Sintra,
26
Outubro
2023
|
18:39
Europe/Lisbon

Resultados sólidos da Mercedes-Benz Group AG no terceiro trimestre destacam a resiliência em ambiente de mercado desfavorável

  • Desempenho: o retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars no terceiro trimestre atingiu os 12.4 % (3T 2022: 14.5 %) e 15.0 % na divisão Mercedes-Benz Vans (3T 2022: 12.7 %); o retorno de capital ajustado atingiu os 10.4 % na Mercedes-Benz Mobility (3T 2022: 15.8 %)
  • Vendas: as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 1.529.800 unidades no período de janeiro a setembro (+2 %), apesar da escassez de materiais por parte dos fornecedores que condiciona o GLC e o Classe E; a divisão Mercedes-Benz Vans alcançou vendas de 323.500 unidades nos primeiros nove meses do ano (+11 %)
  • Eletrificação: Os veículos ligeiros de passageiros híbridos e elétricos representaram 20 % das vendas totais no terceiro trimestre; as vendas de veículos ligeiros de passageiros elétricos da Mercedes-Benz cresceram 97 % no período de janeiro a setembro; as vendas de comerciais ligeiros elétricos subiram 46 % nos primeiros nove meses; prevê-se a continuação da dinâmica de produtos em 2024 com o Classe G elétrico
  • Transformação: o Concept CLA demonstrou a excelente eficiência da plataforma MMA dos veículos elétricos; abertura do primeiro posto de carregamento Mercedes-Benz em Chengdu (China); teste de colisão em condições de condução real realça os mais elevados padrões de segurança dos veículos elétricos Mercedes-Benz
  • Previsão inalterada: as receitas da Mercedes-Benz Group AG em 2023 devem ficar ao nível das do ano transato enquanto o EBIT do Grupo deverá atingir igualmente o nível do ano anterior; fluxo de caixa das atividades industriais ligeiramente acima do nível do ano anterior. O retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars deverá situar-se entre 12 e 14 %, o retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Vans entre 13 e 15 % enquanto o retorno de capital próprio ajustado da Mercedes-Benz Mobility está previsto ficar entre 12 e 14 %

A Mercedes-Benz Group AG (símbolo: MBG) alcançou resultados sólidos no terceiro trimestre num ambiente de mercado desfavorável, marcado por uma intensa concorrência de preços, particularmente no segmento de veículos elétricos. O lucro antes de juros e impostos (EBIT) atingiu os 4,8 mil milhões de euros (3T de 2022: 5,2 mil milhões de euros), já que a melhoria dos preços líquidos na Mercedes-Benz Cars e um aumento nas vendas de comerciais ligeiros premium ajudaram a compensar parcialmente a inflação mais alta, os efeitos cambiais e os custos relacionados com a cadeia de fornecimento. As receitas caíram 1,4 % para 37,2 mil milhões de euros (3T de 2022: 37,7 mil milhões de euros) em parte porque as vendas de veículos ligeiros de passageiros foram cerca de 5 % inferiores durante o trimestre, devido a uma escassez induzida pelo fornecedor de sistemas elétricos de 48 V.
 

A Mercedes-Benz continua a seguir a sua estratégia de crescimento lucrativo. Graças às fortes vendas de veículos Mercedes-Maybach e do Classe G no segmento topo de gama e aos bons preços em geral, o retorno de vendas ajustado na divisão Mercedes-Benz Cars atingiu os 12,4 % (3T 2022: 14,5 %). Com um retorno de vendas ajustado de 15,0 % (3T 2022: 12,7 %), a divisão Mercedes-Benz Vans mais uma vez beneficiou da forte procura e de um portfólio de modelos favorável.

Transformação

No salão IAA em Munique, a Mercedes-Benz demonstrou como irá redefinir o segmento com o seu Concept CLA, um veículo elétrico cujo consumo de energia é de 12 kWh/100 km, proporcionando uma autonomia superior a 750 km (WLTP)1. Para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, a Mercedes-Benz está a construir a sua própria rede global de carregamento. Abriu o seu primeiro posto de carregamento há alguns dias em Chengdu (China). Atlanta (EUA) e Mannheim (Alemanha) seguir-se-ão dentro de algumas semanas. Para demonstrar ainda melhor a excelente segurança dos seus veículos elétricos, a Mercedes-Benz realizou o primeiro teste de colisão frontal ao vivo envolvendo dois veículos elétricos. O habitáculo de ambos os modelos elétricos permaneceu intacto e foi possível abrir as portas. Em caso de emergência, isto permitiria que os ocupantes saíssem do veículo por si próprios ou que fossem alcançados e assistidos pelas equipas de desencarceramento e de primeiros-socorros. O sistema elétrico de alta tensão do EQA e do EQS SUV desligou-se automaticamente durante a colisão. 

