Sintra,
16
Dezembro
2022
|
12:46
Europe/Lisbon

Mercedes-Benz AG e Hydro colaboram numa cadeia pioneira de fornecimento de alumínio sustentável

• Um exemplo importante do esforço aplicado no sentido da concretização dos objetivos da iniciativa Ambition 2039: a Mercedes-Benz vai colaborar com a Hydro, um produtor norueguês de alumínio, para reduzir significativamente as emissões de CO₂ resultantes da produção de peças em alumínio na cadeia de fornecimento

• Impacto imediato: o alumínio com uma pegada de carbono reduzida em quase 70% será incluído nos modelos Mercedes-EQ, entre outros, a partir de 2023 - colaboração conjunta com a Hydro para atingir emissões de carbono quase nulas na produção de alumínio até 2030

• Fomentar a economia circular: a parceria irá concentrar as suas atenções na investigação para o desenvolvimento de ligas de alumínio recicláveis e desta forma fechar o ciclo de utilização do material

• Aprovisionamento responsável: para promover a transição justa e social para a descarbonização, ambas as empresas trabalharão na adoção pelo mercado de um sistema de certificação independente

 

A Mercedes-Benz assinou uma carta de entendimento com a Hydro, um produtor norueguês de alumínio, para um plano de implementação de tecnologia de baixas emissões de carbono entre 2023 e 2030, um marco importante no sentido de obter uma cadeia de fornecimento de alumínio ambientalmente sustentável. No sentido da descarbonização, a Hydro e a Mercedes-Benz acordaram no fornecimento gradual de alumínio produzido com níveis de emissões de CO₂ extremamente baixos para aplicações na indústria automóvel. Como resultado imediato da parceria, a pegada de carbono do alumínio fornecido pela Hydro será praticamente 70 % inferior à média da Europa já no próximo ano.

 Atualmente, a Hydro já fornece alumínio produzido com níveis reduzidos de CO₂ à fundição da Mercedes-Benz em Stuttgart Mettingen. A parceria estratégica eleva a cooperação para um novo patamar por forma a otimizar os processos de descarbonização do alumínio utilizado no fabrico de veículos. Como resultado, no próximo ano já é esperado o primeiro material de alumínio produzido com redução adicional de CO₂ de praticamente 70 %. Além disso, a Mercedes-Benz e a Hydro procuram não só uma redução adicional das emissões mas também a redução da utilização de materiais primários através da maior utilização de materiais secundários obtidos a partir da reciclagem.

 

Alumínio produzido com baixas emissões de carbono como alavanca importante para uma cadeia de fornecimento sustentável

Juntamente com o aço, o alumínio é proporcionalmente o material mais utilizado em muitos automóveis. Portanto, este acordo assinala um passo decisivo para o fornecimento de alumínio produzido com baixas emissões e para reduzir a pegada carbónica dos produtos da Mercedes-Benz.

No âmbito da iniciativa "Ambition2039" da Mercedes-Benz, o foco incide na redução das emissões de CO₂ bem como na utilização responsável de recursos em toda a cadeia de fornecimento. Em estreita cooperação com os seus fornecedores, a Mercedes-Benz está a trabalhar em alternativas para a redução consistente de CO₂, bem como a procurar reduzir significativamente a utilização de materiais primários.

A Mercedes-Benz está a reequipar a sua cadeia de fornecimento para se concentrar na prevenção e redução das emissões de CO₂ em vez de utilizar compensações. A parceria estratégica irá ajudar a Mercedes-Benz a alcançar as suas metas ambiciosas de redução de emissões.

 

Tecnologia de fabrico com redução de emissões de CO₂

Para concretizar o plano de produção de alumínio com emissões de CO₂ praticamente nulas é importante otimizar o processo de produção do alumínio primário, começando com uma produção de óxido de alumínio de baixo CO₂, bem como a redução das emissões de CO₂ resultantes do processo de eletrólise. Com muitos anos de experiência neste campo e planos de investigação ambiciosos, a Hydro é um parceiro competente que apoia a Mercedes-Benz neste caminho.

