Sintra,
13
Dezembro
2022
|
15:54
Europe/Lisbon

Classe S da Mercedes-AMG: síntese perfeita de conforto e dinamismo com E PERFORMANCE

O Classe S sempre teve um papel importante para a marca Mercedes-AMG. Passados mais de 50 anos, os fundadores já comprovaram que podem transformar uma limousine de luxo num veículo extremamente desportivo com o espírito de inovação de Swabian. A marca de modelos de elevado desempenho e desportivos de Affalterbach estabeleceu o seu primeiro marco histórico em 1971, com o Mercedes-Benz 300 SEL 6.8 AMG. Atualmente, o novo Mercedes-AMG S 63 E PERFORMANCE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 4.4 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas: 100 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado: 21.4 kWh/100 km)[1] com tecnologia híbrida AMG estabeleceu mais uma vez a referência no segmento. O modelo E PERFORMANCE combina o motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros com a cadeia cinemática híbrida específica da AMG e uma nova fase de desenvolvimento da bateria de elevado desempenho da AMG (HPB). A nova bateria de elevado desempenho da AMG, a HPB 150, é baseada nas células de elevado desempenho e arrefecidas diretamente da conhecida bateria HPB 80. A capacidade de armazenamento de energia foi aumentada de 6.1 na HPB 80 para 13.1 kWh na HPB 150. Isto permite aumentar a autonomia elétrica para 33 km.

Contudo, as principais características da cadeia cinemática incidem não tanto na autonomia elétrica mas sim no máximo desempenho. Com 590 kW (802 CV) de potência e 1430 Nm de binário do sistema combinado, a limousine estabelece novas referências no segmento. A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3.3 segundos e a velocidade máxima opcional de 290 km/h realçam o desempenho de condução superior e dinâmico. Sistemas como a suspensão AMG RIDE CONTROL+, controlo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL e direção do eixo traseiro de série asseguram uma ampla variedade de funcionamento entre dinâmica e conforto de condução.

Design exterior expressivo

O desempenho impressionante do Mercedes-AMG S 63 E PERFORMANCE também se reflete pelo design exterior expressivo. Pela primeira vez, o Classe S Limousine integra a grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais e uma estrela central de grandes dimensões. A estrela Mercedes anteriormente utilizada no radiador foi substituída pela insígnia da AMG em cromado prateado/preto. Adicionalmente, o para-choques dianteiro com design em forma de asa, entradas de ar laterais de grandes dimensões e cortinas de escoamento de ar caracterizam a vista frontal. Na vista lateral, as jantes AMG de até 21 polegadas e os painéis de proteção das embaladeiras laterais específicos da AMG são elementos que se destacam particularmente. A traseira integra elementos de design característicos dos modelos 63 como os duplos revestimentos das ponteiras de escape trapezoidais ou o difusor largo com aletas longitudinais e difusor.

Interior elegante com compartimento traseiro de primeira classe

O interior combina elementos de elevada qualidade do Classe S com características específicas da AMG. Os bancos com configuração especial da AMG e pespontos distintivos realçam a aparência refinada. As cores exclusivas e os vários revestimentos em pele napa com insígnia AMG estampada nos apoios de cabeça dianteiros salientam o carácter desportivo ou luxuoso do S 63 E PERFORMANCE. As aspirações de liderança no segmento são também evidenciadas pelo compartimento traseiro de primeira classe e pelos bancos multicontorno para quatro ocupantes. A isto acrescenta-se ainda os elementos de revestimento específicos da AMG e o volante AMG Performance de série com botões AMG.

Sistema multimédia MBUX com ecrãs específicos do sistema híbrido

O sistema de informação e de entretenimento MBUX inclui vários ecrãs e funções específicos da AMG e do sistema híbrido. Estes incluem os ecrãs no painel de instrumentos, o ecrã central multimédia com orientação de retrato na consola central e o ecrã projetado opcional.

 O ecrã do painel de instrumentos pode ser personalizado com diferentes estilos de exibição e vistas principais individualmente selecionáveis. O estilo de exibição Supersport específico da AMG disponibiliza a opção de apresentar vários conteúdos através de uma estrutura de menu vertical. Estes incluem um menu com temperaturas específicas do sistema híbrido ou um menu de configuração que apresenta as configurações atuais da suspensão ou da caixa de velocidades. Além disso, os condutores que preferem o estilo Supersport também podem ter à sua disposição um mapa de navegação, os dados do consumo de combustível ou todos os dados de telemetria disponíveis no AMG TRACK PACE.

 O ecrã projetado também oferece os estilos de exibição específicos da AMG como o Race e o Supersport. Estes podem ser acedidos através do menu principal no painel de instrumentos. Os gráficos de alta qualidade no ecrã multimédia apresentam o fluxo de energia de toda a cadeia cinemática, a rotação, a potência, o binário e a temperatura do motor elétrico, bem como a temperatura da bateria.

 O formato de som Dolby Atmos® coloca a experiência sonora interior num novo patamar. Os instrumentos ou as vozes individuais da mistura de estúdio podem ser posicionados em torno da área de audição. Desta forma é possível um novo tipo de animação sonora: enquanto os sistemas estéreo convencionais alimentam dois canais para os altifalantes, o Dolby Atmos® pode utilizar toda a gama e criar uma experiência de som a 360 graus.

 Volante AMG Performance com raios duplos

O volante AMG Performance com o seu design distintivo de raios duplos e as patilhas de mudanças integradas também contribuem para o visual distintivo da AMG. Os botões do volante AMG impressionam com os seus ecrãs brilhantes e utilização intuitiva. Permitem controlar funções de condução importantes e todos os modos da transmissão, sem retirar as mãos do volante. Os níveis de recuperação de energia da cadeia cinemática híbrida também podem ser selecionados através dos botões do volante.

Cadeia cinemática híbrida E-Performance específica da AMG: motor de combustão na secção dianteira, motor elétrico na secção traseira

No novo Mercedes-AMG 63 S E PERFORMANCE, o motor V8 biturbo de 4.0 litros é combinado com um motor elétrico síncrono de excitação permanente, uma bateria de elevado desempenho desenvolvida em Affalterbach e com um sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. A potência do sistema de 590 kW (802 CV) e o binário máximo do sistema de 1430 Nm permitem um desempenho de condução impressionante: a aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em apenas 3.3 segundos. A entrega de potência só termina à velocidade controlada eletronicamente de 290 km/h (com o pack opcional AMG Driver).

