Sintra,
22
Setembro
2022
|
17:12
Europe/Lisbon

O novo Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE: o início da uma nova era

• Híbrido desportivo com adoção de tecnologia da Formula 1™

• Motor dianteiro de 2.0 litros e motor elétrico no eixo traseiro para uma potência total do sistema de 500 kW (680 CV)

• O motor de quatro cilindros mais potente do mundo com uma potência específica de 350 kW (476 CV)

• Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ e direção ativa do eixo traseiro

 

O novo Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 6.9 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas: 156 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado: 11.7 kWh/100 km)[1]  tem uma importância decisiva nos 55 anos de história da AMG. Com o saber-fazer da Formula 1™, traz as tecnologias de ponta do desporto automóvel para a estrada. Um motor elétrico de duas relações instalado no eixo traseiro apoia o motor turbo de 2.0 litros instalado longitudinalmente na dianteira. Este é o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo. A entrega de potência e de binário processa-se de forma extremamente espontânea e sem atraso: tal como na Formula 1™, a assistência elétrica ao turbocompressor dos gases de escape elimina o atraso do turbo na alimentação de ar do motor de combustão, ao mesmo tempo que o motor elétrico fornece tração de forma vigorosa no arranque. A cadeia cinemática elétrica e a bateria de elevado desempenho de 400 V são desenvolvimentos internos exclusivos da AMG. Realçam as elevadas competências de engenharia dos engenheiros de desenvolvimento de Affalterbach. Tal como na Formula 1™, a bateria é projetada especificamente para um rápido fornecimento de energia com um inovador arrefecimento direto das células. A potência do sistema combinado é de 500 kW (680 CV), enquanto o binário máximo do sistema combinado é de 1030 Nm. Estes são novos valores máximos para o Classe C.

Outros destaques do novo modelo, que está a ser lançado simultaneamente nas variantes Limousine e Station: pela primeira vez num C 63, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ é utilizado para transmitir força de tração à estrada e inclui um modo da transmissão Drift para um prazer de condução ainda superior. A isto acrescenta-se a direção ativa do eixo traseiro de série, outro equipamento único neste segmento.

Tal como na Fórmula 1, a bateria foi especificamente projetada para uma rápida entrega de potência e descarga. A autonomia elétrica de 13 quilómetros revela viabilidade prática para o dia a dia, por exemplo, para circular em cidade ou em zonas residenciais.

 

Design expressivo com o atraente para-choques dianteiro

A forma segue a função: o design do novo C 63 S difere do design do Mercedes-Benz Classe C com as suas proporções mais musculadas. As variantes Limousine e Station são ambas baseadas numa carroçaria AMG amplamente modificada. A secção dianteira é 50 milímetros mais comprida e as asas dianteiras são mais largas. Em suma, as dimensões exteriores gerais diferem consideravelmente das do Mercedes-Benz Classe C. Em termos de comprimento, as variantes Limousine e Station medem mais 83 milímetros. A maior largura do eixo dianteiro resulta numa largura total da secção dianteira com mais 76 milímetros. E a distância entre eixos cresceu cerca de dez milímetros. Em suma, isto resulta numa configuração que confere ao novo C 63 S uma aparência poderosa, alongada e musculada.

Uma nova característica distintiva e exclusiva do C 63 S é a saída de ar estreita no centro do capot, que transita elegantemente para as duas cúpulas. Um pequeno detalhe, mas particularmente requintado: pela primeira vez num modelo Mercedes-AMG produzido em série, uma insígnia redonda com um emblema AMG preto substitui a estrela Mercedes com a coroa de louros no capot. Outros elementos típicos incluem a grelha do radiador específica da AMG com aletas verticais e o para-choques dianteiro AMG em forma de asa de avião. Os apêndices aerodinâmicos, as entradas de ar de grandes dimensões e os defletores de ar direcionam o ar especificamente para as suas várias funções. O AIR PANEL, constituído por dois conjuntos de persianas ajustáveis controladas eletronicamente (atrás da grelha do radiador e no para-choques dianteiro), permitem regular o fluxo do ar conforme necessário.

As saias laterais, o para-choques traseiro com difusor de grandes dimensões bem como os dois revestimentos trapezoidais externamente nervurados das duplas ponteiras de escape completam o design. Os detalhes exclusivos na traseira incluem o spoiler especial na tampa da bagageira (spoiler no tejadilho na variante Station), a tampa da tomada de carregamento e a designação do modelo com um fundo vermelho. A insígnia "E PERFORMANCE" nas asas indica uma cadeia cinemática híbrida. O C 63 S está equipado de série com jantes de liga leve AMG de 19 polegadas e uma combinação de pneus de medidas diferentes. Opcionalmente, estão disponíveis combinações de jantes e pneus de 20 polegadas, igualmente com combinação de pneus de medidas diferentes, onde se inclui uma nova jante forjada.

