Sintra,
15
Março
2023
|
11:11
Europe/Lisbon

Nova exposição fotográfica organizada pelo Mercedes-Benz Oceanic Lounge mostra o verdadeiro Rio Tejo

A exposição fotográfica “Tejo, conhecer para proteger”, que se encontra a partir do dia 14 de março até dia 19 de março na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, e a partir de dia 20 de Março no passeio marítimo da Doca de Santo Amaro, produzida pelo Mercedes-Benz Oceanic Lounge, foi idealizada em conjunto com o Porto de Lisboa, com o apoio do Oceanário de Lisboa, da Bandeira Azul e da Tejo Atlântico.

 Esta exposição tem o propósito de mostrar ao público em geral o verdadeiro Rio Tejo e sensibilizar para a necessidade da sua proteção. 

O estuário do Tejo é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa, um berçário e uma zona de exceção para peixes, moluscos e crustáceos.

O Tejo tem sido o abrigo de um número impressionante de aves aquáticas nas suas migrações e o palco de visita de várias espécies de cetáceos. As suas águas, outrora muito poluídas, têm sido alvo de inúmeras intervenções que melhoraram exponencialmente a qualidade da água e têm sido palco de espetáculos únicos de vida selvagem.

Os bandos de flamingos a sobrevoarem as zonas de Sapal, os Roazes Corvineiros a subirem o rio atrás de alimento aos saltos entre a Torre de Belém e a Praça do Comércio e o registo em câmara do nascimento de um Golfinho Comum em frente da Trafaria, são imagens marcantes e únicas num Rio que banha a cidade de Lisboa.

Mas o Tejo é muito mais que isso, o Tejo são também os Corvos Marinhos a pescarem e a secarem as suas asas nas margens do Rio, são as Orcas, as Baleias Anãs e as Baleias Comuns (segundo maior animal do mundo) que passam às portas da foz do Rio.

É imperativo proteger este património único, defender e legislar por forma a que os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos, possam assistir a estes espetáculos únicos da natureza à porta das nossas casas.

Venha conhecer esta exposição até dia 19 de abril na Gare Marítima de Alcântara e fique a conhecer o verdadeiro Rio Tejo.