Sintra,
18
Abril
2019
|
18:44
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-Benz Classe GLS

Reconhecido como o Classe S dos SUVs, o novo GLS entrega-se aos seus passageiros, especialmente aos passageiros traseiros.

O novo GLS é o maior e mais luxuoso SUV da Mercedes-Benz. Oferece mais espaço, mais conforto e ainda mais luxo. A confiante presença do seu exterior deve-se às suas impressionantes dimensões, que são ainda maiores do que as do seu antecessor (comprimento +77 mm, largura +22 mm). A distância entre eixos superior em 60 mm beneficia o espaço interior, especialmente na segunda fila de bancos. As três filas de bancos eletricamente ajustáveis oferecem a todos os passageiros um espaço generoso e um excecional conforto. Os bancos na terceira fila podem ser rebatidos e alojados no piso para aumentar o espaço do compartimento de bagagens (até 2400 litros), enquanto os bancos na segunda fila podem ser rebatidos para criar uma superfície plana. Além disso, está disponível pela primeira vez uma versão de seis lugares com dois bancos traseiros individuais de luxo na segunda fila. A sua apresentação mundial na versão GLS 580 4MATIC (consumo de combustível em ciclo combinado: 10.0-9.8 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 229-224 g/km)[1] será celebrada com um motor V8 eletrificado equipado com EQ Boost - um sistema de 48 V com motor de arranque/alternador integrado.

A suspensão ativa E-ACTIVE BODY CONTROL proporciona um excecional conforto, um comportamento ágil e excelentes características para uma condução fora de estrada. Tal como o GLE, o GLS está equipado com a última geração dos sistemas de assistência à condução Mercedes-Benz que assistem o condutor. O novo sistema 4MATIC assegura uma excelente agilidade em estrada e um desempenho superior fora de estrada. O novo GLS apresenta uma impressionante aerodinâmica para um veículo do seu segmento, com um coeficiente aerodinâmico Cd de 0.32. Está equipado com uma nova função Carwash, que permite que o veículo seja preparado para entrar numa estação de lavagem de veículos com um simples pressionar de um botão.

Reconhecido como o Classe S dos SUVs, o novo GLS entrega-se aos seus passageiros, especialmente aos passageiros traseiros. Resumo das principais características de conforto:

  • Sistema de Entretenimento do Banco Traseiro MBUX: Dois ecrãs táteis de 11.6 polegadas para assistir a filmes, ouvir música e navegar na internet

  • Pack Rear Comfort Plus: tablets separados para controlar todas as funções de conforto e de entretenimento do MBUX a partir dos bancos traseiros

  • Os bancos reguláveis eletricamente são um equipamento de série, tal como a função Easy-Entry que facilita a entrada e a saída a partir da terceira fila de bancos

  • Rebatimento simples de todos os bancos traseiros com um simples pressionar de um botão

  • Possibilidade de escolha entre um banco traseiro de três lugares ou dois bancos individuais de luxo com apoios de braços na segunda fila

  • Dois bancos individuais na terceira fila (para pessoas com uma altura de até 1.94 m)

  • Bancos aquecidos e entradas USB de carregamento separadas, também para a terceira fila

  • Disponibilidade de um sistema de controlo automático da climatização de cinco zonas de temperatura

Design exterior: presença poderosa

O luxo moderno tanto em estrada como fora de estrada: essa é a mensagem de design do novo GLS. A sua estética é baseada na presença confiante criada pelas suas impressionantes dimensões (comprimento 5207 mm, largura 1956 mm). A distância entre eixos de 3135 mm, que é 60 mm superior à do seu antecessor, torna o veículo vantajosamente mais comprido e confere proporções harmoniosas, enfatizadas pelo discreto e elegante design da lateral. O GLS segue a estratégia de design de pureza sensual e dispensa linhas individuais e ajustes geométricos, privilegiando antes as superfícies generosamente modeladas.

