17
Abril
2019
|
12:45
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG GLC 63

Com uma volta oficialmente cronometrada de 7.49.369 minutos, o Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+ é atualmente o SUV mais rápido do mundo a percorrer o Circuito Norte de Nürburgring.

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Dinâmica apurada, conectividade otimizada, operações de controlo através de gestos: a Mercedes-AMG atualizou os bem-sucedidos modelos GLC 63 4MATIC+. Os modelos SUV e coupé receberam faróis com um design ainda mais distintivo, bem como a nova telemática MBUX com funções e ecrãs específicos da Mercedes-AMG. O novo controlo AMG DYNAMICS regula eletronicamente o comportamento dinâmico e o bloqueio do diferencial, permitindo experiências de condução ainda mais variadas. Os modelos SUV e coupé são também os únicos veículos neste segmento a serem equipados com um motor de oito cilindros biturbo. O prazer de condução é igualmente assegurado pela suspensão pneumática com ajuste adaptativo do amortecimento, pelo sistema de tração integral com distribuição de binário totalmente variável e pelo sistema de travões compósitos de elevado desempenho.

Com uma volta oficialmente cronometrada de 7.49.369 minutos, o Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado: 12.4 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 283 g/km) é atualmente o SUV mais rápido do mundo a percorrer o Circuito Norte de Nürburgring.

Resumo dos novos elementos e funcionalidades:

  • Novo design dos faróis

  • Novo design dos farolins traseiros

  • Novas jantes opcionais de liga leve de 21 polegadas

  • Novos revestimentos da dupla ponteira de escape de 90 mm em design trapezoidal

  • Nova pintura metalizada em cinza grafite

  • Sistema de informação e entretenimento MBUX com funções e ecrã específicos da AMG, ecrã tátil, controlo por voz e controlo opcional por gestos

  • Novo volante AMG com botões táteis e botões convencionais (de série no modelo S)

  • Novo revestimento dos bancos em cinza magma/preto com ponteado contrastante em amarelo

  • Bloqueio do diferencial controlado eletronicamente de série em todos os modelos

  • Novo programa da transmissão "Slippery" do AMG DYNAMIC SELECT

  • AMG DYNAMICS do controlo do comportamento dinâmico com três/quatro (modelo S) regulações de agilidade

  • Trailer Manoeuvring Assist

  • Modelos S com Pack AMG Driver de série

Ambos modelos estão disponíveis nas versões base e S: o motor AMG V8 de 4.0 litros biturbo debita 350 kW (476 CV) ou 375 kW (510 CV) de potência e produz um binário máximo de 650 ou 700 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é completada pelo GLC 63 4MATIC+ em 4.0 segundos, enquanto os modelos S necessitam de 3.8 segundos para atingir a mesma velocidade. A velocidade máxima do modelo base é de 250 km/h (limitada eletronicamente, sendo de 270 km/h com o pack AMG Driver), enquanto a dos modelos S é de 280 km/h. A impressionante dinâmica de condução é baseada, entre outros fatores, pela afinação da suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com ajuste adaptativo do amortecimento, o bloqueio do diferencial controlado eletronicamente, que agora é equipado de série em todas as versões, e os apoios dinâmicos do motor que estão incluídos no equipamento de série nos modelos S.

Design exterior

Os redesenhados faróis LED High Performance, reforçam a presença com o visual das luzes diurnas em forma de chama. O para-choques largo com design em asa de aeronave, combinado com o repartidor dianteiro de grandes dimensões, destaca as características dinâmicas dos novos modelos. Ao prescindir de uma grelha de malha fina, a tecnologia de arrefecimento torna-se notória – um atributo típico do mundo do desporto automóvel e um elemento adicional de diferenciação relativamente a outros modelos GLC. Os revestimentos mais largos dos guarda-lamas dianteiros e traseiros acentuam igualmente a aparência dinâmica.

As proteções das embaladeiras laterais conferem ao SUV e ao coupé a sensação de estarem bem assentes na estrada e transmitem uma aparência de maior comprimento do veículo. A traseira musculada é dominada pelo largo para-choques traseiro e pelo difusor. Os redesenhados farolins traseiros também asseguram uma assinatura de iluminação inconfundível – com elementos distintivos com iluminação nas extremidades. As duas duplas ponteiras de escape trapezoidais com revestimento cromado brilhante completam o sistema de escape.

O modelo S é visualmente caracterizado pelos exclusivos detalhes de design, que incluem as jantes de liga leve de 20 polegadas e 5 raios duplos, os painéis de proteção das embaladeiras e ainda o para-choques traseiro com aletas e lâmina no difusor.

