Sintra,
07
Julho
2023
|
10:10
Europe/Lisbon

Emocionante, de qualquer perspetiva: o novo Mercedes-Benz CLE

O novo CLE: informação essencial

Emocionante, de qualquer perspetiva: A Mercedes-Benz continua a sua longa tradição de automóveis de sonho desportivos e elegantes com modelo completamente novo. O novo CLE Coupé utiliza as inovações de conceção e técnicas do Classe C e do Classe E. Com o seu design expressivo, equipamento de conforto exclusivo para a máxima individualidade e um desempenho de condução preciso e desportivo, o novo modelo de duas portas segue o seu próprio caminho. O lançamento de mercado do CLE Coupé terá início na Europa em novembro. Posteriormente será lançado o CLE Cabrio no próximo ano para os apreciadores da condução ao ar livre. Com os dois novos modelos de sonho, a Mercedes-Benz vai ao encontro das pretensões de muitos clientes dos segmentos do Classe C e do Classe E.

Design emblemático: longa distância entre eixos, um pilar "A" bem posicionado e de inclinação acentuada, uma secção dianteira curta e uma projeção traseira ligeiramente mais comprida, bem como ombros mais pronunciados e rodas de maiores dimensões. Sempre houve uma magia especial inerente a estas proporções – e estão indissociavelmente ligadas à marca Mercedes-Benz. O novo CLE Coupé combina estas proporções desportivas e elegantes com o idioma de design moderno da MercedesBenz. Fiel à filosofia de design de Pureza Sensual da Mercedes-Benz, o resultado é uma escultura cheia de poder e dinamismo que incorpora uma expressão emocional de todas as perspetivas.

Aparência atlética: a secção dianteira progressivamente inclinada para a frente (“nariz de tubarão”) com um capot baixo, os faróis LED planos com um design único e a nova grelha do radiador tridimensional garantem uma aparência atlética, mas extremamente elegante. Os power domes no capot lembram os potentes motores com seis cilindros. Na lateral, uma linha distintiva confere estrutura ao elevado volume do painel lateral. Esta linha característica estende-se desde o farol até ao espelho exterior e desde o farolim traseiro até ao manípulo da porta. A traseira musculada é caracterizada por superfícies fluidas, transições suaves e luzes LED bipartidas com novos contornos e estruturas de luz tridimensionais.

Amplo espaço: com 4.850 milímetros de comprimento, 1.860 milímetros de largura e 1.428 milímetros de altura, o novo modelo de duas portas é o maior coupé do segmento médio. Com o seu conceito dimensional - em particular a distância entre eixos 25 milímetros mais comprida - o CLE Coupé oferece significativamente mais espaço do que o Classe C Coupé. Os passageiros traseiros, em particular, beneficiam de mais 10 milímetros de espaço para a cabeça, mais 19 milímetros de espaço para os ombros e cotovelos e mais 72 milímetros de espaço para os joelhos. A bagageira oferece mais 60 litros de volume e pode facilmente acomodar três sacos de golfe.

Luxo desportivo: os equipamentos de destaque no interior são o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, o display central de 11,9 polegadas em formato vertical orientado para o condutor e a iluminação ambiente dinâmica de 64 cores. Se pretendido, pode estender-se desde a consola central até por baixo das saídas de ar laterais. Em cada uma das portas, uma faixa de luz percorre os contornos do apoio de braços e da linha de cintura até à traseira. Outro destaque são os bancos dianteiros com design desportivo integral, desenvolvidos exclusivamente para o CLE. Em conjunto com o sistema de som surround Burmester® 3D opcional, cada banco dianteiro integra dois altifalantes ao nível dos apoios de cabeça, criando assim uma experiência musical particularmente individual e envolvente com Dolby Atmos junto aos ouvidos.

Função EASY-ENTRY: pela primeira vez na Mercedes-Benz, os bancos dianteiros não são desbloqueados com uma alavanca, mas sim com uma elegante presilha em pele Nappa. Está convenientemente localizada na extremidade superior do encosto do banco.

MBUX de última geração: O CLE Coupé adota inúmeras inovações digitais do novo Classe E. Com a nova arquitetura eletrónica e a terceira geração do sistema de informação e entretenimento MBUX, é o coupé mais inteligente da Mercedes-Benz. Oferece uma experiência de entretenimento excecionalmente interativa com aplicações de terceiros e um novo nível de personalização com funções de conveniência automatizadas (rotinas).

Experiência de condução eletrificada: o novo CLE Coupé estabelece padrões de eficiência graças à eletrificação sistemática e ao downsizing inteligente. Todos os motores são híbridos parciais com um motor de arranque / alternador integrado e um sistema elétrico de 48 V. Está disponível uma seleção de motores de quatro cilindros e – na versão de motor mais potente – um motor a gasolina de 3.0‑litros de seis cilindros (Dados provisórios do Mercedes-Benz CLE 450 4MATIC: consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP): 8,6-7,8 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP): 196-176 g/km)[1].

Prazer de condução desportivo e confortável: o chassis é rebaixado em 15 milímetros de série. O DYNAMIC BODY CONTROL opcional, com amortecimento adaptativo ajustável nos eixos dianteiro e traseiro, em combinação com o eixo traseiro direcional, ambos oferecidos no pack Technology, garante uma condução particularmente ágil e ao mesmo tempo confortável.
 O ângulo da direção é de até 2,5 graus. Esta solução permite reduzir até 50 centímetros o diâmetro de viragem. Apesar das suas maiores dimensões, o CLE Coupé com tração traseira tem um diâmetro de viragem mais pequeno do que o do Classe C Coupé (10,7 ao invés de 11,2 metros).

Mais segurança: os inúmeros sistemas de assistência à condução, alguns dos quais foram adicionalmente desenvolvidos, oferecem assistência específica para cada situação, para uma maior segurança. O extenso equipamento de série inclui o ATTENTION ASSIST, o Assistente Ativo de Travagem, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, o Assistente de Limite de Velocidade e o pack estacionamento com câmara de marcha-atrás. Na Europa Ocidental, o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC também é equipamento de série.

Design clássico de coupé para uma aparência desportiva e elegante

O novo CLE Coupé: o design exterior

  • Proporções de coupé atlético com uma linha característica dinâmica na lateral
  • Extremidade dianteira aerodinâmica com um pronunciado "nariz de tubarão" e um novo design dos faróis e da grelha do radiador
  • Traseira imponente com design "contínuo" e farolins traseiros atraentes com elemento estético de ligação

O novo CLE Coupé personifica uma expressão emocional de todas as perspetivas. O desportivo e elegante de duas portas alia as proporções típicas de um coupé ao idioma de design moderno da Mercedes-Benz, cuja alma estética é moldada pela filosofia de design de Pureza Sensual. Isto cria uma aparência escultural para o CLE Coupé, que se caracteriza por superfícies fluidas com transições perfeitas. A dinâmica progressiva e a elegância ganham vida própria quando vistas de lado: graças à combinação de uma silhueta baixa (1.428 mm) com uma longa distância entre eixos (2.865 mm), projeções curtas (888 mm na secção dianteira/1.097 mm na secção traseira) e ombros particularmente musculados, o modelo de duas portas preenche a estrada. Outras características típicas de um coupé são o longo capot integrado na secção dianteira com dois power domes de dimensões generosas, o para-brisas de inclinação acentuada e o longo tejadilho inclinado para trás. O habitáculo, situado muito atrás, liga à traseira curta e desportiva através do vidro traseiro, também plano.

