Sintra,
21
Junho
2023
|
11:36
Europe/Lisbon

Funcional, inteligente e com um visual dinâmico: o novo Classe E Station

Informação essencial e inovações

 

O novo Classe E Station: resumo dos principais destaques

 

Compartimento traseiro ainda mais espaçoso do que o do seu antecessor

Comparativamente à série de modelos anterior, a largura do Classe E Station foi aumentada em cerca de 28 milímetros. Este aumento fornece ainda mais espaço para os passageiros traseiros: a largura interior no compartimento traseiro foi aumentada para 1519 milímetros. A distância entre eixos foi aumentada em 22 milímetros, para 2961 milímetros. Como resultado, os ocupantes do banco traseiro usufruem de mais espaço para as pernas e para os joelhos em particular. Se necessário, o compartimento de bagagens pode ser aumentado de 615 litros para até 1830 litros. Na motorização híbrida plug-in, a capacidade do compartimento de bagagens é de 460 a 1675 litros.

Modelo desportivo com design dinâmico da traseira

Embora a linha do tejadilho seja mais dinâmica comparativamente à do seu antecessor, o novo Classe E Station volta a pontuar em particular com a funcionalidade e o elevado volume do compartimento de carga. Combinado com o vidro traseiro inclinado, o aspeto geral é progressivo. A ligação entre a tradição e a modernidade é particularmente evidenciada por uma característica na secção dianteira: uma superfície em forma de painel preto liga a grelha do radiador aos faróis. Este elemento preto brilhante relembra os modelos EQ.

MBUX Superscreen com uma grande superfície de vidro

O painel de instrumentos e o tablier contribuem para a experiência digital no interior. Se o Classe E Station estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen estende-se até ao display central. Visualmente dissociado do MBUX Superscreen está o display do painel de instrumentos de alta resolução no campo de visão do condutor. Os símbolos principais no display central e no opcional display do passageiro são agora mais simples e também estão codificados por cores para corresponderem aos mosaicos do smartphone.

Nova arquitetura do sistema elétrico

A arquitetura do sistema elétrico é mais baseada em software e menos em hardware. As várias funções de computação que anteriormente estavam separados, são agora processadas num único processador. Desta forma, os ecrãs e o sistema de informação e de entretenimento MBUX partilham um novo computador de bordo central extremamente potente. Esta forma de ligação de sistemas melhora o desempenho e a velocidade das transmissões de dados.

A Chave Digital do Veículo[1] está agora disponível para o iPhone e o Apple Watch

Com a Chave Digital do Veículo, para ligar e trancar o Classe E, o condutor só necessita de transportar um dispositivo compatível[2]. Também é possível partilhar a chave: vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou amigos a utilizarem o Classe E. Ao fazê-lo, o proprietário do veículo pode atribuir direitos diferentes, concedendo apenas acesso ao veículo ou permitindo também que o veículo seja conduzido. O veículo pode reconhecer vários utilizadores ao mesmo tempo e a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo por 16 pessoas. Nos mercados onde os serviços Mercedes me connect estão disponíveis, a pré-instalação da chave Digital do Veículo é parte integrante do pack KEYLESS-GO Comfort[3]. Esta combinação de equipamentos está disponível no novo Classe E a partir do pack Premium.

 Visualização do som

Com a nova Iluminação Ambiente Ativa (opcional) com Visualização de Som, os ocupantes também podem "visualizar" a música e os sons de filmes ou aplicações. A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa. Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.

Novas aplicações de terceiros e ainda câmara de selfie e vídeo

O programa de entretenimento no Classe E Station é o mais interativo até à data. Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros[4]. No lançamento de mercado, as seguintes aplicações estão disponíveis no ecrã central[5]: a plataforma de entretenimento "TikTok", o jogo "Angry Birds", a aplicação de colaboração "Webex", a aplicação de comunicação "Zoom", o navegador "Vivaldi" e a aplicação de podcast "Pocket Casts". Outra funcionalidade nova é uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier[6].

Funções de conforto automatizadas com rotinas[7]

A Mercedes-Benz está a trabalhar na utilização de inteligência artificial por forma a que o automóvel aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções com recurso a inteligência artificial. A Mercedes-Benz utiliza o termo 'rotina' nesta inovação. No lançamento do novo Classe E Station, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Os próprios clientes também terão a opção de criar rotinas.

Novidade com ENERGIZING COMFORT e ENERGIZING COACH

O programa Prevenção de Enjoo por Movimento[8] do ENERGIZING COMFORT pode ajudar a aliviar os sintomas dos passageiros afetados. A médio prazo está previsto o lançamento de uma função de resposta biológica para ser integrada no sistema ENERGIZING COACH. Esta função pode reduzir a sensação de stress com exercícios de respiração. Outra nova funcionalidade do ENERGIZING COACH no Classe E Station é a integração de aparelhos pessoais adicionais e a expansão dos dados vitais indicados no display central[9].

