Sintra,
14
Junho
2019
|
16:27
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-Benz GLB: para a família e para os amigos

O GLB é o primeiro veículo compacto da Mercedes-Benz a estar disponível com uma terceira fila de bancos, com mais dois lugares individuais.

Aspeto robusto, extremidades curtas e um design orientado para a condução fora-de-estrada, com tração integral 4MATIC opcional e luz especial para a condução todo-o-terreno, o novo Mercedes-Benz GLB é um SUV extremamente versátil. É também um automóvel familiar muito espaçoso: é o primeiro Mercedes-Benz neste segmento disponível com sete lugares (opcionais). Os dois bancos na terceira fila podem ser usados por pessoas até 1,68 metros. Equipado com motorizações potentes e eficientes, sistemas de assistência à condução, sistema MBUX e ENERGIZING Comfort, este novo membro da família tem todos os pontos fortes da atual geração de veículos compactos da Marca.

Com 2.829 milímetros, o GLB tem dez centímetros a mais de distância entre eixos que o novo Classe B. O espaço nos bancos da primeira fila é de 1.035 milímetros, o melhor neste segmento. Com 967 milímetros, o espaço efetivo para as pernas na parte traseira (versão de cinco lugares) está num nível especialmente confortável. A capacidade do compartimento de carga, de 560 a 1.755 litros (valores para a versão de cinco lugares) possui as qualidades de uma station. A segunda fila de bancos pode ser ajustada longitudinalmente e, de série, também a inclinação dos encostos é ajustável em várias etapas. Isto permite ampliar o compartimento de carga até mais 179 litros, dando-lhe enorme versatilidade.

Pronto para o embarque: até sete lugares

O GLB é o primeiro veículo compacto da Mercedes-Benz a estar disponível com uma terceira fila de bancos, com mais dois lugares individuais. Estes podem ser usados por pessoas até 1,68 metros, oferecendo um espaço confortável. A extensa lista de equipamentos de segurança inclui apoios de cabeça retrácteis, cintos de segurança com tensores, airbags laterais de janela que também protege os passageiros na terceira fila e fixações ISOFIX e TOP-Tether para cadeiras de criança compatíveis. Estas podem ser usadas para instalar até quatro cadeiras de criança na parte traseira.

Os dispositivos de conforto nos lugares da terceira fila incluem dois suportes de bebidas entre os bancos, bem como dois compartimentos de arrumação à esquerda e à direita nos revestimentos do compartimento de bagagem, cada um com uma porta USB. Os bancos podem ser arrumados para que fiquem nivelados com o piso do compartimento de carga, a fim de aumentar o volume de carga.

Design exterior

As proporções robustas do GLB sublinham o design orientado para uma utilização fora-de-estrada: as formas estão em evidência com linhas reduzidas. A seção dianteira com faróis marcantes é uma clara evidência da orientação off-road deste veículo, assim como as extremidades curtas à frente e atrás.

As linhas do veículo são marcantes e de contornos sensuais, dominando a vista de perfil na zona do pilar C, um efeito que é reforçado pela cintura ascendente. As portas vão até à barra lateral, melhorando a facilidade de acesso e mantendo as aberturas livres e limpas, bem como aumentando a proteção dos ocupantes em caso de impacto lateral. As proteções em todo o veículo dividem as proporções gerais e sublinham o caráter off-road do veículo, tal como a proteção inferior simulada na parte dianteira e traseira.

Design interior

O painel de instrumentos é composto por uma só peça com recortes óticos na zona do condutor e do passageiro dianteiro. O condutor tem à sua frente um cockpit panorâmico com o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Uma característica nova é o elemento tubular característico off-road que remata a seção mais baixa do painel de instrumentos e aloja as três saídas de ventilação em formato de turbina. Estas dão ao tablier uma impressão de robustez e de dinamismo. Por baixo das saídas de ventilação, encontramos os comandos do ar condicionado, cujos botões criam a impressão de que foram obtidos a partir de partir de um cilindro de alumínio sólido.

O caráter robusto do interior encontra continuidade na consola central. Os elementos tubulares em alumínio conferem solidez ao design. Ao longo das portas, o caráter SUV é sublinhado pelos puxadores horizontais que, a partir da linha de design Progressive, forma uma parte robusta da estrutura dos painéis de porta e se assemelha a tubos de alumínio do tablier e consola central.

Iluminação para todas as circunstâncias

Os faróis LED High Performance estão disponíveis de série em combinação com a Linha Style Plus, Progressive e AMG e os faróis LED MULTIBEAM estão disponíveis como opção para o GLB. Estes últimos oferecem uma regulação controlada eletronicamente e com toda a precisão dos faróis, adequando-os a cada situação específica de condução. Como opção, também estão disponíveis faróis de nevoeiro dianteiros com tecnologia LED. Estes distribuem a luz de forma mais ampla do que os faróis principais e, assim, iluminam melhor as áreas periféricas. A sua posição rebaixada no para-choques dianteiro ajuda a reduzir o risco de encandeamento.

Os modelos 4MATIC incluem o Pack Off-Road. Em combinação com os faróis LED MULTIBEAM, estes modelos oferecem uma função especial de luz fora-de-estrada. Esta facilita a visualização de obstáculos no escuro em terrenos irregulares. Com a luz fora-de-estrada, a luz de curva dos faróis LED MULTIBEAM está sempre ativada até uma velocidade de 50 km/h. Isto resulta numa distribuição de luz imediatamente ampla em frente ao veículo.

