Sintra,
13
Dezembro
2018
|
10:21
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-Benz EQC com segurança comprovada

O novo Mercedes-Benz EQC (consumo de energia em ciclo combinado: 22.2 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km, valores provisórios) é um Mercedes genuíno no que diz respeito a segurança passiva. Além do habitual e extenso programa de testes

O novo Mercedes-Benz EQC (consumo de energia em ciclo combinado: 22.2 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km, valores provisórios) é um Mercedes genuíno no que diz respeito a segurança passiva. Além do habitual e extenso programa de testes de colisão, a marca aplica as exigentes normas de segurança à bateria e a todos os componentes portadores de corrente elétrica. Em muitos casos estas normas são ainda mais exigentes do que os requisitos legais.

A segurança do EQC na eventualidade de um acidente, foi validada no centro tecnológico da Mercedes-Benz para a segurança de veículos (TFS), o centro de testes de colisão mais avançado do mundo. Aqui, os veículos, incluindo os protótipos com baterias de elevadas dimensões, foram testados em condições de colisão severa. O resultado é um conjunto completo de medidas de construção que conferem ao EQC um elevado nível de segurança em colisão:

  • Uma nova subestrutura circunda os componentes da cadeia cinemática localizados na secção dianteira, sendo esta unidade suportada pelos habituais pontos de apoio.

  • A bateria é circundada por uma estrutura robusta de deformação integral. Os elementos de deformação estão instalados entre a estrutura e a bateria, tendo a capacidade de absorver forças adicionais na eventualidade de um severo impacto lateral.

  • Uma proteção da bateria na secção dianteira da mesma, consegue evitar que a unidade de armazenamento da bateria seja perfurada por objetos estranhos.

  • O sistema de alta tensão também poderá ser desativado automaticamente na eventualidade de uma colisão, dependendo da sua severidade. É feita a distinção entre um sistema de desativação reversível e um irreversível. Quando é desativado, a tensão elétrica no sistema de alta tensão exterior à bateria, é reduzida para um valor inferior ao limite de tensão de segurança num período de tempo extremamente curto.

  • Outra característica do abrangente conceito de segurança de alta tensão corresponde à desativação automática do processo de carregamento se for detetado um impacto quando o veículo estiver parado a recarregar num posto de carregamento rápido (carregamento DC). Existem também pontos de desativação onde as equipas de desencarceramento poderão desativar manualmente o sistema de alta tensão.

  • Além da avaliação dos valores dos ocupantes durante uma colisão, a segurança da bateria na eventualidade de um acidente também foi testada no centro de desenvolvimento da Deutsche ACCUMOTIVE, uma subsidiária detida na totalidade pela Daimler. Os critérios do teste incluíram o comportamento da bateria quando sujeita a um impacto e quando perfurada por objetos estranhos, com a simulação adicional de sobreaquecimento e sobrecarga.

     

Além da segurança estrutural e do conceito de proteção da bateria, os sistemas de retenção especialmente adaptados aos modelos são particularmente importantes para os ocupantes na eventualidade de um acidente.

  • Para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros dos bancos laterais traseiros estão instalados cintos de segurança de três pontos com tensores pirotécnicos e limitadores de esforço (no banco central traseiro está instalado um cinto de segurança de três pontos normal).

  • Pontos de fixação para cadeiras de crianças i-Size e ISOFIX para fixar corretamente cadeiras de crianças adequadas nos bancos laterais traseiros.

  • Airbags de cortina na zona do tejadilho entre os pilares A, B e C que expandem no espaço acima da cabeça do condutor, passageiro dianteiro e dos passageiros dos bancos laterais traseiros.

  • Airbags laterais combinados para o tórax/bacia do condutor e do passageiro dianteiro. Airbags laterais adicionais disponíveis como opção para os bancos laterais traseiros.

  • Airbags para o condutor e passageiro dianteiro na eventualidade de um impacto frontal severo, com acionamento de dupla fase e atraso no lado do passageiro.

  • Airbag para os joelhos do condutor.

Na eventualidade dos veículos Mercedes-Benz sofrerem um acidente, várias medidas permitem reduzir a extensão dos danos e proporcionam uma maior facilidade de desencarceramento dos ocupantes no interior dos veículos. Assim que um sistema de proteção (ex. tensor do cinto de segurança e o airbag) for acionado, é realizada uma chamada de emergência ou de serviço ou, na eventualidade de ser detetada uma avaria, as seguintes medidas podem ser implementadas em função do tipo e da severidade do acidente:

  • Ativação automática da chamada de emergência Mercedes-Benz para notificar os serviços de emergência sobre o local e a situação de emergência para iniciarem a operação de desencarceramento.

  • Desativação do sistema de alta tensão.

  • Ativação das luzes de sinalização de perigo para avisar os restantes utentes da via.

  • Iluminação do habitáculo ligada.

  • Abertura dos vidros laterais dianteiros para ventilação na eventualidade do acionamento dos airbags.

  • Sistema de fecho central destrancado.

  • Elevação da coluna da direção regulável eletricamente.

  • O sistema Car-to-X communication e o concessionário Mercedes-Benz são notificados sobre a deteção de uma avaria ou situação de acidente.

  • Um autocolante de desencarceramento fornece uma ligação direta à ficha de dados de desencarceramento do veículo. Para esta finalidade, os correspondentes autocolantes estão afixados na tampa da tomada de carregamento e no pilar B no lado oposto do veículo. No rescaldo de um acidente, os serviços de desencarceramento poderão ler o código QR com um smartphone ou um tablet PC para um rápido e fiável acesso à ficha de dados de desencarceramento do veículo em causa, facilitando desta forma as operações de desencarceramento.

  • Juntamente com as fichas de dados de desencarceramento, a Rescue Assist App para smartphones e tablets também inclui vistas tridimensionais do veículo – agora também disponível offline no caso indisponibilidade da rede de comunicações móveis no local do acidente.