Sintra,
08
Janeiro
2021
|
11:38
Europe/Lisbon

Mercedes-Benz EQS apresentará em exclusivo MBUX Hyperscreen

Visualmente impressionante, decisivamente fácil de operar e extremamente interessado em aprender: o MBUX Hyperscreen é um dos destaques no EQS, que representa a inteligência emocional do modelo do segmento superior totalmente elétrico. O ecrã largo e curvilíneo estende-se praticamente por toda a largura desde o pilar A esquerdo ao pilar A direito. Além do seu grande tamanho, a elevada qualidade, o atraente design ao mais pequeno detalhe também desperta sensações. Este visual estético de tecnologia moderna é a dimensão emocional do MBUX hyperscreen. A isso acresce a inteligência artificial (AI): com software com capacidade de aprendizagem, o conceito de imagem e de controlo adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, conforto e condução do veículo. Graças à designada camada zero, o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações mais importantes são sempre fornecidas no nível superior e numa vista descritiva em função da situação e do contexto. Desta forma, o condutor do EQS não necessita de realizar inúmeras etapas de operação.

O MBUX (Mercedes-Benz User Experience) simplificou radicalmente as operações de controlo de um Mercedes-Benz. Revelado em 2018 no atual Classe A, circulam atualmente nas estradas em todo o mundo mais de 1.8 milhões de modelos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz equipados com o sistema. A divisão de veículos comerciais ligeiros também conta com o contributo do MBUX. Há alguns meses, a segunda geração deste sistema com capacidade de aprendizagem foi lançada no novo Classe S. Segue-se agora o próximo grande passo na forma do novo EQS e no MBUX Hyperscreen disponível como opção.

Aparência eletrificante com visualização emocional

O MBUX Hyperscreen é um exemplo da combinação do design digital com o analógico: vários ecrãs aparentam combinar continuamente, resultando numa impressionante tela de ecrã curvilínea. As saídas do ar de ventilação estão integradas nesta grande superfície digital para ligar o mundo digital ao físico.

O MBUX Hyperscreen é circundado por uma moldura dianteira contínua em plástico. A sua parte visível é pintada num processo elaborado de três camadas em "Silver Shadow". Este sistema de revestimento transmite a impressão de uma superfície de qualidade particularmente elevada devido às camadas intermédias extremamente finas. A iluminação ambiente integrada e instalada na secção inferior do MBUX Hyperscreen, faz com que o ecrã aparente flutuar no painel de instrumentos.

O passageiro dianteiro também tem a sua própria área de ecrã e de controlo, que torna as viagens mais agradáveis e entretidas. Com até sete perfis, é possível personalizar o conteúdo. Contudo, as funções de entretenimento do ecrã do passageiro só estão disponíveis durante o deslocamento do veículo se a legislação específica do país em questão o permitir. Se o banco do passageiro não estiver ocupado, o ecrã torna-se uma peça digital decorativa. Neste caso, são apresentadas estrelas animadas, ou seja, o Padrão Mercedes-Benz.

Para fornecer uma imagem particularmente brilhante é utilizada tecnologia OLED nos ecrãs central e do passageiro dianteiro. É aqui que os pontos individuais da imagem são Auto luminosos – os pixéis não controlados da imagem permanecem desligados, o que significa que surgem com a cor preto (completa ausência de luz). Por outro lado, os pixéis ativos OLED, emitem uma cor de alto brilho, resultando num elevado contraste, independentemente do ângulo de visão e das condições de iluminação.

Esta aparência de imagem eletrificante é acompanhada por uma visualização emocionalmente apelativa. Todos os gráficos são estilizados num novo esquema de cores de azul/laranja.

Graças ao seu claro design, o MBUX Hyperscreen é intuitivo e fácil de operar. Um exemplo desta característica é o estilo de indicação do modo EV. As funções importantes da cadeia cinemática elétrica, como a potência suplementar ou a recuperação de energia, são indicadas numa nova forma, com um grampo móvel, sendo desta forma mais tangíveis. Um objeto em forma de lente move-se entre estes grampos. Segue a lei da gravidade e desta forma representa a força G de forma impressionante e emocional.

Sugestões personalizadas com o auxílio da inteligência artificial

Os sistemas de informação e de entretenimento oferecem inúmeras funções completas, com várias etapas de operação para as controlar. Para reduzir ainda mais estas etapas de interação, a Mercedes-Benz desenvolveu um interface do utilizador com perceção em função do contexto com o auxílio da inteligência artificial.

