28
Fevereiro
2019
|
10:33
Europe/Lisbon

Nova Geração Mercedes-Benz GLC

Um SUV que estabelece novos padrões em estrada e também fora dela

Tal como os seus antecessores, o GLC combina as excecionais características de condução dentro e fora de estrada, com o espaço e conforto característicos da Mercedes-Benz. Além disso, a mais recente geração acrescenta tecnologias pioneiras, um design distintivo, conectividade e um moderno sistema de informação e entretenimento. O resultado é um SUV que estabelece novos padrões em estrada e também fora dela.

O design exterior fascina com o seu visual largo e desportivo. As superfícies esculpidas, os detalhes distintivos como os elementos cromados desde a secção dianteira à secção traseira, os faróis redesenhados e a grelha do radiador com contornos pronunciados asseguram um forte carácter todo-o-terreno. O interior combina o luxo com a facilidade de utilização de uma forma categórica, como comprovam o elevado nível de qualidade da mão-de-obra e o sistema de informação e entretenimento com ecrãs táteis multimédia de maiores dimensões. Além disso, a última geração do sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) impressiona com opções de controlo intuitivas e versáteis como o controlo por toque, por gestos e o otimizado sistema de controlo por voz. Uma novidade é a função Assistente de manobras para reboque, que fornece assistência durante as manobras de marcha-atrás na utilização de reboque. Para o lançamento de mercado, o GLC será equipado com novos motores a gasolina e Diesel da última geração da família de motores da Mercedes-Benz, com maior potência e eficiência. No decorrer do ano seguir-se-ão outros motores.

Os avanços mais importantes do GLC

  • MBUX - sistema de telemática inovador: A combinação dos ecrãs táteis multimédia, a navegação com realidade aumentada, o controlo inteligente por voz através do botão de reconhecimento de voz ou da instrução "Olá Mercedes“, a conectividade e o interface do utilizador colocam agora o GLC na linha da frente com as mais recentes tecnologias.

  • Cadeia cinemática: O GLC será equipado com a próxima geração de motores de quatro cilindros a gasolina e a Diesel com maior potência e um consumo de combustível significativamente inferior – nos motores a gasolina graças ao novo sistema elétrico de bordo de 48 V com motor de arranque/alternador com transmissão por correia.

  • Sistemas de assistência avançados: o Assistente de ajuda à distância de segurança DISTRONIC e o Assistente de faixa de rodagem fornecem uma assistência ainda mais confortável para ajudar o condutor a manter uma distância de segurança e a manobrar a direção. A velocidade é ajustada automaticamente antes das curvas ou dos cruzamentos. O Assistente de faixa de rodagem ajuda a formar um corredor de emergência e a mudar de faixa de rodagem. O risco de potenciais colisões pode ser reduzido através da função de desvio do Active Brake Assist, que trava e desvia o veículo se o condutor não atuar perante veículos em circulação no sentido inverso.

    Design exterior: visual distintivo

    Modernidade, vigor e versatilidade são qualidades que o design do GLC incorpora. O idioma de design do GLC segue a filosofia de design de pureza sensual e ilustra cuidadosamente a interligação da estética, da agilidade e da inteligência. Em termos gerais, a aparência é desportiva e os elementos cromados são agora equipados de série desde a dianteira até à secção traseira. As linhas distintivas, as superfícies esculpidas e musculadas e os detalhes diferenciadores asseguram um forte carácter todo-o-terreno. Logo à primeira vista, a secção dianteira transmite a impressão de emoção, presença e supremacia. Esta mensagem de design torna-se particularmente memorável pelos faróis LED High-Performance equipados de série, com luzes diurnas em forma de tocha, bem como pela grelha do radiador de contornos pronunciados com padrão diamante e com dupla lamela de design dinâmico. As cores disponíveis para a pintura incluem agora o cinza graphite – com as quatro jantes aerodinâmicas disponíveis em diâmetros de 18 a 20 polegadas e os pneus de baixa resistência ao rolamento a representarem outras novas características do modelo.

    A linha AMG realça de forma impressionante o visual dinâmico do GLC, através da grelha cromada em padrão diamante, do para-choques dianteiro com design específico da AMG e das ponteiras de escape trapezoidais integradas no para-choques. Além dos bancos desportivos com bolsas laterais elevadas, esta linha de design e equipamento também inclui pneus com uma ótima combinação de diâmetros de 19 a 20 polegadas.

    Os faróis LED High-Performance equipados de série são mais pequenos, mais inclinados e possuem contornos significativamente modificados. Os faróis full-LED com tecnologia MULTIBEAM estão disponíveis como opção.

    O carácter atlético continua a ser evidente na secção traseira, com o para-choques completamente revisto e as ponteiras de escape. Os redesenhados farolins traseiros full LED também asseguram um design de iluminação inconfundível, com os blocos característicos dos SUVs Mercedes-Benz com retroiluminação. Em suma, o idioma de design da traseira destaca o poderoso carácter da geração do GLC, em especial devido ao design do para-choques com as ponteiras de escape e à chapa cromada de proteção inferior a refletir o típico design SUV.

    Design interior: a união da inteligência com a ergonomia

    O interior do GLC é caracterizado por materiais refinados e linhas fluidas. O interior da linha Base tem acabamento em preto. A consola central é caracterizada por revestimento elegante, que está disponível em lacado preto ou nos dois acabamentos em madeira – madeira de freixo porosa e madeira de nogueira. As linhas dos revestimentos em madeira nobre na consola central espelham o fabrico de qualidade superior.

    O volante multifunções está disponível em duas versões e foi totalmente revisto. O design distintivo dos seus raios confere um carácter ainda mais desportivo. Além disso, a operação do Active Distance Assist DISTRONIC e dos botões táteis para controlar o painel de instrumentos e o sistema multimédia, bem como a resposta acústica revelam um claro sinal futurista.

    O utilizador opera as funções dos sistemas de telemática com um único dedo e através de gestos com vários dedos, o designado controlo multitoque, no touchpad multifunções na consola central. É utilizado como alternativa ao controlo por voz e além disso oferece a possibilidade de inserir manualmente letras, números ou caracteres especiais. A superfície do touchpad fornece não só uma clara resposta tátil, como também uma resposta acústica.

    Controlo de conforto ENERGIZING: interligação confortável

    O controlo do conforto ENERGIZING opcional assegura que vários sistemas no veículo unem esforços para criar um ótimo ambiente, o que inclui ambientes luminosos e musicais, o controlo da climatização, música adequada e seleções de vídeos, bem como uma função de massagem, aquecimento e ventilação dos bancos. O ENERGIZING COACH utiliza os dados do veículo e da zona circundante para recomendar um dos programas que se adeque à situação e ao utilizador. Com o auxílio de um dispositivo de monitorização apropriado da Garmin®, dados pessoais como o nível de stress ou a qualidade do sono tornam a recomendação mais rigorosa.

    MBUX: controlo intuitivo

    Ergonómico e confortável – estas linhas orientadoras definiram o avanço dos conceitos de controlo e indicação utilizados no GLC. O foco está na interação com o veículo e as suas funções através de gestos, do toque ou do sistema de controlo por voz, o que é assegurado pelos sistemas de telemática do Mercedes-Benz User Experience, que é caracterizado pela lógica intuitiva e por uma ampla gama de opções de controlo. Em termos gerais, a interligação dos ecrãs táteis, da navegação com realidade aumentada, o controlo inteligente por voz e o interface do utilizador estabelecem padrões reais.

    Existe um total de cinco diferentes possibilidades de interação com o sistema de informação e entretenimento do GLC:

  • Através do controlo tátil no ecrã multimédia no centro

  • Utilizando os botões táteis de controlo no volante multifunções

  • Com o touchpad multifunções na consola central

  • Utilizando o controlo por gestos com o assistente interior

  • Através do controlo por voz, quer com o botão de reconhecimento de voz no volante quer através da instrução "Olá Mercedes“

    A informação de que o condutor necessita é indicada nos dois ecrãs de alta resolução. Opcionalmente, está disponível o ecrã do painel de instrumentos com 12.3 polegadas. O ecrã multimédia independente no centro está disponível em dois tamanhos: 7 polegadas com uma resolução de 960 x 540 pixels e 10.25 polegadas com resolução de 1920 x 720 pixels. O condutor poderá escolher entre três representações individuais em função das suas preferências: "Classic“ é uma evolução de um painel de instrumentos clássico, o modo "Sport“ apresenta um visual tecnologicamente avançado de elevado contraste, enquanto o modo "Progressive“ apresenta a modernidade numa forma reduzida. Os gráficos de extrema qualidade destacam a inteligibilidade da estrutura de controlo intuitiva. Os novos elementos são a sensibilidade ao toque do ecrã multimédia e os botões táteis de controlo no volante multifunções para operar o painel de instrumentos e o sistema multimédia.

    Outra forma fácil de operar o sistema multimédia é o Assistente interior MBUX. Uma câmara no interior do veículo capta os movimentos da mão junto ao ecrã tátil ou do touchpad na consola central. O sistema distingue entre os gestos do condutor e os do passageiro dianteiro, que modifica então a imagem no ecrã multimédia salientando ou aumentando o tamanho dos elementos individuais. A luz de leitura também pode ser ligada e desligada através do controlo com a mão. Além disso, existe a opção de controlar uma função favorita no sistema multimédia através de um gesto específico que tenha sido previamente armazenado.

    Outro destaque em conjunto com o MBUX é o equipamento opcional Realidade Aumentada, que complementa a navegação de uma forma útil. Uma câmara em frente ao espelho retrovisor capta a zona circundante e apresenta automaticamente a informação no ecrã multimédia que complementa a imagem de vídeo. Isto inclui sinais de trânsito, informação sobre onde efetuar uma mudança de direção, números de lotes ou nomes. Tudo isto facilita significativamente o processo de orientação – como a procura por uma morada específica.

    O revisto sistema de controlo por voz torna a sua operação ainda mais confortável e natural. Através de comandos de voz, o condutor poderá, por exemplo, solicitar ao sistema para ler mensagens de texto, operar os sistemas de áudio ou aceder a funções do veículo como o sistema de controlo da climatização. O sistema não requer a memorização de comandos – por exemplo, o utilizador poderá pronunciar a morada de destino pretendida ou efetuar perguntas sobre as previsões meteorológicas. Além disso, também será possível ativar o controlo por voz com a instrução "Olá Mercedes“. O botão de reconhecimento de voz no volante está também disponível para esta finalidade.

    O GLC será equipado com a próxima geração dos motores de quatro cilindros a gasolina e a Diesel. A característica fundamental do motor M 264 de quatro cilindros e dois litros da Mercedes-Benz é a maior potência com um consumo de combustível significativamente inferior. Nas versões GLC 200 e GLC 300, o motor M 264 de quatro cilindros substitui o antecessor M 274, enquanto o motor OM 654 de quatro cilindros a diesel substitui o antecessor OM 651.

    A nova geração de motores é extremamente importante para reduzir as emissões de CO2 e é uma evolução sistemática no que diz respeito à redução do consumo de combustível. Os principais subsistemas tecnologicamente avançados são o controlo variável da fase das válvulas CAMTRONIC, que permite aquecer o sistema de escape sem aumentar o consumo, o turbocompressor de fluxo duplo e o adicional sistema elétrico de 48 V com motor de arranque/alternador acionado por correia. A combinação do sistema elétrico de bordo de 48 V com o motor de arranque/alternador acionado por correia aumenta a agilidade, melhora as características de conforto e reduz significativamente o consumo de combustível. Isto permite equipar funções híbridas importantes como a "recuperação de energia", "potência suplementar“ e "circulação em roda livre“ sem utilizar componentes de alta tensão – mais especificamente, potência suplementar, recuperação até 10 kW de energia (até às 2500 rpm) e condução em modo roda livre com o motor desligado.

    Os componentes mais importantes do sistema de pós-tratamento dos gases de escape estão diretamente instalados no motor para uma redução eficiente das emissões. Além disso, as medidas para isolar o calor e os revestimentos adicionalmente desenvolvidos como a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) causam uma diminuição adicional das emissões. Para reduzir as emissões de óxido de azoto em condições de carga elevada, o motor OM 654 está equipado com um catalisador SCR adicional instalado debaixo do piso do veículo. Como resultado, o motor já cumpre os requisitos das emissões em condução real.

    O motor diesel de quatro cilindros OM 654 é combinado com o sistema de tração integral 4MATIC e a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC, que suporta um estilo de condução dinâmico e também económico.

