19
Fevereiro
2020
|
01:01
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG GLE 63 4MATIC+ Coupé

Uma combinação de elegância e desempenho poderoso

O novo Mercedes-AMG GLE 63 (S) 4MATIC+ Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 11.5 l/100 km; emissões de CO2 [1]em ciclo combinado WLTP: 276-284 g/km), além de um coupé elegante e eletrificado com uma soberba agilidade e dinâmica de condução, é um veículo de tração integral que oferece um excecional conforto para uma utilização no dia-a-dia. Este SUV Coupé está equipado com o motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros, que foi eletrificado com um motor de arranque/alternador EQ Boost e um sistema elétrico de bordo de 48 V para fornecer uma resposta particularmente rápida no arranque. O modelo base debita uma potência de 420 kW (571 CV), a variante S uns impressionantes 450 kW (612 CV). A agilidade é garantida pela suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com estabilização da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL, pelo sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ e pela caixa automática de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G. A grelha do radiador específica da AMG acentua visualmente a filiação do Coupé à família de modelos AMG. O Mercedes-AMG GLE 63 (S) 4MATIC+ Coupé também apresenta todas as vantagens de um SUV da marca: uma gama completa de equipamentos de segurança e de tração superior, mesmo em superfícies molhadas ou arenosas, ou cobertas de gelo ou neve.

Expressivo, imponente e elegante: o design exterior

A filiação à família de modelos de Affalterbach é óbvia à primeira vista graças à grelha do radiador cromada brilhante específica da AMG. A elegante e atraente silhueta coupé concede uma aparência confiante, com linhas de design que claramente transmitem paixão pelo desempenho. Como característica típica dos modelos da marca, o para-choques dianteiro com design dinâmico em forma de asa de avião é pintado na cor da carroçaria e inclui entradas de ar pretas. As imponentes cúpulas no capot e o repartidor dianteiro cromado enfatizam o marcante design coupé de todo o veículo.

As saias laterais, os espelhos exteriores e os salientes guarda-lamas são pintados na cor da carroçaria e combinam perfeitamente com a aparência geral musculada do modelo. O modelo base está equipado de série com jantes de liga leve de 21'' com inscrição AMG, enquanto a variante S integra de fábrica jantes de 22''. Estão disponíveis como opção, outras variantes de jantes com diâmetros desde 21'' a 22''.

O recém-desenhado para-choques traseiro, com detalhes específicos da AMG como um atraente difusor preto e uma faixa de revestimento em cromado, acentuam visualmente a largura do veículo. O sistema de escape especial da AMG, com saídas duplas retangulares cromadas brilhantes das ponteiras de escape, completa o visual marcadamente desportivo – os revestimentos das ponteiras de escape na variante S são esteticamente diferenciados por um característico tom escurecido. Com o pack AMG Night estão disponíveis mais opções de personalização, que incluem vidros térmicos escurecidos e também o repartidor dianteiro, para-choques dianteiro e traseiro, aplicações nas saias laterais, espelhos exteriores e molduras dos vidros em preto. Além disso, os duplos revestimentos das ponteiras de escape têm um acabamento em preto brilhante.

Progressivo, elegante e atraente: o design interior

O interior de elevada qualidade do GLE 63 Coupé é caracterizado por um ambiente categoricamente desportivo com um toque de dinamismo e exclusividade. Os bancos AMG são revestidos em pele, fornecem um ótimo apoio lateral e apresentam um padrão específico da AMG com insígnias "AMG" nos encostos dos bancos dianteiros. Estão disponíveis como equipamento opcional outras versões de revestimento em pele. A variante S é adicionalmente distinguida pelos seus cintos de segurança na cor cinza e os pespontos contrastantes em cinza prateado nos bancos. A iluminação ambiente individualmente ajustável faz parte do equipamento de série.