Controlo automático das saídas de ventilação

Com o ar condicionado automático THERMOTRONIC (opcional), o Controlo Digital das Saídas de Ventilação melhora a experiência de conforto. O sistema ajusta automaticamente as saídas de ventilação dianteiras para uma regulação de ventilação desejada. Isto pode ser realizado para cada banco através do perfil de utilizador, por exemplo. Contudo, as saídas de ventilação também podem ser reguladas manualmente, como habitualmente.

Conceito inteligente de bloqueio do display do passageiro

Na Europa e em cada vez mais países, o passageiro dianteiro pode assistir durante uma viagem a conteúdo dinâmico no display, como TV ou streaming de vídeo. Isto é possível desde que o sistema não permita a distração do condutor. O sistema baseado em câmara no Classe E Station utiliza um conceito avançado de filtragem que é ainda mais inteligente do que a solução anterior. O condutor não pode visualizar o conteúdo dinâmico no display do passageiro durante a condução.

Propriedades aerodinâmicas exímias

Com um coeficiente aerodinâmico (Cd) a partir de 0.26[10], o novo Classe E Station tem um desempenho muito bom no seu segmento. É melhor que o facelift do modelo antecessor (0.27). Com 2.38 m2, a secção frontal A do novo Classe E Station é ligeiramente maior do que a do modelo anterior (2.35 m2).

Eixo traseiro com suspensão pneumática de série

O novo Classe E Station está equipado com suspensão AGILITY CONTROL e suspensão pneumática no eixo traseiro de série. Esta última tem um design compacto, mantém o conforto de condução assegura uma postura horizontal da carroçaria mesmo com o modelo totalmente carregado. A versátil suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ está disponível como equipamento opcional.

Motorização híbrida plug-in disponível já no lançamento de mercado

Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo Classe E estabelece novas referências em termos de eficiência. Além da sobrealimentação, os motores diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque / alternador integrado (ISG). São, portanto, híbridos parciais. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm. Uma motorização híbrida plug-in de quarta geração está disponível já no lançamento de mercado, estando previsto o lançamento de motorizações adicionais com esta tecnologia.

Planeado para o futuro: estacionamento e saída de lugar de estacionamento sem condutor

Com a pré-instalação opcional do INTELLIGENT PARKING PILOT, o Classe E Station está preparado para o sistema Automated Valet Parking (SAE nível 4). Com o pack Parking com funções de estacionamento remoto (opcional para a motorização híbrida plug-in) e o serviço INTELLIGENT PARKING PILOT (em função do país) dos serviços Mercedes me connect[11], o novo Classe E está equipado com tecnologia para estacionar e sair de lugares de estacionamento de forma totalmente automática, sem condutor[12]. Como pré-requisito, a correspondente legislação nacional deve permitir o funcionamento do sistema Automated Valet Parking, os parques de estacionamento em questão devem estar equipados com a infraestrutura necessária e o correspondente serviço Mercedes me connect para o Classe E deve estar disponível e ser subscrito.

Materiais recicláveis

Vários componentes do Classe E Station são fabricados parcialmente a partir de materiais recicláveis (materiais reciclados e matérias-primas renováveis). Nos bancos de série são utilizados estofos fabricados em lã de alpaca não tingida, combinada com um material reciclado. Pela primeira vez, são utilizadas matérias-primas recicladas certificadas na espuma dos bancos de acordo com o "método de balanço de massas". Em termos de propriedades, não diferem das matérias-primas produzidas a partir do petróleo bruto.

 

Factos e números interessantes

 

Uma breve visão geral do novo Classe E Station,

 

Se necessário, o compartimento de carga pode ser aumentado de 615 litros para até 1830 litros. Na motorização híbrida plug-in, a capacidade do compartimento de bagagens é de 460 a 1675 litros.

As dimensões generosas do habitáculo devem-se em parte à distância entre eixos, que é 22 milímetros superior que a do modelo antecessor (2961 milímetros). A largura interior do compartimento traseiro é de 1519 milímetros – 25 milímetros superior ao modelo anterior.

O Classe E Station tem capacidade para rebocar um reboque com travões com peso total de até 2100 quilos. A capacidade de reboque máxima de um reboque sem travões é de 750 quilos. Graças à capacidade para suportar um peso vertical de até 84 quilos no gancho de reboque, o modelo pode transportar bicicletas elétricas.

A moldura iluminada da grelha do radiador (opcional) integra duas fibras óticas atrás dos frisos cromados. A fibra ótica é alimentada através de módulos LED.

Com dois estilos de exibição (Classic e Sporty) e três modos (Navegação, Assistência, Serviço), os gráficos dos displays podem ser personalizados. O novo MBUX é acompanhado por uma variação na apresentação dos principais símbolos nos displays. São apresentados de forma simplificada e de acordo com as cores utilizadas nos mosaicos do smartphone.

Em função do mercado, é utilizado um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão. Esta norma de comunicações móveis permite transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS.

