Sintra,
10
Janeiro
2020
|
14:51
Europe/Lisbon

Mercedes-Benz apresenta VISION AVTR na CES2020

É alimentado por uma bateria revolucionária de 110 kWh com funcionamento graças a química de células orgânicas à base de grafeno, completamente limpo de materiais raros. Os materiais da bateria são assim completamente recicláveis.

A Mercedes-Benz apresentou na CES2020 a sua visão de mobilidade sustentável com o VISION AVTR, um concept futurista que resulta da “interação entre homem, máquina e natureza”. O Vision AVTR foi concebido pelos designers e engenheiros da Marca em parceria com uma das maiores empresas de entretenimento norte americana. Este “Advanced Vehicle Transformation” ou AVTR surge como uma fusão entre interior e exterior numa linguagem orgânica com forte inspiração nas criaturas do filme AVATAR. Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração Daimler AG apresentou este concept visionário perante 2.000 espetadores no Metro-Goldwyn-Mayer Theatre (MGM), juntamente com James Cameron, realizador do filme AVATAR.

Com o VISION AVTR, a Mercedes-Benz mostra como um veículo pode envolver-se harmoniosamente com o meio ambiente e, acima de tudo, comunicar com ele. No ecossistema do futuro, o luxo será a fusão do homem e a natureza com a ajuda da tecnologia. O VISION AVTR é, por isso, um exemplo de luxo sustentável no campo do design.

Assim que o condutor entra no veículo este passa a ser uma ferramenta para descobrir o ambiente tornando-se numa simbiose perfeita entre homem, máquina e natureza. O interior do VISION AVTR é totalmente desprovido de comandos manuais não havendo sequer volante. Uma consola multifuncional conecta tanto homem como máquina, de forma biométrica, através da colocação da mão na unidade de controlo, permitindo reconhecer o condutor a partir da sua batida cardíaca.

As portas revelam uma sensação de leveza e eficiência deste veículo. Ao mesmo tempo estas abrem a visão para o interior e sublinham a abordagem holística do design: a fusão do exterior, interior e UX. Todas as superfícies transparentes são enquadradas com a mais alta precisão por uma serigrafia decorativa. A abertura e fecho das portas é inspirada nas asas dos banshee ou ikran, as criaturas voadoras dos Na'vi de AVATAR.

No exterior, o VISION AVTR impressiona pela sua superfície prateada com detalhes luminosos azulados e aparência frontal típica EQ. Uma linguagem de design inspirada na natureza caracteriza este concept e é ilustrada pelo seu design desportivo. Ainda no exterior, e fazendo uma alusão ao filme e aos animais de Pandora, 33 flaps “biónicos” localizados na parte traseira do veículo permitem uma interação com o meio envolvente.

Quanto ao sistema motriz do VISION AVTR, este é composto por quatro motores elétricos que resultam numa potência combinada de 470 CV. É alimentado por uma bateria revolucionária e completamente reciclável de 110 kWh com funcionamento graças a química de células orgânicas à base de grafeno, completamente limpo de materiais raros. A autonomia deste concept deverá rondar os 700 quilómetros e poderá ser carregado em apenas 15 minutos.