O motor elétrico de 140 kW (190 CV) está instalado no eixo traseiro, onde está integrado com uma caixa de velocidades de duas relações de comando elétrico e com o diferencial traseiro eletrónico de escorregamento limitado, numa unidade de propulsão elétrica compacta (EDU). Os especialistas designam esta configuração como sistema híbrido P3. A bateria de elevado desempenho também está instalada na secção traseira acima do eixo traseiro.

 A vantagem fundamental da posição desta EDU está no facto de não se encontrar acoplada à caixa de 9 velocidades, estando esta última acoplada ao motor V8. Desta forma, o binário de ambas as cadeias cinemáticas pode ser totalmente utilizado. Como resultado, o binário total do sistema combinado é de 1430 Nm, uma nova referência neste segmento de veículos. E ainda existem muitos mais argumentos a favor da configuração P3 como híbrida desportiva:

·       O conceito P3 permite fornecer propulsão com um suplemento elétrico ao binário máximo em toda a gama de rotação.

·       O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e pode portanto converter a sua potência elétrica em propulsão de forma mais direta - para uma potência suplementar no início da marcha, durante a aceleração ou em situações de ultrapassagem.

·       O design inerente do motor elétrico significa que o seu binário máximo pode ser fornecido imediatamente, permitindo efetuar um arranque do veículo de forma particularmente ágil.

·       Além disso, o condutor sente imediatamente um aumento do desempenho graças ao diferencial traseiro de escorregamento limitado com controlado eletrónico integrado: o modelo híbrido acelera à saída das curvas de forma ainda mais ágil.

·       Na eventualidade de escorregamento do eixo traseiro, a potência do motor e do motor elétrico também são transferidas às rodas dianteiras conforme necessário. Isto é possível através da ligação mecânica do sistema de tração integral totalmente variável por meio do veio de transmissão e dos semieixos das rodas dianteiras. Este conceito também torna viável a condução puramente elétrica com tração integral.

·       A instalação no eixo traseiro melhora a distribuição do peso e da carga por eixo no veículo. Isto forma a base para o comportamento convincente.

·       O conceito AMG oferece uma eficiência de recuperação de energia extremamente elevada, pois o sistema apenas permite perdas mecânicas e hidráulicas mínimas do motor e da caixa de velocidades. No modo da transmissão "Comfort", o motor de combustão pode ser desligado consoante a situação. Isto permite reduzir o binário de atrito quando a situação assim o permitir.

·       A caixa de velocidades de duas relações no eixo traseiro é comandada automaticamente. Com a sua relação de transmissão especialmente afinada, assegura uma combinação de elevado binário transmitido às rodas para um arranque ágil e suave, e uma potência contínua a velocidades superiores. Um atuador elétrico engrena a segunda relação a uma velocidade do veículo aproximadamente igual a 140 km/h, que corresponde à rotação máxima do motor elétrico de cerca de 13,500 rpm.

·       Com o aumento do desempenho devido ao motor elétrico adicional, a equipa de desenvolvimento conseguiu melhorar a eficiência de todo o veículo e ao mesmo tempo reduzir as emissões e o consumo.

Motor síncrono de excitação permanente (PSM)

O PSM está equipado com um rotor oco constituído por ímanes permanentes e desta forma pode ser instalado no veio de ligação da roda traseira esquerda. O motor elétrico é controlado pela eletrónica de potência, que está igualmente instalada na EDU e converte as solicitações no pedal do acelerador diretamente para atuar adequadamente o PSM. Além disso, o controlo rigoroso do motor elétrico ajusta a velocidade durante as passagens da caixa de duas velocidades. Isto significa que a transmissão na EDU não requer de todo sincronização mecânica. Desta forma, o binário suplementar do motor elétrico também pode ser utilizado a velocidades superiores. O binário máximo de um motor elétrico está disponível à rotação zero, mas diminui a rotações mais elevadas. Portanto, a segunda relação, que é engrenada a velocidades superiores, coloca o motor elétrico numa gama de rotação inferior, por forma a que possa apoiar o motor de combustão em toda a gama de velocidade.

Inspirada pela Formula 1™, desenvolvida em Affalterbach: a bateria de elevado desempenho da AMG

Quando a estratégia de eletrificação estava em processo de definição, era claro desde o início que todos os componentes essenciais seriam desenvolvidos em Affalterbach. Entre estes está a bateria de elevado desempenho da AMG (HPB). O desenvolvimento da bateria de iões de lítio foi inspirado pelas tecnologias comprovadas nos monolugares de competição híbridos da equipa Mercedes-AMG Petronas F1. A equipa de especialistas da fabricante de motores de Formula 1, a High Performance Powertrains (HPP) de Brixworth, colaborou com a Mercedes-AMG em Affalterbach. Para aumentar o desempenho geral do veículo, a bateria de elevado desempenho da AMG combina a elevada potência, que pode ser solicitada rapidamente, com o baixo peso. A isto acrescenta-se ainda a capacidade de fornecimento rápido de energia e a elevada densidade de armazenamento de energia.

Potência contínua de 70 kW e potência máxima de 140 kW

A bateria de elevado desempenho no modelo S 63 E PERFORMANCE tem uma capacidade de 13.1 kWh, mais do dobro da conhecida HPB 80. Fornece uma potência contínua de 70 kW e uma potência máxima de 140 kW (durante dez segundos) ao motor elétrico. O carregamento externo é realizado através do carregador AC de bordo de 3.7 kW, num posto de carregamento, na wallbox ou numa tomada elétrica residencial. A bateria foi projetada para fornecer e descarregar energia rapidamente e não para a máxima autonomia possível. Importa salientar que a autonomia elétrica de 33 quilómetros revela viabilidade prática para o dia a dia, por exemplo, para conduzir silenciosamente em modo totalmente elétrico em zonas residenciais.

 O impulso à inovação: o arrefecimento direto das células da bateria

A base para o elevado desempenho da bateria de 400 V da AMG é o arrefecimento direto: um moderno líquido de arrefecimento baseado em líquido não condutor de eletricidade circula em torno das 560 células e arrefece-as individualmente. Todas as baterias necessitam de funcionar a uma determinada temperatura para uma ótima entrega de energia. Se a bateria arrefecer ou aquecer demasiado, perderá potência ou será necessário desligá-la temporariamente por forma a evitar que seja danificada se a temperatura for demasiado elevada. A temperatura consistente da bateria tem portanto uma influência decisiva no seu desempenho, vida útil e na segurança. Os sistemas de arrefecimento convencionais, que utilizam apenas ar ou arrefecem todo o pack da bateria indiretamente com líquido de arrefecimento, atingem rapidamente os seus limites. Se a gestão térmica não funcionar devidamente, a bateria corre o risco de envelhecer prematuramente.

