Sintra,
28
Agosto
2023
|
18:34
Europe/Lisbon

Novo visual e ainda mais inteligência: atualização dos modelos EQA e EQB

Os modelos EQA e EQB

 

  • Novo design: grelha frontal com painel preto e padrão Mercedes-Benz; novo volante; novos revestimentos
  • Tecnologia atualizada: Plug & Charge; nova geração do MBUX; sistemas de assistência à condução atualizados
  • Funcionalidades especiais tecnologicamente avançadas: Paisagens Sonoras; Dolby Atmos®

Com carroçarias SUV atraentes, cadeias cinemáticas elétricas potentes e navegação com Inteligência Elétrica, os dois modelos totalmente elétricos da família dos compactos da Mercedes-Benz ganharam muitos admiradores. O EQA e o EQB estão cada vez mais atrativos para os novos clientes e para os clientes atuais que pretendem trocar os seus veículos por veículos elétricos – graças a um visual novo, às inúmeras atualizações a nível de eficiência e às novas funcionalidades e de grande utilidade. Destaque ainda para o aperfeiçoamento do MBUX com controlo por voz e a atualização dos sistemas de assistência à condução. Com tecnologia de carregamento Plug & Charge e as Experiências Sonoras interiores, como opcional, as inovações implementadas nos modelos de segmento superior estão a ser adotadas no segmento de modelos compactos. Pela primeira vez, um gancho de reboque[1] está disponível como equipamento opcional para o EQB com cinco lugares.

As versões atualizadas do EQA e do EQB podem ser encomendadas a partir do último trimestre de 2023 e chegarão aos concessionários europeus no início de 2024.

Atualização do design exterior e interior

Com o novo design da grelha frontal com painel preto e padrão Mercedes-Benz[2], o EQA e o EQB aproximam-se visualmente dos modelos de topo elétricos da Mercedes-Benz. Uma faixa de luz liga as luzes diurnas dos faróis enquanto o novo para-choques enfatiza o efeito da secção dianteira dos veículos. Os designers também atualizaram o interior dos farolins traseiros. As inovações no interior incluem o volante da atual geração com botões de controlo táteis, bem como o revestimento em madeira lime castanha porosa [3], o padrão Mercedes-Benz[4] e o padrão Mercedes‑Benz retro iluminado[5].

Maior autonomia através de melhorias a nível tecnológico

Com uma grande atenção aos detalhes, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram aumentar a autonomia do EQA até 560 quilómetros[6] de acordo com o procedimento WLTP. As medidas implementadas incluem a otimização da aerodinâmica e a adoção de pneus de muito baixa resistência ao rolamento. A nova função de maximização da autonomia é útil na utilização do dia a dia: os vários equipamentos elétricos, como o ecrã ou o ar condicionado, podem ser desligados ou a sua funcionalidade limitada em prol de uma maior autonomia.

Gancho de reboque1 como equipamento opcional do EQB

Relativamente ao EQB de cinco lugares, pela primeira vez está disponível como opção um gancho de reboque e ESP® de controlo de estabilidade do atrelado. A capacidade máxima de reboque de um atrelado com travões é de 1,400 e 1,700 kg nas versões de tração dianteira e tração integral 4MATIC, respetivamente.

Carregamento mais fácil e cómodo com Plug & Charge

Com a função Plug & Charge do serviço Mercedes me Charge[7], os novos modelos EQA e EQB podem ser carregados ainda mais comodamente nos postos de carregamento públicos onde a função Plug & Charge está disponível: quando o cabo de carregamento é ligado, o processo de carregamento é iniciado automaticamente e desta forma o cliente não necessita de realizar qualquer autenticação adicional. O veículo e o posto de carregamento comunicam diretamente através do cabo de carregamento.