A secção dianteira do novo GLS transmite presença e poder: isto é assegurado pela grelha do radiador vertical numa interpretação octogonal de um SUV, a proeminente proteção inferior cromada no para-choques dianteiro com grelha de entrada de ar e o capot com duas cúpulas. A aparência atraente é enfatizada pelo distintivo design dos faróis durante o dia e a noite. O GLS está equipado de série com faróis MULTIBEAM LED, com um total de 112 LEDs por farol. Estes produzem a máxima intensidade luminosa permitida por lei, que resulta na manutenção do brilho das luzes de máximos imediatamente abaixo do valor de referência de 1 lux a uma distância de mais de 650 metros. As luzes diurnas com três segmentos de LEDs destacam o estatuto do GLS como o Classe S dos SUVs.

Aerodinâmica: aperfeiçoamento requintado

O novo GLS atinge um coeficiente aerodinâmico cd extremamente baixo de 0.32 - uma clara melhoria comparativamente ao seu antecessor (cd 0.35) e um valor impressionantemente baixo no segmento de grandes SUVs de luxo. Em primeira análise, a excelente aerodinâmica ajuda a reduzir o consumo de combustível, e, em segundo, limita o ruído do vento, uma das áreas que foi alvo de particular atenção pela equipa de desenvolvimento.

Design interior: luxuosamente elegante e poderosamente progressivo

O interior do novo GLS expressa uma estética luxuosamente elegante, desde logo evidenciada pelas aplicações em pele que constituem um equipamento de série. Combinam o conforto de uma limousine de luxo com os detalhes progressivos e robustos de um SUV. O elemento central no design do tablier é um ecrã de grandes dimensões integrado num distintivo suporte do tablier. O tablier suporta continuidades para os painéis das portas e os elementos integrais de revestimento estendem-se igualmente até às portas.

A proeminente larga e elevada consola central cria um contraste robusto com a aparência flutuante do tablier. Como uma característica típica dos modelos todo-o-terreno, existem dois proeminentes apoios de mão na consola central. Além de uma boa ergonomia, as superfícies contínuas em pele criam uma impressão moderna e luxuosa complementada por uma grande área de revestimento e cortinas de proteção solar instaladas à face do revestimento. Os controlos com resposta tátil e audível aparentam ter sido maquinados a partir de um bloco de metal.

O ecrã tátil de grandes dimensões do sistema de informação e entretenimento MBUX permite controlar todas as funcionalidades de conforto do GLS a partir do banco do condutor. As superfícies do revestimento finamente talhadas e com geometria piramidal revelam perfeição e rigor de mão-de-obra. O novo volante desportivo multifunções com os seus raios atraentes acentua a aparência impressionante do interior do SUV.

Interior: espaço generoso na segunda fila e também na terceira fila de bancos

A distância entre eixos do novo GLS é consideravelmente superior à do seu antecessor (3135 mm, um aumento de 60 mm). Isto permite criar mais espaço, especialmente na segunda fila de bancos, que poderá ainda ser ajustado para a frente e para trás. Aqui o espaço para as pernas foi aumentado em 87 mm quando os bancos se encontram na posição mais recuada, facilitando também a entrada no veículo.

De série para o mercado Europeu, o assento do banco da segunda fila pode ser rebatido na proporção de 60:40, enquanto o respetivo encosto pode ser repartido na proporção de 40:20:40. Alternativamente é possível encomendar a configuração standard Americana com dois bancos traseiros individuais de luxo com apoios de braços, entre os quais é possível aceder com facilidade aos bancos da terceira fila. Isto é particularmente útil quando são instaladas cadeiras para crianças na segunda fila de bancos.