O volante AMG Performance de três raios com patilhas de mudanças em alumínio impressiona com a sua ergonomia orientada para o condutor. No modelo base, o aro do volante é revestido em pele preta, enquanto na variante S é revestido em pele DINAMICA, com uma marca preta localizada às 12 horas de relógio em ambas as versões. Como equipamento opcional, estão disponíveis botões de controlo no volante AMG para a regulação particularmente rápida dos parâmetros relevantes para a dinâmica do veículo.

A consola central inclui uma unidade de controlo específica da AMG com botões adicionais que são utilizados para regular o ESP® de 3 níveis, o modo da transmissão manual, o Sistema de Amortecimento Adaptativo, o sistema de escape AMG Performance, opcional, e a distância ao solo do veículo. Juntamente com os pedais desportivos AMG em aço inoxidável escovado e com aplicações em borracha, os painéis de proteção das embaladeiras das portas e os tapetes do piso em preto com inscrição "AMG" acentuam o visual desportivo. Para uma maior personalização do interior, está disponível um vasto leque de elementos de revestimento do interior de elevada qualidade. Os elementos de revestimento AMG em fibra de carbono conferem um toque particularmente desportivo ao interior.

O motor de arranque/alternador EQ Boost no motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros

O motor V8 biturbo de 4.0 litros no novo GLE 63 Coupé está equipado em ambas as variantes de potência (420 kW/571 CV e 450 kW/612 CV) com um motor de arranque/alternador EQ Boost integrado. Combina um motor de arranque e um alternador numa única e potente máquina elétrica e está integrado de forma compacta entre o motor e a caixa de velocidades. A potência de 16 kW (22 CV) e o binário de 250 Nm adicionais que podem ser solicitados temporariamente permitem um arranque mais rápido, devido ao inovador componente que alimenta o sistema elétrico de bordo de 48 V ser utilizado na produção de energia elétrica e também no desempenho das funções híbridas. Estas incluem a propulsão suplementar, a recuperação de energia, mudança do ponto de carga e a ligação virtualmente impercetível do motor de combustão com a função start/stop.

O motor AMG V8 de 4.0 litros está equipado com a comprovada dupla sobrealimentação, em que os dois turbocompressores estão instalados não no exterior, mas sim entre os dois blocos de cilindros do motor. As vantagens do "V interior quente" residem num bloco compacto do motor e na resposta imediata dos turbocompressores, que utilizam a tecnologia twin-scroll para um ótimo aproveitamento do caudal dos gases de escape e para melhorar ainda mais a resposta às solicitações no pedal do acelerador.

O sistema inteligente Gestão de Cilindros AMG

Para uma maior eficiência, a Mercedes-AMG também equipou os motores V8 com uma função de desativação de cilindros. Na gama de carga parcial, os cilindros número dois, três, cinco e oito são desativados e, desta forma, é reduzido substancialmente o consumo de combustível. Quando o condutor seleciona o programa "Comfort" da caixa de velocidades, o sistema de desativação dos cilindros fica disponível numa vasta gama de rotação do motor que varia entre as1000 e as 3250 rpm. Um ecrã especial no painel de instrumentos indica se o sistema de desativação dos cilindros está em operação e se atualmente o motor opera em modo de quatro ou de oito cilindros. A transição entre estes dois estados de funcionamento é imediata, rápida e impercetível a nível de binário.

Na variante S, o motor de oito cilindros está equipado com apoios ativos do motor. Estes resolvem os conflitos de objetivos, como a obtenção simultânea da ligação mais suave possível com a cadeia cinemática para um elevado conforto e a ligação mais rígida possível para uma dinâmica ideal do veículo, através de uma adaptação contínua e rápida dos seus níveis de rigidez de acordo com as atuais condições de condução.

Ágil e preciso: o sistema ativo de controlo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL

A configuração específica da AMG para a elevada dinâmica do veículo é significativamente assistida pelo sistema ativo de controlo de estabilidade da carroçaria ACTIVE RIDE CONTROL com base no sistema elétrico de 48 V, que compensa as oscilações da carroçaria. Este sistema aumenta ainda o conforto de condução em linha reta pois, por exemplo, os impactos das irregularidades da estrada num lado do veículo são compensados. As oscilações da carroçaria podem ser ativa e otimamente adaptadas à situação de condução, o que intensifica a experiência de condução.

