29
Novembro
2018
|
19:51
Europe/Lisbon

Os novos Mercedes-AMG GT e Mercedes-AMG GT R PRO

O atleta de topo oriundo de Affalterbach chega agora à linha de partida ainda mais aperfeiçoado e com a nova edição limitada AMG GT R PRO.

Na sua estreia há quatro anos, o AMG GT (consumo de combustível em ciclo combinado 12.5-11.4 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado 284-261 g/km) enfrentou com confiança a concorrência no panorama dos automóveis desportivos - e conquistou uma grande fatia do mercado. O atleta de topo oriundo de Affalterbach chega agora à linha de partida ainda mais aperfeiçoado e com a nova edição limitada AMG GT R PRO. Além das atualizações ao nível do exterior, o AMG GT Coupé de duas portas e o Roadster serão equipados com o sistema de controlo integrado de dinâmica de condução AMG DYNAMICS, com o novo volante AMG Performance, com a consola central com os botões táteis inovadores do AMG GT Coupé de 4 Portas (consumo de combustível em ciclo combinado: 11.3-9.4 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 257-215 g/km) e com o painel de instrumentos AMG “Supersport” totalmente digital. O AMG GT R PRO foi modificado em inúmeros detalhes para fornecer um desempenho em pista ainda melhor: a potência específica otimizada, a nova suspensão, a rigorosa afinação aerodinâmica que resulta numa aderência ainda maior, bancos envolventes de baixo peso e as jantes de liga leve contribuem para uma maior dinâmica de condução e voltas mais rápidas na pista.

O AMG GT incorpora os princípios "Driving Performance" de uma forma única. Na sua estreia há quatro anos atraiu a atenção dos clientes e dos entusiastas dos veículos desportivos. Para continuar esta história de sucesso, o modelo foi equipado com inúmeras inovações do AMG GT Coupé de 4 Portas. A esta gama foi adicionado um novo modelo topo de gama de edição limitada: atualmente nenhum outro veículo de produção da Mercedes-AMG se encontra tão próximo do nível do desporto automóvel como o novo AMG GT R PRO.

Painel de instrumentos de série totalmente digital

Tal como no AMG GT Coupé de 4 Portas, a nova arquitetura do sistema de telemática no modelo AMG GT de 2 portas permite instalar o inovador painel de instrumentos totalmente digital de série com 12.3'' e um ecrã multimédia de 10.25'' na consola central. O painel de instrumentos apresenta um design totalmente novo com os três estilos específicos da AMG - “Classic”, “Sporty” ou “Supersport”.

O ecrã multimédia permite igualmente a utilização de mais funções do veículo agora com uma maior qualidade, por exemplo, com apresentações animadas da assistência à condução, do veículo e dos sistemas de comunicação.

Através do botão tátil esquerdo no volante, a informação preferida também pode ser indicada no lado esquerdo ou no lado direito do painel de instrumentos, como por exemplo, os clássicos velocímetro e conta-rotações, a informação da navegação ou dos sistemas de assistência, ou os dados detalhados do motor. Os condutores mais desportivos também podem introduzir um indicador de força G ou os valores de potência e binário instantâneos.

Botões táteis inovadores na consola central

A consola central é uma característica atraente do interior do modelo com o seu design V8, destacando a afirmação da marca como fabricante de modelos de elevado desempenho e satisfazendo de forma ideal os requisitos de funcionamento. O AMG GT de 2 Portas também foi equipado com os inovadores botões táteis a cores, que integram a indicação e o controlo da logística da caixa de velocidades, chassis, ESP, sistema de escape, spoilers traseiros e função start-stop. Com tecnologia TFT, os botões táteis incluem símbolos intuitivos para mostrar a função e são fáceis de operar com apenas um ligeiro toque do dedo.

A nova geração de volantes AMG

O AMG GT de 2 Portas foi equipado com o novo volante desportivo AMG, estreado no AMG GT Coupé de 4 Portas e que também está disponível no C 63. É caracterizado pelo seu design desportivo, uma secção inferior plana e uma operação intuitiva. O revestimento do volante em pele preta é perfurado nas laterais para assegurar uma ótima aderência das mãos.

Nos modelos AMG GT S e AMG GT C, o volante é em pele preta/microfibra DINAMICA. No AMG GT R, o aro é totalmente revestido em microfibra DINAMICA. O volante AMG também está disponível em pele sintética preta com aplicações em piano lacado preto, e também microfibra DINAMICA com aplicações de revestimento em fibra de carbono brilhante. Em qualquer um dos modelos, as patilhas de seleção da caixa de velocidades no volante, galvanizadas, permitem um estilo de condução desportivo através do comando manual da caixa de velocidades.