Várias pinturas e equipamentos estão também disponíveis para proporcionar uma maior individualização. A pintura cinza grafite mate está disponível exclusivamente para o C 63 S. O design exterior pode ser ainda mais acentuado com os packs exteriores AMG em Fibra de Carbono, os packs Night AMG ou o pack AMG Aerodynamics.

 

Interior elegante com a nova geração de bancos AMG Performance

No interior, os bancos desportivos AMG com um design especial e um estofo com pesponto reforçam o requinte e o carácter distinto deste modelo. Estão também disponíveis outras opções de equipamento para o interior. As cores exclusivas e os vários revestimentos em pele napa com insígnia AMG estampada nos apoios de cabeça dianteiros salientam o carácter desportivo ou luxuoso do C 63 S.

O banco AMG Performance de segunda geração totalmente redesenhado está disponível como equipamento opcional. A sua característica especial é o apoio lombar com aberturas, que permitem não só reduzir o peso mas também uma melhor ventilação. Se for selecionado o revestimento em pele napa, este também inclui uma cor contrastante para um maior destaque. A forma do encosto do banco afunila até à sua secção inferior. O logótipo AMG está agora posicionado entre as aberturas cromadas mate abaixo do apoio de cabeça integrado.

 

Sistema multimédia MBUX com ecrãs específicos do sistema híbrido

O sistema de informação e de entretenimento MBUX inclui vários ecrãs e funções específicos da AMG e do sistema híbrido. Estes incluem ecrãs especiais no painel de instrumentos, no ecrã central multimédia com orientação de retrato na consola central e no ecrã projetado opcional.

A aparência do painel de instrumentos pode ser personalizada com diferentes estilos de indicação e vistas principais individualmente selecionáveis. O estilo de exibição Supersport específico da AMG disponibiliza a opção de apresentar vários conteúdos através de uma estrutura de menu vertical. Estes incluem um menu com temperaturas específicas do sistema híbrido ou um menu de configuração que apresenta as configurações atuais da suspensão ou da caixa de velocidades. Além disso, também é possível exibir um mapa de navegação ou os dados do consumo no estilo Supersport.

Os estilos de exibição específicos da AMG, como o Race e o Supersport também podem ser utilizados no ecrã projetado. Estes podem ser acedidos através do menu principal no painel de instrumentos. Gráficos de alta qualidade no ecrã multimédia também são apresentados de uma forma específica da AMG juntamente com diversos dados como o fluxo de energia de toda a cadeia cinemática, a rotação do motor, a potência, o binário e a temperatura do motor elétrico, bem como a temperatura da bateria.

A isto acrescenta-se o botão de atalho para aceder aos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT. O AMG TRACK PACE, o registador de dados para utilizar em pista, também está integrado. O software regista mais de 80 dados específicos do veículo como a velocidade, a aceleração, o ângulo da direção e a atuação do pedal dos travões, dez vezes por segundo durante a condução numa pista. Adicionalmente, os tempos por volta e por setor são apresentados.

 

Volante AMG Performance

O volante AMG Performance de série, com o seu design distintivo de raios duplos e os botões de controlo perfeitamente integrados, acrescenta também uma qualidade visível ao interior. Os botões de controlo do volante AMG posicionados com uma lógica de funcionamento perfeita rotação e pressão, permite ao condutor controlar importantes funções de condução, sem retirar as mãos do volante. Como novo equipamento, é possível selecionar os níveis de recuperação de energia da cadeia cinemática híbrida através dos botões de controlo do volante.

 

Cadeia cinemática híbrida E-Performance específica da AMG: motor de combustão na secção dianteira, motor elétrico na secção traseira

No novo Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE, o motor turbo de quatro cilindros e 2.0 litros de cilindrada é combinado com um motor elétrico síncrono de excitação permanente, uma bateria de elevado desempenho desenvolvida em Affalterbach e com um sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. A potência do sistema de 500 kW (680 CV) e o binário máximo do sistema de 1020 Nm permitem um desempenho de condução impressionante: as variantes Limousine e Station aceleram dos 0 aos 100 km/h em 3.4 segundos. A aceleração só termina à velocidade máxima limitada eletronicamente de 280 km/h (270 km/h na variante Station, em ambos os casos com o pack AMG Driver opcional).

O motor elétrico de 150 kW (204 CV) está instalado no eixo traseiro, onde está integrado com uma caixa de velocidades de duas relações de comando elétrico e com o diferencial traseiro eletrónico de deslizamento limitado, numa unidade de propulsão elétrica compacta (EDU). Os especialistas designam esta configuração como sistema híbrido P3. A bateria de elevado desempenho e baixo peso também está instalada na secção traseira acima do eixo traseiro. Este design compacto tem várias vantagens:

• O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e pode portanto converter a sua potência elétrica em propulsão de forma mais direta - para uma potência suplementar no início da marcha, durante a aceleração ou em situações de ultrapassagem.

• O design inerente do motor elétrico significa que o seu binário máximo pode ser fornecido imediatamente, permitindo efetuar um arranque do veículo de forma particularmente ágil.

