06
Janeiro
2021
|
17:03
Europe/Lisbon

Mercedes-Benz Cars é a marca automóvel premium mais vendida em 2020

  • No ano de 2020, a Mercedes-Benz foi a 3ª marca automóvel mais vendida, com 13.752 unidades comercializadas.
  • A Marca da Estrela alcançou uma quota de mercado de 9.5%, uma das maiores quotas de mercado a nível Europeu.
  • A smart, que assinalou o primeiro ano de viaturas exclusivamente 100% elétricas comercializou 518 unidades.
  • Crescimento da smart superior ao do mercado elétrico (mercado BEV: 14% / smart 27% )
  • smart fortwo foi o #6 modelo elétrico mais vendido e o primeiro essencialmente citadino, mostrando claramente a sua vocação para a mobilidade sustentável nas cidades do futuro
  • Mercedes-Benz e smart terminam 2020 com 14.270 unidades vendidas;
  • Mercedes-Benz volta a ser a marca número 1 em Reputação de Marca, com especial destaque para o indicador de Confiança sendo eleita pelos dos Portugueses como a Marca Número 1 em confiança (Marketest – Reputation Index).

2020 foi um ano que ficou marcado pela pandemia mundial da Covid-19. Apesar deste cenário, a Mercedes-Benz comercializou 13.752 automóveis no ano passado, registando um previsível decréscimo de 17% face a 2019, ano recorde de vendas da marca em Portugal, mesmo assim menor do que a quebra do mercado total (-35%). Foi igualmente alcançada uma assinalável quota de mercado de 9,5%, uma das maiores a nível mundial. Em Portugal, a Mercedes-Benz foi, em 2020, a 3ª marca mais comercializada em Portugal.

Entre os modelos Mercedes-Benz mais procurados a nível nacional destaque para o Classe A, cuja estreia da 4ª geração decorreu em maio de 2018, com 5.979 unidades comercializadas. O segmento compacto da Mercedes-Benz, este ano com o novo modelo GLB incluído, vendeu 8.710 unidades em 2020. Destaque para o Classe C Station que foi o 2º modelo mais comercializado com 989 unidades comercializadas.

A família Classe E apresentou também excelentes resultados, com um volume de vendas nesta gama (que inclui CLS e GLE) que atingiu as 2.289 unidades, o que corresponde a um aumento de aproximadamente 17% face a 2019.

Em 2020, os veículos PHEV da Mercedes-Benz (sob a sigla EQ Power) tiveram grande relevância nas vendas da Marca com um crescimento de 201% face a 2019 (3.354 unidades vendidas), alcançado a liderança em Portugal neste importante segmento. O modelo 100% elétrico EQC, comercializado nos finais de 2019, destaca-se igualmente com 225 unidades vendidas, o que correspondeu à quota total de produção disponível para Portugal. Atualmente, os modelos Mercedes-Benz EQ já representam 26% do total das vendas da Mercedes-Benz em Portugal, um crescimento substancial da marca EQ e que reflete a estratégia definida de redução de emissões de CO2 e a consolidação da liderança da marca Merecedes-Benz no caminho para a neutralidade carbónica.

A Mercedes-AMG continuou a sua forte ofensiva em 2020, com um total de 281 modelos comercializados, com especial destaque para o Mercedes-AMG GT 4 portas, com 70 unidades vendidas no ano passado.

Em 2020, a smart tornou-se a primeira marca 100% elétrica a nível mundial. No ano de transição e, tal como previsto, a smart sofreu uma quebra face a 2019 quando comparando com as vendas de viaturas a combustão. Não obstante, conseguiu comercializar 518 unidades totalmente elétricas em Portugal, um aumento de vendas de 27,3% face a 2019.