Até quatro Experiências Sonoras disponíveis

As váriasexperiências sonoras, que permitem configurações acústicas individuais, são conhecidas dos modelos totalmente elétricos de segmentos superiores da Mercedes-Benz. Agora estas Experiências Sonoras também estão disponíveis para o EQA e o EQB em combinação com o sistema de som surround Burmester® opcional. Além de “Silver Waves” e “Vivid Flux,” mais duas experiências sonoras podem ser desbloqueadas online como parte do Pack de Individualização (equipamento opcional).

Ecrã central

O EQA e o EQB integram a mais recente geração do MBUX. A aparência dos ecrãs pode ser personalizada com uma seleção de três estilos (subtil, desportivo e clássico) e três modos (navegação, assistência e serviço). A apresentação das funcionalidades de carregamento no MBUX também foi melhorada. Com a ativação dos serviços online na app Mercedes me[8], o assistente de voz inteligente tem agora uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem.

Dolby Atmos® disponível como opção para uma experiência de som envolvente

O opcional sistema de som surround Burmester®, em combinação com a última geração do MBUX, proporciona a derradeira experiência de som envolvente Dolby Atmos®. Acrescenta mais espaço, nitidez e profundidade à música. Adicionalmente, a tecnologia Dolby Atmos® adapta-se ao ambiente de reprodução para que os ouvintes possam ouvir música quase tão claramente como a visão original dos artistas no estúdio.

Sistemas de assistência à condução com tecnologia de sensores melhorada

Os novos sensores incluem uma nova câmara mono multifunções e uma nova câmara de marcha-atrás. O Pack de Assistência à Condução opcional inclui funções aperfeiçoadas ao pormenor. Por exemplo, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem funciona agora mais confortavelmente com intervenções na direção ao invés da atuação do ESP.

Produção neutra em carbono

Desde 2022, a produção em todas as fábricas de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros da Mercedes-Benz tem sido neutra em carbono. Estas incluem as fábricas de Rastatt na Alemanha e de Kecskemét na Hungria onde são produzidos o EQA e o EQB, bem como as fábricas de baterias em Kamenz, na região da Saxónia (na Accumotive, uma subsidiária da Mercedes-Benz), e em Jawor na Polónia. A Mercedes-Benz também fez da produção neutra em carbono um requisito fundamental para os parceiros de fabrico de células de bateria. Isto permite reduzir as emissões de produção de uma célula em cerca de 30 %. Está prevista uma redução adicional da pegada de carbono através da redução das emissões no material do cátodo e da utilização de energias renováveis na produção e refinação de matérias-primas.

Dados e factos interessantes

 

Quatro modelos novos de jantes de liga leve em 18, 19 e 20 polegadas e duas pinturas novas completam as versões disponíveis dos modelos EQA e EQB.

O ecrã tátil central de 10.25 polegadas é equipamento de série em todas as versões dos modelos EQA e EQB.

Com três estilos de exibição (clássico, esportivo e discreto), três modos (navegação, assistência e serviço) e os 10 mundos de cores da iluminação ambiente, os gráficos dos ecrãs podem ser personalizados.

Com uma grande atenção aos detalhes, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram aumentar a autonomia do EQA até 560 quilómetros[9] de acordo com o procedimento WLTP.

Pela primeira vez no EQA e no EQB, as Experiências Sonoras estão disponíveis em combinação com o sistema de som surround Burmester® opcional: “Silver Waves” e “Vivid Flux” estão disponíveis no lançamento de mercado. “Roaring Pulse” e “Serene Breeze” serão adicionadas pouco tempo depois e podem ser ativadas online como parte do Pack de Individualização (equipamento opcional).

O serviço Mercedes me Charge[10] permite o acesso a uma das maiores redes de postos de carregamento em todo o mundo: atualmente integra mais de 1.3 milhões de postos de carregamento AC e DC, dos quais cerca de 500,000 estão localizados na Europa.

Com o interface Camada Zero do MBUX, o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações são sempre apresentadas no nível superior no campo de visão, em função da situação e do contexto.