Com a Chave Digital do Veículo[13], o iPhone e o Apple Watch tornam-se uma chave do veículo. Se o condutor tiver na sua posse um dispositivo compatível[14], pode ser utilizado para ligar e trancar o Classe E Station. Também é possível partilhar a chave: a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo com 16 pessoas. Nos mercados onde os serviços Mercedes me connect estão disponíveis, a pré-instalação da chave Digital do Veículo é parte integrante do pack KEYLESS-GO Comfort[15]. Esta combinação de equipamentos está disponível no novo Classe E a partir do pack Premium.

A função de bloqueio do display do passageiro funciona em duas etapas: primeiro, o sistema de deteção de ocupação do banco regista se o banco do passageiro está ocupado. Neste caso, a superfície tátil do display pode ser utilizada a partir do banco do passageiro dianteiro através do MBUX. Se o banco do passageiro dianteiro não estiver ocupado, o display torna-se uma imagem decorativa.

No novo Classe E, os clientes podem criar as suas próprias rotinas no MBUX. Ao fazê-lo, podem associar condições e funções entre si. Por exemplo, "Ligar o aquecimento do banco e regular a iluminação ambiente para cor de laranja se a temperatura do ar interior for inferior a doze graus Celsius".

Muitos passageiros sofrem de enjoo por movimento. O novo programa de prevenção de enjoo por movimento do ENERGIZING COMFORT pode ajudar a aliviar os sintomas do passageiro dianteiro ou atrasar o início dos mesmos, reduzir a intensidade sentida e melhorar o bem-estar em termos gerais.

No novo Classe E Station, a acústica pode agora ser experimentada com um terceiro sentido: a faixa de luz ativa no topo do painel de instrumentos e nos painéis das portas dianteiras pode ser utilizada para produzir uma interpretação visual de qualquer conteúdo a partir de qualquer uma das fontes de som de entretenimento.

O ar condicionado automático THERMOTRONIC (opcional) utiliza um novo tipo de saídas de ventilação: todas as saídas de ventilação no compartimento dianteiro podem ser ajustadas eletricamente como por magia. A nova função de conforto é designada de Controlo Digital das Saídas de Ventilação. Tecnicamente é implementada com atuadores. Dois destes pequenos atuadores elétricos estão localizados em cada conduta de ventilação.

Com um coeficiente aerodinâmico (Cd) a partir de 0.26[16], o novo Classe E Station tem um desempenho muito bom no seu segmento. A secção frontal A de 2.38 m2 é ligeiramente superior à do modelo antecessor (2.35 m2 ).

O Assistente Ativo de Estacionamento de série pode agora ser ligado intuitivamente através do display tátil. Adicionalmente, o processo automatizado de estacionamento e de saída de lugares de estacionamento é muito mais rápido do que anteriormente, pois a velocidade foi aumentada para até 4 km/h.


 

Funcional, inteligente e com um visual dinâmico: o novo Classe E Station

 

 

O novo Classe E Station: versão resumida

 

  • Perfil distintivo com linha de tejadilho dinâmica
  • Grande utilidade e o espaço generoso reconhecidos
  • Lançamento das vendas na Europa durante o outono

 

Tão funcional quanto o seu antecessor, tão inteligente e personalizável como nunca: o novo Classe E Station, série de modelos 214, impressiona em muitos domínios. O design também foi alterado: a linha do tejadilho do novo Classe E Station confere maior dinamismo comparativamente ao modelo anterior e volta a pontuar com a funcionalidade e o elevado volume do compartimento de carga. Combinado com o vidro traseiro inclinado, o aspeto geral é progressivo.

Tal como o Limousine, a versão Station não só dá continuidade à longa história do clássico Classe E, como também preenche a lacuna para os criadores de tendências vanguardistas dos modelos EQ com o seu novo design. As proporções equilibradas fazem parte da aparência de um automóvel clássico. São definidas pela curta projeção dianteira, o longo capot com cúpulas, a distância entre eixos mais longa e a projeção traseira equilibrada.

Com o seu perfil distinto, o Station distingue-se claramente da concorrência. As duas linhas de carácter conhecidas da versão Limousine criam uma carroçaria significativamente alongada e conferem ao Station uma aparência desportiva e elegante. Sofisticado, tridimensional e otimizado até ao último detalhe, o acabamento da superfície exala elegância.

Um painel preto liga a grelha do radiador aos faróis. Este elemento preto brilhante relembra os modelos EQ. A grelha do radiador tridimensional é progressiva ou clássica, em função da linha de equipamento selecionada. Uma grelha do radiador com moldura cromada e retroiluminada por fibras óticas está disponível como opção para todas as linhas de equipamento (Avantgarde, Exclusive e AMG). O novo Classe E Station está equipado de série com faróis LED de alta performance. Os faróis DIGITAL LIGHT estão disponíveis como opção, com ou sem função de projeção. Todas as opções de faróis proporcionam um design distintivo de dia e de noite. Como característica habitual da marca, as luzes diurnas revelam a forma de uma sobrancelha.

