Sintra,
12
Setembro
2019
|
09:30
Europe/Lisbon

Mercedes-Benz Vision EQS

O Vision EQS é um importante marco rumo ao futuro da Mercedes-Benz. No Salão Automóvel Internacional de Frankfurt (a decorrer entre 12 e 22 de setembro de 2019)

O Vision EQS é um importante marco rumo ao futuro da Mercedes-Benz. No Salão Automóvel Internacional de Frankfurt (a decorrer entre 12 e 22 de setembro de 2019), a Mercedes-Benz vai mostrar como vai enfrentar os desafios do futuro: a sustentabilidade é cada vez mais um componente central da filosofia da marca e um aspeto extremamente importante da estratégia empresarial. Atualmente, este veículo de exposição já cumpre estas exigências e é uma visão do futuro dos veículos elétricos de luxo. Com o Vision EQS, a Mercedes-Benz assume uma posição clara para o futuro dos veículos elétricos de alta qualidade. A perfeição suprema, o design emotivo, os materiais e o prazer de condução vão continuar a ser caraterísticas desejáveis no futuro. Porque agora e para o futuro, o luxo acima de tudo representa também uma liberdade pessoal.

Contínuo, digital e elétrico – o design

Com as suas inovadoras proporções arqueadas e alongadas, o Vision EQS confere uma nova dimensão à filosofia de design de Luxo Progressivo dos modelos EQ da Mercedes-Benz.

A divisão de cores ao nível da cintura do veículo cria a impressão de uma paisagem envidraçada de "painéis pretos" que flutua na carroçaria prateada – uma superfície perfeitamente interligada, desde a grelha frontal caraterística EQ, até à traseira do veículo.

De forma inovadora, este design confere ao Vision EQS uma aparência sensual e elegante.

Inovações técnicas – a precisão em detalhe

Os recursos tecnológicos do futuro incluem faróis DIGITAL LIGHT, cada um com dois módulos de lentes holográficas, integrados na linha luminosa externa e contínua a 360 graus, o que confere ao veículo um número praticamente ilimitado de variações de luz.

O logotipo da marca também possui novas funcionalidades: as 229 estrelas individuais formam uma linha luminosa perfeitamente integrada na traseira. A grelha frontal digital, composta por uma matriz de luz com 188 LEDs individuais é novidade mundial e representa um novo nível de sinalização rigorosa. Quando os painéis pretos ganham vida, as estrelas e os pixéis aparentemente flutuantes criam um atraente efeito tridimensional.

Generosidade interior

No interior, o Vision EQS é inspirado no mundo dos iates de luxo. Pela primeira vez, todo o tablier está integrado na secção dianteira do habitáculo, formando como que uma "escultura" interior. Com a sua arquitetura espacial profunda e aberta, o cockpit do Vision EQS envolve os ocupantes como o convés de um barco. Esta "escultura" global totalmente integrada e abrangente, composta pelo tablier, consola central e apoios de braços, oferece uma visão sobre o interior dos futuros veículos de luxo da marca.

A Mercedes-Benz desenvolve sistematicamente o uso de materiais sustentáveis e utiliza materiais tradicionais e tecnologicamente avançados. No Vision EQS são usados tecidos de microfibras DINAMICA de alta qualidade em branco cristal, juntamente com acabamentos em madeira figurada, feitos de garrafas PET recicladas. Por outro lado, também é usada pele artificial, com uma superfície finamente estruturada semelhante à pele nappa. O material usado para o revestimento do tejadilho vem de um projeto especial: foi criado um tecido têxtil de alta qualidade pela adição de uma quantidade de plástico reciclado oriundo de "resíduos oceânicos", colocando o uso de materiais sustentáveis num nível totalmente novo.