• Além disso, o condutor sente imediatamente um aumento do desempenho graças ao diferencial traseiro de deslizamento limitado com controlado eletrónico integrado: o modelo híbrido acelera à saída das curvas de forma ainda mais ágil.

• Se ocorrer o deslizamento limitado do eixo traseiro, a força de tração do motor elétrico também é transferida às rodas dianteiras conforme necessário por forma a aumentar a tração do veículo. Isto é possível com a ligação mecânica do sistema de tração integral totalmente variável, através de um veio de transmissão e dos semieixos das rodas dianteiras.

• O posicionamento no eixo traseiro melhora a distribuição do peso bem como a distribuição da carga pelos eixos do veículo e cria a base para um comportamento convincente.

• O conceito AMG oferece uma eficiência de recuperação de energia extremamente elevada, pois o sistema apenas permite perdas mecânicas e hidráulicas mínimas do motor e da caixa de velocidades.

• A caixa automática de duas velocidades no eixo traseiro com a sua relação de transmissão especialmente calibrada assegura uma ampla gama de funcionamento desde um elevado binário para um arranque rápido até uma potência contínua a velocidades elevadas. Um atuador elétrico engrena a segunda relação a uma velocidade do veículo aproximadamente igual a 140 km/h, que corresponde à rotação máxima do motor elétrico de cerca de 13,500 rpm.

• Com o aumento do desempenho devido ao motor elétrico adicional, a equipa de desenvolvimento conseguiu melhorar a eficiência de todo o veículo e ao mesmo tempo reduzir as emissões e o consumo.

 

Inspirada pela Formula 1, desenvolvida em Affalterbach: a bateria de elevado desempenho da AMG

Quando a estratégia de eletrificação estava em processo de definição, era claro desde o início que todos os componentes essenciais seriam desenvolvidos em Affalterbach. Entre estes está a bateria de elevado desempenho da AMG (HPB). O desenvolvimento da bateria de iões de lítio foi inspirado pelas tecnologias já comprovadas nos monolugares de competição híbridos da equipa Mercedes-AMG Petronas F1. No decurso do desenvolvimento, ocorreu uma troca intensa de conhecimentos especializados entre a fábrica de motores High Performance Powertrains (HPP) para a Fórmula 1 em Brixworth e a Mercedes-AMG em Affalterbach. Para aumentar o desempenho geral do veículo, a bateria de elevado desempenho da AMG combina a elevada potência, que pode ser solicitada frequentemente, com o baixo peso. A isto acrescenta-se ainda a capacidade de fornecimento rápido de energia e a elevada densidade de armazenamento de energia. Isto significa que, durante uma condução desportiva em estrada de montanha, por exemplo, os condutores podem explorar imediatamente toda a potência disponível em troços de subida, enquanto a recuperação de energia é também intensa em troços de descida.

 

Potência contínua de 70 kW e potência máxima de 170 kW

A bateria de elevado desempenho no C 63 S E PERFORMANCE tem uma capacidade de 6.1 kWh, fornece uma potência contínua de 70 kW e uma potência máxima de 150 kW durante dez segundos consecutivos. O baixo peso de apenas 89 quilos permite uma energia específica extremamente elevada de 1.7 kW/kg. Em termos de comparação, as baterias convencionais sem arrefecimento direto das células atingem cerca de metade deste valor. O carregamento é realizado através do carregador de bordo de 3.7 kW, num posto de carregamento, na wallbox ou numa tomada elétrica residencial. A bateria foi projetada para fornecer e descarregar energia rapidamente e não para a máxima autonomia possível. Todavia, a autonomia elétrica de 13 quilómetros permite uma utilização prática do veículo no dia a dia, por exemplo, para uma condução silenciosa e sem emissões desde uma zona residencial até aos arredores da cidade.

 

O impulso à inovação: o arrefecimento direto das células da bateria

A base para o elevado desempenho da bateria de 400 V da AMG é o inovador sistema de arrefecimento direto: pela primeira vez, o moderno líquido de arrefecimento baseado em líquido não condutor de eletricidade circula em torno das 560 células e arrefece-as individualmente. Todas as baterias necessitam de funcionar a uma determinada temperatura para uma ótima entrega de energia. Se a bateria arrefecer ou aquecer demasiado, perde energia ou será necessário regular a sua temperatura para evitar danos na eventualidade de aquecer excessivamente. A temperatura consistente da bateria tem portanto uma influência decisiva no seu desempenho, vida útil e na segurança. Os sistemas de arrefecimento convencionais, que apenas arrefecem com ar ou com água indiretamente todo o pack da bateria, rapidamente atingem os seus limites - especialmente à medida que os requisitos continuam a aumentar devido às células com uma energia específica cada vez mais elevada. Se a gestão térmica não cumprir otimamente a sua função, a bateria pode deteriorar-se prematuramente.