 

Mercedes-Benz Group

3T de 2023

3T de 2022

Variação 23/22

1T-3T de 2023

1T-3T de 2022

Variação 23/22

Receitas*

37200

37716

-1,4%

112957

109014

+3,6%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

4842

5196

-6,8%

15334

15047

+1,9%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

4915 

5344

-8,0%

15548

15584

-0,2%

Lucro/prejuízo líquido*

3719

3998

-7,0%

11371

10782

+5,5%

Fluxo de caixa (atividade industrial)*

2347

3016

-22,2%

7874

5649

+39,4%

Fluxo de caixa (atividade industrial) ajustado*

2449

3309

-26,0%

8173

6588

+24,1%

Resultados por ação em EUR

3.44

3.66

-6,0%

10.47

9.83

+6,5%

*em milhões de euros      

 

Investimentos, fluxo de caixa, liquidez

O fluxo de caixa da atividade industrial no terceiro trimestre atingiu os 2,3 mil milhões de euros (3T de 2022: 3,0 mil milhões de euros) devido à diminuição das vendas de veículos ligeiros de passageiros e a maiores investimentos em tecnologias para o futuro.

A liquidez da atividade industrial aumentou para 28,5 mil milhões de euros (final de 2022: 26,6 mil milhões de euros). Os investimentos do grupo em propriedades, fábricas e equipamentos no terceiro trimestre ascenderam a 0,9 mil milhões de euros (3T 2022: 0,8 mil milhões de euros). As despesas em investigação e desenvolvimento ascenderam a 2,5 mil milhões de euros (3T 2022: 2.3 mil milhões de euros) devido aos maiores investimentos nas futuras plataformas e tecnologias, incluindo o MB.OS.

Resultados por divisão

As receitas do terceiro trimestre da divisão Mercedes-Benz Cars diminuíram 3,8 % devido às menores entregas de veículos, reduzindo o lucro ajustado antes de juros e impostos para 3,3 mil milhões de euros (3T 2022: 4,0 mil milhões de euros). O preço médio de venda permaneceu estável no terceiro trimestre em comparação com o trimestre do ano anterior, atingindo aproximadamente 74.600€ (3T 2022: 75.400€) e até aumentou ligeiramente de aproximadamente 73.500€ no segundo trimestre. O preço líquido saudável compensou parcialmente os volumes ligeiramente mais baixos e a mudança na combinação de modelos. Os resultados foram ainda mais afetados por uma variação cambial de 329 milhões de euros. As vendas globais da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 1.529.800 unidades nos primeiros nove meses do ano (+2 %) e 510.600 unidades (-4 %) no terceiro trimestre. O volume de vendas foi afetado pela renovação do Classe E e por constrangimentos de fornecedores que limitaram a disponibilidade do GLC em particular.
A Mercedes-Benz continua a defender a sua posição de liderança no segmento topo de gama onde o Classe S tem uma quota de mercado superior a 50 % na China. No total prevê-se um aumento das vendas de veículos topo de gama ao longo do ano.

No terceiro trimestre, as entregas do Classe S foram afetadas por um abrandamento sazonal, questões temporárias de homologação e pelo ambiente macroeconómico. No entanto, as vendas do Classe S aumentaram 9 % na China e as vendas nos EUA subiram 48 % no trimestre. 

No segmento topo de gama, as vendas da Mercedes-Benz atingiram 246.500 unidades (+6 %) nos primeiros nove meses do ano e 69.900 unidades no terceiro trimestre (-11 %), uma vez que as vendas da Mercedes-AMG foram afetadas pelas mudanças de modelo do GLC, do Classe E e dos modelos de entrada na marca na China. Em contrapartida, as vendas de veículos elétricos da Mercedes-AMG cresceram 51 % no terceiro trimestre. A Mercedes-Benz continua a crescer no mercado de veículos elétricos topo de gama, com o Mercedes EQS SUV a registar um aumento de 162 % nas vendas, com um forte crescimento em todas as regiões. Nos EUA, as novas matrículas do EQS ultrapassaram as dos seus principais concorrentes do segmento topo de gama nos primeiros nove meses do ano.

No segmento core, as vendas do terceiro trimestre atingiram as 290.200 unidades (-1 %) e no segmento de entrada na marca as vendas atingiram 150.500 unidades (-5 %), uma vez que os modelos Classe A e Classe B foram alvo de uma remodelação a meio do ciclo de vida. A empresa apresentou o AMG GT Coupé e uma nova variante Station do Classe E.

