Sintra,
16
Junho
2021
|
10:03
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG GT Coupé de quatro portas

O bem-sucedido AMG GT Coupé de 4 Portas é agora ainda mais distinto, reforçando a sua posição como automóvel perfeito para qualquer situação no dia-a-dia. Uma edição exclusiva reforça o carácter deste desportivo de quatro portas. Além disso, está disponível uma vasta seleção de jantes, estofos, cores exteriores e suspensão afinada para uma maior variedade de configurações entre desportividade e conforto. Graças a uma extensa atualização no verão passado, o AMG GT Coupé de 4 Portas já está equipado com a mais recente tecnologia Mercedes-Benz. As novas funcionalidades incluem sistemas de assistência à condução aperfeiçoados e equipados de série, como o Cockpit Panorâmico, incluindo o sistema multimédia MBUX com ecrãs e funções específicos da AMG. Os novos modelos serão lançados com motor de 6 cilindros e chegarão aos concessionários este verão.

O AMG GT Coupé de 4 Portas conquistou novos grupos de clientes e gerou muita admiração pela marca. Combina dinâmica de condução do desportivo AMG GT com a viabilidade prática no dia-a-dia, graças às quatro portas e ao espaço para até cinco passageiros. A sofisticada suspensão pneumática, a direção ativa do eixo traseiro, o sistema de tração integral totalmente variável e o moderno conceito geral agradam a clientes em todo o mundo. Considerando que o modelo é o detentor da volta mais rápida no circuito de Nürburgring, é também notório que a tecnologia e a rigorosa afinação do modelo estão ao mais elevado nível e estabelecem referências no segmento.

Esta série de modelos também elevou a fasquia no que diz respeito ao interior, com o design rigoroso e de elevada qualidade de todas as superfícies e componentes, os inovadores controlos táteis, os botões do volante as inúmeras configurações dos bancos e do equipamento.

Embora anteriormente já estivesse disponível uma impressionante gama de opções de personalização neste segmento - desde três configurações do banco traseiro e uma gama de packs de equipamento através das opções de personalização específicas da AMG - agora foram acrescentadas mais opções atrativas.

O design das versões de seis cilindros mantém-se inalterado, mas a secção dianteira pode ser opcionalmente adaptada ao visual dos modelos de oito cilindros.

Estão disponíveis três novas cores para todos os modelos: spectral blue metallic, spectral blue magno (mate) e cashmere white magno (mate). Está agora disponível um total de cinco cores de pintura mate, cinco cores de pintura metalizada e duas cores sólidas. O novo pack AMG Night II acrescenta uma aparência desportiva ainda mais acentuada se os clientes assim o pretenderem. Neste caso, as aletas verticais na grelha do radiador específica da AMG são revestidas em cromado preto. Na secção traseira, o logótipo AMG, a estrela Mercedes e a designação do modelo em preto acrescentam tons atraentes. O mesmo se aplica à inscrição nas asas do para-choques dianteiro. Outra novidade é a combinação do pack Night com o pack Carbon Fibre.

Ainda mais conforto e desportividade graças ao novo amortecimento ajustável com duas válvulas

A reconfigurada suspensão AMG RIDE CONTROL+ continua a ter por base um sistema de suspensão pneumática multicâmara, combinado com amortecimento adaptativo e ajustável, controlado eletronicamente. Este sistema de amortecimento é completamente novo: pela primeira vez são utilizadas duas válvulas limitadoras de pressão. Estas válvulas de controlo continuamente variável, localizadas no exterior do amortecedor, permitem ajustar mais rigorosamente a força de amortecimento às diferentes condições de condução e aos programas da transmissão: uma válvula controla a fase de retorno, ou seja, a força de extensão, enquanto a outra válvula controla a fase de compressão. As fases de retorno e de compressão são controladas independentemente uma da outra. Esta tecnologia permite ao mesmo tempo aumentar o conforto e fornecer uma dinâmica de condução ainda mais desportiva. Como resultado, os passageiros praticamente não sentem as irregularidades da superfície da estrada. Importa referir que a carroçaria permanece estabilizada tanto quanto possível.

A unidade de controlo da suspensão analisa os dados - incluindo os dados dos sensores de aceleração e de curso das rodas - para ajustar a força de amortecimento de cada roda em frações de segundo para adaptar à suspensão à situação. Os engenheiros de desenvolvimento da AMG conseguiram aumentar significativamente o espectro de configuração entre máxima desportividade e conforto particularmente elevado através, entre outros fatores, do aumento da diferença das forças características de amortecimento mínima e máxima e de um mapa de características com uma flexibilidade ainda superior. Através da utilização de duas válvulas de ajuste, a força de amortecimento do amortecedor pode ser ajustada em todo o espectro de vibrações da roda. Devido ao design especial das válvulas, o amortecedor reage rápida e sensivelmente às irregularidades da superfície da estrada e às condições de condução.

O condutor pode pré-selecionar a configuração básica através dos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT: com o simples pressionar de um botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo "Sport+" a uma configuração particularmente confortável no modo "Comfort". Além disso, a configuração pode ser ajustada em três níveis independentemente dos programas da transmissão, através de um botão específico.