Elementos cromados de design preciso, bem como os grupos óticos traseiros bipartidos, de estilo progressivo, caracterizam o design da traseira. Graças à sua grande abertura, o compartimento de carga pode ser utilizado de várias formas. A equipa de design reinterpretou os farolins traseiros em termos dos seus contornos e funcionamento interno. Com grande profundidade de pormenor e funções parcialmente animadas, o design interior contribui para o elevado valor atrativo do automóvel. A estrela exclusiva torna inconfundível o design diurno e noturno dos farolins traseiros. As duas secções de luz no painel lateral e na porta do compartimento de bagagens estão visualmente ligadas. Este facto realça ainda mais a largura da traseira. Os refletores foram deslocados para o para-choques. Isto permite que a abertura do compartimento de carga seja particularmente grande, o que, por um lado, aumenta o valor utilitário e, por outro, faz com que a traseira pareça ainda mais larga.

Ainda mais espaçoso no compartimento traseiro e a já reconhecida grande utilidade

Em comparação com o seu antecessor, a largura do Classe E Station cresceu 28 milímetros. Este aumento fornece ainda mais espaço para os passageiros traseiros: a largura interior no compartimento traseiro é de 1519 milímetros – mais 25 milímetros que o modelo anterior. A distância entre eixos foi aumentada em 22 milímetros para os 2961 milímetros. Como resultado, os passageiros do banco traseiro usufruem de mais espaço para os joelhos (84 milímetros; mais 9 milímetros) e para as pernas (934 milímetros; mais 15 milímetros). Se necessário, o compartimento de bagagens pode ser aumentado de 615 litros para até 1830 litros. Na motorização híbrida plug-in, a capacidade do compartimento de carga é de 460 a 1675 litros, e neste último caso a base também é plana.

O encosto do banco traseiro pode ser rebatido na proporção de 40:20:40. A operação é realizada através de dois botões de pressão nos lados esquerdo e direito superior do encosto do banco. A versão Station está equipada de série com a porta do compartimento de carga EASY-PACK. A porta do compartimento de carga abre e fecha comodamente com o simples pressionar de um botão: utilizando o botão na chave de comando, o interruptor na porta do condutor ou o manípulo de abertura na porta do compartimento de carga. A cobertura retrátil do compartimento de carga e a rede divisória (ambas de série) são bipartidas. Cada uma inclui a sua própria cassete de enrolamento da cobertura retrátil e da rede divisória respetivamente.

MBUX Superscreen como destaque do design interior

O painel de instrumentos e o tablier contribuem para a experiência digital no interior. Se o Classe E Station estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen estende-se até ao display central. Visualmente dissociado do MBUX Superscreen está o display do painel de instrumentos no campo de visão do condutor. Os modelos sem display do passageiro integram um elemento de revestimento de grandes dimensões que se estende até ao centro. Visualmente dissociado, o display central aparenta flutuar acima da superfície côncava deste elemento de revestimento.

A secção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa. Esta estende-se em forma de arco desde o para-brisas, passando pelos pilares A e terminando nas portas. Isto cria a sensação de um habitáculo extremamente espaçoso. Um conjunto de controlo que aparenta flutuar na secção superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro dos displays.

A consola central foi concebida como uma unidade homogénea e une-se numa linha reta com a secção inferior do painel de instrumentos. Na parte frontal, um compartimento de arrumação com tampa e suportes de bebidas está integrado no elemento de revestimento tridimensional. A parte traseira da consola central está equipada com um apoio de braços almofadado macio.

O painel central da porta une-se perfeitamente ao apoio de braços com uma geometria côncava. Aqui, a secção frontal foi concebida como um elemento metálico tecnologicamente avançado. Pode ser utilizado como pega auxiliar e como puxador da porta, e incorpora os interruptores dos vidros elétricos. Outro destaque é a consola de controlo flutuante que incorpora o interruptor de abertura da porta e os interruptores de controlo das funções do banco.

Os contornos da superfície do banco e do encosto do banco fluem elegantemente do interior para o exterior e aparentam flutuar acima da base do assento graças ao design de camadas. As linhas verticais recuadas seguem o contorno exterior, e distanciam-se até à parte superior.

Motorização híbrida plug-in disponível já no lançamento de mercado

Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo Classe E estabelece novas referências em termos de eficiência. A gama de motores inclui unidades de quatro e de seis cilindros da atual família de motores modulares FAME (Family of Modular Engines) da Mercedes‑Benz. Desta forma, a gama de motores é extremamente importante para a flexibilidade da rede de produção global, com eletrificação em função das necessidades.

Além da sobrealimentação, os motores diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque / alternador integrado (ISG). São, portanto, híbridos parciais. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm. Posteriormente seguir-se-ão mais modelos parcialmente híbridos.

