Sintra,
27
Março
2019
|
10:22
Europe/Lisbon

Novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC Limousine

O A 35 4MATIC Limousine é o segundo modelo da Mercedes-AMG baseado na nova plataforma de modelos compactos e a primeira escolha para os clientes que procuram a habitual desportividade da marca, combinada com o elevado conforto para os passageiros e o amplo

O A 35 4MATIC Limousine é o segundo modelo da Mercedes-AMG baseado na nova plataforma de modelos compactos e a primeira escolha para os clientes que procuram a habitual desportividade da marca, combinada com o elevado conforto para os passageiros e o amplo espaço para a bagagem. A excecional dinâmica de condução é assegurada pelo motor sobrealimentado de 2.0 litros e quatro cilindros, com 225 kW (306 CV) de potência, pela caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G, pela suspensão AMG e ainda pelo sistema de tração integral variável AMG Performance 4MATIC.

O novo A 35 4MATIC Limousine expande a atual gama de modelos AMG com mais um atrativo modelo do segmento de entrada da marca. O automóvel destina-se principalmente a atrair grupos de clientes mais jovens que procuram elevados níveis de desempenho, de conforto para os passageiros e de espaço para transporte de bagagem. A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4.8 segundos e a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) satisfazem os requisitos destes clientes relativamente à elevada dinâmica de condução.

Exterior compacto, interior espaçoso

O modelo de quatro portas tem uma distância entre-eixos de 2729 milímetros e apresenta as proporções generosas de um limousine dinâmico e ao mesmo tempo compacto, com curtas projeções dos eixos dianteiro e traseiro. A grelha do radiador com dupla lamela, o para-choques dianteiro AMG com entradas de ar de grandes dimensões, o difusor dianteiro e os elementos prateados são características de design distintivas da AMG.

Quando observado de perfil, as jantes de liga leve aerodinamicamente otimizadas de 18'' com raios duplos, e as proeminentes saias laterais desportivas atraem os olhares. Os espelhos exteriores assentam na linha de cintura, tal como nos restantes modelos desportivos. As opcionais jantes de liga leve de 19'' reforçam o visual típico da AMG.

Os farolins traseiros bipartidos e o novo difusor destacam a traseira e realçam a largura do modelo. Além disso, a viatura inclui ainda o spoiler na tampa da bagageira e o sistema de escape duplo.

Mais espaço no interior

O A 35 4MATIC Limousine posiciona-se no topo do seu segmento no que diz respeito à altura livre acima da cabeça no banco traseiro (944 mm). A bagageira tem um volume de 420 litros e foi concebida para uma utilização prática. A abertura da bagageira é extremamente grande com uma largura de 950 mm e uma diagonal de 462 mm. A função de conforto HANDS-FREE ACCESS, em combinação com o Pack KEYLESS-GO opcional, permite abrir a tampa da bagageira sem utilizar as mãos e de forma totalmente automática através de um movimento do pé por baixo do para-choques traseiro.

Escuta as palavras, reage aos gestos: o sistema multimédia MBUX

No interior do A 35 4MATIC Limousine, o novo sistema multimédia MBUX combina uma operação intuitiva com um design desportivo. O MBUX cria uma ligação ainda mais próxima entre o veículo, o condutor e os passageiros. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit panorâmico de alta resolução.

O inovador controlo por voz ativado com as palavras "Olá Mercedes" também está disponível neste modelo. Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo, mesmo que expressadas indiretamente. Além disso, com o opcional e novo assistente interior MBUX, as funções de multimédia selecionadas podem ser ativadas por gestos, como é o caso, por exemplo, da luz de leitura.

O painel de instrumentos totalmente digital

O modo Supersport é particularmente atraente com um conta-rotações redondo no centro e informação adicional apresentada na forma de barras, nos lados esquerdo e direito do conta-rotações, apresentados com profundidade tridimensional. Através do menu AMG, o condutor poderá aceder a vários ecrãs especiais como o "Warm-up", "Set-up", "G-Force" e "Engine Data".

O ecrã multimédia tátil também destaca o carácter dinâmico com ecrãs AMG individuais, como a visualização dos programas da transmissão, o AMG TRACK PACE e os dados de telemetria. Outra característica nova é a distintiva consola central AMG com o touchpad e os botões adicionais para operar o ESP®, o modo manual da caixa de velocidades e o amortecimento adaptativo ajustável (opcional).

