17
Janeiro
2018
|
12:08
Europe/Lisbon

Novas designações Mercedes-AMG 53 para CLS, Classe E Coupé e Classe E Cabriolet

Modelos combinam elevadas prestações, um estilo desportivo e uma elevada eficiência

Selecione para aumentar
infographic

A Mercedes-AMG alargou a sua gama de produtos com a adição de três novos modelos tendo, simultaneamente, introduzido uma nova designação: os modelos 53 do CLS, Classe E Coupé e Classe E Cabriolet. Estes modelos combinam elevadas prestações, um estilo desportivo e uma elevada eficiência. No centro desta mudança está um novo motor 3.0 litros eletrificado, equipado com dois turbocompressores por ação dos gases de escape e um compressor auxiliar acionado eletricamente, permitindo assim reduzir o tempo de resposta do motor às rotações mais baixas. O motor em linha de 6 cilindros gera 320 kW (435 cv) e oferece um binário máximo de 520 Nm. O seu alternador/motor de arranque EQ Boost fornece momentaneamente uma potência adicional de 16 kW e um binário de 250 Nm, e alimenta o sistema elétrico de bordo de 48 V quando opera em modo alternador. Outros destaques tecnológicos incluem a caixa de velocidades automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+.

As características distintivas que são comuns aos três novos modelos com a designação 53 compreendem a grelha do radiador de dupla lamela, o para-choques dianteiro em forma de asa A, os painéis laterais de proteção das embaladeiras específicos da AMG, o para-choques traseiro com difusor e ainda os elementos de revestimento redondos das ponteiras de escape em cromado de alto brilho.

Motor de seis cilindros em linha com alternador/motor de arranque EQ Boost

O motor de seis cilindros em linha é caracterizado por prestações topo de gama e um sistema híbrido inteligente. O EQ Boost combina um motor de arranque e um alternador numa única máquina elétrica e está instalado entre o motor e a caixa de velocidades. Esta inovação, assim como a sobrealimentação inteligente através de um compressor auxiliar elétrico e um turbocompressor, têm o mesmo objetivo: aumentar as distintivas prestações e a dinâmica de condução da AMG e reduzir ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. Esta iniciativa revelou-se um sucesso: o CLS 53 4MATIC+ acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.5 segundos, e com o Pack AMG Drivers atinge uma velocidade máxima de 270 km/h. O consumo de combustível em ciclo combinado é de 8.4 l/100 km, enquanto as emissões de CO2 em ciclo combinado correspondem a 200 g/km.

Sistema elétrico de bordo de 48 V

A energia fornecida ao sistema elétrico de bordo de 48 V é gerada pelo alternador/motor de arranque EQ Boost. O sistema elétrico convencional de 12 V é igualmente fornecido a partir do novo sistema elétrico – utilizando um conversor DC/DC. Graças à bateria de 48 V, a capacidade total da bateria equipada no veículo é aumentada, permitindo a disponibilização de uma maior energia elétrica e funções inovadoras. Outra vantagem adicional é que a mesma quantidade de energia requer apenas um quarto da corrente elétrica de um sistema elétrico convencional. Daqui resulta a possibilidade da secção da cablagem elétrica ser menor e portanto mais leve, contribuindo indiretamente para a redução do consumo de combustível. O sistema elétrico existente de 12 V fornece energia a consumidores elétricos como as luzes, o painel de instrumentos, ecrãs do sistema de informação e entretenimento e às unidades de controlo.

Funções híbridas graças ao EQ Boost

O alternador/motor de arranque EQ Boost é um componente fundamental do sistema de 48 V. Além de funcionar como alternador, também é responsável pelas funções híbridas. Isto permite reduzir o consumo de combustível, que até agora só era possível através da tecnologia híbrida de alta tensão. Pela primeira vez, o EQ Boost também é responsável pelo controlo do ralenti. As funções híbridas incluem um reforço da capacidade de propulsão com 16 kW de potência e 250 Nm de binário, recuperação, mudança do ponto de carga, modo roda livre e a função start/stop virtualmente impercetível do motor de combustão.

Como a correia de distribuição na extremidade dianteira do motor foi omitida, o comprimento do novo motor de seis cilindros também foi significativamente reduzido, comparativamente aos motores convencionais de seis cilindros. Isto permite criar espaço para a instalação de um sistema de pós-tratamento dos gases de escape junto ao motor, que se revela particularmente eficiente. O filtro de partículas Diesel é o único componente do sistema de escape que está instalado debaixo do piso do veículo.

Grelha do radiador de dupla lamela e sistema de escape duplo

Os novos modelos 53 também se distinguem com um visual exclusivo. Uma característica distintiva comum entre os modelos é a grelha do radiador de dupla lamela com acabamento prateado, que anteriormente apenas estava reservada para os modelos V8 Performance. Ao invés da grelha do radiador com padrão diamante e pinos individuais, a grelha em frente ao radiador central possui agora um padrão em malha preta.

O design do para-choques dianteiro em forma de asa A está equipado com aplicações pretas e um repartidor dianteiro com acabamento prateado. As entradas de ar de ventilação possuem duas aletas horizontais com acabamento prateado. Os painéis laterais de proteção das embaladeiras e específicos da AMG conferem aos modelos 53 um perfil mais dinâmico.