Para o arrefecimento direto, os especialistas da AMG desenvolveram novos módulos de arrefecimento com espessura de apenas alguns milímetros. Cerca de 14 litros de líquido de arrefecimento circulam por todas as células da bateria desde a secção superior até à secção inferior, com o auxílio de uma bomba elétrica de elevada potência. Durante o processo, o líquido de arrefecimento também circula através de um permutador de calor óleo/água instalado diretamente na bateria Este conduz o calor para um dos dois circuitos de baixa temperatura‑ do veículo. A partir daqui, circula para o permutador de arrefecimento de baixa temperatura na secção dianteira do veículo, que liberta o calor para o ar atmosférico. O sistema foi projetado para assegurar uma distribuição homogénea de calor na bateria.

Como resultado, a bateria funciona sempre dentro de uma gama de temperatura ótima em torno dos 45 graus Celsius, independentemente da frequência do carregamento ou do descarregamento. Poderá ocorrer um aumento da temperatura média quando o veículo é conduzido a alta velocidade. Foram por isso criados mecanismos de proteção por forma a que a potência máxima possa ser extraída da bateria e que o nível de temperatura possa ser reduzido subsequentemente através do arrefecimento direto. Os sistemas de arrefecimento convencionais não conseguem satisfazer estes requisitos e portanto torna-se impossível explorar toda a capacidade da bateria. O mesmo não acontece com a bateria de elevado desempenho da AMG: mesmo em condições de carga elevada, em que a aceleração (a bateria é descarregada) e a desaceleração (a bateria é carregada) são frequentes, a bateria mantém a sua elevada capacidade de desempenho.

Apenas o arrefecimento direto efetivo permite utilizar células com uma energia específica extremamente elevada. Graças a esta solução individual, o sistema de bateria é particularmente leve e compacto. O conceito de régua condutora de baixo peso também contribui para o baixo peso. A estrutura de proteção leve e ao mesmo tempo robusta do alojamento em alumínio assegura a máxima segurança.

Recuperação de energia regulável em quatro níveis

Como a bateria de elevado desempenho encontra-se sempre no intervalo de temperatura ótima a rondar os 45 graus, a recuperação de energia também pode ser otimizada: normalmente uma bateria aquece significativamente durante uma elevada recuperação de energia e portanto é necessário limitar a intensidade de recuperação de energia.

A recuperação começa quando o condutor retira o seu pé do pedal do acelerador, ou seja, em modo desaceleração, sem pressionar o pedal dos travões. Desta forma a bateria é carregada e é criada força de travagem. Isto, por sua vez, reduz o esforço aplicado aos travões das rodas: em função do nível de recuperação de energia e do trânsito, pode não ser necessário atuar os travões de forma alguma. Outra vantagem da recuperação de energia: em descidas acentuadas, o sistema funciona como um travão-motor e alimenta a bateria com energia. O condutor pode selecionar um dos quatro níveis diferentes de recuperação de energia utilizando o botão no lado direito do volante AMG. Excetuando o modo "Slippery", isto aplica-se a todos os modos da transmissão bem como aos programas "ESP Sport Handling" ou "ESP Off", e a recuperação de energia é configurada de forma diferente em função do modo da transmissão.

·     Nível 0: o veículo comporta-se de forma semelhante à de um veículo exclusivamente com motor de combustão e caixa de velocidades manual, em que a embraiagem é desacoplada. Se o condutor libertar o pedal do acelerador, o veículo circula livremente com a menor resistência. O nível de recuperação é extremamente baixo e serve apenas para manter a alimentação de energia do veículo. Com o motor de combustão desligado, as perdas por atrito na cadeia cinemática são reduzidas ao mínimo.

·     Nível 1: esta é a configuração pré-definida. A recuperação de energia é notória para o condutor. Corresponde aproximadamente à desaceleração de um veículo exclusivamente com motor de combustão com a embraiagem desacoplada.

·     Nível 2: recuperação de energia mais intensa. Em condições de trânsito, raramente é necessário pressionar o pedal dos travões.

·     Nível 3: máxima recuperação de energia. Nesta condição é possível conduzir praticamente com um único pedal como num veículo totalmente elétrico. Em função da situação de condução, uma potência superior a 90 kW pode ser recuperada e fornecida à bateria.

Estratégia de funcionamento: energia elétrica sempre disponível

A estratégia de funcionamento básica deriva do powerpack híbrido dos monolugares da equipa Mercedes-AMG Petronas de Fórmula 1. Tal como na classe superior do desporto automóvel, a propulsão máxima está sempre disponível quando é solicitada pelo condutor ao pressionar totalmente o pedal do acelerador - para uma forte aceleração às saída das curvas ou para ultrapassar rapidamente. A energia elétrica pode ser sempre solicitada e frequentemente recuperada através do elevado desempenho de recuperação e da recarga de energia em função das necessidades. O conceito de bateria específico do veículo permite alcançar o ótimo compromisso entre a máxima dinâmica de condução e a eficiência contemporânea. Todos os componentes são coordenados inteligentemente: o ganho de desempenho pode ser sentido diretamente.

 Sete modos da transmissão AMG

Os sete modos da transmissão da função AMG DYNAMIC SELECT, designadamente os modos "Electric", "Comfort", "Battery Hold", "Sport", "Sport+", "Slippery" e "Individual" foram precisamente concebidos para corresponder à nova tecnologia da cadeia cinemática. Oferecem uma ampla gama de experiências de condução - desde eficiente até dinâmica. Os modos da transmissão ajustam parâmetros importantes como a resposta da cadeia cinemática, da caixa de velocidades, da direção, do amortecimento do chassis e do som. A potência suplementar fornecida pelo motor elétrico também depende do respetivo modo da transmissão selecionado. Pode ser selecionado através do ecrã na consola central ou dos botões do volante AMG. Contudo, existe um elemento comum em todos os modos: a potência máxima do motor elétrico pode ser facilmente solicitada em qualquer momento através da função "kick-down". O pedal do acelerador tátil fornece um ponto de pressão tangível que o condutor deverá exceder com o seu pé.