Um simples pressionar de um botão é tudo o que necessita para arrumar os bancos confortáveis e utilizar a capacidade máxima de 2400 litros do compartimento de bagagens do GLS. Os botões nos lados esquerdo e direito do compartimento de bagagens e à frente da cava da roda do lado do passageiro dianteiro na zona do pilar C permitem rebater totalmente os bancos da terceira fila para obter uma superfície de carga completamente plana. Também é possível rebater todos os bancos simultaneamente pressionando o botão "ALL". O lado posterior do encosto dos bancos revestido em alcatifa é parte integrante de uma área de carga plana e prática. Outro pressionar de um botão permite baixar a embaladeira do compartimento de bagagens em aproximadamente 50 mm para facilitar o carregamento de objetos pesados.

Ainda mais conforto no compartimento traseiro: MBUX servido num tablet

O luxo no novo GLS é partilhado generosamente por todos os passageiros, particularmente se o pack Rear Comfort Plus for encomendado. Inclui um tablet Android de 7 polegadas na sua base específica, no maior e luxuoso apoio de braços central da segunda fila de bancos. O tablet permite controlar todas as funções de conforto e de entretenimento do MBUX a partir das duas filas de bancos traseiros, como por exemplo, aceder ao rádio, TV, conteúdos multimédia, telefone e navegar na internet. Também pode ser utilizado para controlar o pack Rear Seat Comfort e o sistema de controlo automático da climatização de cinco zonas de temperatura para os bancos traseiros. Naturalmente, o condutor poderá assumir em qualquer momento o controlo de todas as opções e funcionalidades a partir do seu banco.

A consola central também oferece um compartimento de carregamento sem-fios para smartphones e entradas USB adicionais. Os passageiros traseiros são ainda brindados com os luxuosos apoios de cabeça com almofadas adicionais e com a consola central estendida para trás entre os bancos dianteiros com suportes para bebidas.

MBUX com Assistente de Interior

O GLS está equipado com a última geração do sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Os aperfeiçoamentos comparativamente ao equipado no Classe A, no qual o revolucionário sistema fez a sua estreia, incluem dois ecrãs largos de 31.2 cm. A informação no painel de instrumentos e no ecrã multimédia é facilmente legível nos ecrãs largos de alta resolução. Uma emotiva apresentação com gráficos fantásticos destaca a inteligibilidade da estrutura do controlo intuitivo.

Cadeia cinemática: todos os motores a gasolina integram um motor de arranque/alternador e o EQ Boost

As elevadas aspirações do novo Mercedes-Benz GLS são igualmente aparentes na sua gama de motores. Potentes motores de seis e de oito cilindros proporcionam um conforto de propulsão e uma potência superior apropriados às características deste luxuoso modelo.

Logo após o lançamento do modelo, a introdução do GLS 580 4MATIC (consumo de combustível em ciclo combinado: 10.0-9.8 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 229-224 g/km)[2] irá marcar a apresentação mundial do novo motor V8 a gasolina eletrificado com sistema elétrico de bordo de 48 V e motor de arranque/alternador integrado. O motor debita 360 kW (489 CV) de potência e produz um binário de 700 Nm, mais 250 Nm de binário e 16 kW/22 CV de potência disponíveis através do EQ Boost durante curtos períodos de tempo. O motor de arranque/alternador integrado (ISG) é responsável pelas funções híbridas como o EQ Boost ou a recuperação de energia, que permitem economizar combustível a um nível que anteriormente só era possível com recurso a tecnologia híbrida de alta tensão.

O ISG elimina a necessidade de uma correia de acessórios na dianteira do motor, reduzindo desta forma o seu comprimento total. O design elegante do motor de cilindros em linha, juntamente com a separação física entre a admissão e o escape, cria espaço para a instalação do sistema de pós-tratamento dos gases de escape junto ao motor. O sistema elétrico de bordo de 48 V serve não só para os consumidores que consomem uma elevada quantidade de energia como a bomba de água e o compressor do ar condicionado, mas também para o motor de arranque/alternador integrado (ISG) que também fornece energia à bateria através da recuperação altamente eficiente de energia.

O Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC, equipado com um motor de seis cilindros em linha eletrificado com tecnologia de 48 V, só está disponível para mercados fora da UE. As suas prestações: 270 kW (367 CV) e 500 Nm, mais 250 Nm de binário e 16 kW/22 CV de potência disponíveis através do EQ Boost durante curtos períodos de tempo.