Uma linha distintiva confere estrutura ao elevado volume do painel lateral. Esta linha característica percorre desde o farol até ao espelho retrovisor exterior e desde o farolim traseiro até ao puxador da porta. Realça as proporções desportivas e os salientes guarda-lamas. Além disso, a linha moldada, juntamente com os vidros laterais com frisos cromados, destacam o equilíbrio entre elegância e dinâmica. A versão base com linha de equipamento AVANTGARDE inclui jantes de liga leve de 18 polegadas de série. Com a linha de equipamento AMG, as jantes de 19 polegadas são equipamento de série. Uma vasta seleção de jantes de liga leve de 18 até 20 polegadas e dez pinturas da carroçaria permitem um elevado grau de personalização.

Dianteira expressiva: nova grelha do radiador tridimensional

A secção dianteira progressivamente inclinada para a frente (“nariz de tubarão”) com um capot baixo, os faróis LED planos com um design único e uma grelha do radiador distintiva asseguram uma aparência atlética, mas extremamente elegante. Os power domes com contornos fortes no longo capot lembram os potentes motores com até seis cilindros. Como habitualmente em modelos coupé, a grelha do radiador integra uma lamela simples em preto brilhante com revestimento cromado e uma estrela central. Atrás desta brilha uma nova grelha tridimensional cromada com um padrão Mercedes-Benz. A silhueta da grelha do radiador aberta para baixo (design em forma de A) também enfatiza a impressão de impulso para a frente do CLE Coupé. Juntamente com a moldura cromada em torno da entrada de ar central em preto brilhante no para-choques dianteiro, faz com que o modelo de duas portas pareça mais baixo e mais próximo da estrada.

O CLE Coupé está equipado de série com faróis LED de alta performance com uma tocha trifuncional, recentemente concebida para luzes diurnas, luzes de presença e luzes de mudança de direção. Os faróis DIGITAL LIGHT com e sem função de projeção estão disponíveis como equipamento opcional. Integram duas elipses de luz diurna e iluminação azul da base dos faróis, para um visual inconfundível que reforça ainda mais a aparência dinâmica.

Traseira imponente: luzes LED distintivas com estruturas de luz tridimensionais
A traseira imponente caracteriza-se por superfícies fluidas e transições suaves. Outro destaque são as luzes LED bipartidas com novos contornos e estruturas de luz tridimensionais. Opcionalmente, está disponível um esquema de luzes para receber e despedir-se dos passageiros. As luzes traseiras estão ligadas por um elemento de design vermelho escuro. Tal como o clássico friso cromado no para-choques, realçam a largura da traseira. Na linha de equipamento AVANTGARDE, as peças de revestimento em forma de C envolvem o friso de revestimento cromado como um fecho de classe.

O conceito dimensional: o maior coupé do seu segmento
Com o seu conceito dimensional, o CLE Coupé está numa liga à parte. Com 4.850 milímetros de comprimento, 1.860 milímetros de largura e 1.428 milímetros de altura, o novo modelo de duas portas é significativamente maior do que o Classe C Coupé, mas dois milímetros mais plano e 15 milímetros mais comprido do que o Classe E Coupé.

  CLE Coupé Diferença para o  
Classe C Coupé 
Diferença para o  
Classe E Coupé 
Comprimento 

mm 

4.850 

+164 

+15 

Largura

mm 

1.860 

+50 

Altura

mm 

1.428 

+23 

-2 

Distância entre eixos 

mm 

2.865 

+25 

-8 

Projeção dianteira

mm 

888 

+98 

+38 

Projeção traseira 

mm 

1.097 

+41 

-15 

Largura das vias - dianteira/traseira 

mm 

1.605/1.616 

+38/+68 

0/+7 

 

Luxo desportivo com amplo espaço

O novo CLE Coupé: o design interior

 

  • Linha de equipamento AVANTGARDE, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, display central de 11,9 polegadas, KEYLESS GO e bancos multicontorno com função de memória como equipamento de série
  • Bancos exclusivos com design desportivo integral, opcionalmente disponíveis com altifalantes
  • Equipamento de elevada qualidade com pele curtida com material vegetal

Luxo desportivo numa classe única, focado totalmente no condutor: este é o conceito do design interior do novo CLE Coupé. Os destaques no posto de condução são o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas (21,3 cm) e o display central de 11,9 polegadas (30,2 cm) em formato vertical de fácil utilização. O display central desenvolve-se perfeitamente a partir da área frontal, em preto brilhante, da consola central e tem uma inclinação de seis graus para o lado do banco do condutor. Juntamente com o formato vertical, isto cria uma dinâmica visual e uma leveza que destaca a pretensão desportiva e a orientação pronunciada do CLE Coupé para o condutor.

O desportivismo adicional é criado pela iluminação ambiente dinâmica em 64 cores. A iluminação ambiente com luz indireta na faixa de revestimento do painel de instrumentos, nos suportes de bebidas na consola central, no plafonnier, nos puxadores das portas e no piso dianteiro é um equipamento de série. Com a Iluminação Ambiente Plus opcional, uma faixa de luz estende-se desde a consola central ao longo da extremidade inferior do painel de instrumentos até por baixo das saídas de ventilação laterais. Uma faixa de luz estende-se por cada porta ao longo das linhas do apoio de braços e da linha de cintura até aos bancos traseiros, realçando o amplo espaço do habitáculo.

Experiência musical individual com altifalantes integrados nos bancos
Outros destaques incluem, de série, o volante desportivo multifunções revestido em pele e os novos bancos dianteiros desenvolvidos exclusivamente para o CLE. São caracterizados por um design desportivo moderno com apoios de cabeça integrados. Em conjunto com o sistema de som surround Burmester® 3D opcional, cada banco dianteiro integra dois altifalantes ao nível dos apoios de cabeça, criando uma experiência musical particularmente individual e envolvente com Dolby Atmos junto aos ouvidos. O sistema de som premium é constituído por um total de 17 altifalantes.

O visual desportivo integral dos novos bancos multicontorno reforça o design minimalista com formas simples e tridimensionais no painel de instrumentos e nas portas, que conferem ao interior uma leveza visual adicional. Os bancos dianteiros incluem, de série, aquecimento e apoio lombar eletropneumático de quatro vias. O controlo da climatização dos bancos e a função de massagem de sete zonas também estão disponíveis em combinação com o opcional pack ENERGIZING Plus. A altura do assento, a inclinação do encosto e da almofada, bem como a profundidade da almofada do assento, podem ser ajustadas eletricamente de forma infinita. A função de memória pode ser utilizada para guardar definições individuais do banco do condutor para um máximo de três pessoas – tal como a posição do volante, o display projetado e os espelhos retrovisores exteriores. Se o condutor mudar, a posição de condução ideal pode ser convenientemente regulada com o toque de um botão.