Ao mesmo tempo, após as melhorias tecnológicas, é extremamente importante aumentar a utilização de materiais reciclados para concretizar as reduções adicionais de emissões de CO₂. A produção de alumínio com materiais secundários só requer cinco por cento da energia utilizada na produção de alumínio com base em materiais primários. No âmbito da colaboração, a Mercedes-Benz e a Hydro pretendem ainda ir mais além através da exploração de soluções para implementar um processo de reciclagem e fechar o ciclo do material.

 

Envolvimento ativo para uma cadeia de fornecimento de alumínio sustentável e justa

A Mercedes-Benz está empenhada no fornecimento responsável de alumínio e recorre à aplicação de normas e certificados reconhecidos. A Mercedes-Benz faz parte da organização sem fins lucrativos Aluminium Stewardship Initiative (ASI) para apoiar a difusão de um esquema de certificação independente para toda a cadeia de valor do alumínio. O objetivo consiste em intensificar o diálogo com todas as partes interessadas na cadeia de fornecimento de alumínio para alcançar melhorias continuamente mensuráveis nas áreas dos direitos humanos, ambiente e gestão empresarial responsável – desde a produção e utilização do alumínio até à reciclagem. Atualmente, a norma ASI é aplicada nas oficinas de prensas das fábricas da Mercedes-Benz na Europa. Adicionalmente, está em vigor um critério de adjudicação eficaz para contratos de fornecimento de todo o alumínio primário destinado às oficinas de prensas e fundições da Mercedes Benz na Europa.

Na ótica da Mercedes-Benz, o envolvimento com as comunidades locais transmite a sua prioridade no tratamento dos perigos para os direitos humanos nas cadeias de fornecimento de matérias-primas. Para criar conhecimentos especializados em torno da participação da comunidade em auditorias e processos de normalização, a empresa apoiou um projeto em cooperação com a Iniciativa para a Garantia de Mineração Responsável (IGMR) com atenções viradas para o aumento do envolvimento das comunidades locais afetadas antes, durante e após a avaliação das minas e assegurar que o processo tenha um impacto positivo no local".

Seguindo este princípio, a Mercedes-Benz e a Hydro planeiam trabalhar em conjunto, através das suas respetivas participações, em iniciativas padrão no sentido de processos transparentes e inclusivos que reduzam os obstáculos à participação das partes interessadas, especialmente para as comunidades mineiras e os povos indígenas. Ambos os potenciais parceiros partilham a mesma compreensão da sustentabilidade, que é o pré-requisito para uma parceria a longo prazo.

 

Sobre a Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz persegue o objetivo da neutralidade carbónica em todos os seus automóveis ligeiros de passageiros até 2039. No que diz respeito a sustentabilidade, a empresa está concentrada na redução de emissões bem como na conservação de recursos. A abordagem “Design para o Ambiente” tem em consideração o consumo de recursos logo desde as fases iniciais do desenvolvimento de produtos. Juntamente com os seus parceiros, a Mercedes-Benz está a pesquisar tecnologias de materiais mais sustentáveis e a trabalhar intensamente para a circularidade.

 

Sobre a Hydro

A Hydro é uma das principais empresas norueguesas cuja atividade económica se concentra na indústria do alumínio e na produção de energia, e estabelece parcerias para um futuro mais sustentável. Desde 1905, a Hydro transformou recursos naturais em produtos valiosos para pessoas e empresas, criando postos de trabalho seguros para os seus 31.000 trabalhadores em mais de 140 localidades e 40 países. Atualmente, detêm e operam várias empresas subsidiárias e investem em indústrias sustentáveis. A Hydro está presente em inúmeros segmentos de mercado na indústria da reciclagem de alumínio e metal, produção de energia e energias renováveis. A Hydro está empenhada em liderar o caminho para um futuro mais sustentável, criando sociedades mais viáveis através da transformação de recursos naturais em produtos e soluções de formas inovadoras e eficientes.