Sintra,
28
Agosto
2019
|
10:20
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-Benz GLE Coupé

O novo GLE Coupé da Mercedes-Benz combina a desportividade e a elegância de um coupé com a engenharia de um grande SUV premium da Mercedes-Benz.

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O novo GLE Coupé da Mercedes-Benz combina a desportividade e a elegância de um coupé com a engenharia de um grande SUV premium. No lançamento, estão disponíveis potentes motores Diesel de seis cilindros nas versões 350 d e 400 d (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.0-7.5 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 221-197 g/km). Juntamente com o novo sistema 4MATIC com fornecimento de binário em função dos requisitos e a distância entre eixos 60 mm mais curta do que no GLE SUV, asseguram uma agradável experiência de condução dinâmica. Também estará disponível no lançamento a versão a gasolina, Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 9.3 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 212 g/km)1. Atualmente está em preparação uma versão híbrida plug-in sem emissões de gases poluentes. Os novos GLE Coupé da Mercedes-Benz e da Mercedes-AMG serão apresentados ao público no Salão Internacional de Frankfurt (de 12 a 22 de setembro de 2019). Deverão chegar aos concessionários em Portugal na primavera de 2020.

Destaques do Mercedes-Benz GLE Coupé

•O design exterior enfatiza a elegância e a desportividade específicas de um coupé.

•A aperfeiçoada aerodinâmica reduz a resistência ao ar em 9% comparativamente à do seu antecessor, com a mesma superfície dianteira.

•O chassis com a opcional suspensão pneumática AIRMATIC e a suspensão ativa E-ACTIVE BODY CONTROL ligadas ao sistema elétrico de 48 V, cumpre os mais exigentes requisitos no que diz respeito à dinâmica e ao conforto do veículo. Foi especialmente afinado para uma elevada dinâmica através de uma relação de transmissão mais direta da direção comparativamente às outras versões deste modelo.

•O interior com o luxo moderno de natureza desportiva oferece mais espaço e mais conforto do que o seu antecessor.

•O modelo está equipado com a última geração do sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com o seu controlo intuitivo e os seus gráficos fantásticos com uma elevada qualidade de imagem.

•Os novos motores Diesel de seis cilindros em linha da Mercedes-Benz oferecem potência e conforto de utilização.

Destaques do Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé

•O motor de seis cilindros em linha AMG com dupla sobrealimentação e EQ-Boost produz 320 kW (435 CV) e uns 16 kW (22 CV) de potência elétrica. Oferece também funções híbridas como o modo de circulação em roda livre.

•A grelha do radiador específica da AMG com 15 aletas verticais assegura uma aparência distintiva.

•A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com estabilização eletromecânica do adornamento AMG ACTIVE RIDE CONTROL e amortecimento ajustável continuamente variável.

•AMG DYNAMIC SELECT com sete programas da transmissão: Slippery, Comfort, Sport, Sport+, Individual, Trail e Sand.

•A transmissão de potência e a suspensão do Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé são desenvolvimentos especialmente configurados para as elevadas prestações e a dinâmica do veículo, referências da AMG.

Novo Mercedes-Benz GLE Coupé - Um coupé para elevados requisitos

O novo GLE Coupé é mais um exemplo da estratégia da Mercedes-Benz para satisfazer todos os requisitos dos clientes do segmento SUV premium de uma forma objetiva. A partir de um nicho relativamente pequeno, o segmento dos SUCs, designadamente os SUV coupés, desenvolveu-se rapidamente para se tornar numa tendência. Com a renovação da família de SUVs premium, a Mercedes-Benz também coloca o GLE Coupé numa nova posição tecnológica.

Tal como o GLE e o GLS, como um membro da família de grandes SUV premium, o GLE Coupé é fabricado em Tuscaloosa, estado de Alabama. No total, a Mercedes-Benz oferece oito modelos SUV na forma do GLA, GLC, GLC Coupé, o Classe G e o novo GLB. Atualmente com cerca de um terço das vendas, os SUVs são um pilar importante no portfolio de produtos da Mercedes-Benz e contribuem significativamente para o crescimento da marca. Até à data, mais de seis milhões de clientes em todo o mundo optaram por um SUV Mercedes-Benz.

