Sintra,
22
Fevereiro
2024
|
17:58
Europe/Lisbon

Resultados de 2023 do Grupo Mercedes-Benz

  • Geração de caixa: Forte subida do fluxo de caixa livre da atividade industrial de 39% para €11,3 mil milhões (2022: €8,1 mil milhões) e aumento da liquidez industrial líquida de 19% para €31,7 mil milhões (2022: €26,6 mil milhões)
  • Resultados do ano completo: As receitas do Grupo subiram 2% para €153,2 mil milhões (2022: €150,0 mil milhões) e o EBIT do Grupo cresceu para os €19,7 mil milhões (2022: €20,5 mil milhões)
  • Rentabilidade: O retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars atingiu os 12,6% (1T 2022: 14,6%), 15,1% para a divisão Mercedes-Benz Vans (1T 2022: 11,2%), e um retorno de capital ajustado de 12,3% para a Mercedes-Benz Mobility (1T 2022: 16,8%)
  • Vendas de 2023: As vendas das divisões Mercedes-Benz Cars e Vans subiram 1,5% para 2 491 800 veículos; enquanto as vendas de veículos BEV cresceram 61% para as 240 700 unidades (2022: 149 200); as vendas de eVans subiram 51 % para as 22 700 unidades (2022: 15 000)
  • Dividendo: Foi proposto um dividendo de €5,30 por ação (2022: €5,20)
  • Recompra de ações: Recompra de ações no montante de até €3 mil milhões, nova política de recompra implementada 
  • Previsão para 2024: previsão das receitas do grupo ao nível do ano transato, ligeiramente inferior ao de 2022, fluxo de caixa da atividade industrial ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars previsto para um intervalo de 10 a 12%, retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Vans previsto para um intervalo de 12 a 14% e retorno de capital ajustado da Mercedes-Benz Mobility previsto para um intervalo de 10 a 12%
Mercedes-Benz Group

4T 2023

4T 2022

Variação 23/22

Ano Completo

2023

Ano Completo

2022

Variação 23/22

Receitas*

40 261  

41 003  

-1,8%  

153 218  

150 017  

+2,1%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

4326  

5411  

-20,1%  

19 660  

20 458  

-3,9%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

4456  

5071  

-12,1%  

20 004  

20 655  

-3,2%  

Lucro/prejuízo líquido*

3160  

4027  

-21,5%  

14 531  

14 809  

-1,9%

Fluxo de caixa (atividade industrial)*

3442

2479

+38,8%

11 316

8128

+39,2%

Resultados por ação em EUR

2.99  

3.72

-19,7%  

13.46  

13.55  

-0,7%  

 

 

 

* em milhões de euros

A Mercedes-Benz Group AG (símbolo: MBG) alcançou resultados financeiros sólidos em 2023. A atenção redobrada em veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, combinada com um controlo apertado dos custos, resultou num EBIT do Grupo de €19,7 mil milhões (2022: €20,5 mil milhões) e em receitas de €153,2 mil milhões (2022: €150,0 mil milhões). Em 2023, a Mercedes-Benz Cars obteve um retorno de vendas ajustado de 12,6%, a Mercedes-Benz Vans um retorno de vendas ajustado de 15,1% e a Mercedes-Benz Mobility um retorno de capital ajustado de 12,3%, num ambiente difícil marcado pelos constrangimentos na cadeia de fornecimento bem como pela volatilidade geopolítica e macroeconómica.  

Investimentos, fluxo de caixa e liquidez

O fluxo de caixa da atividade industrial atingiu os €11,3 mil milhões (2022: €8,1 mil milhões) principalmente devido à elevada rentabilidade, a uma elevada taxa de conversão e ao menor fundo de maneio. A liquidez da atividade industrial aumentou para €31.7 mil milhões (final de 2022: €26.6 mil milhões). Os investimentos do grupo em propriedades, fábricas e equipamentos no ano completo totalizaram €3.7 mil milhões (2022: €3.5 mil milhões). Os gastos em investigação e desenvolvimento atingiram os €10.0 mil milhões (2022: €8.5 mil milhões).