Em direção a um futuro totalmente elétrico com os veículos Mercedes-Benz EQ Performance

Com motores elétricos instalados nos eixos dianteiro e traseiro e o conjunto de baterias integrado no piso do veículo, o conceito de design do Vision EQS é muito equilibrado. A base para os elevados níveis de performance dinâmicas e segurança ao mais alto nível é proporcionada pelo sistema elétrico de tração integral com distribuição variável de binário por cada eixo, e de um conjunto de baterias instalado no piso do veículo, entre os eixos. Graças aos mais de 350 kW de potência e ao binário imediatamente disponível de cerca de 760 Nm, o Vision EQS acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos.

Graças a uma estratégia de funcionamento inteligente, este veículo de exposição tem uma autonomia de até 700 km, de acordo com o método WLTP. Assumindo um desempenho de carregamento de 350 kW, o Vision EQS recarrega a bateria até 80% num período consideravelmente inferior a 20 minutos.

Dados técnicos:

Emissões de CO2

0 g/km

Gama (WLTP)

até 700 km.

Potência

aprox. 350 kW

Aceleração (0-100 km/h)

< 4,5 segundos

Velocidade máxima

> 200 km/h

Binário máximo

aprox. 760 Nm

Capacidade da bateria

aprox. 100 kWh

Potência de carregamento (CC)

350 kW

Sistema de tração

Integral (totalmente variável)

Sistema Mercedes me Charge para maior sustentabilidade de modo imediato

No prazo de 20 anos, a Mercedes-Benz pretende oferecer uma gama de veículos novos com zero emissões de CO2. O caminho para a mobilidade sustentável é, portanto, a inovação, sendo o objetivo despertar o entusiasmo do cliente por uma mobilidade ambiental neutra e sem emissões.

Em algumas regiões, e dependendo de como é gerada, a energia elétrica é uma fonte muito significativa de CO2 durante o ciclo de vida de um veículo elétrico. Por isso, a Mercedes-Benz procura incentivar os seus clientes a carregarem os seus veículos com energia "verde". Soluções como o serviço Mercedes me Charge permitem que o condutor carregue o seu veículo em vários postos de carregamento em toda a Europa, sempre que possível com energia oriunda de fontes renováveis.

Com a IONITY, uma parceria entre o grupo BMW, a Daimler AG, a Ford Motor Company e o grupo Volkswagen com a Audi e a Porsche, a Mercedes-Benz também oferece aos seus clientes acesso conveniente a uma infraestrutura eficiente de postos de carregamento rápido nas principais vias da Europa. Mais de 100 dos 400 postos de carregamento planeados na Europa até 2020 já estão operacionais.

A próxima geração de modelos EQ com células de baterias de produção neutra em CO2

Na implementação do seu objetivo de longo prazo para a neutralidade de carbono, a divisão Mercedes-Benz Cars atua na sua cadeia de aprovisionamento bem como na eletrificação sistemática da sua gama de produtos: na próxima geração de veículos da marca de produtos e tecnologia EQ, algumas das células da bateria já serão totalmente produzidas com recurso a fontes de energia renovável. Ao comprar células de baterias a partir de uma produção neutral em termos de emissões de CO2, a Mercedes-Benz Cars contribui significativamente para um novo portfolio de veículos em termos de emissões zero de CO2 dentro de vinte anos.

Desta forma, a Mercedes-Benz dá o próximo passo rumo ao plano de mobilidade "Ambition 2039" com impacto neutro na atmosfera, e impulsiona-o intensamente com os seus fornecedores e parceiros.

Como primeiro resultado da parceria de sustentabilidade, ao adquirir as células de bateria produzidas com neutralidade carbónica, a área da Mercedes-Benz Cars irá reduzir a pegada carbónica geral de todas as baterias nos futuros modelos de veículos em mais de 30%. A parceria inclui a energia gerada a partir de fontes de energia renovável, a reciclagem e o respeito pelos direitos humanos na cadeia de fornecimento.

download
mb_190910_Vision_EQS_Short_Trailer