12
Setembro
2017
|
01:00
Europe/Lisbon

Os novos Classe S Coupé e Classe S Cabriolet

Dois modelos de sonho

Como membros da bem-sucedida família Classe S, as versões coupé e cabriolet irão beneficiar em breve das mesmas inovações que foram introduzidas no Classe S limo. Estas incluem sistemas de assistência à condução novos ou significativamente aperfeiçoados ao nível funcional, o moderno conceito de controlo e indicação com o Cockpit Panorâmico, a nova geração de volantes, o controlo de conforto integrado ENERGIZING e a mais moderna geração do sistema de informação e entretenimento. Os inovadores farolins traseiros OLED são elementos exclusivos para ambos os modelos de duas portas e fazem parte do equipamento de série. O novo motor V8 biturbo é ainda mais dinâmico no S 560 Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.0 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 183 g/km) e no S 560 Cabriolet (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 199 g/km).

O design aperfeiçoado transmite uma maior desportividade e realça ao mesmo tempo a mais moderna tecnologia utilizada na construção dos modelos. Os para-choques dianteiros de ambos os modelos estão equipados com repartidor dianteiro revestido em cromado e entradas de ar de grandes dimensões. O visual dinâmico é reforçado pelas saias laterais redesenhadas e pelos revestimentos cromados das ponteiras de escape com um visual V12.

A linha de equipamento AMG também é caracterizada por um visual mais dinâmico dos novos para-choques dianteiro e traseiro. As entradas de ar dianteiras, tridimensionais e de grandes dimensões, são especialmente atrativas e incluem duas lamelas cromadas.

Inovadores farolins traseiros OLED disponíveis como equipamento de série

Os inovadores farolins traseiros OLED são um novo equipamento dos modelos Classe S Coupé e Cabriolet. Com esta tecnologia (díodo orgânico emissor de luz), a iluminação é obtida através de finas camadas de materiais orgânicos que são impressas numa placa de vidro. Os 66 OLEDs ultra planos atuam como elementos flutuantes no interior do farolim traseiro. Além disso, emitem um padrão de luz extremamente homogéneo em todas as direções e traduzem-se num design único durante o dia e a noite. A abertura e fecho do veículo é adicionalmente realçada por uma sequência dinâmica de iluminação com a subsequente redução linear da intensidade das luzes traseiras até desligarem. Os farolins traseiros OLED também incluem a habitual tecnologia multinível da Mercedes-Benz, com diferentes níveis de intensidade das luzes de stop e das luzes de mudança de direção, em função das condições de condução e da luminosidade ambiente (dia/noite).

Os dois novos modelos de jantes permitem personalizar ainda mais o veículo em conjunto com a linha de equipamento AMG. Estão disponíveis jantes de 20. AMG de 10 raios pintadas cinzento titânio com acabamento de alto brilho (opcionais em combinação com a AMG) ou pintadas em preto com acabamento de alto brilho (opcionais em combinação com a AMG Plus).

Habitáculo luxuoso equipado com Cockpit Panorâmico e uma nova geração de volantes

Um novo visual interior é garantido pelos acabamentos interiores (madeira de nogueira em castanho de alto brilho, madeira de freixo em cinza acetinado e madeira de magnólia designo com linhas fluidas) e pelos revestimentos dos estofos (pele nappa designo Exclusive da linha de equipamento AMG Line Plus na cor porcelana/vermelho Tizian, pele nappa designo Exclusive na cor porcelana/vermelho e pele nappa designo Exclusive da linha de equipamento AMG Plus em vermelho Bengal/preto).

O interior dos novos Classe S é caracterizado pelos dois novos ecrãs de alta resolução e de alto brilho, cada um com uma largura diagonal de 12.3”. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit Panorâmico. Como elemento central realçam a orientação horizontal do design interior.