Design exterior: presença poderosa

O novo GLE Coupé tem um comprimento de 4939 mm e uma largura de 2010 mm (39 mm mais comprido e 7 mm mais largo do que o seu antecessor). A distância entre-eixos foi aumentada em 20 mm comparativamente ao seu antecessor, mas permanece 60 mm mais curta do que a do GLE, o que beneficia o seu comportamento desportivo bem como o seu visual. Desta forma, as proporções realçam a dinâmica do GLE Coupé.

A vista frontal combina características da família de SUVs da Mercedes-Benz com claros atributos coupé: a grelha do radiador em padrão diamante com uma lamela horizontal é uma alusão a outros coupés do portfolio da Mercedes-Benz. As aberturas na lamela demonstram o carácter SUV, tal como o faz a proteção inferior cromada brilhante do chassis no para-choques dianteiro. Com a linha de equipamento AMG, a grelha é ampliada para baixo em forma de A e os pinos na grelha do radiador em padrão diamante são revestidos em cromado.

Os faróis estão equipados de série com tecnologia full-LED

O para-brisas mais inclinado para baixo não só confere ao veículo uma aparência mais dinâmica, como também combina melhor com a linha do tejadilho descendente e acrescenta uma elegância harmoniosa. A extremidade debaixo deste tem um design propositadamente mais suave e uma superfície acentuada destaca efetivamente as rodas de grandes dimensões (19 a 22 polegadas) à face do guarda-lamas. Os revestimentos em plástico preto nos guarda-lamas (na linha de equipamento AMG são pintados na cor da carroçaria) e os opcionais estribos entre estes realçam o carácter SUV.

O dinamismo da linha de coupé é especialmente evidente a partir do design da traseira. Abaixo dos pilares C, largos músculos sobressaem das superfícies laterais do veículo, desde as portas laterais traseiras até aos farolins traseiros. Estes músculos conferem ao GLE Coupé o seu visual imponente. Em combinação com os estreitos e compridos farolins traseiros, realçam a largura da traseira. Os farolins traseiros independentes e bipartidos enquadram-se no design do dia e da noite dos farolins traseiros dos SUVs Mercedes-Benz, com os seus distintivos blocos redondos num contorno elegante. A transição harmoniosa desde a porta da bagageira ao para-choques, a placa da matrícula no para-choques acima da proteção inferior cromada brilhante e os revestimentos integrados das ponteiras do sistema de escape completam a simbiose entre um coupé e um SUV.

Design interior: coupé sem restrições

O interior do novo GLE Coupé partilha várias características comuns com outros modelos na nova família SUV premium, com um claro ênfase no aspeto desportivo. O moderno cockpit, com dois ecrãs largos de 12.3 polegadas/31.2 cm e o atraente painel de instrumentos, horizontalmente dividido por um elemento de revestimento e transitando continuamente até ao revestimento das portas, parece familiar de outros modelos. A superfície superior no GLE Coupé é revestida de série em pele sintética ARTICO. O foco na desportividade é proporcionado pelos bancos desportivos de série, com elevado apoio lateral e revestimento em pele ARTICO, e o novo volante desportivo revestido em pele Comfort, que é também equipado de série no coupé.

A identidade SUV é reforçada pela consola central com pegas auxiliares salientes. O design, materiais e equipamentos de elevada qualidade, e a impressionante ergonomia, transmitem uma impressão de modernidade e luxo. Naturalmente, está disponível uma vasta gama de opções de personalização, como a seleção de acabamentos e materiais decorativos, que pode levar o tema da desportividade no GLE Coupé para um novo patamar e demonstrar a sua qualidade. Os revestimentos dos bancos em pele/pele Comfort e os painéis das portas na combinação de cores vermelho/preto clássico estão exclusivamente disponíveis para o coupé.

Tão espaçoso como parece

A geometria da carroçaria coupé de quatro portas foi deliberadamente criada de forma mais rígida do que no GLE e oferece mais espaço do que o antecessor, fornecendo aos cinco ocupantes um espaço confortável. Isto deve-se à distância entre eixos 60 mm mais curta do que a do GLE SUV, mas 20 mm mais comprida do que a do anterior coupé, beneficiando o espaço individual dos bancos e o espaço para as pernas dos ocupantes. A largura da entrada foi ainda alargada em 35 mm. Em muitos pontos, o novo membro da família oferece melhorias nas dimensões do interior, que transmitem uma sensação de espaço significativamente superior. A capacidade dos espaços de arrumação no interior foi aumentada para um total de 40 litros. A visibilidade geral também foi melhorada e o opcional teto de abrir deslizante é também de grandes dimensões.