A suspensão foi equipada com novos componentes estruturais em 2020, incluindo novas subestruturas de eixo, apoios superiores, sinoblocos exteriores do braço oscilante, sinoblocos interior e exterior das barras estabilizadoras no eixo traseiro. Adicionalmente, estão equipados novos sinoblocos assimétricos nas barras estabilizadoras no eixo dianteiro com diferentes níveis de rigidez em diferentes gamas efetivas. Esta medida também permite uma maior flexibilidade longitudinal sem perda de precisão e resposta na direção.

Os clientes têm agora à sua disposição uma seleção ainda mais ampla de jantes AMG, que inclui as novas jantes de liga leve de 20 polegadas de 10 raios duplos ou as jantes forjadas desportivas de 21 polegadas de 5 raios duplos. Como opção, as pinças de travão na cor vermelho podem agora ser também encomendadas para os modelos de 6 cilindros.

Novo volante AMG Performance com design em duplo raio

O recém-desenhado volante AMG Performance também acrescenta valor tangível com o seu design e os seus botões harmoniosamente integrados. Os três raios duplos arredondados combinam estabilidade com elegância. O aro do volante pode ser opcionalmente equipado com aquecimento. Está também equipado com um sensor em forma de tela para detetar as mãos colocadas no volante. Se o sistema detetar que o condutor não tem as suas mãos no volante durante um certo período de tempo, é iniciado um ciclo de aviso, que poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

Os destaques visuais incluem os botões, que estão harmoniosamente integrados nas superfícies dos raios duplos horizontais. Os interruptores táteis na zona dos símbolos facilitam o controlo. O painel de instrumentos é comandado através do painel tátil do raio superior esquerdo do volante, enquanto o ecrã multimédia é comandado através do painel tátil do lado direito. Os raios inferiores integram os controlos do sistema de controlo da velocidade de cruzeiro /DISTRONIC (esquerdo) e o telefone/sistema mãos-livres/controlo do volume (direito).

Os botões do volante AMG de série são agora ainda mais brilhantes com novos símbolos e agora são também ambos redondos. Com este novo design, as funções de condução importantes bem como os programas da transmissão podem ser controlados como habitualmente sem necessidade de retirar as mãos do volante. A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G pode ser comandada manualmente através das patilhas de mudanças em alumínio nos lados esquerdo e direito atrás do aro do volante. Para um comando ainda mais preciso da caixa de velocidades, as patilhas de mudanças têm agora dimensões ligeiramente superiores e encontram-se instaladas numa posição mais baixa.

Os clientes também têm à sua disposição uma ampla seleção de componentes de revestimento. Uma novidade é o opcional revestimento em madeira porosa de antracite no painel de instrumentos, nos painéis das portas e na consola central, onde combina com um revestimento em silver shadow, enfatizando desta forma o carácter desportivo e luxuoso do modelo desportivo de 4 portas.

Luxo para individualistas: modelo de edição com um extenso pack de equipamento

Um modelo de edição exclusiva enfatiza o carácter luxuoso do AMG GT Coupé de 4 Portas. Está disponível para todas as versões de motor e combina de série com o pack V8 Styling. A pintura exclusiva em tons de pedra rubelita vermelha revelam uma extravagância que combina perfeitamente com o pack Exterior em cromado brilhante e as novas jantes forjadas AMG de 21 polegadas de 5 raios duplos, com acabamento prateado e brilhante. As luzes de série complementam o carácter de estilo de vida do exterior.

Resumo dos dados técnicos

 

Mercedes-AMG GT 53 4MATIC+

 

Mercedes-AMG GT 43 4MATIC+

 

Motor

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional

Cilindrada

2999 cc

2999 cc

Potência

320 kW (435 CV) às 6100 rpm

270 kW (367 CV) às 5500-6100 rpm

Potência suplementar do motor de arranque/alternador

16 kW (22 CV)

16 kW (22 CV)

Binário máximo

520 Nm às 1800-5800 rpm

500 Nm às 18004500 rpm

Binário adicional com o motor de arranque/alternador

250 Nm

250 Nm

Transmissão

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

em ciclo combinado

10,0-9,2 l/100 km1

X,X l/100 km

10,0-9,2 l/100 km1

X,X l/100 km

Emissões de CO2 em ciclo combinado

226-209 g/km1

226-209 g/km1

Classe de eficiência

D

D

Aceleração 0-100 km/h

4.5 s

4.9 s

Velocidade máxima

285 km/h

270 km/h

1 Os valores declarados são os valores "WLTP de CO2" medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado com base nestes valores.

 

Mercedes-AMG GT 43

 

Motor

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional

Cilindrada

2999 cc

Potência

270 kW (367 CV) às 5500-6100 rpm

Potência suplementar do motor de arranque/alternador

16 kW (22 CV)

Binário máximo

500 Nm às 18004500 rpm

Binário adicional com o motor de arranque/alternador

250 Nm

Transmissão

Tração traseira

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

em ciclo combinado

10,0-9,2 l/100 km2

X,X l/100 km

Emissões de CO2 em ciclo combinado

226-209 g/km2

Classe de eficiência

C

Aceleração 0-100 km/h

5.0 s

Velocidade máxima

270 km/h

2 Os valores declarados são os valores "WLTP de CO2" medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado com base nestes valores.