Sintra,
15
Março
2019
|
10:39
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG GT R Roadster

A Mercedes-AMG combina o seu fascinante supermodelo com a tecnologia do desporto automóvel e com a experiência de uma condução ao ar livre, coroando o portfólio de modelos desportivos descapotáveis.

A Mercedes-AMG combina o seu fascinante supermodelo com a tecnologia do desporto automóvel e com a experiência de uma condução ao ar livre, coroando o portfólio de modelos desportivos descapotáveis. O novo AMG GT R Roadster adapta-se quer a pistas sinuosas quer a avenidas ou estradas costeiras. O motor V8 biturbo de 430 kW/585 CV, a suspensão ajustável com direção ativa no eixo traseiro, a aerodinâmica ativa e a construção inteligente de baixo peso formam as bases para um comportamento extremamente dinâmico. E tal como os outros modelos roadster, o AMG GT R descapotável inclui a capota de lona em tecido de três camadas, com uma estrutura leve construída em alumínio, magnésio e aço.

O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo no AMG GT R Roadster fornece uma potência de 430 kW (585 CV) e um binário máximo de 700 Nm. Este último está disponível numa ampla faixa de rotação do motor, desde as 2100 às 5500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 3.6 segundos. O dinamismo fornecido é sentido continuamente até à velocidade máxima de 317 km/h.

Design exterior

A secção dianteira inclinada para baixo e a grelha do radiador específica da AMG inclinada para a frente criam uma visual distintivo semelhante ao do "nariz de tubarão" e criam a sensação do modelo estar literalmente assente na estrada. Ao mesmo tempo, esta forma permite otimizar a aerodinâmica, aumentando o fluxo de ar de arrefecimento e o desempenho do modelo.

Os faróis LED High Performance equipados de série reforçam a associação à família AMG GT com a sua assinatura de iluminação. Uma faixa de luz trifuncional e arqueada assume as funções de luz diurnas, luz de navegação e luz de mudança de direção. O sistema refletor multi-câmara com três refletores simples para as luzes de médios e de máximos assegura a iluminação ideal da estrada e confere um visual desportivo e dinâmico.

A aparência da secção dianteira em V também reforça o visual dinâmico, transmitindo a sensação de um impulso contínuo do AMG GT R Roadster para a frente mesmo antes de iniciar a condução. As entradas de ar de grandes dimensões no para-choques dianteiro asseguram o aumento do fornecimento do ar de arrefecimento ao motor. Para esta finalidade integram duas aletas horizontais aerodinamicamente otimizadas, que orientam o fluxo de ar para os radiadores praticamente sem perdas de carga.

As adicionais grelhas de ar nas extremidades do para-choques dianteiro reduzem a turbulência do fluxo de ar, melhorando desta forma o coeficiente aerodinâmico (Cd) do descapotável de dois lugares. Graças às suas aberturas estreitas e verticais, as grelhas de ar também orientam o ar para as cavas das rodas, otimizando as propriedades do fluxo de ar. Para assegurar um escoamento de ar ideal através dos duplos radiadores das cavas das rodas, o roadster integra adicionalmente exclusivos revestimentos das cavas das rodas com aletas especiais para a dissipação de calor.

Sistema ativo de regulação do ar AIRPANEL

O sistema ativo de regulação do ar AIRPANEL, incluído de série, é uma solução tecnológica de destaque. Para assegurar a necessária quantidade de ar de arrefecimento, as lamelas verticais na secção inferior do para-choques dianteiro são abertas e fechadas eletronicamente através de um motor elétrico em cerca de um segundo. A obtenção da posição ideal requer um controlo extremamente preciso e rápido.

Durante a condução normal sem o aumento das necessidades de arrefecimento, as lamelas permanecem fechadas para reduzir o atrito aerodinâmico e orientam o ar para a parte inferior da carroçaria. As lâminas só abrem quando certos componentes atingem determinadas temperaturas e as necessidades de arrefecimento se tornam elevadas, para permitir a passagem do máximo caudal de ar de arrefecimento para os permutadores de calor.