Integrados no MBUX, os sistemas de estacionamento podem ser operados de forma mais intuitiva e rápida. O Pack Parking com câmara de 360° [11] apoia o condutor nas manobras de estacionamento e de retirada do veículo dos lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares ao eixo da estrada.

A capacidade máxima de reboque das versões 4MATIC do EQB é de 1,700 kg. Pela primeira vez, o modelo está disponível opcionalmente como um veículo de cinco lugares e com gancho de reboque[12].

Agora com padrão Mercedes-Benz e painel preto na grelha frontal e novos acabamentos interiores

Os modelos EQA e EQB: design e equipamento

 

·       Grelha frontal com painel preto e padrão Mercedes-Benz de série

·       Opções de personalização adicionais: duas pinturas, quatro modelos de jantes e três revestimentos

·       Ecrã central de série

Com novo design da gelha frontal, com painel preto e padrão Mercedes-Benz[13], o EQA e o EQB aproximam-se visualmente do EQS e EQE, modelos totalmente elétricos da Mercedes-Benz. As estrelas centrais pretas são de série. Com a Versão Electric Art e Versões AMG, as estrelas são cromadas. Uma faixa de luz liga as luzes diurnas dos faróis, proporcionando um design noturno com um elevado efeito de reconhecimento. O novo para-choques realça o efeito de largura da secção dianteira do veículo. Nas saliências laterais estão integrados elementos de revestimento em preto brilhante. Em combinação com as Versões AMG Line, os revestimentos dos guarda-lamas do EQA são agora pintados na cor da carroçaria.

Os designers também atualizaram o interior dos farolins traseiros. Os quatro novos modelos de jantes de liga leve de 18, 19 e de 20 polegadas e as duas novas pinturas – azul spectral e cinzento high-tech – completam a gama de versões do modelo.

Os novos equipamentos no interior incluem o volante da atual geração com botões de controlo táteis, o revestimento em madeira lime castanha porosa[14], o padrão Mercedes-Benz[15] e o padrão Mercedes-Benz retro iluminado[16]. Neste último revestimento, o padrão de estrelas é gravado a laser no plástico e a sua retroiluminação é adaptável.

Os estilos de exibição do ecrã também foram revistos e adaptados ao design dos modelos de segmento superior. Para mais informações, por favor consulte o capítulo “Atualizado com o MBUX e os sistemas de assistência à condução”.

Ecrã central de série

Todas as versões do EQA e do EQB estão equipadas de série com um ecrã central de 10.25 polegadas e o Pack USB Plus.

Uma seleção de equipamento adicional pode ser posteriormente ativado através das atualizações remotas.

Com a inteligência elétrica dos modelos de topo elétricos da Mercedes-Benz

Os modelos EQA e EQB: mais eficiência e autonomia

 

·       Melhoria da aerodinâmica, pneus de baixo atrito de rolamento e novos sistemas de assistência

·       Os modelos elétricos compactos agora também equipados com Experiências Sonoras

·       Nova função Plug & Charge para uma maior comodidade de carregamento; grande rede de postos de carregamento

 

Com uma grande atenção aos detalhes, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram aumentar a autonomia do EQA até 560 quilómetros[17] de acordo com o procedimento WLTP. As medidas implementadas incluem a otimização da aerodinâmica, como um novo rebordo do guarda-lamas traseiro. Um rebordo que funciona como spoiler está agora integrado nos farolins traseiros. A redução da resistência ao rolamento dos pneus 235/55 R 17 também contribui para a melhoria da eficiência. Em muitos mercados europeus, estes pneus de verão são equipamento de série.