Para o arrefecimento direto, os especialistas da AMG tiveram que desenvolver novos módulos de arrefecimento com uma espessura de apenas alguns milímetros. Cerca de 14 litros de líquido de arrefecimento circulam por todas as células da bateria desde a secção superior até à secção inferior, com o auxílio de uma bomba elétrica de elevada potência, circulando também através de um permutador de calor óleo/água instalado diretamente na bateria. Esta solução permite transferir o calor para um dos dois circuitos de baixa temperatura do veículo, e a partir deste para o radiador de baixa temperatura na secção dianteira do veículo onde é dissipado para o ar exterior. O sistema foi projetado para assegurar uma distribuição homogénea de calor na bateria.

Como resultado, a bateria funciona sempre dentro de uma gama de temperatura ótima em torno dos 45 graus Celsius, independentemente da frequência do carregamento ou do descarregamento. Poderá ocorrer um aumento da temperatura média quando o veículo é conduzido a alta velocidade. Os mecanismos de proteção estão portanto configurados por forma a que possa ser obtido o desempenho máximo da bateria, com o subsequente arrefecimento até à temperatura pretendida através do arrefecimento direto. Os sistemas de arrefecimento convencionais não conseguem satisfazer estes requisitos e portanto torna-se impossível explorar todo o potencial da bateria. Não é o caso da bateria de elevado desempenho da AMG: mesmo durante voltas rápidas em modo híbrido no autódromo, onde a aceleração (a bateria é descarregada) e a desaceleração (a bateria é carregada) são frequentes, o sistema de armazenamento de energia mantém o seu elevado desempenho.

Apenas o arrefecimento direto efetivo permite utilizar células com uma energia específica extremamente elevada. Graças a esta solução individual, o sistema de bateria é particularmente leve e compacto. O baixo peso deve-se também ao conceito de barramentos, que permitem reduzir o material utilizado, e à estrutura do alojamento em alumínio de proteção contra o impacto, que é leve e ao mesmo tempo resistente. Assegura o máximo nível de segurança.

 

Estratégia de funcionamento: energia elétrica sempre disponível

A estratégia de funcionamento básica deriva do powerpack híbrido dos monolugares da equipa Mercedes-AMG Petronas de Fórmula 1. Tal como na classe rainha do desporto automóvel, a propulsão máxima está sempre disponível quando o condutor a solicita ao pressionar totalmente o pedal do acelerador - por exemplo, para uma aceleração rápida à saída das curvas, ou aquando de uma ultrapassagem. A energia elétrica pode ser sempre solicitada e frequentemente recuperada através do elevado desempenho de recuperação e da recarga em função das necessidades. O conceito de bateria específico do veículo permite alcançar o ótimo compromisso entre a máxima dinâmica de condução e a eficiência contemporânea. Todos os componentes são perfeitamente coordenados: o ganho de desempenho pode ser sentido diretamente.

 

Oito programas da transmissão AMG

Os oito modos da transmissão da função AMG DYNAMIC SELECT, designadamente os modos "Electric", "Comfort", "Battery Hold", "Sport", "Sport+", "RACE", "Slippery" e "Individual" foram precisamente criados à medida para a nova tecnologia de propulsão e desta forma proporcionam uma ampla variedade de experiências de condução, desde uma condução com elevada eficiência até um comportamento extremamente dinâmico. Os modos da transmissão ajustam parâmetros importantes como a resposta da cadeia cinemática, da caixa de velocidades, da direção, do amortecimento da suspensão e do som. A potência suplementar fornecida pelo motor elétrico também depende do programa da transmissão selecionado. Pode ser selecionado através do ecrã na consola central ou dos botões do volante AMG. Contudo, existe um elemento comum em todos os programas: a potência máxima do motor elétrico de 150 kW pode ser solicitada em qualquer momento através da função "kick-down". O pedal do acelerador tátil fornece um ponto de pressão tangível que o condutor deverá exceder com o seu pé.

Normalmente, o híbrido desportivo arranca silenciosamente ("Modo Silent") no programa da transmissão "Comfort" quando o motor elétrico está ligado. No painel de instrumentos, o símbolo "Ready" sinaliza que o veículo está pronto a ser conduzido. Adicionalmente, um poderoso som típico de arranque da AMG é emitido no interior através dos altifalantes do veículo como resposta acústica para mostrar que o veículo está preparado para arrancar. Um ligeiro pressionar do pedal do acelerador é tudo o que é necessário para colocar o híbrido desportivo AMG em movimento.

• Programa da transmissão "Electric": modo de funcionamento orientado para a experiência de condução elétrica. A condução em modo totalmente elétrico é possível desde a condição de parado até à velocidade de 125 km/h, com o motor de combustão sempre desligado. A ligação mecânica aos componentes do sistema AMG Performance 4MATIC+ significa que o sistema de tração integral está sempre disponível: se as rodas traseiras subitamente escorregarem demasiado, a potência do motor elétrico também é transmitida às rodas dianteiras através do veio de transmissão e dos semieixos. Se a bateria tiver descarregado ou o condutor solicitar uma potência superior, o controlo inteligente comuta automaticamente para o modo da transmissão "Comfort" e o motor de combustão começa a fornecer propulsão.