Os botões táteis integrados podem ser utilizados para controlar as funções do painel de instrumentos digital e do ecrã multimédia através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais do dedo. O active distance assistant DISTRONIC e o cruise control TEMPOMAT podem ser ajustados nos painéis de controlo do lado esquerdo. Os painéis de controlo no lado direito são utilizados para ativar o controlo por voz, o telefone, regular o volume do som, bem como outras funções do sistema multimédia.

Todos os modelos AMG GT de 2 Portas estão equipados de série com os novos botões do volante AMG. Estes consistem num controlador circular com um ecrã integrado abaixo do raio direito do volante, mais dois botões táteis a cores posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante. Os programas da transmissão AMG podem ser acionados diretamente através do controlador. A definição selecionada é indicada no ecrã LCD a cores diretamente integrado no controlador.

Os dois botões táteis livremente configuráveis e os botões adicionais no lado esquerdo permitem controlar funções adicionais AMG diretamente no volante. Isto significa que o condutor poderá concentrar-se totalmente na condução dinâmica sem necessitar de retirar as suas mãos do volante.

AMG TRACK PACE

O engenheiro de corrida virtual AMG TRACK PACE, que regista os dados da condução em circuitos fechados, fornece funções significativamente alargadas e ainda mais precisas. O AMG TRACK PACE é um equipamento de série do sistema de informação e entretenimento COMAND online.

Após a ativação da função, durante a condução numa pista, mais de 80 tipos de dados específicos do veículo (ex. velocidade, aceleração) são registados dez vezes por segundo. Além disto, são indicados os tempos por volta e por setor e também a respetiva diferença para um dado tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são apresentados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado.

Após efetuar algumas voltas rápidas, o condutor poderá utilizar os dados para análise e, se necessário, melhorar as suas capacidades de condução. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração (ex. 0-100 km/h, ¼ milha, 100-0 km/h) podem ser medidos e gravados. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o AMG TRACK PACE consegue até detetar quando o condutor abandonou a pista ou quando o traçado utilizado da pista é mais curto do que o normal. Isto é obtido através da utilização dos dados de GPS, bem como dos sensores disponíveis no veículo (aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidade das rodas).

Os dados são apresentados no ecrã multimédia e no painel de instrumentos digital. Além de ser possível registar os próprios circuitos, as conceituadas pistas, como por exemplo, Nürburgring ou Spa Francorchamps, já estão armazenadas.

Exterior: associação à família AMG GT ainda mais reforçada

Os novos controlos dos faróis LED high performance mostram semelhanças com o AMG GT Coupé de 4 Portas e portanto reforçam ainda mais a associação do modelo à família AMG GT. Uma faixa de luz trifuncional e arqueada assume as funções de luz diurnas, luz de navegação e luz de mudança de direção.

O sistema refletor multi-câmara com três refletores simples para as luzes de médios e de máximos não só assegura a iluminação ideal da estrada, como também confere ao AMG GT um visual desportivo e dinâmico que ganha ainda um maior relevo estético em resultado do fundo preto. As luzes traseiras LED também aparentam estar numa posição mais interior e com um visual mais desportivo através do fundo escuro.

O novo design do para-choques traseiro é atraente – o seu difusor preto foi redesenhado para o AMG GT, AMG GT S e AMG GT C. Ao mesmo tempo o revestimento da ponteira de escape foi redesenhado para corresponder à forma do AMG GT Coupé de 4 Portas. O AMG GT está agora equipado com duas ponteiras duplas de escape redondas, enquanto o AMG GT S e o AMG GT C estão equipados com ponteiras duplas de escape trapezoidais. O design da traseira do AMG GT R mantém a sua geometria distintiva com a ponteira de escape de grandes dimensões posicionada centralmente. É flanqueada por mais duas ponteiras de escape pretas nos lados esquerdo e direito do difusor.

Na secção inferior, o AMG GT e o AMG GT S estão equipados com um novo revestimento da embaladeira com textura granulada preta. Isto confere aos modelos um visual ainda mais dinâmico. Utilizado em combinação com o pack exterior opcional, os elementos decorativos adicionais reforçam as características dos modelos.

Adicionalmente, como opção, o AMG GT e o AMG GT S podem ser equipados com as novas jantes de liga leve de raios em y, pretas e polidas. Além disso, o AMG GT, AMG GT S e o AMG GT C estão disponíveis opcionalmente com as novas jantes de 10 raios duplos em cinza titânio, polidas, ou acabamento em preto.