Detalhes técnicos

O GLB tira partido dos destaques técnicos da geração atual dos modelos compactos da Mercedes-Benz. Estes incluem:

•Motores a gasolina e Diesel de quatro cilindros atualizados em comparação com a geração anterior, a excelência aumentou consideravelmente com potência mais elevada, melhor eficiência e maior redução das emissões.

•Sistemas de assistência à condução para o condutor e funcionalidades provenientes do Classe S: graças aos sistemas de câmara e radar melhorados, o GLB pode "ver" até 500 m para a frente e tem capacidade parcial de condução autónoma em determinadas situações, por exemplo adaptando convenientemente a velocidade antes das curvas, cruzamentos ou rotundas agraças à ação do sistema ativo DISTRONIC de velocidade de cruzeiro com recurso a mapas e dados de navegação. Como nova função do sistema ativo de direção, entre outros aspetos, há também o assistente ativo de mudança da faixa de rodagem.

•A suspensão conforto à frente McPherson e atrás sistema de braços múltiplos desacoplados por acústica e vibração, com molas de compressão. O sistema de amortecimento adaptativo está disponível como opcional. O condutor pode assim alternar entre mais conforto ou uma afinação especialmente desportiva, graças ao interruptor DYNAMIC SELECT.

•Sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience): Um processador potente, ecrãs e gráficos com representação personalizável, head-up display a cores, navegação com realidade aumentada, software com capacidade de aprendizagem e controlo de voz que pode ser ativado com "Olá Mercedes" são algumas das principais vantagens do sistema.

• Controlo de conforto ENERGIZING: ligação em rede dos diversos sistemas de conforto do veículo, com música e iluminação ajustáveis, além de diversas funções de massagem para uma ampla gama de programas de bem-estar. A nova função ENERGIZING COACH recomenda estes programas de acordo com a situação. Se o condutor estiver a usar o smartwatch Mercedes-Benz vivoactive® 3 ou outro dispositivo Garmin® compatível e este estiver ligado ao sistema, estas recomendações são melhoradas graças ao processamento dos dados biométricos do condutor, como sejam os níveis de stress, frequência cardíaca ou a qualidade do sono.

Sistema de tração integral 4MATIC

O GLB está equipado, em certas motorizações, com o sistema de tração integral permanente 4MATIC. Esta configuração de tração integral permite ao condutor utilizar o interruptor DYNAMIC SELECT para adaptar as características do sistema 4MATIC. Há três mapas específicos disponíveis para controlar a tração, embora o sistema responda de forma flexível à situação atual de condução em qualquer modo. Em condições normais de condução, o programa de condução "Eco/Comfort" baseia-se numa distribuição 80:20 (eixo dianteiro, eixo traseiro), enquanto em "Sport" essa distribuição é de 70:30. Em modo off-road, a tração integral funciona como um bloqueio do diferencial entre eixos, fixando-se a distribuição básica um num valor equilibrado de 50:50.

Pack Off-Road

Para além da luz de fora-de-estrada, o Pack Off-Road possui um modo de condução adicional. Este adapta a disponibilidade de potência do motor e o controlo do ABS à condução fora-de-estrada, em estradas não pavimentadas. O modo pode ser ativado através do interruptor DYNAMIC SELECT.

Elementos do Pack Off-Road:

•Pode ser mostrada uma animação deste modo de condução no ecrã multimédia. A apresentação realista da inclinação, bem como do ângulo de inclinação e das configurações técnicas, ajuda o condutor a analisar as manobras corretamente e em tempo real.

•O sistema de assistência de arranque em inclinação (Downhill Speed Regulation – DSR) seleciona automaticamente uma velocidade lenta pré-selecionada, entre cerca de 2 e 18 km/ e pode ser visualizado no painel de instrumentos e no head-up display opcional. Com a aplicação selecionada dos travões, este assistente ajuda a manter o controlo nas descidas mais acentuadas.

Motorizações

O novo GLB está equipado com motores a gasolina e Diesel que foram completamente atualizados. Em comparação com a geração anterior, as motorizações são caracterizadas pelo aumento significativo da potência, pela maior eficiência e pelas emissões mais reduzidas. A motorização de entrada na gama de modelos a gasolina é o M 282, com uma cilindrada de 1,33 l e 163 cv no GLB 200. Este motor tem a função de desligar os cilindros para uma operação eficiente na gama de funcionamento com carga parcial.

Graças ao pós-tratamento dos gases do escape, a unidade Diesel de dois litros (OM 654q) do GLB 200 d/GLB 220 d com 150 cv e 190 cv, respetivamente, e com caixa de dupla embraiagem 8G-DCT já cumpre o nível 2 da norma RDE (Real Driving Emissions), que só entrará em vigor a partir de 2020 e tem homologação Euro 6d.

História de sucesso: o oitavo modelo da família de veículos compactos

Um em cada três automóveis Mercedes-Benz é agora um SUV e um em cada quatro é um modelo compacto. Um SUV compacto como o GLB combina todos os fatores de sucesso dos segmentos de maior volume da empresa. Com o novo GLB, a família de automóveis compactos da Mercedes-Benz fica composta por oito modelos: o Classe A, o Classe A Limousine, o Classe B, o CLA Coupé, o CLA Shooting Brake e o GLA. Em 2018, mais de 609.000 clientes em todo o mundo preferiram um modelo compacto. Desde que o Classe A foi lançado em 1997, a Mercedes-Benz vendeu mais de 6,5 milhões de veículos deste segmento em todo o mundo.

O novo GLB é produzido na fábrica de Aguascalientes (México) e, para o mercado chinês, em Pequim. Está previsto que o GLB chegue aos concessionários a Portugal no final deste ano.