Lisboa,
06
Março
2018
|
14:41
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG GT Coupé de 4 Portas

O aumento da família de modelos AMG GT com o Coupé de 4 portas inaugura o segmento de veículos desportivos a clientes que procuram um veículo para a utilização no dia-a-dia, mas que não abdicam do desempenho inigualável da Mercedes-AMG.

Mais espaço, potência e uma estética mais apelativa – o novo Mercedes-AMG GT de 4 portas proporciona novas experiências de condução e estende a família dos modelos AMG. O novo coupé é o primeiro veículo desportivo de 4 portas da marca de Affalterbach e baseia-se diretamente nos lendários modelos bem-sucedidos SLS e AMG GT. Trata-se de outro veículo desenvolvido autonomamente desenvolvido pela Mercedes-AMG que combina um design exclusivo, um elevado conforto e a excecional engenharia dos veículos desportivos com uma configuração atlética de um 4 portas. Desta forma fornece mais espaço e uma maior versatilidade de utilização. O aumento da família de modelos AMG GT com o Coupé de 4 portas inaugura o segmento de veículos desportivos a clientes que procuram um veículo para a utilização no dia-a-dia, mas que não abdicam do desempenho inigualável da Mercedes-AMG.

À primeira vista, a dinâmica longitudinal e lateral ao mais alto nível e uma silhueta com proporções clássicas, colocam o Mercedes-AMG GT Coupé de 4 portas no portfolio do seu irmão de duas portas. O design expressivo com o capot de baixa altura, uma frente dominante e uma carroçaria musculada salientam os genes desportivos do coupé de 4 portas, que estabelece novas referências como o modelo mais novo da família AMG: como primeiro modelo AMG GT de 4 portas, combina o elevado conforto para uma utilização no dia-a-dia com várias opções de personalização e a mais moderna engenharia aplicadas aos veículos desportivos.

O novo AMG GT Coupé de 4 portas proporciona uma experiência de condução especial a todos os níveis, com uma velocidade máxima de 315 km/h que é atingida facilmente com a sua elevada dinâmica de condução. Os modernos e potentes motores de 6 cilindros em linha e V8 com potências desde 320 kW (435 CV) até 470 kW (639 CV) permitem experiências de condução completamente novas, e combinam um desempenho impressionante com a moderna eficiência.

O interior do primeiro modelo AMG GT de 4 portas é caracterizado por uma sobriedade elegante e também pelas mais modernas funções: os inovadores painéis de controlo podem ser operados intuitivamente e configurados conforme necessário. A combinação de elevados níveis de personalização com a tecnologia dos veículos desportivos, focando ainda mais os requisitos dos clientes mais exigentes, também é evidente com os vários packs de equipamento e opções de personalização. O novo coupé da marca de Affalterbach também corresponde à insígnia da Mercedes-AMG no que diz respeito à sua elevada dinâmica de condução e estabelece novas referências no seu segmento também em pista.

Evidente à primeira vista: um membro da família AMG GT

Claramente reconhecível como um membro da família AMG GT, o novo AMG GT Coupé de 4 portas segue a filosofia de design Pureza Sensual. O modelo revela proporções atraentes com superfícies convexas e uma carroçaria musculada.

A secção dianteira com um capot longo e duas cúpulas, não deixa margem para dúvidas de que este modelo é o membro mais jovem da família AMG GT. O coupé de 4 portas segue a tradição de design dos bem-sucedidos modelos AMG GT: a poderosa carroçaria transmite dinamismo e motivação. As formas com superfícies convexas conferem ao AMG GT de 4 portas uma elegância intemporal, enquanto a silhueta fluida com a superfície vidrada de baixa altura evidencia as características de um desportivo. Tal como nas lamelas do radiador do AMG GT R, o Airpanel em frente à entrada de ar central de arrefecimento permite melhorar a eficiência aerodinâmica do modelo. Os elegantes faróis MULTIBEAM LED, a grelha de proteção do radiador específica da AMG em forma de tubarão e o para-choques dianteiro com a sua asa de avião reforçada também conferem ao mais recente modelo da Mercedes-AMG a presença marcante da família GT.

Com vidros laterais sem moldura e um para-brisas plano extremamente inclinado, as características da arquitetura clássica de um modelo coupé também são evidentes. Com o adicional banco traseiro central, as linhas características dos modelos AMG GT não são comprometidas. Os específicos contornos superiores e a linha de cintura musculada revelam a orientação atlética e desportiva do modelo, que é ainda reforçada pelos pronunciados guarda-lamas traseiros.

A secção traseira do novo coupé de 4 portas é baseada nas conhecidas características do design da família AMG GT: os farolins traseiros LED extremamente estreitos definem a linha marcante da bagageira; o aileron traseiro extensível em vários níveis não só salienta a afiliação familiar do modelo como também contribui significativamente para uma melhor aerodinâmica.

Os dois modelos de oito cilindros podem ser identificados através das três lamelas horizontais nas estradas de ar dianteiras laterais, a Asa de Avião com revestimento em Silver Shadow, o difusor distintivo na traseira e o sistema de escape duplo com ponteiras de escape trapezoidais. No entanto, a versão de seis cilindros está equipada com uma lamela em cada uma das grelhas de entrada de ar, duplas ponteiras de escape circulares e um difusor traseiro ligeiramente menos pronunciado.

Packs de equipamento exterior para reforçar o visual do modelo

O novo AMG GT Coupé de 4 portas fornece um vasto leque de packs de equipamento exterior que podem ser utilizados para reforçar o design exterior do modelo. O Pack Night inclui elementos de revestimento em preto brilhante, enquanto por exemplo, o Pack Chrome salienta o carácter luxuoso do modelo com elementos de revestimento e uma aplicação em cromado brilhante. Os dois Packs de Fibra de Carbono fornecem diferentes versões dos revestimentos em fibra de carbono, enquanto o opcional pack Aerodinâmico confere ao veículo um visual ainda mais desportivo e é uma nova característica no seu segmento. Inclui atributos adicionais em preto brilhante, com a Asa de Avião revestida em Silver Shadow no para-choques dianteiro e o aileron traseiro fixo que naturalmente também reduz a força aerodinâmica vertical ascendente a maiores velocidades. Com o pack estilo V8, o modelo de seis cilindros também pode ser equipado com as características de design das versões de oito cilindros.

Desempenho desportivo superior: motores V8 biturbo com potências até 470 kW (639 CV)

O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo já é, atualmente, utilizado em vários modelos. A sua potência foi adicionalmente aumentada para o novo Mercedes AMG GT 63 S 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado de 11.2 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 256 g/km) e assegura um superior desempenho ao nível de um veículo desportivo. Fornece uma potência de 470 kW (639 CV) e um binário máximo de 900 Nm, que está disponível numa ampla gama de rotação entre as 2500 e as 4500 rpm. O motor topo de gama do novo AMG GT de 4 portas transmite uma superioridade sem esforço em toda a gama de rotação do motor. Isto é evidenciado pela aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3.2 segundos e pela velocidade máxima de 315 km/h.

No Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado de 11.0 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 252 g/km) o motor V8 produz 430 kW (585 CV) de potência e um binário máximo de 800 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em apenas 3.4 segundos e a velocidade máxima atingida é de 310 km/h.

O motor AMG de 4.0 litros V8 está equipado com a comprovada dupla sobrealimentação, em que os dois turbocompressores estão instalados não no exterior mas sim entre os dois blocos de cilindros do motor. As vantagens residem num bloco compacto do motor e na resposta imediata dos turbocompressores.

Na versão AMG GT 63 S, o motor de oito cilindros está equipado com apoios ativos do motor. Estes resolvem conflitos como a obtenção simultânea da ligação mais suave possível com a cadeia cinemática (para um elevado conforto) e a ligação mais rígida possível para uma dinâmica ideal do veículo, através de uma adaptação contínua e rápida dos seus níveis de rigidez de acordo com as atuais condições de condução. Como opção, o AMG GT 63 pode ser equipado com apoios ativos do motor através do pack Dynamic Plus.

Resposta direta: os dois turbocompressores duplos

Os dois turbocompressores duplos tipo scroll combinados com tecnologia inovadora asseguram uma potência superior e uma resposta mais rápida. Pela primeira vez, a Mercedes-AMG combinou as vantagens da tecnologia de turbocompressor duplo tipo scroll no motor V8 com as turbinas instaladas em apoios de deslizamento ao invés de rolamentos. Através da instalação de apoios de deslizamento, o atrito é reduzido ao mínimo no interior do turbocompressor. A tecnologia de turbocompressor duplo tipo scroll também assegura a ótima utilização do escoamento dos gases de escape. Em conjunto, ambas as soluções permitiram melhorar a resposta imediata dos motores de quatro litros de oito cilindros da AMG (que já eram a referência). Através da otimização da carga no interior dos cilindros, a potência e o binário máximos foram adicionalmente aumentados. A injeção direta a gasolina orientada com injetores piezoelétricos, o bloco do motor totalmente em alumínio, o conceito de quatro válvulas por cilindro com variador de fase, permutador de arrefecimento ar-água do ar de sobrealimentação, gestão do alternador, a função ECO start/stop e o modo roda livre, foram todos mantidos.

Potente e versátil: motor de seis cilindros com inovadora função híbrida

Juntamente com os dois motores V8, o novo veículo desportivo de 4 portas também está disponível na versão Mercedes-AMG GT 53 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado de 9.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 209 g/km) com o inovador motor AMG de seis cilindros em linha. O motor de 3.0 litros e de 320 kW (435 CV) de potência é caracterizado pelas suas elevadas prestações, apoiadas por um efeito de potência suplementar de até 16 kW (22 CV) e de um binário suplementar de 250 Nm. O alternador/motor de arranque EQ Boost combina um motor de arranque e um alternador numa única máquina elétrica e está instalado entre o motor e a caixa de velocidades. Esta combinação inteligente, juntamente com a eficiente sobrealimentação do compressor elétrico adicional (eZV) e o turbocompressor, ajudam a assegurar o desempenho e a dinâmica de condução, característicos da AMG, e ao mesmo tempo permite reduzir o consumo e as emissões. O AMG GT 53 de 4 portas acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 285 km/h.

Mais energia para mais inovações: o novo sistema elétrico de bordo de 48 V

O alternador/motor de arranque EQ Boost no novo AMG GT 53 também gera a energia para o sistema elétrico de bordo de 48 V. Este, por sua vez, utiliza um conversor DC/DC para fornecer energia ao sistema elétrico de bordo de 12 V para alimentar as luzes, o cockpit, os ecrãs dos sistemas de informação e de entretenimento e as unidades de controlo. Através da bateria de 48 V, a capacidade de energia disponível para alimentar todos os sistemas do veículo é aumentada, o que significa que pode ser disponibilizada mais energia para novas funções. Desta forma, o sistema elétrico de bordo de 48 V também abre caminho para a expansão progressiva dos sistemas de informação, entretenimento e de assistência.

Experiência emotiva da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT

A caixa de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G foi especialmente afinada para os requisitos das versões de oito cilindros do novo AMG GT de 4 portas. Aqui é utilizada uma embraiagem viscosa, que permite reduzir o peso, a inércia e otimizar a resposta. O software amplamente adaptado para o modelo permite passagens de caixa extremamente rápidas, múltiplas reduções rápidas e proporciona uma experiência especialmente emotiva de comando da caixa de velocidades graças à função de duplo embraiar. Também está equipada uma função RACE START que assegura a máxima aceleração possível.

O motor de seis cilindros em linha está equipado com a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G. Em conjunto com o conversor de binário, a caixa de velocidades está afinada de acordo com os requisitos especiais deste motor. Por outro lado, também é possível obter o extremamente rápido e emotivo comando da caixa de velocidades característico de um modelo AMG em função do programa da transmissão.

A elevada dinâmica de condução do AMG GT

Para cumprir os elevados requisitos de uma impressionante dinâmica de condução, a Mercedes-AMG envolve todos os componentes necessários. Com o seu sofisticado design, a carroçaria do Mercedes-AMG GT 63/53 desempenha uma função crucial tal como a estratégia de controlo engenhosa do sistema de tração integral. É apenas na ótima interligação em conjunto com a aerodinâmica ativa, o eixo traseiro direcional e o ESP® que a complexa afinação da suspensão revela todo o seu potencial. Através da complexa interligação de todos os sistemas e componentes que os engenheiros da marca de Affalterbach conseguiram conferir ao veículo o elevado nível de dinâmica de condução esperado de um membro da família AMG GT.

Estrutura "made in" Affalterbach: a rígida carroçaria AMG

Um dos objetivos durante o desenvolvimento do novo AMG GT de 4 portas consistiu em aplicar os genes de um veículo desportivo à carroçaria. Para esta finalidade, foram utilizados os métodos de análise e de simulação da competição para reforçar a estrutura onde necessário para um máximo desempenho. A secção dianteira extremamente rígida evita torções indesejadas em torno dos eixos longitudinal e transversal do modelo, assegurando uma direção precisa e uma melhor resposta às solicitações do condutor.

Nas secções central e traseira do veículo foram utilizados novos conceitos em conjunto com os modernos plásticos CRP. Esta solução em conjunto com outras medidas individuais mais a estreita interligação com o desenvolvimento do chassis desde o início, assegurou uma ótima base do AMG GT de 4 portas para o elevado potencial de dinâmica lateral.

Dinamismo "made in" Affalterbach: a engenharia do chassis do AMG

A excecional agilidade e a dinâmica de condução em pista do AMG GT de 4 portas também se devem à suspensão especial da AMG. A versão de seis cilindros está equipada de série com uma suspensão de molas helicoidais e amortecimento ajustável. As versões de oito cilindros estão equipadas com suspensão pneumática multicâmara AMG RIDE CONTROL+. Uma estrutura integral rígida suporta o eixo dianteiro, o motor, a caixa de velocidades e a caixa da direção.

Em conjunto com as vias de grande largura e a configuração para pneus de grandes dimensões, os elementos de controlo das rodas e das molas, que são independentes uns dos outros, facilitam a elevada aceleração lateral, enquanto as reduzidas massas não amortecidas promovem ainda mais uma maior sensação de agilidade.

O diferencial do eixo traseiro também inclui novos apoios especialmente reforçados para melhorar as características de ruído, vibração e aspereza. Tal como no AMG GT R, uma barra antitorção tubular reduz o peso total do eixo traseiro.

Sistema de tração integral inteligente: AMG Performance 4MATIC+

Todos os modelos AMG GT de 4 portas estão equipados com o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Uma embraiagem de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro. A melhor distribuição possível de binário é calculada continuamente de acordo com as condições de condução e com as solicitações do condutor. A transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa é contínua, pois o controlo inteligente está integrado na arquitetura do sistema do veículo. Além da tração e da dinâmica lateral, o sistema de tração integral também melhora a dinâmica longitudinal para uma aceleração ainda mais poderosa.

Continua a ser possível efetuar manobras de "drift" graças à distribuição de binário totalmente variável. O Modo Drift é adequado para estas manobras; na versão S do AMG GT de 4 portas é um equipamento de série, enquanto nas outras versões está disponível como opção. Este modo pode ser ativado no programa da transmissão "RACE" utilizando as patilhas de mudanças no volante, desde que o sistema ESP® esteja desativado e a caixa de velocidades se encontre em modo manual. Quando o Modo Drift é ativado, o desportivo de 4 portas transforma-se então num modelo puramente com tração traseira.

Ótima tração: diferencial traseiro autoblocante

Para melhorar a tração e o dinamismo, o AMG GT 63 S está equipado de série com um bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro. O deslizamento é desta forma eliminado e a roda do lado interior da curva assegura uma ótima aderência. Isto permite ao condutor acelerar mais cedo à saída das curvas e com maior potência graças à maior tração. O veículo permanece mais estável durante a travagem a alta velocidade e o diferencial de deslizamento limitado também melhora a tração durante o início da marcha. O bloqueio eletrónico do diferencial faz parte do pack Dynamic Plus e nesta combinação também está disponível como opção para todas as outras versões do AMG GT de 4 portas.

Agilidade e precisão reforçadas: a direção ativa do eixo traseiro

O AMG GT de 4 portas responde de forma ainda mais sensível às manobras na direção graças à direção ativa do eixo traseiro, que é um equipamento de série nos modelos V8 e está disponível como opção nas versões de seis cilindros. O sistema permite uma combinação ainda melhor entre agilidade e estabilidade e reforça desta forma o dinamismo e o comportamento de segurança do novo modelo AMG GT de 4 portas.

Até à velocidade de 100 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras através de dois servomotores. Como resultado, o modelo realiza curvas com uma agilidade significativamente superior. Na condução do dia-a-dia o condutor também beneficia de um menor diâmetro de viragem.

A uma velocidade superior a 100 km/h, o sistema vira as rodas traseiras para o mesmo lado das rodas dianteiras. Desta forma melhora significativamente a estabilidade do veículo. Ao mesmo tempo, a força lateral nas rodas traseiras aumenta mais rapidamente durante as mudanças de direção, tornando também mais rápida a resposta às intervenções na direção. O condutor também poderá contar com uma elevada aderência e estabilidade em situações de rápida mudança de direção, sem a normal tendência à sobreviragem.

Resposta direta e imediata: direção desportiva progressiva AMG

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável. Impressiona com a sua resposta precisa graças à direção de pinhão e cremalheira específica da AMG com uma relação de transmissão variável. A assistência à direção também varia entre três níveis, os quais incluem o "Comfort", "Sport" e "Sport+". As características correspondentes são ativadas automaticamente em função do modo da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado ou podem ser personalizadas no modo "Individual" conforme pretendido.

Bom controlo e resistente à fadiga: os sistemas de travagem AMG de elevadas prestações

Em conformidade com os elevados valores de potência e os seus desempenhos associados, os modelos de oito cilindros estão equipados com um sistema de travagem mais potente constituído por discos compósitos, pinças flutuantes de 6 êmbolos no eixo dianteiro, e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro. A variante S é caracterizada por pinças de travão amarelas, enquanto a versão base de oito cilindros está equipada com pinças de travão vermelhas.

O modelo de seis cilindros também está equipado com discos de travão compósitos perfurados e ventilados internamente, com pinças de travão pintadas na cor prata.

Como opção, pode ser encomendado um sistema de travagem de superior desempenho com discos cerâmicos e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro, reduzindo o peso e as massas amortecidas comparativamente à utilização de discos compósitos. Outras vantagens incluem a sua estabilidade em geral e em particular à fadiga quando sujeitos a elevadas tensões. O sistema de travagem também ganha pontos no que ao ciclo de vida diz respeito e à resposta imediata.

Design e baixo peso: as novas jantes AMG

Para proporcionar uma entrada triunfal – quer a nível visual quer a nível tecnológico – o AMG GT Coupé de 4 portas está disponível com generosas combinações de jantes e pneus. O cliente poderá escolher a partir de um vasto leque de jantes aerodinamicamente otimizadas entre as medidas de 19 e de 21 polegadas. Juntamente com o seu design visual, os engenheiros da marca de Affalterbach concentraram as suas atenções na redução das massas não amortecidas. Acima de tudo, são as jantes de liga leve produzidas com tecnologia de forjamento de elevada qualidade, que estabelecem uma nova referência com o seu peso extremamente baixo.

As versões AMG GT 53 e GT 63 do AMG GT Coupé de 4 portas estão equipadas no eixo dianteiro com jantes de 10 raios de dimensões 9.5 J x 19 H2 ET 22, pintadas em prata vanádio, com pneus 255/45 R 19, enquanto no eixo traseiro estão instaladas jantes de dimensões 11.0 J x 19 H2 ET 17 com pneus 285/40 R 19.

O AMG GT 63 S 4MATIC+ está equipado no eixo dianteiro com jantes de liga leve 5 raios duplos com as dimensões 9.5 J x 20 H2 ET 22.5, pintadas em cinza tantalite brilhante, com pneus 265/40 R 20, enquanto no eixo traseiro estão instaladas jantes de dimensões 11.0 J x 20 H2 ET 20 com pneus 295/35 R 20.

A aerodinâmica ativa

A contribuir significativamente para os elevados níveis de dinâmica e de segurança de condução está a aerodinâmica ativa, que foi afinada de acordo com os requisitos especiais do coupé de 4 portas em extensas simulações, testes em túnel de vento e em estrada. Os componentes principais são o sistema de controlo ativo do escoamento de ar AIRPANEL no para-choques dianteiro e o aileron traseiro compacto, retrátil e extensível em vários níveis. A interação inteligente das características aerodinâmicas assegura a ótima combinação de potência com a baixa resistência ao escoamento do ar. O sistema também é adaptado em função do respetivo estilo de condução e do programa da transmissão selecionado.

No conhecido AIRPANEL do AMG GT R, estão instaladas lamelas verticais na secção inferior do para-choques dianteiro. Estas lamelas controladas eletronicamente são abertas e fechadas rapidamente através de um servomotor, para direcionarem o escoamento do ar e assegurarem desta forma o desempenho aerodinâmico/arrefecimento do motor necessário.

O aileron traseiro extensível em vários níveis opera de acordo com um princípio de funcionamento idêntico, adotando a posição necessária para as atuais condições de condução. Durante a condução a alta velocidade em reta, o aileron traseiro move-se automaticamente para uma posição mais horizontal para reduzir a resistência ao escoamento do ar e desta forma permitir atingir a velocidade máxima. Se o sistema detetar uma dinâmica lateral, o aileron move-se para uma posição mais inclinada para aumentar a força vertical descendente no eixo traseiro e desta forma assegurar um comportamento dinâmico e seguro em igual medida.

Maior força vertical descendente: o opcional pack Aerodinâmico

Como um modelo exclusivo no seu segmento de mercado, o novo AMG GT Coupé de 4 portas também pode ser equipado com um pack Aerodinâmico mediante encomenda. Este pack inclui aplicações estéticas adicionais e um repartidor dianteiro alargado, que otimiza ainda mais a passagem de ar e o nível de aderência no eixo dianteiro. O mesmo se aplica ao modificado difusor em conjunto com o aileron traseiro fixo, que também está disponível em fibra de carbono. O perfil da asa tridimensional pode ser ajustado manualmente para adaptar o modelo, por exemplo, aos diferentes traçados das pistas. O pack Aero aumenta a força vertical descendente no eixo traseiro, mas a resistência ao escoamento de ar mantém-se inalterada.

Maior diferenciação nas experiências de condução: AMG DYNAMICS

Em função do motor equipado, o AMG GT de 4 portas está equipado com até seis programas da transmissão: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+", "RACE" e "Individual". Estes níveis podem ser selecionados através da patilha da alavanca de velocidades na consola central e armazenados com o novo atributo do programa da transmissão AMG DYNAMICS, que pode ser ajustado para corresponder às características de comportamento do AMG GT Coupé de 4 portas aos diferentes requisitos e condições de condução de uma forma mais diferenciada.

Por detrás do termo generalista AMG DYNAMICS estão as funções de agilidade "Basic", "Advanced", "Pro" e "Master", que são automaticamente selecionadas pelo respetivo programa da transmissão. Os parâmetros relevantes para a condução, como a resposta do motor, da suspensão, da estratégia de controlo do sistema de tração integral e dos limites de controlo do totalmente desenvolvido ESP®, são inteligentemente adaptados de acordo com o programa da transmissão selecionado.

A gama de funcionamento varia desde um comportamento extremamente orientado para a segurança até um comportamento extremamente dinâmico. O modo "Master" armazenado no programa da transmissão RACE assegura a ótima agilidade e revela o elevado potencial dinâmico do novo membro da família AMG GT para um ótimo efeito - por exemplo, permitindo maiores acelerações em torno do eixo vertical do veículo e uma resposta mais rápida do pedal do acelerador, do sistema de comando da caixa de velocidades, da direção do eixo traseiro, do bloqueio eletrónico do diferencial do eixo traseiro ou da distribuição da força de travagem nas quatro rodas.

Independentemente dos programas da transmissão, tal como anteriormente, o condutor poderá utilizar os botões de ecrã na consola central para, por exemplo, selecionar diretamente o modo manual da caixa de velocidades, a sua altura preferida da suspensão e também a configuração do sistema de escape.

Gran Turismo com funcionamento ultramoderno: o novo interior AMG

O interior apresenta uma combinação de desempenho e exclusividade e integra um novo e ultramoderno tipo de sistema de operação numa atmosfera de um Gran Turismo. Aqui, o painel de instrumentos escultural forma um interessante contraste com o elemento de revestimento de grandes dimensões e o seu estilo fluido, formando uma união na porta do condutor e criando um efeito envolvente. As saídas de ventilação iluminadas com visual em forma de turbina reforçam a impressão de elevada qualidade e destacam a aparência desportiva. A consola central é uma característica atraente em todos os interiores do AMG GT com o seu design em forma de V com oito botões (V8), destacando a afirmação da marca como fabricante de modelos de elevado desempenho e satisfazendo de forma ideal os requisitos de funcionamento.

Os dois ecrãs de alta resolução com 12.3 polegadas dominam no Cockpit Panorâmico que é um equipamento de série nas versões equipadas com motor V8 e opcional nas versões de motor de 6 cilindros em linha. Podem ser selecionados entre três diferentes estilos de ecrãs totalmente digitais: "Classic", "Sport" e o totalmente novo "Supersport". Em função do estilo de condução ou do equipamento interior, os diferentes estilos podem ser definidos em qualquer momento através do painel de instrumentos ou do ecrã central.

Através do botão tátil esquerdo no volante, a informação preferida pode ser projetada no lado esquerdo ou no lado direito do instrumento, como por exemplo, os clássicos velocímetro e conta-rotações, a informação da navegação ou dos sistemas de assistência, ou os dados detalhados do motor. Os condutores particularmente desportivos também podem introduzir um indicador de força G ou os valores de potência e binário instantâneos.

No estilo "Supersport", também existe uma extensa informação específica da AMG, como as destacadas recomendações para passar para uma mudança superior no modo manual da caixa de velocidades, evocando a tecnologia utilizada no desporto automóvel.

O ecrã central representa o interface para todos os conteúdos e informação adicionais, como a navegação, o rádio, dispositivos portáteis externos, telefone e dados do veículo. A vista de mapa no ecrã total assegura uma ótima legibilidade em todas as situações de condução. Existem também funções adicionais orientadas para o desempenho do modelo, como a visualização do sistema de tração integral.

Com funções adicionais como opção: o novo volante desportivo

O novo volante desportivo AMG combina a ergonomia ideal com a máxima funcionalidade. As várias funções do veículo são combinadas em grupos no volante desportivo agradável ao toque e podem ser precisa e intuitivamente controladas através dos botões táteis no volante. Estes botões permitem ao condutor controlar totalmente o sistema de informação e entretenimento através de gestos com os dedos, sem retirar as suas mãos do volante.

Como opção, o volante desportivo pode ser equipado com inovadoras características adicionais. Estas consistem num controlador circular com um ecrã integral abaixo do raio direito do volante, mais dois botões de ecrã a cores posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante.

Os programas da transmissão AMG podem ser atuados diretamente através do controlador. O programa da transmissão selecionado é indicado no ecrã TFT a cores diretamente integrado no controlador.

Com os dois botões de ecrã livremente configuráveis e os botões adicionais, mais funções específicas da AMG podem ser controladas de forma fácil e direta no volante. Isto significa que o condutor poderá concentrar-se totalmente na condução dinâmica sem necessitar de retirar as suas mãos do volante. Cada função necessária pode ser representada no outro ecrã TFT, e o seu interruptor é tocado pelo condutor para definir a respetiva função. As duas funções AMG preferidas do condutor podem ser definidas desta forma e as definições podem ser alteradas com apenas um toque de um dedo.

Botões de ecrã e botões táteis: a inovadora consola central

Inspirada pelo Mercedes-AMG GT de duas portas, a consola central do novo modelo de 4 portas representa outra característica especial.

Uma nova e exclusiva característica surge na forma de botões de ecrã a cores, integrados no distintivo elemento de revestimento, para o ecrã integral e o controlo da lógica da caixa de velocidades, suspensão, ESP®, sistema de escape, função start/stop e aileron traseiro. Com tecnologia TFT, os botões de ecrã utilizam símbolos a cores e intuitivos para mostrar a função e são fáceis de operar com apenas um ligeiro toque do dedo.

Os botões de ecrã são suplementados por dois botões táteis para os programas da transmissão e para o controlo do volume.

Os botões táteis diretamente instalados em frente à consola central em V são outra característica nova no AMG. A câmara de marcha-atrás, o sistema de navegação, o telefone e as configurações do veículo podem ser operados através destes botões. Se um dedo for movido dentro de uma distância mínima a partir do painel, o símbolo correspondente é ligado diretamente na unidade principal e pré-seleciona o item de menu. A função em questão é então ativada quando o botão é pressionado. O condutor não necessita de desviar o seu olhar, pois o correspondente item de menu é simultaneamente apresentado no ecrã multifunções do Cockpit Panorâmico, representando uma característica que favorece uma condução segura.

Espaço conforme necessário: quatro ou cinco bancos para satisfazer os requisitos

No que diz respeito aos bancos, a Mercedes-AMG também prova que o conforto e a exclusividade não entram em conflito quando se pretende um veículo orientado para o elevado desempenho. Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro podem ser configurados em diferentes cenários. A seleção varia desde bancos desportivos, confortáveis e elegantes com padrão em diamante até bancos com contornos pronunciados e apoio de cabeça integral vocacionados para uma condução extremamente desportiva.

O AMG GT de 4 portas também fornece diferentes configurações dos bancos para satisfazer todos os requisitos no compartimento traseiro. Estas configurações variam desde um banco traseiro de rebatimento assimétrico para a família, até duas versões de dois bancos individuais. A versão High-Class está equipada com tudo o que um sedan de executivo necessita. Os passageiros traseiros podem selecionar diversas funções através de um touchpad integrado na consola entre os bancos. As funções variam desde o acesso aos dados dinâmicos através do menu AMG, ao controlo da iluminação ambiente ou controlo da climatização e do aquecimento do banco.

A capacidade da bagageira de até 395 litros é suplementada por cerca de uns adicionais 60 litros por debaixo do piso da bagageira. Com os encostos dos bancos rebatidos para baixo, a capacidade é de até 1324 litros. A bagageira de grande abertura facilita o carregamento e o descarregamento da bagagem e de outros objetos. Como opção, a tampa da bagageira de grandes dimensões pode ser aberta e fechada com a função HAND-FREE ACCESS através de um movimento com o pé por debaixo do para-choques.

Sempre em contacto com o Connectivity and Intelligent Drive

Para um elevado conforto durante a utilização no dia-a-dia, o novo desportivo de 4 portas da marca de Affalterbach inclui todas as funções e opções do sistema Connectivity and Intelligent Drive do Mercedes-AMG Classe S. Estas incluem a condução parcialmente autónoma com DRIVE PILOT, que pode apoiar o condutor com tarefas de rotina diárias como a condução em situações de trânsito congestionado.

Além das funções de série do Mercedes me connect, como a eCall, Accident Recovery, Breakdown Assistance e Customer Service, o Remote Online (incluído de série com o COMAND Online) oferece uma vasta gama de funções de conforto através do smartphone. Por exemplo, localizar o veículo estacionado, controlar o aquecimento auxiliar, trancar/destrancar o veículo e consultar a quilometragem, o nível do depósito de combustível ou a autonomia, entre outras informações.

O veículo como um engenheiro de corrida virtual: AMG TRACK PACE

Com o AMG TRACK PACE, os condutores poderão sentir-se como Lewis Hamilton, o Campeão do Mundo de Formula 1, e captar e analisar em detalhe mais de 80 dados específicos do veículo, assim como os tempos obtidos em pista. O AMG TRACK PACE é uma função adicional do sistema de informação e entretenimento COMAND Online e está incluído no equipamento de série do AMG GT Coupé de 4 portas.

Os dados recolhidos sobre a aceleração lateral e aceleração longitudinal, o pedal do acelerador e o pedal dos travões ou o ângulo da direção, ajudam a registar e a melhorar continuamente o desempenho de condução individual. Todos os valores são apresentados no ecrã do COMAND e também em tempo real no ecrã da telemetria mediante solicitação. Graças às diferentes cores e à resposta acústica utilizada, as voltas mais rápidas ou mais lentas podem ser detetadas pelo condutor sem que este necessite de desviar a sua atenção da pista. O ângulo de derrapagem do veículo também é calculado e apresentado.

Tal como o registo das voltas nos circuitos, o AMG TRACK PACE também pode ser utilizado para registar a aceleração, por exemplo, dos 0 aos 100 km/h, ou ao longo de um quarto de milha, e também os valores de desaceleração.

Fragrância desportiva no habitáculo: combustível para os sentidos

O interior do novo Mercedes-AMG GT Coupé de 4 portas tem guardada outra estreia a nível mundial. Pela primeira vez, um modelo AMG tem a sua própria fragrância para o habitáculo. Trata-se de um aroma apelativo e desportivo para corresponder ao espírito da marca de veículos desportivos.

O novo AMG GT Coupé de 4 portas também pode ser equipado com o sistema de controlo de conforto ENERGIZING para melhorar a condição física do condutor e desta forma a segurança da condução. Este sistema interliga diferentes funções do veículo como o sistema de ar condicionado, o controlo dos bancos, as funções de massagem, o aquecimento do volante e a iluminação ambiente, para relaxar ou revitalizar o condutor e os passageiros de uma forma objetiva com programas predefinidos.

Estreia mundial e lançamento de mercado

O novo AMG GT Coupé de 4 portas é apresentado a nível mundial a 6 de Março de 2018 no Geneva Motor Show. As vendas do primeiro AMG GT de 4 portas terão início no verão de 2018.

Resumo dos dados técnicos

 

Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+

Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+

Motor

V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta

V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta

Cilindrada

3982 cc

3982 cc

Potência

470 kW (639 CV) às5500-6500 rpm

430 kW (585 CV) às5500-6500 rpm

Binário máximo

900 Nm às 2500-4500 rpm

800 Nm às 2350-5000 rpm

Sistema de transmissão

Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com repartição variável de binário e modo "drift"

Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com repartição variável de binário

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

 em ciclo combinado

em ciclo combinado

11.2 l/100 km*

11.2–11.0 l/100 km*

Emissões de CO2 - em ciclo combinado

256 g/km*

256–252 g/km*

Classe de eficiência

F

F

Peso (DIN/EC)

2045 kg**/ 2120 kg***

2025 kg**/ 2100 kg***

Aceleração 0-100 km/h

3.2 s

3.4 s

Velocidade máxima

315 km/h

310 km/h

 

Mercedes-AMG GT 53 4MATIC+

 

Motor

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico auxiliar

Cilindrada

2999 cc

Potência

320 kW (435 CV) às 6100 rpm

Potência suplementar com EQ Boost

16 kW (22 CV)

Binário máximo

520 Nm às 1800-5800 rpm

Binário suplementar com EQ Boost

250 Nm

 

Sistema de transmissão

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

em ciclo combinado

9.4-9.1 l/100 km*

X.X l/100 km

Emissões de CO2 - em ciclo combinado

215-209 g/km*

Classe de eficiência

D

Peso (DIN/EC)

1970 kg** / 2045 kg***

Aceleração 0-100 km/h

4.5 s

Velocidade máxima

285 km/h

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Novo Mercedes-AMG GT 4 portas Coupé

Com 640 cv de potência e 900 Nm de binário, o Mercedes-AMG GT 4 portas 63 S é um supercarro com espaço para a família e bagagens.
06
Mar
2018
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