27
Maio
2020
|
11:36
Europe/Lisbon

Novos Mercedes-AMG E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet

Mais identidade de marca, mais desportividade, mais individualidade

A Mercedes-AMG continua sistematicamente a reforçar a sua identidade de marca: os novos modelos E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet foram agora equipados também com a característica grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais. O seu design em forma de 'A' e os faróis LED achatados criam uma forte impressão de maior largura. O redesenhado para-choques dianteiro com o seu design em forma de asa 'A' também influencia positivamente as proporções gerais do veículo. Totalmente aperfeiçoado, o interior também revela uma afinidade ainda maior com a família AMG. Os ecrãs de grandes dimensões, o novo volante AMG Performance e o sistema de entretenimento MBUX com funções e ecrãs específicos da AMG criam o característico ambiente de luxo desportivo.

O motor eletrificado de 3.0 litros, com dois turbocompressores, designadamente um turbocompressor de gases de escape e um compressor elétrico, produz uma potência de 320 kW (435 CV) e um binário máximo de 520 Nm. O seu motor de arranque/alternador EQ Boost fornece brevemente uma potência adicional de 16 kW e um binário de 250 Nm, e alimenta também o sistema elétrico de bordo de 48 V quando opera em modo alternador. Outros destaques tecnológicos dos novos modelos incluem a caixa de velocidade automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+.

O modelo “Stroke/8” foi produzido desde 1968 até 1976 enquanto os sucessores da série de modelos 123 deliciaram os seus admiradores desde 1977 até 1985. A série de modelos 124 que incorporou a designação de Classe E desde 1993 incluiu o elegante coupé desde 1987 até 1996. Entre 1991 e 1997, juntou-se a este segmento na qualidade de primeiro cabriolet da Mercedes-Benz, também da série de modelos 124.

Secção dianteira atraente totalmente redesenhada, revestimentos redondos das duplas ponteiras de escape e novas cores

O design da secção dianteira é totalmente novo e reforça a afiliação dos modelos à família AMG. A principal característica é a grelha específica da AMG, com doze lamelas verticais, que foi agora equipada nos modelos E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet. A secção dianteira com design em forma de 'A' e mais larga na parte inferior, e ainda os faróis LED achatados com linhas mais nítidas, criam uma impressão particularmente forte. As cúpulas no capot também contribuem para este efeito. Na secção central, o para-choques dianteiro apresenta uma geometria em forma de A, com uma grelha de entrada de ar ainda maior com cinco lamelas verticais. Este pormenor permite visualizar detalhes tecnológicos como o radiador, reforçando desta forma a impressão de um autêntico desportivo. Isto também se aplica à grelha de entrada de ar exterior de grandes dimensões com duas lamelas transversais e ao novo repartidor dianteiro. Com os seus materiais de elevada qualidade, as aplicações de revestimento em preto brilhante não só confirmam o carácter de luxo desportivo da marca, como também melhoram a aerodinâmica em combinação com os defletores de ar interiores. Em conjunto, todas as medidas criam uma impressão geral de extremo dinamismo. A similaridade com a família dos desportivos AMG GT é evidente.

As características distintivas na secção traseira incluem os revestimentos redondos das duplas ponteiras de escape, que estão disponíveis em prateado ou preto brilhante (integrados no opcional Pack AMG Night) e que se integram harmoniosamente no para-choques traseiro. O design lateral dos para-lamas melhora a aerodinâmica na traseira dos modelos: daqui resulta um melhor escoamento de ar em torno das cavas das rodas. O spoiler na tampa da bagageira é pintado na cor da carroçaria, mas também está disponível como equipamento opcional em fibra de carbono.