Interface de utilizador: pixel perfeito na melhor arquitetura de funcionamento
Os gráficos do display e a sua disposição foram retirados do Classe C. Assim, os estilos "Classic", "Sport" e "Ambiente" também podem ser selecionados no CLE Coupé e são opcionalmente complementados por um mapa em ecrã completo no painel de instrumentos. Todas as definições relevantes para multimédia, veículo, telefone, conforto, etc. podem ser consultadas direta e intuitivamente no display central. Os novos ícones principais no display central são imediatamente reconhecíveis como uma modernização. Só recentemente foram introduzidos no novo Classe E.

EASY-ENTRY com presilha elegante em pele
Uma nova e específica função EASY-ENTRY assegura um acesso fácil ao compartimento traseiro. Os bancos dianteiros não são desbloqueados com uma alavanca, mas sim com uma elegante presilha em pele Nappa. Estão convenientemente localizadas na extremidade superior do encosto do banco. Qualquer pessoa que não tenha colocado o cinto de segurança imediatamente após entrar no veículo pode reativar o alimentador do cinto de segurança através de um botão no display central ou simplesmente abrindo e fechando novamente a porta. Além disso, o CLE Coupé é um dos primeiros modelos Mercedes-Benz com um aviso otimizado em caso de não colocação do cinto de segurança. O sistema só reage aos bancos onde se encontra efetivamente sentado um ocupante que não tenha colocado o cinto de segurança.

O pack conforto KEYLESS-GO está disponível para aumentar ainda mais o conforto. Para além de ligar o motor com o premir de um botão, permite que todas as portas do veículo sejam abertas e trancadas com um simples toque no respetivo puxador. Com o acesso mãos-livres, a bagageira também pode ser aberta e fechada sem contacto e de forma totalmente automática - com um simples movimento do pé na área do sensor do para-choques traseiro.

Materiais e cores exclusivos
Uma das características mais favoráveis ao cliente do novo CLE Coupé é a vasta gama de opções de personalização. Isto inclui a seleção exclusiva de cores e materiais de alta qualidade. No equipamento de série da linha AVANTGARDE, os bancos são revestidos em pele sintética ARTICO preta. A linha AMG vem equipada de série com ARTICO/MICROCUT preto, que é fabricado com 65 % de materiais reciclados nos bancos e 85 % no revestimento interior. Em alternativa, estão disponíveis as cores bege macchiato/preto e castanho tonka/preto. Os bancos em pele  Nappa com padrão diamante acolchoado e perfurado estão disponíveis como opção. A seleção de cores inclui o preto, o bege macchiato/preto, o castanho tonka/preto, o vermelho power/preto e o branco/preto. Os revestimentos em pele provêm de um processamento sustentável, feito com agentes de curtimento à base de plantas.

Na linha AMG, o painel de instrumentos e os cintos são revestidos de série em pele sintética ARTICO preta com visual Nappa (opcional para a linha AVANTGARDE). Uma vasta gama de peças de revestimento com superfícies inovadoras, tecnológicas ou naturais expande a experiência sensorial entre o luxo tradicional e o digital. O destaque é um novo acabamento interior com um padrão com mistura de metal de cor prata. Devido ao seu acabamento brilhante, tem um aspeto muito futurista. Uma caraterística igualmente inovadora é a madeira porosa preta que é intercalada com finas inserções de alumínio. Os outros elementos de acabamento incluem madeira de nogueira castanha porosa, madeira de lima antracite porosa e fibra de carbono AMG. Na configuração de série, o CLE Coupé está equipado com acabamentos com padrão diamante cinzento-prateado (linha AVANTGARDE) ou estrutura metálica (linha AMG).

Espaço generoso
Com o seu conceito dimensional - em particular a distância entre eixos 25 milímetros mais comprida - o CLE Coupé oferece significativamente mais espaço do que o Classe C Coupé. Os passageiros traseiros, em particular, beneficiam de mais 10 milímetros de espaço para a cabeça, mais 19 milímetros de espaço para os ombros e cotovelos e mais 72 milímetros de espaço para os joelhos. A bagageira oferece mais 60 litros de volume e pode facilmente acomodar três sacos de golfe.

 

  CLE Coupé Diferença para o  
Classe C Coupé 
Diferença para o  
Classe E Coupé 
Espaço efetivo para as pernas, dianteiro  

mm 

1.070 

+2 

+7 

Espaço efetivo para as pernas, traseiro

mm 

869 

+56 

-43 

Espaço para os joelhos, traseiro 

mm 

33 

+72 

-7 

Espaço máximo para a cabeça, dianteiro

mm 

1,024 

+1 

-15 

Espaço máximo para a cabeça, traseiro 

mm 

915 

+10 

-10 

Espaço para os ombros no compartimento dianteiro 

mm 

1.414 

+22 

-10 

Espaço para os ombros no compartimento traseiro 

mm 

1.331 

+19 

+54 

Espaço para os cotovelos no compartimento dianteiro  

mm 

1.489 

+17 

-5 

Espaço para os cotovelos, traseiro   

mm 

1.377 

+19 

+36 

Volume da bagageira 

420 

+60 

-5 

 

Inteligente e interativo como nenhum outro coupé Mercedes-Benz

O novo CLE Coupé: a experiência de informação, entretenimento e conforto

 

  • Última geração do sistema de informação e entretenimento MBUX
  • Nova arquitetura eletrónica com transmissão rápida de dados 5G
  • Entretenimento individual com aplicações de terceiros
  • Personalização automatizada com recurso a inteligência artificial
  • ENERGIZING COMFORT com novas funções

O CLE Coupé adota inúmeras inovações digitais do novo Classe E. Depois da Limousine executiva, é o segundo automóvel com a nova arquitetura eletrónica e a terceira geração do sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Isto faz do desportivo de duas portas o coupé mais inteligente com a estrela. Atinge uma nova dimensão de personalização e interação. O sistema de informação e entretenimento MBUX, o assistente de linguagem do MBUX, o painel de instrumentos e o display central partilham um computador central do veículo de grande capacidade de processamento. Este tipo de interligação permite aumentar o desempenho. Os dados podem ser transmitidos mais rapidamente. Dependendo do mercado, é utilizado um módulo de comunicação com 5G como tecnologia de transmissão. Com a norma de comunicações móveis 5G são possíveis taxas de transferência significativamente mais elevadas do que com LTE/UMTS.[2]

O programa de entretenimento do CLE Coupé é extraordinariamente interativo - para uma experiência digital individual. Uma nova camada de compatibilidade Android permite a instalação de aplicações de terceiros.[3] No lançamento de mercado, estarão disponíveis as seguintes aplicações[4]: a plataforma de entretenimento "TikTok", a plataforma de podcasts "Pocket Casts", a plataforma de streaming de áudio e vídeo "Audials", o jogo "Angry Birds", a aplicação de colaboração baseada na nuvem "Webex", o sistema de videoconferência "Zoom" e o navegador de Internet "Vivaldi". Além disso, o portal de entretenimento ZYNC[5] também está disponível como opção. A ZYNC fornece streaming de vídeo, conteúdos personalizados, experiências interativas, programação de vídeo local, desporto, notícias e muito mais. Já estão disponíveis mais de 30 serviços de streaming de parceiros mundiais, regionais e locais de renome. Outros parceiros e canais estão constantemente a ser integrados. A Mercedes me Store tem uma nova App Store. A oferta será gradualmente alargada. Desta forma, o modelo de sonho mantém-se sempre atualizado e pode ser amplamente personalizado.