A nova função "monitorização da autonomia" é útil para o dia a dia: se for ativada através do MBUX, são apresentadas várias opções no ecrã central para poupar energia. As recomendações possíveis são a seleção do programa de condução ECO e DAuto, bem como a mudança para a função de controlo da climatização ECO+. Dependendo da situação, é também sugerida uma velocidade máxima de condução que, se for cumprida, pode evitar uma paragem para carregamento adicional. Esta velocidade é apresentada como uma linha vermelha no velocímetro. Particularmente inteligente: o Assistente Ativo de Condução DISTRONIC (opcional) e o controlo da velocidade de cruzeiro, integrados nos sistemas de assistência à condução, seguem a recomendação de velocidade do sistema.
 A velocidade recomendada é rapidamente calculada na nuvem.

Até quatro Experiências Sonoras disponíveis

As várias paisagens sonoras, que permitem configurações acústicas individuais, são conhecidas dos modelos elétricos de segmentos superiores da Mercedes-Benz. Agora estas Experiências Sonoras também estão disponíveis para o EQA e o EQB em combinação com o sistema de som surround Burmester® opcional. “Silver Waves” é um som sensual e nítido. Destinado a entusiastas de veículos elétricos, “Vivid Flux” é um som cristalino, sintético e, no entanto, humanamente caloroso. Ambas as Experiências Sonoras podem ser selecionadas e também desligadas no ecrã central.

Duas experiências sonoras serão adicionadas em breve e podem ser desbloqueadas online como parte do Pack de Individualização (equipamento opcional) se o sistema de som surround Burmester® opcional estiver equipado: a paisagem sonora "Roaring Pulse" faz lembrar máquinas potentes e é sonora e extrovertida. “Serene Breeze” é caracterizada por um som relaxante e natural.

O condutor e os passageiros são saudados acusticamente assim que se aproximam do veículo e entram. Um som Aura também acompanha a saída e o fecho do EQA e do EQB. O som de condução, que é reproduzido através dos altifalantes do sistema de som no interior, também está integrado na respetiva paisagem sonora. Suscita emoções e inspira. Ao mesmo tempo, o som de condução é interativo, reagindo a cerca de uma dúzia de diferentes parâmetros como a posição do pedal do acelerador, a velocidade ou a recuperação.

Plug & Charge – carregamento mais simples e cómodo

Com a função Plug & Charge do serviço Mercedes me Charge[18], os novos modelos EQA e EQB podem ser carregados ainda mais comodamente nos postos de carregamento públicos onde a função Plug & Charge está disponível: quando o cabo de carregamento é ligado, o processo de carregamento é iniciado automaticamente e desta forma o cliente não necessita de realizar qualquer autenticação adicional. O veículo e o posto de carregamento comunicam diretamente através do cabo de carregamento. Para que tal seja possível, o cliente deverá ter ativado o serviço Plug & Charge na visão geral de serviços.

Além dos mais de 2.400 postos de carregamento rápido da IONITY na Europa, a função Plug & Charge também está disponível em mais de 1.400 postos de carregamento da Aral Pulse na Alemanha. A Mercedes-Benz e os operadores dos postos de carregamento trabalham continuamente na implementação da função Plug & Charge noutros postos de carregamento. A compatibilidade de um posto de carregamento com a função Plug & Charge pode ser verificada nos detalhes do posto de carregamento no ecrã do veículo e também na app Mercedes me. É também possível procurar especificamente postos de carregamento adequados. Plug & Charge é a quarta opção mais cómoda para aceder ao carregamento. As outras três opções para efetuar o carregamento são o MBUX no ecrã central do veículo, a aplicação Mercedes me e o cartão de carregamento Mercedes me Charge.

O serviço Mercedes me Charge permite aceder a uma das maiores redes de postos de carregamento em todo o mundo: atualmente integra mais de 1.3 milhões de postos de carregamento AC e DC, dos quais cerca de 500,000 estão localizados na Europa. O serviço Mercedes me Charge permite aos seus clientes utilizarem o carregamento verde em qualquer posto de carregamento público na Europa, EUA e Canadá. Com o carregamento verde, um processo de carregamento é subsequentemente compensado pelo fornecimento de energia de fontes renováveis à rede elétrica. Isto assegura que outros fornecedores alimentem a rede com as quantidades correspondentes de energia verde após o processo de carregamento. Os certificados de origem de elevada qualidade certificam a origem da energia utilizada no carregamento.