• Programa da transmissão "Comfort": a propulsão durante o arranque é fornecida na maioria dos casos em modo elétrico. O motor de combustão e o motor elétrico funcionam conforme exigido pela situação - com propulsão elétrica a baixa velocidade, por exemplo, em zonas residenciais ou no centro das cidades, e propulsão híbrida com motor de combustão e motor elétrico em estradas nacionais e em vias rápidas. A potência suplementar do motor elétrico é no máximo cerca de 25 por cento. Em termos gerais, o resultado é a sensação de uma condução harmoniosa e económica, graças em parte às passagens de caixa prematuras da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT-9G. A regulação do sistema confere à suspensão e à direção características de conforto. O comportamento da direção é orientado para a eficiência energética por forma a reduzir o consumo de combustível e as emissões. A desportividade e a agilidade de referência da AMG são mantidas.

• Programa da transmissão "Battery Hold": tal como no programa da transmissão "Comfort", o motor de combustão e o motor elétrico funcionam consoante a situação com uma potência suplementar máxima de cerca de 25 por cento. A maior diferença está no facto de a estratégia de funcionamento manter o estado de carga da bateria constante. Por exemplo, se o estado de carga da bateria for igual a 75 por cento, irá permanecer neste valor no modo "Battery Hold". A utilização do motor elétrico é então limitada e otimizada para o baixo consumo de energia, que é compensada, por exemplo, pela recuperação de energia. Vantagem para os condutores: podem decidir quando pretendem utilizar novamente toda a carga da bateria, simplesmente mudando o programa da transmissão.

• Programa da transmissão "Sport": arranque com motor de combustão e motor elétrico e interação dos dois propulsores em função da situação. A potência suplementar do motor elétrico é ativada, até um máximo de cerca de 65 por cento. Impressão de condução desportiva devido à resposta mais ágil às solicitações no pedal do acelerador, redução dos tempos de engrenamento e passagens prematuras para mudanças inferiores. Uma regulação da suspensão e da direção com características mais dinâmicas.

• Programa da transmissão "Sport+": arranque com motor de combustão e motor elétrico e interação dos dois propulsores em função da situação. Potência suplementar ainda superior até 80 por cento. Carácter extremamente desportivo graças a uma resposta ainda mais rápida às solicitações no pedal do acelerador e controlo seletivo do binário durante as passagens para mudanças superiores com desativação de cilindros, para a obtenção de ótimos tempos de engrenamento. Aumento do ralenti para arranques mais rápidos. Uma regulação ainda mais dinâmica para a suspensão, direção e cadeia cinemática.

• Programa da transmissão "RACE": para uma condução extremamente dinâmica em circuitos fechados. Neste modo, todos os parâmetros são configurados para o máximo desempenho. Arranque com motor de combustão e motor elétrico e interação dos dois propulsores em função da situação. Potência suplementar do motor elétrico no máximo igual a 80 por cento. Recarregamento rápido da bateria com baixa solicitação de energia para a máxima disponibilidade de energia elétrica. Adicionalmente, o "Modo Boost" pode ser solicitado através do botão esquerdo do volante. A potência suplementar é então limitada a um máximo de 30 por cento por forma a preservar a reserva de energia. Estes podem ser utilizados especificamente em pista para uma entrega de potência espontânea através da função kick-down e uma potência suplementar de 100 por cento - por exemplo, para uma manobra de aceleração ou uma aceleração rápida à saída de curvas.

• Programa da transmissão "Slippery": está otimizado para condições de estrada escorregadia, com uma potência reduzida e uma curva plana de binário. A condução em modo totalmente elétrico e a regulação do nível de recuperação de energia estão desativadas.

• Programa da transmissão "Individual": regulação individual da cadeia cinemática, caixa de velocidades, AMG DYNAMICS, suspensão, direção e sistema de escape.

 

Nova experiência de som em todas as condições de condução: condução elétrica, híbrida e com o motor de combustão interna

Quando o veículo é conduzido em modo totalmente elétrico, o Sistema de Alerta Acústico do Veículo legalmente obrigatório alerta os peões na zona circundante ao veículo de que o híbrido desportivo se aproxima. Um som AMG de frequência baixa e modulada em função da velocidade, composto especialmente para o modelo, é emitido para o exterior através de um altifalante na secção dianteira e de uma barra sonora com dois altifalantes na secção traseira. O som também é audível a um baixo volume, na forma de resposta acústica para os passageiros. Na União Europeia, o sistema permanece ativo até à velocidade de 20 km/h, e até aproximadamente 30 km/h nos EUA. Posteriormente, o som de propulsão elétrica desvanece suavemente. Se o condutor pretender, também pode experimentar o som de propulsão elétrica a velocidades superiores. Basta selecionar o som através do botão correspondente no volante (identificável pelo símbolo de forma de onda).

