Sintra,
06
Fevereiro
2024
|
10:25
Europe/Lisbon

O novo Mercedes-Benz CLE Cabrio: exclusividade e prazer de condução ao ar livre durante todo o ano

  • Vasto equipamento de série com capota de lona acústica, AIRCAP®, AIRSCARF®, pack memórias, divisória elétrica da bagageira, HANDS-FREE ACCESS e KEYLESS-GO
  • Sensação única de envolvência com iluminação ambiente dinâmica e revestimento do tablier em pele Nappa
  • Condução desportiva e confortável com motores eletrificados
  • Aerodinâmica sofisticada para o máximo conforto de condução e aeroacústica agradável
  • Vasto equipamento de segurança – o primeiro Mercedes-Benz Cabrio com airbag separado para a cabeça dos passageiros traseiros de série

Com o novo CLE Cabrio, a Mercedes-Benz dá continuidade à sua longa tradição no fabrico de modelos de sonho cabriolet de quatro lugares. Combina características de condução dinâmica com um elevado nível de conforto na utilização diária para usufruir ao ar livre durante todo o ano. O sistema defletor de ar AIRCAP® e o sistema de aquecimento AIRSCARF® são equipamentos de série e foram adicionalmente desenvolvidos. Tornam mais agradável a condução com a capota aberta em condições de baixa temperatura ambiente. A capota de lona acústica de série também contribui para a utilidade do modelo durante todo o ano. Está disponível em preto, vermelho ou cinzento. A sua estrutura multicamada com isolamento de qualidade permite um conforto térmico ótimo em todas as estações do ano. Além disso, também reduz o ruído do vento e o ruído normal exterior produzido pelo veículo. A capota de lona abre e fecha em 20 segundos até uma velocidade do veículo de 60 km/h. Pela primeira vez, o seu funcionamento é totalmente elétrico, o que a torna ainda mais silenciosa. A capota de lona dobrada é automaticamente separada do espaço da bagageira.

Sendo o maior descapotável do segmento de tamanho médio, o modelo desportivo de duas portas oferece um elevado nível de conforto em longas viagens para quatro pessoas. As suas dimensões são: 4850 milímetros de comprimento, 1861 milímetros de largura, 1424 milímetros de altura e uma distância entre eixos de 2865 milímetros. Graças a uma distância entre eixos 25 milímetros superior, o CLE Cabrio é significativamente mais espaçoso do que o Classe C Cabrio. Os passageiros traseiros, por exemplo, beneficiam de mais 14 milímetros de espaço para as pernas, mais 22 milímetros de espaço para os ombros e mais 17 milímetros de espaço para os cotovelos. Com um volume de 385 litros (295 litros com a capota aberta), a bagageira é extremamente prática para uma utilização diária. Se necessário, a capacidade da bagageira pode ser aumentada rebatendo os encostos dos bancos traseiros. Os clientes podem rebatê-los confortavelmente numa repartição de 60:40. A bagageira também pode ser aberta sem utilizar as mãos, através do sistema HANDS-FREE ACCESS equipado de série. O sistema KEYLESS-GO também é um equipamento de série. As portas do veículo trancam e destrancam com um simples toque com a mão no puxador da porta.

Luxo desportivo numa classe exclusiva

O painel de instrumentos, independente e totalmente digital de 12,3 polegadas, e o display central de 11,9 polegadas em formato vertical e orientado para o condutor, são elementos particularmente atraentes do interior. Este último pode ser inclinado eletricamente a um ângulo desde 15 a 40 graus para evitar o encandeamento quando a capota de lona está aberta. Outro destaque é a iluminação ambiente dinâmica opcional. Faixas de luz estendem-se desde o posto de condução, passando pelas portas e painéis laterais traseiros, até ao lado posterior dos bancos traseiros. Esta sensação de elegância envolvente é reforçada por dois outros pormenores: a secção superior do painel de instrumentos, as linhas de cintura e a tampa do compartimento de arrumação da capota são revestidas em pele Nappa preta sintética. Acrescenta-se ainda o friso cromado que percorre todo o interior do habitáculo.

Para evitar o aquecimento excessivo dos bancos em pele opcionais durante o verão, foi aplicado um revestimento especial que reflete os raios infravermelhos do sol. Como resultado, o revestimento em pele permanece a uma temperatura até 12 graus inferior ao revestimento em pele normal sem tratamento especial. Mesmo com a capota fechada, o interior aquece menos graças aos revestimentos frios dos bancos. A linha de equipamento AVANTGARDE de série oferece revestimento em pele sintética ARTICO em preto. Os bancos dianteiros desenvolvidos exclusivamente para o CLE têm um design de banco desportivo integral. Em combinação com o sistema de som surround 3D Burmester® opcional, cada um está equipado com dois altifalantes ao nível dos apoios de cabeça. Com Dolby Atmos e audio espacial, cria uma experiência sonora particularmente personalizada e envolvente junto ao ouvido. O sistema de som premium é constituído por um total de 17 altifalantes.