Proporções elegantes

As asas dianteiras de carbono extremamente leve acrescentam um total de 46 milímetros à largura da secção dianteira deste roadster comparativamente ao AMG GT e ao AMG GT S Roadster, e criam espaço para uma maior largura do eixo e combinações de jante/pneu de grandes dimensões.

A vista lateral beneficia das jantes AMG Performance em preto mate, equipadas de série. As jantes disponíveis têm as dimensões de 10.0 J x 19 ET56 para o eixo dianteiro e de 12.0 J x 20 ET52 para o eixo traseiro. As jantes de baixo peso têm três vantagens: reduzem o peso total, a massa de inércia e o peso não suspenso.

A traseira também é caracterizada por várias diferenças evidentes. Os painéis laterais em alumínio tornam o AMG GT R Roadster 57 milímetros mais largo na traseira do que o AMG GT e o AMG GT S Roadster.

A asa traseira de grandes dimensões com a terceira luz de stop integrada está fixada à tampa da bagageira e aumenta a força vertical descendente no eixo traseiro. Os apoios do aerofólio são pintados na cor da carroçaria enquanto a asa é pintada em preto brilhante. Em função da aplicação ou das condições da pista, a inclinação da asa pode ser mecanicamente ajustada com precisão – por exemplo, para aumentar a força vertical descendente no eixo traseiro.

Design interior

O design interior reflete as linhas de design do exterior. O tablier salienta a largura do modelo, criando a sensação de estarmos perante uma asa robusta. Na consola central, uma insígnia com a inscrição "1 of 750" indica o número limitado de unidades produzidas do roadster.

Bancos AMG Performance

O sistema de aquecimento ao nível do pescoço AIRSCARF está disponível como equipamento opcional e permite um maior prazer de condução com a capota aberta até em condições de baixa temperatura ambiente. A saída de ar é continuamente integrada na secção do apoio de cabeça, sendo possível ajustar a temperatura do ar fornecido em três níveis.

Os clientes que pretendam temperaturas de conforto mesmo nos dias extremamente quentes do Verão, também poderão optar pelos bancos dianteiros climatizados que, pela primeira vez estão disponíveis para os bancos AMG Performance. A intensidade da climatização também pode ser regulada em três níveis.

Ecrãs com estilos específicos da AMG

O AMG GT R Roadster foi equipado com um painel de instrumentos com um ecrã de 12.3 polegadas e um ecrã multimédia de 10.25 polegadas na consola central. O painel de instrumentos oferece um design com três estilos de ecrã “Classic”, “Sporty” ou “Supersport”, específicos da AMG. No modo “Supersport", existe também uma extensa informação adicional, como uma instrução para engrenar uma mudança superior, quando a caixa de velocidades se encontra em modo de transmissão manual. As recém-criadas apresentações no ecrã multimédia permitem igualmente a utilização de mais funções do veículo agora com uma maior qualidade, por exemplo, com apresentações animadas da assistência à condução, do veículo e dos sistemas de comunicação.

Volante AMG Performance

O AMG GT R Roadster foi equipado de série com o novo volante AMG Performance, caracterizado pelo seu design desportivo, uma secção inferior achatada com um aro notoriamente contornado e uma operação intuitiva. O aro do volante é completamente revestido em microfibra DINAMICA. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades. Os botões táteis integrados podem ser utilizados para controlar as funções do painel de instrumentos digital e do ecrã multimédia através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais de um dedo.

O Pack AMG Interior Night também é um equipamento de série. Neste pack, as patilhas de mudanças, os raios do volante, as aplicações nos bancos AMG Performance e as embaladeiras das portas possuem um acabamento em preto brilhante, que combina com os elementos de revestimento em fibra de carbono AMG/preto lacado de série para reforçar ainda mais a desportividade do modelo.

O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo

O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo fornece uma potência de 430 kW (585 CV) no AMG GT R, enquanto o binário máximo de 700 Nm está disponível entre as 2100 e as 5500 rpm. Comparativamente aos outros modelos AMG GT, são utilizados diferentes turbocompressores com um processamento modificado do compressor, uma válvula de controlo da pressão de sobrealimentação mais pequena, bem como um software de gestão do motor mais preciso.

Para uma ótima potência quando a temperatura do ar exterior é elevada, a Mercedes-AMG utiliza um sistema de arrefecimento ar-água indireto. Com um ótimo fluxo de ar e de água, os permutadores de arrefecimento integram um circuito de água separado, de baixa temperatura e de duas fases de arrefecimento. A primeira fase de arrefecimento envolve dois permutadores paralelos nas cavas das rodas esquerda e direita. Em conjunto com o permutador de arrefecimento de grandes dimensões na secção dianteira do veículo como segunda fase de arrefecimento, o sistema é particularmente poderoso.

Sistema de escape AMG Performance

O sistema de escape especialmente desenvolvido não só produz um autêntico som de um veículo de competição, como também permite reduzir o peso em cerca de seis quilos graças à utilização de titânio na panela de escape traseira e aço inoxidável de parede fina na secção dianteira do sistema de escape.

Com esta forma hexagonal especial, a ponteira de escape de grandes dimensões disposta no centro do para-choques traseiro realça o carácter desportivo do modelo. Os dois tubos de escape adicionais estão instalados nos lados esquerdo e direito do difusor. As suas ponteiras são revestidas em fibra de carbono tal como no desporto automóvel para protegerem o difusor contra as elevadas temperaturas dos gases de escape. O sistema de escape está equipado de série com duas borboletas de escape variáveis, que influenciam diretamente o som emitido pelo AMG GT R Roadster.

As borboletas de escape abrem e fecham em função do modo selecionado no AMG DRIVE SELECT, embora também possam ser controladas individualmente utilizando o botão separado no AMG DRIVE UNIT. Nos modos "Comfort" e "Sport", o som de baixa frequência típico de um motor V8 é controlado com foco no conforto. Nos modos "Sport Plus" e "RACE" o som é extremamente emotivo.

Caixa de velocidades de dupla embraiagem

A caixa de sete velocidades e de dupla embraiagem disposta no eixo traseiro também foi aprimorada pelos engenheiros da AMG. A primeira mudança na AMG SPEEDSHIFT DCT 7G possui uma relação de transmissão mais longa, enquanto a sétima mudança tem uma relação de transmissão mais curta para permitir uma aceleração mais rápida e uma resposta extremamente espontânea às rápidas solicitações no pedal do acelerador.

A função Race Start é agora mais impressionante graças ao aumento da rotação no arranque, ao controlo de tração mais sensível e aos pneus desportivos para a utilização em pista. Além disso, o sistema de arrefecimento da caixa de velocidades foi adaptado aos requisitos mais exigentes da competição automóvel.

Os programas da transmissão

Utilizando as patilhas de mudanças do AMG DYNAMIC SELECT na consola central ou os botões do volante AMG, o condutor poderá ajustar o AMG GT R de acordo com os seus requisitos individuais. Poderá escolher entre os modos "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport plus", "RACE" e "Individual". Ao pressionar o botão "M" na consola central, o condutor poderá ativar o modo manual da caixa de velocidades em qualquer modo da transmissão.

O AMG GT R está equipado com AMG DYNAMICS. Esta regulação integrada de dinâmica de condução alarga as funções do ESP® (programa eletrónico de estabilidade) para uma dose exata de distribuição de potência no eixo traseiro e controlo da característica da direção. O AMG DYNAMICS calcula como o veículo irá reagir. Para tal, o sistema utiliza os sensores disponíveis que detetam por exemplo, a velocidade, o ângulo da direção ou a aceleração em torno do eixo vertical do veículo. Assim, é possível antecipar o comportamento do veículo com base nas ações do condutor e nos dados fornecidos pelos sensores. O sistema de controlo reage desta forma mesmo antes do condutor – e sem perceção da intervenção pelo sistema. O condutor experimenta uma sensação de condução extremamente autêntica com uma elevada dinâmica em curva e ótima tração, bem como uma elevada estabilidade e comportamento previsível.