Transformação

A Mercedes-Benz obteve a certificação para o seu sistema de condução condicionalmente automatizada (SAE Nível 3) para utilizar nas vias rápidas nos estados da Califórnia e Nevada nos EUA, e recebeu autorização para testar os seus sistemas L3 em autoestradas em Beijing. Estas inovações chegam antes da introdução do seu sistema operativo MB.OS, que será lançado com a nova Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA) e que irá estabelecer uma nova referência na eficiência de utilização. A Mercedes-Benz começou a implementar a sua própria rede de carregamento de alta potência, com a abertura de postos de carregamento na China, nos EUA e na Alemanha. A empresa também continuou a expandir o seu modelo de vendas diretas, incluindo mais recentemente na Tailândia. As vendas diretas já estão ativas em 11 mercados e representam mais de 50% das vendas na Europa e mais de 30% nas restantes regiões do mundo.

Resultados por divisão

O lucro ajustado antes de juros e impostos da divisão Mercedes-Benz Cars atingiu os €14,3 mil milhões (2022: €16,2 mil milhões) enquanto o retorno de vendas ajustado resultou num sólido crescimento de 12,6% (2022: 14,6%). Assim, os efeitos positivos dos preços líquidos, da redução dos preços das matérias-primas e da melhoria dos custos de produção foram contrariados por encargos mais elevados com a inflação e custos relacionados com a cadeia de abastecimento.

Os custos de investigação e desenvolvimento nas futuras plataformas e tecnologias aumentaram, particularmente no que diz respeito ao MB.OS. Os preços líquidos subiram significativamente com o preço médio de venda de 2% para €74 200 em 2023, e mantiveram-se positivos num nível saudável também no quarto trimestre.

As vendas unitárias totais permaneceram inalteradas, tendo sido atingidas 2 044 100 unidades em 2023, incluindo um aumento das vendas da Mercedes-Maybach (+19%), do Classe G (+11%) e da Mercedes-AMG (+4%). A combinação de modelos manteve-se inalterada, mas a um nível elevado, com as vendas de veículos do segmento superior a atingirem as 328 300 unidades no ano passado. O Classe S continua a ser o líder incontestável no seu segmento, mantendo a sua quota de mercado de cerca de 50% em todas as regiões importantes. Os veículos elétricos a bateria representam agora 12% das vendas totais da divisão Mercedes-Benz Cars, com a Mercedes-Benz a atingir a sua quota de mercado mais elevada de veículos elétricos entre todos os fabricantes tradicionais estrangeiros nos Estados Unidos em 2023.

O fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars aumentou 10% para €12,5 mil milhões em 2023 (2022: €11,4 mil milhões) devido ao aumento do fundo de maneio, resultando numa taxa de conversão de caixa ajustada favorável de 0,9 comparativamente a 0,7 do ano transato.

Mercedes-Benz Cars (incluindo smart)