Adicionalmente, os engenheiros de desenvolvimento da AMG proporcionam aos clientes uma experiência de som mais avançada. Para esta finalidade, o veículo regista o som real do motor de combustão através de um sensor de pressão no sistema de escape e aperfeiçoa-o adicionalmente antes de ser emitido no interior através do sistema de som, possibilitando desta forma uma experiência de som típica da AMG em primeira mão. Além disso, o som é ainda modulado através dos altifalantes exteriores. Tudo de acordo com os requisitos legais aplicáveis nos respetivos mercados. A intensidade depende do programa da transmissão selecionado. Contudo, também pode ser regulado individualmente através do ecrã na consola central ou do botão do volante. Em todas as situações, uma característica que permanece inalterável: o híbrido desportivo é imediatamente reconhecido como um AMG pelo seu som.

 

A propulsão híbrida pode controlar a tração de uma roda sem a intervenção do ESP

A propulsão híbrida também traz benefícios em termos de controlo de estabilidade. Ao invés da intervenção nos travões pelo ESP®, o motor elétrico também pode controlar a tração logo que seja detetado um excessivo deslizamento limitado numa roda. Para esta finalidade, o sistema de controlo inteligente reduz o binário do motor elétrico transmitido à roda em questão através do diferencial traseiro de deslizamento limitado. Como resultado, o ESP® não intervém de todo, ou intervém apenas mais tarde. Vantagem: desta forma, o motor de combustão pode ser operado com um maior binário, que melhora a agilidade e aumenta a eficiência. Além disso, a energia cinética, que de outra forma seria desperdiçada durante a travagem, pode ser utilizada para carregar a bateria.

 

Recuperação regulável em quatro níveis

Como a bateria de elevado desempenho encontra-se sempre no intervalo de temperatura ótima a rondar os 45 graus, graças ao arrefecimento direto, a recuperação de energia também pode ser otimizada - normalmente uma bateria aquece significativamente durante uma elevada recuperação de energia e portanto é necessário limitar a intensidade de recuperação de energia.

A recuperação começa quando o condutor retira o seu pé do pedal do acelerador, ou seja, em modo desaceleração, sem pressionar o pedal dos travões. Isto permite carregar a bateria e cria um forte binário de travagem - os travões das rodas são sujeitos a um menor desgaste ou, em função do nível de recuperação de energia e da situação do trânsito, não é necessário aplicar os travões. Outra vantagem da recuperação: o veículo não aumenta de velocidade em descidas de declive acentuado. Portanto o sistema funciona como um travão-motor, mas também fornece energia à bateria.

O condutor pode selecionar um dos quatro níveis diferentes de recuperação de energia utilizando o botão no lado direito do volante AMG. Isto aplica-se a todos os programas da transmissão exceto ao programa "Slippery", e a recuperação de energia é configurada de forma diferente em função do modo de condução.

• Nível 0: o veículo comporta-se de forma semelhante à de um modelo equipado unicamente com motor de combustão interna com caixa de velocidades manual, em que a embraiagem é desacoplada e o veículo circula livremente com a menor resistência quando o pedal do acelerador é libertado. O nível de recuperação é extremamente baixo e serve apenas para manter a alimentação de energia do veículo. Com o motor de combustão desligado, as perdas por atrito na cadeia cinemática são reduzidas ao mínimo.

• Nível 1: esta é o nível normal, no qual a recuperação de energia já é percetível para o condutor, e corresponde aproximadamente à desaceleração de um modelo equipado com motor de combustão interna com a embraiagem acoplada.

• Nível 2: nível de recuperação forte, em que raramente é necessário utilizar o pedal dos travões em situações de trânsito.

• Nível 3: recuperação máxima de energia, tornando possível a designada "condução com um só pedal" tal como num modelo totalmente elétrico. Em função do estado de condução, pode ser recuperada e fornecida uma potência de 100 kW à bateria.

• Característica especial do programa da transmissão RACE: em pista, o condutor pretende reduzir o máximo possível qualquer intervenção nos travões. No programa da transmissão "RACE", a recuperação é automaticamente definida no nível 1 para permitir um comportamento do veículo o mais reproduzível possível nos limites.

 

Motor AMG de 2.0 litros com assistência elétrica ao turbocompressor dos gases de escape

O motor AMG de quatro cilindros e 2.0 litros de cilindrada foi desenvolvido totalmente na sede da empresa em Affalterbach. Os técnicos experientes produzem-no com qualidade de fabrico manual de acordo com o princípio "Um Homem, Um Motor". Assim, a Mercedes-AMG combina o fabrico manual dos seus trabalhadores altamente qualificados com os métodos de produção modernos da Indústria 4.0 e um elevado grau de digitalização.

