25
Março
2020
|
17:26
Europe/Lisbon

Foi há 125 anos que a Benz & Cie apresentou o primeiro autocarro com motor a combustão

  • Benz & Cie. Entregou o primeiro autocarro com um motor de combustão a 12 de março de 1895
  • Estreia no serviço regular que conecta Siegen, Netphen e Deuz;
  • Motor de combustão revolucionou o segmento outrora dominado por carruagens puxadas a cavalo e autocarro a vapor
  • Atualmente: autocarro Daimler com modelos com bateria elétrica e tecnologia de acionamento por célula de combustível

Desde 2018, o veículo urbano de passageiros totalmente elétrico eCitaro está a ser produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim. A partir de 2022, está a ser planeada uma variante com tecnologia de célula de combustível para gerar energia elétrica a bordo a partir de hidrogénio. Estes autocarros, com sistemas de propulsão alternativos, desempenham um papel fundamental na transição da Daimler para o transporte de passageiros neutro em CO2. A 12 de março de 1895, há 125 anos, a fabricante de automóveis Benz & Cie. - também em Mannheim - entregou o primeiro autocarro com um motor de combustão (um sistema de transmissão alternativo na época) à Rheinische Gasmotoren Fabrik.

O veículo teve por base o Benz Landauer – o maior modelo oferecido pela Benz & Cie, e que oferecia um total de oito assentos. Em comparação, o moderno autocarro articulado Mercedes-Benz CapaCity L para rotas populares nas grandes cidades pode acomodar até 191 passageiros.

Estreia mundial para serviço regular programado

O primeiro autocarro de motor a combustão Benz foi usado pela Netphener Omnibus-Gesellschaft a partir de 18 de março de 1895 na rota Siegen-Netphen-Deuz. A 29 de março de 1895, a empresa encomendou um segundo veículo que a Benz & Cie. entregou a 26 de junho de 1895.

Uma descrição do primeiro autocarro com um motor de combustão interna destacava a inscrição “Siegen-Netphen-Deuz” nas laterais e assentos numerados. A configuração do equipamento também incluía pneus sobressalentes de borracha sólida para as rodas traseiras e uma roda dianteira. O segundo autocarro foi equipado de forma semelhante, mas também possuía uma campainha de sinal.

Ponto de viragem histórico

A 12 de março de 1895, no entanto existiu um ponto de viragem na história do transporte de passageiros, pois marcou o início de uma transformação técnica no serviço de transporte de autocarros, em que as pessoas se despediram de veículos puxados a cavalo e de tração a vapor, passando para o motor de combustão. Atualmente, o setor de veículos pesados de passageiros está mais uma vez em transformação técnica, com destaque para a energia elétrica.

Viagem de autocarro pelo Museu Mercedes-Benz

A entrega do primeiro autocarro com motor a combustão Benz marcou o início da história de 125 anos de veículos pesados de passageiros Mercedes-Benz, com inúmeros e variados destaques. Entre eles estão o Mercedes-Benz O 321 H, que foi montado de 1954 a 1964 e comemorou o seu 65º aniversário em 2019.

Numerosas exposições no Museu Mercedes-Benz também testemunham esse desenvolvimento multifacetado. Uma reconstrução autêntica do autocarro de motor a combustão Benz, por exemplo, que foi construída com peças de OEM, pode ser realizada pelos visitantes do museu na Sala lenda 1: Pioneiros ─ A invenção do automóvel, de 1886 a 1900. Um Mercedes-Benz O 303 de 1979 é uma das exposições exibidas na Legend Room 5: Visionaries Safety and Environment,

O Museu Mercedes-Benz exibe seis autocarros na Sala de Coleção 1: Galeria de Voyagers. A gama de produtos inclui o autocarro de dois andares britânico Milnes-Daimler do início do século 20 e o de turismo para todas as condições climáticas Mercedes-Benz O 2600 da década de 1930. Um autocarro de serviço regular O 305 de 1980 e um Mercedes-Benz Travego da geração 2009 completam a exposição nesta sala.

Por último, mas não menos importante, o Mercedes-Benz O 10000 city e o autocarro de longa distância do final dos anos 30, que foram convertidos em correios móveis na Áustria, estão em exibição na Sala de Coleção 2 - Galeria de Voyagers, assim como o Mercedes-Benz O 302 na Sala de Coleção 4 - Galeria de Nomes. Este veículo corresponde em grande detalhe ao autocarro da equipe usado pela seleção alemã de futebol durante o Campeonato Mundial de Futebol de 1974 realizada na Alemanha.