4T 2023

4T 2022

Variação 23/22

Ano Completo

2023

Ano Completo

2022

Variação 23/22

Vendas unitárias

514 258 

536 181  

-4,1%  

2 044 051 

2 040 719  

+0,2%  

de veículos xEV

112 043  

111 046  

+0,9%  

401 943 

333 490  

+20,5%  

de veículos elétricos a bateria

66 197  

53 539  

+23,6%  

240 668  

149 227  

+61,3%  

Receitas*

29 569  

30 557  

-3,2%  

112 756  

111 601  

+1,0%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

2912  

4243  

-31,4%  

14 224  

16 340  

-12,9%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

2970  

4088  

-27,3%  

14 252  

16 245  

-12,3%  

Retorno de vendas em %

9.8  

13.9

-4.1%

12.6

14.6

-2.0%  

Retorno de vendas ajustado em %

10.0  

13.4

-3.4%

12.6

14.6

-2.0%  

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT)*

3438

3104

+10,8%

12 336

10 718

+15,1%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado*

3478

3233

+7,6%

12 535

11 413

+9,8%

Taxa de conversão de caixa ajustada

1.2

0.8

-

0.9

0.7

-

* em milhões de euros

As receitas da Mercedes-Benz Vans subiram 18% para €20,3 mil milhões (2022: €17,2 mil milhões) e o EBIT ajustado cresceu 59% para €3,1 mil milhões (2022: €1,9 mil milhões) no ano completo, graças ao crescimento das vendas unitárias de 8% para um máximo histórico de 447 800 unidades (2022: 415 300 unidades).

O bom desempenho financeiro é o resultado de uma substância de produto forte, de um posicionamento de preço premium e de uma combinação de produtos saudáveis, de preços líquidos sólidos e de custos de matérias-primas mais baixos. Estes fatores, combinados com medidas de eficiência, ajudaram a compensar custos superiores relacionados com inflação e logística. Em conformidade com a estratégia de crescimento de valor para uma concentração nos segmentos premium, os modelos comerciais ligeiros de grande dimensão dominaram as vendas, resultando num novo máximo histórico de vendas nos EUA, com o modelo Sprinter a liderar o seu segmento na Europa e a divisão Mercedes-Benz Vans a liderar o mercado na Alemanha. Com vendas de 237 400 unidades de grande dimensão, 178 900 unidades de média dimensão e de 31 500 unidades de pequena dimensão, a divisão Mercedes-Benz Vans alcançou o seu melhor resultado anual até à data em cada segmento.

Nos Estados Unidos, as vendas cresceram 13% para um novo máximo anual de 75 100 unidades. Com um registo de cerca de 22 700 unidades, as vendas de comerciais ligeiros elétricos cresceram 51% em 2023, representando 5% das vendas totais. O ano passado também ocorreu a estreia do novo eSprinter e o facelift do portfólio de comerciais ligeiros de tamanho médio. Com o eCitan, EQT (consumo de energia elétrica em ciclo combinado (WLTP): 100 kWh/km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km), eVito, eVito Tourer, EQV e o eSprinter, a divisão Mercedes-Benz Vans oferece cada modelo também em versão totalmente elétrica desde 2023.  Os custos com investigação e desenvolvimento aumentaram devido a uma concentração do investimento na Arquitetura Elétrica de Comerciais Ligeiros (VAN.EA). Os investimentos em propriedade, fábricas e equipamentos aumentaram, pois, os equipamentos nas fábricas foram substituídos para fabricar o novo eSprinter, o facelift dos comerciais ligeiros de tamanho médio e ainda para fabricar a nova geração de comerciais elétricos. No ano completo, o fluxo de caixa ajustado subiu 48% para €3,0 mil milhões (2022: €2,0 mil milhões), resultando numa forte taxa de conversão de caixa ajustada de 1,0 (2022: 1,1).

 

