Sintra,
21
Setembro
2018
|
10:32
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC

Emotivo, ágil e digital: com o A 35 4MATIC a Mercedes-AMG apresenta um modelo totalmente inovador, equipado com um novo motor turbo de quatro cilindros e 2 litros de cilindrada, com uma potência de 225 kW (306 CV).

Emotivo, ágil e digital: com o A 35 4MATIC a Mercedes-AMG apresenta um modelo totalmente inovador, equipado com um novo motor turbo de quatro cilindros e 2 litros de cilindrada, com uma potência de 225 kW (306 CV). A carroçaria, a suspensão, o sistema de tração integral, a caixa de velocidades e os programas de transmissão foram concebidos para a máxima dinâmica de condução sem comprometer o conforto durante a utilização no dia-a-dia. O desempenho ao nível de um veículo de competição (aceleração dos 0-100 km/h em 4.7 segundos) e o design exclusivo também reforçam a identidade como um membro da família de modelos desportivos. Um verdadeiro AMG.

O novo A 35 4MATIC expande o portfólio de modelos AMG como um atrativo modelo de entrada na Marca. Como o desenvolvimento do A 35 4MATIC foi integrado logo desde o início no processo de desenvolvimento do novo Mercedes-Benz Classe A, o modelo foi desenvolvido ao mesmo tempo do futuro A 45 4MATIC, tornando possível injetar o ADN AMG em todos os detalhes relevantes.

Carroçaria reforçada

As medidas específicas para reforçar a secção dianteira da carroçaria formam a base para a precisa capacidade de mudança de direção e para a estabilidade dos componentes do chassis, mesmo quando é conduzido a elevada velocidade. O designado "painel sandwich", uma chapa em alumínio aparafusada por debaixo do motor, aumenta a rigidez torsional da secção dianteira. Dois membros adicionais dispostos na diagonal na secção dianteira do piso do modelo também reduzem a torção e aumentam a rigidez estrutural.

Novo motor turbo de quatro cilindros com uma potência de 225 kW (306 CV)

O motor turbo de 2 litros é um novo desenvolvimento e é baseado no motor de quatro cilindros M260 no novo Classe A. O novo motor fornece uma resposta espontânea às solicitações no pedal do acelerador, uma elevada força de tração (binário máximo de 400 Nm a partir das 3,000 rpm), uma resposta extremamente rápida e um som emocionante do motor. O bloco do motor de baixo peso, construído em alumínio fundido de elevada resistência, reduz o peso do veículo no local onde é mais importante para a dinâmica de condução.

Várias medidas implementadas no motor aumentam a eficiência

Os elevados padrões tecnológicos do novo motor de quatro cilindros também são destacados pelas inúmeras medidas para o aumento da eficiência. Estes incluem o sistema variador de fase das válvulas CAMTRONIC, o sistema inteligente de gestão térmica do motor e do óleo, os injetores piezoelétricos de alta pressão e a ignição multifásica. No fabrico, o revestimento patenteado das paredes dos cilindros CONICSHAPE® reduz o atrito interno do motor e aumenta também a eficiência.

Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G

A caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G também contribui para o carácter ágil e dinâmico do novo A 35 4MATIC. As relações de caixa foram configuradas de modo a que o condutor sinta uma aceleração extremamente espontânea em todas as gamas de velocidade.

A função RACE-START, de série, permite a aceleração máxima do veículo e revela uma experiência extremamente emocional. As funções da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT 7G são complementadas por um modo M temporário, que é ativado através da operação das patilhas de mudanças no volante em qualquer modo da transmissão, e pelo modo da transmissão "M" para a passagem manual de mudanças através das patilhas no volante.

Tração integral variável AMG Performance 4MATIC

Dinamismo, agilidade e desempenho – estes três atributos caracterizam o sistema de tração integral de série do novo AMG A 35 4MATIC. A distribuição do binário é infinitamente variável para satisfazer os requisitos de comportamento dinâmico. A gama de repartição do binário varia desde a tração puramente dianteira a uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro.

Uma embraiagem multidisco, controlada por meio eletromecânico, que está integrada na transmissão do eixo traseiro é responsável pela distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro. Além da velocidade do veículo, da aceleração lateral, da aceleração longitudinal e do ângulo da direção, os fatores que influenciam a distribuição do binário também incluem a diferença de rotação entre as rodas individuais, a mudança selecionada e a posição do pedal do acelerador.

As principais vantagens do controlo eletromecânico relativamente ao sistema eletro-hidráulico estão relacionadas com um maior dinamismo de condução – principalmente devido à resposta significativamente superior e à atuação dos discos independentemente da velocidade em toda a gama de ajuste.

Enquanto o ESP® estiver ativado, o sistema 4MATIC permanece no modo "Comfort". Assim que o condutor pressiona o botão "ESP® SPORT Handling" ou "ESP® OFF", o sistema 4MATIC comuta para o modo "Sport", para um comportamento ainda mais ágil e limites de estabilidade menos "apertados".