Centro de comando para a dinâmica de condução: nova geração de volantes AMG

A nova geração de volantes AMG permite a ligação perfeita entre o condutor e o veículo. O volante de fundo plano, a pele perfurada nas zonas de apoio das mãos e os pespontos contrastantes a vermelho são atrativos e agradáveis ao toque. As patilhas de seleção da caixa de velocidades no volante permitem um estilo de condução ainda mais desportivo. Os botões táteis integrados podem ser utilizados para selecionar intuitivamente os ecrãs do painel de instrumentos e do sistema multimédia através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais dos dedos.

Opcionalmente, está disponível a unidade de controlo AMG no volante com elementos adicionais inovadores como, por exemplo, um controlador circular com um ecrã integrado abaixo do raio direito do volante e dois botões táteis a cores posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante. Além de esteticamente apelativos, estes botões são extremamente funcionais, permitindo alterar de forma muito rápida os modos de condução, a rigidez da suspensão e até desativar o controlo eletrónico de estabilidade.

O sobrealimentado motor de 2.0 litros e quatro cilindros

O motor sobrealimentado de 2.0 litros e quatro cilindros fornece uma resposta espontânea às solicitações no pedal do acelerador, uma elevada força de tração (binário máximo de 400 Nm a partir das 3,000 rpm), uma resposta extremamente rápida e um som típico da AMG. O bloco do motor de baixo peso, construído em alumínio fundido de elevada resistência reduz o peso do veículo.

Sofisticação tecnológica para uma maior eficiência

Os elevados padrões tecnológicos do novo motor de quatro cilindros são destacados pelas inúmeras medidas para o aumento da eficiência. Estes incluem o sistema variador de fase das válvulas CAMTRONIC, o sistema inteligente de gestão térmica do motor e do óleo, os injetores piezo-elétricos de alta pressão e a ignição multifaísca. No fabrico, o revestimento patenteado das paredes dos cilindros CONICSHAPE® reduz o atrito interno do motor e aumenta também a eficiência.

A caixa de velocidades de dupla embraiagem

A caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G também contribui para o carácter ágil e dinâmico do novo A 35 4MATIC Limousine.

A função RACE-START, de série, permite a aceleração máxima do veículo a partir da condição de parado, fornecendo uma experiência extremamente emocional. As funções da caixa de velocidades são complementadas por um modo M temporário, que é ativado através da operação das patilhas de mudanças no volante em qualquer modo da transmissão, e pelo modo da transmissão "M" para a passagem manual de mudanças através das patilhas de mudanças no volante.

Variável e ágil: sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC

Dinamismo, agilidade e desempenho – estes três atributos caracterizam o sistema de tração integral de série do novo AMG A 35 4MATIC Limousine. O AMG Performance 4MATIC variável combina a melhor tração possível com muita diversão ao volante. A gama de repartição do binário varia desde a tração puramente dianteira a uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro.

Uma embraiagem multidisco, controlada por meio eletromecânico, que está integrada na transmissão do eixo traseiro é responsável pela distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro. Além da velocidade do veículo, da aceleração lateral, da aceleração longitudinal e do ângulo da direção, os fatores que influenciam a distribuição do binário também incluem a diferença de rotação entre as rodas individuais, a mudança selecionada e a posição do pedal do acelerador.

Sempre com o correto programa da transmissão para a atitude certa

Os cinco programas AMG DYNAMIC SELECT "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual" permitem uma ampla gama de características de comportamento do veículo desde o nível confortável ao dinâmico. Este sistema permite modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor e da caixa de velocidades.

O novo programa da transmissão "Slippery" está otimizado para condições de estrada de baixa aderência ou escorregadia, com uma potência reduzida e uma curva plana de binário. As passagens de caixa suaves e o sistema ECO start/stop suportam uma condução focada na estabilidade.

Os programas "Sport" e "Sport+" focam a agilidade e o prazer de condução com uma afinação desportiva do motor e da caixa de velocidades. O som do motor sobrealimentado é mais destacado e o sistema ECO start/stop permanece desativado. O programa "Sport+" é particularmente emocional com o duplo desembraiar durante as reduções de caixa e também com a desativação parcial de cilindros através de um atraso breve e precisamente definido da ignição e da injeção em carga total.

Combina agilidade com estabilidade: AMG DYNAMICS

O novo A 35 4MATIC Limousine está equipado com AMG DYNAMICS. Este sistema de controlo integrado de comportamento dinâmico estende as funções de estabilização do ESP® com intervenções de acordo com o desejo do condutor.