O motor designado internamente de M139l (a letra "l" corresponde à instalação longitudinal) é o primeiro motor produzido em série do mundo a ser sobrealimentado com um turbocompressor dos gases de escape assistido eletricamente. Este sistema inovador foi adotado diretamente da tecnologia que a equipa Mercedes-AMG Petronas F1 tem utilizado com tanto sucesso durante muitos anos na classe rainha do desporto automóvel. A nova forma de sobrealimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a gama de rotação do motor. Isto dá origem a uma experiência de condução ainda mais dinâmica, ao mesmo tempo que permite aumentar a eficiência. Contudo, comparado com os seus irmãos  C 43 4MATIC e SL 43, o turbocompressor no C 63 S tem dimensões significativamente superiores. Isto permite um caudal de ar superior e desta forma uma maior potência. Adicionalmente, o motor elétrico integrado é alimentado pelo sistema elétrico de alta tensão de 400 V (48 V nos modelos 43).

 

O princípio de funcionamento detalhado do turbocompressor dos gases de escape assistido eletricamente

Um motor elétrico de cerca de quatro centímetros de diâmetro está integrado diretamente no veio do turbocompressor entre a turbina no lado de escape e o rotor compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, o motor elétrico aciona diretamente o veio do turbocompressor e desta forma acelera o rotor compressor antes de o caudal de gases de escape assumir o acionamento da forma convencional.

Isto permite melhorar significativamente a resposta em toda a gama de rotação do motor logo a partir do ralenti. O motor de combustão responde de forma ainda mais espontânea às solicitações no pedal do acelerador, enquanto todo o comportamento de condução é significativamente mais dinâmico. Adicionalmente, a eletrificação do turbocompressor permite um binário superior a baixas rotações do motor. Assim também aumenta a agilidade e melhora a aceleração a partir da condição de parado. Mesmo quando o condutor retira o seu pé do pedal do acelerador ou dos travões, a tecnologia pode manter constantemente a pressão de sobrealimentação. Isto assegura uma resposta direta contínua.

Alimentado por um sistema elétrico de bordo de 400 V, o turbocompressor dos gases de escape assistido eletricamente opera a rotações de até 150,000 rpm. O turbocompressor, o motor elétrico e a eletrónica de potência estão ligados ao circuito de arrefecimento do motor de combustão por forma a ser assegurada constantemente uma temperatura ideal.

O design em deck fechado do M139 - um design utilizado no desporto automóvel - assegura uma elevada rigidez, um baixo peso e permite pressões de combustão de até 160 bar. As zonas em torno dos cilindros são principalmente sólidas e a junta da cabeça do motor é penetrada apenas por pequenos canais para o líquido de arrefecimento e o óleo do motor. Outra característica excecional é a injeção de gasolina de duas fases. Na primeira fase, o funcionamento particularmente rápido e preciso dos injetores piezoelétricos fornece combustível às câmaras de combustão a uma pressão de até 200 bar. Na segunda fase é adicionado o combustível injetado no coletor de admissão com válvulas eletromagnéticas, que é necessário para alcançar a elevada potência específica do motor.

A elevada potência também exige um sistema de arrefecimento sofisticado que possa arrefecer a cabeça do motor e o bloco do motor a níveis de temperatura diferentes. Esta medida permite manter a cabeça do motor a baixa temperatura para a máxima potência com um eficiente ponto de ignição, juntamente com o bloco do motor à temperatura normal de funcionamento para reduzir o atrito interno do motor. A cabeça do motor é arrefecida por uma bomba de líquido de arrefecimento mecânica de elevado desempenho; o bloco do motor é arrefecido por uma segunda bomba de líquido de arrefecimento elétrica. Após um arranque a frio, esta bomba permanece desligada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. Durante o seu funcionamento, é controlada pela unidade de controlo do motor por forma a que o bloco do motor seja arrefecido em função das necessidades.

 

O motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo

No C 63 S, a unidade de quatro cilindros desenvolve 350 kW (476 CV) de potência às 6750 rpm. Este nível de potência faz com que seja o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo. O binário máximo de 545 Nm está disponível entre as 5000  e as 5500 rpm. Um motor de arranque/alternador acionado por correia (RSG) combina um alternador e um motor de arranque num único componente. O RSG liga o motor de combustão e assegura a alimentação básica de componentes como o ar condicionado ou as luzes de condução. Isto também se aplica quando o veículo está parado num semáforo e o estado de carga da bateria de alta tensão não é mais suficiente para apoiar o sistema elétrico de bordo de baixa tensão. O RSG está integrado no sistema elétrico de alta tensão de 400 V.

A potência da cadeia cinemática é transmitida através da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), na qual uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente durante as variações de carga. O sotware rigorosamente calibrado assegura passagens de caixa extremamente rápidas bem como múltiplas reduções de caixa igualmente rápidas se necessário. Além disso, a função de posição intermédia do acelerador nos modos da transmissão "Sport" e "Sport+" proporciona uma experiência de comando da caixa de velocidades particularmente emocional. O modelo está também equipado com a função RACE START, que assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado.