Cinco programas da transmissão

Os cinco programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual" permitem uma ampla gama de características de comportamento do veículo desde o nível confortável ao dinâmico. Este sistema permite modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor e da caixa de velocidades.

O novo programa da transmissão "Slippery" está otimizado situações de condução com pouca aderência ao piso, com uma potência reduzida e uma curva plana de binário. As passagens de caixa suaves, o engrenamento prematuro de mudanças superiores e o sistema ECO start/stop suportam a impressão de uma condução focada na estabilidade.

O programa "Comfort" significa condução confortável e económica, por exemplo, graças ao engrenamento antecipado de mudanças superiores. A suspensão e a direção são ajustadas com ênfase no conforto, o sistema ECO start/stop é mantido ativo.

Os programas "Sport" e "Sport+" focam a agilidade e o prazer de condução com uma afinação desportiva do motor e da caixa de velocidades. O som do motor sobrealimentado é mais destacado e o sistema ECO start/stop permanece desativado. O programa "Sport+" é particularmente emocional com o duplo desembraiar durante as reduções de caixa e também com a desativação parcial de cilindros através de um atraso breve e precisamente definido da ignição e da injeção em carga total.

O programa da transmissão "Individual" permite selecionar parâmetros individuais e gravá-los de acordo com as preferências pessoais. Além disso, a função roda livre está disponível nas definições da transmissão "Reduced" e "Moderate".

AMG DYNAMICS: maior agilidade com elevada estabilidade

O novo A 35 4MATIC está equipado com AMG DYNAMICS, um sistema de controlo integrado de comportamento dinâmico estende as funções de estabilização do ESP® com intervenções de acordo com as pretensões do condutor. Durante uma curva dinâmica, a intervenção impercetível do travão na roda interior traseira cria um momento rotacional definido em torno do eixo vertical do veículo. O efeito: o A 35 4MATIC direciona de forma espontânea e extremamente precisa.

Os diferentes comportamentos proporcionados pelo AMG DYNAMICS são designados por "Basic" e "Advanced". A seleção do programa da transmissão no ecrã multimédia indica o novo símbolo AMG DYNAMICS.

O comportamento "Basic" é atribuído aos programas da transmissão "Slippery" e "Comfort". Neste caso, o A 35 4MATIC demonstra características de comportamento excecionalmente estáveis com um elevado amortecimento do momento rotacional em torno do seu eixo vertical.

O comportamento "Advanced" é ativado nos programas da transmissão "Sport" e "Sport+". O A 35 4MATIC permanece com um equilíbrio neutro. O menor amortecimento do momento rotacional em torno do eixo vertical, o menor requisito do ângulo da direção e a agilidade reforçada suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas.

No programa da transmissão "Individual", o condutor poderá regular individualmente os níveis do AMG DYNAMICS.

Suspensão AMG RIDE CONTROL com componentes específicos

A configuração da suspensão AMG RIDE CONTROL é baseada na conceito dimensional do novo Mercedes-Benz Classe A, com boa estabilidade em linha reta e um comportamento em curva altamente dinâmico. No eixo dianteiro está equipada uma suspensão tipo McPherson. A suspensão é constituída por um triângulo abaixo do centro da roda, uma mola e um tirante respetivamente. A geometria especial do eixo reduz a influência da transmissão na direção, para um elevado conforto e comportamento ágil. O novo triângulo da suspensão em alumínio reduz as massas não amortecidas, permitindo uma resposta mais sensível a partir das molas. A rótula da direção específica da AMG integra uma pinça de travão radialmente aparafusada – uma tecnologia oriunda do desporto automóvel.

O eixo traseiro de 4 barras estabilizadoras está ligado rigidamente à carroçaria através de uma subestrutura. Em cada roda traseira são utilizados três braços transversais, um braço longitudinal, o suporte da roda e os rolamentos do comprovado modelo A 45 4MATIC.

Sistema de Amortecimento Adaptativo com três modos

O opcional Sistema de Amortecimento Adaptativo permite ao condutor escolher entre três diferentes modos de controlo da suspensão. A gama de funcionamento varia desde uma afinação orientada para o conforto a outra para a desportividade. O sistema funciona de forma totalmente automática, adaptando as forças de amortecimento para cada roda, de acordo com a situação de condução e as condições da estrada. Isto processa-se num período de milissegundos e é infinitamente variável, com uma ampla gama de características de amortecimento, o que resulta num aumento do conforto de condução e da agilidade em igual proporção.

Sistema de travões robusto e de elevado desempenho

O sistema de travões de elevado desempenho assegura uma desaceleração e pequenas distâncias de travagem com uma relevada resistência ao desgaste. As suas dimensões correspondem às do comprovado modelo A 45 4MATIC. O eixo dianteiro está equipado com novas pinças de travão fixas Monoblock de 4 êmbolos e discos de travão de 350 milímetros de diâmetro, enquanto o eixo traseiro está equipado com pinças flutuantes de 1 êmbolo e discos de travão de 330 milímetros de diâmetro. Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor prata integram uma inscrição preta AMG.

Design: influências inconfundíveis do desporto automóvel

O poderoso design exterior acrescenta elementos característicos da AMG ao idioma de design do Classe A. A grelha do radiador de dupla lamela, o para-choques dianteiro AMG com aplicações nas entradas de ar e revestimento prateados nas lamelas das entradas de ar exteriores são características distintivas da secção dianteira. Nas laterais, as jantes de liga leve de 18 polegadas, aerodinamicamente otimizadas e de raios duplos, e os painéis de proteção das embaladeiras da AMG, atraem os olhares. A secção traseira é dominada pelo para-choques traseiro com um novo difusor, o spoiler no tejadilho e os revestimentos redondos da dupla ponteira de escape.

Interior desportivo com sistema multimédia MBUX

O interior do A 35 4MATIC segue a lógica de entrada de gama da Mercedes-AMG com revestimentos dos bancos em pele sintética ARTICO e microfibra DINAMICA em preto, contornos contrastantes e cintos de segurança vermelhos, ou pele sintética ARTICO em preto/cinza digital. As saídas de ventilação com anéis vermelhos são outros elementos adicionais de destaque.

A combinação do design desportivo com os detalhes sofisticados também é evidenciada no sistema multimédia MBUX com o seu inovador conceito de operação e indicação. No novo A 35 4MATIC, o MBUX também substitui o anterior sistema COMAND e cria uma ligação ainda mais estreita entre o veículo, o condutor e os passageiros. As apresentações emocionalmente apelativas destacam a estrutura de controlo e incluem gráficos 3D de alta resolução. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit Panorâmico.

Ecrã multimédia tátil e nova consola central

O ecrã multimédia tátil também destaca o carácter dinâmico com ecrãs AMG individuais, como a visualização dos programas da transmissão, o AMG TRACK PACE e os dados de telemetria. A consola central específica da AMG com acabamento em lacado preto e touchpad de série, inclui botões adicionais que controlam as funções ESP®, o modo da caixa de velocidades manual e o Sistema de Amortecimento Adaptativo.

O A 35 4MATIC também inclui o revolucionário controlo por voz, ativado com as palavras "Olá Mercedes". Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo, mesmo que sejam expressadas indiretamente.

Nova geração de volantes AMG com botões táteis de controlo

A nova geração de volantes AMG continua a fornecer a ligação perfeita entre o condutor e o veículo. O aro do volante com secção inferior achatada, a pele perfurada nas zonas de apoio das mãos e os contornos vermelhos são atrativos e agradáveis ao toque. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades.

Os botões táteis incorporados são uma nova característica. Podem ser utilizados para selecionar intuitivamente os ecrãs do painel de instrumentos e do sistema multimédia através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais dos dedos. O assistente ativo de distância DISTRONIC e o controlo da velocidade de cruzeiro TEMPOMAT podem ser ajustados nos painéis de controlo do lado esquerdo. Os painéis de controlo no lado direito são utilizados para ativar o controlo por voz e o telefone, para regular o volume do som, selecionar músicas e outras funções do sistema multimédia.

Como opção, o volante pode ser equipado com inovadoras características adicionais, que consistem num controlador circular com um ecrã integrado abaixo do raio direito do volante, e dois botões de ecrã a cores posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante.

AMG TRACK PACE

O AMG TRACK PACE também está disponível como opção para o novo A 35 4MATIC, e regista permanentemente mais de 80 dados específicos do veículo (ex. velocidade, aceleração) durante a condução numa pista. Além disto, são indicados os tempos por volta e por setor e também a respetiva diferença para um dado tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são indicados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado.

A função de realidade aumentada também permite visualizar, no ecrã multimédia ou no opcional ecrã head-up, a trajetória ideal de uma pista armazenada, permitindo ao condutor melhorar os tempos por volta com um instrutor virtual a bordo.

Estreia mundial e lançamento de mercado

O novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC será apresentado pela primeira vez no Salão de Paris, que irá decorrer a partir de 2 de outubro. As vendas terão início em outubro de 2018 enquanto o lançamento de mercado está previsto para dezembro de 2018.

Resumo dos dados técnicos

Mercedes-AMG A 35 4MATIC

Motor

2.0 litros R4 com turbocompressor de gases de escape

Cilindrada

1991 cc

Potência máxima

225 kW (306 CV) às 5800-6100 rpm

Binário máximo

400 Nm às 3000-4000 rpm

Sistema de transmissão

Tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC

Caixa de velocidades

Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G

Consumo de combustível em ciclo combinado

7.4-7.3 l/100 km*

Emissões de CO2 em ciclo combinado

169-167 g/km*

Classe de eficiência

D

Aceleração 0-100 km/h

4.7 s

Velocidade máxima

250 km/h (limitado eletronicamente)

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