Música online: streaming de música com milhões de músicas à escolha
O pack de entretenimento do MBUX está disponível opcionalmente na Mercedes me Store. Inclui rádio via Internet, streaming de música e um pacote de dados de um operador de comunicações móveis selecionado. Com o serviço "Online Music"[6], a Mercedes-Benz integrou agora totalmente os principais fornecedores de streaming de música, como o Tidal, Spotify, Amazon Music e Apple Music, no sistema de informação e de entretenimento MBUX. O MBUX permite o acesso ao perfil de utilizador dos fornecedores de música ligados. É desta forma que os clientes acedem às suas músicas e listas de reprodução preferidas e descobrem milhões de músicas bem como listas de reprodução selecionadas.

Olá Mercedes: assistente linguístico potente e didático
Ao ativar os serviços online na aplicação Mercedes me, o assistente linguístico Olá Mercedes tem uma elevada capacidade para dialogar e aprender. Com a função "Just Talk", o controlo inteligente por voz também pode agora ser ativado sem a palavra-chave "Olá Mercedes". Para tal, o cliente tem de estar sozinho no veículo. Quando a função é ativada, um símbolo de microfone vermelho é apresentado no display. O CLE Coupé fica então pronto e a aguardar por comandos de voz.

O assistente de voz Olá Mercedes também explica as funções do veículo e, por exemplo, ajuda um ocupante se pretender ligar um smartphone através da ligação Bluetooth. Se o utilizador tiver dispositivos tecnológicos e eletrodomésticos compatíveis em casa, também podem ser interligados com o CLE Coupé graças à função Smart Home[7] e ser controlados por voz a partir do veículo. O assistente linguístico também pode reconhecer acusticamente os ocupantes. Após a aprendizagem das características individuais da voz pelo sistema, esta função pode ser utilizada para aceder aos dados pessoais e às funções através da ativação de um perfil.

Personalização: fácil e confortável
Os clientes podem criar os seus próprios perfis de utilizador diretamente no CLE Coupé e sincronizá-lo com os dados do perfil existente na conta Mercedes me. Através da leitura de um código QR com a aplicação Mercedes me, o veículo é automaticamente ligado à conta Mercedes me. É possível criar até sete diferentes perfis com um total de cerca de 800 parâmetros no veículo. Por exemplo, a iluminação ambiente pode ser definida individualmente a partir de casa através da configuração remota. As preferências pessoais como as estações de rádio preferidas e as predefinições podem ser transferidas para o veículo através do seu próprio perfil da conta Mercedes me.

Como os perfis são armazenados na nuvem como parte integrante do serviço Mercedes me, também podem ser utilizados noutros veículos Mercedes‑Benz com as correspondentes gerações do MBUX. Além da clássica inserção de um PIN, um procedimento de autenticação especial assegura um elevado nível de segurança. Neste caso são combinados o reconhecimento da impressão digital e da voz. Ao mesmo tempo, isto permite aceder a definições individuais e proteger processos de pagamento digitais a partir do veículo. O modelo está ainda equipado com um leitor de impressão digital localizado numa posição ergonómica na barra de menu abaixo do display central.

Próximo nível de personalização: as rotinas automatizam as funções de conforto com base nas necessidades pessoais
A Mercedes-Benz está a trabalhar na automatização das funções de conforto com recurso a inteligência artificial. O veículo deve aprender quais os sistemas de conforto que o condutor utiliza repetidamente em determinadas alturas e sob determinadas condições e, posteriormente, executá-los automaticamente. As aplicações de navegação, rádio e telefone já estão a propor ações concretas. Por exemplo, um número de telefone ou um destino de navegação que é marcado regularmente num determinado momento. Além disso, mais de 20 funções adicionais – desde a função ENERGIZING COMFORT, a função de lembrete do dia de aniversário até às sugestões da lista de atividades – são automaticamente fornecidas com o auxílio da inteligência artificial se forem relevantes para o condutor. A Mercedes-Benz designa estas funções de "Módulo Mágico". São apresentados na designada camada zero do MBUX.

O CLE Coupé vai ainda mais longe em termos de adaptação automática aos hábitos pessoais. O desportivo de duas portas adota as rotinas inovadoras[8] introduzidas com o novo Classe E. No lançamento de mercado, os clientes podem utilizar modelos de rotinas padrão. Os clientes também terão a opção de criar as suas próprias rotinas. Pode ligar várias funções e condições umas às outras.

1.     Modelos: com o auxílio destes modelos, os clientes podem experimentar com os diferentes tipos de apoio que são possíveis com o auxílio de rotinas. Entre os exemplos de modelos incluem-se o "Dias frios" (ativação do aquecimento do banco a uma determinada temperatura do ar exterior, a iluminação ambiente muda para a cor de laranja) ou "Noite de encontro" (é reproduzida música romântica através da ligação de áudio por Bluetooth, a cor da iluminação ambiente muda para cor de rosa). Os modelos são na sua maioria armazenados em servidor. Alguns são armazenados localmente no veículo por forma a que possam ser utilizados mesmo se não existir conectividade. Os modelos são abertos através do ecrã central do veículo e organizados em forma circular no display.

2.     Rotinas criadas pelo próprio cliente: podem ser aplicadas condições às operações no display central. Por exemplo, "Se a temperatura interior for inferior a doze graus Celsius, ligar o aquecimento do banco e regular a iluminação ambiente para cor de laranja intensa". O condutor também pode atribuir um nome a tais rotinas criadas pelos próprios, por exemplo, "Aquece-me". Neste nome escolhido pelo próprio condutor surge então a rotina no display sob o item de menu "As minhas rotinas". É também ativada logo que o veículo a possa executar automaticamente. Esta categoria de rotinas pode ser reconhecida pelo separador azul na barra de menu. As rotinas podem ser criadas e editadas no display central do veículo.

3.     Rotinas criadas pela inteligência artificial: no futuro, o objetivo consiste em permitir que o CLE Coupé automatize totalmente tarefas repetitivas se tal for pretendido. A inteligência artificial irá tornar isto possível. A capacidade de o veículo também aprender e evoluir com o cliente irá representar um novo nível de inteligência. Na primeira fase da expansão, a Mercedes-Benz irá oferecer rotinas geradas pela inteligência artificial aplicadas às funções de massagens, aquecimento e ventilação do banco do condutor. Outros sistemas do interior devem ser integrados sucessivamente e rotinas adicionais serão possibilitadas.