Com 655 litros, a capacidade da bagageira é generosa. Permite ocultar a bagagem transportada através de uma cobertura de elevada qualidade fixada por ímanes, dobrável e removível. O encosto dos bancos traseiros, que pode ser rebatido numa proporção de 40:20:40, aumenta a capacidade da bagageira para até 1790 litros – mais 70 litros do que o seu antecessor e o melhor neste segmento. Se necessário, permite aumentar o espaço de carga para mais de dois metros de comprimento e até uma largura mínima de 1080 mm – ambos refletem melhorias de 87 e 72 mm respetivamente, em relação ao seu antecessor. A embaladeira da bagageira é inerentemente mais alta do que nos SUVs convencionais – mas também aqui o novo GLE Coupé é cerca de 60 mm melhor do que o modelo anterior, e quando equipado com AIRMATIC, a traseira pode ser ainda mais rebaixada em 50 mm com o simples pressionar de um botão.

Mercedes-Benz User Experience - MBUX

O GLE Coupé está equipado com a última geração do sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience). A informação no painel de instrumentos e no ecrã multimédia é facilmente legível nos ecrãs largos de alta resolução. Uma apresentação com gráficos fantásticos destaca a inteligibilidade da estrutura do controlo intuitivo. O conhecido controlo por voz online LINGUATRONIC e a capacidade de aprendizagem do MBUX são naturalmente um equipamento do modelo, tal, como a vasta gama de opções de conforto e apps que podem ser incluídas no MBUX e controladas com este.

Transmissão de música também a partir da Amazon

No decurso de 2020, a Mercedes-Benz irá integrar o serviço de transmissão de música Amazon Music nos novos modelos SUV. Se o cliente tiver uma Amazon Music Account, poderá transferir a sua música para o veículo através do serviço Mercedes me "Online Music". Músicas individuais, listas de reprodução ou músicas do género pretendido podem ser reproduzidas através de um comando tátil ou comando por voz. Os membros Amazon Prime podem escolher dois milhões de músicas entre 50 milhões da "Amazon Music Unlimited". A disponibilidade do serviço de transmissão de música TIDAL será continuada.

Potente motor Diesel de seis cilindros para a Europa

O foco no condutor e os padrões desportivos do novo Mercedes-Benz GLE Coupé são igualmente aparentes na sua gama de motores. Os motores disponíveis no lançamento de mercado são os motores turbo Diesel de seis cilindros em linha e de elevado binário.

Os dois motores Diesel utilizados nos modelos GLE Coupé têm como base o motor OM 656 de seis cilindros em linha da atual família de motores. Está disponível em duas versões de potência, na versão GLE Coupé 350 d 4MATIC com 200 kW (272 CV) e 600 Nm (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.0-7.5 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 211-197 g/km) e na versão GLE Coupé 400 d 4MATIC com 243 kW (330 CV) e 700 Nm de binário (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.0-7.5 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 212-198 g/km)1. Em ambas as versões, o potente motor já cumpre a norma Euro 6d (RDE/Real Driving Emissions Fase 2) mesmo em situações de condução exigente.

Desportividade de série: a engenharia aplicada à cadeia cinemática

Potência mediante solicitação, ou binário em função dos requisitos, é também o lema da transmissão de força. Porque todas as versões do novo GLE Coupé estão equipadas de série com uma caixa de transferência com uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente pela caixa de velocidades automática 9G TRONIC. Esta permite a transferência totalmente variável do binário de 0 a 100 por centro (binário em função dos requisitos) entre os eixos. Em curva, poderá influenciar de forma objetiva o binário rotacional do veículo em torno do seu eixo vertical por forma a estabilizá-lo e, juntamente com a menor distância entre eixos, aumenta a agilidade do novo GLE Coupé.

Suspensão: AIRMATIC ou E-ACTIVE BODY CONTROL em função dos requisitos

O novo GLE Coupé está equipado de série com suspensão com molas helicoidais, com uma afinação mais desportiva e rígida. Comparativamente à geração anterior, beneficia dos pontos de ligação mais rígidos, da melhoria da geometria e oferece uma localização mais precisa das rodas e uma melhor filtragem das vibrações causadas pelas irregularidades da superfície da estrada. O aperfeiçoado sistema de suspensão pneumática AIRMATIC está disponível opcionalmente com uma afinação desportiva. O seu amortecimento ajustável adaptativo utiliza sistemas de sensores e algoritmos extremamente complexos para adaptar em tempo real as características de amortecimento às condições da estrada e a situação de condução. Independentemente da carga, a suspensão pneumática também mantém a mesma altura do veículo medida nos eixos e pode também ajustar a distância ao solo – automaticamente ou através de um botão em função da velocidade e da situação de condução.