Tal como o painel de instrumentos, este Cockpit Panorâmico contém um ecrã de grandes dimensões com instrumentos virtuais no campo de visão direto do condutor (head-up display) e ainda um ecrã central acima da consola central. O cockpit totalmente digital oferece três estilos de design extremamente distintos, os quais incluem o estilo "Classic", o "Sporty" e o "Progressive". Em função das preferências pessoais ou para corresponder ao interior selecionado, os estilos podem ser alterados rapidamente a partir do painel de instrumentos e do ecrã central. Além da informação como o conta-quilómetros parcial ou o consumo de combustível, o condutor também poderá visualizar os dados da navegação ou o indicador ECO no painel de instrumentos. Isto ajuda o condutor a tornar mais eficiente o seu estilo de condução.

Ambos os modelos estão equipados com Botões Touch Control no volante. Estes respondem aos movimentos dos dedos tal como um ecrã de um smartphone. Permitem ao condutor controlar as funções do painel de instrumentos e de todo o sistema de informação e entretenimento sem retirar as suas mãos do volante. Outra característica inovadora corresponde ao comando do DISTRONIC e do controlo da velocidade de cruzeiro que poderá ser realizado através dos controlos equipados no volante.

O sistema de informação e entretenimento também pode ser comandado através do touchpad com o painel de controlo na consola central e pelo controlo por voz LINGUATRONIC. Pela primeira vez o controlo por voz foi ampliado para incluir várias funções do veículo. Agora os comandos de voz também podem ser utilizados para controlar o ar condicionado, o aquecimento/ventilação do banco, a iluminação interior (iluminação ambiente, as luzes de leitura, a iluminação no compartimento traseiro), a fragrância/ionização, a função de massagem do banco e o Head-up Display. Em função da versão do idioma e do equipamento do veículo, estão agora disponíveis até 450 comandos individuais de voz.

A última geração do COMAND Online oferece uma rápida navegação 3D por disco rígido com indicação de mapas topográficos, imagens foto realistas de edifícios em 3D e rotações de mapas também em 3D. No mapa de navegação é indicada informação abrangente: além da informação de trânsito em tempo real, também é possível, por exemplo, incluir as mensagens de aviso da Car-to-X, a informação de meteorologia, os postos de abastecimento e os parques de estacionamento.

O novo Concierge Service disponibiliza um vasto conjunto de serviços personalizados aos clientes do Mercedes me connect, como por exemplo, reservas de restaurantes, sugestões de itinerários turísticos, obtenção de informação sobre eventos culturais ou desportivos e envio de destinos de navegação diretamente para o veículo.

Controlo de conforto ENERGIZING para um maior bem-estar e atenção

O controlo de conforto ENERGIZING (opcional) liga vários sistemas de conforto do veículo. São utilizadas sistematicamente as funções do sistema de controlo da climatização (incluindo a fragrância), dos bancos (aquecimento, ventilação e massagem), a iluminação e o sistema de áudio, o que permite configurar as condições de conforto do veículo em função do estado anímico e das necessidades do cliente. Como resultado, os níveis de bem-estar e de desempenho são melhorados.

Em função do nível de equipamento, estão disponíveis até seis programas:

• Freshness

• Warmth

• Vitality

• Joy

• Comfort

• Training (três modos de treino – relaxamento muscular, ativação e equilíbrio muscular - cada um com vários exercícios)

Todos os programas têm a duração de dez minutos. São monitorizados na unidade principal com um gráfico a cores e acompanhados com uma música adequada. O programa inclui cinco músicas armazenadas contudo, se estiverem disponíveis músicas fornecidas pelo cliente, por exemplo, através do Media Interface, o sistema analisa as músicas e atribui as mesmas a um programa com base nas batidas por minuto (bpm). As funções individuais dos programas podem ser desativadas.

O controlo de conforto ENERGIZING também incorpora a iluminação ambiente, que é adaptada harmoniosamente em função das imagens apresentadas no ecrã. Com 64 cores, a opcional iluminação ambiente alargada oferece um vasto leque de configurações individuais. A luz ilumina o interior de forma artística criando cores a partir da combinação de diferentes cores.