ENERGIZING COMFORT: novas funções e apresentações mais fáceis de experimentar
Com os diversos programas ENERGIZING COMFORT, a Mercedes-Benz dispõe, desde há muitos anos, de uma vasta gama de serviços de bem-estar, que contribuem para um maior bem-estar e segurança. No programa "Vitalidade", os bancos ativos ENERGIZING atuam agora durante todo o tempo. Apoiam os músculos com pequenos movimentos na inclinação do assento e do encosto. Uma massagem é igualmente ativada nos programas ENERGIZING NATURE. A música dos programas ENERGIZING COMFORT também foi atualizada. Em função do nível de equipamento, o sistema no CLE Coupé utiliza agora também Dolby® Surround 7.1.

A função ENERGIZING COMFORT no CLE Coupé inclui:

·       os programas "Freshness", "Warmth", "Vitality", "Joy" e "Comfort"

·       os programas ENERGIZING NATURE, designadamente o "Forest Glade", "Sound of the Sea" e o "Summer Rain",

·       treino e sugestões do sistema ENERGIZING

ENERGIZING COACH: A recomendação de programa correta para cada estado de espírito
O ENERGIZING COACH baseia-se num algoritmo inteligente. Consoante a situação e o indivíduo, recomenda um dos programas "Freshness", "Warmth", "Vitality" ou "Joy". Se o smartwatch Mercedes-Benz vivoactive® 3, Mercedes-Benz Venu® ou outro dispositivo Garmin® compatível estiver integrado, valores como o batimento cardíaco, nível de stress ou a qualidade do sono do ocupante otimizam a precisão da recomendação. A aplicação ENERGIZING dos serviços Mercedes me[9] transmite os dados vitais do utilizador ao ENERGIZING COACH através de um smartwatch. O programa de conforto recomendado pode ser iniciado diretamente através de uma mensagem ("Notificação") no display central do MBUX. O objetivo é sentir-se bem mesmo em viagens exigentes ou bastante monótonas e chegar relaxado. Adicionalmente, o batimento cardíaco é transmitido a partir do aparelho Garmin® integrado ao display central.

O pack ENERGIZING Plus está disponível como opção para o CLE Coupé. Oferece uma experiência completa com o ENERGIZING COMFORT, o ENERGIZING COACH, o pack AIR BALANCE para perfumar, ionizar e limpar o ar, o controlo da climatização dos bancos dianteiros e a iluminação ambiente com modos de iluminação específicos do programa. O pack de bem-estar também pode ser comprado numa data posterior como uma função a pedido.

Experiência de som envolvente com nitidez inigualável

O novo CLE Coupé: os sistemas de som

 

  • Som multidimensional com Dolby Atmos da Apple Music
  • Em combinação com o sistema de som surround Burmester® 3D opcional, altifalantes próximos dos ouvidos nos bancos dianteiros
  • Qualidade de som especialmente adaptada aos veículos ligeiros de passageiros da Mercedes-Benz

Existem três sistemas de som à escolha no novo CLE Coupé. O equipamento topo de gama é o sistema de som surround Burmester® 3D opcional. Este sistema eleva a experiência de áudio envolvente a um novo nível com a integração nativa de áudio espacial com Dolby Atmos. O áudio envolve o condutor e os passageiros com uma amplitude e nitidez multidimensional sem paralelo que os transporta virtualmente para um estúdio de gravação ou palco ao vivo. O Dolby Atmos permite que instrumentos ou vozes individuais sejam colocados ao redor da área de audição. Isto permite um novo tipo de animação sonora. Enquanto os sistemas estéreo convencionais têm normalmente uma dinâmica esquerda-direita, a tecnologia Dolby Atmos pode utilizar todo o espectro e criar uma experiência de 360 graus. O sistema de som surround Burmester® 3D possui 17 altifalantes, incluindo dois perto de cada ouvido nos bancos dianteiros.

No novo CLE Coupé, os clientes Mercedes-Benz que já sejam assinantes do serviço Apple Music[10] têm acesso à crescente seleção de músicas e álbuns disponíveis em áudio espacial com Dolby Atmos. O Universal Music Group (UMG) é a primeira editora musical a encorajar proativamente os seus artistas a produzir música em Dolby Atmos. Com esta nova norma de áudio, a maior editora discográfica do mundo permite que os seus artistas equalizem a gravação das suas músicas com base na forma como soam no interior de um Mercedes-Benz. Para esta finalidade, a UMG introduziu o novo selo "Aprovado num Mercedes-Benz" como norma de qualidade para a implementação de Dolby Atmos nos veículos.

Os sistemas de som diferentes no CLE Coupé:

 Amplificador Altifalante[11]
Sistema de som de série 5 canais, 125 W 

Cinco: 

·     Um altifalante front bass no piso do passageiro  

·     Um altifalante de frequências médias em cada porta 

·     Um controlador de frequências médias em cada painel lateral traseiro 

Sistema de som avançado 7 canais, 225 W 

Nove: 

·     Dois altifalantes front bass nos pisos do condutor e do passageiro dianteiro 

·     Um altifalante de frequências médias em cada porta e painel lateral traseiro

·     Um tweeter em cada porta 

·     Um altifalante de preenchimento central no centro do painel de instrumentos 

Sistema de som surround Burmester® 3D 16 canais, 710 W 

17 no total: 

·     Dois altifalantes front bass nos pisos do condutor e do passageiro dianteiro 

·     Um altifalante de frequências médias em cada porta e painel lateral traseiro  

·     Um tweeter em cada porta e painel lateral traseiro  

·     Dois altifalantes surround na chapeleira  

·     Um altifalante de preenchimento central no centro do painel de instrumentos 

·     Dois altifalantes próximos dos ouvidos em cada banco dianteiro  

Motores eletrificados para um desempenho de condução animado

O novo CLE Coupé: a cadeia cinemática

 

  • Potente motor a gasolina de seis cilindros como motor de topo de gama
  • Híbrido parcial com potência suplementar de 17 kW ao invés de 15

Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo CLE Coupé estabelece referências em termos de eficiência. A gama de motores inclui unidades de quatro cilindros e um motor de seis cilindros da atual família de motores modulares Mercedes-Benz FAME (Family of Modular Engines). Tanto o motor diesel como o motor a gasolina são híbridos parciais. Para além de um turbocompressor, possuem um motor de arranque / alternador integrado (ISG) de segunda geração. Este fornece apoio em baixas velocidades e assegura um excelente desenvolvimento de potência.

O ISG inclui o sistema elétrico de 48 V do veículo. Assegura funções como a circulação em roda livre, potência suplementar ou a recuperação de energia, permitindo assim poupanças significativas no consumo. Outra vantagem: o arranque dos motores é muito rápido e cómodo. Por isso, a função de arranque-paragem do motor é quase impercetível, tal como a transição da circulação em roda livre com o motor desligado para uma propulsão potente com a potência do motor. Durante a circulação em roda livre, a interação inteligente do ISG com o motor de combustão assegura um funcionamento extremamente suave. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW comparativamente a outros modelos. O binário suplementar é de 200 Nm.

Híbrido plug-in em desenvolvimento

A Mercedes-Benz também irá oferecer o CLE Coupé na versão híbrida plug-in numa data posterior. No modo de condução puramente elétrico, o veículo irá oferecer uma autonomia prática. O programa da transmissão irá fornecer um modo de condução elétrica para os troços mais adequados do percurso. Por exemplo, a condução elétrica terá prioridade nos percursos em zonas urbanas.

Gasolina: motores inovadores de quatro e seis cilindros

O motor mais potente é o 3.0 litros de seis cilindros em linha (M 256 M). A combinação do turbocompressor twin-scroll e do ISG garante uma excelente entrega de potência sem o atraso da resposta do turbocompressor. As condutas de escape, cada uma para três cilindros, são combinadas no coletor de escape de fluxo duplo e só se juntam diretamente em frente à roda da turbina. Isto dá origem a um aumento espontâneo da pressão de sobrealimentação e do binário, bem como a uma resposta rápida do motor e a uma aceleração a baixos regimes. O CLE 450 4MATIC (valores provisórios: consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP): 8,6‑7,8 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP): 196-176 g/km)[12] desenvolve 280 kW (381 CV) e 500 Nm de binário, alcançando assim o desempenho de condução mais desportivo.

O motor a gasolina de quatro cilindros (M 254) está disponível em dois níveis de potência no lançamento de mercado: com 150 kW na versão CLE 200 (WLTP: consumo de combustível em ciclo combinado: 7,1-6,4 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 162-145 g/km)[13] e CLE 200 4MATIC (valores provisórios: consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP): 7,5-6,7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP): 171-153 g/km)12 e com 190 kW na versão CLE 300 4MATIC (WLTP: consumo de combustível em ciclo combinado: 7,6-7,0 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 173-159 g/km)13. A cilindrada da versão de entrada é 2.0 litros. Neste motor, a Mercedes-Benz combinou todas as inovações da família de motores modulares FAME numa única unidade. Estas incluem o revestimento dos cilindros com NANOSLIDE®, o acabamento dos cilindros com CONICSHAPE® (superacabamento), o turbocompressor com ligação de fluxo variável e o sistema de pós-tratamento dos gases de escape instalado diretamente no motor. O motor M 254 com 150 kW funciona de acordo com o ciclo termodinâmico de Miller para permitir um maior aumento da eficiência. As válvulas de admissão fecham durante o tempo de admissão. Desta forma, a temperatura da mistura após a compressão é reduzida. Isto leva a uma maior eficiência termodinâmica e, portanto, a uma utilização mais eficiente do combustível. Além disso, é produzida uma menor quantidade de gases poluentes, em particular a proporção de óxidos de azoto é menor. A variante de potência de 190 kW também está equipada com CAMTRONIC com comutação da elevação das válvulas em duas fases.

Diesel: motor de quatro cilindros com turbocompressor com turbina de geometria variável
Debaixo do capot do CLE 220 d Coupé (WLTP: consumo de combustível em ciclo combinado: 5,2-4,7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 137-123 g/km)[14] é o motor diesel de quatro cilindros OM 654 M. É alimentado por um sistema de sobrealimentação de um turbocompressor com turbina de geometria variável e rolamentos de rolos de baixo atrito.  O turbocompressor está afinado por forma a permitir uma resposta rápida do motor e o desenvolvimento harmonioso da sua potência. A eletrificação também inclui a utilização de um compressor elétrico de gás refrigerante no sistema de ar condicionado. O sistema de pós-tratamento dos gases de escape inclui um catalisador de NOx instalado junto ao motor, um filtro de partículas diesel com revestimento especial (DPF), um catalisador SCR e um catalisador SCR adicional debaixo da carroçaria do veículo.

A gama de motorizações para o lançamento de mercado na Europa

  CLE 220 d CLE 200 CLE 200 4MATIC CLE 300 4MATIC CLE 450 4MATIC 
Cilindrada  

cm3 

1.993

1.999

1.999

1.999

2.999

Potência  

kW/CV 

145/200

150/204

150/204

190/258

280/381

às  

1/min 

3.600-3.600

5.800-5.800

6.100-6.100

5.800-5.800

5.800-6.100

Potência suplementar do motor de arranque/alternador integrado  

kW/CV 

17/23

17/23

17/23

17/23

17/23

Binário máximo  

Nm 

440

320

320

400

500

às  

1/min 

1.800-2.800

1.600-4.000

2.000-4.000

2.000-3.200

1.800-5.000

Binário suplementar do motor de arranque/alternador integrado  

Nm 

200

200

200

200

200

Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP) 

l/100 km 

5,2-4,714

7,1-6,414

7,5-6,7[15]

7,6-7,014

8,6-7,815

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)  

g/km 

137-12314

162-14514

171-15315

173-15914

196-17615

Aceleração 0-100 km/h  

7,5

7,4

7,5[16]

6,2

4,416

Velocidade máxima  

km/h 

238

240

23616

250

25016

Caixa de velocidades: automática avançada de nove velocidades

A caixa de velocidades 9G-TRONIC foi adicionalmente desenvolvida para permitir a utilização do ISG e é agora equipada em todas as versões do CLE. O motor elétrico, a eletrónica de potência e o permutador de arrefecimento do óleo da caixa de velocidades foram instalados na caixa de velocidades. As tubagens anteriormente utilizadas já não são necessárias, o que oferece vantagens em termos de espaço de instalação e peso. Além disso, a eficiência da caixa de velocidades foi aumentada. Entre outras características, a interação otimizada com a bomba elétrica auxiliar de óleo permitiu reduzir o caudal da bomba mecânica em 30 por cento, comparativamente ao modelo antecessor – com o objetivo de obtenção de uma maior eficiência. Adicionalmente, é utilizada uma nova geração do controlo totalmente integrado da caixa de velocidades com um processador multi-core e nova tecnologia de construção e ligação. Além da maior capacidade de processamento, a quantidade de interfaces elétricos foi drasticamente reduzida e o peso do sistema de controlo da caixa de velocidades foi reduzido em 30 por cento comparativamente ao modelo antecessor.

O sistema de tração integral 4MATIC também foi desenvolvido. Com a tração dianteira, é possível transmitir binários mais elevados e obter distribuições de carga por eixo ideais em termos de dinâmica de condução. Além disso, existe uma vantagem de peso significativa em comparação com o componente correspondente da série anterior. O menor peso contribui para a redução das emissões de CO2.

Desportivo, confortável na estrada e ótima manobrabilidade

O novo CLE Coupé: a suspensão

 

  • Rebaixada em 15 milímetros de série
  • Suspensão conforto e suspensão desportiva com sistema de amortecimento seletivo
  • O pack tecnológico combina o DYNAMIC BODY CONTROL e o eixo traseiro direcional

A suspensão do novo CLE Coupé permite uma condução ágil e divertida em estradas sinuosas. Ao mesmo tempo, oferece um conforto de condução excecional em longas distâncias. O controlo rigoroso das rodas dianteiras com quatro braços desempenha um papel importante no comportamento dinâmico. No eixo traseiro, uma construção multi-link com um conceito de cinco braços assegura boas qualidades de controlo das rodas e estabilidade em linha reta. Estão disponíveis três variantes de suspensão. Em comparação com a variante limousine, estas são rebaixadas em 15 milímetros de série - para uma aparência mais dinâmica.