Com o E 300 e (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 0,9-0,6 l/100 km, emissões de CO₂ em ciclo combinado, ponderadas (WLTP): 20-13 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 21,4-19,1 kWh/100 km), no lançamento de mercado também já está disponível uma motorização híbrida plug-in. Com uma potência elétrica de 95 kW (129 CV) e uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros (WLTP), este modelo irá circular em modo puramente elétrico em muitos casos de utilização, sem a utilização do motor de combustão. Posteriormente, seguir-se-ão mais motorizações híbridas plug-in com motor diesel.

A gama de modelos no lançamento de mercado na Europa:

   

E 200

E 220 d

E 300 e

Cilindrada

cc

 

1999

1993

1999

Potência máxima do motor de combustão

kW/CV

 

150/204

145/197

150/204

às

rpm

 

5800

3600

6100

Potência adicional (suplementar)/ 
potência máxima do motor elétrico

kW/CV

 

17/23

17/23

95/129

Binário máximo do motor de combustão

Nm

 

320

440

320

às

rpm

 

1600-4000

1800-2800

2000-4000

Binário adicional (suplementar)/binário máximo do motor elétrico

Nm

 

205

205

440

Potência do sistema

kW

 

-

-

230

Binário do sistema

Nm

 

-

-

550

Aceleração 0-100 km/h

s

 

7,8

7,9

6,5

Velocidade máxima

km/h

 

231

230

227

Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)

l/100 km

 

7,6-6,7[17]

5,7-5,0[18]

0,9-0,6[19]

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

 

173-1521

149-1312

20-133

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP)2

kWh/100 km

 

-

-

21,4-19,13

Autonomia elétrica (EAER, WLTP)2

km

 

-

-

95-1133

 

Eixo traseiro com suspensão pneumática de série, AIRMATIC disponível como opção

O comportamento ágil do novo Classe E Station deve-se em grande parte ao rigoroso controlo das rodas dianteiras pelos quatro braços de controlo em cada roda. No eixo traseiro, uma suspensão traseira multi-link independente e otimizada com cinco braços assegura um excelente controlo das rodas e uma extraordinária estabilidade em linha reta. Em ambos os eixos, as molas e os amortecedores são combinados numa torre da suspensão e não são envolvidos no controlo das rodas, e, portanto, a suspensão responde com uma correspondente sensibilidade. A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro separam a suspensão da carroçaria, reduzindo significativamente as vibrações e o ruído transmitido à carroçaria. De série, as versões híbridas parciais estão equipadas com suspensão de molas helicoidais AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo, e eixo traseiro com suspensão pneumática.

Como opção, o novo Classe E está disponível com suspensão pneumática AIRMATIC com sistema de amortecimento adaptativo ADS+. A suspensão AIRMATIC com foles pneumáticos e amortecedores adaptativos ADS+ fornece uma resposta extremamente sensível. O controlo da altura é outra funcionalidade da suspensão AIRMATIC. Mantém constantemente a distância ao solo independentemente da carga transportada no veículo, mas também implementa alterações quando necessário.

Experiência de entretenimento impressionante e envolvente

Música, jogos e streaming de conteúdos podem ser experimentados com praticamente todos os sentidos no Classe E Station[20]. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E é agora mais inteligente, proporcionando uma nova experiência em termos de personalização e interação. Ao mesmo tempo, o funcionamento dos sistemas elétricos é mais baseado em software e menos em hardware.

As várias funções de computação que anteriormente estavam separados, são agora processadas num único processador. Desta forma, os ecrãs e o sistema de informação e de entretenimento MBUX partilham um novo computador de bordo central extremamente potente. Esta forma de ligação de sistemas melhora o desempenho e a velocidade das transmissões de dados.

O pack Entretenimento (Entretenimento MBUX Plus) estará disponível para o novo Classe E Station. Inclui os serviços Mercedes me connect e o pack de dados de um operador de comunicações móveis. Em função do mercado, é utilizado um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão. A norma de comunicações móveis 5G permite transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS[21].

A Chave Digital do Veículo[22] está agora disponível para o iPhone e o Apple Watch

Com a Chave Digital do Veículo, para ligar e trancar o Classe E, o condutor só necessita de transportar um dispositivo compatível[23]. Também é possível partilhar a chave: vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou amigos a utilizarem o Classe E. Ao fazê-lo, o proprietário do veículo pode atribuir direitos diferentes, concedendo apenas acesso ao veículo ou permitindo também que o veículo seja conduzido. O veículo pode reconhecer vários utilizadores ao mesmo tempo e a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo por 16 pessoas. Nos mercados onde os serviços Mercedes me connect estão disponíveis, a pré-instalação da chave Digital do Veículo é parte integrante do pack KEYLESS-GO Comfort[24]. Esta combinação de equipamentos está disponível no novo Classe E Station a partir do pack Premium.