Novos sistemas de informação e entretenimento e carregamento sem-fios de smartphones

Todos os modelos Classe S estão equipados com a mais moderna geração do sistema de informação e entretenimento COMAND Online, que dá início a uma nova era de digitalização e conectividade. A Comunicação Sem-Fios de Curto Alcance transforma o smartphone numa chave digital do veículo.

Com o pack Smartphone Integration é possível utilizar o sistema de informação e entretenimento CarPlay™ da Apple e o Android Auto da Google. Se for ligado um smartphone compatível por USB, o cliente poderá passar para o interface CarPlay™ ou Android Auto se assim o desejar.

Como equipamento de série, as baterias dos telemóveis podem ser carregadas sem utilizar um cabo de ligação e sem base específica de telemóvel. O carregamento sem-fios funciona com todos os dispositivos móveis (até uma largura diagonal de ecrã de 15.2 cm) que suportem ou que possam ser equipados à posteriori para suportar a norma Qi. A base de carregamento está integrada no compartimento de arrumação em frente à consola central. Além disso, a função Telefonia multifunções (opcional) permite ligar telemóveis compatíveis à antena exterior do veículo.

Novos sistemas de assistência à condução com funções alargadas

Os modelos Classe S Coupé e Cabriolet dão um passo significativo rumo à condução autónoma e alcançam agora um novo patamar com novos ou amplamente aperfeiçoados sistemas de assistência à condução Intelligent Drive. O Active Distance Control DISTRONIC e o Active Steering Assist fornecem agora uma assistência mais confortável ao condutor e permitem manter uma distância de segurança para os veículos em frente e manobrar a direção com o mínimo esforço. A velocidade é agora ajustada automaticamente, por exemplo, antes das curvas, dos cruzamentos ou das rotundas (em função do país a que se destina o veículo, poderão ocorrer variações específicas no que diz respeito às funções individuais). Por exemplo, para esta finalidade, o Active Distance Control DISTRONIC utiliza agora os dados dos mapas e da navegação com maior frequência comparativamente ao modelo anterior.

Suspensão com auxílio de câmara

Em 2014 no Classe S Coupé, a opcional suspensão MAGIC BODY CONTROL com função de inclinação em curva foi uma inovação num veículo de produção em série. A carroçaria inclina para o lado interior da curva a um ângulo de até 2.65 graus para reduzir a força centrífuga exercida nos passageiros. O sistema inovador reconhece as curvas com o auxílio de uma câmara instalada no lado interior do para-brisas e de um sensor de aceleração lateral instalado na suspensão ROAD SURFACE SCAN. No novo Classe S Coupé, este controlo da suspensão foi ainda mais aperfeiçoado: a nova câmara do sistema tem um desempenho significativamente superior e opera até uma velocidade de 180 km/h. O Classe S Cabriolet está equipado de série com a suspensão semi-ativa de apoio total AIRMATIC com controlo variável contínuo do amortecimento.

Novo motor V8 biturbo com desativação de cilindros, V6 com função de circulação livre

O novo motor V8 biturbo no S 560 Coupé e no S 560 Cabriolet é um dos motores V8 a gasolina mais económicos do mundo e o seu consumo de combustível é até oito por cento inferior ao do seu antecessor. Para reduzir o consumo de combustível do novo V8 são desativados quatro cilindros em simultâneo em condições de carga parcial com o auxílio do sistema variador de fase das válvulas CAMTRONIC (apenas Coupé). Isto permite reduzir as perdas por compressão e melhorar a eficiência geral dos restantes quatro cilindros em operação através do deslocamento do ponto de operação para cargas mais elevadas. A instalação dos turbocompressores no interior do V entre os blocos de cilindros representa outra característica especial. O novo V8 produz uma potência de 345 kW (469 CV) e um binário máximo de 700 Nm.