A opcional suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL, que é combinada com o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC, é outro destaque oferecido. Este é o único sistema no mercado com capacidade para controlar individualmente as forças de compressão e de retorno da suspensão em cada roda. Isto significa que não só contraria o adornamento da carroçaria como também a oscilação vertical e o afundamento. Em conjunto com o ROAD SURFACE SCAN e a função de inclinação em curva CURVE, o E-ACTIVE BODY CONTROL combina a aderência à estrada com o máximo conforto possível e sustenta a pretensão da Mercedes-Benz na construção da suspensão mais inteligente de um SUV a nível mundial.

O sistema E-ACTIVE BODY CONTROL opera com uma tensão elétrica de 48 V e está disponível como equipamento opcional. Em superfícies de estrada em mau estado de conservação, o sistema tem até capacidade para recuperar energia, reduzindo os requisitos de energia aproximadamente a metade quando comparados com o sistema anterior equipado no Classe S. O sistema hidropneumático gera forças dinâmicas que se sobrepõem às forças da suspensão pneumática e suportam e amortecem ativamente a carroçaria do veículo, por ex., durante uma aceleração linear e lateral ou quando o veículo circula em estradas de piso irregular.

Sistemas de assistência à condução

O novo GLE Coupé está equipado com a última geração dos sistemas de assistência à condução Mercedes-Benz que assistem o condutor. Isto resulta num nível especialmente elevado de segurança ativa. De série, o novo GLE Coupé está equipado com o Active Braking Assist, que pode ajudar a evitar colisões traseiras e colisões com pedestres e veículos em deslocamento perpendicular.

Algumas funções do Intelligent Drive, que também se destacam no mercado pelo seu elevado nível de assistência para além do segmento SUV, podem ser encomendadas opcionalmente. Incluem o assistente Active Distance Assist DISTRONIC com Regulação da Velocidade em Função do Percurso. Se o condutor o ligar, o GLE Coupé poderá reagir à informação do Live Traffic, no melhor dos cenários ainda antes de o condutor ou os sensores de radar e a câmara detetarem obstáculos no trânsito. Quando é detetado um congestionamento de trânsito, a velocidade é reduzida para aproximadamente 100 km/h como medida de precaução, salvo decisão em contrário especificamente pelo condutor.

Quando o veículo é conduzido em trânsito congestionado numa via rápida, o Active Stop-and-Go Assist poderá executar as tarefas de manter o veículo na faixa de rodagem e manter a distância de segurança, a uma velocidade de cerca de 60 km/h. O início da marcha pode ser automático até um minuto após o veículo ter parado. Em estradas com várias faixas em cada sentido, o Active Steering Assist poderá assistir o condutor com a função emergency corridor. Em vias rápidas, a uma velocidade inferior a 60 km/h, o veículo orienta-se através das marcas rodoviárias detetadas e utiliza inteligência artificial orientando-se pelos veículos na sua proximidade. Se não forem detetados quaisquer veículos ou marcas rodoviárias, o GLE Coupé irá guiar-se pelo veículo em frente, como anteriormente.

Novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé

O novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 9.3 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 212 g/km) combina de forma única a elegância desportiva e as elevadas prestações com as boas capacidades todo-o-terreno. A impressionante agilidade é garantida pelo motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com 320 kW (435 CV) de potência e sistema elétrico de 48 V, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, a caixa de 9 velocidades automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e a distância entre-eixos 60 mm mais curta quando comparada com a versão SUV. A aperfeiçoada dinâmica de condução também é proporcionada pelos programas da transmissão específicos da AMG e pela suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com o sistema de controlo de estabilidade e eletromecânico AMG ACTIVE RIDE CONTROL. A grelha do radiador específica da AMG acentua visualmente a filiação do Coupé à família de modelos AMG. Além disso, o Coupé desportivo oferece todas as vantagens de um SUV Mercedes: amplo espaço para os passageiros e para a bagagem, vasto leque de funcionalidades de segurança e uma tração superior em superfícies molhadas ou arenosas e em condições de vento forte.