Os diferentes comportamentos proporcionados pelo AMG DYNAMICS são designados por "Basic" e "Advanced". No ecrã multimédia, quando um programa da transmissão é selecionado, o novo símbolo AMG DYNAMICS é apresentado juntamente com a correspondente informação adicional. No programa da transmissão "Individual", o condutor poderá regular individualmente os níveis do AMG DYNAMICS.

Leve e estável: a suspensão AMG

A suspensão AMG do eixo dianteiro é do tipo McPherson, sendo constituída por um triângulo abaixo do centro da roda, uma mola e um tirante respetivamente. A geometria especial do eixo reduz a influência da transmissão na direção, para um elevado conforto e comportamento ágil. O novo triângulo da suspensão em alumínio reduz as massas não amortecidas, permitindo uma resposta mais sensível a partir das molas. A rótula da direção específica da AMG integra uma pinça de travão radialmente aparafusada – uma tecnologia oriunda do desporto automóvel.

O eixo traseiro de 4 barras estabilizadoras está ligado rigidamente à carroçaria através de uma subestrutura. Em cada roda traseira são utilizados três braços transversais, um braço longitudinal, o suporte da roda e os rolamentos do modelo A 45 4MATIC. Todos estes elementos asseguram a máxima estabilidade e agilidade de condução.

Adaptação subtil: a suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecimento adaptativo ajustável

A opcional suspensão AMG RIDE CONTROL inclui um sistema de amortecimento adaptativo ajustável, que permite ao condutor optar entre três diferentes configurações da suspensão. A gama de funcionamento varia desde uma afinação orientada para o conforto, a uma orientada para a desportividade. O sistema funciona de forma totalmente automática, adaptando as forças de amortecimento para cada roda, de acordo com a situação de condução e as condições da estrada. Isto processa-se num período de milissegundos e é infinitamente variável, com uma ampla gama de características de amortecimento.

O sistema de travagem de elevado desempenho

O sistema de travagem de elevado desempenho e de proporções generosas permite ao A 35 4MATIC Limousine distâncias de paragem extremamente curtas. O eixo dianteiro está equipado com pinças de travão fixas Monoblock de 4 êmbolos e discos de travão de 350 milímetros de diâmetro, enquanto o eixo traseiro está equipado com pinças flutuantes de 1 êmbolo e discos de travão de 330 milímetros de diâmetro. Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor prata integram uma inscrição preta AMG.

AMG TRACK PACE

O AMG TRACK PACE também está disponível como opção para o novo A 35 4MATIC Limousine. O engenheiro de corrida virtual é parte integrante do sistema multimédia MBUX e regista permanentemente mais de 80 dados específicos do veículo durante a condução numa pista. Além disto, são indicados os tempos por volta e por setor e também a respetiva diferença para um dado tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são apresentados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado.

Após efetuar algumas voltas rápidas, o condutor poderá utilizar os dados para análise e, se necessário, melhorar as suas capacidades de condução. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração (ex. 0-100 km/h, ¼ milha, 100-0 km/h) podem ser medidos e gravados. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o AMG TRACK PACE consegue até detetar quando o condutor abandonou a pista ou quando o traçado utilizado da pista é mais curto do que o normal. Isto é obtido através da utilização dos dados de GPS, bem como dos sensores disponíveis no veículo (aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidades das rodas).

A função de Realidade Aumentada também permite visualizar, no ecrã multimédia ou no opcional ecrã head-up, a trajetória ideal de uma pista armazenada, permitindo ao condutor melhorar os tempos por volta com um instrutor virtual a bordo.

Packs atrativos como equipamentos opcionais

O opcional Pack Aerodinâmico AMG desenvolvido em túnel de vento melhora o comportamento do modelo a alta velocidade. O para-choques dianteiro com um difusor de grandes dimensões e as aplicações adicionais em preto brilhante, bem como o spoiler AMG de grandes dimensões na tampa da bagageira, aumentam a força vertical aerodinâmica descendente. Os spoilers laterais em torno das saídas de ar do para-choques traseiro e a lamela do difusor também possuem acabamento em preto brilhante.

O Pack Night AMG também está disponível como opção. Os atraentes elementos de design em preto de alto brilho bem como os vidros térmicos escurecidos a partir do pilar B, salientam o carácter desportivo do modelo.

download