A eletricidade verde é determinada pelo rótulo ecológico da EKOenergy. A energia é fornecida por centrais elétricas certificadas. Adicionalmente, foram criados incentivos para investimentos em centrais de produção de energia renovável. O serviço Mercedes me Charge também inclui mais de 1.800 postos de carregamento que funcionam exclusivamente com eletricidade verde. Estes foram configurados pela rede de postos de carregamento rápido da IONITY, um consórcio cofundado pela Mercedes-Benz em 2017, nas autoestradas na Europa.

Atualizado com o MBUX e os sistemas de assistência à condução

Os modelos EQA e EQB: mais conectividade, entretenimento e segurança ativa

 

·       Atual geração do MBUX com interface de camada zero e Dolby Atmos®

·       Possibilidade de desbloqueio de novas funções do veículo através das atualizações remotas.

·       Melhoria da atual geração dos sistemas de assistência à condução a nível de tecnologia de sensores e funções

 

O EQA e o EQB integram a mais recente geração do MBUX. A aparência dos ecrãs pode ser personalizada com uma seleção de três estilos (subtil, desportivo e clássico) e três modos (navegação, assistência e serviço) Em combinação com os 10 mundos de cores da iluminação ambiente, existem inúmeras opções de personalização. Todas as funções anteriores como multimédia, telefone, veículo etc., continuam disponíveis. Podem ser convenientemente operadas através do ecrã tátil ou dos botões táteis no volante.

De acordo com a lógica de disponibilidade de equipamentos que foi ligeiramente alterada, o ecrã central de série. A remodelação do sistema de informação e de entretenimento incidiu num novo design e no aperfeiçoamento do desempenho. Isto inclui o interface de camada zero: o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações são sempre apresentadas no nível superior no campo de visão, em função da situação e do contexto. Os smartphones podem agora ser ligados sem fios ao veículo através do sistema Apple® CarPlay ou Android Auto. A apresentação das funcionalidades de carregamento no MBUX foi melhorada: por exemplo, a tampa da tomada de carregamento pode ser destrancada no ecrã central através de um código no menu de carregamento. Adicionalmente, a potência de carregamento DC atualmente disponível, que depende do pré-condicionamento da bateria de alta tensão, é indicada. Outras informações úteis: durante o processo de carregamento, a quantidade de energia carregada é indicada em quilómetros que o veículo poderá percorrer (autonomia).

Com a ativação dos serviços online na app Mercedes me[19], o assistente de voz inteligente tem agora uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem. O sistema fica a conhecer o condutor e lembra-se das configurações ou percursos habituais. O sistema sugere então funções personalizadas de informação e entretenimento, de conforto e do veículo que vão ao encontro da respetiva situação de condução. Naturalmente, se a sugestão for desnecessária, o condutor pode rejeitá-la com a função “Não sugerir agora” ou desativá-la permanentemente com “Não sugerir novamente”. O veículo lembrar-se-á destes pedidos. Certas ações também podem ser iniciadas sem pronunciar ”Olá Mercedes”. O assistente de voz também pode explicar as funções do veículo.

O sistema de som surround Burmester® opcional inclui agora a tecnologia de som envolvente Dolby Atmos® em combinação com a atual geração do MBUX. Esta funcionalidade acrescenta mais espaço, nitidez e profundidade à música. Além disso, o Dolby Atmos® adapta-se ao ambiente de reprodução. Os ouvintes podem portanto ouvir música quase tão claramente como a visão original dos artistas no estúdio.

