Sintra,
25
Outubro
2022
|
22:26
Europe/Lisbon

O novo EQE SUV: tecnologia avançada e luxo aliados à versatilidade

O EQE SUV é a versão SUV do recém-lançado EQE Limousine. Como este último, está disponível com as inovações essenciais do EQS e ao mesmo tempo é mais dinâmico do que o EQS SUV. O EQE SUV é um dos modelos mais espaçosos da sua classe. No entanto é mais compacto do que o EQE Limousine, com uma distância entre eixos de 3030 milímetros, inferior em cerca de nove milímetros. Dimensões externas: 4863/1940/1686 milímetros (comprimento/largura[1]/altura). Após o EQS Limousine, EQE Limousine e o EQS SUV, o EQE SUV é o quarto modelo a utilizar a nova plataforma para modelos totalmente elétricos.

Autonomia até 590 quilómetros[2]

O conceito modular da cadeia cinemática permite disponibilizar o EQE SUV com uma ampla gama de níveis de potência, de 215 até 300 kW. Em função do equipamento e da configuração do veículo, os veículos europeus podem alcançar autonomias WLTP de 590 quilómetros2. No EQE SUV, a bateria de iões de lítio é constituída por dez módulos. Em certos casos, o inovador software de gestão da bateria, que foi desenvolvido internamente, pode ser atualizado remotamente (OTA).

Ampla oferta de sistemas de assistência à condução

A atual geração dos sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de assistência ao condutor. O equipamento de série geral do EQE SUV inclui ATTENTION ASSIST, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade. O estado e a atividade dos sistemas são apresentados numa vista de ecrã total no painel de instrumentos. Estão disponíveis opções adicionais no Pack de Assistência e também no Pack de Assistência à Condução Plus.

Particularmente manobrável e ágil

O chassis do novo EQE SUV está equipado com uma suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro. Devido à distância entre eixos comparavelmente inferior de 3030 milímetros e à correspondente afinação da suspensão, o modelo é particularmente ágil e manobrável mesmo com a configuração básica. A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ está disponível como equipamento opcional. Para aumentar a distância ao solo, a altura do veículo pode ser elevada em até 30 milímetros[3]. Além dos modos ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL da função DYNAMIC SELECT, os modelos EQE SUV com 4MATIC também integram o modo OFFROAD para a condução fora de estrada. Um sistema de direção do eixo traseiro com um ângulo máximo da direção até 10 graus está disponível como equipamento opcional.

Sempre atualizado

O EQE SUV oferece a possibilidade de ativação de diversas funções adicionais do veículo através do sistema de comunicação móvel. Isto significa que após a compra de um novo veículo com uma determinada configuração original, alguns dos equipamentos do EQE SUV podem ser personalizados individualmente. As funções das atualizações remotas estão disponíveis na Mercedes me Store e a gama de aplicações será continuamente alargada.

MBUX Hyperscreen disponível opcionalmente

Com software adaptativo, o sistema do MBUX fornece sugestões personalizadas para várias funções e equipamentos do veículo. Um equipamento de destaque no interior do veículo é o opcional MBUX Hyperscreen. Com o design de camada zero, o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações são sempre apresentadas no nível superior no campo de visão, em função da situação e do contexto. Com o MBUX Hyperscreen (opcional), três displays são combinados praticamente sem descontinuidade para dar origem a um único display e criar uma faixa de ecrã com mais de 141 cm de largura. Está disponível um display OLED de 12,3 polegadas para o próprio passageiro dianteiro no EQE SUV. O sistema utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara para detetar se o condutor está a olhar para o display do passageiro dianteiro. Se for este o caso, o sistema escurece automaticamente o conteúdo por razões de segurança.

Planeamento de percurso inteligente

No que diz respeito à Navegação com Inteligência Elétrica, o nome diz tudo. Com base em vários fatores, o sistema planeia o percurso mais rápido e conveniente, incluindo paragens para carregamento. O sistema também reage dinamicamente, por exemplo, no caso de congestionamentos de trânsito ou de mudanças do estilo de condução. A função "Navegação com Inteligência Elétrica" é inteligente e calcula uma estimativa dos custos de carregamento por cada paragem de carregamento. Adicionalmente, o cliente pode editar individualmente os percursos planeados adicionando os postos de carregamento preferidos ao longo do percurso ou excluindo os postos de carregamento sugeridos.

Bomba de calor de série

O EQE SUV está equipado de série com um sistema de gestão térmica com uma bomba de calor. Esta solução permite que o sistema funcione de forma muito eficiente: o calor residual da cadeia cinemática elétrica (inversor e motor elétrico) e da bateria de alta tensão pode ser utilizado para aquecer o ar no interior do habitáculo. Desta forma permite reduzir drasticamente a energia consumida pelo sistema de aquecimento, aumentando assim a autonomia. Outra função agradável e eficiente é o controlo da pré-climatização. O  ar condicionado automático THERMATIC com duas zonas de climatização está disponível de série, enquanto o ar condicionado automático THERMOTRONIC com quatro zonas de climatização está disponível como opção.

Nova experiência sonora

"Serene Breeze" é o nome da quarta nova paisagem sonora que é estreada no EQE SUV. É caracterizada por um som relaxante e natural. Com a encenação sonora abrangente, a mudança de paradigma do automóvel movido a motor de combustão para o automóvel movido a motor elétrico torna-se audível para os ocupantes dos modelos da marca Mercedes-EQ. Uma variedade de paisagens sonoras permite uma configuração acústica personalizada. Está disponível como opção um som de condução interior. Este ajusta-se de forma adaptável ao estilo de condução.

Tarifário de carregamento à medida

Desde junho de 2022, o serviço Mercedes me Charge[4] disponibiliza três novos tarifários na Europa à medida do desempenho de condução individual. Mercedes me Charge S para carregamentos ocasionais, Mercedes me Charge M para carregamentos normais e Mercedes me Charge L para carregamentos frequentes. Com a introdução do novo sistema de tarifário transparente, os clientes têm acesso parcial a preços fixos que são aplicados independentemente do operador. Com a função Plug & Charge, o EQE SUV também pode ser carregado comodamente.

Um vasto leque de equipamentos tecnologicamente avançados

A tecnologia dos faróis DIGITAL LIGHT (equipamento opcional) permite implementar funções inovadoras como a projeção de marcas rodoviárias auxiliares ou de símbolos de aviso na estrada. Outro equipamento de destaque é o ENERGIZING AIR CONTROL Plus. Um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) filtra o ar exterior que entra no habitáculo com um nível de filtragem extremamente elevado. O sistema ENERGIZING COMFORT liga vários sistemas de conforto do veículo. Os programas individuais do sistema ENERGIZING COMFORT permitem criar um ambiente especialmente agradável em função do estado psicológico ou das necessidades do cliente. Este equipamento melhora a condição física e o desempenho durante a condução e durante uma pausa. O formato de som Dolby AtmosÒ coloca a experiência sonora no EQE SUV num novo patamar.

Design distintivo

As proporções do EQE SUV combinam a função e a estética com o carácter desportivo do SUV. O novo modelo, com o seu design inconfundível, marca um ponto de viragem na sua classe. As projeções das secções dianteira e traseira e o conjunto da secção dianteira foram mantidos compactos. As rodas com jantes de 19 até 22 polegadas estão posicionadas à face da extremidade exterior da carroçaria e conferem uma postura imponente.

Várias soluções de melhoramento da aerodinâmica

O EQE SUV recebeu as mesmas soluções aerodinâmicas dos seus modelos irmãos. A secção inferior da carroçaria com os seus vários detalhes aerodinâmicos tem uma importância fundamental na obtenção do excelente coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.25[5], que foi alcançado apesar do grande volume e da curta projeção da secção traseira. Mas o conceito dimensional com o para-brisas plano, a prolongada linha do tejadilho e os entalhes também foram fatores importantes. 

MBUX Hyperscreen e disponibilidade de revistmentos livres de pele

O EQE SUV é baseado na plataforma elétrica de grandes dimensões da Mercedes‑EQ. Adicionalmente, integra um interior que tem sido consistentemente digitalizado. O MBUX Hyperscreen disponível como opção implementa este elevado grau de digitalização com um efeito impressionante. O interior Electric Art de série não integra qualquer revestimento em pele natural.[6]

Elevado nível de segurança passiva

Os princípios da segurança integral são aplicados independentemente do tipo de cadeia cinemática. Tal como em todos os restantes modelos Mercedes‑Benz, o EQE SUV é constituído por um habitáculo rígido, com zonas de deformação programadas e modernos sistemas de retenção. A versão europeia do EQE SUV pode detetar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro no banco traseiro não estiver a utilizar um cinto de segurança, o condutor é alertado com um aviso específico. O designado sistema de aviso de presença de ocupante pode alertar para a presença de crianças na traseira do veículo, que o condutor poderá não ter detetado. Nos modelos destinados à Europa, Austrália, Nova Zelândia, EUA e Canadá, este alerta é um equipamento de série.

Produção neutra em emissões de CO2 no âmbito do equilíbrio ecológico

O arranque da produção do EQE SUV irá ocorrer em dezembro na fábrica da Mercedes‑Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA). A fábrica de baterias no condado vizinho de Bibb fornece as baterias para este modelo bem como para o EQS SUV. Desde este ano, todas as fábricas de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros da Mercedes‑Benz em todo o mundo passaram a ter uma produção neutra em emissões de CO2 no âmbito dos seus equilíbrios ecológicos - incluindo as duas fábricas da Mercedes‑Benz no estado do Alabama.