Design exterior – expressivo, musculado e dinâmico

O idioma de design do exterior incorpora o elevado desempenho de condução de referência da AMG. A filiação à família de modelos AMG é óbvia à primeira vista graças à grelha do radiador específica da AMG. A elegante e atraente silhueta coupé confere uma aparência confiante, com linhas de design que transmitem paixão pelo desempenho. Este facto é também confirmado pelos salientes powerdomes no capot. Os detalhes elegantes como a estrela Mercedes num duplo anel, os elegantes faróis e a atraente "asa A" no para-choques dianteiro acentuam o marcante design.

O para-choques dianteiro AMG inclui características específicas do modelo como as entradas de ar exteriores desportivas, cada uma com duas lamelas laterais cromadas, e aplicações em preto. Tal como as lamelas nas entradas de ar e o revestimento na asa A, o repartidor dianteiro também é revestido em cromado. As saias laterais AMG e o spoiler na tampa da bagageira são pintados na cor da carroçaria. O alargamento dos guarda-lamas proporciona mais espaço para rodas de maiores dimensões – as jantes de liga leve de 20 polegadas com inscrição AMG são equipadas de série. Está disponível uma seleção de mais seis versões de jantes opcionais com dimensões desde 20 a 22 polegadas.

O novo design do para-choques traseiro, com detalhes específicos da AMG como um atraente difusor e um em cromado, acentuam visualmente a largura do veículo. O sistema de escape especial da AMG com duas duplas ponteiras de escape redondas revestidas em cromado brilhante complementa o imponente visual desportivo. Com o pack Night AMG estão disponíveis mais opções de personalização. Este inclui vidros térmicos escurecidos, o repartidor dianteiro, o revestimento do para-choques dianteiro, difusor e entradas de ar exteriores, capas dos espelhos, molduras dos vidros e elementos de revestimento das ponteiras de escape em preto.

Design interior – elegância progressiva e ambiente robusto

A qualidade do visual típica da marca também contínua no interior de elevada qualidade. Elementos de destaque com cores características como os pespontos contrastantes em vermelho no revestimento dos bancos e nos cintos de segurança asseguram um ambiente desportivo com um toque de dinamismo e exclusividade. Os bancos AMG em pele sintética ARTICO / microfibra DINAMICA preta fornecem um ótimo apoio lateral e apresentam um padrão específico da AMG com insígnias "AMG" nos encostos dos bancos dianteiros.

As características do interior e os controlos específicos da AMG conferem uma atmosfera típica da AMG ao cockpit e sustentam um comportamento desportivo e preciso. A última geração do volante AMG de três raios com patilhas de mudanças em alumínio impressiona com a sua ótima ergonomia orientada para o condutor. Juntamente com os pedais desportivos AMG em aço inoxidável escovado e com pinos de borracha, os painéis de proteção das embaladeiras das portas e os tapetes do piso em preto com inscrição "AMG" acentuam o visual desportivo.

Para uma maior personalização do interior, está disponível um vasto leque de versões de revestimento em pele e de acabamentos interiores de elevada qualidade. Os acabamentos interiores AMG em fibra de carbono conferem um toque particularmente desportivo ao interior.

Ágil e preciso: o sistema de controlo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL

A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ recém-desenvolvida em Affalterbach fornece uma experiência de condução caracterizada pelo conforto e a elevada agilidade de condução durante longas viagens, pelo comportamento em curva e pela máxima tração.

Uma nova característica contribui decisivamente para a configuração específica da AMG para uma elevada dinâmica de condução: o sistema de controlo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL com dois atuadores eletromecânicos independentes nos eixos dianteiro e traseiro. Este sistema não só reduz o adornamento da carroçaria em curva, como também permite um controlo mais preciso em curva e das características de variação da carga. Além disso, aumenta o conforto de condução em linha reta pois, por exemplo, os impactos das irregularidades da estrada num lado do veículo são compensados. As oscilações da carroçaria podem ser ativa e otimamente adaptadas à situação de condução, o que intensifica a experiência de condução.