Escuta palavras e reage a gestos: o sistema de informação e entretenimento MBUX

O novo sistema de informação e entretenimento MBUX ajuda numa utilização no dia-a-dia. Quer seja operado com o touchpad, com os botões táteis no volante, pelo controlo por voz ou controlo por gestos, o sistema operativo do GLC 63 4MATIC+ é tão versátil como flexível. O sistema avançado de câmara 3D torna mais fáceis as operações de controlo para o condutor e para o passageiro dianteiro através da deteção de aproximação, apoio de iluminação e rápido acesso aos favoritos. Para esta finalidade, o sistema avalia os movimentos da mão no espaço entre o ecrã multimédia e o touchpad. Na prática, significa que assim que a mão se aproxima do ecrã tátil ou do touchpad, o assistente de interior MBUX apresenta determinados elementos de controlo no ecrã multimédia de forma alargada ou destacada. Isto aplica-se aos menus do ecrã inicial, rádio/dispositivos externos, mapa de navegação, Active Parking Assist e regulação dos bancos.

O assistente distingue entre as interações do condutor e as do passageiro dianteiro e reconhece as posições e os movimentos das mãos. A zona de interação do assistente de interior MBUX corresponde desde a zona em frente ao ecrã multimédia até à consola central, incluindo o touchpad entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro.

O inovador controlo por voz ativado com as palavras "Olá Mercedes" também está equipado no modelo. Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo, mesmo que expressadas indiretamente.

Informação adicional para uma experiência de condução ainda mais desportiva

Através do menu específico AMG, o condutor poderá aceder a um vasto conjunto de informação adicional para tornar a sua experiência de condução ainda mais desportiva, designadamente através das opções Warm-up, Setup, G-Force ou Engine Data. As apresentações no ecrã central de multimédia permitem igualmente a utilização de mais funções do veículo agora com uma maior qualidade, por exemplo, com apresentações animadas da assistência à condução, do veículo, sistemas de comunicação e do AMG TRACK PACE.

Nova geração do volante AMG

O design extremamente desportivo, as zonas de apoio das mãos com contornos extremamente pronunciados e uma utilização intuitiva são os atributos principais do novo volante AMG, instalado de série. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades.

Os botões táteis integrados podem ser utilizados para controlar as funções do painel de instrumentos e do sistema de informação e entretenimento através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais. Os inovadores botões do volante são um equipamento de série no modelo S. Os programas da transmissão AMG são controlados e apresentados no ecrã LCD integrado utilizando o botão circular. Com os dois botões de ecrã livremente configuráveis, outras funções adicionais específicas da AMG podem ser controladas de forma fácil e direta no volante.

Adaptação ao corpo através de câmaras pneumáticas: os bancos desportivos

Os opcionais bancos AMG Performance fornecem um ótimo apoio lateral quando é adotado um estilo de condução dinâmico, graças ao design especial dos apoios laterais no assento e no encosto do banco. Como opção, os apoios laterais dos bancos podem ser perfeitamente ajustados ao corpo do ocupante através das câmaras pneumáticas incorporadas. Os bancos desportivos conferem ao interior um carácter ainda mais desportivo e distintivo com os seus apoios de cabeça integrais. O aquecimento dos bancos assegura um agradável conforto mesmo a baixas temperaturas exteriores.

Maior agilidade com elevada estabilidade: AMG DYNAMICS

Em função do motor, estão disponíveis até seis programas da transmissão: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+", "Individual" e "RACE" (apenas no modelo S). Os programas estão associados ao sistema de controlo da dinâmica AMG DYNAMICS, o que significa que as características de comportamento do GLC 63 4MATIC+ podem ser reguladas para satisfazer vários requisitos e condições de condução, com uma diferenciação ainda maior.

Por detrás do termo generalista AMG DYNAMICS estão as funções de agilidade "Basic", "Advanced", "Pro" e "Master" (apenas modelo S), que são automaticamente selecionadas pelo respetivo programa da transmissão. Os parâmetros relevantes para a condução como a distribuição do binário do sistema de tração integral, as intervenções do bloqueio do diferencial controlado eletronicamente e os limites de controlo do totalmente renovado ESP® são ajustados de forma inteligente em função do programa da transmissão.

Independentemente dos programas da transmissão, tal como anteriormente, o condutor poderá utilizar os botões na consola central para, por exemplo, selecionar diretamente o modo manual da caixa de velocidades, a sua altura preferida da suspensão e também a configuração do sistema de escape.