Mercedes-Benz Vans

4T 2023

4T 2022

Variação 23/22

Ano Completo

2023

Ano Completo

2022

Variação 23/22

Vendas unitárias

124 317  

122 733  

+1,3%  

447 790  

415 344  

+7,8%  

Receitas*

5611  

5114  

+9,7%  

20 288  

17 217  

+17,8%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

855  

670  

+27,6%  

3138  

1897  

+65,4%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

809  

501  

+61,5%  

3063  

1927  

+59,0%  

Retorno de vendas em %

15,2  

13,1

+2.1%

15,5

11,0

+4,5%  

Retorno de vendas ajustado em %

14,4  

9,8

+4,6%

15,1

11,2

+3,9%  

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT)*

650

665

-2,3%

2817

1731

+62,7%

Fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado*

714

741

-3,6%

3018

2040

+47,9%

Taxa de conversão de caixa ajustada

0,9

1,5

-

1,0

1,1

-

* em milhões de euros

 A Mercedes-Benz Mobility registou um aumento de novos contratos de 7% para €62.0 mil milhões (2022: €58,0 mil milhões) de financiamento ou aluguer de longa duração de veículos elétricos, num ambiente de mercado competitivo com taxas de penetração acima da média. O portfólio total cresceu em 2023 para €135.0 mil milhões (2022: €132.4 mil milhões). O desempenho foi afetado por uma margem inferior do portfólio devido às taxas de refinanciamento mais elevadas e à intensificação da concorrência no setor dos serviços financeiros, resultando num lucro ajustado antes de juros e impostos de €1,7 mil milhões (2022: €2,4 mil milhões). As despesas para a implementação das atividades de carregamento de veículos também tiveram um impacto no EBIT. A atividade de carregamento registou uma continuação do seu crescimento global com a abertura de postos de carregamento de alta potência na Alemanha, Estados Unidos e China. Como resultado, o retorno de capital ajustado cresceu 12,3% (2022: 16,8%).

 

Mercedes-Benz Mobility

4T 2023

4T 2022

Variação 23/22

Ano Completo

2023

Ano Completo

2022

Variação 23/22

Receitas*

7012  

6858  

+2,2%  

26 718  

26 954  

-0,9%  

Novas vendas*

16 715  

15 121  

+10,5%  

62 014  

58 031  

+6,9%  

Volume de contratos (31 de dezembro)*

135 027  

132 379  

+2,0%  

135 027  

132 379**

+2,0%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*

228

494

-53,8%  

1302  

2428  

-46,4%  

Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*

345

494 

-30,2%  

1695  

2428  

-30,2%  

Retorno de capital em %

6,8

14,0

-7,2%  

9,5

16,8

-7,3%  

Retorno de capital ajustado em %

10,3

14,0

-3,7%  

12,3

16,8

-4,5% 

*em milhões de euros
** Valor no final do ano de 2022

Dividendo

Na assembleia geral anual a 8 de maio de 2024, o conselho de administração e o conselho de supervisão irão propor um dividendo de €5,30 por ação (2022: €5,20). Esta proposta reflete igualmente o efeito de acréscimo dos resultados por ação (EPS) do atual programa de recompra de ações.

Política de recompra de ações

A Mercedes-Benz decidiu implementar uma nova política de recompra de ações. Qualquer fluxo de caixa livre futuro da atividade industrial disponível (após potenciais fusões e aquisições em pequena escala), para além do rácio de distribuição de dividendos de cerca de 40% do rendimento líquido do grupo, será utilizado para financiar a recompra de ações com o objetivo de resgatar ações.  

Neste contexto, a Mercedes-Benz anunciou também um programa de recompra de ações adicional para recomprar ações próprias no valor de até €3 mil milhões (excluindo despesas acessórias) no mercado de ações. As ações recompradas devem ser subsequentemente canceladas.

A recompra será realizada de acordo com a autorização na Reunião Geral Anual da Mercedes-Benz Group AG a 8 de julho de 2020, permitindo ao Conselho de Administração adquirir, com a aprovação do Conselho de Supervisão, ações próprias até um máximo de dez por cento do capital acionista até 7 de julho de 2025. A recompra será iniciada imediatamente após a conclusão do programa de recompra atual anunciado a 16 de fevereiro de 2023, e está previsto terminar antes do prazo da autorização atual da Reunião Geral Anual.

A empresa pretende pedir uma renovação da autorização para a recompra de ações na Reunião Geral Anual em 2025 para continuar a recompra de ações em conformidade com a política de recompra de ações da empresa. Esta política de recompra de ações tem como objetivo o crescimento contínuo dos lucros por ação e o dividendo por ação ao longo dos próximos anos. Com qualquer programa de recompra de ações, a empresa irá manter a flexibilidade na execução em caso de desenvolvimentos inesperados no mercado.

