14
Março
2019
|
10:14
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+

Agora com mais potência e mais precisão

A Mercedes-AMG lança a nova geração do GLE de elevadas prestações, o GLE 53 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado: 9.3 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 212 g/km). A base da dinâmica de condução de assinatura AMG é sustentada pelo motor de 3.0 litros, seis cilindros em linha e 320 kW (435 CV) de potência, pela agilidade da caixa automática de 9 velocidades, pelos programas da transmissão específicos da AMG e pela suspensão pneumática AMG ACTIVE RIDE CONTROL. Graças à grelha do radiador específica da AMG com 15 aletas verticais, o seu visual torna imediatamente óbvio que o modelo é um membro da família AMG. Várias opções como o sistema de escape Performance e os botões AMG no volante, tornam a experiência de condução ainda mais emocional.

Permanentemente com um excelente comportamento: motor de seis cilindros em linha com dupla sobrealimentação

O seu elemento principal é o motor de 3.0 litros equipado com dupla sobrealimentação e um compressor elétrico auxiliar. O motor de 6 cilindros em linha produz 320 kW (435 CV) de potência e um binário máximo de 520 Nm. O seu alternador/motor de arranque EQ Boost fornece momentaneamente uma potência adicional de 16 kW (22CV) e um binário de 250 Nm, e alimenta o sistema elétrico de bordo de 48 V quando opera em modo alternador.

O alternador/motor de arranque EQ Boost combina um motor de arranque e um alternador numa única máquina elétrica e está instalado entre o motor e a caixa de velocidades. Esta inovação, assim como a sobrealimentação inteligente através de um compressor auxiliar elétrico e um turbocompressor, têm o mesmo objetivo: aumentar as distintivas prestações e a dinâmica de condução da AMG e reduzir ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. O GLE 53 4MATIC+ acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5.3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.

Compressor auxiliar elétrico

O compressor auxiliar elétrico gera uma elevada pressão de sobrealimentação sem quaisquer atrasos até o turbocompressor dos gases de escape gerar um determinado nível de pressão. Como resultado, a reação do motor de 3.0 litros é extremamente espontânea e responde dinamicamente sem atraso do sistema de sobrealimentação. Uma vantagem adicional corresponde ao elevado nível de aperfeiçoamento do motor de seis cilindros em linha.

Sistema elétrico de bordo de 48 V

O alternador/motor de arranque EQ Boost fornece adicionalmente eletricidade ao sistema elétrico de bordo de 48 V. O sistema elétrico convencional de 12 V é igualmente fornecido a partir do novo sistema elétrico – através de um conversor DC/DC. A bateria de 48 V permite satisfazer maiores requisitos dos consumidores elétricos do modelo, fornecendo uma maior quantidade de energia elétrica. Uma vantagem adicional é que a mesma quantidade de energia requer apenas um quarto da corrente elétrica de um sistema elétrico convencional. Daqui resulta a possibilidade da secção da cablagem elétrica ser menor e portanto mais leve, contribuindo indiretamente para a redução do consumo de combustível. O sistema elétrico existente de 12 V fornece energia a consumidores elétricos como as luzes, o painel de instrumentos, ecrãs do sistema de informação e entretenimento.

Alternador/motor de arranque EQ Boost

O alternador/motor de arranque EQ Boost é um componente fundamental do sistema de 48 V. Além de funcionar como alternador, também é responsável pelas funções híbridas. Isto permite reduzir o consumo de combustível, que até agora só era possível através da tecnologia híbrida de alta tensão. Pela primeira vez, o alternador/motor de arranque EQ Boost também é responsável pelo controlo do ralenti.

As funções híbridas incluem um reforço da capacidade de propulsão com 16 kW (22CV) de potência e 250 Nm de binário, recuperação de energia, mudança do ponto de carga, modo roda livre e o rearranque virtualmente impercetível do motor de combustão com a função start/stop.