 Normalmente, o híbrido desportivo arranca silenciosamente ("Modo Silent") no modo da transmissão "Comfort" (EUA: "Electric") quando o motor elétrico está ligado. No painel de instrumentos, o símbolo "Ready" sinaliza que o veículo está pronto a ser conduzido. Adicionalmente, um som de arranque poderoso característico da AMG é emitido no interior através dos altifalantes do veículo como resposta acústica para mostrar que o veículo está preparado para arrancar. Um ligeiro pressionar do pedal do acelerador é tudo o que é necessário para colocar o híbrido desportivo AMG em movimento.

·     "Electric": modo de funcionamento orientado para a experiência de condução elétrica. A partir da condição de parado até à velocidade de 140 km/h, o veículo é conduzido em modo puramente elétrico. O motor de combustão permanece sempre desligado. A ligação mecânica aos componentes do sistema AMG Performance 4MATIC+ significa que o sistema de tração integral está sempre disponível: se as rodas traseiras subitamente escorregarem demasiado, a potência do motor elétrico também é transmitida às rodas dianteiras através do veio de transmissão e dos semieixos. Quando a bateria tiver descarregado ou o condutor solicitar uma potência superior, o controlo inteligente comuta automaticamente para o modo da transmissão "Comfort" e o motor de combustão é ligado de forma praticamente impercetível e assume a tarefa de fornecer propulsão.

·     "Comfort": o arranque do veículo ocorre frequentemente em modo elétrico. O motor de combustão e o motor elétrico funcionam então conforme exigido pela situação - com propulsão elétrica a baixa velocidade, por exemplo, em zonas residenciais ou nos centros das cidades. Em estradas nacionais e em estradas reservadas a veículos automóveis, o veículo normalmente é conduzido como um híbrido. Em termos gerais, o resultado é a sensação de uma condução harmoniosa e económica, graças em parte às passagens de caixa prematuras da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT-9G. A regulação do sistema confere à suspensão e à direção características de conforto. O sistema de controlo concentra-se na eficiência energética, o que permite reduzir o consumo de combustível e as emissões. A desportividade e a agilidade de referência da AMG são mantidas.

 ·     "Battery Hold": o motor de combustão e o motor elétrico funcionam conforme a situação, como no modo da transmissão "Comfort". A maior diferença está no facto de a estratégia de funcionamento manter o estado de carga da bateria constante. Por exemplo, se o estado de carga da bateria for igual a 75 por cento, irá permanecer neste valor no modo "Battery Hold". A utilização do motor elétrico é então limitada e otimizada para o baixo consumo de energia, que é compensada, por exemplo, pela recuperação de energia. A vantagem para os condutores está no facto de poderem decidir quando pretendem utilizar novamente toda a carga da bateria, simplesmente mudando o modo da transmissão.

·     "Sport": arranque com motor de combustão e motor elétrico, e interação dos dois propulsores em função da situação. É disponibilizada uma maior potência do motor elétrico. Impressão de condução desportiva devido à resposta mais ágil às solicitações no pedal do acelerador, redução dos tempos de engrenamento e passagens prematuras para mudanças inferiores. Uma regulação da suspensão e da direção com características mais dinâmicas

·     "Sport+": arranque com motor de combustão e motor elétrico, e interação dos dois propulsores em função da situação. É disponibilizada uma potência suplementar ainda superior. Carácter extremamente desportivo graças a uma resposta ainda mais rápida às solicitações no pedal do acelerador e controlo seletivo do binário durante as passagens para mudanças superiores com desativação de cilindros, para a obtenção de ótimos tempos de engrenamento. Aumento do ralenti para arranques mais rápidos. Uma regulação ainda mais dinâmica para a suspensão, direção e cadeia cinemática.

·     "Slippery": está otimamente afinado para estradas escorregadias, com redução da potência e uma curva plana de binário. A condução em modo totalmente elétrico e a regulação do nível de recuperação de energia estão desativadas.

·     "Individual": regulação individual da cadeia cinemática, caixa de velocidades, AMG DYNAMICS, suspensão, direção e sistema de escape.

 O controlo dinâmico combina agilidade com estabilidade

O sistema de controlo dinâmico integrado AMG DYNAMICS também é um equipamento de série. O sistema influencia as estratégias de controlo do ESP® (Electronic Stability Program), o sistema de tração integral e o diferencial traseiro de escorregamento limitado controlado eletronicamente. Este sistema aumenta a agilidade sem comprometer a estabilidade do veículo. Particularmente notável: o AMG DYNAMICS determina como o veículo deve reagir. O sistema utiliza os sensores disponíveis, entre outros, para determinar a velocidade, a aceleração lateral, o ângulo da direção e a aceleração angular em torno do eixo vertical do veículo. Através do pré-controlo inteligente, o comportamento do veículo pode ser previsto a partir das ações do condutor e dos dados dos sensores. A regulação é adaptada à perícia de condução dinâmica do condutor – sem quaisquer intervenções percetíveis ou perturbadoras do sistema. O resultado é uma experiência de condução autêntica com uma elevada dinâmica em curva e ótima tração com elevada estabilidade e comportamento previsível. Mesmo os condutores mais experientes são otimamente apoiados sem se sentirem limitados pelo sistema.

•    O nível "Basic" está atribuído aos modos da transmissão "Comfort" e "Electric". O conceito resulta numa condução extremamente estável com um elevado amortecimento da aceleração em torno do eixo vertical do veículo.

•    O nível "Advanced" é ativado no modo "Sport". O veículo permanece equilibrado de forma neutra. O menor amortecimento da aceleração em torno do eixo vertical e a maior agilidade suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas.

•    O nível “Pro” (abreviatura de “Professional”) está incluído no modo “Sport+”. No nível “Pro”, o condutor recebe ainda uma maior assistência nas manobras de condução dinâmica, enquanto a agilidade e a resposta em curva são adicionalmente reforçadas.

No modo da transmissão "Individual", o condutor pode regular individualmente os nível "Basic", "Advanced" e "Pro" do AMG DYNAMICS.