Personalização através da Mercedes me Store

O EQA e o EQB oferecem a possibilidade de ativação de funções adicionais de vários sistemas funcionais do veículo, através das atualizações remotas. Isto significa que após a compra de um novo veículo com uma determinada configuração original, alguns dos equipamentos podem ser ajustados de acordo com as preferências pessoais. Sistemas e funções adicionais podem ser ativados através das atualizações remotas. Estes incluem o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC[20], Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito20, Realidade Aumentada do MBUX para navegação e integração de smartphone. As funções de atualização remota estão disponíveis na Mercedes me Store[21] como uma opção de compra única, ou também numa modalidade de subscrição, e a gama está continuamente a ser alargada.

Com o Pack de Individualização[22] opcional para os serviços Mercedes me connect, minijogos como Sudoku, Shuffle Puck, Pairs, Match 3 e um jogo de perguntas e respostas também estão disponíveis a pedido. Estes jogos foram especialmente desenvolvidos para serem jogados nos ecrãs táteis e também através dos botões táteis no volante. Em combinação com o sistema de som surround Burmester®, o Pack de Individualização inclui Experiências Sonoras adicionais (para mais informações, por favor consulte o capítulo “Com a inteligência elétrica dos modelos de topo elétricos da Mercedes-Benz”).

Sistemas de assistência à condução[23] com tecnologia de sensores melhorada

Os novos sensores incluem uma nova câmara mono multifunções e uma nova câmara de marcha-atrás. O Pack de Assistência à Condução inclui funções aperfeiçoadas ao pormenor. Por exemplo, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem funciona agora mais confortavelmente com intervenções na direção ao invés da atuação do ESP.

Graças aos sensores de maior capacidade, os sistemas de estacionamento podem assistir melhor o condutor durante as manobras. Integrados no MBUX, podem ser operados de forma mais intuitiva e rápida. O Pack Parking com câmara de 360° apoia o condutor nas manobras de estacionamento e de retirada do veículo dos lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares ao eixo da estrada.

Entrada em grande estilo no mundo totalmente elétrico da Mercedes-Benz

O atleta elétrico EQA

 

·       Posição vertical dos bancos para entrar e sair confortavelmente e uma boa visibilidade geral

·       O encosto do banco traseiro de série pode ser repartido e rebatido

·       Gestão sofisticada da temperatura com bomba de calor de série

 

EQA é o nome do modelo de entrada no mundo dos modelos totalmente elétricos da Mercedes-Benz. É um parente próximo do GLA, adotando deste modelo todas as funcionalidades inspiradoras e combinando-as numa cadeia cinemática elétrica eficiente. O design dinâmico da carroçaria SUV é indicador de que tem muito prazer de condução para oferecer. Em 2021, o EQA foi o primeiro membro totalmente elétrico da bem-sucedida família de modelos compactos da Mercedes-Benz.

A posição dos bancos é elevada e vertical, como é habitual num modelo SUV, o que permite não só um maior conforto durante a entrada e a saída do modelo como também uma boa visibilidade geral para o exterior do veículo. Em geral, a utilidade é um dos pontos fortes desta série de modelos. De série, o encosto do banco traseiro pode ser repartido na proporção de 40:20:40 e estas secções podem ser rebatidas individualmente. A capacidade da bagageira é de 340 a 1,320 litros.

A eficiência foi o foco das atenções não só no que diz respeito à cadeia cinemática, mas também à gestão térmica: o calor residual da cadeia cinemática elétrica pode ser utilizado para o aquecimento do ar interior graças à bomba de calor de série. Esta permite reduzir significativamente o consumo de energia da bateria pelo sistema de aquecimento interior, aumentando desta forma a autonomia. O interior dos modelos elétricos compactos também pode ser pré-climatizado antes do início de uma viagem. Esta função é operada diretamente através do sistema de informação e de entretenimento MBUX ou através da app Mercedes me[24].