Diesel: motor de seis cilindros para a Europa, Rússia e outros mercados

As duas versões diesel do modelo GLS são equipadas com o OM 656, o motor de seis cilindros em linha da atual família de motores. Está disponível em duas versões de prestações, em função do lançamento de mercado: a versão GLS 350 d 4MATIC com 210 kW (286 CV) e 600 Nm (consumo de combustível em ciclo combinado: 7.9-7.6 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 208-200 g/km)[3] e a versão GLS 400 d 4MATIC com 243 kW (330 CV) e 700 Nm de binário (consumo de combustível em ciclo combinado: 7.9-7.6 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 208-201 g/km)2. Em ambas as versões, o potente motor já cumpre a norma Euro 6d- (Fase 2 do RDE - Real Driving Emissions), que só irá entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2020 para os novos modelos e um ano mais tarde para todos os veículos, mesmo nas mais exigentes condições de condução.

Sistema de tração integral 4MATIC: agilidade na estrada, superioridade fora de estrada

Em todas as variantes do novo GLS, a potência é transmitida pela caixa de velocidades automática 9G-TRONIC. O escalonamento da caixa de velocidades com nove relações permite reduzir claramente a rotação do motor e é um fator decisivo para os elevados níveis de eficiência energética e de conforto de condução. O modelo também está equipado de série com uma caixa de transferência com embraiagem multidisco controlada eletronicamente. Esta permite a transferência totalmente variável do binário de 0 a 100 por cento (binário em função dos requisitos) entre os eixos.

Outra novidade e disponível como equipamento opcional é a caixa de transferência especialmente configurável para as características de condução fora de estrada. Além da embraiagem multidisco controlada eletronicamente com transmissão de binário em função dos requisitos, também integra uma caixa redutora para a condução fora de estrada.

Também para a condução em estrada pavimentada e particularmente em curva, as duas caixas de transferência totalmente interligadas, com função de transmissão de binário em função dos requisitos, permitem uma melhoria adicional do comportamento e da agilidade ao influenciarem especificamente o grau de aceleração em torno do eixo vertical do veículo para produzir sobreviragem ou subviragem.

Suspensão: suspensão pneumática AIRMATIC de série

O GLS está equipado de série com o aperfeiçoado sistema de suspensão pneumática AIRMATIC com Adaptive Damping System Plus. Esta configuração utiliza sistemas de sensores e algoritmos extremamente complexos para adaptar em tempo real as características de amortecimento às condições da estrada e a situação de condução. Todos os componentes foram aperfeiçoados comparativamente à geração anterior, enquanto os apoios da suspensão foram otimizados para maximizar o conforto de condução. Além disto, a suspensão pneumática mantém o veículo à mesma altura ao solo, independentemente da carga transportada.

Função Carwash: pronto para a lavagem

A função Carwash é uma nova funcionalidade de série - extremamente conveniente, especialmente para um veículo de grandes dimensões como o GLS. Quando esta função é selecionada, a suspensão é regulada para a posição mais elevada, reduzindo a largura das vias devido à geometria dos eixos. Isto facilita a entrada numa estação de lavagem de veículos bem como a remoção de toda a sujidade nas cavas das rodas resultante da última incursão fora de estrada. A função Carwash também:

  • Recolhe os espelhos exteriores.

  • Fecha os vidros laterais e o teto de abrir deslizante.

  • Ignora a informação do sensor de chuva por forma a que o limpa para-brisas permaneça desligado durante a lavagem do veículo.

  • Comuta o controlo da climatização para o modo de recirculação de ar e, decorridos oito segundos, ativa a imagem dianteira da câmara de 360° para assistir o condutor aquando da entrada na estação de lavagem de veículos

  • Desativa automaticamente estas configurações quando o condutor sai da estação de lavagem de veículos e acelera até uma velocidade superior a 20 km/h.