Principais dados técnicos

  

EQE 350+

EQE 350 4MATIC

EQE 500 4MATIC

Cadeia cinemática e bateria

Tração traseira

Tração integral

Motor(es) elétrico(s)

Tipo

Motor síncrono de excitação permanente (PSM)

Potência

kW

215

215

300

Binário

Nm

565

765

858

Tensão do sistema

V

400

Carregador de bordo (de série/opcional)

kW

11/22 (EUA: 9,6)

Potência de carregamento DC máxima

kW

170

Carregamento DC: autonomia máxima após 15 minutos[7] (WLTP)

km

220

Veículo
Comprimento/largura/altura

mm

4863/1940/1686 

Distância entre eixos

mm

3030

Diâmetro de viragem (sem/com direção do eixo traseiro, 10°)

m

12,3/10,5

Capacidade da bagageira, VDA[8]

l

520/580-1675

Peso admissível do reboque

kg

750

1800

Consumo de energia elétrica e autonomia[9]
Consumo de energia elétrica (WLTP)

kWh /
100 km

21.8-17.7

22.5-18.5

22.7-19.0

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

0

0

0

Autonomia (WLTP)

km

480-590

459-558

460-547

 

Características e dados fundamentais

Uma breve visão geral do novo EQE SUV

O motor elétrico no eixo traseiro é particularmente potente com 6 fases: integra dois enrolamentos, cada um com três fases.

Para recuperar energia, o condutor não necessita de pressionar o pedal dos travões - pura condução com 1 pedal. Graças ao Assistente ECO, o EQE SUV também desacelera automaticamente até à paragem quando deteta veículos à frente, por exemplo, em semáforos.

O sistema de carregamento está localizado acima do eixo traseiro do EQE SUV. Pode ser utilizado para carregar a bateria através de um posto de carregamento público com corrente alternada monofásica ou trifásica e tem uma potência de carregamento opcional de até 22 kW.

A Mercedes-Benz emite um certificado de garantia de desempenho para as suas baterias de alta tensão: 10 anos ou uma quilometragem de 250.000 km com uma determinada capacidade residual.

O chassis do novo EQE SUV está equipado com uma suspensão de quatro braços no eixo dianteiro e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro. Devido à distância entre eixos comparavelmente inferior de 3030 milímetros e à correspondente afinação da suspensão, o modelo é particularmente ágil e manobrável mesmo com a configuração básica.

A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ está disponível como opcional. Para aumentar a distância ao solo, a altura do veículo pode ser elevada em até 30 milímetros[10]. Opcionalmente, está disponível o eixo traseiro direcionável com um ângulo de direção máximo até 10 graus.

Muitas soluções aerodinâmicas contribuem para a elevada eficiência aerodinâmica do EQE SUV. Estas incluem novos spoilers de rodas à frente do eixo dianteiro. As extremidades inferiores incluem 17 nervuras cada. Em conjunto com outros detalhes como o pequeno difusor e as nervuras longitudinais, melhoram o escoamento de ar no sentido das rodas dianteiras.

Com a encenação sonora abrangente, a mudança de paradigma do automóvel movido a motor de combustão para o automóvel movido a motor elétrico torna-se audível nos modelos da marca Mercedes-EQ. "Serene Breeze" é o nome da 4ª nova paisagem sonora que é estreada no EQE SUV. É caracterizada por um som relaxante e natural.

O serviço Mercedes me Charge tem uma das maiores redes de postos de carregamento em todo o mundo: atualmente integra mais de 850.000 postos de carregamento AC e DC, dos quais cerca de 350.000 estão localizados na Europa. O serviço Mercedes me Charge permite aos seus clientes utilizarem o carregamento verde em postos de carregamento públicos dispersos pela Europa, EUA e Canadá. O carregamento verde funciona através do subsequente equilíbrio de um processo de carregamento com energia de fontes renováveis.

Enquanto os sistemas estéreo convencionais têm normalmente uma dinâmica esquerda-direita, a tecnologia Dolby AtmosÒ pode utilizar todo o espectro e criar uma experiência de 360º.

O peso máximo admissível do reboque para os modelos com tração integral é de até 1800 kg. Com tração traseira, o EQE SUV tem capacidade para rebocar até 750 kg.

Potente e eficiente

O novo EQE SUV: a cadeia cinemática elétrica

O conceito modular da cadeia cinemática permite disponibilizar o EQE SUV com uma ampla gama de níveis de potência, desde 215 até 300 kW. Em função do equipamento e da configuração, os automóveis europeus podem alcançar autonomias WLTP até 590 quilómetros2. No EQE SUV, a bateria de iões de lítio é constituída por dez módulos. O inovador software de gestão da bateria, que foi desenvolvido internamente, permite atualizações remotas. Desta forma, o sistema de gestão de energia do EQE SUV permanece atualizado ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Todos os modelos EQE SUV estão equipados com uma cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro. As versões equipadas com sistema de tração integral 4MATIC também estão equipadas com uma cadeia cinemática eATS no eixo dianteiro. Nos modelos 4MATIC, a função Torque Shift assegura a distribuição inteligente e continuamente variável do binário entre os motores elétricos traseiro e dianteiro, e desta forma utiliza o motor elétrico mais eficiente em cada caso. O conceito modular da cadeia cinemática permite um elevado desempenho geral e uma elevada autonomia

Para aumentar ainda mais a autonomia, o motor elétrico no eixo dianteiro pode ser completamente desacoplado da transmissão. Isto é realizado pela conhecida unidade de desacoplamento. O sistema inteligente de desacoplamento funciona de forma totalmente automática, em função da situação de condução e da potência necessária. A uma baixa carga, a unidade de desacoplamento comuta para o modo de tração 4 x 2 e o motor elétrico e a transmissão relevante no eixo dianteiro são desligados. Isto assegura que as perdas mecânicas normalmente ocorridas são em grande parte eliminadas.

Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro são do tipo motor síncrono de excitação permanente. Num motor síncrono de excitação permanente, o rotor do motor AC está equipado com ímanes permanentes e portanto não necessita de ser alimentado com energia. Os ímanes – e desta forma o rotor – seguem o campo magnético rotativo nos enrolamentos do estator. No EQE SUV, a Mercedes‑Benz utiliza o designado enrolamento de atração para obter um campo magnético particularmente forte. O motor é designado de síncrono porque o rotor roda à mesma velocidade de rotação do campo magnético do estator. A frequência é ajustada nos conversores da eletrónica de potência de acordo com os requisitos de velocidade do condutor. As vantagens deste conceito incluem a elevada densidade de energia, a elevada eficiência e a elevada constância da energia. O motor no eixo traseiro é extremamente potente devido às seis fases: integra dois enrolamentos, cada um com três fases.

Arrefecimento: conceito térmico sofisticado para uma elevada capacidade de carga

A elevada potência contínua e as múltiplas acelerações sem perda de potência caracterizam a qualidade da cadeia cinemática do EQE SUV. Isto inclui um conceito térmico sofisticado com algumas características especiais. O designado canal de água no veio do rotor permite arrefecer o rotor a partir do interior. Outros elementos de arrefecimento no circuito de arrefecimento incluem as aletas de dissipação de calor no estator, uma estrutura de aletas em forma de pinos no inversor e um permutador de arrefecimento do óleo da caixa de velocidades. Isto também permite obter uma maior eficiência durante o arranque a frio, pois o permutador de calor serve então para aquecer o óleo da caixa de velocidades e desta forma reduz o atrito da mesma.

Recuperação inteligente de energia: condução com um único pedal

O EQE SUV disponibiliza vários níveis de recuperação de energia. Neste processo, a bateria de alta tensão é carregada através da conversão do movimento rotativo mecânico em energia elétrica durante a desaceleração ou a travagem. O condutor pode selecionar manualmente o nível de desaceleração (D+, D, D-) bem como a função de circulação em roda livre através das patilhas de mudanças atrás do volante. Também disponível: DAuto.

O Assistente ECO também permite a recuperação otimizada em função da situação; a maior ou menor intensidade da desaceleração resulta na máxima eficiência do estilo de condução. A desaceleração de recuperação também é utilizada o quanto possível perante a presença de veículos à frente e até à paragem dos mesmos, por exemplo, em semáforos. Para esta finalidade, o condutor não necessita de pressionar o pedal dos travões; a condução é realizada literalmente com um único pedal.

Baixo ruído e vibração: soluções abrangentes de conforto

Até na conceção das cadeias cinemáticas elétricas (eATS) foram considerados os níveis de ruído, vibração e aspereza. Os ímanes estão dispostos no interior dos rotores por forma a reduzir os níveis de ruído, vibração e aspereza. Esta solução também permite reduzir a utilização de terras raras. A forma do enrolamento, a designada inclinação do estator, também assegura menores vibrações, especialmente a baixas rotações. Os enrolamentos no estator fazem um ângulo relativamente aos ímanes permanentes do rotor. Caso contrário, o designado binário de relutância poderá ocorrer. Isto iria originar vibrações pequenas mas desagradáveis durante a condução a uma velocidade extremamente baixa.

Além disso, a eATS integra uma camada de espuma especial em todo o seu perímetro como solução de isolamento de ruído, vibração e aspereza A cobertura do inversor tem uma construção tipo sandwich de três camadas de metal e de plástico. As eATS estão duplamente desacopladas da carroçaria através de sinoblocos: no eixo dianteiro face a uma estrutura de suporte e esta última face à carroçaria, e no eixo face a uma subestrutura.

Os componentes de amortecimento extremamente eficientes fornecem um isolamento contínuo do ruído desde a travessa debaixo do para-brisas até ao piso do compartimento de carga. Durante a construção da carroçaria foi injetada espuma de isolamento acústico no interior das estruturas.

O compressor elétrico do A/C integra um alojamento com boas características de ruído, vibração e aspereza. Nos modelos EQE SUV com tração traseira, também está ligado flexivelmente, enquanto nos modelos com sistema 4MATIC está aparafusado diretamente à eATS dianteira. A estratégia de funcionamento do compressor elétrico do A/C também contribui para o baixo nível de ruído do veículo. Em determinadas gamas de rotação dos motores elétricos nas quais é possível a ocorrência de certas ressonâncias desconfortáveis, mais precisamente em situações de engarrafamentos de trânsito, o ruído é evitado ou rapidamente eliminado.

Componentes e funções de carregamento: sempre ligados

O sistema de carregamento de última geração está localizado acima do eixo traseiro do EQE SUV. Pode ser utilizado para carregar a bateria através de um posto de carregamento público com corrente alternada monofásica ou trifásica e tem uma potência de carregamento opcional até 22 kW. Além disso, os clientes têm à disposição estações de carregamento residenciais inteligentes dos parceiros nacionais nos mercados individuais. A Mercedes-Benz também fornece um serviço de instalação para estas estações de carregamento residenciais. Isto inclui uma inspeção preliminar da instalação elétrica da residência, aconselhamento detalhado e instalação.