Perspetivas

A situação económica e os mercados automóveis continuam a ser caracterizados por um grau de incerteza excecional. Podem surgir desenvolvimentos inesperados, em particular, de eventos geopolíticos e políticas comerciais. Entre estes destacam-se o atual conflito no Médio Oriente, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e outras crises regionais. Outras potenciais incertezas incluem o exacerbar das tensões entre a China e os Estados Unidos e uma deterioração adicional das relações políticas entre a União Europeia e a China. As perturbações nas cadeias de fornecimento e, em particular, a escassez de fornecimento de componentes críticos, continuam a ser um fator de risco significativo. Estes fatores podem causar um impacto nas cadeias de fornecimento e no desenvolvimento dos preços das matérias-primas e da energia. Adicionalmente, a inflação acima do esperado e as taxas de juro, as potenciais instabilidades nos mercados financeiros e um abrandamento ainda mais pronunciado do crescimento económico, podem ter um impacto significativo na economia mundial e nos mercados automóveis.

A partir de 2024, a Mercedes-Benz irá introduzir um novo KPI de orientação: uma quota de xEV para as vendas de novos veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros. Este irá substituir o atual KPI de emissões de CO2 do portfólio de novos veículos na Europa e refletir as atividades globais do grupo Mercedes-Benz.

Previsão de vendas: a empresa prevê vendas unitárias da divisão Mercedes-Benz Cars ao nível do ano transato, mesmo que os atuais estrangulamentos de fornecimento estejam a diminuir. Contudo, alguns assuntos mantêm-se e irão afetar as vendas em 2024. Esta situação irá provavelmente prolongar-se ao longo do primeiro semestre de 2024 e afetar em particular as vendas no primeiro trimestre, que deverá situar-se a um nível inferior ao do ano transato.

Prevê-se que a quota de veículos xEV se mantenha no intervalo de aproximadamente 19 a 21% das vendas de novos veículos.

O retorno de vendas ajustado deverá situar-se num intervalo de 10 a 12% num ambiente difícil, com volumes estáveis e uma percentagem elevada de vendas de veículos topo de gama. A divisão Mercedes-Benz Cars irá procurar defender e manter os níveis de preços de 2023. A atividade de veículos usados deverá manter-se a um nível positivo em termos absolutos, contudo, ligeiramente abaixo do nível de 2023. A empresa prevê menores efeitos negativos das taxas de câmbio enquanto as despesas de investigação e desenvolvimento devem manter-se estáveis. Os investimentos em fábricas e equipamentos devem ser ligeiramente superiores, devido principalmente à plataforma MMA. Registam-se alguns ventos favoráveis nos custos das matérias-primas e prevêem-se novos efeitos negativos nos custos relacionados com a cadeia de abastecimento. Em geral, estão previstas ligeiras melhorias relativamente aos custos das matérias-primas em 2024. O objetivo de médio-prazo de reduzir os investimentos (investigação, desenvolvimento, propriedades, fábricas e equipamento) em 20% face aos níveis de 2019 deve ser cumprido na segunda metade da década devido à aceleração do plano de produção de veículos elétricos a bateria com a MB.EA. 

A taxa de conversão de caixa ajustada da divisão Mercedes-Benz Cars deve permanecer dentro do intervalo de 0.8 a 1.0.

As vendas totais da divisão Mercedes-Benz Vans devem abrandar ligeiramente no segundo semestre de 2024 e situar-se a um nível ligeiramente inferior em 2024 com um forte primeiro trimestre. A quota de veículos xEV deverá situar-se no intervalo de 6 a 8% com o novo eSprinter disponível para venda no início de 2024.

O investimento em propriedades, fábricas, equipamentos, investigação e desenvolvimento deverá ser significativamente superior ao do nível transato devido aos investimentos na arquitetura elétrica especialmente concebida designada por VAN.EA.