Outro benefício comparativamente aos normais sistemas hidráulicos é a resposta significativamente mais rápida. O controlo AMG pode adaptar o sistema à condição de condução até 1000 vezes por segundo. A frequência de amostragem corresponde desta forma a um mero milésimo de segundo. O baixo peso dos componentes é também um fator que importa referir relativamente às soluções normais.

Para uma maior desportividade: suspensão pneumática com amortecimento continuamente ajustável

A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com uma configuração particularmente desportiva do conjunto mola/amortecedor e o amortecimento continuamente ajustável ADS+ (Adaptive Damping System), asseguram uma combinação da excecional dinâmica com um elevado conforto de condução. As características de amortecimento podem ser pré-selecionadas em três modos, "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma diferenciação significativamente mais percetível entre o conforto de uma longa viagem e a dinâmica da condução desportiva. Além disso, estão disponíveis dois novos níveis para utilização fora de estrada - "Trail" e "Sand".

Graças ao controlo pneumático da altura do veículo, o GLE 53 4MATIC+ Coupé mantém constante a altura do veículo independentemente da carga transportada. A altura do veículo é geralmente reduzida em 15 mm nos programas da transmissão "Sport" e "Sport+" do AMG DYNAMIC SELECT. No programa da transmissão "Comfort", a altura do veículo é reduzida em 15 mm a partir de uma velocidade de 120 km/h. Isto permite reduzir o arrasto aerodinâmico e consequentemente o consumo de combustível. Além disso, a estabilidade é melhorada graças ao centro de gravidade mais baixo. Para aumentar a distância ao solo em superfícies irregulares ou em rampas, a altura da suspensão pode ser elevada em até 55 mm através de um botão quando o motor está ligado – quando está parado e também durante a condução a uma velocidade de até 70 km/h.

Ótimo comportamento: direção desportiva e sistema de travagem de elevado desempenho

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável. Impressiona com a sua direção direta e resposta precisa. Além disso, a assistência à direção é variável em duas fases nos modos "Comfort" ou "Sport". A configuração é automaticamente ativada com base no programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado. As definições podem ser opcionalmente personalizadas em qualquer momento no programa da transmissão "Individual".

Mesmo quando é sujeito a elevadas cargas, o sistema de travagem de elevado desempenho desacelera o Coupé com pequenas distâncias de travagem. Os travões dianteiros estão equipados com discos de travão integrais internamente ventilados e perfurados, com um diâmetro de 400 mm, pinças de travão fixas de 2 êmbolos pintadas em prateado com inscrição AMG, em preto. No eixo traseiro, os discos de travão integrais internamente ventilados têm um diâmetro de 345 mm e integram pinças flutuantes de 1 êmbolo.

Motor de seis cilindros com dupla sobrealimentação

A base da dinâmica do veículo, uma referência da AMG, é proporcionada pelo motor de 3.0 litros eletrificado, com dupla sobrealimentação constituída por um turbocompressor e um compressor auxiliar elétrico. O motor de 6 cilindros em linha produz 320 kW (435 CV) de potência e um binário máximo de 520 Nm. O seu motor de arranque/alternador EQ Boost fornece uma potência adicional de 16 kW (22 CV) e um binário suplementar de 250 Nm durante um breve período de tempo, alimentando também o sistema elétrico de bordo de 48 V.

O alternador/motor de arranque EQ Boost combina um motor de arranque e um alternador num único sistema e está instalado entre o motor e a caixa de velocidades. Esta inovação, assim como a sobrealimentação inteligente através de um compressor auxiliar elétrico e um turbocompressor, têm o mesmo objetivo: aumentar as prestações e a dinâmica de condução da AMG e reduzir ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. O GLE 53 4MATIC+ Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5.3 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

Potência extra graças a um compressor auxiliar elétrico e a um sistema elétrico de bordo de 48 V

O compressor auxiliar elétrico gera uma elevada pressão de sobrealimentação sem quaisquer atrasos até o turbocompressor dos gases de escape gerar um determinado nível de pressão. Como resultado, a reação do motor de 3.0 litros é extremamente espontânea e responde dinamicamente sem atraso do sistema de sobrealimentação. Uma vantagem adicional corresponde ao elevado nível de aperfeiçoamento do motor de seis cilindros em linha.