Os únicos modelos com um motor V8 biturbo

O motor de oito cilindros de 4.0 litros biturbo já é utilizado em vários modelos AMG Performance. Uma característica distintiva deste motor reside no facto dos dois turbocompressores estarem posicionados não no lado exterior dos blocos do motor, mas antes no lado interior entre os dois blocos. As vantagens principais deste conceito estão na construção compacta do motor e numa resposta rápida às solicitações do condutor. O sistema de injeção direta de gasolina orientada assegura uma combustão limpa, com uma elevada eficiência termodinâmica. O sistema de arrefecimento do motor de elevada capacidade assegura o desempenho do motor mesmo quando sujeito a cargas extremamente elevadas. O mesmo se aplica às cabeças do motor de escoamento otimizado, que são construídas numa liga especial com elevada resistência térmica.

Ótima tração: sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+

O inteligente sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ combina as vantagens dos vários conceitos de transmissão: a distribuição totalmente variável de binário entre os eixos dianteiro e traseiro assegura uma ótima tração até aos limites físicos. O condutor também poderá contar com elevados níveis de estabilidade e de segurança em todas as condições, seja em piso seco, molhado ou coberto de neve. A transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa é contínua, pois o controlo inteligente está integrado na arquitetura do sistema do veículo.

Uma embraiagem de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro. A melhor distribuição possível de binário é calculada continuamente de acordo com as condições de condução e com as solicitações do condutor. As transições são contínuas e baseadas num mapa de características. Além da tração e da dinâmica lateral, o sistema de tração integral também melhora a dinâmica longitudinal para uma aceleração ainda mais poderosa.

Combinação ideal de dinamismo e conforto: a suspensão

A agilidade, a elevada dinâmica de aceleração lateral e a máxima aderência dos novos modelos, também são proporcionadas pela suspensão AMG RIDE CONTROL+ com câmaras pneumáticas e amortecimento adaptativo ajustável, angulo de sopé especifico, que assegura elevados níveis de estabilidade, da dinâmica de condução e da precisão da direção. A altura ao solo também pode ser adaptada às diferentes condições de condução.

A suspensão no eixo dianteiro é caracterizada por quatro braços com rótulas especiais da direção, sinoblocos otimizados e ligações radiais dos travões. Os componentes do controlo independente das rodas e da suspensão permitem uma aceleração lateral superior com um esforço mínimo aplicado ao sistema da direção.

O conceito multi-link específico do modelo no eixo traseiro impressiona com a elevada precisão do controlo das rodas e com a maior rigidez. O eixo traseiro específico da AMG permitiu aumentar a dimensão da via traseira comparativamente ao modelo GLC da Mercedes-Benz, enquanto as superfícies de contacto dos rolamentos das rodas também foram deslocadas para o exterior. Outras medidas implementadas incluem os suportes das rodas específicos da AMG, uma afinação mais rígida da suspensão e um ângulo de sopé mais negativo.

Indicação da regulação da suspensão pneumática para ótimas características de condução

Graças a uma configuração desportiva do conjunto mola e amortecedor e ao ajuste adaptativo do amortecimento, o novo sistema de suspensão de três câmaras de ar combina a exemplar dinâmica de condução com boas características de absorção das vibrações resultantes das irregularidades da estrada. A rigidez da suspensão pneumática pode ser ajustada numa ampla gama através da ativação ou desativação das câmaras de ar individuais, permitindo melhorar de forma notável o conforto e o comportamento do modelo.

Em função do programa da transmissão selecionado e das condições atuais de condução, estão disponíveis três níveis de afinação da suspensão. A constante da mola é ajustada automaticamente para uma maior rigidez na eventualidade de súbitas variações de carga, curvas rápidas, fortes acelerações ou travagens. Isto permite uma redução das oscilações transversais e longitudinais da carroçaria e portanto uma maior estabilidade do SUV.

O ajuste adaptativo do amortecimento também está incluído no equipamento de série. Este sistema eletrónico de controlo totalmente automático ajusta o amortecimento em cada roda às condições de condução. Isto permite melhorar a segurança e o conforto de condução. O amortecimento depende do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração selecionada para a suspensão. O ponto de operação ideal pode ser selecionado em qualquer momento com base na extensa informação, por exemplo, relacionada com a aceleração ou a velocidade do veículo.

Através de um interruptor na consola central ou dos botões livremente configuráveis no volante, o condutor poderá selecionar entre três diferentes configurações de características de amortecimento, designadamente "Comfort", "Sport" e "Sport+", e personalizar desta forma a experiência de condução entre confortável, rígida e desportiva.

Os modelos GLC 63 4MATIC+ SUV e Coupé estão equipados de série com jantes de liga leve de 10 raios pintadas na cor cinza titânio e acabamento de alto brilho, com dimensões 8.0 J x 19 (dianteiras) e 9.0 J x 19 (traseiras) e pneus 235/55 R 19 (dianteiros) e 255/50 R 19 (traseiros). Os modelos GLC 63 S 4MATIC+ SUV e Coupé estão equipados de série com jantes de liga leve de 5 raios duplos pintadas na cor cinza titânio e acabamento de alto brilho, com dimensões 9.5 J x 20 (dianteiras) e 10.0 J x 20 (traseiras) e pneus 265/45 R 20 (dianteiros) e 295/40 R 20 (traseiros). Como opção, estão disponíveis outras combinações de jantes/pneus bem como jantes forjadas, com dimensões de 9.5 J x 21 no eixo dianteiro para pneus 265/40 R 21, e dimensões de 10.0 J x 21 no eixo traseiro para pneus 295/35 R 21.