Para o carregamento rápido com corrente contínua, o modelo está equipado com um sistema de carregamento rápido DC com uma potência de carregamento até 170 kW. As elevadas correntes de carregamento podem ser mantidas durante um longo período de tempo através da gestão da temperatura e do carregamento.

O EQE SUV fornece três programas de carregamento - Standard, Home e Work. Nestes programas, parâmetros como a hora da partida, o controlo da climatização e o nível máximo de carregamento podem ser predefinidos. Os programas de carregamento Home e Work podem ser ativados com base no local. Isto significa que são ativados automaticamente logo que o veículo seja ligado a um posto de carregamento nos locais armazenados no sistema. O utilizador é informado sobre isto no MBUX. O EQE SUV também inclui as funções de carregamento inteligente do ECO Charging (programa suave para a bateria) e interrupções de carregamento.

A poderosa química de células associada ao software inteligente

O novo EQE SUV: a bateria de tração

A escalabilidade do sistema de bateria nos novos modelos da Mercedes‑EQ nas classes de luxo e premium permite obter versões de autonomia e potência diferentes. No EQE SUV, a bateria de iões de lítio é constituída por dez módulos. Em certos casos, o inovador software de gestão da bateria, que foi desenvolvido internamente, pode ser atualizado remotamente (OTA).

O desenvolvimento da bateria é um fator crucial na estratégia de eletrificação da Mercedes‑Benz. Afinal, a bateria é o coração de um automóvel elétrico e contribui decisivamente, entre outros aspetos, para a autonomia e desta forma para as características de condução do automóvel elétrico. Com o EQS foi lançada uma nova geração de baterias com uma densidade de energia significativamente superior, da qual o EQE SUV agora também beneficia. As novas baterias estabelecem novas referências em termos de desempenho, eficiência e capacidade de carregamento.

Cumprem também os elevados requisitos em termos de segurança, durabilidade e sustentabilidade. A Mercedes‑Benz emite um certificado de garantia de desempenho para as suas baterias de alta tensão: 10 anos ou uma quilometragem de 250.000 km com uma determinada capacidade residual.

Elevadas competências na conceção de baterias

Uma equipa de especialistas no Centro de Competências de Baterias da Mercedes‑Benz Battery desenvolveu internamente as baterias extremamente eficientes. O software para o sistema de gestão inteligente também foi desenvolvido e programado internamente.

O EQE SUV está equipado com uma bateria de iões de lítio com dez módulos de células. Com esta geração de baterias foi dado um passo importante em termos de sustentabilidade da química das células: o material ativo otimizado é constituído por níquel, cobalto e manganês numa proporção de 8:1:1. Isto permite reduzir a quantidade de cobalto para menos de dez por cento. A otimização contínua da possibilidade de reciclagem faz parte da estratégia abrangente da Mercedes‑Benz para as baterias (para mais informações, consulte o capítulo separado sobre sustentabilidade). O objetivo é poder dispensar inteiramente materiais como o cobalto através da utilização de tecnologias inovadoras pós-lítio.

Estratégia de funcionamento inteligente

A bateria é integrada no sistema de gestão térmica inteligente do EQE SUV com bomba de calor de série. Se a função "Navegação com Inteligência Elétrica" for ativada, a bateria é pré-aquecida ou pré-arrefecida conforme necessário durante a condução. Como resultado, a temperatura no posto de carregamento é regulada para um intervalo ótimo para ser obtido um carregamento eficiente. A gama de temperatura desejada da bateria é alcançada com o auxílio do circuito de arrefecimento e de um aquecedor suplementar PTC (Positive Temperature Coefficient) integrado no circuito.

Apoio inteligente em muitas situações

O novo EQE SUV: sistemas de assistência à condução

O equipamento de série geral do EQE SUV com sistemas de assistência à condução[11] inclui ATTENTION ASSIST, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade. O estado e a atividade dos sistemas de assistência à condução são apresentados numa vista de ecrã total no painel de instrumentos.

No pack de Assistência à Condução, que está disponível em combinação com o pack Advanced Plus, estão incluídos sistemas de assistência à condução adicionais. Estes sistemas incluem funções adicionais:

·       O Assistente Ativo de Distância DISTRONIC pode manter a distância pré-selecionada para os veículos à frente em todos os tipos de estrada - estradas reservadas a automóveis e motociclos, estradas nacionais bem como estradas urbanas. O limite de velocidade imposto pela sinalização pode ser adotado comodamente como velocidade de condução definida com o pressionar de um botão.

·       A partir da velocidade de 60 km/h, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem utiliza uma câmara para detetar quando as marcas rodoviárias, incluindo as guias da estrada, são trespassadas, ajudando o condutor a evitar sair da faixa de rodagem involuntariamente. Se existir um perigo de colisão com os utentes da estrada detetados na faixa adjacente, por exemplo, veículos em ultrapassagem ou veículos que circulam no sentido inverso, o sistema também pode reagir com avisos e uma intervenção na direção.

·       O Assistente de Ângulo Morto pode avisar o condutor visualmente e, quando as luzes de mudança de direção são ativadas, também audivelmente sobre possíveis colisões laterais se outros utentes da estrada se encontrarem no ângulo morto durante a marcha do veículo. Com o aviso de saída, o Assistente de Ângulo Morto monitoriza a zona em torno do veículo durante cerca de três minutos após o veículo ter sido estacionado e pode avisar sobre a aproximação de automóveis ou veículos de duas rodas.

O pack Assistência à Condução Plus também está disponível como equipamento opcional, por exemplo, como parte integrante do pack Premium. Este inclui:

·       Uma nova funcionalidade é a função de arranque em cruzamentos, que fornece segurança adicional perante a presença de veículos em trânsito perpendicular. O sistema utiliza setas intuitivas no painel de instrumentos para indicar a partir de que direção o trânsito perpendicular se aproxima. Se entretanto o condutor tentar arrancar será acionado um aviso de colisão audiovisual. O veículo é impedido de iniciar a marcha através da aplicação automática dos travões. O condutor pode cancelar esta funcionalidade em qualquer momento pressionando o pedal do acelerador.

·       O Assistente Ativo de Direção ajuda o condutor a manter o veículo na sua faixa de rodagem. As características especiais incluem a deteção da faixa de rodagem a baixa velocidade com a câmara de 360°, o desempenho em curva em estradas nacionais e a melhoria da capacidade de centramento do veículo na faixa de rodagem em estradas reservadas a automóveis e motociclos. Em função da situação, pode ser utilizada uma posição do veículo descentrada da faixa de rodagem (ex. formação de uma faixa de emergência, mas também a orientação através da extremidade da estrada em estradas nacionais sem marca rodoviária central).

·       O Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem assiste cooperativamente o condutor aquando da mudança para uma faixa de rodagem adjacente. Uma mudança de faixa para o lado direito ou esquerdo só é assistida se os sensores detetarem que a faixa adjacente está separada da faixa atual por um traço descontínuo, e não forem detetados quaisquer outros veículos na zona de perigo em análise.

·       O Assistente Ativo de Travagem de Emergência trava o veículo até à sua imobilização na sua própria faixa de rodagem se detetar que o condutor não responde à situação do trânsito durante um longo período de tempo.

·       O Assistente Ativo de Travagem com função de trânsito perpendicular pode utilizar os sensores instalados no veículo para registar se existe um perigo de colisão com veículos à frente, veículos em trânsito perpendicular ou veículos em sentido inverso. Se uma colisão for iminente, o sistema pode avisar o condutor de forma visual e audível. Se a travagem aplicada pelo condutor for demasiado suave, também é possível apoiar o condutor através do aumento da força de travagem em função da situação e iniciar uma travagem de emergência se o condutor não reagir.

·       O Assistente de Direção em Manobra de Desvio pode assistir o condutor durante uma manobra de desvio, para evitar outro utente da estrada detetado pelo sistema numa situação crítica. No novo EQE, além da atuação perante peões parados e peões a atravessar a estrada, também são considerados peões e veículos a circular longitudinalmente bem como ciclistas. O sistema atua até à velocidade de 110 km/h e também assiste em estradas nacionais.

·       O Assistente Ativo de Ângulo Morto pode emitir um aviso visual - e se as luzes de mudança de direção estiverem ligadas, também emite um aviso sonoro - perante potenciais colisões laterais a uma velocidade superior a 10 km/h. Se o condutor ignorar os avisos e continuar a manobra de mudança de faixa de rodagem, em última instância o sistema pode iniciar uma medida de correção através da intervenção num travão de um dos lados do veículo se a velocidade for superior a 30 km/h. Quando o veículo se encontra parado, a função de aviso de saída pode avisar sobre a passagem de um veículo (ou até uma bicicleta) dentro da área crítica.

·       O PRE-SAFE® PLUS pode atuar na eventualidade de uma colisão traseira iminente. O sistema avisa o condutor do veículo que circula à retaguarda através da ativação das luzes de sinalização de perigo a uma maior frequência. Além disso, as medidas preventivas do sistema de proteção dos ocupantes PRE-SAFE®, incluindo os tensores reversíveis dos cintos de segurança, são acionadas. Se o veículo estiver parado, o PRE-SAFE® PLUS trava as rodas. A redução da marcha para a frente pode reduzir significativamente as cargas que atuam nos ocupantes, incluindo o perigo de ferimentos na coluna cervical.

·       Como apenas uma zona de deformação limitada se encontra disponível em caso de um impacto lateral, o PRE-SAFE® Impulse Side (disponibilidade em função do equipamento selecionado) pode deslocar o condutor ou o passageiro dianteiro afetado da zona de perigo, imediatamente antes da colisão, logo que o sistema detete uma colisão lateral iminente. Para esta finalidade, as câmaras de ar nas almofadas laterais do encosto do banco dianteiro são insufladas em frações de segundo.