Experiência de som interior durante a condução em modo elétrico

Quando o veículo é conduzido em modo totalmente elétrico, o Sistema de Alerta Acústico do Veículo legalmente obrigatório alerta os peões na zona circundante ao veículo de que o híbrido desportivo se aproxima. É emitido um som AMG especialmente composto, de baixa frequência e modulado em função da velocidade. O som é emitido para o exterior através de altifalantes. O som também é audível a um baixo volume, na forma de resposta acústica para os passageiros. Na União Europeia, o sistema permanece ativo até à velocidade de 20 km/h, e até aproximadamente 30 km/h nos EUA. Posteriormente, o som de propulsão elétrica desvanece suavemente. Se o condutor pretender, também pode experimentar o som de propulsão elétrica a velocidades superiores. Basta selecionar o som através do botão correspondente no volante (identificável pelo símbolo de forma de onda).

 Pack de potência: motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros

Um componente fundamental da cadeia cinemática híbrida P3 é o motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros, que neste caso produz 450 kW (612 CV) de potência. Fornece um binário máximo de 900 Nm, que está disponível numa ampla gama de rotação. As características de design mais importantes do motor incluem os dois turbocompressores twin-scroll, que estão instalados no "V interior quente". A posição entre os dois blocos de cilindros reduz o comprimento dos circuitos dos gases de escape até ao turbocompressor e do ar comprimido até à câmara de combustão. Desta solução resulta uma resposta extremamente rápida do motor. Outra característica importante é o motor de arranque/alternador, que está integrado no sistema elétrico de 400 V. Este combina o motor de arranque e o alternador numa única unidade e fornece potência suficiente para garantir sempre o arranque do V8.

Apoios ativos do motor pela primeira vez no Classe S

O S 63 E PERFORMANCE é o único modelo do seu segmento de mercado a estar equipado com apoios ativos do motor. Os apoios resolvem o conflito entre ligação flexível da cadeia cinemática para um conforto particularmente elevado e a ligação rígida para uma ótima dinâmica de condução. A sua rigidez pode ser infinitamente ajustada às condições de condução do momento. Os sensores do veículo detetam a respetiva situação de condução bem como a resultante vibração do motor, e transmitem esta informação a uma unidade de controlo. Esta unidade de controlo controla a força com a qual o motor está acoplado à carroçaria. A grande vantagem é o aumento adicional do diferencial entre desempenho e conforto.

Passagens rápidas de caixa, elevada eficiência: a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Na caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente durante as variações de carga. O software rigorosamente afinado assegura passagens de caixa extremamente rápidas bem como múltiplas reduções de caixa igualmente rápidas se necessário. Proporciona uma experiência de comando da caixa particularmente emocional graças à função de duplo desembraiar nos modos da transmissão "Sport" e "Sport+". As intervenções definidas do sistema de ignição permitem passagens de caixa ainda mais rápidas do que nos outros modos. Em todos os modos da transmissão, o arranque do veículo processa-se em primeira velocidade por forma a garantir sempre uma experiência de condução dinâmica. O modelo está também equipado com a função RACE START, que assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado. No modo manual "M", a caixa de velocidades responde imediata e precisamente ao comando manual da alavanca de velocidades pelo condutor e implementa os comandos em frações de segundo.

Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+

O sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ combina as vantagens de diferentes conceitos de transmissão: a distribuição de binário totalmente variável aos eixos dianteiro e traseiro assegura uma ótima tração nos limites físicos do modelo. Os condutores podem esperar uma elevada estabilidade e segurança de condução em todas as condições: em piso seco, molhado ou coberto de neve. A transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa processa-se continuamente com base num mapa de características sofisticado que integra o controlo inteligente em toda a arquitetura dos sistemas do veículo.

Uma embraiagem de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro. A melhor distribuição possível de binário é calculada continuamente de acordo com as condições de condução e com as solicitações do condutor. Além da tração e da dinâmica lateral, o sistema de tração integral também melhora a dinâmica longitudinal para uma aceleração ainda mais poderosa.

Elevada rigidez torcional: carroçaria amplamente reforçada

A base para a elevada dinâmica de condução e o conforto notável é a carroçaria estável do Classe S AMG. Na secção dianteira encontra-se uma barra estabilizadora em alumínio debaixo do motor V8 biturbo. Aumenta a rigidez torcional da secção dianteira e desta forma melhora a resposta ao condutor - especialmente à entrada de curvas. Uma barra anti aproximação nos pontos de instalação da suspensão também acrescenta rigidez à estrutura da carroçaria.

Na secção traseira debaixo da carroçaria estão instaladas barras diagonais fabricadas em alumínio leve e de elevada resistência para um aumento notável da precisão de condução. Uma cavidade específica do compartimento de bagagens construída em plástico reforçado de fibra aloja a bateria de elevado desempenho AMG e ao mesmo tempo aumenta a rigidez da carroçaria nesta zona.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com amortecimento adaptativo de série

A suspensão AMG RIDE CONTROL+ é baseada na suspensão pneumática com controlo automático da altura ao solo e foi combinada com amortecimento ajustável adaptativo. As torres da suspensão pneumática são abastecidas com ar de acordo com a situação e desta forma permitem uma configuração mais macia ou rígida. Outra característica de destaque é o sistema de controlo da altura ao solo, que automaticamente baixa a altura ao solo do Classe S‑ em 10 milímetros a uma velocidade superior a 120 km/h.

Com o auxílio de duas válvulas de controlo continuamente variável, a força de amortecimento pode ser ajustada de forma extremamente rigorosa às diferentes condições de condução e aos modos da transmissão: uma válvula controla a fase de retorno, ou seja, a força de extensão, enquanto a outra válvula controla a fase de compressão. As fases de retorno e de compressão são controladas independentemente uma da outra. Os engenheiros de desenvolvimento da AMG conseguiram aumentar significativamente o espectro de configuração entre máxima desportividade e conforto particularmente elevado através, entre outros fatores, do aumento da diferença das forças características de amortecimento mínima e máxima e de um mapa de características com uma flexibilidade ainda superior. Graças ao design especial das válvulas, o amortecedor reage rápida e sensivelmente às irregularidades da superfície da estrada e às condições de condução.

O condutor pode pré-selecionar a configuração básica através dos modos da transmissão AMG DYNAMIC SELECT: com o simples pressionar de um botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo "Sport+" a uma configuração particularmente confortável no modo "Comfort". Adicionalmente, a regulação pode ser ajustada independentemente dos modos da transmissão em três níveis ("Comfort", "Sport" e "Sport+") através de um botão dedicado. O software de controlo do sistema monitoriza continuamente os dados de funcionamento como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a aceleração e o movimento da carroçaria. Desta forma, os amortecedores são controlados em milissegundos conforme necessário. Como resultado, mesmo durante manobras de condução extremas ou em estradas com piso em mau estado de conservação, as rodas assentam sempre de forma firme na estrada. Está disponível uma seleção de três características de amortecimento diferentes.