Como a correia de acessórios na extremidade dianteira do motor foi omitida, o comprimento de instalação do novo motor de seis cilindros também foi significativamente reduzido, comparativamente aos motores convencionais de seis cilindros. Isto permite criar espaço para a instalação de um sistema de pós-tratamento dos gases de escape junto ao motor, que desta forma se revela particularmente eficiente. O filtro de partículas é o único componente do sistema de controlo de emissões que está instalado debaixo do piso do veículo.

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

A caixa automática de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT (TCT = Torque-Clutch Transmission) foi otimamente afinada para o motor e promete os arranques rápidos típicos da AMG bem como passagens de caixa rápidas, independentemente do controlo da caixa de velocidades ser realizado automática ou manualmente através das patilhas de mudanças no volante.

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+

O novo GLE 53 4MATIC+ está equipado com o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+. A direção inteligente liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro e calcula continuamente a ótima distribuição do binário – em função da situação de condução e das pretensões do condutor. Desta forma, o sistema de tração integral melhora a dinâmica longitudinal bem como a tração e a dinâmica lateral. Daqui resulta uma maior aceleração em quaisquer situações de condução.

Suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL

Aperfeiçoada em Affalterbach, a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL baseada na suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ forma a base para uma experiência de condução extremamente ágil, comportamento neutral em curva e uma ótima tração. Uma nova característica contribui significativamente para a afinação específica da AMG na obtenção de elevados níveis de dinâmica de condução: a estabilização ativa da carroçaria com dois atuadores eletromecânicos a funcionarem independentemente um do outro, nos eixos dianteiro e traseiro, bem como a distribuição totalmente variável do binário.

Os movimentos na carroçaria podem ser ativa e otimamente ajustados às condições de condução, o que significa que as características de condução típicas da AMG, no que diz respeito a dinâmica, precisão e resposta, podem ser sentidas de forma ainda mais intensa pelo condutor.

Outro benefício comparativamente aos normais sistemas hidráulicos é a resposta significativamente mais rápida. O controlo AMG pode adaptar o sistema às condições de condução até 1000 vezes por segundo. A frequência de amostragem corresponde desta forma a um mero milésimo de segundo. O baixo peso dos componentes é também um fator que importa referir.

Suspensão pneumática com amortecimento continuamente ajustável

A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com uma configuração particularmente desportiva do conjunto mola/amortecedor e o amortecimento continuamente ajustável ADS+ (Adaptive Damping System), combinam uma excecional dinâmica com um elevado conforto de condução. As características de amortecimento podem ser pré-selecionadas em três modos, "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma diferenciação significativamente mais percetível entre o conforto de uma longa viagem e a dinâmica da condução desportiva. Além disso, estão disponíveis dois novos níveis para utilização fora de estrada - "Trail" e "Sand".

Graças ao Auto nivelamento pneumático nos eixos dianteiro e traseiro, o GLE 53 4MATIC+ mantém uma altura ao solo constante independentemente da carga do veículo. A altura do veículo é geralmente reduzida em 15 mm nos programas da transmissão "Sport" e "Sport+" do AMG DYNAMIC SELECT. No programa da transmissão "Comfort", a altura do veículo é reduzida em 15 mm a partir de uma velocidade de 120 km/h, o que permite reduzir o arrasto aerodinâmico e consequentemente o consumo de combustível. Além disso, a estabilidade é melhorada graças ao centro de gravidade mais baixo. De modo a aumentar a altura ao solo em estradas de piso irregular ou em rampas, a altura da carroçaria do veículo pode ser aumentada em até 55 mm com o simples pressionar de um botão e com o motor ligado – com o modelo parado e também em movimento.

Direção desportiva e sistema de travagem de elevado desempenho

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável. Conquista os clientes com uma direção direta e com resposta precisa. Além disso, a assistência à direção é variável em duas fases nos modos "Comfort" ou "Sport". A configuração é automaticamente ativada com base no programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado. Pode ser opcionalmente personalizada em qualquer momento no programa da transmissão "Individual".

Os travões de grandes dimensões e de elevado desempenho permitem travar o SUV desportivo com cargas mais elevadas, resultando em pequenas distâncias de travagem. No eixo dianteiro são utilizados discos de travão integrais, internamente ventilados e perfurados, com dimensões de 400 x 36 mm, bem como pinças de travão fixas de 2 êmbolos, prateadas, com inscrição AMG na cor preto. No eixo traseiro são utilizados discos de travão integrais internamente ventilados, com dimensões de 345 x 25 mm e uma pinça flutuante de 1 êmbolo.

Selecione o seu programa: AMG DYNAMIC SELECT

O GLE 53 4MATIC+ integra sete programas da transmissão: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual" são complementados pelas duas regulações específicas para condução fora de estrada: "Trail" e "Sand". O AMG DYNAMIC SELECT adapta parâmetros importantes como a rapidez de resposta do motor e da caixa de velocidades, o amortecimento da suspensão ou até o som emitido pelo sistema de escape. Selecionados através da patilha na consola central ou dos botões AMG do volante, os programas são então indicados no painel de instrumentos e no ecrã multimédia.

  • "Slippery": otimizado para condições de estrada escorregadia, com potência reduzida e uma curva de binário plana para uma experiência de condução orientada para a estabilidade.

  • "Comfort": condução confortável e económica. A regulação do sistema confere à suspensão e à direção características de conforto.

  • "Sport": características desportivas graças a uma resposta mais rápida às solicitações no pedal do acelerador, reduções de caixa prematuras e passagens de caixa significativamente mais emotivas devido ao duplo desembraiar. Uma regulação da suspensão e da direção com características mais dinâmicas.

  • "Sport+": características extremamente desportivas graças a uma resposta ainda mais rápida às solicitações no pedal do acelerador, com maior ênfase na acústica perante o duplo desembraiar durante as reduções de caixa, bem como um controlo seletivo do binário durante as passagens para mudanças superiores com desativação de cilindros. Aumento do ralenti para arranques mais rápidos. Uma regulação ainda mais dinâmica para a suspensão, direção e cadeia cinemática.

  • "Individual": regulação individual da cadeia cinemática, caixa de velocidades, AMG DYNAMICS, suspensão e sistema de escape.

  • "Trail": condução segura com a máxima potência em superfícies de terreno macias, lamacentas ou escorregadias.

  • "Sand": regulação desportiva para a melhor tração e controlo de direção possível em terrenos inclinados arenosos e nas dunas do deserto.

Verdadeiramente atrativo: exterior com grelha do radiador específica da AMG

O visual do GLE 53 4MATIC+ é cativante graças à sua exclusividade, desportividade e supremacia progressiva. Graças à grelha do radiador específica da AMG com 15 aletas verticais cromadas, o seu visual torna imediatamente óbvio que o modelo é um membro da família AMG. Igualmente atraentes são a estrela no anel duplo, os faróis estreitos e a asa A no para-choques dianteiro. Além das aletas nas entradas de ar nas extremidades e do elemento de revestimento na asa A, o repartidor dianteiro também é revestido em cromado. Os guarda-lamas na mesma cor da carroçaria albergam os pneus de grandes dimensões – constituídos por jantes de liga leve de 20 polegadas com inscrição AMG de série. Estão disponíveis sete versões de jantes com dimensões desde 20 até 22 polegadas.

O friso do difusor cromado horizontal no expressivo para-choques traseiro e o sistema de escape especial com duas duplas ponteiras de escape realçam o visual poderoso da traseira e enfatizam o efeito da largura. O opcional Pack AMG Night reforça ainda mais o visual do veículo, ao incluir vidros escurecidos térmicos, um repartidor dianteiro, elementos de revestimento no para-choques dianteiro e entradas de ar nas suas extremidades, capas dos espelhos, molduras dos vidros, barras longitudinais no tejadilho, difusor e ponteiras de escape em preto de alto brilho.