Outro benefício comparativamente aos normais sistemas hidráulicos é a resposta significativamente mais rápida. O sistema de controlo AMG pode adaptar o estado da transmissão às condições numa fração de segundo. Outro aspeto corresponde ao baixo peso dos componentes comparativamente a um sistema hidráulico.

Prazer de condução elevado a sete: AMG DYNAMIC SELECT e AMG DYNAMICS

Os setes programas da transmissão do DYNAMIC SELECT, designadamente o Comfort, Sport, Sport+, Individual, RACE (exclusivo para a variante S do GLE 63 Coupé), Trail e Sand, permitem uma grande variedade de experiências de condução com uma ampla gama de controlo entre máximo conforto e desportividade. Os modos da transmissão permitem modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades, o comportamento da suspensão e da direção.

  • "Comfort": condução confortável e económica, por ex., graças às prematuras passagens para mudanças superiores. A regulação do sistema confere à suspensão e à direção características de conforto.
  • "Sport": características desportivas graças a uma resposta mais rápida às solicitações no pedal do acelerador e reduções de caixa mais precisas devido ao duplo desembraiar. Regulação mais dinâmica da suspensão.
  • "Sport+": características extremamente desportivas graças a uma resposta ainda mais rápida às solicitações no pedal do acelerador, duplo desembraiar durante as reduções de caixa e controlo seletivo do binário durante as passagens para mudanças superiores com desativação de cilindros, para a obtenção de ótimos tempos de engrenamento. Aumento do ralenti para arranques mais rápidos. Uma regulação ainda mais dinâmica para a suspensão, direção e cadeia cinemática.
  • "Individual": regulação individual da cadeia cinemática, caixa de velocidades, AMG DYNAMICS, suspensão e sistema de escape. Além disso, a função roda livre está disponível nas definições da transmissão "Reduced" e "Moderate".
  • "RACE" (exclusivo para a variante S): o programa da transmissão "RACE" foi concebido para uma condução em pista com um elevado dinamismo. Neste programa, todos os parâmetros são configurados para o máximo desempenho.
  • "Trail": condução segura com o máximo desempenho em terrenos suaves, lamacentos ou asfalto escorregadio, através do ajuste da resposta do acelerador, da distribuição da força de tração e da suspensão. O curso da suspensão é aumentado para elevar a carroçaria. A partir dos 70 km/h a suspensão é rebaixada novamente de forma automática.
  • "Sand": as regulações da suspensão e do sistema de tração integral 4MATIC+ são realizadas para uma condução desportiva em pisos de gravilha e areia. A suspensão é elevada. A partir dos 70 km/h a suspensão é rebaixada novamente de forma automática.

Os programas da transmissão estão associados ao controlo da agilidade AMG DYNAMICS, o que significa que as características de comportamento podem ser ainda mais idealmente correspondidas aos diferentes requisitos e condições de condução. Por detrás do termo generalista AMG DYNAMICS estão as funções de agilidade "Basic", "Advanced", "Pro" e "Master", que são automaticamente selecionadas pelo respetivo programa da transmissão. Os níveis adicionais "Traction" e "Slide" são ativados nos programas da transmissão "Trail" e "Sand" para condução fora de estrada, quando o ESP® está desativado.

Os parâmetros relevantes para a condução, como a resposta do motor e da suspensão ou os limites de controlo do totalmente reestruturado ESP®, são inteligentemente adaptados de acordo com o programa da transmissão selecionado. A gama de funcionamento varia desde um comportamento extremamente orientado para a segurança até um comportamento extremamente dinâmico. O modo "Master" armazenado no programa da transmissão RACE assegura a ótima agilidade e revela o elevado potencial dinâmico para um ótimo efeito - por exemplo, permitindo maiores acelerações em torno do eixo vertical do veículo e uma resposta mais rápida do pedal do acelerador, do sistema de comando da caixa de velocidades, do bloqueio eletrónico do diferencial do eixo traseiro ou da distribuição do binário no sistema de tração integral.