Mas o alternador/motor de arranque EQ Boost tem ainda outras funções. Fornece também eletricidade ao sistema elétrico de bordo de 48 V. O sistema elétrico convencional de 12 V é igualmente fornecido a partir do novo sistema elétrico – através de um conversor DC/DC. A bateria de 48 V fornece uma maior quantidade de energia elétrica. Uma vantagem adicional: a mesma quantidade de energia requer apenas um quarto da corrente elétrica de um sistema elétrico convencional. Daqui resulta a possibilidade de a secção da cablagem elétrica ser menor e portanto mais leve, contribuindo indiretamente para a redução do consumo de combustível. O sistema elétrico existente de 12 V fornece energia por exemplo às luzes, o painel de instrumentos, ecrãs do sistema de informação e entretenimento e às unidades de controlo.

Altamente eficiente: o motor de arranque/alternador EQ Boost

O alternador/motor de arranque EQ Boost é um componente fundamental do sistema de 48 V. Além de funcionar como alternador, também é responsável pelas funções híbridas. Isto permite reduzir o consumo de combustível, que até agora só era possível através da tecnologia híbrida de alta tensão. Pela primeira vez, o alternador/motor de arranque EQ Boost também é responsável pelo controlo do ralenti.

As funções híbridas incluem a potência suplementar, a recuperação de energia, o ajuste do ponto de carga, a circulação em roda livre e o arranque praticamente impercetível do motor com a função start/stop. Como a correia de acessórios na extremidade dianteira do motor foi omitida, o comprimento de instalação do novo motor de seis cilindros também foi significativamente reduzido, comparativamente aos motores convencionais de seis cilindros. Isto permite criar espaço para a instalação de um sistema de pós-tratamento dos gases de escape junto ao motor, que desta forma se revela particularmente eficiente. O filtro de partículas é o único componente do sistema de controlo de emissões que está instalado debaixo do piso do veículo.

Uma experiência acústica especial proporcionada pelo opcional sistema de controlo do sistema de escape AMG Performance. O controlo das borboletas do sistema de escape permite variar o som emitido pelo sistema de escape com o simples pressionar de um botão. Em função do programa da transmissão, as características do som variam entre discreto e emotivo.

Máxima tração: sistema de tração integral totalmente variável 4MATIC+

O novo GLE 53 4MATIC+ Coupé está equipado com o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ para o máximo nível de tração e dinamismo. A direção inteligente liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro e calcula continuamente a ótima distribuição do binário – em função da situação de condução e das pretensões do condutor. Desta forma, o sistema de tração integral melhora a dinâmica longitudinal bem como a tração e a dinâmica lateral. Daqui resulta uma aceleração ainda mais poderosa a partir da posição de parado e uma ótima tração em curva ou superfícies escorregadias.

Ainda mais dinamismo e emoção: AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

A caixa automática de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT assegura passagens de caixa com tempos de engrenagem extremamente curtos. Está idealmente afinada para o motor e promete a rápida aceleração típica dos modelos AMG, juntamente com as rápidas passagens de caixa – quer em modo automático, quer em manual através das patilhas de mudanças no volante. As passagens de caixa são implementadas instantaneamente. Especialmente no programa da transmissão "Sport+" e no modo manual, a caixa de velocidades é extremamente ágil. As múltiplas reduções de caixa permitem rápidas acelerações intermédias.

Eletrónica de controlo inteligente: AMG DYNAMIC SELECT

O GLE 53 4MATIC+ Coupé integra sete programas da transmissão: os níveis "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual" são complementados pelas duas regulações específicas para condução fora de estrada: "Trail" e "Sand". O AMG DYNAMIC SELECT adapta parâmetros importantes como a rapidez de resposta do motor e da caixa de velocidades, a característica do pedal do acelerador e da direção, o amortecimento da suspensão ou até o som emitido pelo sistema de escape. Selecionados através do interruptor basculante na consola central ou dos opcionais botões do volante AMG, os programas são então indicados no painel de instrumentos e no ecrã multimédia.

• "Slippery": otimizado para condições de estrada escorregadia, com potência reduzida e uma curva de binário plana para uma experiência de condução orientada para a estabilidade.

• "Comfort": condução confortável e económica, por ex., graças às prematuras passagens para mudanças superiores. A regulação do sistema confere à suspensão e à direção características de conforto.

• "Sport": características desportivas graças a uma resposta mais rápida às solicitações no pedal do acelerador, tempos de engrenagem mais curtos, reduções de caixa prematuras e passagens de caixa significativamente mais emotivas devido ao duplo desembraiar. Uma regulação da suspensão e da direção com características mais dinâmicas.

