Sintra,
06
Fevereiro
2024
|
10:25
Europe/Lisbon

O novo Mercedes-Benz CLE Cabrio: exclusividade e prazer de condução ao ar livre durante todo o ano

  • Vasto equipamento de série com capota de lona acústica, AIRCAP®, AIRSCARF®, bancos com pack memórias, separação elétrica do compartimento de carga, HANDS-FREE ACCESS e KEYLESS-GO
  • Sensação única de envolvência com iluminação ambiente dinâmica, acabamentos em cromado e estofos em pele sintética com efeito Nappa
  • Prazer de condução desportiva e confortável com motores eletrificados

Com o novo CLE Cabrio, a Mercedes-Benz dá continuidade à sua longa tradição no fabrico de descapotáveis de quatro lugares. O design expressivo, a tecnologia inteligente e o equipamento de elevada qualidade asseguram prazer de condução a um nível exclusivo. Este novo modelo é baseado no CLE Coupé. Contudo, a clássica capota de lona acústica e os detalhes adicionais de elevada qualidade conferem ao modelo um carácter muito próprio. O CLE Cabrio combina características de condução dinâmica com um elevado nível de conforto na utilização diária para usufruir ao ar livre durante todo o ano. Já pode ser encomendado nos concessionários, com preços a partir de 71.400 euros[1]. O lançamento de mercado na Europa começa no final de abril de 2024, seguindo-se outros mercados.

Ao ar livre em qualquer altura do ano

O sistema defletor de ar elétrico AIRCAP® e o sistema de aquecimento AIRSCARF® são equipamentos de série. Ambos os sistemas foram aperfeiçoados. Tornam mais agradável a condução com a capota aberta em condições de baixa temperatura ambiente. O AIRCAP® é constituído por dois elementos: o defletor de ar no para-brisas direciona o ar para passar acima das cabeças dos ocupantes. É estendido com o simples pressionar de um botão. O defletor de ar automático atrás dos apoios de cabeça traseiros reduz a turbulência de forma mais eficiente. O AIRSCARF® aquece o ar que circula em torno do pescoço dos ocupantes dianteiros – mesmo em condições de vento desfavorável.

A capota de lona acústica é um equipamento de série e também contribui para a utilidade do CLE Cabrio durante todo o ano. Está disponível em preto, vermelho ou cinza. A estrutura multicamada com isolamento de qualidade fornece a base para o melhor conforto térmico em todas as estações do ano. Além disso, também reduz o ruído do vento e o ruído normal exterior produzido pelo veículo. A capota de lona abre e fecha em 20 segundos até uma velocidade do veículo de 60 km/h. Pela primeira vez, é alimentada exclusivamente por energia elétrica, o que a torna ainda mais silenciosa. A divisória de rolo elétrica é um equipamento de série e separa automaticamente o compartimento da capota de lona dobrada da bagageira.

Luxo desportivo numa classe exclusiva

O painel de instrumentos, independente e totalmente digital de 12,3 polegadas, e o display central de 11,9 polegadas em formato vertical e orientado para o condutor, são elementos particularmente atraentes do interior. Este último pode ser inclinado eletricamente a um ângulo de 15 a 40 graus para evitar o encandeamento quando a capota de lona está aberta. Outro destaque é a iluminação ambiente dinâmica opcional. Faixas de luz estendem-se desde o posto de condução, passando pelas portas e painéis laterais traseiros, até ao lado posterior dos bancos traseiros. Esta sensação de elegância envolvente é reforçada por dois outros pormenores: a secção superior do painel de instrumentos, as linhas de cintura e a tampa do compartimento de arrumação da capota são revestidas em pele sintética preta com efeito Nappa. Acrescenta-se ainda o friso cromado que percorre todo o interior do habitáculo.

Para evitar o aquecimento excessivo dos bancos em pele opcionais durante o verão, foi aplicado um revestimento especial que reflete os raios infravermelhos do sol. Como resultado, o revestimento em pele permanece a uma temperatura até 12 graus inferior ao revestimento em pele normal sem tratamento especial. Mesmo com a capota fechada, o interior aquece menos graças aos revestimentos frios dos bancos. A seleção de cores para a pele refletora da radiação solar e para a pele Nappa são: preto, bege macchiato/preto, castanho tonka/preto, vermelho intenso/preto e branco/preto. A linha de equipamento AVANTGARDE de série oferece a pele sintética ARTICO/MICROCUT em preto.

Os bancos dianteiros desenvolvidos exclusivamente para o CLE têm um design de banco desportivo integral. Em combinação com o sistema de som surround Burmester® 3D opcional, cada um está equipado com dois altifalantes ao nível dos apoios de cabeça. Isto cria uma experiência musical particularmente personalizada e envolvente com Dolby Atmos e audio espacial junto aos ouvidos. O sistema de som premium é constituído por um total de 17 altifalantes.