Controlo de estabilidade ativo da carroçaria de série

Outra funcionalidade que contribui decisivamente para a configuração específica da AMG para uma elevada dinâmica de condução é o controlo de estabilidade ativo da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL. Ao invés de utilizar barras estabilizadoras rígidas convencionais, o sistema compensa os movimentos da carroçaria através de um sistema eletromecânico. Para esta finalidade, as barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro estão divididas em dois componentes. No centro encontra-se um atuador eletromecânico no qual está integrado um sistema de satélites de três fases. Se a superfície da estrada for irregular ou o estilo de condução for moderado, o atuador separa ativamente as meias barras estabilizadoras, aumentando desta forma o conforto de condução. Durante uma condução dinâmica, por exemplo, em estradas sinuosas, as meias barras estabilizadoras são ligadas e torcidas uma contra a outra.

Adicionalmente, o sistema não só reduz o adornamento da carroçaria em curva, como também permite uma afinação mais precisa da direção e as características da variação da carga. Além disso, aumenta o conforto de condução em linha reta pois, por exemplo, os impactos das irregularidades da estrada num lado do veículo são compensados. Os movimentos na carroçaria podem ser ativa e otimamente ajustados às condições de condução. Isto permite ao condutor sentir de forma ainda mais intensa as características de condução típicas da AMG no que diz respeito a dinâmica, precisão e resposta.

Para satisfazer os elevados requisitos de energia, o sistema está equipado com um sistema elétrico de bordo adicional de 48 V. Outro benefício comparativamente aos normais sistemas hidráulicos é a resposta significativamente mais rápida. O sistema de controlo AMG pode adaptar o sistema à condição de condução até 500 vezes por segundo. A isto acrescenta-se ainda o menor peso dos componentes comparativamente a um sistema hidráulico.

A propulsão híbrida pode controlar a tração de uma roda sem a intervenção do ESP

O controlo da dinâmica do veículo também é beneficiado pela cadeia cinemática híbrida. Ao invés da intervenção nos motores elétricos pelo ESP®, o motor elétrico também pode controlar a tração logo que seja detetado um excessivo escorregamento numa roda. Para esta finalidade, o sistema de controlo inteligente reduz o binário do motor elétrico transmitido à roda em questão através do diferencial traseiro de escorregamento limitado. Como resultado, o ESP® não intervém de todo no motor de combustão, ou intervém apenas mais tarde. Como vantagem, o motor de combustão pode assim ser utilizado com um binário mais elevado. Isto permite melhorar subsequentemente a agilidade. Além disso, a energia cinética, que de outra forma seria desperdiçada durante a travagem, pode ser utilizada para carregar a bateria.

Direção paramétrica AMG de três fases e direção do eixo traseiro de série

A configuração da direção também contribui para o aumento da dinâmica e do conforto de condução. O sistema de direção paramétrica AMG de três fases, por exemplo, é caracterizado por uma relação de transmissão variável que se adapta ao modo da transmissão selecionado. A elevadas velocidades, a assistência à direção diminui; a baixas velocidades é aumentada progressivamente. Como resultado, apenas é necessária uma força comparavelmente pequena a baixa velocidade bem como durante as manobras e o estacionamento. Quando o veículo é conduzido a velocidades mais elevadas, é mantido o melhor controlo possível do veículo. Nas configurações "Sport" e "Sport+" da suspensão, o condutor também sente uma resposta significativamente superior da direção através do volante.

A direção do eixo traseiro de série funciona com um ângulo de direção máximo de 2.5 graus. Até este ponto, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras até à velocidade de 100 km/h (variável em função da configuração do AMG DYNAMICS). Isto origina uma redução virtual da distância entre eixos, que por sua vez resulta em manobras na direção mais ágeis, em menor esforço de manobra do volante e numa melhoria da capacidade de manobra do veículo. Isto reduz percetivelmente o diâmetro de viragem em manobras de mudança de direção ou de estacionamento. A velocidades superiores a 100 km/h (variável em função da configuração do AMG DYNAMICS), as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado que as rodas dianteiras. O aumento virtual da distância entre eixos tem um efeito positivo na estabilidade de condução, pois produz uma força lateral mais rapidamente em situações de mudança de direção, permitindo ao veículo responder mais diretamente às manobras no volante. A resposta da direção do eixo traseiro depende do modo da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado.

A interação entre o controlo de estabilidade ativo da carroçaria e a direção ativa do eixo traseiro ajuda a aumentar ainda mais o espectro de comportamento do veículo. Por um lado, o AMG Classe S é uma limousine confortável com um comportamento absolutamente estável a alta velocidade. Por outro, o condutor pode ativar características desportivas com um simples toque num botão.

Bom controlo e resistente à fadiga: o sistema de travões compósitos AMG de elevado desempenho

Para corresponder à potência extrema e ao desempenho associado, o sistema de travões compósitos de elevado desempenho da AMG, com pinças fixas de 6 êmbolos no eixo dianteiro e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro, é um equipamento de série. Os discos de travão equipados no eixo dianteiro têm dimensões de 400 x 38 milímetros, enquanto no eixo traseiro estão equipados discos de travão de 380 x 32 milímetros. O sistema de travagem impressiona com distâncias de travagem extremamente curtas, bem como com a máxima estabilidade e resistência à fadiga em condições de utilização intensiva. Adicionalmente, marca pontos com um longo ciclo de vida e uma resposta particularmente rápida. As funcionalidades de conforto incluem a assistência ao arranque em subida e a travagem de secagem em condições molhadas. Com a ignição desligada e o veículo parado, a caixa de velocidades seleciona automaticamente a posição "P". Entretanto, o travão de estacionamento elétrico é libertado automaticamente quando o veículo inicia a marcha. Como equipamento opcional, está disponível um sistema de travões compósitos cerâmicos de elevado desempenho da AMG. O material de baixo peso dos travões permite reduzir o peso total e as massas não amortecidas.