A música torna-se visível: Visualização de Som

Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, os ocupantes do novo Classe E Station podem experimentar música com três sentidos: a música em geral e os sons de filmes ou aplicações podem ser ouvidos (com tecnologia Dolby Atmos® se pretendido), sentidos (através de transdutores de ressonância do opcional sistema de som surround Burmester® 4D) e agora também "visualizados". A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa (opcional). Pela primeira vez, isto aplica-se em todo o Classe E. Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.

A experiência de entretenimento para o passageiro dianteiro é sempre impressionante. No seu display opcional, o passageiro dianteiro pode assistir a conteúdo dinâmico como TV ou transmissão de vídeo mesmo quando o condutor está ao volante e a olhar para o display. Isto porque a imagem é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmara reduz automaticamente o brilho do display e, portanto, diminui o perigo de distração do condutor.

Novas aplicações de terceiros e ainda câmara de selfie e vídeo

Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros[25]. As seguintes aplicações estão disponíveis no ecrã central do Classe E Station à data de lançamento de mercado[26]: a plataforma de entretenimento "TikTok", o jogo "Angry Birds", a aplicação de colaboração "Webex", a aplicação de comunicação "Zoom", o navegador "Vivaldi" e a aplicação de podcast "Pocket Casts". Além disso, a plataforma de entretenimento ZYNC[27] (opcional) oferece streaming de vídeo, conteúdos sob pedido, experiências interativas, programas locais de vídeo, desporto, notícias, jogos e muito mais no display central e no ecrã do passageiro, através de um interface de utilizador.

Outra funcionalidade nova é uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier[28]. Quando o automóvel se encontra parado, o condutor[29] pode participar em videoconferências online através de, por exemplo, a Webex, e tirar fotografias e vídeos.

Com o MBUX, o conforto de utilização também é superior. Com a função "Just Talk", o controlo inteligente por voz pode agora ser ativado sem a palavra-chave "Olá Mercedes". Quando a função é ativada, um símbolo de microfone vermelho é apresentado no display. Isto indica que o automóvel está preparado e aguarda pelos comandos de voz.

Conforto acrescido no dia a dia: as rotinas

A Mercedes-Benz está a trabalhar na utilização de inteligência artificial por forma a que o Classe E aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções com recurso a inteligência artificial[30]. O resultado é a automação personalizada. A Mercedes-Benz utiliza o termo “rotina” nesta inovação, cujo desenvolvimento já se encontra num estado bastante avançado.

No lançamento do novo Classe E Station, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Os próprios clientes também terão a opção de criar rotinas. Ao fazê-lo, os ocupantes podem associar diversas funções e condições. Por exemplo, "Ligar o aquecimento do banco e regular a iluminação ambiente para cor de laranja se a temperatura do ar interior for inferior a doze graus Celsius".

Para melhorar o bem-estar: ENERGIZING COMFORT e THERMOTRONIC com Controlo Digital das Saídas de Ventilação (ambos opcionais)

Sons suaves, massagem revitalizante, luz estimulante – a Mercedes-Benz oferece um programa completo de bem-estar com vários programas ENERGIZING COMFORT configurados e recomendações individuais da função ENERGIZING COACH. A nova geração do Classe E marca a estreia de duas inovações: o programa de prevenção de enjoo por movimento[31] do sistema ENERGIZING COMFORT pode ajudar a aliviar os sintomas dos passageiros afetados. A médio prazo está previsto o lançamento de uma função de resposta biológica[32] para ser integrada no sistema ENERGIZING COACH. Esta função pode reduzir a sensação de stress com exercícios de respiração.

Com o ar condicionado automático THERMOTRONIC (opcional), o Controlo Digital das Saídas de Ventilação melhora a experiência de conforto. O sistema ajusta automaticamente as saídas de ventilação dianteiras para uma regulação de ventilação desejada. Isto pode ser realizado para cada banco através do perfil de utilizador, por exemplo. Contudo, as saídas de ventilação também podem ser reguladas manualmente, como habitualmente.

Vários sistemas de assistência à condução, alguns dos quais adicionalmente desenvolvidos

O equipamento de série do Classe E Station com sistemas de assistência à condução[33] inclui Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, ATTENTION ASSIST, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade. O estado e a atividade dos sistemas de assistência à condução são apresentados numa vista de display total no modo assistência do display do condutor.

O pack de Assistência à Condução Plus também está disponível como equipamento opcional, por exemplo, como parte integrante do pack Premium. O pack inclui o Assistente Ativo de Direção, que assiste o condutor a manter o veículo na faixa de rodagem. Tal como já acontece em vias rápidas, o Classe E pode agora também retomar a marcha automaticamente em estradas urbanas e em estradas nacionais, após ter estado parado durante um maior período. Outro novo equipamento: se o Assistente Ativo de Direção ficar indisponível porque as marcas da faixa de rodagem não estão claramente visíveis, o sistema assinala este facto ao condutor através de vibrações no volante.