O Coupé equipado com o motor V6 a gasolina e com uma potência máxima de 270 kW (367 CV) é agora designado de S 450 (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.9 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 204 g/km). Uma nova função de circulação livre contribui para uma maior eficiência em condições reais de condução. Quando a situação de condução e o nível de carga da bateria permitirem, o motor de combustão é desacoplado da caixa de velocidades e opera ao ralenti, permitindo ao veículo circular em roda livre. A caixa de velocidades automática 9G-TRONIC é outra nova característica do S 450. O escalonamento da caixa de velocidades com nove relações permite reduzir claramente a rotação do motor e é um fator decisivo para os elevados níveis de eficiência energética e de conforto de condução. O S 450 está equipado com um filtro de partículas de gasolina.

Os novos Mercedes-AMG S 63 4MATIC+ Coupé e Cabriolet e S 65 Coupé e Cabriolet

Novos veículos Performance de sonho com grelha do radiador Panamericana

A Mercedes-AMG atualizou os seus modelos Classe S Coupé e Cabriolet com um vasto conjunto de soluções tecnológicas e um novo design. O novo design da dianteira é dominado pela grelha do radiador Panamericana, que agora confere aos luxuosos veículos desportivos de duas portas um visual ainda mais exclusivo.

Nos modelos S 63 4MATIC+ Coupé e Cabriolet (consumo de combustível em ciclo combinado: 9.3 e 10.1 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 211 e 229 g/km), o motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros com turbocompressores duplos do tipo scroll e desativação de cilindros (Coupé) substitui o anterior V8 biturbo de 5.5 litros. Apesar da menor cilindrada, o novo motor produz uma potência de 450 kW (612 CV), exatamente 20 kW (27 CV) superior à do modelo antecessor. A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G também é uma nova característica no Coupé e no Cabriolet, tal como o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+.

Seguindo a mesma linha de renovação aplicada ao novo motor de oito cilindros do Coupé e do Cabriolet, os modelos topo-de-gama S 65 Coupé e S 65 Cabriolet equipados com motor de doze cilindros (consumo de combustível em ciclo combinado: 11.9 e 12.0 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 279 e 272 g/km) foram atualizados ao nível do design com a grelha do radiador Panamericana. O motor AMG V12 biturbo de 6.0 litros mantém o seu nível de potência nos 463 kW (630 CV) e produz um binário máximo de 1000 Nm.

Exterior: grelha do radiador Panamericana e para-choques dianteiro com nova asa

Os novos modelos AMG Classe S Coupé e Cabriolet são imediatamente distinguidos pela dianteira graças à grelha do radiador AMG Panamericana: a entrada de ar em forma de V segue harmoniosamente as linhas dos alojamentos dos faróis e está subdividida pelas lamelas verticais cromadas. O para-choques dianteiro relembra uma asa de um avião e é pintado na cor da carroçaria. Nas suas extremidades laterais encontram-se duas entradas de ar de grandes dimensões com contorno em preto de alto brilho. O tridimensional repartidor dianteiro com a sua geometria aerodinâmica e acabamento cromado de alto brilho reduz a força ascendente no eixo dianteiro.

As saias laterais com revestimento tridimensional e acabamento cromado de alto brilho, conferem ao Coupé e ao Cabriolet uma aparência de baixa altura, de maior proximidade ao asfalto e realçam ainda mais as laterais dos modelos. As características marcantes dos modelos AMG Classe S incluem, as jantes de liga leve e de grandes dimensões, de 19” de série no S 63 4MATIC+ Coupé e no Cabriolet, e de 20” no S 65 Coupé e no Cabriolet. As exclusivas jantes forjadas nos modelos V12 Coupé e Cabriolet são caracterizadas por um design invulgar e fascinante: cada um dos 16 raios cruza de uma forma especial para que os contornos reflitam a luz incidida para o centro da jante. Este efeito cria a sensação de que a jante é maior. As jantes têm as medidas 8.5 J x 20 no eixo dianteiro e 9.5 J x 20 no eixo traseiro. Adicionalmente, o polimento cerâmico assegura um visual exclusivo.

As jantes possuem de série uma tampa do parafuso da jante de elevada qualidade, aparafusada, totalmente integrada e construída em alumínio. A sua forma relembra uma porca central tal como no desporto automóvel. O logótipo AMG está incorporado na jante como um elemento de design. Estão disponíveis como opção mais três modelos de jantes do mesmo tamanho – duas versões também pintadas em preto mate e flange do aro com acabamento de alto brilho.