Condução mais confortável e segura com inúmeros sistemas de assistência

Inúmeros sistemas de assistência à condução novos ou aperfeiçoados assistem o condutor. Estes sistemas reduzem o stress do dia a dia ao fornecerem assistência em função da situação de condução, como a adaptação da velocidade, o controlo da distância, manobras na direção e mudanças de faixa de rodagem. O condutor chega ao seu destino com maior segurança e conforto. Na eventualidade de perigo, ou seja, se for detetado um acidente iminente devido a uma condução imprudente, por exemplo, os sistemas de assistência à condução podem reagir ao perigo em função da situação e desta forma reduzem a severidade de possíveis colisões ou até evitá-las de todo.

O novo ecrã de assistência no monitor do condutor apresenta claramente o princípio de funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa vista de ecrã total. Os condutores reconhecem os seus veículos, as faixas de rodagem, as marcas rodoviárias da faixa de rodagem e outros utentes da via como veículos, camiões e veículos de duas rodas, numa vista abstrata. O estado do sistema e a atuação dos assistentes são visualizados nesta representação das imediações do veículo. O novo ecrã de assistência com animação é baseado numa cena 3D gerada em tempo real. Esta representação dinâmica e de elevada qualidade torna o funcionamento dos sistemas de assistência à condução transparente como uma experiência de condução com realidade aumentada.

As novas funcionalidades mais importantes dos sistemas de assistência à condução no Mercedes-AMG Classe S

Active Distance Assist DISTRONIC

Em todos os tipos de estradas – estradas reservadas a veículos motorizados, estradas nacionais ou estradas municipais – este sistema inteligente pode manter automaticamente uma distância predefinida relativamente ao veículo em frente.

·       As novas funcionalidades incluem a reação para evitar colisões com veículos parados na estrada até uma velocidade máxima de 100 km/h (anteriormente: 60 km/h) bem como a seleção das funções dinâmicas do sistema DISTRONIC no MBUX, independentemente do sistema DYNAMIC SELECT.

Assistente Ativo da Direção

Ajuda os condutores a seguirem nas suas faixas de rodagem até à velocidade de 210 km/h.

·       As novas funcionalidades incluem a deteção de faixas de rodagem adicionais com a câmara de 360°, a disponibilidade significativamente superior e o desempenho em curva em estradas nacionais, o melhor centramento nas faixas de rodagem de vias rápidas e autoestradas, condução fora da estrada em situações específicas (p. ex., formação de um corredor de emergência, mas também a orientação na extremidade da faixa de rodagem em estradas nacionais sem marca rodoviária central).

Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito

Além dos sinais de limite de velocidade convencionais, este sistema reconhece os sinais em pórticos e os sinais de obras rodoviárias.

·       As novas funcionalidades são a função de aviso de sinal de stop - aviso de passagem sem parar num sinal de stop - e a função de aviso de semáforo vermelho - aviso de passagem por um semáforo vermelho.

Assistente Ativo de Faixa de Rodagem

Na gama de velocidade de 60 a 250 km/h, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem utiliza uma câmara para detetar quando as marcas rodoviárias ou as extremidades das estradas são trespassadas, ajudando o condutor a evitar sair da faixa de rodagem involuntariamente. O sistema também intervém se existir um perigo de colisão com os veículos detetados na faixa adjacente, por exemplo, com veículos em ultrapassagem ou veículos que circulam no sentido inverso.

·       As novas funcionalidades incluem a reação às extremidades das estradas, por exemplo, uma berma de relva, a intervenção particularmente intuitiva através da direção, a regulação da sensibilidade através de um menu (Prematura, Intermédia, Tardia) e a adição do ecrã de perigo com o auxílio da Iluminação Ambiente Ativa e o Ecrã Projetado de Realidade Aumentada.

Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem

O Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem assiste cooperativamente o condutor do novo Classe S aquando da mudança para uma faixa de rodagem adjacente. Uma mudança de faixa para o lado direito ou esquerdo só é assistida se os sensores detetarem que a faixa adjacente está separada da faixa atual por um traço descontínuo, e não forem detetados quaisquer outros veículos na zona de perigo em análise.

·       As novas funcionalidades são a fase de procura mais prolongada (de 15 segundos ao invés de 10 segundos, em função do país) na qual a mudança de faixa de rodagem pode ocorrer, e a dinâmica lateral mais elevada (em função do país).

Assistente Ativo de Travagem de Emergência

O Assistente Ativo de Travagem de Emergência trava o veículo até à sua imobilização na sua própria faixa de rodagem se detetar que o condutor não responde à situação do trânsito durante um longo período de tempo. Este funciona no novo Mercedes-AMG Classe S mesmo que o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC com Assistente da Direção não esteja ligado.

·       Outras inovações incluem o pré-tensionamento dos cintos de segurança e a trepidação dos travões como avisos finais antes da aplicação dos travões, e a opcional mudança de faixa de uma única faixa (a 80 km/h, sem obstáculos na faixa de rodagem adjacente).

ATTENTION ASSIST

O sistema de série pode detetar sinais típicos de cansaço e de elevada desatenção do condutor, e recomendar com uma mensagem de aviso para efetuar uma pausa.

·       O aviso adicional de adormecimento é uma nova funcionalidade. Inclui a análise ao movimento das pálpebras do condutor através de uma câmara no ecrã do condutor (apenas em combinação com certos equipamentos opcionais). A função de aviso de adormecimento é ativada a partir da velocidade de 20 km/h.

Assistente Ativo de Travagem com função de cruzamento

O Assistente Ativo de Travagem utiliza os sensores de bordo para registar se existe um risco de colisão com o veículo precedente, com veículos em trânsito perpendicular ou em circulação no sentido inverso. Na eventualidade de uma colisão iminente, o sistema pode avisar os condutores com avisos visuais e acústicos. Se a travagem aplicada pelo condutor for demasiado suave, também é possível apoiar o condutor através do aumento da força de travagem em função da situação e iniciar uma travagem de emergência autónoma se o condutor não reagir.

·       As novas funções incluem a função de mudança de direção (ex. durante uma mudança de direção, deteta peões a atravessar a estrada), extensão da função de deteção de trânsito perpendicular em percursos de longa distância (até 120 km/h ao invés de 72 km/h) e aviso/travagem perante veículos que circulam no sentido inverso.