Suspensão excecionalmente inteligente: E-ACTIVE BODY CONTROL

Conforto de condução e agilidade ainda melhores, as funções totalmente novas como o modo de recuperação são fornecidas pela suspensão opcional E-ACTIVE BODY CONTROL, que é agora combinada com a recém-desenvolvida suspensão pneumática AIRMATIC. Atualmente, este é o único sistema no mercado com capacidade para controlar individualmente as forças de compressão e de retorno da suspensão em cada roda. Isto significa que não só contrariam o adornamento da carroçaria como também a oscilação vertical e o afundamento. Em conjunto com o ROAD SURFACE SCAN e a função de inclinação em curva CURVE, o E-ACTIVE BODY CONTROL permite um excecional nível de conforto e sustenta a pretensão da Mercedes-Benz na construção da suspensão mais inteligente de um SUV a nível mundial.

O sistema E-ACTIVE BODY CONTROL opera com uma tensão elétrica de 48 V e está disponível como equipamento opcional. Em superfícies de estrada em mau estado de conservação, o sistema tem até capacidade para recuperar energia, reduzindo os requisitos de energia aproximadamente a metade quando comparados com o sistema anterior equipado no Classe S. O sistema hidropneumático gera forças dinâmicas que se sobrepõem às forças da suspensão pneumática e suportam e amortecem ativamente a carroçaria do veículo, por ex., durante uma aceleração linear e lateral ou quando o veículo circula em estradas de piso irregular.

As funções de todo-o-terreno incluem o modo de recuperação: se o GLS ficar atolado numa duna, por exemplo, o modo de recuperação pode ajudar a libertar o veículo mais facilmente em muitas situações como esta. Se possível, a altura da suspensão automaticamente aumentada e reduzida várias vezes, o que permite variar a pressão dos pneus aplicada ao solo e desta forma melhorar a tração – o GLS consegue libertar a si mesmo. A atuação individual das rodas é outra função para a condução fora de estrada. Isto permite regular individualmente a altura em cada roda através do ecrã multimédia, melhorando desta forma o alinhamento do veículo em terrenos irregulares, por exemplo, quando uma roda se encontra presa numa vala ou quando a suspensão de uma roda se encontra totalmente comprimida. Isto também ajuda a aumentar a tração e o binário na roda.

O E-ACTIVE BODY CONTROL no GLS também integra a função de inclinação em curva CURVE: tal como um motociclo, o GLS inclina-se para o lado das curvas e, portanto, permite curvar em três fases praticamente sem força centrífuga. Se o GLS estiver equipado com uma câmara multifunções estéreo, a função ROAD SURFACE SCAN torna-se possível: a câmara lê continuamente a superfície da estrada, enquanto a suspensão responde antecipadamente a quaisquer ondulações antes de o veículo passar sobre as mesmas, compensando-as substancialmente. Desta forma, o GLS melhora a perceção de conforto de condução.

Na comunicação social

RSS feed - Na comunicação social (opens in new window)

Mercedes GLS revelado

A poucos dias da revelação oficial marcada para a abertura do salão automóvel de Nova Iorque, a partir de 19 de abril, o novo Mercedes-Benz GLS já quase não tem segredos
18
Abr
2019
www.autofoco.pt

Mercedes-Benz faz regressar o seu enorme GLS

É o SUV de maiores dimensões da marca alemã e é também o mais luxuoso e foi apresentado oficialmente no Salão de Nova Iorque.
18
Abr
2019
automonitor.sapo.pt

Mercedes-Benz GLS: Maior, mais arrojado e mais luxuoso

O Classe S dos SUV: eis a forma como a Mercedes-Benz apresenta o seu novo SUV de grandes dimensões, que cresce em diversos sentidos e promete maior equilíbrio entre conforto e dinamismo, sem esquecer, naturalmente, a eficácia das motorizações.
18
Abr
2019
www.motor24.pt