Sintra,
19
Dezembro
2018
|
11:40
Europe/Lisbon

Novo Classe A é o modelo mais seguro do seu segmento na Europa

O novo Classe A foi submetido aos testes de colisão da NCAP e obteve excelentes resultados, tendo sido premiado com a classificação de cinco estrelas.

Selecione para aumentar
infographic

A organização europeia de segurança - Euro NCAP - atribuiu recentemente ao novo Mercedes-Benz Classe A um prémio pela sua segurança como o melhor da categoria no segmento de veículos familiares pequenos. O novo Classe A foi submetido aos testes de colisão da NCAP e obteve excelentes resultados, tendo sido premiado com a classificação de cinco estrelas.

Segurança ativa e passiva

O novo Classe A é o primeiro modelo da Mercedes-Benz desenvolvido em parte no novo Centro de Tecnologia para Segurança de Veículos (TFS). O design das estruturas do veículo incorpora descobertas de pesquisas em acidentes reais. A peça chave do conceito de segurança do chassis é o compartimento de passageiros altamente rígido. A sua rigidez em condições de acidente e em colisões frontais, laterais ou traseiras e capotamento, é acima de tudo devido à maior utilização de chapa de aço de alta resistência, ultra-alta resistência e prensada.

O condutor e o passageiro da frente têm, cada um, um cinto de segurança de três pontos com limitador de força e tensor da correia. Em conjunto com o sistema PRE-SAFE® (equipamento opcional), os assentos dianteiros estão equipados com tensores reversíveis dos cintos e limitadores de força. Os bancos traseiros estão equipados com pré-tensores e limitadores dos cintos de segurança.

O novo Classe A está equipado com airbags para o condutor e passageiro da frente e um kneebag e windowbag para o condutor. Ao contrário de muitos modelos concorrentes, o windowbag também cobre o pilar A para uma proteção mais completa dos passageiros. As barras laterais também são instaladas de série na frente. As barras laterais traseiras estão opcionalmente disponíveis.

O novo Classe A tem os mais recentes sistemas de assistência de condução, com funções adotadas do Classe S. Pela primeira vez, o Classe A é capaz de conduzir de forma semiautónoma em determinadas situações. Esta viatura mantém um olhar atento sobre o trânsito: os sistemas melhorados de câmara e radar permitem uma visão mais abrangente. O Classe A também usa dados de mapas e navegação para funções de assistência. Por exemplo, o Active Distance Assist DISTRONIC, como opcional do pacote de Assistência à Condução, é capaz de suportar o condutor em numerosas situações específicas da rota e, convenientemente, ajustar a velocidade quando se aproxima de curvas ou rotundas.

Está também equipado de série com o Active Brake Assist o qual, dependendo da situação, pode efetivamente ajudar a atenuar as consequências de colisões traseiras com veículos mais lentos ou parados, e até mesmo com peões ou ciclistas.

O Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos) é uma organização dos ministérios europeus de transportes, clubes de automóveis e associações de seguros. Esta organização realiza testes de colisão e avalia a segurança do veículo com base nos sistemas de segurança disponíveis.