 

Os dados técnicos mais importantes

 

  

EQA 250

EQA 250+

EQA 300 4MATIC

EQA 350 4MATIC

Cadeia cinemática
Motor elétrico dianteiro/traseiro[25]

Tipo

PSM/-

PSM/-

ASM/PSM

ASM/PSM

Potência

cv

190

190

228

292

Binário

Nm

385

385

390

520

Capacidade útil da bateria

kWh

66.5

70.5

66.5

66.5

Potência de carregamento AC máxima 
(carregador de bordo de série)

kW

11

Potência de carregamento DC máxima

kW

100

Veículo
Comprimento/largura/altura

mm

4463/1834/1613

Distância entre eixos

mm

2729

Diâmetro de viragem

m

11.4

Capacidade da bagageira (VDA)

L

340-1.320

Consumo de energia elétrica e autonomia
Consumo de energia elétrica (WLTP)

kWh/ 100 km

14,4-16,7

14,4-16,4

16,7-18,6

16,7-18,6

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

0

0

0

0

Autonomia (WLTP)[26]

km

456-528

496-560

411-459

411-459

 

Agora também pode ser utilizado como um veículo de reboque

O veículo familiar e de lazer EQB

 

 

·       Até 1,700 kg de capacidade de reboque para a versão de cinco lugares

·       Volume de carga equivalente ao de uma carrinha de tamanho médio

                  ·      Exterior compacto, interior espaçoso e disponível com até sete lugares

 

O EQB é um SUV compacto com até sete lugares. Pela primeira vez está disponível como opção um gancho de reboque[27] e ESP® de controlo de estabilidade do atrelado para a versão de cinco lugares. A estrutura da carroçaria foi especialmente reforçada para esta finalidade. A capacidade máxima de reboque de um atrelado com travões é de 1,400 e 1,700 kg nas versões de tração dianteira e tração integral 4MATIC, respetivamente. Pode suportar uma carga vertical no gancho de reboque de até 80 kg.

O interruptor de libertação e a luz indicadora do gancho de reboque estão localizados na porta da bagageira. Após desbloquear, o gancho de reboque pode ser girado para fora ou, se não estiver a ser utilizado, pode ser recolhido e posicionado atrás da tampa do para-choques. O gancho de reboque está aprovado para suportar um suporte de bicicletas.

Na versão de sete lugares, o EQB tem espaço para uma grande variedade de famílias e requisitos de transporte. Os dois bancos na terceira fila podem ser utilizados por pessoas com uma altura até 1.65 metros e também permitem a instalação de cadeiras de crianças. O volume do compartimento de bagagens de 495 a 1,710 ou de 465 a 1.620 litros (valores correspondentes às versões de cinco e de sete lugares, respetivamente) tem as qualidades do de uma carroçaria de uma carrinha de tamanho médio. Os encostos dos bancos de série na segunda fila podem ser ajustados em várias posições, estando disponível como opção a regulação longitudinal em 140 milímetros. Isto permite aumentar o volume do compartimento de bagagens em vários passos até 190 litros para ser utilizado de várias formas.

 

Os dados técnicos mais importantes

 

  

EQB 250+

EQB 300 4MATIC

EQB 350 4MATIC

Cadeia cinemática
Motor elétrico dianteiro/traseiro[28]

Tipo

PSM/-

ASM/PSM

ASM/PSM

Potência

cv

190

228

292

Binário

Nm

385

390

520

Capacidade útil da bateria

kWh

70.5

66.5

66.5

Potência de carregamento AC máxima 
(carregador de bordo de série)

kW

11

Potência de carregamento DC máxima

kW

100

Veículo
Comprimento/largura/altura

mm

4684/1834/1654

Distância entre eixos

mm

2829

Diâmetro de viragem

m

11.7

Capacidade da bagageira (VDA)[29]

L

495-1710/465-1620

Consumo e autonomia[30]
Consumo de energia elétrica (WLTP)

kWh/ 100 km

15,2-17,5

17,1-19,2

17,1-19,2

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

0

Autonomia (WLTP)

km

463-536

396-448

396-448

 

 


[1] Não disponível no lançamento de mercado.