Conceito de carroçaria sofisticada e sistemas de retenção coordenados

O conceito de segurança do Classe E Station é baseado numa carroçaria com um habitáculo particularmente rígido e estruturas específicas de deformação programada. Os sistemas de retenção, por exemplo, os cintos de segurança e os airbags, são especificamente adaptados a este conceito. Na eventualidade de um acidente, podem ser ativados de forma a que o seu efeito de proteção dos ocupantes seja adaptado à situação.

Além dos airbags do condutor e do passageiro dianteiro, um airbag para os joelhos do condutor também é um equipamento de série. Pode proteger as pernas contra o contacto com a coluna da direção ou com o painel de instrumentos numa colisão frontal severa. Os airbags de cortina de série podem reduzir o risco de ferimentos na cabeça. Na eventualidade de uma colisão lateral severa, o airbag de cortina no lado do impacto estende-se desde o pilar A ao pilar C como uma cortina sobre os vidros laterais dianteiro e traseiro. Se for detetado um capotamento, os airbags de cortina podem ser ativados em ambos os lados. Além da proteção da cabeça, os airbags laterais também podem proteger a área do tórax na eventualidade de uma colisão lateral severa – incluindo nos bancos traseiros laterais (opcional).

Adicionalmente, os veículos estão equipados com um airbag central, em função do país. Os tensores com atuadores pirotécnicos e os limitadores de força dos cintos de segurança são um equipamento de série em todos os bancos laterais, assim como os reguladores em altura dos cintos de segurança.

Materiais recicláveis

Vários componentes do Classe E Station são fabricados parcialmente a partir de materiais recicláveis (materiais reciclados e matérias-primas renováveis). Nos bancos de série são utilizados estofos fabricados em lã de alpaca não tingida, combinada com um material reciclado. Pela primeira vez, são utilizadas matérias-primas recicladas certificadas na espuma dos bancos de acordo com o "método de balanço de massas". Estas têm as mesmas propriedades das matérias-primas produzidas a partir do petróleo. Desta forma, a necessidade de matérias-primas de origem fóssil pode ser reduzida ao mesmo tempo que a qualidade do produto é mantida.

Neutralidade de emissões carbónica da produção na fábrica de Sindelfingen

Desde 2022, a Mercedes-Benz tem produzido de forma neutra em emissões de CO2 nas suas próprias fábricas em todo o mundo. A eletricidade adquirida externamente é produzida exclusivamente a partir de fontes renováveis e, portanto, não produz emissões de CO2. Adicionalmente, a empresa pretende aumentar a produção de energia renovável nas suas instalações de produção. Até ao final de 2023 serão efetuados investimentos na expansão dos sistemas fotovoltaicos na fábrica de Sindelfingen. Outro tema de grande importância na fábrica de Sindelfingen é a constante redução do consumo de água e da quantidade de resíduos produzidos.

A longa história de sucesso do Classe E Station

A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de veículos do segmento médio-superior desde 1946. Em agosto de 1966, o Mercedes-Benz Universal fez a sua estreia no programa oficial de vendas. Era um modelo na versão Station fabricado pelo parceiro belga IMA, tendo por base as versões desde a 200 D à 230 S "barbatana de tubarão" – o primeiro modelo oficial na variante Station da Mercedes-Benz.

Em abril de 1978 teve início a produção da série de modelos 123 na variante Station e começou uma longa história de sucesso – até à data foram fabricados mais de um milhão de modelos na versão Station. Na Alemanha, a versão Station é conhecida como o "T‑Modell" e, embora o "T" sugira turismo e transporte, é também sinónimo de criador de tendências. Para a Mercedes-Benz, a versão Station é agora uma parte integrante do segmento de luxo e tem uma base de admiradores leais, particularmente na Alemanha. Tem havido uma versão Station em todas as gerações bem-sucedidas do Classe E (S 124, S 210, S 211, S 212, S 213, bem como uma versão All-Terrain desde 2017).


[1] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A utilização da Chave Digital do Veículo também requer que o cliente tenha um contrato com um operador de comunicações móveis e um respetivo pack de dados.

[2] No lançamento de mercado, a Chave Digital do Veículo é compatível com o iPhone 11 e com versões mais recentes (exceto iPhone SE) e com o Apple Watch 6 e versões mais recentes (exceto Apple Watch SE). Para tal, o veículo deve estar equipado com UWB. A Mercedes-Benz trabalha continuamente na expansão da compatibilidade com outros dispositivos.

[3] Além do acesso por KEYLESS-GO, sistema de autorização de condução e pré-instalação da Chave Digital do Veículo, inclui ainda os manípulos exteriores das portas embutidos, a abertura e o fecho de conforto e o fecho remoto da bagageira.

[4] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A utilização do pack Entertainment também requer que o cliente tenha um contrato com um operador de comunicações móveis e um respetivo pack de dados. Para utilizar determinadas aplicações através dos serviços Mercedes me connect, poderá ser necessário um contrato separado específico entre o cliente e o fornecedor da aplicação.