O retorno de vendas ajustado deverá situar-se entre os 12 e os 14%. O preço líquido e a combinação de modelos devem evoluir solidamente e a taxa de conversão de caixa ajustada da divisão Mercedes-Benz Vans deverá situar-se no intervalo de 0,6 a 0,8.

O volume de contratos do portfólio da Mercedes-Benz Mobility deverá situar-se ao mesmo nível de 2023, com o desenvolvimento ligeiramente positivo de novos contratos. O retorno de capital ajustado deverá situar-se entre os 10 e os 12%. A margem deverá manter-se sob pressão no primeiro semestre de 2024. A deterioração da margem de aquisição começou a melhorar, embora seja necessário algum tempo para que esta situação se repercuta na carteira. Para o primeiro trimestre, a Mercedes-Benz Mobility espera uma margem abaixo do intervalo previsto para o ano inteiro.

A Mercedes-Benz Group prevê que as receitas do Grupo em 2024 tenham um registo ao nível do ano anterior. Num ambiente de mercado que continua desafiante, o Grupo espera que o EBIT seja ligeiramente inferior ao do ano anterior, resultantes das previsões de vendas distintas. O fluxo de caixa livre da atividade industrial do Grupo deverá situar-se ligeiramente inferior ao do nível extremamente forte de 2023, devido a um menor EBIT nas divisões de veículos ligeiros de passageiros e de comerciais ligeiros, e a uma menor taxa de conversão de caixa na divisão de comerciais ligeiros.

Prioridades estratégicas

A Mercedes-Benz irá continuar a concentrar-se na sua promessa de marca: construir os automóveis mais desejáveis do mundo. A Mercedes-Benz irá manter-se estrategicamente concentrada e taticamente flexível, e irá tomar as medidas necessárias para produzir veículos totalmente elétricos. Os clientes e as condições do mercado irão definir o ritmo da transformação. A empresa prevê ter reunidas condições para atender às diferentes necessidades dos clientes, quer sejam veículos totalmente elétricos ou equipados com motor de combustão eletrificado, muito para além da década de 2030. 

A empresa prevê que as vendas de modelos xEV representem até 50% das vendas totais na segunda metade da década. As ferramentas nas fábricas são substituídas para satisfazer a procura e captar o ponto de viragem para uma era totalmente elétrica. A Mercedes-Benz definiu o rumo com o desenvolvimento de várias plataformas para novos veículos. O ponto de partida será o próximo ano com o novo CLA totalmente elétrico. Enquanto os futuros modelos irão definir padrões em termos de melhoria da eficiência e do tempo de carregamento, a empresa acredita que os custos das baterias por kilowatt hora podem ser reduzidos em mais de 30% nos próximos anos, graças à otimização das células e do design dos módulos, à melhoria da integração do veículo, ao desenvolvimento adicional da química das células (ex., NMC, LFP de futura geração), às atualizações das células durante o ciclo de vida e à melhoria contínua dos contratos com fornecedores.

No domínio digital, espera-se que o sistema operativo MB.OS, propriedade da empresa, constitua um marco importante no domínio do software automóvel. Mais, a Mercedes-Benz irá continuar a inovar na condução automatizada. A Mercedes-Benz irá continuar a otimizar a sua pegada industrial e a base de custos, por exemplo, reduzindo estruturalmente os custos de material em estreita colaboração com os seus fornecedores.

Ao implementar esta estratégia, a Mercedes-Benz prevê atuar com base na essência da marca: uma combinação única de luxo emblemático com tecnologia revolucionária.

Ligação do comunicado de imprensa “Resultados de 2023”: group-media.mercedes-benz.com/annual sales

Ligação da apresentação aos mercados de capitais dos resultados do ano completo de 2023: group.mercedes-benz.com/results-2023

 As imagens da Conferência dos Resultados Anuais de 2023 estarão disponíveis aqui: group-media.mercedes-benz.com

 *Os dados divulgados neste documento são provisórios e não foram aprovados pelo Conselho de Supervisão nem auditados por auditor externo.