• "Sport+": características extremamente desportivas graças a uma resposta ainda mais rápida às solicitações no pedal do acelerador, com maior ênfase na acústica perante o duplo desembraiar durante as reduções de caixa, bem como um controlo seletivo do binário durante as passagens para mudanças superiores com desativação de cilindros, para a obtenção de ótimos tempos de engrenagem. Aumento do ralenti para arranques mais rápidos. Uma regulação ainda mais dinâmica para a suspensão, direção e cadeia cinemática.

• "Individual": regulação individual da cadeia cinemática, caixa de velocidades, AMG DYNAMICS, suspensão e sistema de escape.

• "Trail": condução segura com a máxima potência em superfícies de terreno macias, lamacentas ou escorregadias.

• "Sand": regulação desportiva para as melhores tração e controlo da direção possíveis em terrenos inclinados arenosos e nas dunas do deserto.

O sistema controlo da dinâmica do veículo AMG DYNAMICS está integrado nos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT. Nos níveis "Basic", "Advanced" e "Pro", influencia por exemplo as estratégias de controlo do ESP ® (Electronic Stability Program) ou do sistema de tração integral. O controlo piloto inteligente antecipa o comportamento do veículo pretendido pelo condutor com base nas suas ações e nos dados dos sensores. Pode variar desde um comportamento extremamente orientado para a segurança até um comportamento extremamente dinâmico. Além destes existem ainda os níveis "Traction" e "Slide" nos programas da transmissão "Trail" e "Sand" para condução fora de estrada, quando o ESP® está desativado.

Com os ecrãs específicos da AMG: o sistema de infotainment telemática MBUX

O inovador conceito de controlo e display MBUX é um equipamento de série no GLE 53 4MATIC+ Coupé e integra várias funções específicas da AMG. Com o Widescreen Cockpit, o painel de instrumentos e o ecrã tátil multimédia combinam para visualmente para formar um único elemento. É também possível ativar várias funções através do controlo inteligente por voz "Olá Mercedes".

O painel de instrumentos tem os seus próprios detalhes como o menu inicial AMG e os quatro estilos selecionáveis: "Classic", "Sport", exclusivo AMG "Supersport" e "Discreet". Quando são ativados os programas da transmissão "Trail" e "Sand" do DYNAMIC SELECT específicos da AMG, as regulações específicas para a condução fora de estrada como a inclinação e a altura podem ser selecionadas e apresentadas no painel de instrumentos. Os interruptores estão integrados na consola central para a indicação e controlo dos programas da transmissão, caixa de velocidades, suspensão, ESP® e sistema de escape.

O seu engenheiro de corrida pessoal: AMG TRACK PACE

Com o opcional AMG TRACK PACE, o MBUX é reforçado com um engenheiro virtual que permite o registo e a análise detalhada de até 80 dados específicos do veículo, bem como dos tempos por volta em circuitos fechados. Se desejado, muitos destes valores podem ser apresentados em tempo real no Widescreen Cockpit ou no opcional ecrã head-up. Após efetuar algumas voltas rápidas, o condutor poderá utilizar os dados para análise e, se necessário, melhorar as suas capacidades de condução. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração (ex. 0-100 km/h, ¼ milha, 100-0 km/h) podem ser medidos e gravados.

O condutor poderá registar os dados do veículo em quaisquer circuitos fechados e gravá-los posteriormente. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o AMG TRACK PACE consegue até detetar quando o condutor abandonou a pista ou quando o traçado utilizado da pista é mais curto do que o normal. Isto é obtido através da utilização dos dados de GPS, bem como dos sensores disponíveis no veículo (aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidades das rodas).

A adicional app de smartphone reforça o AMG TRACK PACE nestes circuitos com funcionalidades tais como o registo da viagem, as opções de personalização para os vídeos e fotografias gravados, bem como a partilha das experiências nas redes sociais.

1Os valores indicados são os "valores de CO2 do NEDC" medidos em conformidade com o artigo 2.º, n.º 1, do Regulamento de Execução (UE) 2017/1153. Os valores de consumo de combustível foram calculados com base nesses números. Um valor mais alto pode ser aplicado como base para o cálculo do imposto sobre veículos automotores. Mais informações sobre os veículos em oferta, incluindo os valores WLTP, podem ser encontradas para cada país em www.mercedes-benz.com

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