Design interior

Os elementos adicionais para a personalização do interior incluem, entre outros, os diferentes revestimentos dos bancos em pele e uma vasta gama de elementos de revestimento de elevada qualidade. Os elementos de revestimento em carbono AMG conferem ao interior uma aparência particularmente desportiva.

Um dos destaques deste SUV é a opcional terceira fila de bancos rebatível, que permite transformar o GLE 53 4MATIC+ num modelo de sete lugares. Graças à função Easy Entry da segunda fila de bancos totalmente ajustável eletricamente, os dois passageiros nos últimos lugares podem alcançar confortavelmente os seus bancos.

Ecrãs específicos da AMG no sistema MBUX

O inovador conceito de controlo e indicação MBUX está incluído como equipamento de série no GLE 53 4MATIC+ e integra vários conteúdos específicos da AMG. Neste veículo é possível ativar várias funções através do controlo inteligente por voz "Olá Mercedes". O opcional MBUX Interior Assist também permite uma operação natural e intuitiva das diferentes funções de conforto e do MBUX através do reconhecimento de movimentos e de gestos.

O painel de instrumentos tem os seus próprios detalhes específicos como o menu inicial AMG e os quatro estilos selecionáveis: "Classic", "Sport", AMG exclusive "Supersport" e "Discreet". Quando são ativados os programas da transmissão "Trail" e "Sand" do DYNAMIC SELECT específicos da AMG, as regulações específicas para a condução fora de estrada como a inclinação e a altura podem ser selecionadas e apresentadas no painel de instrumentos. Os interruptores basculantes estão integrados na consola central para a indicação e controlo dos programas da transmissão, caixa de velocidades, suspensão, ESP® e sistema de escape.

O volante AMG Performance

O volante AMG Performance além das patilhas de mudanças em alumínio, também impressiona graças aos botões de controlo táteis de operação intuitiva. Todo o sistema de informação e entretenimento pode ser controlado com movimentos de deslizamento dos dedos.

A qualidade do volante é reforçada pelos inovadores botões AMG, pelo controlador circular com um ecrã integrado abaixo do raio direito do volante, e por dois botões táteis a cores posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante.

AMG TRACK PACE

Com o opcional AMG TRACK PACE, o MBUX é reforçado com um engenheiro virtual que permite o registo e a análise detalhada de até 80 dados específicos do veículo, bem como dos tempos por volta em circuitos fechados. Se desejado, muitos destes valores podem ser apresentados em tempo real no cockpit panorâmico ou no opcional ecrã head-up. Após efetuar algumas voltas rápidas, o condutor poderá utilizar os dados para análise e, se necessário, melhorar as suas capacidades de condução. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração (ex. 0-100 km/h, ¼ milha, 100-0 km/h) podem ser medidos e gravados.

O condutor poderá registar os dados do veículo em quaisquer circuitos fechados e gravá-los posteriormente. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o AMG TRACK PACE consegue até detetar quando o condutor abandonou a pista ou quando o traçado utilizado da pista é mais curto do que o normal. Isto é obtido através da utilização dos dados de GPS, bem como dos sensores disponíveis no veículo (aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidades das rodas).

Resumo dos dados técnicos

 

Mercedes-AMG

GLE 53 4MATIC+

Cilindros/disposição

6/em linha

Cilindrada (cc)

2999

Potência do motor de combustão (kW/CV)

320/435

às (rpm)

6100

Potência do EQ Boost (kW/CV)

16/22 CV

Binário máximoMotor de combustão (Nm)

520

às (rpm)

1800-5800

Binário máximo do EQ Boost (Nm)

250

Consumo de combustível em ciclo combinado (l/100 km)

9,3*

Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km)

212*

Classe de eficiência

C

Aceleração 0-100 km/h (s)

5,3

Velocidade máxima (km/h)

250**

* Os valores declarados foram determinados de acordo com o método de cálculo prescrito. Estes são os valores "NEDC de CO2" de acordo com o Nº 1 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. Os valores do consumo de combustível foram calculados com base nestes valores.** Limitada eletronicamente

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