[5] À data do lançamento de mercado está previsto um pack de aplicações. A disponibilidade das aplicações pode variar ao longo do ciclo de vida do Classe E. Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

[6] As novas tecnologias devem sempre obedecer aos requisitos legais dos diferentes mercados e, portanto, devem ser adaptadas em conformidade. Estamos atualmente a analisar a situação de aprovação em vários países.

[7] As funções descritas são visões para o futuro, algumas das quais ainda não estão disponíveis no lançamento de mercado do Classe E, e irão depender do respetivo modelo do veículo, da configuração individual e do respetivo mercado. Numa data posterior, as funções da câmara também serão disponibilizadas para o passageiro dianteiro.

[8] Para que a função possa ser instalada, o veículo deverá estar equipado com ENERGIZING COMFORT e regulação do banco com função de memória. A função de prevenção de enjoo por movimento não pode ser utilizada em combinação com cadeiras de crianças e não está disponível nos EUA e no Canadá.

[9] A utilização de aparelhos pessoais compatíveis é um pré-requisito.

[10] Em função da especificação do veículo

[11] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

[12] Esta função ainda não está disponível.

[13] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A utilização da Chave Digital do Veículo também requer que o cliente tenha um contrato com um operador de comunicações móveis e um respetivo pack de dados.

[14] No lançamento de mercado, a Chave Digital do Veículo é compatível com o iPhone 11 e com versões mais recentes (exceto iPhone SE) e com o Apple Watch 6 e versões mais recentes (exceto Apple Watch SE). Para tal, o veículo deve estar equipado com UWB. A Mercedes-Benz trabalha continuamente na expansão da compatibilidade com outros dispositivos.

[15] Além do acesso por KEYLESS-GO, sistema de autorização de condução e pré-instalação da Chave Digital do Veículo, inclui ainda os manípulos exteriores das portas embutidos, a abertura e o fecho de conforto e o fecho remoto da bagageira.

[16] Em função da especificação do veículo

[17] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores.

[18] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores.

[19] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica e a autonomia foram determinados com base na Diretiva 2017/1151/EC.

[20] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

[21] A velocidade e a disponibilidade da ligação de dados irá variar em função de fatores como a cobertura da rede móvel e a localização do veículo.

[22] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A utilização da Chave Digital do Veículo também requer que o cliente tenha um contrato com um operador de comunicações móveis e um respetivo pack de dados.

[23] No lançamento de mercado, a Chave Digital do Veículo é compatível com o iPhone 11 e com versões mais recentes (exceto iPhone SE) e com o Apple Watch 6 e versões mais recentes (exceto Apple Watch SE). Para tal, o veículo deve estar equipado com UWB. A Mercedes-Benz trabalha continuamente na expansão da compatibilidade com outros dispositivos.

[24] Além do acesso por KEYLESS-GO, sistema de autorização de condução e pré-instalação da Chave Digital do Veículo, inclui ainda os manípulos exteriores das portas embutidos, a abertura e o fecho de conforto e o fecho remoto da bagageira.

[25] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A utilização do pack Entretenimento também requer que o cliente tenha um contrato com um operador de comunicações móveis e um respetivo pack de dados. Para utilizar determinadas aplicações através dos serviços Mercedes me connect, poderá ser necessário um contrato separado específico entre o cliente e o fornecedor da aplicação.

[26] À data do lançamento de mercado está previsto um pack de aplicações. A sua utilização só é possível se o equipamento opcional Entretenimento MBUX Plus for selecionado. A disponibilidade das aplicações pode variar ao longo do ciclo de vida do Classe E. Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

[27] Para utilizar a ZYNC são necessários uma conta ativa Mercedes me e o pack Entretenimento MBUX Plus. Atualmente este serviço está disponível sem custos durante um ano a partir da data do primeiro registo do veículo e a sua subscrição pode ser subsequentemente renovada mediante o pagamento de uma tarifa através do portal Mercedes me (depende do país a que se destina o veículo).

[28] As novas tecnologias devem sempre obedecer aos requisitos legais dos diferentes mercados e, portanto, devem ser adaptadas em conformidade. Estamos atualmente a analisar a situação de aprovação a este respeito.

[29] Numa data posterior, as funções da câmara também serão disponibilizadas para o passageiro dianteiro.

[30] As funções descritas são visões para o futuro, algumas das quais ainda não estão disponíveis no lançamento de mercado do Classe E, e irão depender do respetivo modelo do veículo, da configuração individual e do respetivo mercado.

[31] Para que a função possa ser instalada, o veículo deverá estar equipado com ENERGIZING COMFORT e regulação do banco com função de memória. A função de prevenção de enjoo por movimento não pode ser utilizada em combinação com cadeiras de crianças e não está disponível nos EUA e no Canadá.

[32] Esta função ainda não estará disponível no lançamento de mercado do Classe E.

[33] Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar a informação no Manual do Proprietário e respeitar os limites do sistema nele descritos.