    DYNAMIC BODY CONTROL: suspensão criada para medir

    Com a atualização do modelo, o GLC é equipado pela primeira com a suspensão DYNAMIC BODY CONTROL com amortecedores ajustáveis nos eixos dianteiro e traseiro. Em função da situação de condução, da velocidade e da condição da estrada, o amortecimento de cada roda é controlado individualmente em interação com as características do motor, da caixa de velocidades e da direção. Além disso, a suspensão pode ser combinada com um sistema de direção desportiva com uma relação de transmissão mais direta. É operado com o interruptor do DYNAMIC SELECT e permite escolher entre três modos: o modo "Sport“ e “Sport +“ proporcionam uma configuração mais rígida dos amortecedores, enquanto o modo "Comfort“ proporciona uma condução especialmente confortável.

    DYNAMIC SELECT: mais do que uma regulação

    O GLC convence em praticamente qualquer tipo de terreno e nas mais adversas condições climatéricas. Os novos controlos do Pack Off-Road Engineering e o sistema DYNAMIC SELECT com funções alargadas de acordo com a especificação do veículo, respondem aos requisitos individuais do condutor no que diz respeito ao comportamento e às exigências colocadas por certas condições das estradas. O condutor seleciona entre os modos de condução fora de estrada com o interruptor DYNAMIC SELECT na consola central: o modo "Off-Road" é particularmente adequado para estradas de terra, gravilha, areia e de neve, enquanto o modo "Off-Road +“ é perfeito para terrenos difíceis com inclinações rochosas ou de elevado declive. O sistema de tração integral 4MATIC foi recém-desenvolvido de raiz. O ESP® de três fases com uma maior abrangência oferece agora um maior dinamismo nos modos da transmissão "Sport“ e "Sport +“. Desta forma o GLC mais uma vez comprova a sua versatilidade também fora de estrada.

    Sistemas de assistência à condução: assistência segura

    Na Alemanha, 85% dos clientes cita a "segurança" como a característica mais importante do GLC. O Pack de Assistente à Condução Plus (equipamento opcional em função do país e do equipamento) no GLC inclui entre outros sistemas e funções:

  • O Assistente à distância de segurança DISTRONIC com as funções:▪ Travagem perante obstáculos estacionários;▪ Rearranque automático alargado num congestionamento de trânsito em combinação com o Sistema de ajuda ao estacionamento PARKTRONIC e sistema de navegação;▪ Ativação do "modo circulação em roda livre" no modo da transmissão ECO;

  • Assistente de faixa de rodagem com as funções:▪ Assistente Travagem de Emergência – com destrancamento automático e envio de uma chamada de emergência para o Centro de Atendimento de Emergência MB após a paragem do veículo (em função do país);▪ Assistente de faixa de rodagem em combinação com o sistema de navegação;▪ Função corredor de emergência: em congestionamentos de trânsito em autoestradas, a uma velocidade inferior a 60 km/h;▪ Assistente de controlo de velocidade com resposta à mudança do limite de velocidade em combinação com o Assistente de Tráfego;

  • Ajuste da velocidade baseada no percurso antes das curvas, rotundas, praças de portagens, entroncamentos bem como antes das mudanças de direção/saídas de autoestradas/vias-rápidas – redução da velocidade do veículo também na eventualidade de se encontrar na "cauda de uma fila de trânsito", em combinação com o sistema de navegação;

    Quando o Assistente à distância de segurança DISTRONIC com adaptação da velocidade baseada no percurso é ativado, o novo GLC pode reconhecer e atuar perante congestionamentos de trânsito ou trânsito em marcha lenta com o auxílio da informação da função LiveTraffic, antes do condutor detetar este congestionamento de trânsito. Quando é detetado um congestionamento de trânsito (e se o condutor não escolher uma resposta diferente), o DISTRONIC reduz a velocidade para cerca de 100 km/h como medida de precaução. Esta é complementada por um aperfeiçoado Assistente à faixa de rodagem bem como pelas funções adicionais do Active Emergency Stop Assist.

    O Active Braking Assist, com função de travagem de emergência no fim da fila de trânsito, de desvio e de cruzamento, reduz o risco de um potencial acidente aquando de uma mudança de direção, por exemplo, se o condutor não detetar veículos em circulação no sentido inverso. Se existir perigo de colisão com os veículos no sentido inverso durante uma mudança de direção, o GLC poderá ser travado às velocidades típicas de tais manobras. A intervenção de travagem ocorre se o condutor sinalizar a intenção de efetuar uma mudança de direção e se for possível parar o veículo antes de atravessar as marcas rodoviárias da faixa de rodagem. Os veículos em sentido inverso são detetados pelo sensor de radar de longo alcance na câmara dianteira e câmara estéreo multifunções.

    O Assistente de faixa de rodagem ajuda o condutor a formar um corredor de emergência em estradas com várias faixas de rodagem em cada sentido. De acordo com os requisitos legais, para a sua orientação, o veículo utiliza a extremidade da faixa de rodagem em função das suas condições e, em autoestradas a uma velocidade inferior a 60 km/h, utiliza a zona circundante bem como as marcas rodoviárias detetadas da faixa de rodagem.

    É também possível efetuar uma manobra de ultrapassagem simplificada com Assistente à distância de segurança DISTRONIC ativado: quando o condutor ativa a luz de mudança de direção a uma velocidade entre os 80 e os 180 km/h em estradas com várias faixas de rodagem em cada sentido, o Assistente à faixa de rodagem poderá ajudar nas mudanças entre faixas de rodagem.

    A função de aviso de saída reduz o risco de falha na deteção de um veículo ou de um ciclista em aproximação aquando a abertura da porta. A função de aviso de saída apenas permanece ativa quando o veículo está parado. Quando o condutor ou um passageiro abre a porta durante a aproximação de um veículo, o sistema emite um aviso visual e sonoro. A função permanece ativa durante até três minutos após o motor ter sido desligado. Em combinação com a iluminação ambiente, as luzes das cavidades dos manípulos das portas e a iluminação das bolsas de mapas e do revestimento piscam na cor vermelho.

    O Sistema de ajuda ao estacionamento PARKTRONIC está disponível como equipamento opcional. Após pressionar o botão do Active Parking Assist, o sistema apresenta no ecrã multimédia com o veículo a uma velocidade inferior a 35 km/h, todos os lugares de estacionamento detetados na sua imediata proximidade. O condutor seleciona a manobra de estacionamento com o touchpad, o painel tátil do sistema multimédia ou com o painel de controlo direito do volante multifunções – o sistema fornece as manobras de marcha para a frente e de marcha-atrás para entrar e sair de lugares de estacionamento paralelos ou perpendiculares ao eixo da estrada. Em combinação com o Blind Spot Assist, o Sistema de ajuda ao estacionamento PARKTRONIC poderá avisar o condutor sobre a passagem de veículos aquando da saída em marcha-atrás de lugares de estacionamento perpendiculares ao eixo da estrada, e se necessário iniciar também uma travagem automática. O Sistema de ajuda ao estacionamento PARKTRONIC fornece um aviso visual e acústico perante a deteção de obstáculos através de seis sensores de ultrassons em cada para-choques. Estes podem encontrar-se à frente, ao lado ou atrás do veículo e são detetados a uma velocidade de até aprox. 10 km/h.

    Outro destaque corresponde ao Assistente de manobras para reboque (opcional), que assiste o condutor nas manobras de marcha-atrás. O sistema utiliza os sensores no gancho de reboque e um anel magnético para medir o ângulo entre o veículo de reboque e o atrelado. A câmara de 360 graus oferece uma melhor vista geral durante o estacionamento e as manobras, bem como uma vista virtual panorâmica. Um modo zoom adicional facilita a aproximação e o engate ao atrelado, a imagem no ecrã multimédia possui uma nova animação e a qualidade da imagem foi significativamente melhorada.

    Resistência. Estimulado pela dedicação

    A nova geração do GLC marca o início de um novo capítulo numa verdadeira história de sucesso: as vendas do modelo foram significativamente melhores do que as do seu antecessor no seu primeiro ano completo. Atualmente, a Mercedes-Benz tem uma presença extremamente bem-sucedida no segmento SUV com sete modelos (GLA, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS, Classe G). Não existem dúvidas sobre este tema: os SUVs desempenham um papel essencial na gama de produtos da marca e no seu sucesso. Até à data foram vendidos a clientes em todo o mundo mais de cinco milhões de SUVs da Mercedes-Benz.