Excecionalmente interativo e personalizado

Os equipamentos de entretenimento são extremamente interativos e personalizados. A terceira geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) permite utilizar aplicações de terceiros[1] como a plataforma de entretenimento “TikTok”, a aplicação de videoconferência Zoom, ou a Audials, uma fornecedora de aplicações de rádio, podcast, gravação de vídeo e áudio. O pack MBUX Entertainment faz parte do pacote Premium Plus. Inclui rádio de Internet, streaming de música[2] e um pacote de dados de um operador de comunicações móveis selecionado.

Graças à inteligência artificial, o MBUX também oferece um novo nível de personalização com funções de conveniência automatizadas. No lançamento de mercado, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Entre os exemplos de modelos incluem-se o "Dias frios" (ligação do aquecimento do banco a uma determinada temperatura do ar exterior) ou "Noite de encontro" (é reproduzida música romântica através da ligação de áudio por Bluetooth, a cor da iluminação ambiente muda para cor-de-rosa). Os utilizadores acedem aos modelos através de um carrocel no display central. Podem também criar as suas próprias rotinas combinando várias funções e condições. Podem fazê-lo no display central e as rotinas são apresentadas no menu “As minhas rotinas”.

Experiência de condução dinâmica e confortável com um potente motor topo de gama de seis cilindros

O chassis do novo CLE Cabrio proporciona prazer de condução em estradas sinuosas. Ao mesmo tempo, oferece um conforto de condução excecional em viagens longas. A suspensão conforto, que foi rebaixada em 15 milímetros, é um equipamento de série. Combina uma condução extremamente confortável com um comportamento desportivo e reativo. Uma suspensão desportiva com sistema de amortecimento seletivo da amplitude está disponível como opção. A suspensão opcional DYNAMIC BODY CONTROL permite uma ampla gama de ajuste para uma experiência de condução variada, desde um comportamento extremamente desportivo até um comportamento particularmente confortável, através do amortecimento continuamente adaptável da suspensão dianteira e traseira. A suspensão ativa controla individualmente as características de amortecimento para cada roda em combinação com as características de funcionamento do motor, da caixa de velocidades e da direção. Para tal, são considerados fatores como a situação de condução, a velocidade e as condições da estrada. O interruptor DYNAMIC SELECT fornece ao condutor uma seleção entre uma configuração confortável ou rígida e desportiva.

Todos os motores são híbridos parciais, equipados com motor de arranque / alternador integrado (ISG). A gama é constituída por uma seleção de motores a gasolina de quatro cilindros e o topo de gama de seis cilindros em linha e 3.0 litros de cilindrada (MercedesBenz CLE 450 4MATIC: consumo de energia em ciclo combinado: 8,57,9 l/100 km, emissões de CO₂ em ciclo combinado: 192180 g/km), classe de emissões de CO2: G)[3]. O ISG também inclui um sistema elétrico de bordo de 48 V que assegura funções como a circulação em roda livre, potência suplementar e recuperação de energia.

Aerodinâmica sofisticada para o máximo conforto de condução e aeroacústica agradável

Os modelos descapotáveis, como o CLE Cabrio, enfrentam desafios específicos no que diz respeito ao desenvolvimento da aerodinâmica. Além do reduzido arrasto aerodinâmico, as características de conforto ocupam um lugar de destaque. Estas incluem a redução de correntes de ar que afetam os quatro passageiros, bem como o aumento das características de isolamento acústico, que reduzem o ruído incómodo do vento. Embora o sistema AIRCAP® de série reduz a turbulência indesejada do ar quando a capota está aberta, é também uma potencial fonte de ruído. O extenso aperfeiçoamento em túnel de vento deu origem a um design otimizado do sistema AIRCAP®, que reduz o ruído ao mínimo. O escoamento do ar é o grande responsável pela geometria final. Isto aplica-se à geometria das grelhas, à conceção dos raios e formas em pormenor, ao fluxo através do tecido de malha e à interação com o defletor de ar traseiro. Cabeças artificiais e microfones de campo próximo gravam todos os sons com precisão. É também utilizado um manequim, que mede as correntes de ar junto ao corpo dos passageiros para uma análise posterior. Ambos os instrumentos de medida utilizam análise de dados para detetar e eliminar rápida e rigorosamente as fontes de erro.

