Sintra,
31
Março
2021
|
09:00
Europe/Lisbon

O EQS: design para todos os sentidos

O modelo EQS é a limousine de luxo totalmente elétrica da Mercedes-EQ. Com este modelo, a marca redefine este segmento de veículos. O EQS é também o primeiro modelo a receber a arquitetura modular dos veículos elétricos dos segmentos de luxo e executivo. Ao combinar tecnologia, design, funcionalidade e conectividade, o EQS delicia quer condutores quer passageiros. Com um coeficiente aerodinâmico Cd a partir de 0.20, o modelo estabelece uma nova referência a nível de aerodinâmica em veículos produzidos em série. Apoiado por inteligência artificial (AI), o EQS facilita a vida dos ocupantes em diversos domínios. O veículo é produzido em conjunto com o Classe S e o Mercedes-Maybach Classe S de forma totalmente neutra em termos de emissões de carbono na fábrica "Factory 56" em Sindelfingen, a mais moderna fábrica de produção automóvel da Mercedes-Benz. Os sistemas de bateria são produzidos na fábrica de Hedelfingen, na proximidade das instalações de Untertürkheim da Mercedes-Benz. O EQS será lançado na Europa em agosto.

O EQS é apelativo para todos os sentidos. Isto coloca o modelo topo de gama totalmente elétrico num novo patamar no que diz respeito a estética e luxo. Ao mesmo tempo, o EQS demonstra o compromisso apaixonado dos seus criadores e designers com a mobilidade elétrica.

Este design "Profundamente Digital" apresenta algumas inovações. De seguida são apresentadas as mais importantes, de A de aerodinâmica a Z de conceito de camada zero:

Inovação

Descrição

Experiência do Cliente

Aerodinâmica

Um recorde mundial. O primeiro modelo produzido em série com um coeficiente aerodinâmico Cd a partir de 0.20

Maior autonomia.

NATUREZA ENERGIZANTE

Novos programas ENERGIZING COMFORT com sons relaxantes

Pode ser relaxante.

Filtro HEPA

O elaborado sistema de filtragem filtra o ar exterior admitido com um elevado nível de eficiência

Ar interior praticamente livre de partículas finas de pó, pólen e odores desagradáveis

MBUX Hyperscreen

O painel de instrumentos é totalmente constituído por um único ecrã

Luxo progressivo logo à primeira vista - para ambos os ocupantes dos bancos dianteiros

Design de arco

Linhas arqueadas

Estética inovadora

Atualizações através das redes de comunicações móveis

Ativação das funções do veículo como as paisagens sonoras adicionais através de tecnologia WLAN

O EQS é mantido atualizado ao longo do seu ciclo de vida

Experiências sonoras

Várias paisagens sonoras, incluindo o opcional som de condução do veículo no interior

Experiência de som interativa

Conceito de camada zero

Principais aplicações relacionadas com a situação e o contexto são apresentadas no principal nível do MBUX no campo de visão.

Operação ainda mais simplificada com sugestões personalizadas; menor possibilidade de distração do condutor

Pode ser sentido virtualmente com todos os sentidos

Visão, audição, olfato, tato e paladar são os clássicos sentidos dos seres humanos. O novo EQS apela aos primeiros quatro de várias formas:

1. Perceção visual: As células sensoriais do olho humano permitem-nos ver, por exemplo, as características do EQS que são revolucionárias no segmento de luxo, como o design avançado do habitáculo ou as linhas estilo coupé de "um arco" com fastback. Logo à primeira vista, estas características distinguem claramente o EQS dos veículos equipados com motor de combustão, distinção esta que é adicionalmente enfatizada pelo painel preto dianteiro e pelo design dos faróis. 

Os designers tiveram a missão e a oportunidade de traçar um rumo completamente novo no que diz respeito ao design do interior. O MBUX é um dos destaques no novo EQS. O ecrã côncavo estende-se para fora em frente aos ocupantes desde o lado esquerdo até ao pilar A direito como uma onda do mar. Além do seu grande tamanho, a elevada qualidade e o design detalhado também desperta fortes sensações. O MBUX está integrado no painel de instrumentos de forma minimalista. Apenas é circundado por uma fina moldura na cor silver shadow, uma faixa de saída de ventilação e uma estreita moldura revestida em pele. A faixa de saída de ventilação estende-se por toda a largura na secção superior e ao mesmo tempo é extremamente elegante. Estas proporções extremas, juntamente com o vidro côncavo do MBUX Hyperscreen, criam a arquitetura moderna do posto de condução. Os materiais e cores modernos e tradicionais conferem ao interior uma atmosfera especial. Outro destaque visual é o ecrã head-up com conteúdos de realidade aumentada.

 

2. Perceção auditiva: A experiência de som proporcionada pelo EQS varia entre o silêncio confortável e um som interativo e sensual. Com uma produção sonora holística, os especialistas de som da Mercedes tornaram acusticamente percetível a transição do motor de combustão para a proporção elétrica. O EQS está equipado de série com duas paisagens sonoras: Silver Waves e Vivid Flux. Podem ser selecionadas ou desligadas como experiências sonoras no ecrã central. O condutor e os passageiros já são saudados acusticamente quando se aproximam do veículo e entram no mesmo. Um som correspondente também acompanha a saída e o trancamento do EQS. O opcional som de condução, que é reproduzido pelos altifalantes do sistema de som no interior, também está incluído na respetiva paisagem sonora. Os novos programas ENERGIZING NATURE da função ENERGIZING COMFORT também oferecem uma impressionante experiência de audição realista. Os sons relaxantes designados de Forest Glade, Sounds of the Sea e Summer Rain foram criados em cooperação com o especialista em acústica da natureza Gordon Hempton. Tal como acontece com os outros programas da função ENERGIZING COMFORT, os outros sentidos são tratados com iluminação ambiente e imagens. Os serviços de streaming são outra alternativa ao novo tipo de silêncio e de som de condução interativo no veículo: a Mercedes-Benz integrou todos os principais serviços de streaming no sistema de informação e de entretenimento MBUX com o serviço "Online Music".