O sistema MBUX apresenta proativamente ao utilizador as funções certas no momento certo, apoiadas pela inteligência artificial. A perceção em função do contexto é constantemente otimizada pelas alterações na zona circundante pelo comportamento do utilizador. A designada camada zero fornece ao utilizador no nível superior da arquitetura de informação do MBUX, conteúdo dinâmico e agregado a partir de todo o sistema MBUX e dos serviços relacionados.

A Mercedes-Benz investigou o comportamento de utilização da primeira geração do MBUX. A maioria dos casos de utilização recai no sistema de navegação, rádio/sistema multimédia e sistema de telefone.

Mais de 20 funções adicionais – desde o programa de massagem ativa, a função de lembrete do dia de aniversário, até à sugestão da lista de atividades – são automaticamente fornecidas com o auxílio da inteligência artificial quando são relevantes para o cliente. "Módulos Mágicos" é o nome interno que os criadores deram a estes módulos de sugestão, que são apresentados na camada zero.

A seguir são indicados quatro exemplos de casos de utilização. O utilizador pode aceitar ou rejeitar a respetiva sugestão com apenas um clique:

• Se o utilizador telefonar sempre a um determinado amigo durante o seu trajeto até casa às terças-feiras à noite, ser-lhe-á sugerido que faça uma chamada telefónica nesse dia da semana e naquele período do dia. Será apresentado um cartão de visita com a sua informação de contacto e - se armazenado - a sua imagem aparece. Todas as sugestões do MBUX estão associadas ao perfil do utilizador. Se mais alguém conduzir o EQS numa terça-feira durante a noite, esta recomendação não é fornecida – ou poderá ser fornecida outra recomendação, em função das preferências do outro utilizador.

• Se o condutor do EQS utilizar regularmente a função de massagem de acordo com o princípio de pedra quente durante o inverno, o sistema aprende e sugere automaticamente a função de conforto se o ar estiver a uma temperatura de inverno.

• Se o utilizador ligar regularmente o aquecimento do volante e de outras superfícies após ter ligado o aquecimento do banco, por exemplo, esta operação ser-lhe-á sugerida logo após o botão de aquecimento do banco ter sido pressionado.

• O chassis do EQS pode ser elevado para aumentar a distância ao solo. Uma função útil nas entradas de garagens com elevada inclinação. O MBUX relembra a posição geográfica na qual o utilizador utilizou a função "Vehicle Lift-Up". Se o modelo se aproximar novamente da posição geográfica em questão, o MBUX sugere automaticamente a elevação do EQS.

Características e dados fundamentais

  • Com o MBUX Hyperscreen, vários ecrãs aparentam unir-se continuamente, resultando numa impressionante tela larga e curvilínea de 141 centímetros. A área que os passageiros poderão usufruir é de 2,432.11 cm2.
  • O vidro de grandes dimensões que protege o ecrã é moldado tridimensionalmente durante o processo de moldagem a uma temperatura de aproximadamente 650°C. Este processo permite uma visualização sem distorção do ecrã em toda a largura do veículo, independentemente do seu raio.
  • Para obter as aplicações mais importantes, o utilizador só necessita de percorrer os níveis do menu inicial. É por essa razão que a Mercedes-Benz designa este conceito por camada zero.
  • Existem um total de 12 atuadores por baixo do ecrã tátil para uma resposta tátil durante as operações de comando. Se um dedo tocar em certos pontos no ecrã, os atuadores acionam uma vibração percetível na tela de proteção.
  • Dois revestimentos da tela de proteção reduzem as reflexões e tornam a limpeza mais fácil. O próprio vidro curvilíneo é constituído por silicato de alumínio particularmente resistente a riscos.
  • As medidas de segurança incluem pontos de fratura pré-determinados ao longo das aberturas das tomadas laterais bem como dos cinco suportes que podem fraturar de forma programada na eventualidade de uma colisão, graças às suas estruturas alveolares.
  • 8 unidades de processamento central, 24 Gb de memória RAM e 46.4 Gb/s de largura de banda da memória RAM são algumas das especificações técnicas do MBUX.
  • Com a medição de dados de uma câmara multifunções e também de um sensor de luminosidade, o brilho do ecrã é adaptado à luminosidade natural.
  • Com até sete perfis, a secção do ecrã pode ser personalizada para o passageiro dianteiro