Espaço interior generoso

Sendo o maior descapotável do segmento de tamanho médio, o modelo desportivo de duas portas oferece um elevado nível de conforto em longas viagens para quatro pessoas. As dimensões são: 4850 milímetros de comprimento, 1861 milímetros de largura, 1424 milímetros de altura e uma distância entre eixos de 2865 milímetros. Os passageiros traseiros em particular beneficiam do comprimento adicional de 25 milímetros da distância entre eixos. Entre outras características, têm à sua disposição mais 72 milímetros de espaço para os joelhos e mais 19 milímetros de largura ao nível dos ombros e dos cotovelos. Isto torna o veículo significativamente mais espaçoso do que o Classe C Cabrio.

Com um volume de 385 litros (295 litros com a capota aberta), a bagageira é extremamente prática para uma utilização diária. Se necessário, a capacidade da bagageira pode ser aumentada rebatendo os encostos dos bancos traseiros. Os clientes podem rebatê-los confortavelmente numa repartição de 60:40. O acesso à bagageira faz-se sem contacto e de forma totalmente automática com o sistema HANDS-FREE ACCESS. O sistema KEYLESS-GO também é um equipamento de série. As portas do veículo trancam e destrancam tocando no puxador da porta.

Excecionalmente interativo e personalizado

Os equipamentos de entretenimento são extremamente interativos e personalizados. A terceira geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) permite utilizar aplicações de terceiros[2] como a plataforma de entretenimento “TikTok”, a aplicação de videoconferência “Zoom” ou a “Audials”, uma fornecedora de aplicações de rádio, podcast, gravação de vídeo e áudio. O pack de entretenimento do MBUX está disponível como opção através da Mercedes me Store. Inclui rádio de Internet, streaming de música[3] e um pacote de dados de um operador de comunicações móveis selecionado.

Graças à inteligência artificial, o MBUX também oferece um novo nível de personalização com funções de conveniência automatizadas. No lançamento de mercado, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Entre os exemplos de modelos incluem-se o "Dias frios" (ligação do aquecimento do banco a uma determinada temperatura do ar exterior) ou "Noite de encontro" (é reproduzida música romântica através da ligação de áudio por Bluetooth, a cor da iluminação ambiente muda para cor-de-rosa). Os utilizadores acedem aos modelos através de um carrocel no display central. Podem também criar as suas próprias rotinas combinando várias funções e condições. Podem fazê-lo no display central e as rotinas são apresentadas no menu “As minhas rotinas”.

Experiência de condução dinâmica e confortável

O chassis do novo CLE Cabrio proporciona prazer de condução em estradas sinuosas. Ao mesmo tempo, oferece um conforto de condução excecional em viagens longas. A suspensão conforto, que foi rebaixada em 15 milímetros, é um equipamento de série. Combina uma condução extremamente confortável com um comportamento desportivo e reativo. Uma suspensão desportiva com sistema de amortecimento seletivo está disponível como opção. A suspensão opcional DYNAMIC BODY CONTROL permite uma ampla gama de ajuste para uma experiência de condução variada, desde um comportamento extremamente desportivo até um comportamento particularmente confortável, através do amortecimento continuamente adaptável da suspensão dianteira e traseira. A suspensão ativa controla individualmente as características de amortecimento para cada roda em combinação com as características de funcionamento do motor, da caixa de velocidades e da direção. Para tal, são considerados fatores como a situação de condução, a velocidade e as condições da estrada. O interruptor DYNAMIC SELECT fornece ao condutor uma seleção entre uma configuração confortável ou rígida e desportiva.

Todos os motores são híbridos parciais. Cada motor integra um motor de arranque / alternador e um sistema elétrico de 48 V. O modelo está disponível em versões com motor a gasolina de quatro cilindros e com o topo de gama de seis cilindros em linha e 3 litros de cilindrada (MercedesBenz CLE 450 4MATIC, WLTP: consumo de combustível em ciclo combinado: 8,57,9 l/100 km, emissões de CO₂ em ciclo combinado: 192180 g/km)[4].

A gama de motorizações no lançamento de mercado em Portugal

  

CLE 220 d

CLE 200

Cilindrada

cc

1993

1999

Potência máxima

 kW/CV

145/197

150/204

às

rpm

3600

5800

Potência suplementar

kW/CV

17/23

17/23

Binário máximo

Nm

440

320

às

rpm

1800-2800

1600-4000

Binário suplementar

Nm

205

205

Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)4

l/100 km

5,4-4,9

7,4-6,7

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)4

g/km

142-128

168-152

Aceleração 0-100 km/h

s

7,9

7,9

Velocidade máxima

km/h

234

236

Preço de venda recomendado, incluindo IVA

euros

74.500

71.400


[1] Os preços de venda recomendados incluem IVA à taxa legal em vigor de 23 %.

[2] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a contar da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. O cliente também necessita de um plano de dados de um operador de comunicações para utilizar o pacote de entretenimento do MBUX. Para utilizar determinadas aplicações através dos serviços Mercedes me connect, poderá ser necessário um contrato de cliente separado com o fornecedor da aplicação.

[3] Para utilizar o serviço Online Music, o cliente necessita de um contrato separado com um fornecedor de streaming selecionado. TO cliente também necessita de um plano de dados de um operador de comunicações.

[4] Os valores declarados são os valores "WLTP de CO2" medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores.