28
Agosto
2018
|
11:17
Europe/Lisbon

Vision EQ Silver Arrow: Concept Car da Mercedes-Benz apresentado na California

O Vision EQ Silver Arrow foi concebido como um veículo elétrico. Este silencioso Silver Arrow produz uma potência de 550 kW (750 CV).

No estado da Califórnia, mais concretamente em Pebble Beach, a Mercedes-Benz revelou recentemente o seu concept car – o Vision EQ Silver Arrow - durante a Monterey Car Week, que decorreu entre os dias 18 e 26 de Agosto de 2018 e que atrai amantes e colecionadores de automóveis de todo o mundo. O monolugar é uma homenagem ao bem-sucedido W 125, de 1937. A pintura em alubeam silver relembra os históricos Silver Arrows que, por razões de peso, não tinham uma camada de pintura branca. O interior é dominado pelos tradicionais materiais de elevada qualidade como a pele genuína, o alumínio polido e a madeira de nogueira. Já o painel de instrumentos digital aponta diretamente para o futuro: inclui um ecrã panorâmico curvilíneo com projeção traseira, bem como um ecrã tátil integrado no volante.

Exterior com silhueta desportiva

Com o seu design claro e uniforme, o idioma de design do Vision EQ Silver Arrow é uma incorporação da filosofia de design Pureza Sensual. A aperfeiçoada silhueta deste monolugar de aproximadamente 5.3 metros de comprimento e 1 metro de altura é elegante e sensual. A estrutura da carroçaria é construída em fibra de carbono. As várias camadas de pintura em alubeam silver aparentam metal líquido sobre a secção superior. Este conceito representa o design dos polos opostos "quente" e "frio". As aplicações funcionais construídas em fibra de carbono como o repartidor dianteiro refletem o aspeto frio e racional desta filosofia. O mesmo se aplica ao revestimento dianteiro concebido com um ecrã, bem como uma faixa de luz contínua. As saias laterais também incluem uma faixa de luz, enquanto a inscrição EQ, de grandes dimensões e encastrada à frente das rodas traseiras é iluminada na cor azul, que é já uma característica da marca.

Outros destaques incluem o painel de instrumentos que pode ser rebatido para a frente, e as jantes multiraios parcialmente independentes. Os tampões não rotativos dos cubos das jantes e o revestimento parcial das mesmas são outros destaques elegantes e inovadores. Os 168 raios por jante são construídos em alumínio de baixo peso e são pintados na cor dourado rosa da marca EQ.

Para proporcionar uma excecional tração e uma rápida aceleração, o Vision EQ Silver Arrow está equipado com pneus slick 255/25 R 24 no eixo dianteiro e pneus 305/25 R 26 no eixo traseiro. A confirmar a atenção ao detalhe está a participação do parceiro de pneus Pirelli que ajudou a criar um padrão em estrela na banda de rodagem dos pneus.

O difusor traseiro evoca o desporto automóvel. Os dois spoilers traseiros extensíveis atuam como um travão aerodinâmico, através do aumento da resistência ao deslocamento do ar quando é necessário desacelerar.

Interior entre a tradição e a modernidade

O interior do Vision EQ Silver Arrow representa os valores do Luxo Progressivo. O idioma de design combina o intemporal apelo visual com visões futuristas. Quando o painel de instrumentos é rebatido para a frente, fornece uma vista do interior surpreendentemente ampla. Um contraste que dá vida. Por um lado, são utilizados materiais tradicionais de elevada qualidade, que incluem o banco revestido em pele, o interior revestido em alumínio polido e o piso em madeira de nogueira. Por outro lado, as soluções modernas e tecnologicamente avançadas, como a grande superfície de projeção do ecrã panorâmico e as inovadoras soluções de experiência do utilizador como a opção de corrida virtual, representam o típico caráter visionário do EQ. Este contraste é uma combinação intencional do passado com o futuro.

A superfície do assento do banco e o encosto revelam um padrão invulgar que está alinhado com o contorno do mesmo. O sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF está integrado no banco. Um cinto de segurança de quatro pontos inspirado pelo desporto automóvel mantém o condutor firme e em segurança no banco. Os pedais podem ser adaptados à estatura específica do condutor através de um controlo localizado no banco para ajustar os pedais. Para corresponder à pintura exterior em alubeam silver, os painéis laterais do interior estão revestidos com uma luxuosa camurça cinzenta.