Elevados níveis de dinâmica de condução e comportamento

A suspensão do novo EQE SUV

O chassis do novo EQE SUV está equipado com uma suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro. Devido à distância entre eixos comparavelmente inferior de 3030 milímetros e à correspondente afinação da suspensão, o modelo é particularmente ágil e manobrável mesmo com a configuração básica. A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ está disponível como equipamento opcional. Para aumentar a distância ao solo, a altura do veículo pode ser elevada em até 30 milímetros[12]. Além dos modos ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL da função DYNAMIC SELECT, os modelos EQE SUV com 4MATIC também integram o modo OFFROAD para a condução fora de estrada. O eixo traseiro direcionável até 10º também está disponível como equipamento opcional para uma excelente capacidade de manobra em cidade e agilidade fora de estrada.

A suspensão pneumática AIRMATIC opcional responde de forma particularmente sensível. Combina foles pneumáticos com amortecedores ADS+ adaptativos cujas características podem ser totalmente variadas automaticamente em cada roda individual, quer na fase de compressão quer na fase de retorno. Durante a condução, um sofisticado sistema de sensores e algoritmos regula os amortecedores de acordo com a qualidade da superfície da estrada para assegurar que, por exemplo, a sensação de passagem sobre uma lomba com apenas uma roda não é transmitida a todo o eixo nem ao interior. A mola e o amortecedor estão combinados numa torre da suspensão no eixo dianteiro.

O controlo da altura é parte integrante da suspensão AIRMATIC. Mantém constantemente a distância ao solo independentemente da carga transportada no veículo, mas também implementa alterações quando necessário. Para aumentar a distância ao solo, a altura do veículo pode ser elevada em até 30 milímetros1. Isto é possível até uma velocidade de 80 km/h. A carroçaria pode ser elevada em 30 mm1 com o simples pressionar de um botão a uma velocidade inferior a 60 km/h, sendo automaticamente reposta na altura inicial a uma velocidade superior a 70 km/h. Adicionalmente, nos modos COMFORT e SPORT, a carroçaria é automaticamente rebaixada em 10 e 20 mm, respetivamente, a uma velocidade superior a 120 km/h, para reduzir a resistência ao vendo e aumentar a estabilidade de condução. Se a velocidade do veículo diminuir para um valor inferior a 80 km/h, a distância ao solo da carroçaria é reposta na posição inicial.

Tão manobrável quanto um modelo compacto: ambos os eixos participam nas manobras de direção

Graças à direção do eixo traseiro (equipamento opcional), o EQE é tão manobrável quanto um modelo compacto em cidade. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até dez graus. O diâmetro de viragem foi reduzido de 12,3 metros para 10,5 metros com a direção do eixo traseiro.

A interação entre as direções dos eixos dianteiro e traseiro foi concebida para fornecer uma resposta rápida com o mínimo esforço aplicado ao volante durante a condução em zonas urbanas ou rurais. Ao mesmo tempo é alcançado um nível de estabilidade extremamente elevado. Isto resulta em, por exemplo, pequenos ângulos de deslizamento lateral e num elevado nível de contenção do momento rotacional em torno do eixo vertical do veículo. A uma elevada velocidade, o foco incide mais na estabilidade, embora sem comprometer a precisão e a resposta. Esta mais-valia é alcançada através da atuação integrada da direção e dos travões (ESP®), que melhora consideravelmente a segurança de condução.

DYNAMIC SELECT: com modo Off-Road

O condutor pode alterar as características da cadeia cinemática, do ESP®, da suspensão e da direção utilizando o sistema DYNAMIC SELECT. Além dos modos ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL, as versões do EQE SUV com sistema 4MATIC estão equipadas com o modo OFFROAD, um modo adicional especificamente para a condução fora de estrada. Em geral, a curva do pedal do acelerador é muito mais plana neste caso. Quando equipado com AIRMATIC, a distância ao solo do veículo é aumentada em 25 mm. A uma velocidade superior a 70 km/h, a distância ao solo do veículo é reposta no valor inicial. Se a velocidade do veículo diminuir para um valor inferior a 50 km/h, a distância ao solo do veículo é aumentada novamente. Estão disponíveis duas versões do modo da transmissão OFFROAD, com e sem ESP®:

No modo OFFROAD com o ESP® ativado é permitido um ligeiro deslizamento das rodas. Desta forma, por exemplo, são deixados menos trilhos num terreno molhado. Isto é alcançado através do equilíbrio do binário entre a eATS e o ESP®. A pressão no sistema de controlo corresponde assim exatamente ao binário na roda. Quando articulado no terreno, ocorre uma espécie de pré-preenchimento. Isto significa que a pressão no travão da roda sem carga já está aplicada durante a fase de retorno por forma a evitar a rotação da roda.

O objetivo do modo OFFROAD com ESP® OFF consiste em permitir um deslizamento suficiente, mas que continue a ser possível controlar o veículo. Uma grande quantidade de deslizamento, por exemplo, é útil para obter propulsão suficiente em piso de areia. Neste caso os limites de controlo do sistema de controlo de tração ASR são significativamente alargadas. Mesmo em situações potencialmente críticas, como em condução numa duna, quando o impulso não é suficiente para alcançar o topo, o condutor tem sempre disponível o binário total. A potência é suficientemente disponibilizada pela eATS.

O modo Off-Road funciona com deslizamento significativamente superior. O deslizamento é reduzido através do ângulo da direção por forma a manter o veículo manobrável. A função Regulação da Velocidade em Descida (DRS) é agora executada através do iBooster e não através de uma unidade hidráulica (ESP®) tal como nos modelos com motor de combustão. Como resultado, o DRS agora regula muito mais silenciosamente e até com maior suavidade.

A pré-definição é o modo COMFORT. A seleção é reconhecida através de uma resposta acústica e visual. O modo pretendido é apresentado no display central e no painel de instrumentos.

Conteúdos personalizados, apresentados de forma impressionante

O novo EQE SUV: MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e MBUX Hyperscreen

Com software adaptativo, o sistema do MBUX fornece sugestões personalizadas para várias funções e equipamentos. Um equipamento de destaque no interior é o opcional MBUX Hyperscreen. Com o design de camada zero, o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações são sempre apresentadas no nível superior no campo de visão, em função da situação e do contexto. Isto permite reduzir um significativo número de passos de operação. A Mercedes‑Benz integrou completamente vários fornecedores de streaming de música no sistema de informação e de entretenimento MBUX com o serviço [13]"Online Music". A integração da ZYNC proporciona aos passageiros uma experiência contínua de entretenimento digital adaptada ao EQE SUV.

Apoiado por inteligência artificial, o sistema MBUX apresenta proativamente as funções certas no momento certo ao utilizador. O sistema reage às alterações na zona circundante e ao comportamento do utilizador e otimiza-se permanentemente. A designada camada zero oferece ao utilizador conteúdos dinâmicos e agregados de todo o sistema MBUX e os serviços associados no nível superior da arquitetura de informação do MBUX.

A app de navegação é apresentada no centro do display com a sua gama completa de funções. Mais de 20 funções adicionais – desde a função ENERGIZING COMFORT, a função de lembrete do dia de aniversário e até às sugestões da lista de atividades – são automaticamente fornecidas com o auxílio da inteligência artificial quando são relevantes para o cliente. O utilizador pode aceitar ou rejeitar a respetiva sugestão com apenas um clique. A seguir são indicados cinco exemplos de casos de utilização.

·       Quando se aproxima de um posto de carregamento compatível com o serviço Plug & Charge, o módulo de carregamento surge automaticamente. O condutor poderá então começar a carregar imediatamente.

·       Se alguém telefonar sempre a um determinado amigo a caminho de casa às terças-feiras à noite, no futuro irá sempre receber uma sugestão relativa a esta chamada em particular, neste dia da semana e a esta hora. É apresentado um cartão de visita com a sua informação de contacto e, se estiver armazenada, a sua fotografia. Todas as sugestões do MBUX são associadas ao perfil do utilizador.

·       Se o utilizador ligar regularmente o aquecimento do volante e além do aquecimento do banco, por exemplo, esta operação ser-lhe-á sugerida logo após ter ativado o aquecimento do banco.

Olá Mercedes: assistente de voz sempre presente

O assistente de voz "Olá Mercedes" tem uma capacidade de diálogo e de aprendizagem extremamente elevada com a ativação dos serviços online na app Mercedes me. Adicionalmente, certas ações podem ser realizadas mesmo sem o comando de voz de ativação "Olá Mercedes". Estas incluem o atendimento de uma chamada telefónica. O assistente de voz "Olá Mercedes" também explica as funções do veículo e, por exemplo, pode ajudar quando é solicitado para explicar como se pode ligar um smartphone através de Bluetooth ou onde se encontra o kit de primeiros-socorros.

Se o utilizador tiver dispositivos tecnológicos compatíveis em casa, também podem ser interligados com o veículo graças à função smart home e ser controlados por voz a partir do veículo. O assistente de voz "Olá Mercedes" também pode detetar audivelmente os ocupantes. Logo que as características individuais da voz sejam aprendidas pelo sistema, esta função pode ser utilizada para aceder aos dados pessoais e às funções através da ativação de um perfil.

Música online: streaming de música com uma seleção de milhões de temas

Com o serviço "Online Music", a Mercedes‑Benz integrou agora totalmente os principais serviços de streaming de música, como Spotify, Amazon Music e Apple Music, no sistema de informação e de entretenimento MBUX. O MBUX permite o acesso ao perfil de utilizador dos fornecedores de música ligados. Isto permite aos clientes acederem às suas músicas e listas de reprodução preferidas e descobrirem milhões de músicas bem como listas de reprodução criadas.

A personalização é simples e cómoda

É possível criar um perfil de utilizador diretamente no EQE SUV e sincronizá-los com os dados de perfil existentes da conta Mercedes me. Através da leitura de um código QR com a app Mercedes me, o veículo é automaticamente ligado à conta Mercedes me.

As preferências pessoais como as estações de rádio preferidas e as predefinições podem ser transferidas para qualquer banco através do perfil da conta Mercedes me. É possível criar até sete diferentes perfis com um total de cerca de 800 parâmetros no veículo. A iluminação ambiente pode ser definida individualmente através da configuração remota, por exemplo, a partir de casa. Como os perfis são armazenados na nuvem como parte integrante do serviço Mercedes me, também podem ser utilizados noutros veículos Mercedes-Benz com a nova geração do MBUX.

Além da clássica inserção de um PIN, um procedimento de autenticação especial assegura um elevado nível de segurança. Neste caso são combinados o reconhecimento da impressão digital, da face e da voz. Isto permite aceder às definições individuais ou à verificação dos processos de pagamento eletrónico a partir do veículo.

MBUX Hyperscreen: um excelente cinema drive-in

Com o MBUX Hyperscreen (opcional), três displays estão unidos entre si praticamente de forma continua para dar forma a uma impressionante faixa de display com uma largura superior a 141 centímetros: o painel de instrumentos (diagonal de ecrã: 12,3 polegadas), o display central (17,7 polegadas) e o display do passageiro dianteiro (12,3 polegadas) aparentam ser uma única unidade.

O estilo de indicação selecionado é apresentado uniformemente em todos os ecrãs; e o brilho é adaptado homogeneamente às condições de iluminação no interior. Os painéis de controlo do sistema de controlo da climatização estão localizados na secção inferior do display central. Estes são apresentados permanentemente por forma a que o condutor e o passageiro dianteiro possam ajustar diretamente a temperatura e a ventilação.

O display central e o display do passageiro dianteiro é de tecnologia OLED para uma qualidade de imagem particularmente brilhante. Os píxeis individuais da imagem são autoiluminados; os píxeis não atuados da imagem permanecem desligados, o que significa que surgem com a cor preto (completa ausência de luz). Os píxeis OLED ativos, por outro lado, radiam um elevado brilho que também resulta em valores de contraste pronunciados.

Os displays central e do passageiro dianteiro também fornecem resposta tátil. Quando um dedo toca em certos pontos no display tátil, os atuadores (oito no display central, quatro no display do passageiro dianteiro) são acionados e provocam uma vibração percetível do vidro de cobertura. Desta forma, o utilizador sente impulsos na superfície suave, que transmitem a impressão de um interruptor mecânico. Outro auxílio de operação conhecido dos produtos de eletrónica de consumo de qualidade é a resposta de força de ambos os ecrãs. Os diferentes níveis de pressão no vidro alteram a resposta. Por exemplo, o MBUX passa para outro nível de menu.

O display OLED de 12,3 polegadas com interface separado torna a viagem mais interessante e divertida para o passageiro dianteiro. O sistema utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara para detetar se o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro.

ZYNC: experiência contínua de entretenimento digital a bordo

Quer sejam notícias, desporto, espetáculos ou filmes – a maioria das pessoas transmitem e assistem aos seus conteúdos preferidos nos seus dispositivos móveis ou na televisão. Contudo, o interior de um Mercedes-Benz permite desfrutar de uma experiência cinematográfica imersiva que vai além da mera reprodução. O tamanho, o formato e a posição dos displays, bem como a disposição dos altifalantes, por exemplo, podem ser individualmente configurados de acordo com as preferências dos utilizadores. A Mercedes‑Benz Group AG estabeleceu uma parceria com a empresa tecnológica ZYNC sedeada na Califórnia. A plataforma ZYNC concentra-se exclusivamente na situação prevalecente no interior de um automóvel e pode ser perfeitamente integrada no hardware do Mercedes‑Benz bem como nos sistemas operativos atuais e futuros. Tudo serve para maximizar a experiência audiovisual, a interação e a operação intuitiva.

A ZYNC fornece streaming de vídeo, conteúdos personalizados, experiências interativas, programas de vídeo locais, desporto, notícias, jogos e muito mais através de uma única interface de utilizador. Mais de 30 serviços de streaming de reconhecidos parceiros globais, regionais e locais já estão disponíveis, enquanto parceiros e canais adicionais estão a ser continuamente integrados. A maioria destes canais já está incluída e não necessita de uma subscrição individual. Para poder utilizar a ZYNC é necessária uma conta ativa Mercedes‑Benz me. Atualmente este serviço está disponível sem custos durante um ano a partir da data do primeiro registo do veículo e a sua subscrição pode ser subsequentemente renovada mediante o pagamento de uma tarifa através do portal Mercedes me.

Controlo contínuo do olhar do condutor

O novo EQE SUV visto à lupa: a lógica de bloqueio do display do passageiro dianteiro

Está disponível um display OLED de 12,3 polegadas como interface de utilizador para o próprio passageiro dianteiro no EQE SUV. Na Europa, e num crescente número de países, o passageiro dianteiro também pode assistir a conteúdo dinâmico, como streaming de vídeo ou TV, enquanto o automóvel se encontra em movimento. O sistema utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara para detetar se o condutor está a olhar para o display do passageiro dianteiro. Se for este o caso, o sistema escurece automaticamente o conteúdo por razões de segurança.

Primeiro, o sistema de reconhecimento de ocupação do banco do passageiro deteta se o banco está ocupado. Neste caso, a superfície tátil do display pode ser utilizada a partir do banco do passageiro dianteiro. Por outro lado, se o banco do passageiro dianteiro não estiver ocupado, o display apresenta uma imagem de fundo. O cliente poderá escolher a partir de várias imagens, incluindo um céu estrelado, ou seja, o padrão Mercedes‑Benz.

Durante a viagem, o passageiro dianteiro pode assistir a conteúdo dinâmico como vídeo transmitido ou TV no seu display. Para assegurar que o condutor não desvia a sua atenção da estrada, um conceito de bloqueio com recurso a uma câmara impede que o condutor assista ao filme. Uma câmara no display do condutor controla a direção dos olhos do condutor e desta forma regista o seu olhar.

O sistema inteligente pode distinguir se o condutor está a olhar para o display do passageiro dianteiro ou para os espelhos exteriores. É considerado, por exemplo, como e com que frequência o condutor direciona o seu olhar e durante quanto tempo olha para o lado do passageiro dianteiro. Se o condutor olhar para o ecrã durante mais de cerca de dois segundos, o display do passageiro dianteiro é escurecido por forma a que o conteúdo não esteja visível.

Visão inteligente para o futuro

O novo EQE SUV: Navegação com Inteligência Elétrica

No que diz respeito à Navegação com Inteligência Elétrica, o nome diz tudo. Com base em vários fatores, o sistema planeia o percurso mais rápido e conveniente, incluindo paragens para carregamento. O sistema também reage dinamicamente, por exemplo, no caso de congestionamentos de trânsito ou de mudanças do estilo de condução. A função "Navegação com Inteligência Elétrica" é inteligente e calcula uma estimativa dos custos de carregamento por cada paragem de carregamento. Adicionalmente, o cliente pode editar individualmente os percursos planeados. Pode editar individualmente os percursos planeados adicionando os postos de carregamento preferidos ao longo do percurso ou excluindo os postos de carregamento sugeridos.

Enquanto um calculador de autonomia convencional baseia-se em dados passados, o sistema "Navegação com Inteligência Elétrica" olha para o futuro. Os requisitos de energia são considerados no cálculo do percurso. A topografia, a distância, a temperatura ambiente, a velocidade, os requisitos de aquecimento e de arrefecimento são todos considerados. Fatores adicionais incluem o trânsito ao longo do percurso planeado, bem como os postos de carregamento disponíveis ao longo do mesmo, a potência de carregamento disponível, e as funções de pagamento. O cálculo é processado na nuvem e é combinado com os dados de bordo.

O cliente não tem sempre necessariamente de carregar totalmente o veículo, mas receberá uma recomendação específica relativamente ao tempo de carregamento necessário no posto de carregamento. As paragens em postos de carregamento são planeadas na forma mais favorável para o tempo de viagem total: em certas circunstâncias, duas paragens para carregamento com uma capacidade de carregamento elevada podem ser mais vantajosas do que carregar uma vez durante um longo período. Além disso, a função "Navegação com Inteligência Elétrica" ajusta automaticamente as definições de carregamento do veículo e otimiza-as para o carregamento rápido ao longo do percurso.

O MBUX indica se o nível de carga disponível da bateria é suficiente para regressar ao ponto inicial sem carregar. Durante o cálculo do percurso, é dada preferência aos postos de carregamento manualmente adicionados ao percurso. Os postos de carregamento sugeridos podem ser excluídos. O sistema calcula uma estimativa dos custos de carregamento por cada paragem de carregamento.

Se existir um perigo de não alcançar o destino ou o posto de carregamento com as definições selecionadas, a Monitorização Ativa da Autonomia emite a instrução para ativar as funções de condução ECO. Além disso, a velocidade de condução para chegar ao próximo posto de carregamento ou ao destino é calculada e apresentada no velocímetro. No item de menu "Range", o condutor pode desligar vários consumidores de energia para aumentar a autonomia e ativar as funções de condução ECO para um estilo de condução mais económico.

Utilização eficiente do calor residual da cadeia cinemática

O novo EQE SUV: controlo da climatização

O EQE SUV está equipado de série com um sistema de gestão térmica com uma bomba de calor. Outra função agradável e eficiente é o controlo da pré-climatização. O sistema de controlo da climatização automático THERMATIC com duas zonas de climatização está equipado de série, enquanto o sistema THERMOTRONIC com quatro zonas de climatização está disponível como opção.

Uma bomba de calor, um conceito conhecido dos sistemas de aquecimento domésticos, é um sistema que transfere calor. Desta forma, a "energia térmica fria"[14], que ocorre frequentemente nos automóveis elétricos em particular, pode ser aproveitada para aquecer o ar no interior do habitáculo.

Graças à bomba de calor, o sistema funciona de forma muito eficiente: o calor residual da cadeia cinemática elétrica (inversor e motor elétrico) e da bateria de alta tensão pode ser utilizado para aquecer o ar no interior do habitáculo. Esta permite reduzir drasticamente a energia consumida pelo sistema de aquecimento, aumentando desta forma a autonomia.

Mas as outras funções do sistema de gestão térmica inteligente também assistem os ocupantes de várias formas. Sabia que...

... o controlo da pré-climatização funciona de acordo com os valores definidos? Isto significa que se o condutor registar a hora de partida diretamente através do MBUX ou através da app Mercedes me e o veículo estiver ligado a um posto de carregamento, o ar no interior do EQE SUV é climatizado de acordo com a temperatura pré-definida no início da viagem. O condutor poderá definir esta temperatura individualmente para cada viagem e para cada troço do percurso, ou com o auxílio do perfil da semana. O controlo da pré-climatização também é automaticamente ativado durante cinco minutos, assim que o veículo for destrancado com a chave.