Os requisitos para a abertura e o fecho da capota de lona são igualmente rigorosos. Este sistema deve funcionar suavemente a velocidades de até 60 km/h. O sistema da capota de lona é sujeito a velocidades superiores no túnel de vento. Isto serve para assegurar que o sistema funciona de forma fiável em situações de vento frontal intenso. Não é permitida a torção ou flexão de quaisquer componentes de modo a atingirem as posições finais corretas. Adicionalmente, todo o sistema deve vedar acusticamente. Isto inclui a cinemática com os seus inúmeros componentes, juntas vedantes e todos os vidros laterais, incluindo as guias. Uma nova funcionalidade no CLE Cabrio é a camada exterior de uma só peça. Para aproveitar a contribuição acústica da capota, todas as juntas da carroçaria, até aos puxadores das portas, são meticulosamente isoladas. A capota de lona também retém as suas propriedades até uma velocidade máxima de 250 km/h, mesmo se a força do vento a deformar ligeiramente à velocidade máxima (“o efeito de balão”), à qual os vedantes da capota de lona terão de trabalhar mais arduamente. Em termos gerais, o nível do ruído do vento foi ainda mais reduzido comparativamente ao modelo antecessor.

A condução em condições de chuva também mereceu uma atenção especial. Isto porque, os vidros laterais devem permanecer livres da película de água de modo a desimpedir o campo de visão para os espelhos exteriores. Contudo, a capota de lona não tem caleiras ou calhas de escoamento de água, como os veículos com tejadilho fixo. O trabalho de precisão na moldura do para-brisas, nos pilares A e nos alojamentos dos espelhos exteriores do CLE Cabrio assegura que a água da chuva é canalizada de modo a manter o campo de visão para os espelhos exteriores o mais desimpedido possível.

Vasto equipamento de segurança – o primeiro Mercedes-Benz Cabrio com airbag separado para a cabeça dos passageiros traseiros
À semelhança de todos os veículos Mercedes-Benz, o CLE Cabrio cumpre todos os elevados requisitos de segurança interna, que vão além dos regulamentos legais e baseiam-se em acidentes reais. Graças às estruturas especificamente reforçadas da carroçaria, o modelo de quatro lugares fornece um elevado nível de segurança estrutural mesmo sem tejadilho fixo. A isto acrescenta-se o sistema de proteção anticapotamento. Em conjunto com os pilares A rígidos, tem a função de assegurar um espaço de sobrevivência na eventualidade de um capotamento iminente. Os sistemas de retenção também oferecem um elevado nível de proteção na eventualidade de um acidente. Isto inclui, em particular, o extenso equipamento de série com 12 airbags. As novas funcionalidades incluem o airbag central entre os dois bancos dianteiros e, pela primeira vez num Mercedes-Benz Cabriolet, um sistema de proteção da cabeça com dois airbags separados para a cabeça dos passageiros traseiros. O sistema PRE-SAFE®, que pode preparar os ocupantes e o veículo para uma colisão iminente, também é um equipamento de série.

Os vários sistemas de assistência à condução[4], alguns dos quais foram adicionalmente desenvolvidos, podem assistir os condutores e reduzir o esforço de condução. O equipamento de série inclui o ATTENTION ASSIST, o Assistente Ativo de Travagem, o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, o Assistente de Limite de Velocidade e o Pack Parking com câmara de marcha-atrás. O pack de Assistência à Condução Plus está disponível como equipamento opcional. Inclui mais de dez sistemas de assistência e segurança de última geração.

A gama de motorizações no lançamento de mercado em Portugal

  

CLE 220 d

CLE 200

Cilindrada

cc

1993

1999

Potência máxima

kW/CV

145/197

150/204

às

rpm

3600

5800

Potência suplementar

kW/CV

17/23

17/23

Binário máximo

Nm

440

320

às

rpm

1800-2800

1600-4000

Binário suplementar

Nm

205

205

Consumo de energia em ciclo combinado[5]

l/100 km

5,4-4,9

7,4-6,7

Emissões de CO2 em ciclo combinado5

g/km

142-128

168-152

Classe5 de emissões de CO2 

E-D

F-E

Aceleração 0-100 km/h

s

7,9

7,9

Velocidade máxima

km/h

234

236

Preço indivativo, incluindo IVA

euros

74.500

71.400


[1] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a contar da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. O cliente também necessita de um plano de dados de um operador de comunicações para utilizar o pacote de entretenimento do MBUX. Para utilizar determinadas aplicações através dos serviços Mercedes me connect, poderá ser necessário um contrato de cliente separado com o fornecedor da aplicação.

[2] Para utilizar o serviço Online Music, o cliente necessita de um contrato separado com um fornecedor de streaming selecionado. TO cliente também necessita de um plano de dados de um operador de comunicações.

[3]Os valores indicados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado europeu. O consumo de energia e as emissões de CO₂ de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

4Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar a informação no Manual do Proprietário e respeitar os limites dos sistemas nele descritos.

[5] Os valores indicados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado europeu. O consumo de energia e as emissões de CO₂ de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.