Quando observado de perfil, as novas jantes de liga leve de 19 polegadas, com design aerodinamicamente otimizado e 5 raios duplos, captam imediatamente a atenção. Como opção, as jantes de liga leve de 20 polegadas de 5 raios duplos também foram otimizadas ao nível da aerodinâmica, possuem uma extremidade do aro mais larga e estão disponíveis com acabamento em preto mate ou cinza titânio brilhante. As cores cinza grafite metalizado e azul magno mate estão disponíveis como novas cores de pintura, sendo que esta última estava anteriormente reservada apenas para a família AMG GT.

Com o opcional Pack AMG Night, os novos modelos E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet apresentam uma aparência ainda mais desportiva. Com este pack, as capas dos espelhos exteriores, as molduras dos vidros e ainda os elementos de revestimento nos para-choques dianteiro e traseiro têm acabamento em preto brilhante. Os revestimentos das ponteiras de escape têm acabamento cromado preto. O pack Carbon II acrescenta detalhes para uma maior personalização, com as capas dos espelhos e o spoiler da tampa da bagageira em fibra de carbono.

Interior com detalhes exclusivos e ecrãs específicos

O interior apresenta detalhes específicos da AMG, materiais de luxo e a atual geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX. Os bancos em pele sintética ARTICO/microfibra DINAMICA em preto com design específico da AMG, os pespontos contrastantes em vermelho e a insígnia AMG são característicos dos modelos da série 53 e combinam desportividade com um forte apoio lateral e conforto durante longas viagens. O interior inclui ainda, entre outros, cintos de segurança vermelhos e elementos de revestimento em fibra de carbono.

Visualmente, os dois ecrãs para o painel de instrumentos e para o ecrã multimédia são combinados atrás de um vidro partilhado para formarem o Cockpit Panorâmico. O condutor poderá escolher entre três estilos de indicação AMG do painel de instrumentos: "Modern Classic", "Sport" e "Supersport". O modo "Supersport" é particularmente atraente, com um conta-rotações redondo central e informação adicional apresentada em perspetiva na forma de gráfico de barras nos lados esquerdo e direito do conta-rotações, criando uma impressão de profundidade. Através do menu AMG, o condutor poderá aceder a vários ecrãs especiais como "Engine Data", o indicador de mudança selecionada, "Warm-up", "Set-up", "G-Meter" e "RACETIMER". Com indicações específicas da AMG como a visualização dos programas da transmissão ou os dados da telemetria, o ecrã tátil multimédia realça igualmente a configuração da componente dinâmica do modelo.

Novo volante AMG Performance com botões de controlo harmoniosamente integrados

Com um novo design e botões perfeitamente integrados, o novo volante AMG Performance cria uma ligação ainda mais estreita entre Homem e máquina. Os três raios duplos redondos combinam estabilidade com leveza, enquanto o aro do volante é uma característica distintiva do desporto automóvel. O volante pode ser encomendado com revestimento em pele, em microfibra DINAMICA ou combinação de pele e microfibra, mediante encomenda do sistema de aquecimento do volante. O aro do volante está também equipado com uma tela sensorial para detetar as mãos do condutor no volante. Se o sistema detetar que o condutor não tem as suas mãos no volante durante um certo período de tempo, é iniciado um ciclo de aviso, que poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

Os novos interruptores táteis, que são perfeitamente integrados nas superfícies dos raios duplos horizontais, são um novo equipamento e aparentam elevada desportividade e elegância. Os interruptores táteis na zona dos símbolos facilitam o controlo. O painel de instrumentos é comandado através do painel tátil do raio superior esquerdo do volante, enquanto o ecrã multimédia é comandado através do painel tátil do lado direito. Os raios inferiores integram os controlos do sistema de controlo da velocidade de cruzeiro /DISTRONIC (esquerdo) e o telefone/sistema mãos-livres/controlo do volume (direito). Os opcionais botões táteis do volante AMG para controlar os programas da transmissão e outras funções personalizáveis são ainda mais brilhantes com novos gráficos e agora são ambos redondos.

Através das patilhas de mudanças metalizadas dispostas nos lados esquerdo e direito atrás do aro do volante, a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G pode ser comandada manualmente. Para um comando ainda mais preciso da caixa de velocidades, as patilhas de mudanças têm agora dimensões ligeiramente superiores e encontram-se instaladas numa posição mais baixa.

Motor de seis cilindros em linha com motor de arranque/alternador EQ e compressor elétrico adicional

O motor de 3.0 litros de seis cilindros em linha é caracterizado por prestações topo de gama e um sistema híbrido inteligente. O alternador/motor de arranque EQ Boost combina um motor de arranque e um alternador numa única máquina elétrica e está instalado entre o motor e a caixa de velocidades. Trata-se de um componente fundamental do sistema elétrico de bordo de 48 V, que além de funcionar como alternador, também é responsável pelas funções híbridas. Estas incluem um reforço da capacidade de propulsão com 16 kW de potência e 250 Nm de binário, recuperação, mudança do ponto de carga, modo roda livre e a ligação virtualmente impercetível do motor de combustão com a função start/stop.

Esta inovação, assim como a sobrealimentação inteligente através de um compressor adicional elétrico e um turbocompressor têm o mesmo objetivo: aumentar as distintivas prestações e a dinâmica de condução da AMG e reduzir ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. Apoiado pelo motor de arranque/alternador EQ Boost durante o início da marcha do veículo, o compressor elétrico auxiliar gera instantaneamente uma elevada pressão de carga sem qualquer atraso, para um rápido aumento do binário para a aceleração do veículo, até o turbocompressor dos gases de escape fornecer a sua máxima pressão. Como resultado, o motor de 3.0 litros reage imediatamente e fornece uma resposta extremamente dinâmica sem que ocorra o fenómeno conhecido como atraso do turbocompressor.

A velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h pode ser aumentada para 270 km/h com o pack AMG Driver. O sistema de travões AMG foi idealmente afinado para a potência e o desempenho dos modelos E 53: o eixo dianteiro integra discos perfurados e ventilados internamente de 370 x 36 mm, com pinças fixas de quatro êmbolos e inscrição AMG, enquanto o eixo traseiro está equipado com discos ventilados internamente de 360 x 26 mm com pinças flutuantes de um êmbolo.

Passagens rápidas de caixa, elevada eficiência: a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

O novo motor de 3.0 litros está acoplado à caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona com passagens de caixa extremamente rápidas, uma resposta rápida às solicitações nas patilhas de mudanças, uma função de duplo desembraiar e múltiplas reduções de caixa. As passagens de caixa são implementadas instantaneamente. Especialmente no programa da transmissão "Sport+" e no modo manual, a caixa de velocidades é extremamente ágil. A caixa de velocidades também disponibiliza tanto acelerações dinâmicas e tempos de engrenamento extremamente curtos como um estilo de condução económico em função do modo selecionado.

Características com o simples toque de um dedo: AMG DYNAMIC SELECT

Com os cinco programas da transmissão "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual" do sistema DYNAMIC SELECT, as características dos novos modelos E 53 podem ser influenciadas com o simples toque de um dedo. A gama disponível varia desde uma configuração eficiente e confortável a uma configuração extremamente desportiva. Os modos da transmissão permitem modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades ou o comportamento da suspensão e da direção. Independentemente dos programas da transmissão do DYNAMIC SELECT, o condutor pode pressionar o botão "M" para passar diretamente ao modo manual, no qual as passagens de caixa são realizadas exclusivamente através das patilhas de mudanças no volante. As regulações da suspensão também podem ser selecionadas especificamente conforme necessário.