Ecrã duplo e corrida virtual

O condutor do Vision EQ Silver Arrow é contemplado por um ecrã panorâmico de grandes dimensões no qual é projetada a partir de trás uma imagem 3D da zona circundante. Com o auxílio da inteligência artificial é possível participar numa corrida virtual contra os históricos ou atuais automóveis de competição Silver Arrow. Para que tal seja possível, é sobreposta uma estrada real no ecrã panorâmico e o condutor poderá visualizar os seus oponentes quer à frente quer atrás dos mesmos como um espectro. A função de assistência Virtual Race Coach ajuda-o a tornar-se um melhor condutor através do fornecimento de instruções durante a corrida.

O volante também está equipado com um ecrã tátil. O condutor poderá utilizá-lo para selecionar programas de condução como o Comfort, Sport e Sport+, que oferecem diferentes características de condução. As definições do som também podem ser configuradas aqui: as escolhas incluem o som do motor de um atual Formula 1 Silver Arrow ou de um Mercedes-AMG V8.

Cadeia cinemática sem emissões

O Vision EQ Silver Arrow foi concebido como um veículo elétrico. Este silencioso Silver Arrow produz uma potência de 550 kW (750 CV). A fina bateria recarregável instalada por baixo da carroçaria tem uma capacidade de aprox. 80 kWh e permite uma autonomia calculada de mais de 400 km de acordo com o WLTP. As saídas de ventilação laterais ajudam a arrefecer a bateria.

Os concept cars EQ: perspetivas de veículos elétricos em todos os segmentos

Com o Concept EQA, a Mercedes-Benz demonstrou no Frankfurt Motor Show de 2017 como a estratégia EQ pode ser traduzida na classe de compactos. Equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, este elétrico produz uma potência superior a 200 kW. As características de transmissão do sistema de tração integral podem ser alteradas através da variação da distribuição de binário do eixo dianteiro para o eixo traseiro. O Concept EQA indica qual o programa de condução selecionado numa exclusiva grelha de radiador virtual.

No Frankfurt Motor Show de 2017, a smart apresentou o smart vision EQ fortwo – uma visão elétrica e autónoma para o transporte público local altamente eficiente e flexível. O modelo autónomo e elétrico smart vision EQ apresenta um conceito consistente para o futuro da mobilidade urbana e da partilha de veículos. O veículo recolhe os seus passageiros diretamente no local por eles escolhido e não está equipado com volante nem pedais.

O Concept EQ, revelado no Paris Motor Show de 2016, herdou a nova marca de produtos e tecnologia EQ – um concept car com o visual de um SUV coupé desportivo, que antecipou muitos elementos do Mercedes-Benz EQC e que será lançado no mercado em 2019.

A inspiração: o recordista do mundo de 1937

O modelo que serviu de inspiração para a criação do Vision EQ Silver Arrow é o recordista W 125 de doze cilindros que a Mercedes-Benz construiu em 1937 com base num automóvel de competição Grand Prix.

Para a carroçaria em 1937, a Mercedes-Benz inspirou-se significativamente na indústria aeronáutica: os exemplos incluiram a recomendação dos departamentos de desenvolvimento das fábricas de aviões da Ernst Heinkel e da Willy Messerschmitt para encurtar a projeção da dianteira e para tornar a frente mais redonda. A frente foi também estendida mais para baixo e terminou com uma maior inclinação na ponta. Tal como pretendido, isto permitiu reduzir a força ascendente no eixo dianteiro. Uma traseira mais comprida e mais elevada permitiu reduzir a força ascendente no eixo traseiro. Uma característica atraente e uma inspiração para os projetistas do Vision EQ Silver Arrow foi a superfície redonda do para-brisas, modelada como uma gota de água no que diz respeito ao contorno e à secção.

Concept Silver Arrow antecipa futuros modelos elétricos da EQ

28
Ago
2018
automonitor.pt

Mercedes Vision EQ Silver Arrow: Flecha de prata do futuro

28
Ago
2018
www.turbo.pt
O novo 'Flecha de Prata' é elétrico com 750 cvopens in new window
Na edição deste ano do Concours d'Elegance, em Pebble Beach, a Mercedes apresentou protótipo que é a interpretação moderna do conceito “flecha de prata”, celebrando modelo icónico da marca na década de 30, o rapidíssimo W125.
28
Ago
2018
www.autofoco.pt