 

Suspensão AMG RIDE CONTROL com Sistema de Amortecimento Adaptativo

A suspensão com molas helicoidais de série AMG RIDE CONTROL com Sistema de Amortecimento Adaptativo combina o comportamento dinâmico desportivo com o conforto em viagens longas, que é uma característica reconhecida da marca. A base para que tal seja possível é fornecida pelo eixo dianteiro, com rótulas da direção especialmente desenvolvidas e juntas da suspensão no braço de controlo da mola, e pelo eixo traseiro que também integra sinoblocos projetados para uma condução dinâmica. Com base nestas características, o amortecimento em cada roda é continuamente ajustado às necessidades do momento - sempre considerando o nível de suspensão pré-selecionado, o estilo de condução e a condição da superfície da estrada. Além de uma melhoria da qualidade e do conforto de condução, isto origina, acima de tudo, um aumento da segurança de condução. O sistema utilizado já provou o seu valor nos modelos de competição GT3 e no AMG GT Black Series. Os componentes fundamentais são os amortecedores fabricados em materiais de baixo peso que podem mover uma quantidade significativamente superior de fluido hidráulico do que os sistemas convencionais: ao invés de um êmbolo compacto, um disco significativamente maior desloca o óleo no amortecedor. Cada amortecedor está equipado com duas válvulas eletro-hidráulicas externas, que atuam independentemente uma da outra para controlar a extensão e a compressão. Durante o processo, o software de controlo do sistema monitoriza continuamente os dados de funcionamento como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a aceleração e o movimento da carroçaria. Desta forma, os amortecedores são controlados em milissegundos conforme necessário. Como resultado, mesmo durante manobras de condução extremas ou em estradas com piso em mau estado de conservação, as rodas assentam sempre de forma firme na estrada. Está disponível uma seleção de três mapas de amortecimento diferentes ("Comfort", "Sport" e "Sport+").

 

Direção paramétrica AMG de três fases e direção do eixo traseiro de série

A configuração da direção também contribui para o aumento da dinâmica e do conforto de condução. O sistema de direção paramétrica AMG de três fases, por exemplo, é caracterizado por uma relação de transmissão variável que se adapta ao programa da transmissão selecionado. A elevadas velocidades, a assistência à direção diminui; a baixas velocidades é aumentada progressivamente. Como resultado, é necessário um esforço comparavelmente muito reduzido a baixas velocidades, bem como em manobras e durante o estacionamento, enquanto o melhor controlo possível do veículo é mantido quando conduzido a velocidades superiores. Nas configurações "Sport" e "Sport+" da suspensão, o condutor também sente uma resposta significativamente superior da direção através do volante.

A direção do eixo traseiro de série varia o ângulo de direção das rodas traseiras até um máximo de 2.5 graus. Até este ponto, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras até à velocidade de 100 km/h (variável em função da configuração do AMG DYNAMICS). Isto origina uma redução virtual da distância entre eixos, que por sua vez resulta em manobras na direção mais ágeis, em menor esforço de manobra do volante e numa melhoria da capacidade de manobra do veículo. Por exemplo, o diâmetro de viragem é notoriamente reduzido em manobras de mudança de direção ou de estacionamento. Por outro lado, a velocidades superiores a 100 km/h (variável em função da configuração do AMG DYNAMICS), as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado das rodas dianteiras - até um máximo de 0.7 graus. Este aumento virtual da distância entre eixos tem um efeito positivo na estabilidade de condução, origina um aumento mais rápido da força lateral durante as mudanças de direção e desta forma uma reação mais direta do veículo às manobras no volante. A resposta da direção do eixo traseiro depende do programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado.

 

Resumo dos dados técnicos

 Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE [os valores em parêntesis correspondem à variante Station]

Potência do sistema

500 kW (680 CV)

Binário do sistema

1030 Nm

Motor de combustão

2.0 litros, 4 cilindros em linha, com assistência elétrica ao turbocompressor dos gases de escape

Cilindrada

1991 cc

Potência máxima do motor de combustão

350 kW (476 CV) às 6750 rpm

Binário máximo do motor de combustão

545 Nm às 5250-5500 rpm

Potência máxima do motor elétrico

150 kW (204 CV)

Binário máximo do motor elétrico

300 Nm

Sistema de transmissão

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário e Modo Drift

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado2

em ciclo combinado

em ciclo combinado

6.9 l/100 km (6.9 l/100 km)

Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas2

156 g/km (156 g/km)

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado2

11.7 kWh/100 km [11.7 kWh/100 km]

Classe de eficiência

indisponível

Capacidade de energia

6,1 kWh

Autonomia elétrica2

13 km

Aceleração 0-100 km/h

3.4 s (3.4 s)

Velocidade máxima

250 km/h, opcionalmente 280 km/h [250 km/h, opcionalmente 270 km/h]

Peso em vazio de acordo com os regulamentos da UE

2165 kg

1 Sistema total, em função da combinação da caixa de velocidades

2 Os valores declarados são os valores WLTP de CO2 determinados de acordo com o Nº3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica foi determinado com base no Regulamento 2017/1151/UE.

 


 


 

[1] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica foi determinado com base na Diretiva 2017/1151/UE.