A suspensão conforto rebaixada é um equipamento de série. Esta combina um conforto de condução supremo e uma direção desportiva. O comportamento de oscilação da carroçaria, o efeito de amortecimento e a estabilização são contínua e automaticamente adaptados ao piso. Uma suspensão desportiva com sistema de amortecimento seletivo da amplitude está disponível como opção. Oferece uma configuração de suspensão e amortecimento mais rígida, bem como uma direção desportiva direta para um comportamento mais direto e ágil. Em curvas rápidas ou em manobras de desvio rápidas, esta afinação desportiva do chassis faz-se notar sob a forma de uma menor oscilação da carroçaria.

DYNAMIC BODY CONTROL com amortecimento continuamente ajustável individualmente para cada roda
O pack tecnológico está disponível como opção para o CLE Coupé. Inclui a suspensão DYNAMIC BODY CONTROL com amortecimento continuamente ajustável nos eixos dianteiro e traseiro, bem como o eixo traseiro direcional. O chassis ativo controla as características de amortecimento em conjunto com as propriedades do motor, da caixa de velocidades e da direção para cada roda individualmente - para se adaptar à situação de condução, à velocidade e às condições do piso. Com o interruptor DYNAMIC SELECT, o condutor pode escolher entre uma configuração particularmente confortável ou desportiva e rígida. Em conjunto com o DYNAMIC BODY CONTROL, o CLE Coupé está equipado com uma direção desportiva direta. Esta combina uma relação de transmissão variável da direção, que depende do ângulo de viragem para reações precisamente ágeis, com uma assistência eletromecânica dependente da velocidade para um comportamento agradavelmente suave.

Eixo traseiro direcional para uma agilidade ainda superior
Com o eixo traseiro direcional e a respetiva relação de transmissão mais direta no eixo dianteiro, o CLE Coupé é particularmente ágil e estável ao mesmo tempo. O ângulo de viragem no eixo traseiro é de até 2,5 graus. Isto reduz o diâmetro de viragem em 50 centímetros. Nos modelos com 4MATIC, é de 11,2 ao invés de 11,7 metros. Nas versões com tração traseira, o diâmetro de viragem é reduzido de 11,2 para 10,7 metros. Apesar das suas maiores dimensões, o CLE Coupé com tração traseira tem um diâmetro de viragem mais pequeno do que o do Classe C Coupé (11,2 metros). Adicionalmente, graças à relação de transmissão mais direta da direção, o volante requer uma menor quantidade de voltas para virar totalmente a direção.

Até à velocidade de 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras. A distância entre eixos é desta forma virtualmente reduzida em função da situação, tornando o veículo mais manobrável, leve e ágil. A partir de uma velocidade de 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado das rodas dianteiras. A resultante distância entre eixos, virtualmente superior, oferece vantagens notórias na estabilidade e segurança de condução a alta velocidade e durante mudanças rápidas de faixa de rodagem ou manobras de desvio repentinas. Além disso, são necessários ângulos da direção inferiores durante as manobras dinâmicas. O CLE Coupé reage de forma mais desportiva às manobras na direção. Isto é apoiado pela função de controlo dinâmico integrado do ESP®.

Assistência específica em função da situação para uma maior segurança

O novo CLE Coupé: os sistemas de assistência à condução

 

  • Vasto equipamento de série
  • Inúmeros sistemas de assistência à condução avançados
  • Experiência de condução de elevada qualidade graças ao modo de assistência no painel de instrumentos

O equipamento de série do CLE Coupé inclui o ATTENTION ASSIST, o Assistente Ativo de Travagem, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, o Assistente de Limite de Velocidade e o pack de estacionamento com câmara de marcha-atrás. Na Europa Ocidental, o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC também é equipamento de série. Assiste o condutor adaptando a velocidade ao veículo mais lento que circular à sua frente. A distância pretendida pode ser definida em vários níveis. O estado e a atividade de todos os sistemas de assistência à condução[17] são apresentados numa vista de ecrã total no modo assistência do display do condutor.

Outros sistemas de assistência à condução fazem parte dos packs de equipamento. O pack Advanced Plus inclui também o Assistente de Ângulo Morto e o Assistente de Sinais de Trânsito. O pack premium inclui o pack de estacionamento com câmara de 360º e faróis DIGITAL LIGHT.

O pack de Assistência à Condução Plus com funcionalidade alargada
O pack de Assistência à Condução Plus está disponível como equipamento opcional. Inclui mais de dez sistemas de assistência e segurança de última geração.

·       O Assistente Ativo de Distância DISTRONIC oferece mais funções do que o sistema de série. Estas incluem a reação perante veículos parados, o reinício automático da marcha do veículo e a retoma automática da velocidade até 210 km/h.

·       A função de aproximação de cruzamento pode fornecer segurança adicional durante a passagem em cruzamentos com trânsito transversal. O sistema utiliza setas intuitivas no display do painel de instrumentos para indicar a partir de que direção o trânsito transversal se aproxima. Se entretanto o condutor tentar arrancar será acionado um aviso de colisão audiovisual. O veículo é impedido de iniciar a marcha através da aplicação automática dos travões. O condutor pode cancelar esta funcionalidade em qualquer momento pressionando o pedal do acelerador.

·       O Assistente Ativo da Direção fornece apoio na manutenção do veículo na faixa de rodagem. O CLE Coupé pode retomar a marcha automaticamente após ter parado em vias rápidas, estradas nacionais e estradas urbanas. Isto é possível num intervalo de tempo de 30 segundos quando o condutor tem as mãos no volante. Outro novo equipamento: se o Assistente Ativo da Direção ficar indisponível porque as marcas da faixa de rodagem não estão claramente visíveis, o sistema assinala este facto ao condutor através de vibrações no volante. Tal como anteriormente, se o Assistente da Direção não estiver disponível, o símbolo de volante no display do painel de instrumentos também muda da cor verde para a cor cinza. Outras funcionalidades deste assistente incluem a deteção da faixa de rodagem a baixa velocidade com uma câmara de 360° adicional, a disponibilidade extremamente elevada e o desempenho em curva em estradas nacionais e a capacidade de centramento do veículo na faixa de rodagem em vias rápidas. Dependendo da situação, o veículo pode ser conduzido fora do centro: por exemplo, a formação de uma faixa de emergência ou a orientação na berma da estrada em estradas rurais sem marcações centrais.

·       O Assistente Ativo de Mudança de Faixa apoia o condutor de forma cooperativa quando muda para a faixa adjacente. A mudança de faixa de rodagem para a esquerda ou para a direita só é apoiada se, de acordo com os sensores, a faixa adjacente estiver separada da faixa atual por traço descontínuo e não tiverem sido detetados veículos na área de segurança relevante[18].

·       O Assistente Ativo de Travagem de Emergência trava o veículo até à sua imobilização na sua própria faixa de rodagem se detetar que o condutor não intervém continuamente no processo de condução. Se o CLE Coupé for conduzido a uma velocidade inferior a 60 km/h, o assistente utiliza as luzes de sinalização de perigo para avisar os condutores dos veículos à retaguarda. Adicionalmente, as portas destrancam quando o veículo tiver parado e o assistente realiza uma chamada telefónica através da função Chamada de Emergência Mercedes-Benz para solicitar assistência.