Assistente Ativo de Ângulo Morto e função de aviso de saída

O Assistente Ativo de Ângulo Morto pode emitir um aviso visual - e se as luzes de mudança de direção estiverem ligadas, também emite um aviso sonoro - perante potenciais colisões laterais dentro de uma gama de velocidade de 10 a 200 km/h. Se os condutores ignorarem os avisos e continuarem uma mudança de faixa de rodagem, o sistema pode intervir em última instância a velocidades superiores a 30 km/h, travando as rodas num dos lados do veículo para corrigir a trajetória. Quando o veículo se encontra parado, a função de aviso de saída pode avisar sobre a passagem de um veículo (ou até uma bicicleta) dentro da área crítica. Esta função também está disponível quando o veículo está parado e tiverem decorrido até três minutos após a ignição ter sido desligada.

·       As novas funcionalidades incluem a integração da Iluminação Ambiente Ativa ao ecrã de perigo (também no aviso de saída). Graças às câmaras do Assistente de Interior do MBUX, pode ser emitido um aviso de perigo quando os ocupantes do veículo movimentarem simplesmente uma mão no sentido do puxador da porta.

Assistente de Direção em Manobra de Desvio

O Assistente de Direção em Manobra de Desvio pode assistir o condutor durante uma manobra de desvio, para evitar outro utente da estrada detetado pelo sistema numa situação perigosa.

·       No novo Classe S, o sistema não só reconhece peões parados e a atravessar a estrada, como também considera agora os peões, veículos e ciclistas que circulam longitudinalmente ao eixo da estrada. A gama de velocidade foi aumentada para 108 km/h (ao invés de 72 km/h), e a assistência também é fornecida em percursos de longa distância‑.

Sistema DRIVE PILOT para condução condicionalmente automatizada

O DRIVE PILOT, atualmente disponível para encomenda na Alemanha para os modelos Mercedes-Benz Classe S e EQS, estará também disponível no Mercedes-AMG Classe S numa data futura. O sistema de condução condicionalmente automatizada (SAE nível 3) permite que os clientes transfiram a tarefa de condução ao sistema em certas condições de trânsito intenso ou situações de congestionamento em troços de vias rápidas e autoestradas apropriados na Alemanha, até uma velocidade de 60 km/h. Para os clientes, isto significa a derradeira experiência de condução. Podem relaxar ou trabalhar e recuperar tempo valioso.

Após a ativação do DRIVE PILOT, o sistema controla a velocidade e a distância e orienta o veículo na sua faixa de rodagem. O sistema considera o percurso, quaisquer acontecimentos e sinais de trânsito no percurso e avalia os dados. O DRIVE PILOT também reage perante situações de trânsito inesperadas e lida com as mesmas de forma independente, por exemplo, através de manobras de desvio na faixa de rodagem ou manobras de travagem. O sistema da Mercedes-Benz para condução condicionalmente automatizada (SAE nível 3) é baseado na tecnologia dos sensores do pack Assistência à Condução. Inclui sensores adicionais que o fabricante considera indispensáveis para um funcionamento em segurança. Estes incluem principalmente sensores de radar, LiDAR e câmaras. Mas os sensores ultrassónicos ou de humidade também fornecem dados importantes.

Mercedes-AMG S 63 E PERFORMANCE

 Sistema híbrido
Layout P3: motor de combustão dianteiro, motor elétrico no eixo traseiro
Potência do sistema

kW/CV

590/802
Binário do sistema

Nm

1430
Capacidade de energia

kWh

13,1
Autonomia elétrica

km

33
Motor de combustão
Número de cilindros/disposição 8/V
Cilindrada

cc

3982
Potência máxima

kW/CV

450/612
à rotação do motor de

rpm

5500-6500
Binário máximo

Nm

900
à rotação do motor de

rpm

2500-4500
Relação de compressão 8.6:1
Formação de mistura Injeção direta de gasolina, dois turbocompressores
Motor elétrico
Tipo Motor síncrono de excitação permanente
Potência máxima

kW/CV

140/190
Binário máximo

Nm

320
Transmissão de potência
Sistema de transmissão Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+
Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (caixa de velocidades automática com embraiagem de arranque multidisco viscosa)
Relações de transmissão
1ª/2ª/3ª/4ª/5ª/6ª/7ª/8ª/9ª velocidade 5.35/3.24/2.25/1.64/1.21/1.00/0.87/0.72/0.60
Marcha-atrás 4.80
Suspensão
Eixo dianteiroSuspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com amortecimento adaptativo e controlo de estabilidade ativo da carroçaria AMG ACTIVE CONTROL
Eixo traseiroSuspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com amortecimento adaptativo ajustável, controlo de estabilidade ativo da carroçaria AMG ACTIVE CONTROL e direção do eixo traseiro ativa
Sistema de travagemSistema de travões compósitos de elevado desempenho da AMG, discos de travão dianteiros de 400x38 mm ventilados internamente e perfurados, pinças de travão fixas em alumínio de 6 êmbolos; discos de travão traseiros de 380x32 mm ventilados internamente e perfurados, pinças de travão flutuantes em alumínio de 1 êmbolo; travão de estacionamento elétrico, ABS, Assistente de Travagem, ESP® de 3 níveis
DireçãoDireção assistida eletromecânica progressiva de pinhão e cremalheira, com relação de transmissão variável (13.6:1 no ponto morto) e assistência variável
Jantesdianteiras: 9.5Jx20H2 ET33.5 | traseira: 10.5Jx20H2 ET50
Pneusdianteiros: 255/45 ZR20 | traseiros:  285/40 ZR20
Dimensões e pesos
Distância entre eixos

mm

3216
Largura do eixo dianteiro/traseiro

mm

1671/ 1642
Comprimento/largura/altura

mm

5336/ 1921/ 1515
Diâmetro de viragem

m

12,3
Capacidade da bagageira

l

305
Peso em vazio de acordo com os regulamentos da UE

kg

2595
Carga útil

kg

550
Capacidade do depósito de combustível/reserva

l

76/12
Prestações, consumo, emissões
Aceleração 0-100 km/h

s

3,3
Velocidade máxima

km/h

250 (limitada eletronicamente; 290 km/h disponível como opção)
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado

l/100 km

4.41
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas

g/km

1001
Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado 21.41
    

1 Os valores declarados são os valores WLTP de CO2 determinados de acordo com o Nº3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica foi determinado com base na Diretiva 2017/1151/UE.


 

[1] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica foi determinado com base na Diretiva 2017/1151/UE.

Vista Mercedes_AMG_S_63_E_PERFORMANCE_design
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Vista Mercedes_AMG_S_63_E_PERFORMANCE_driving_scenes
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