 

Veículos Ligeiros Mercedes-Benz

3T de 2023

3T de 2022

Variação 23/22

1T-3T de 2023

1T-3T de 2022

Variação 23/22

Vendas unitárias

510564 

530414

-3,7%

1529793

1504538

+1,7%

de veículos xEV

102292 

84850

+20,6%

289900

222444

+30,3%

de veículos elétricos a bateria

61621 

37069

+66,2%

174471

95688

+82,3%

Receitas*

27131 

28209

-3,8%

83187

81044

+2,6%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

3312 

4034 

-17,9%

11312 

12097 

-6,5%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

3357 

4081 

-17,7% 

11282 

12157 

-7,2% 

Retorno de vendas em %

12.2 

14.3 

-2.1 % 

13.6 

14.9 

-1,3 % 

Retorno de vendas ajustado em %

12.4 

14.5 

-2.1 % 

13.6 

15.0 

-1.4 % 

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT)*

2148 

3374 

-36,3%

8898 

7614 

+16,9%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado*

2195

3552

-38,2%

9057

8180

+10,7%

Taxa de conversão de caixa ajustada

0.7

0.9

-

0.8

0.7

-

*em milhões de euros       
             

 

A divisão Mercedes-Benz Vans aumentou significativamente as suas vendas globais no terceiro trimestre de 2023 para 105.100 unidades (+1 %) graças à contribuição particularmente forte dos veículos comerciais pesados. As vendas globais de comerciais ligeiros totalmente elétricos duplicaram para 6.300 unidades (3T 2022: 3.100). As vendas de veículos totalmente elétricos representaram 6 % das vendas totais. No mercado estrategicamente importante dos EUA, a divisão vendeu 21.800 unidades (3T 2022: 15.500), atingindo o melhor trimestre de vendas de sempre. Graças aos preços líquidos consolidados, a um melhor portfólio de produtos e aos custos mais baixos das matérias-primas, o EBIT aumentou para 715 milhões de euros (+44 %) e foi possível compensar a inflação e os aumentos de custos relacionados com a cadeia de fornecimento. O EBIT ajustado considerando os itens não recorrentes aumentou 36 % para 743 milhões de euros. As receitas ascenderam a 4,9 mil milhões de euros, 15 % superiores face ao trimestre do ano anterior. Esta evolução resultou num retorno de vendas de 14,5 % e num retorno de vendas ajustado de 15 %, respetivamente. O cash flow do terceiro trimestre ascendeu a 980 milhões de euros e o cash flow ajustado a 1,04 mil milhões de euros.

 

Mercedes-Benz Vans

3T de 2023

3T de 2022

Variação 23/22

1T-3T de 2023

1T-3T de 2022

Variação 23/22

Vendas unitárias

105083 

103978

+1,1%

323473

292611

+10,5%

Receitas*

4939 

4309

+14,6%

14677

12103

+21,3%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

715 

497 

+43,9%

2283 

1227 

+86,1%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

743 

546 

+36,1%

2254 

1426 

+58,1%

Retorno de vendas em %

14.5 

11.5 

+3.0 % 

15.6 

10.1 

+5.5 % 

Retorno de vendas ajustado em %

15.0 

12.7 

+2.3 % 

15.4 

11.8 

+3.6 % 

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT)*

980 

434 

+125,8%

2167 

1066 

+103,3%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado*

1035 

529 

+95,7%

2304 

1299 

+77,4%

Taxa de conversão de caixa ajustada

1.4 

1.0 

1.0 

0.9 

*em milhões de euros       
             

 

No terceiro trimestre de 2023, o valor dos novos contratos da Mercedes-Benz Mobility aumentou para 15,2 mil milhões de euros e situa-se acima do nível do mesmo período do ano transato (3T 2022: 14,3 mil milhões de euros). O volume de contratos da Mercedes-Benz Mobility ascendeu a 133,8 mil milhões de euros no final de setembro, aproximando-se do nível do final do ano transato (2022: 132,4 mil milhões de euros). Com 363 milhões de euros, o EBIT ajustado ficou abaixo do nível dos anos anteriores (3T de 2022: 577 milhões de euros), uma diminuição causada principalmente por taxas de refinanciamento mais altas e pela intensificação da concorrência no setor de serviços financeiros. Além disso, o custo do risco de crédito é elevado, impulsionado pelo enfraquecimento do ambiente macroeconómico, bem como pelo aumento de incumprimentos em alguns mercados. Este facto, combinado com efeitos cambiais negativos, resultou numa diminuição do retorno de capital próprio ajustado para 10,4 % (3T de 2022: 15,8 %).