·       O Assistente Ativo de Travagem com função de cruzamento pode utilizar os sensores instalados no veículo para detetar se existe um perigo de colisão com veículos em trânsito transversal ou veículos no sentido inverso. Se uma colisão for iminente, o sistema pode avisar o condutor de forma visual e audível. Se a travagem aplicada pelo condutor for demasiado suave, também é possível apoiar o condutor através do aumento da força de travagem em função da situação e iniciar uma travagem de emergência se o condutor não reagir.

·       O assistente de desvio de direção pode apoiar o condutor se este pretender evitar um utente da estrada detetado pelo sistema numa situação perigosa. Para além dos peões parados e dos peões que atravessam a rua, o CLE Coupé também pode detetar peões e veículos na direção longitudinal, bem como ciclistas. A gama de velocidade é de até 110 km/h.

·       A partir de uma velocidade de 60 km/h, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem pode utilizar uma câmara para detetar quando as marcas da faixa de rodagem estão a ser transpostos e ajudar o condutor a evitar sair involuntariamente da faixa de rodagem. Se existir um perigo de colisão com os utentes da estrada detetados na faixa adjacente, por exemplo, veículos em ultrapassagem ou veículos que circulam no sentido inverso, o sistema também pode reagir com avisos e uma intervenção na direção.

·       O Assistente Ativo de Ângulo Morto pode fornecer um aviso visual de colisões laterais e um aviso sonoro quando o as luzes de mudança de direção são ativadas a uma velocidade igual ou superior a 10 km/h. Se o condutor ignorar os avisos e, mesmo assim, iniciar uma mudança de faixa, o sistema pode intervir para corrigir a direção no último momento, aplicando os travões de um lado do veículo a uma velocidade superior a 30 km/h. Além disso, a função de aviso de saída pode sinalizar, antes de sair do veículo parado, que um veículo (incluindo bicicletas) está a passar pela zona crítica.

·       O PRE-SAFE® PLUS pode atuar se estiver iminente uma colisão traseira. O sistema avisa o condutor do veículo que circula à retaguarda através da ativação das luzes de sinalização de perigo a uma maior frequência. Além disso, as medidas preventivas do sistema de proteção dos ocupantes PRE-SAFE® são acionadas, incluindo os tensores reversíveis dos cintos de segurança. Se o veículo estiver parado, o PRE-SAFE® PLUS trava o veículo. A redução de um possível solavanco para a frente pode reduzir significativamente as cargas que atuam nos ocupantes, incluindo o perigo de ferimentos na coluna cervical.

·       Se for detetada uma colisão lateral iminente, o PRE-SAFE® Impulse Side pode ajudar a afastar o ocupante dianteiro afetado da zona de perigo para o centro do veículo. Para esta finalidade, as câmaras de ar nas almofadas laterais do encosto do banco dianteiro do lado da colisão são insufladas em frações de segundo.

Os sistemas de estacionamento: estacionamento mais rápido
O Assistente Ativo de Estacionamento PARKTRONIC foi melhorado em vários aspetos: o processo pode agora ser iniciado intuitivamente através do display central. Além disso, agora é muito mais rápido a estacionar e sair do lugar de estacionamento automaticamente. Ao mesmo tempo, os sinais sonoros de aviso são omitidos durante o processo de estacionamento. O Assistente Ativo de Estacionamento faz parte do pack de estacionamento opcional com câmara de 360 graus.

O Assistente de Estacionamento com Memória (SAE Nível 2) também está disponível para o CLE Coupé. Este assistente pode memorizar processos de estacionamento, tais como a entrada e a saída da garagem da residência do cliente. O condutor ao volante efetua o processo de estacionamento uma vez. Se o veículo abordar a posição inicial memorizada, o processo de estacionamento pode ser iniciado confortavelmente através do ecrã central. O condutor monitoriza o processo de estacionamento. Se forem detetados obstáculos, o veículo interrompe o processo até serem removidos. O Assistente de Estacionamento com Memória pode relembrar processos de estacionamento individuais em até cinco locais diferentes. Pode aprender a estacionar e a sair de um lugar de estacionamento em qualquer local, até um máximo de 100 metros em cada caso. O Assistente de Estacionamento com Memória está disponível em combinação com o pack de Assistência à Condução Plus ou com o pack Estacionamento com Câmara de 360º.


[1] Os dados do consumo de combustível, emissões de CO₂, consumo de energia elétrica e autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[2] A velocidade e a disponibilidade da ligação de dados irá variar em função de fatores como a cobertura da rede móvel e a localização do veículo, entre outros.

[3] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o respetivo veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser prolongados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que continuem a ser oferecidos para o veículo em causa. Os serviços podem ser ativados pela primeira vez no prazo de um ano após o registo inicial ou a entrada em funcionamento pelo cliente, consoante o que ocorrer primeiro. O cliente também necessita de um plano de dados de um operador de comunicações para utilizar o pack de entretenimento do MBUX. Para utilizar determinadas aplicações através dos serviços Mercedes me connect, poderá ser necessário um contrato de cliente separado com o fornecedor da aplicação.

[4] Oferta de aplicações com lançamento previsto. A disponibilidade das aplicações pode variar ao longo do ciclo de vida do CLE Coupé.

[5] Para utilizar a ZYNC são necessários uma conta ativa Mercedes me e o pack MBUX Entertainment Plus. Atualmente, este serviço é gratuito durante um ano após a reserva e pode ser prolongado mediante o pagamento de uma tarifa através do portal Mercedes me (são possíveis diferenças específicas em função do país).

[6] Para utilizar o serviço de música online, o cliente necessita de um contrato separado com um fornecedor de streaming selecionado. Além disso, o cliente necessita de um plano de dados de um operador de comunicações.

[7] Smart Home é uma função do Assistente de Voz do MBUX integrada nos serviços Mercedes me connect.

[8] As funções descritas são visões para o futuro, algumas das quais ainda não estão disponíveis no lançamento de mercado do CLE Coupé, e irão depender do respetivo modelo do veículo, da configuração individual e do respetivo mercado.

[9] Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

[10] Para utilizar o serviço de transmissão de música online "Apple Music", o cliente necessita de ter uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. É necessário também uma ligação de dados móvel.

[11] Para os sinais sonoros e para a chamada de emergência Mercedes-Benz, cada um dos respetivos altifalantes está instalado no tablier.

[12] Os dados do consumo de combustível, emissões de CO₂, consumo de energia elétrica e autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[13] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO₂ medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado com base nestes valores.

[14] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO₂ medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado com base nestes valores.

[15] Os dados do consumo de combustível, emissões de CO₂, consumo de energia elétrica e autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[16] Valores provisórios

[17] Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar a informação no Manual do Proprietário e respeitar os limites do sistema nele descritos.

[18] Nos EUA e no Canadá, a função de mudança automática de faixa de rodagem fornece um conforto adicional em determinadas vias rápidas e autoestradas: se estiver presente um veículo à frente a circular mais lentamente, o veículo Mercedes pode mudar automaticamente de faixa de rodagem e ultrapassar.