... o EQE SUV comuta automaticamente para o modo de recirculação quando o sistema detetar através de GPS que o veículo está a passar por um túnel ou quando o sensor de qualidade do ar registar valores correspondentes? A função de conforto assegura o fecho dos vidros laterais e do teto de abrir se necessário no modo de recirculação e posteriormente recoloca-os nas suas posições originais.

... o sistema de controlo da climatização automático fornece os modos ECO e ECO+ além da definição de conforto? Com o modo ECO, o funcionamento do sistema de controlo da climatização, com potência de aquecimento e arrefecimento reduzida, continua a ser possível sem restrições. No modo ECO+ só poderá ser utilizado o ventilador e, se necessário, o calor residual da eATS. Por outro lado, o compressor e o aquecedor de alta tensão permanecem desligados. Os modos ECO e ECO+ permitem reduzir o consumo de energia das funções do controlo da climatização, minimizando o impacto na autonomia do veículo.

... vários sensores asseguram que o ar no interior é arrefecido ou aquecido conforme necessário? Além da temperatura do ar interior e da temperatura do ar ambiente, também registam a posição do sol. Para evitar o embaciamento dos vidros, um sensor na base do espelho retrovisor mede a temperatura da superfície do vidro e a humidade do ar interior. Em complemento, é utilizado um sensor de humidade do ar para determinar a humidade do ar admitido. Graças a esta estratégia, os requisitos de energia do sistema podem ser reduzidos no modo A/C com ar ambiente seco e sem necessidade de arrefecimento - um ganho de eficiência. Ao mesmo tempo, isto ajuda a evitar que os passageiros sofram de olhos secos.


Quatro paisagens sonoras diferentes para uma experiência acústica especial

O novo EQE: as experiências sonoras

"Serene Breeze" é o nome da quarta nova paisagem sonora que é estreada no EQE SUV. Esta nova paisagem sonora,  é caracterizada por um som relaxante e semelhante ao da natureza. Com a encenação sonora abrangente, a mudança de paradigma do automóvel movido a motor de combustão para o automóvel movido a motor elétrico torna-se audível nos modelos da Marca Mercedes‑EQ. Uma variedade de paisagens sonoras permite uma configuração acústica personalizada. Está disponível como opção um som de condução interior. Este ajusta-se de forma adaptável ao modo de condução.

Se o sistema de som surround Burmester® 3D estiver equipado no modelo, o EQE SUV integra as duas paisagens sonoras Silver Waves e Vivid Flux. Silver Waves é um som sensual e nítido. Destinado a entusiastas de automóveis elétricos, Vivid Flux é um som cristalino, sintético e no entanto humanamente caloroso. Estas paisagens sonoras podem ser selecionadas ou desativadas no display central.

Podem ser desbloqueadas duas paisagens sonoras adicionais por atualização remota através do sistema de comunicação móvel.

·       "Roaring Pulse" encaixa particularmente bem no carácter do SUV. Esta paisagem sonora relembra poderosas máquinas e é sonora e extrovertida.

·       "Serene Breeze" oferece um som relaxante semelhante ao da natureza. O som reflete o tema do bem-estar e revela um mecanismo de interação independente e tranquilo no som de condução. O resultado é uma mistura sinfónica de som natural e banda sonora sublime.

O condutor e os passageiros já são saudados acusticamente quando se aproximam do veículo e entram no mesmo. Um som correspondente também acompanha a saída e o trancamento do EQE SUV. O som de condução também é parte integrante da paisagem sonora e é reproduzido pelos altifalantes no interior. Suscita emoções e inspira. Ao mesmo tempo, o som de condução é interativo, pois responde a uma boa dúzia de parâmetros como a posição do pedal do acelerador, velocidade ou recuperação. O amplificador do sistema de som surround Burmester® utiliza algoritmos inteligentes de conceção de som para processar sons em tempo real, que são então reproduzidos através dos altifalantes.

Os algoritmos e os sons utilizados na geração do som são criados internamente na Mercedes‑EQ. Além de especialistas em física, a equipa interdisciplinar também inclui engenheiros de som, designers de dispositivos multimédia e mecatrónicos. No laboratório de acústica, que é completamente isolado de ruídos e vibrações externos, trabalham na criação do som da família de modelos Mercedes‑EQ. Os especialistas de som determinam quais as emoções que as paisagens sonoras suscitam no trânsito real durante os testes de estrada. Os testes de audição móveis ocorrem com automóveis de demonstração interativos, incluindo no Centro de Testes e Tecnologia de Immendingen.

Os especialistas utilizaram técnicas de composição musical como a harmonia. A paisagem sonora varia em resultado das muitas dimensões sonoras. A conceção de som interage com o automóvel. A experiência multisensual está na interface entre uma calma confortável e uma resposta precisa e emocionalmente apurada à condução e ao comportamento do condutor.


Sistema de Iluminação Inteligente e programa de bem-estar completo

O novo EQE SUV: os destaques do equipamento

A tecnologia dos faróis DIGITAL LIGHT (equipamento opcional) permite implementar funções inovadoras como a projeção de marcas rodoviárias auxiliares ou de símbolos de aviso na estrada. Outro equipamento de destaque é o ENERGIZING AIR CONTROL Plus. Com este equipamento, um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) filtra o ar exterior que entra no habitáculo com um nível de filtragem extremamente elevado. O sistema ENERGIZING COMFORT liga vários sistemas de conforto do veículo. Os programas individuais do sistema ENERGIZING COMFORT permitem criar um ambiente especialmente agradável em função do estado anímico ou das necessidades do cliente. Este equipamento melhora a condição física e o desempenho durante a condução e durante uma pausa. O formato de som Dolby AtmosÒ coloca a experiência sonora no EQE SUV num novo patamar.

Cada farol DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refractada e direcionada por 1,3 milhões de microespelhos. Os microespelhos ocupam a área de uma unha do dedo polegar. Uma unidade de controlo com um poderoso processador gráfico utiliza uma ligação idêntica à HDMI para gerar uma contínua transmissão de vídeo para os espelhos.

O feixe de luz dividido em 1,3 milhões de píxeis torna possível uma distribuição de luz absolutamente rigorosa. As margens na cor cinza clara e a distribuição da luz de todas as outras funções adaptativas de luz são também apresentadas com uma precisão significativamente superior, o que melhora a iluminação em condições de nevoeiro, em autoestrada ou em cidade, por exemplo. Com base nos dados do mapa de navegação, a topografia do terreno é considerada, especialmente as subidas e as descidas. Estas funções de assistência são equipamentos opcionais[15]:

·       Aviso sobre a deteção de obras na estrada através da projeção de um símbolo de escavadora na superfície da estrada

·       Orientação de um projetor de luz como forma de aviso na direção de pedestres detetados na berma da estrada

·       Semáforos, sinais de stop ou sinais de proibição são destacados através da projeção de um símbolo de aviso na superfície da estrada

·       Assistência em faixas de rodagem estreitas (obras na estrada) através da projeção de linhas de orientação na superfície da estrada.

·       Indicação do início da mudança de faixa de rodagem assistida

·       Aviso e orientação direcional quando o Assistente de Faixa de Rodagem e o Assistente de Ângulo Morto detetam um perigo

Com a função ENERGIZING AIR CONTROL Plus, a Mercedes‑Benz pensa integralmente na qualidade do ar no EQE SUV. O sistema é constituído pelo meio de filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior. Um revestimento de carvão ativado reduz o dióxido de enxofre, os óxidos de azoto e os odores no interior. O filtro de ar interior deste equipamento opcional recebeu a certificação "OFI CERT" ZG 250-1 pelo Instituto de Pesquisa e Testes Austríaco (OFI), relativamente a vírus e bactérias, solicitada pela Mercedes-Benz em 2021.

Utilizando o controlo da pré-climatização, também é possível filtrar o ar interior antes de entrar no veículo. Os níveis de partículas no ar exterior e no ar interior do veículo também são apresentados na informação sobre a climatização. Se a qualidade do ar exterior for baixa, o sistema também pode recomendar o fecho dos vidros laterais ou do teto de abrir, bem como comutar automaticamente para o modo de recirculação de ar.

O sistema de fragrâncias ativas do EQE SUV, que é parte integrante do pack AIR-BALANCE, também apela ao sentido do olfato. Foi criada uma fragrância especial para o novo modelo elétrico: o hibisco e a erva-limão caracterizam a fragrância Nº6 MOOD hibiscus.

A abordagem abrangente "Fit & Healthy" da função ENERGIZING COMFORT possibilita experimentar vários sistemas de conforto através da operação no display tátil ou por comando de voz e agrupa-os em programas para criar mundos de experiência. Ao mesmo tempo, o sistema cria uma atmosfera apropriada no interior – por exemplo, revigorante em caso de viagens monótonas, ou relaxante em viagens com elevado stress. A função ENERGIZING COMFORT no EQE SUV inclui

·       os programas "Refresh", "Warmth", "Vitality", "Joy" e "Well-being",

·       os três programas ENERGIZING NATURE, designadamente o "Forest Glade", "Sound of the Sea" e o "Summer Rain"

·       bem como as sugestões de recuperação física e revitalização.

Durante uma pausa na viagem, por exemplo, numa área de serviço ou num posto de carregamento, o programa Power Nap também pode ser selecionado. O programa tem três níveis – adormecer, dormir, despertar – e pode aumentar o desempenho do condutor e permitir a recuperação de energia.

O ENERGIZING COACH sugere um adequado programa de revitalização ou bem-estar com base nos dados do veículo e da viagem. Também considera a informação sobre a qualidade do sono e o nível de stress no seu algoritmo inteligente se o condutor estiver a utilizar um aparelho pessoal apropriado.

O formato de som Dolby AtmosÒ coloca a experiência sonora no EQE SUV num novo patamar. Os instrumentos ou as vozes individuais da mistura de estúdio podem ser posicionados em torno da área de audição. Desta forma é possível um novo tipo de animação sonora: isto porque, enquanto os sistemas estéreo convencionais normalmente possuem uma dinâmica lateral, o Dolby AtmosÒ pode utilizar todo o espaço e criar uma experiência de som a 360º.