3. Perceção olfativa: O EQS atua contra os odores desagradáveis: o seu filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) de grandes dimensões retém de forma extremamente eficiente as finas partículas de pó e pólen contidas no ar exterior. Os elementos especiais de carvão ativado no filtro HEPA e o filtro do habitáculo também filtram o dióxido de enxofre, o óxido de azoto bem como os odores. Devido à sua estrutura porosa, apresentam uma área interior extremamente elevada. O filtro HEPA no EQS utiliza cerca de 600 gramas de carvão ativado. A área de adsorção é equivalente a cerca de 150 campos de futebol.

4. Perceção tátil: Existem muitos elementos para serem sentidos no interior do EQS: as fluidas superfícies em pele com complexos padrões de costura ou perfurações dinâmicas; a moderna estrutura fina NEOTEX, que combina o visual da pele de camurça com o tecido técnico neopreno; elementos de revestimento em madeira genuína porosa ou em 3D. O MBUX Hyperscreen central e os ecrãs dos passageiros também oferecem uma resposta tátil. Se um dedo tocar em certos pontos no ecrã tátil, o utilizador sente impulsos na superfície suave que transmitem a impressão de um interruptor mecânico. Outro auxiliar de operação é a designada resposta forçada em ambos os ecrãs. Por fim, os dez diferentes programas de massagem do EQS utilizam os servomotores de vibração nos bancos e também podem aumentar o efeito da massagem relaxante com tratamento de calor através do princípio da pedra quente. Para esta finalidade, o aquecimento do banco é combinado com as câmaras de ar nos bancos multicontorno.

Capacidade para aprender rapidamente graças à inteligência artificial (AI)

Mas o EQS não é apenas um veículo que apela a (quase) todos os sentidos do ser humano. Como um veículo excecionalmente inteligente, o próprio também tem muitos sentidos. Em função do equipamento, são utilizados até 350 sensores de vários tipos como órgãos sensoriais em todas as partes do veículo. Estes detetam as distâncias, as velocidades e acelerações, as condições de iluminação, a precipitação e as temperaturas, a ocupação dos bancos bem como os movimentos das pálpebras do condutor ou a linguagem dos passageiros. Este conjunto de informação é processado pelas unidades de controlo que, controladas por algoritmos, tomam decisões à velocidade da luz. Mas muita informação só é útil se for possível fazer algo com a mesma. O novo EQS pode estender as suas capacidades com base em novas experiências, pois tem uma elevada capacidade de aprendizagem graças à inteligência artificial (AI).

A seguir são indicados alguns exemplos de como e onde a inteligência artificial está a melhorar a experiência do cliente:

  • O opcional som de condução é interativo, reagindo a cerca de uma dúzia de diferentes parâmetros como a posição do pedal do acelerador, a velocidade ou a recuperação. A seleção do programa da transmissão também influencia o som de condução. Os algoritmos inteligentes de geração de som calculam os sons do amplificador do sistema de som surround Burmester® em tempo real, que são reproduzidos através dos altifalantes.
  • A função ENERGIZING COACH recomenda um dos programas Freshness, Warmth, Vitality ou Joy do sistema ENERGIZING COMFORT em função da situação e do ocupante. Se o smartwatch Mercedes-Benz vivoactive® 3, Mercedes-Benz Venu® ou outro dispositivo Garmin® compatível estiver ligado, valores como o nível de stress ou a qualidade do sono do ocupante otimizam a precisão da recomendação.
  • O sistema MBUX mostra proativamente as funções certas no momento certo ao utilizador. A perceção em função do contexto é constantemente otimizada, quer pelas alterações na zona circundante quer pelo comportamento do utilizador. A designada camada zero oferece ao utilizador conteúdos dinâmicos e agregados de todo o sistema MBUX, e desta forma os serviços associados, no nível superior da arquitetura de informação do MBUX. O Assistente de Interior do MBUX reconhece os pedidos de operação baseados nos movimentos e nos EQS também reconhece os pedidos dos ocupantes do banco traseiro.

Mercedes-EQ: líder em eletrificação e produção sustentável

No âmbito da sua iniciativa "Ambition 2039", a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Logo em 2030, a empresa pretende que mais de metade dos seus modelos comercializados estejam equipados com cadeia cinemática elétrica (xEV) - isto inclui veículos totalmente elétricos e modelos híbridos plug-in.

O EQS é produzido em conjunto com o Classe S e o Mercedes-Maybach Classe S de forma totalmente neutra em termos de emissões de carbono na fábrica "Factory 56" em Sindelfingen, a mais moderna fábrica de produção automóvel da Mercedes-Benz. Totalmente em conformidade com a iniciativa Ambition 2039, esta moderna fábrica de automóveis é totalmente neutra em emissões de carbono e com requisitos energéticos consideravelmente reduzidos. As tecnologias e os processos inovadores que assistem otimamente os colaboradores nas suas tarefas diárias foram implementados sistematicamente em todo o edifício.

A produção local de baterias é um importante fator de sucesso na estratégica iniciativa de eletrificação da Mercedes-Benz AG – e um elemento crucial no que diz respeito a flexibilidade e responde eficientemente a procura mundial por veículos elétricos. Como parte das instalações de Untertürkheim (Alemanha) de produção de cadeias cinemáticas da Mercedes-Benz, a fábrica de Hedelfingen é responsável pela produção de sistemas de bateria da marca Mercedes-EQ para o modelo EQS.