O pack parking é uma nova opção com o assistente de estacionamento PARKTRONIC, câmara de marcha-atrás e câmara dianteira, que aumenta a aptidão do modelo para uma utilização no dia-a-dia, mais precisamente na realização de manobras. Outra indicação da sua associação à família AMG GT é a nova cor disponível no AMG GT de 2 portas – o azul magno brilhante, lançado no AMG GT Coupé de 4 Portas. Os equipamentos opcionais incluem, além de outros, o revestimento dos estofos em pele exclusiva em pérola prateado / preto.

Ainda mais ágil através do AMG DYNAMICS

Como novo equipamento integrante nos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport Plus”, “RACE” e “Individual”, o AMG GT de 2 Portas está agora também equipado com AMG DYNAMICS. Esta regulação integrada de dinâmica de condução alarga as funções do ESP® (programa eletrónico de estabilidade) para uma dose exata de distribuição de potência no eixo traseiro e controlo da característica da direção.

Desta forma o AMG GT torna-se ainda mais ágil na sua máxima estabilidade. O AMG DYNAMICS otimiza a dinâmica transversal através de uma maior aceleração lateral, melhor tração e reação às variações de carga.

O AMG DYNAMICS calcula como o veículo irá reagir. Para tal, o sistema utiliza os sensores disponíveis que detetam por exemplo, a velocidade, o ângulo da direção ou a aceleração em torno do eixo vertical do veículo. Assim, é possível antecipar o comportamento do veículo com base nas ações do condutor e nos dados fornecidos pelos sensores. O sistema de controlo reage antes do condutor e sem perceção da intervenção pelo sistema. O condutor experimenta uma sensação de condução extremamente autêntica com uma elevada dinâmica em curva e ótima tração, bem como uma elevada estabilidade e comportamento previsível. Mesmo os condutores mais experientes recebem uma ótima assistência sem se sentirem limitados pelo sistema.

Os diferentes modos do AMG DYNAMICS designam-se de "Basic", "Advanced", "Pro" e "Master". A seleção do programa de condução no ecrã multimédia apresenta agora o novo símbolo AMG DYNAMICS, ao invés do anterior símbolo ESP®.

  • O modo "Basic" é atribuído aos programas da transmissão "Slippery" e "Comfort". Neste caso, o AMG GT demonstra características de comportamento excecionalmente estáveis.

     

  • O modo "Advanced" é ativado no programa "Sport". O AMG GT fica naturalmente equilibrado. O amortecimento otimizado associado à afinação da direção mais desportiva otimiza a agilidade e melhora o comportamento dinâmico, nomeadamente em estradas sinuosas.

  • O modo “Pro” (abreviatura de “profissional”) está incluído no programa “Sport+”. No modo “Pro”, o condutor recebe ainda uma maior assistência nas manobras de condução dinâmica enquanto a agilidade e a precisão são adicionalmente reforçadas em curva.

     

  • O modo “Master” (apenas disponível nos modelos GT C, GT S e GT R) está associado ao programa da transmissão RACE. O modo "Master" destina-se aos condutores que pretendem experimentar o dinamismo e desfrutar da condução em circuitos fechados. O modo "Master" oferece um equilíbrio ainda mais extremo. Desta forma, assegura a máxima agilidade e explora totalmente o potencial dinâmico do chassis do AMG GT.

Mais próximo do desporto automóvel do que nunca: o novo AMG GT R PRO

O novo modelo topo de gama de edição limitada AMG GT R PRO é caracterizado por uma dinâmica de condução adicionalmente aperfeiçoada, particularmente em pista. A experiência no desporto automóvel, nomeadamente nas categorias GT3 e GT4, foi utilizada no desenvolvimento do modelo. As medidas adotadas do desporto automóvel podem ser agrupadas em quatro áreas: suspensão, construção com baixo peso, aerodinâmica e visual.

Suspensão: a configuração ideal

A nova suspensão AMG oferece ainda mais opções de escolha para uma configuração à medida de um determinado circuito. Tal como no desporto automóvel profissional, o condutor não só poderá ajustar mecanicamente a pré-carga da mola, como também poderá agora ajustar a compressão e o retorno dos amortecedores. Isto é realizado de forma rápida e rigorosa sem ferramentas através de um indicador de regulação no amortecedor. A taxa de compressão é ajustada separadamente para os movimentos e alta e de baixa velocidade. Isto significa que as configurações podem ser marcadas para movimentos de compressão lentos e rápidos, como é normalmente realizado na prática no desporto automóvel. Isto permite influenciar de forma ainda mais seletiva o comportamento da carroçaria, bem como a tração do AMG GT R PRO.

O eixo dianteiro está equipado com uma barra de torsão ajustável construída em fibra de carbono de baixo peso. O eixo traseiro, construído em aço, é igualmente ajustável e também permite reduzir o peso devido à sua estrutura oca.