Sensível e rápido: o bloqueio do diferencial

Para melhorar a tração e a dinâmica de condução, todos os modelos estão equipados com um bloqueio do diferencial controlado eletronicamente. Isto permite reduzir o escorregamento da roda interior durante a realização de uma curva, sem quaisquer intervenções de controlo no sistema de travagem. Como resultado, o condutor pode acelerar mais cedo à saída das curvas graças a uma maior tração. O veículo permanece mais estável durante a travagem a alta velocidade e o diferencial de escorregamento limitado também melhora a tração durante o início da marcha.

A maior vantagem do controlo eletrónico consiste numa maior sensibilidade e num ajuste ainda mais rápido em situações críticas de condução, colocando os limites críticos num patamar mais elevado. O ESP® de três níveis com as configurações "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF", funciona em perfeita harmonia com o diferencial de escorregamento limitado do eixo traseiro e com o sistema de tração integral e está idealmente adaptado à excecional dinâmica do veículo.

Direta e com resposta precisa: a direção progressiva AMG

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável. Impressiona com a sua resposta precisa e autêntica e pode ser regulada através dos dois modos pré-definidos "Comfort" ou "Sport". A assistência elétrica à direção é tanto menor quanto maior for a velocidade do veículo. Isto significa que, a baixa velocidade, será necessário aplicar um reduzido esforço no volante. Por outro lado, é possível manter o melhor controlo do veículo durante a condução a alta velocidade. Adicionalmente, o sistema de direção assistida depende da atual aceleração lateral, do programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado ou da regulação de ajuste do amortecimento.

Sensível e firme: o sistema de travões de elevado desempenho

Em conformidade com a elevada potência dos motores de oitos cilindros, os modelos também estão equipados com um sistema de travões de elevadas dimensões, constituídos por discos de travão compósitos perfurados e internamente ventilados, com pinças flutuantes de 6 êmbolos no eixo dianteiro e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro.

Como opção, poderá ser encomendado o sistema de travões de elevado desempenho da AMG, com pinças fixas de 6 êmbolos no eixo dianteiro e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro. Outras vantagens incluem a sua maior robustez geral e a resistência à fadiga quando sujeitos a elevadas cargas. O sistema de travagem também ganha pontos no que ao ciclo de vida diz respeito e à resposta imediata, garantindo voltas rápidas.

Todos os sistemas de travões impressionam pelas suas rápidas respostas e longos ciclos de vida, mesmo quando sujeitos a cargas extremas. Entre as características de conforto do veículo, destacam-se a assistência ao arranque em subida e o processo de preparação e de secagem dos travões através da aplicação subtil dos travões quando se encontram molhados. Com a ignição desligada e o veículo parado, a caixa de velocidades seleciona automaticamente a posição "P". Entretanto, o travão de estacionamento elétrico é libertado automaticamente quando o veículo inicia a marcha.

Modelo S com apoios dinâmicos do motor equipados de série

O mais potente GLC 63 S 4MATIC+ está equipado com apoios dinâmicos do motor. Estes resolvem os conflituantes objetivos de conforto e de dinâmica de condução através da redução das vibrações no conjunto motor/caixa de velocidades. Os apoios do motor com uma configuração macia melhoram o conforto, pois a separação do ruído e da vibração é mais efetiva. Contudo, a estabilidade e a agilidade beneficiam de apoios com uma configuração geralmente mais rígida. O condutor sente-se mais ligado ao veículo quando conduz de forma dinâmica, pois a resposta do veículo em geral e da direção em particular é mais direta. Em suma, o condutor beneficia de uma sensação de condução mais precisa.

Bem-estar em viagens longas: pack ENERGIZING

O opcional pack ENERGIZING interliga diferentes sistemas de conforto no veículo e utiliza os ambientes de iluminação e de música para aumentar a condição física, a segurança e o bem-estar do condutor. O programa "Refresh" traz a bordo um ímpeto de frescura, com uma intensa brisa de ar que gera um clima revigorante. O programa "Vitality" fornece um novo elemento estimulante – por exemplo, incluindo uma música animada. O programa "Training" passa de uma abordagem passiva para uma abordagem ativa: com vídeos de exercícios, as pausas de condução podem ser utilizadas para relaxar os músculos.