SUV com carácter desportivo, robusto e design objetivo

O EQE SUV: o design exterior

As proporções do EQE SUV combinam a função e a estética com o carácter desportivo do SUV. O novo modelo, com o seu design objetivo inconfundível, marca um ponto de viragem na sua classe. As projeções das secções dianteira e traseira e o conjunto da secção dianteira foram mantidos compactos. As rodas com jantes de 19 até 22 polegadas estão posicionadas à face da extremidade exterior da carroçaria e conferem uma postura imponente.

Principais características do design da secção dianteira:

·       A secção dianteira integra uma grelha frontal em preto que dá continuidade à face da nova geração de veículos da Mercedes‑EQ.

·       Como equipamento opcional, a grelha frontal também está disponível com o padrão de estrelas tridimensional da Mercedes‑Benz.

·       A luz diurna contínua e concisa interpreta a chama característica da marca. Os faróis LED High Performance são um equipamento de série, enquanto os faróis DIGITAL LIGHT estão disponíveis como equipamento opcional.

·       A proteção inferior da carroçaria simulada confere à secção dianteira uma aparência robusta. Em função do equipamento, inclui um acabamento cromado ou preto brilhante. Este componente integra uma entrada de ar.

Principais características do design lateral:

·       Os vidros laterais integram frisos cromados tridimensionais de dimensões generosas.

·       Os retrovisores exteriores assentam nos painéis das portas por razões de aerodinâmica e aeroacústica.

·       Os manípulos das portas embutidos estão disponíveis como equipamento de série.

·       Estão disponíveis estribos como equipamento opcional, que também oferecem vantagens a nível de aerodinâmica. Nos modelos EQE SUV sem esta opção, um revestimento cromado tridimensional divide a secção inferior.

·       A tampa de serviço do fluido de lavagem dos vidros está localizada no painel lateral junto à roda dianteira esquerda.

·       O revestimento dos guarda-lamas típicos de um SUV são de cor preto, tal como os painéis de proteção das embaladeiras laterais, que realçam a silhueta dinâmica.

·       As jantes de grandes dimensões disponíveis em tamanhos desde 19 até 22 polegadas, juntamente com a geometria musculada da carroçaria, conferem ao EQE SUV um carácter desportivo e robusto.

Principais características do design da secção traseira:

·       As superfícies fluidas e as transições suaves dominam a secção traseira.

·       A faixa de luz na traseira é contínua.

·       O interior dos inovadores farolins LED tem a forma de uma hélice 3D.

·       A câmara de marcha-atrás encontra-se ocultada atrás da estrela e protegida contra a sujidade.

·       Em função da linha de design e de equipamento, uma proteção inferior da carroçaria simulada com revestimento cromado assenta na secção inferior preta do para-choques.


Várias soluções para um elevado desempenho aerodinâmico

O novo EQE SUV: aerodinâmica

Após o EQS Limousine, o EQE Limousine e o EQS SUV, o EQE SUV é já o quarto modelo da Mercedes‑EQ que tem como base a arquitetura modular dos automóveis elétricos de grande dimensão. O EQE SUV recebeu as mesmas soluções aerodinâmicas dos seus modelos irmãos. A secção inferior da carroçaria com os seus vários detalhes aerodinâmicos tem uma importância fundamental na obtenção do excelente coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.25[16], que foi alcançado apesar do grande volume e da curta projeção da secção traseira. Mas o conceito dimensional com o para-brisas plano, a prolongada linha do tejadilho e os entalhes também foram fatores importantes.

Muitas soluções aerodinâmicas resultam na elevada eficiência aerodinâmica do EQE SUV. Estas incluem novos spoilers de rodasà frente do eixo dianteiro. Com a extremidade inferior denteada, o pequeno difusor e as nervuras longitudinais, vários detalhes contribuem para melhorar o escoamento de ar para as rodas dianteiras.

Foram desenvolvidas coberturas aerodinâmicas para as jantes otimizadas. Em função do equipamento, as coberturas das jantes significam uma redução do coeficiente aerodinâmico (Cd) comparativamente às jantes aerodinâmicas convencionais. Os estribos disponíveis como opção são ocultados na secção inferior. Esta solução influencia positivamente o escoamento de ar para as rodas traseiras e beneficia a aerodinâmica.

Os spoilers de rodas também foram instalados à frente das rodas traseiras com um pequeno avental no lado interior. Os spoilers especiais na zona do painel lateral traseiro têm uma influência positiva significativa no desempenho aerodinâmico. Direcionam o escoamento do ar em torno das rodas traseiras. Em função do tamanho das jantes, os spoilers no EQE SUV estão disponíveis em duas versões de comprimento.

O painel da secção inferior da carroçaria tem detalhes atraentes como os turbuladores dentados na secção dianteira. Estes impedem o desvio do escoamento de ar na secção inferior da carroçaria. O escoamento de ar é direcionado para baixo a partir das cavas das rodas. Além disso, os painéis da secção inferior da carroçaria no EQE SUV foram complementados com revestimentos do braço de suporte e do tirante de controlo da mola. Este último encontra-se inclinado para direcionar o escoamento de ar da bateria para o difusor. O ângulo do difusor traseiro foi otimizado em túnel de vento.

Os spoilers laterais e o spoiler do tejadilho na secção traseira prolongam a extremidade do tejadilho para a traseira. Em combinação com a maior opressão, estes oferecem vantagens aerodinâmicas. Mesmo os farolins traseiros integram um perfil que funciona como spoiler. Estes detalhes resultam numa melhor aerodinâmica da secção traseira com arestas acentuadas que orientam o escoamento do ar.

A seguir é apresentada uma descrição dos detalhes do desenvolvimento aerodinâmico:

·       Conceito dimensional favorável à aerodinâmica

·       Jantes otimizadas aerodinamicamente em todos os tamanhos, com coberturas aerodinâmicas nas jantes de 19 polegadas e pneus igualmente otimizados aerodinamicamente com geometria aperfeiçoada

·       Sistema de controlo do ar de arrefecimento

·       Vedantes contínuos na secção dianteira, por exemplo, entre a tampa de serviço, a grelha frontal, os faróis e a faixa de luz

·       Design simplificado do pilar A e da borracha para uma melhor visibilidade dos retrovisores exteriores mesmo em condições meteorológicas adversas

·       Spoilers nas entradas/saídas de ar das cavas das rodas dianteiras e traseiras

·       Spoilers de revestimento especiais nos painéis laterais traseiros em frente às rodas

·       Spoiler integrado nos farolins traseiros

·       Spoilers laterais e spoiler do tejadilho na secção traseira

·       Vários painéis na secção inferior da carroçaria

Inúmeras soluções de isolamento reduzem o ruído do vento

Num automóvel elétrico, contrariamente ao habitual nível de ruído que ocorre num automóvel com motor de combustão, o ruído do vento é mais percetível pelos ocupantes. O isolamento acústico é portanto de grande importância. Muitos aperfeiçoamentos nos detalhes: para reduzir ou evitar ruídos de baixa frequência que podem ser entendidos como uma redução do conforto, por exemplo, várias cavidades na carroçaria do veículo foram preenchidas com espuma de isolamento acústico.

O ruído de elevada frequência provocado pelo vento também foi reduzido no EQE SUV através da melhoria de vedantes no apoio do para-brisas e nos retrovisores exteriores. Os engenheiros de aeroacústica prestaram atenção especial aos vedantes das transições entre os vidros laterais.

O opcional Pack Conforto Acústico reforça ainda mais o baixo nível de ruído. Este inclui vidro laminado acústico no para-brisas e nos vidros laterais das portas do condutor e do passageiro dianteiro. No teto panorâmico, vários defletores de ar, revestimentos e vedantes com geometria aperfeiçoada asseguram baixos níveis de ruído apesar da grande abertura do tejadilho.

Arejado, espaçoso e versátil

O novo EQE SUV visto à lupa: conceito dimensional

O EQE SUV é um dos representantes mais espaçosos da sua classe. No entanto é mais compacto do que o EQE Limousine, com uma distância entre eixos de 3030 milímetros, inferior em cerca de nove milímetros. As dimensões externas são 4863/1940/1686 milímetros (comprimento/largura[17]/altura).

O espaço oferecido pelo modelo de cinco lugares é extremamente generoso graças ao pack inteligente baseado na plataforma de automóveis elétricos de grande dimensão. O espaço para a cabeça na primeira fila de bancos é de 1007/1002 milímetros, enquanto na segunda fila de bancos é de 1001/1000 milímetros (valores sem/com teto de abrir panorâmico). A sensação subjetiva do elevado nível de espaço também é confirmada pela largura para os cotovelos de 1540 milímetros no lado do condutor. Com 1030 milímetros, o espaço para as pernas no compartimento traseiro confere um elevado conforto.

O volume do compartimento de carga é de 520 litros. Os encostos do banco traseiro podem ser repartidos na proporção de 40/20/40. Quando os encostos do banco traseiro são rebatidos totalmente para baixo, o volume do compartimento de carga aumenta para cerca de 1675 litros. Diagonalmente, a dimensão do compartimento de carga é de 882 milímetros - uma das mais elevadas neste segmento.

Se pretendido, a variabilidade pode ser ainda aumentada: se o ângulo dos encostos do banco traseiro for aumentado em 10º para a posição opcional mais vertical, o volume do compartimento de carga é de 580 litros. Além disso, este equipamento opcional permite repartir os encostos do banco traseiro numa proporção de 40/20/40. O encosto mais pequeno no meio pode ser rebatido para baixo separadamente, por forma a disponibilizar uma abertura de acesso ao compartimento de carga e um espaço de carga para transportar objetos compridos e ao mesmo tempo permitir a utilização dos lugares exteriores do banco traseiro.


 

 

Arquitetura moderna com uma atmosfera especial

O novo EQE SUV: o design interior

O EQE SUV é baseado na plataforma elétrica de grandes dimensões da Mercedes‑EQ. Adicionalmente, integra um interior que tem sido consistentemente digitalizado. O MBUX Hyperscreen disponível como opção implementa o elevado grau de digitalização com um efeito impressionante.