[2] De série com as linhas de equipamento Electric Art e AMG Line, bem como em combinação com o pacote Night

[3] Disponível opcionalmente para os pacotes Progressive e Night

[4] De série com o pacote Progressive

[5] De série com as linhas de equipamento Electric Art e AMG Line; opcional com o pacote Progressive

[6] O EQA 250+ (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 14.4-16.4 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km) atinge uma autonomia de 560 km de acordo com o procedimento WLTP. Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[7] Para permitir a utilização do Mercedes me Charge dos serviços Mercedes me connect, é necessário estabelecer um contrato de carregamento separado com um fornecedor selecionado, para fins de pagamento e emissão de fatura do carregamento. Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Aplicam-se as restrições do país em questão.

[8] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Os serviços apresentados e a disponibilidade e as funcionalidades dos mesmos dependem em particular do modelo do veículo, do ano de fabrico, do equipamento opcional selecionado e do país.

[9] O EQA 250+ (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 14.4-16.4 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km) atinge uma autonomia de 560 km de acordo com o procedimento WLTP.  Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[10] Para permitir a utilização do Mercedes me Charge dos serviços Mercedes me connect, é necessário estabelecer um contrato de carregamento separado com um fornecedor selecionado, para fins de pagamento e emissão de fatura do carregamento. Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Aplicam-se as restrições do país em questão.

[11] Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar e seguir as instruções no manual do proprietário e respeitar os limites dos sistemas nele descritos.

[12] Não disponível no lançamento de mercado.

[13] De série com Versão Electric Art e Versões AMG, bem como em combinação com o Pack Night

[14] Disponível opcionalmente para as Versões Progressive e Pack Night

[15] De série com as Versões Progressive

[16] De série com a Versão Electric Art e Versões AMG; opcional com as Versões Progressive

[17] O EQA 250+ (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 14.4-16.4 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km) atinge uma autonomia de 560 km de acordo com o procedimento WLTP.  Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[18] Para permitir a utilização do Mercedes me Charge dos serviços Mercedes me connect, é necessário estabelecer um contrato de carregamento separado com um fornecedor selecionado, para fins de pagamento e emissão de fatura do carregamento. Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Aplicam-se as restrições do país em questão.

[19] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Os serviços apresentados e a disponibilidade e as funcionalidades dos mesmos dependem em particular do modelo do veículo, do ano de fabrico, do equipamento opcional selecionado e do país.

[20] Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar e seguir as instruções no manual do proprietário e respeitar os limites dos sistemas nele descritos.

[21] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Adicionalmente, o respetivo veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o respetivo veículo. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a contar da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

[22] Para utilizar os conteúdos do produto é necessária uma conta Mercedes me connect ativa. Em função da configuração do equipamento selecionado, este pack contém uma seleção de funcionalidades das categorias Paisam Sonora, Minijogos, Funções de Projeção e outras funcionalidades digitais. As categorias possíveis bem como as funcionalidades associadas podem variar em qualquer momento durante o termo do contrato.

[23] Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar e seguir as instruções no manual do proprietário e respeitar os limites dos sistemas nele descritos.

[24] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Adicionalmente, o respetivo veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o respetivo veículo. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a contar da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. O cliente também necessita de um plano de dados de um operador de comunicações para utilizar o pacote Entertainment. Para utilizar determinadas aplicações através dos serviços Mercedes me connect, poderá ser necessário um contrato de cliente separado com o fornecedor da aplicação.

[25] ASM: máquina assíncrona; PSM: máquina síncrona de excitação permanente

[26] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[27] Não disponível no lançamento de mercado.

[28] ASM: máquina assíncrona; PSM: máquina síncrona de excitação permanente

[29] Especificações das versões de cinco/sete lugares

[30] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.