A traseira imponente do S 63 4MATIC+ e do S 65 é caracterizada por um para-choques traseiro aperfeiçoado com difusor e pelas duplas ponteiras do sistema de escape AMG específicas do modelo.

A traseira do Coupé e do Cabriolet está ainda equipada com novos farolins traseiros OLED (díodo orgânico emissor de luz) exclusivos destes modelos. Os OLEDs são caracterizados pela sua película fina, que permite criar superfícies curvilíneas que resultam num design de iluminação totalmente novo. Os 66 OLEDs (33 no lado esquerdo e 33 no lado direito) produzem um esquema de iluminação inconfundível que é combinado com uma função Coming Home.

Outras características de realce dos modelos AMG Classe S Coupé e Cabriolet incluem os vários elementos de design cromados de alto brilho (S 65) na dianteira, nas laterais e na traseira. Estes destacam-se particularmente quando combinados com uma pintura de cor escura.

Interior: elementos e design atraentes

O carácter elegante dos novos modelos Classe S da Mercedes-AMG também é evidenciado no interior: todos os quatro modelos recebem os passageiros com um ambiente especial. Os bancos desportivos AMG com função de memória da posição e aquecimento oferecem ao condutor e ao passageiro dianteiro um maior apoio lateral. A pela nappa e as insígnias AMG nos encostos dos bancos dianteiros e traseiros criam uma atmosfera exclusiva a bordo. Os elementos especiais incluem a insígnia gravada no apoio de braços da consola central e o relógio analógico em design exclusivo da IWC, com forma tridimensional, ponteiros metálicos e aplicações metálicas genuínas no mostrador.

O volante Performance de três raios inclui patilhas das mudanças, um aro revestido com pele exclusiva perfurada na zona de apoio das mãos e um elemento metálico com logótipo AMG. Está disponível opcionalmente com revestimento em pele nappa preta/microfibra DINAMICA.

Os ecrãs são mais uma característica marcante da AMG: o ecrã a cores TFT wide-screen com 31.2 centímetros reproduz os instrumentos analógicos virtuais circulares que fornecem informação sobre a rotação do motor, velocidade do veículo e vários dados adicionais. O condutor poderá escolher entre três estilos de instrumentos indicados no ecrã: "Classic", "Sport" e "Progressive". Adicionalmente, as funções no menu AMG foram significativamente ampliadas. Entre outras funções, poderá indicar a temperatura do óleo do motor e da caixa de velocidades, a aceleração lateral e longitudinal, a potência e o binário do motor, a pressão de sobrealimentação de ar, as temperaturas e as pressões dos pneus assim como a configuração atual do veículo.

Motor V8 biturbo de 4.0 litros com turbocompressores duplos do tipo scroll

O motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros equipado nos modelos S 63 4MATIC+ Cabriolet e Coupé é a referência do seu segmento no que às prestações diz respeito, com uma potência de 450 kW (612 CV). O binário máximo de 900 Nm representa também um novo registo. Está disponível numa ampla gama de rotação do motor entre as 2750 e as 4500 rpm e confere portanto uma sensação de equilíbrio superior. O modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.5 segundos e esta fulgurante aceleração apenas termina à velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente (com o pack AMG Drivers: 300 km/h).

O motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros está equipado com o comprovado sistema de dupla sobrealimentação, constituído por dois compressores localizados no interior do V entre os dois blocos de cilindros do motor. As vantagens do "V interior quente" residem num bloco compacto do motor, resposta espontânea dos turbocompressores e menores emissões de gases de escape graças ao fluxo de ar ideal para os catalisadores extremamente próximos do motor.

Os dois turbocompressores duplos do tipo scroll permitem fornecer uma maior quantidade de ar novo aos cilindros. Desta solução resulta uma potência superior, um binário superior disponível logo a baixa rotação e uma resposta extremamente espontânea às solicitações no acelerador.