passageiros. Na União Europeia, o sistema é ativado e mantido ativo até à velocidade de 20 km/h. Posteriormente, o som de propulsão elétrica desvanece suavemente.

Resumo dos dados mais importantes

  

Mercedes-AMG GLE 53 e 4MATIC+ 
SUV

Mercedes-AMG GLE 53 e 4MATIC+ Coupé

Número/disposição dos cilindros 

6/em linha

6/em linha

Cilindrada

cm3

2999

2999

Potência máxima do motor a gasolina

kW/CV

330/449

330/449

às

1/min

5.800-6.100

5.800-6.100

Potência máxima do motor a gasolina

Nm

560

560

às

1/min

2.200-5.000

2.200-5.000

Potência máxima do motor elétrico

kW

100

100

Binário do motor elétrico

Nm

480

480

Potência do sistema

kW/CV

400/544

400/544

Binário do sistema (Nm)

Nm

750

750

Capacidade total da bateria

kWh

31.2

31.2

Aceleração 0-100 km/h

s

4.7

4.7

Velocidade máxima[2]

km/h

250

250

Velocidade máxima em modo elétrico

km/h

140

140

Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP)[3]

l/100 km

1,5-1,3

1,4-1,2

Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP)

g/km

33-29

31-27

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP)

kWh/100 km

30,0-28,7

29,2-28,0

Autonomia elétrica (EAER, WLTP)

km

80-93

82-93


[1] Os valores declarados são os valores WLTP de CO₂ determinados de acordo com o Nº3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica e a autonomia foram determinados com base no Regulamento 2017/1151/UE.

[2] limitada eletronicamente

[3] Os valores declarados são os valores de CO2 WLTP determinados de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. Os valores de consumo de combustível foram calculados com base nestes valores. O consumo de energia e a autonomia foram determinados com base no regulamento 2017/1151/EU.