Independentemente do programa da transmissão, o condutor poderá utilizar os botões na consola central ou os botões no volante para, por exemplo, selecionar diretamente o modo manual da caixa de velocidades, a sua altura preferida da suspensão e também a configuração do sistema de escape.

Precisa e rápida: a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

A caixa de velocidades SPEEDSHIFT TCT 9G foi especialmente afinada para os requisitos do motor de oito cilindros equipado no GLE 63 Coupé. O desenvolvimento sistemático do hardware e do software permitiu reduzir ainda mais os tempos de resposta. Isto significa que os comandos automáticos e manuais da caixa de velocidades podem ser implementados mais rapidamente do que antes. Várias medidas de reforço também asseguram a durabilidade e o desempenho em conformidade com o elevado binário gerado pelo motor V8.

O software amplamente adaptado para o modelo permite passagens de caixa extremamente rápidas, múltiplas reduções rápidas e proporciona uma experiência especialmente emotiva de comando da caixa de velocidades graças à função de duplo desembraiar. As passagens de caixa são realizadas sem interrupção da transmissão da força motriz. A caixa de velocidades disponibiliza tanto acelerações dinâmicas e tempos de engrenamento extremamente curtos como um estilo de condução económico ‑ em função do modo selecionado.

Destaques da caixa de velocidades:

  • adaptação das características de engrenamento ao programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado.
  • em modo manual "M", a caixa de velocidades responde diretamente aos comandos de engrenamento manual solicitados pelo condutor – a cadeia cinemática responde com precisão e executa os comandos praticamente de forma instantânea.
  • o modo M temporário permite comutar imediatamente para o modo manual "M" – meramente através da utilização das patilhas de mudanças no volante.
  • função automática de duplo desembraiar durante as reduções de caixa: este efeito permanece automaticamente ativo nos programas da transmissão "Sport", "Sport+" e "RACE" (exclusivo para a variante S).
  • a função ECO start/stop permanece automaticamente ativa no programa da transmissão "Comfort".
  • a função "circulação em roda livre" pode ser ativada individualmente no modo "Individual".

Ainda mais desportiva: a suspensão pneumática com ajuste contínuo do amortecimento

A suspensão pneumática de série AMG RIDE CONTROL+ e o ajuste adaptativo do amortecimento ADS+ (Adaptive Damping System), configurados para as características de um SUV, combinam a excecional agilidade e a excelente dinâmica do veículo com a máxima tração e o soberbo conforto de utilização no dia-a-dia. As características de amortecimento podem ser pré-selecionadas em três níveis, "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma distinção significativamente mais percetível entre o conforto de uma longa viagem e a dinâmica da condução desportiva.

Graças ao sistema pneumático de nivelamento automático, o novo GLE 63 4MATIC+ Coupé mantém uma distância ao solo constante independentemente da carga transportada no veículo, que pode ser ajustada em função do modo da transmissão, ou manualmente utilizando um botão da consola central. Nos programas da transmissão "Sport", "Sport+" e "RACE" (apenas disponível na variante S) do sistema AMG DYNAMIC SELECT, a distância ao solo é reduzida. No programa "Comfort", a distância ao solo do veículo é reduzida a partir dos 120 km/h, sendo aumentada e reposta no valor normal quando a velocidade do veículo for inferior a 70 km/h. Isto permite reduzir o arrasto aerodinâmico e consequentemente o consumo de combustível. Além disso, a estabilidade é melhorada graças ao centro de gravidade mais baixo. Nos programas da transmissão "Trail" e "Sand", o curso da suspensão é ampliado para aumentar a distância ao solo da carroçaria em terrenos irregulares, sendo reduzido automaticamente para o nível normal quando o veículo atingir a velocidade de 70 km/h.