Vistos da traseira, destacam-se não só o redesenhado para-choques traseiro mas também pelo sistema de escape duplo com duas ponteiras de escape em formato redondo e com acabamento cromado. O design lateral dos para-lamas melhora a aerodinâmica na traseira dos modelos: daqui resulta um melhor escoamento de ar em torno das cavas das rodas. O spoiler na tampa da bagageira é pintado na cor da carroçaria, mas também está disponível em fibra de carbono.

Interior com inovador conceito de controlo e exibição

O interior dos novos modelos AMG recebe os passageiros com elementos exclusivos e materiais luxuosos específicos do modelo e ainda um vasto leque de opções. Além disto, existe um inovador conceito de controlo e exibição com brilhantes ecrãs de alta resolução opcionalmente disponíveis com 12.3 polegadas. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit Panorâmico. Como elemento central realçam a orientação horizontal do design interior.

Relativamente ao painel de instrumentos, este opcional Cockpit Panorâmico contém um ecrã de grandes dimensões com instrumentos virtuais no campo de visão direto do condutor e ainda um ecrã central acima da consola central. Como o painel de instrumentos é totalmente digital, o condutor poderá escolher entre três diferentes painéis de instrumentos, os quais incluem o "Classic", o "Sporty" e o "Progressive", e configurar também a informação relevante apresentada de acordo com as suas necessidades individuais. Através do menu AMG, é possível indicar a temperatura do óleo do motor e da caixa de velocidades, a aceleração lateral e longitudinal, a potência e o binário do motor, a pressão de sobrealimentação de ar, as temperaturas e as pressões dos pneus assim como a configuração atual do veículo.

Os botões táteis Touch Control no volante respondem aos gestos dos dedos. Estes botões permitem ao condutor controlar totalmente o sistema de informação e entretenimento sem retirar as suas mãos do volante.

O sistema de informação e entretenimento também pode ser comandado através do touchpad com o painel de controlo na consola central e pelo controlo por voz LINGUATRONIC. O controlo por voz foi estendido para incluir várias funções do veículo. Agora, o ar condicionado, o aquecimento/ventilação dos bancos, as luzes interiores e o opcional ecrã head-up também podem ser controlados por comandos de voz.

Passagens rápidas de caixa, elevada eficiência: a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

O novo motor de 3.0 litros está acoplado à caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona com passagens de caixa extremamente rápidas, uma resposta rápida às solicitações nas patilhas de mudanças, a sua função de duplo desembraiar e múltiplas reduções de caixa. Seja de forma automática ou iniciada pelo condutor com as patilhas de mudanças no volante, as passagens de caixa são engrenadas instantaneamente. Especialmente no modo "Sport+" e nos modos de controlo manual, a caixa de velocidades é extremamente ágil.

Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+

A potência é transferida à estrada através do sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, que também é um equipamento de série. Este sistema inteligente combina as vantagens dos diferentes conceitos de transmissão: a distribuição totalmente variável de binário entre os eixos dianteiro e traseiro não só assegura uma ótima tração, como também elevados níveis de estabilidade e de segurança em todas as condições, seja em piso seco, molhado ou coberto de neve. A transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa é contínua, pois o controlo inteligente está integrado na arquitetura do sistema do veículo.

Suspensão independente AMG RIDE CONTROL+

A maior agilidade, o comportamento neutro em curva e a maior tração são proporcionados pelo sistema de suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+. A suspensão pneumática multicâmara com uma configuração particularmente desportiva do conjunto mola/amortecedor e o amortecimento continuamente ajustável ADS+ (Adaptive Damping System) combinam uma excecional dinâmica com um elevado conforto de condução. Uma maior rigidez das molas, por exemplo, em curva e durante uma travagem, reduz efetivamente o adornamento da carroçaria.

O amortecimento em cada roda é ajustado adequadamente em função da atual situação de condução e das condições da estrada. Isto é realizado de forma rápida e precisa, utilizando duas válvulas separadas para as forças de retorno e de compressão nos amortecedores. As características de amortecimento também podem ser pré-selecionadas em três modos, "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma diferenciação significativamente mais percetível entre o conforto de uma longa viagem e a dinâmica da condução desportiva.

Edição exclusiva "Edition 1" para o CLS 53 4MATIC+

A partir do lançamento de mercado, a edição exclusiva "Edition 1" estará disponível para o modelo CLS 53 4MATIC+ e inclui o design interior COPPER ART. Vários destaques numa elegante cor de cobre ajudam a criar uma atmosfera interior de elevada qualidade. O revestimento em pele nappa preta dos estofos também inclui pespontos contrastantes na cor cobre, tal como o painel de instrumentos, os apoios de braços, a consola central, os painéis das portas e o rebordo dos tapetes.

Os revestimentos e a consola central em fibra de carbono com pespontos em cobre COPPER ART e o volante Performance com a insígnia Edition salientam igualmente a excecional exclusividade do veículo. O carácter luxuoso é ainda reforçado pela iluminação ambiente de 64 cores, o pack Memórias e o exclusivo relógio analógico da IWC.

Os novos modelos com a designação 53 foram apresentados a nível mundial no dia 15 de janeiro de 2018, no decorrer Salão de Detroit nos EUA.