Os diferentes modos do AMG DYNAMICS designam-se de "Basic", "Advanced", "Pro" e "Master". A seleção do programa da transmissão no ecrã multimédia apresenta agora o novo símbolo AMG DYNAMICS.

  • O comportamento "Basic" é atribuído aos programas da transmissão "Slippery" e "Comfort". Neste caso, o AMG GT demonstra características de comportamento excecionalmente estáveis com um elevado amortecimento do momento rotacional em torno do seu eixo vertical.

  • O modo "Advanced" é ativado no programa "Sport". O AMG GT é então estabilizado de forma neutral. O menor amortecimento do momento rotacional em torno do eixo vertical, o menor requisito do ângulo da direção e a agilidade reforçada suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas.

  • O modo “Pro” está incluído no programa “Sport+”. No modo “Pro”, o condutor recebe ainda uma maior assistência nas manobras de condução dinâmica enquanto a agilidade e a precisão são adicionalmente reforçadas em curva.

  • O modo "Master" combina com o programa da transmissão RACE e destina-se aos condutores que pretendem experimentar o dinamismo e desfrutar da condução em circuitos fechados.

    Suspensão AMG com amortecimento continuamente ajustável

    Tal como no AMG GT R, a suspensão especialmente desenvolvida da AMG também é utilizada na versão descapotável. A tecnologia conhecida do desporto automóvel é combinada com o sistema de amortecimento continuamente ajustável AMG RIDE CONTROL. O sistema é controlado eletronicamente e ajusta automaticamente o amortecimento em cada roda para se adaptar à situação de condução, à velocidade e às condições atuais da superfície da estrada.

    O condutor também poderá ajustar as características de amortecimento com o simples pressionar de um botão no sistema AMG DRIVE UNIT ou através da utilização dos modos da transmissão do AMG DYNAMIC SELECT. Estão disponíveis três modos: "Comfort", "Sport" e "Sport Plus". A finalidade de cada uma destas três características de amortecimento é clara: o modo "Comfort" é a escolha certa para uma utilização na via pública; o modo "Sport" é perfeito para uma utilização em pista, ou por outras palavras, para uma condução com elevada dinâmica em pistas parcialmente onduladas com a máxima aderência. O modo "Sport Plus" é ideal para circuitos modernos de Grande Prémio e mais planos, , e transmite um elevado nível de rigidez estrutural.

    AMG TRACTION CONTROL

    O sistema AMG TRACTION CONTROL foi adotado diretamente do desporto automóvel e permite aos condutores pré-selecionarem o escorregamento no eixo traseiro em nove níveis. O sistema isola a aderência nas rodas motrizes e não afeta a estabilização fornecida pelo ESP®. Para esta finalidade, os correspondentes mapas de características são programados no sistema eletrónico do veículo.

    O sistema de travões de elevado desempenho

    O sistema de travões de elevado desempenho assegura uma excelente desaceleração e uma elevada resistência ao desgaste, com discos de travões internamente ventilados e perfurados, com um diâmetro de 390 milímetros no eixo dianteiro e 360 milímetros no eixo traseiro. De série, as pinças de travões são pintadas de amarelo.

    Como equipamento opcional, está disponível um sistema de travões cerâmicos de elevado desempenho. As vantagens deste sistema são a redução do peso em aproximadamente 15 quilos, um ciclo de vida mais prolongado e uma resistência ao desgaste ainda superior graças aos discos de travão cerâmicos com um diâmetro de 402 milímetros no eixo dianteiro e de 360 milímetros no eixo traseiro.