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

O sistema de tração integral orientado para o máximo desempenho de condução assegura continuamente a melhor relação entre dinamismo, tração e eficiência. Uma embraiagem de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro. A melhor distribuição possível de binário é calculada continuamente de acordo com as condições de condução e com as solicitações do condutor. A transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa é contínua, pois o controlo inteligente está integrado na arquitetura do sistema do veículo. Além da tração e da dinâmica lateral, o sistema de tração integral também melhora a dinâmica longitudinal para uma aceleração ainda mais poderosa. Além da velocidade do veículo, da aceleração lateral, da aceleração longitudinal e do ângulo da direção, os fatores que influenciam a distribuição do binário também incluem a diferença de rotação entre as rodas individuais e a mudança selecionada.

O sistema de tração integral é controlado em função do nível selecionado do ESP® de 3 níveis – desde um comportamento desportivo particularmente orientado para a segurança até um comportamento extremamente dinâmico. O sistema de controlo de comportamento dinâmico 4ETS reforça ainda mais um comportamento seguro e ágil, particularmente em estradas com piso escorregadio ou em superfícies com diferentes coeficientes de atrito. O sistema intervém na travagem para impedir a patinagem das rodas de tração individuais durante o arranque ou a aceleração. Ao mesmo tempo, o efeito do bloqueio do diferencial permite transferir a força de tração para as rodas que não estão a patinar.

O bloqueio eletrónico do diferencial do eixo traseiro – para um dinamismo ainda superior

Para melhorar a tração e o dinamismo, o GLE 63 Coupé e o GLE 63 S Coupé estão equipados de série com um bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, o que assegura uma ótima aderência e um comportamento com a máxima segurança. Este sistema permite ao condutor acelerar mais cedo à saída das curvas e com maior potência graças à maior tração. O veículo permanece mais estável durante a travagem a alta velocidade, enquanto o bloqueio do diferencial também melhora a tração durante o início da marcha.

Firme: o sistema de travagem AMG de elevado desempenho

Para corresponder à elevada potência e ao desempenho associado, os novos modelos GLE 63 Coupé estão equipados com um sistema de travagem de elevado desempenho, com pinças de travão fixas de 6 êmbolos e discos de travão de 400 x 38 mm no eixo dianteiro, e pinças de travão flutuantes de 1 êmbolo e discos de travão de 370 x 32 mm no eixo traseiro. A variante S é caracterizada por pinças de travão vermelhas, enquanto a versão base está equipada com pinças de travão cinzentas.

Como opção, pode ser encomendado um sistema de travagem de discos cerâmicos de elevado desempenho, com pinças fixas de 6 êmbolos para o eixo dianteiro e pinças flutuantes de 1 êmbolo para o eixo traseiro, ambas na cor bronze, reduzindo o peso e as massas suspensas comparativamente à utilização de discos compósitos. Outras vantagens incluem a sua estabilidade em geral e, em particular, à fadiga quando sujeitos a elevadas tensões. O sistema de travagem também merece uma boa pontuação no que diz respeito ao seu ciclo de vida e à sua resposta particularmente rápida.

O sistema de informação e entretenimento MBUX e Pack ENERGIZING PLUS

O MBUX é um equipamento de série do GLE 63 Coupé e cria uma ligação ainda mais estreita entre o veículo, o condutor e os passageiros.

O conforto acrescido do veículo é assegurado pelo opcional pack ENERGIZING Plus, que agrupa muitos dos itens de equipamento premium e inclui os bancos multicontorno do condutor e do passageiro dianteiro, controlo da climatização dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro (com aquecimento e ventilação dos bancos), pack Warmth Comfort, pack AIR-BALANCE (fragrâncias incluindo a fragrância #63 específica da AMG, ionização e purificação do ar), seis programas ENERGIZING Comfort e ainda a função ENERGIZING COACH para a pré-seleção inteligente dos programas ENERGIZING Comfort.

[1] Valores de emissão de Co2 de WLTP, ” nos termos do artigo 2, n.º 3, do Regulamento de Execução (EU) 2017/1153.