O painel de instrumentos é totalmente constituído por um generoso display. Os displays de alta resolução são unidos para criar a impressão de um único ecrã coberto por um vidro comum. Os gráficos apresentados dos conteúdos do MBUX são perfeitamente coordenados. O MBUX Hyperscreen está integrado no painel de instrumentos de forma minimalista. A faixa de saída de ventilação estende-se por toda a largura na secção superior e ao mesmo tempo é extremamente elegante. Estas proporções extremas, juntamente com o vidro curvo do MBUX Hyperscreen, criam a arquitetura moderna do posto de condução.

As saídas de ventilação laterais predominantes apresentam um design em forma de turbina. Combinam propositadamente com o tema hiperanalógico através do contraste entre a mecânica de alta precisão e o mundo dos ecrãs digitais. As pás da turbina intrinsecamente concebidas distribuem o fluxo de ar eficientemente.

A secção frontal da consola central está unida ao painel de instrumentos, ligando o espaço aberto numa referência visual à nova arquitetura da cadeia cinemática, que devido ao facto de ser elétrica, não necessita de túnel para a transmissão. As superfícies fluídas revestidas em pele criam uma impressão de modernidade e luxo em combinação com o revestimento em madeira genuína de dimensões generosas. Ao mesmo tempo, está disponível amplo espaço para acondicionar objetos.

O modelo base sem MBUX Hyperscreen está equipado com uma consola central ligeiramente diferente. A secção traseira integra um confortável apoio de braços. É primeiro interrompido visualmente antes de as linhas continuarem até ao display central flutuante. A transição suave de três dimensões no compartimento da consola central para duas dimensões no display tátil é contínua, ou seja, sem interrupção do design com aparência de revestimento em vidro.

A linha de design Electric Art inclui bancos com revestimento em pele. Os bancos orientados para o conforto cumprem os elevados requisitos com perfurações personalizadas que formam diferentes padrões. Em combinação com a linha de design interior AMG, o EQE SUV é equipado com bancos desportivos com apoios laterais mais pronunciados. Em alternativa, os bancos conforto estão disponíveis como opção em combinação com a linha de design interior AMG.

A faixa de ventilação desde o posto de condução estende-se visualmente pelas portas dianteiras. O design da consola de controlo flutuante, com manípulo da porta integrado e interruptores de regulação do banco, dá continuidade aos anteriores elementos puramente decorativos. O painel central da porta desenvolve-se de forma sensual e dinâmica desde a superfície vertical até à superfície horizontal e desta forma integra o apoio de braços continuamente. A secção dianteira do apoio do braço foi concebida com um elemento metálico moderno que pode ser utilizada como uma pega flutuante e um puxador, e contém o interruptor do vidro elétrico. Em condições de escuridão, este elemento flutuante de visual moderno é particularmente impressionante graças a um círculo de luz ambiente.

Foi desenvolvido um esquema de iluminação especial de boas-vindas e de partida[18] para os modelos Mercedes‑EQ, que também é coordenado com a iluminação ambiente.

Cores e revestimentos: modernidade e tradição para um ambiente especial

Os materiais e cores modernos e tradicionais conferem ao interior uma atmosfera especial. A estrutura sofisticada e delicada do NEOTEX combina o visual de pele com o neopreno tecnologicamente avançado. O material é aplicado no painel de instrumentos, no apoio de braços e nos bancos da linha de design AMG.

Cinco combinações de cores coordenadas disponíveis para o interior realçam a sensação de espaço generoso. O EQE SUV está imerso num esquema de cores progressivo e luxuoso com tonalidades quentes e frias que realçam o design escultural e sensual. Por exemplo, o tom quente do castanho balao é combinado com o cinza neva e o azul/preto biscaia. A cor rosé gold, derivada dos fios elétricos, realça o design da faixa de saída de ventilação e é utilizada para criar contraste.

Os revestimentos inovadores são fundamentais para a estética do EQE. Um elemento de revestimento híbrido conjuga o tom quente da madeira com a frieza técnica do alumínio. Por outro lado, o revestimento com textura superficial em antracite, inclui pigmentos metálicos finos. O elemento de revestimento, cortado a laser e retroiluminado com o padrão Mercedes-Benz também cria um ambiente especial. O padrão de estrelas é gravado a laser no revestimento de plástico e a sua retroiluminação é adaptativa.

O volante de série da linha de design interior Electric Art é revestido a pele sintética de elevada qualidade. Naturalmente, também cumpre os elevados requisitos da Mercedes-Benz em termos de conforto e propriedades técnicas, como o comportamento térmico. As alternativas sem pele natural também são utilizadas nos revestimentos dos bancos, nos painéis das portas e na consola central.[19]

Design da interface do utilizador: vários estilos de exibição e modos à escolha

As funções e a estrutura de operação são adaptadas à condução elétrica. Visualmente, todos os gráficos foram desenhados com um novo esquema de cores de azul/laranja. O estilo de exibição clássico do painel de instrumentos, com dois instrumentos redondos, foi reinterpretado com uma espada digital de luz numa lente de vidro. Todos os conteúdos relevantes para a condução podem ser acedidos entre os dois instrumentos redondos.

A aparência dos displays pode ser personalizada com uma seleção de três estilos (Discreet, Sporty e Classic) e três modos (Navigation, Assistance e Service)

Extremamente flexível e amplamente digitalizado

O novo EQE SUV: produção

A partir do final do mês de agosto, a fábrica da Mercedes‑Benz de Tuscaloosa no estado do Alabama (EUA) irá produzir o EQS SUV e, apenas alguns meses mais tarde, em dezembro, irá iniciar a produção do novo EQE SUV. A fábrica de baterias no condado vizinho de Bibb fornece as baterias para ambos os modelos SUV da Mercedes‑EQ. Desde este ano, todas as fábricas de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros da Mercedes‑Benz em todo o mundo passaram a ter uma produção neutra em emissões de CO2 no âmbito dos seus equilíbrios ecológicos - incluindo as duas fábricas da Mercedes‑Benz no estado do Alabama.

A fábrica da Mercedes‑Benz em Tuscaloosa tem produzido os modelos SUV da Mercedes-Benz desde 1997. O EQE SUV será integrado na produção em série contínua na fábrica de Tuscaloosa da Mercedes‑Benz.

A fábrica de Tuscaloosa utiliza os mais recentes métodos de produção digitais, sustentáveis, eficientes e flexíveis e segue o modelo da Factory 56 em Sindelfingen, na Alemanha, que simboliza o futuro da produção de automóveis da Mercedes‑Benz. Graças aos investimentos iniciais na produção flexível e à utilização do moderno ecossistema de produção digital MO360, a Mercedes‑Benz já tem capacidade para produzir grandes quantidades de automóveis totalmente elétricos. O MO360 obtém informação em tempo real dos principais processos de produção e sistemas informáticos de aproximadamente 30 fábricas de veículos ligeiros de passageiros Mercedes‑Benz em todo o mundo e integra importantes aplicações de software.

A produção local de baterias é um fator-chave para o sucesso da iniciativa de eletrificação da Mercedes‑Benz. A fábrica de baterias no condado vizinho de Bibb, que abriu em março de 2022, produz os sistemas de bateria para o EQS SUV e o EQE SUV numa linha de produção de aproximadamente 300 metros de comprimento com mais de 70 estações de trabalho. Num processo de produção totalmente digitalizado, um grande número de componentes são instalados num sistema completo, incluindo os módulos de células e o designado compartimento EE para a integração inteligente da eletrónica de potência. A bateria do EQE SUV é baseada numa arquitetura modular que também é utilizada no EQS, EQS SUV e EQE. Quando utiliza toda a sua capacidade, cerca de 600 funcionários em dois turnos produzem centenas de milhares de baterias anualmente.

A Mercedes-Benz investiu mais de sete mil milhões de dólares no estado do Alabama desde os anos 90. Isto inclui mil milhões de dólares na construção da nova fábrica de baterias no condado de Bibb, no centro de logística e na flexibilização das fábricas de produção. Atualmente, a Mercedes‑Benz U.S. International (MBUSI) emprega uma força de trabalho de cerca de 4500 trabalhadores e ainda assegura cerca de 11.000 postos de trabalho indiretos de fornecedores e prestadores de serviço na região. Desde 1997, cerca de quatro milhões de veículos saíram da linha de montagem da fábrica de Tuscaloosa. Só em 2021, saíram cerca de 260.000 SUV. Aproximadamente dois terços da produção anual destinam-se à exportação, tornando a MBUSI um dos maiores exportadores de automóveis nos EUA.


 

[1] Com manípulos das portas convencionais. Com manípulos das portas embutidos: 1918 mm.

[2] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. Poderão existir diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[3] Em função do país

[4] Para permitir a utilização do Mercedes me Charge dos serviços Mercedes me connect, é necessário estabelecer um contrato de carregamento separado com um fornecedor terceiro selecionado, para fins de pagamento e emissão de fatura do carregamento. Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização.

[5] O EQE SUV alcançou um excecional coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.25 equipado com AIRMATIC, jantes de 19 polegadas (equipamento opcional de Código R17) e estribos. Os dados do consumo de energia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[6] O equipamento sem pele natural está disponível a partir do início de 2023.

[7] Em postos de carregamento rápidos DC com corrente elétrica de 500 A, de acordo com o procedimento WLTP

[8] Sem/com encosto do banco traseiro na posição de carga

[9] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[10] Em função do país

[11] Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar a informação no Manual do Proprietário e respeitar os limites do sistema nele descritos.

[12] Em função do país

[13] Para poder utilizar o serviço Online Music, os clientes necessitam de estabelecer um contrato individual separado com um fornecedor de streaming de música. Além disso, é necessário um determinado volume de dados.

[14] Temperaturas apenas alguns graus acima de zero que não são consideradas como amenas

[15] Devido aos regulamentos de homologação, a disponibilidade e a aplicação das funções pode ser restringida em função do mercado.

[16] O EQE SUV alcançou um excecional coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.25 equipado com AIRMATIC, jantes de 19 polegadas (equipamento opcional de Código R17, pneus Continental ContiEco Contact 6Q MO) e estribos. Os dados do consumo de energia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[17] Com manípulos das portas convencionais. Com manípulos das portas embutidos: 1918 mm.

[18] Disponível em combinação com o sistema de som surround Burmester®

[19] O equipamento sem pele natural está disponível a partir do início de 2023.