O sistema de controlo da dinâmica do veículo AMG DYNAMICS está integrado nos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT. Nos níveis "Basic", "Advanced" e "Pro", influenciam, por exemplo, as estratégias de controlo do ESP® (Electronic Stability Program) ou do sistema de tração integral. O controlo piloto inteligente antecipa o comportamento do veículo pretendido pelo condutor com base nas suas ações e nos dados dos sensores. A gama varia desde um nível de comportamento particularmente estável até um nível extremamente dinâmico, respetivamente para uma experiência de condução particularmente orientada para o conforto ou uma experiência particularmente desportiva. As funções AMG DYNAMICS também podem ser diretamente selecionadas através dos botões do volante AMG. Ambas as características controláveis do veículo e as extensas opções de equipamento oferecem um vasto leque de seleção entre desportividade, elegância e estilo de vida, com os modelos coupé e cabriolet a satisfazerem os requisitos individuais de cada cliente.

Suspensão adaptativa AMG RIDE CONTROL+ para um maior dinamismo

A maior agilidade, o comportamento neutro em curva e a maior tração são proporcionados pelo sistema de suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ desenvolvido em Affalterbach. A suspensão pneumática multicâmara com uma configuração particularmente desportiva do conjunto mola/amortecedor e o amortecimento continuamente ajustável ADS+ (Adaptive Damping System), combinam uma excecional dinâmica com um elevado conforto de condução. Uma maior rigidez das molas, por exemplo, em curva e durante uma travagem, reduz efetivamente o adornamento da carroçaria.

O amortecimento em cada roda é ajustado adequadamente em função da atual situação de condução e das condições da estrada. As características de amortecimento também podem ser pré-selecionadas em três modos, "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma diferenciação significativamente mais percetível entre o conforto de uma longa viagem e a dinâmica da condução desportiva.

Tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ de série

O sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ combina a ótima tração para um prazer de condução dinâmica com um elevado nível de segurança em todas as condições, quer seja em piso seco, molhado ou em estradas cobertas de neve e gelo. A transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa é contínua, pois o controlo inteligente está integrado na arquitetura do sistema do veículo.

Disponível para os modelos de seis cilindros pela primeira vez: o pack AMG DYNAMIC PLUS

Para uma experiência de condução ainda mais emotiva, o opcional Pack AMG DYNAMIC PLUS agrupa equipamentos técnicos e visuais que anteriormente só estavam reservados para os modelos de oito cilindros. Os destaques incluem o programa da transmissão RACE com o Modo Drift. O volante AMG Performance revestido em microfibra DINAMICA integra botões para o rápido controlo dos programas da transmissão e da dinâmica do veículo. As pinças de travão vermelhas com inscrição AMG, nos eixos dianteiro e traseiro, realçam o carácter desportivo.

Resumo dos dados técnicos

 

Mercedes-AMG E 53 4MATIC+ Coupé

Mercedes-AMG E 53 4MATIC+

Cabriolet

Motor

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional

Cilindrada

2999 cc

2999 cc

Potência

320 kW (435 CV) às 6100 rpm

320 kW (435 CV) às 6100 rpm

Potência suplementar com EQ Boost

16 kW (22 CV)

16 kW (22 CV)

Binário máximo

520 Nm às 1800 - 5800 rpm

520 Nm às 1800 - 5800 rpm

Binário suplementar com EQ Boost

250 Nm

250 Nm

Cadeia cinemática

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

9.5-9.1 l/100 km*

9.7-9.3 l/100 km*

Emissões de CO2 em ciclo combinado

217-207 g/km

220-212 g/km

Classe de eficiência

D

D

Aceleração 0-100 km/h

4.4 s

4.6 s

Velocidade máxima

250 km/h**

250 km/h**

* Os valores indicados foram determinados de acordo com o método da medição prescrito. São os “valores de CO₂ de WLTP”, nos termos do artigo 2, n.º 3, do Regulamento de Execução (EU) 2017/1153. Os números/valores não se referem a um veículo individualmente e não são parte da proposta; são fornecidos unicamente com o objetivo de ajudar na comparação entre diferentes modelos de veículos automóveis. Estes valores variam consoante os extras opcionais escolhidos.

**Limitada eletronicamente a 270 km/h com o Pack AMG Driver