 


 

Mercedes-Benz Mobility

3T de 2023

3T de 2022

Variação 23/22

1T-3T de 2023

1T-3T de 2022

Variação 23/22

Receitas*

6561

6599

-0,6%

19706

20096

-1,9%

Novas vendas*

15183

14255

+6,5%

45299 

42910

+5,6%

Volume de contratos (setembro, 30)*

133840 

135731

-1,4%

133840

132.379**

+1,1%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

363 

577 

-37,1% 

1074 

1934 

-44,5%

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

363 

577 

-37,1% 

1350 

1934 

-30,2%

Retorno de capital em %

10.4 

15.8 

-5.4 %  

10.3 

17.7 

-7.4 %  

Retorno de capital ajustado em %

10.4 

15.8 

-5.4 %  

12.9 

17.7 

-4.8 %  

*em milhões de euros

**Valor do final do ano

      

 

Perspetivas

Com as diferenças regionais, é provável que a dinâmica global de crescimento da economia mundial permaneça bastante moderada durante o resto do ano. É provável que a inflação acima da média em muitos locais e a política monetária persistentemente restritiva dos principais bancos centrais continuem a pesar no crescimento. Prevê-se que o produto interno bruto mundial cresça apenas cerca de 2,5 % em 2023. Os imponderáveis geopolíticos continuam a ser outro fator de incerteza. Em contrapartida, prevê-se que os preços da energia se mantenham, em média, a um nível significativamente mais baixo em 2023 face ao ano anterior.

Divisão Mercedes-Benz Cars: Prevê-se que o crescimento das vendas dos três primeiros trimestres de 2023 continue aproximadamente ao mesmo ritmo. Desta forma, prevê-se que as vendas do ano completo se situem ao nível do ano anterior. Uma vez que se espera que continuem a existir restrições no fornecimento do sistema elétrico de 48 V, prevemos que as vendas do quarto trimestre se mantenham ao mesmo nível do terceiro trimestre. O retorno de vendas ajustado do ano completo deve continuar a situar-se entre 12 e 14 %. Devido à intensificação da concorrência em matéria de preços, em especial no segmento dos veículos elétricos, e tendo em consideração os problemas de fornecimento do sistema elétricos de 48 V, prevê-se que se situe na metade inferior deste intervalo. Os custos dos fornecedores relacionados com a inflação situam-se a um nível mais elevado do que no início do ano. A taxa de conversão de caixa ajustada deverá situar-se no intervalo de 0,8 – 1,0. Prevê-se que os investimentos em propriedades, fábricas, equipamento e investigação e desenvolvimento sejam significativamente superiores aos do ano transato.

Na divisão Mercedes-Benz Vans, estão previstas vendas unitárias significativamente acima das do ano transato. Além disso, estão previstas algumas despesas mais elevadas no último trimestre. O retorno de vendas ajustado deverá situar-se no limite superior do intervalo de 13 - 15 %. A taxa de conversão de caixa ajustada deverá situar-se entre 0,7 e 0,9. Como parte da ofensiva tecnológica e de produtos, os investimentos em propriedades, fábricas, equipamento e investigação e desenvolvimento continuam a estar previsto situar-se significativamente acima do nível do ano anterior.

O retorno de capital ajustado da Mercedes-Benz Mobility para o ano completo deverá situar-se no limite inferior do intervalo de 12 - 14 %, e no quarto trimestre deverá ficar a um nível semelhante ao do terceiro trimestre. Prevê-se que os efeitos da deterioração da margem de juro tenham atingido o seu ponto mais baixo no quarto trimestre. Estão previstas despesas operacionais para o lançamento da rede de carregamento de alta potência da marca Mercedes-Benz. Sem o aumento das despesas de exploração relativas ao carregamento, o retorno de capital ajustado para o ano completo situar-se-ia a meio do intervalo.

A Mercedes-Benz Group AG prevê receitas ao nível do ano anterior. O EBIT do Grupo deve continuar a situar-se ao nível do ano anterior. Prevê-se agora que o fluxo de caixa da atividade industrial continue a ser ligeiramente superior ao do ano transato.

Link para o comunicado de imprensa “Vendas do 3T de 2023”:

Mercedes-Benz Cars: group-media.mercedes-benz.com/Sales-Q3/cars

Mercedes-Benz Vans: group-media.mercedes-benz.com/Sales-Q3/vans

Link para a apresentação dos resultados do 3T de 2023 aos mercados de capitais: group.mercedes-benz.com/q3-2023/en

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 [1] Em condições reais de condução, podem ocorrer desvios em relação aos valores padrão certificados. Os valores reais são influenciados por uma variedade de fatores individuais, por exemplo, o estilo de condução individual, as condições ambientais e de percurso