O AMG GT R já está equipado com rótulas esféricas Uniball no triângulo inferior da suspensão do eixo traseiro. O AMG GT R PRO é agora equipado com estas rótulas também nos triângulos superiores da suspensão. As rótulas esféricas Uniball são significativamente mais resistentes ao desgaste do que as rótulas convencionais utilizadas nos triângulos da suspensão e, devido ao seu design, não têm folga, o que significa que os ângulos de sopé e de avanço não variam mesmo quando o modelo é sujeito a elevadas cargas. Desta forma o AMG GT R PRO pode ser conduzido com uma precisão superior.

O painel em fibra de carbono na secção inferior traseira da carroçaria também contribui para a elevada precisão do comportamento. Este elemento de baixo peso e rígido aumenta a rigidez estrutural da secção traseira e acrescenta ainda mais estabilidade à carroçaria.

Os apoios dinâmicos do motor e da caixa de velocidades controlados eletronicamente, também foram aperfeiçoados para aumentar a agilidade e fornecer uma resposta notória e de elevada previsão.

O equipamento de série do AMG GT R PRO também inclui o Track Package. É constituído por um sistema de proteção contra o capotamento, cintos de segurança de 4 pontos para o condutor e passageiro dianteiro, e um extintor de incêndio de 2 kg (equipamento para ser utilizado exclusivamente em pista).

O rollbar é constituído por uma barra anti capotamento principal, uma barra para a instalação dos cintos de segurança, duas barras traseiras e ainda barras diagonais em X na secção traseira. O sistema aumenta ainda mais a já excelente rigidez do veículo e desta forma influencia positivamente a dinâmica de condução do veículo.

Construção de baixo peso: componentes em fibra de carbono e novas jantes forjadas

Além de um conjunto de componentes em fibra de carbono, a redução de peso é obtida também pelo sistema de travões compósitos cerâmicos de série de elevado desempenho, exclusivamente com pinças de travão pintadas a preto, e também pelos bancos AMG envolventes construídos em fibra de carbono. As jantes forjadas AMG Performance de 5 raios duplos e baixo peso são exclusivamente pintadas em cinza titânio.

Aerodinâmica: para-choques dianteiro redesenhado com aplicações adicionais

A afinação rigorosa da aerodinâmica também aumenta o desempenho geral do AMG GT R PRO. O redesenhado para-choques dianteiro foi equipado nas secções laterais com duas aplicações construídas em fibra de carbono. As aplicações inferiores fluem virtualmente de forma contínua até ao repartidor dianteiro, que foi colocado numa posição mais avançada e é mantido por pequenas barras metálicas – estas estabilizam o repartidor dianteiro quando o veículo se desloca a alta velocidade.

As lamelas nas asas dianteiras permitem ventilar efetivamente as cavas das rodas e consequentemente contribuem para reduzir a força ascendente no eixo dianteiro. Na secção traseira, o elemento aerodinâmico em fibra de carbono em ambos os guarda-lamas sobe praticamente até ao nível dos farolins traseiros. A interligação de todas estas medidas permite reduzir significativamente a força ascendente no eixo dianteiro sem afetar negativamente as condições aerodinâmicas no eixo traseiro.

O perfil aerodinâmico ativo na secção inferior da carroçaria, o sistema ativo de regulação de ar AIRPANEL no para-choques dianteiro e a asa de grandes dimensões na traseira, todos conhecidos do AMG GT R, fazem parte do equipamento de série. Além disso, a asa traseira está equipada com um spoiler, que aumenta a força descendente no eixo traseiro e agora assenta nos suportes em alumínio, salientando o carácter de um modelo do desporto automóvel.

Visual do desporto automóvel: Pack Carbono, novo tejadilho e elementos de revestimento exterior em fibra de carbono

O AMG GT R PRO não só apresenta um desempenho semelhante ao de um modelo do desporto automóvel, como também revela um visual igualmente desportivo. O Pack Carbono I de série com repartidor dianteiro, aletas nas asas, faixas de revestimento nas embaladeiras laterais e um difusor com acabamento em fibra de carbono de elevada qualidade, enfatiza a sua proximidade ao desporto automóvel, tal como o redesenhado tejadilho em fibra de carbono com centro rebaixado.

O estatuto especial é também salientado pelos elementos de revestimento exterior com faixas desportivas sobre o capot, tejadilho e tampa da bagageira, bem como ao longo das laterais do veículo. Estes elementos de revestimento são de cor verde-claro exclusivamente em combinação com a pintura cinza selenite. Para todas as restantes versões de cor, as faixas são fornecidas em cinza escuro mate. Como opção, os elementos de revestimento exterior também podem ser omitidos completamente.