Sintra,
21
Setembro
2021
|
13:43
Europe/Lisbon

Mercedes-Benz alinha internacionalmente com Omnicom Group consolidando todas as áreas da comunicação do marketing numa única agência

Mercedes-Benz atribui conta mundial ao Grupo Omnicom, uma parceria feita a longo prazo sob o nome 'Team X' com efeito a partir de janeiro de 2022

 • Esta consolidação agrega as suas atividades globais de marketing : media, criatividade e performance marketing em todas as fases do customer journey numa única network.

 • Após fusão da unidade de Relações Públicas & Marketing, sob a liderança de Bettina Fetzer, o próximo passo passa por fortalecer a presença da marca com o desenvolvimento de uma network centrada no Grupo Omicom.

 • Criar experiências de marca a nível global em todos os pontos de contacto com o cliente

Depois de fundir os departamentos de comunicação e marketing, a Mercedes-Benz está agora a dar o próximo passo e a reposicionar-se também do lado da agência, consolidando o seu âmbito global de comunicação e marketing com a 'Team X' da Omnicom. Este acordo, único no setor, criará um modelo de agência global, totalmente integrado, desde o desenvolvimento de conteúdos até ao planeamento de meios e à medição do seu sucesso. Esta consolidação deve acompanhar a consolidação interna das atividades de marketing em hubs internacionais nas quatro regiões dos Estados Unidos, Europa, China e restantes mercados.

O foco do concurso foi no desenvolvimento dos meios digitais, baseado em dados, bem como em atividades de marketing da marca e medição da performance, que asseguram a abordagem centrada no cliente a todos os grupos-alvo ao longo da jornada do cliente - online e offline. Para além dos processos de mudança no marketing e nas vendas, impulsionados pela transformação digital, o objetivo da criação da nova agência é também simplificar as operações de marketing. A fim de aumentar consistentemente a eficácia e eficiência do marketing, a utilização inteligente de dados ao longo dos contactos com o cliente deve também ser acelerada.

Como detentor do orçamento das atividades globais de media, o Grupo Omnicom convenceu neste processo de seleção, assegurando um processo de desenvolvimento e planeamento para as marcas e produtos da Mercedes-Benz, numa base global. A nova unidade iniciará operações sob o nome de 'Team X', em janeiro de 2022, e terá a responsabilidade transversal por um grande número de unidades de negócio da Mercedes-Benz em mais de 40 mercados em todo o mundo.

Experiências de marca globalmente consistentes

Para desenvolver ainda mais o posicionamento de luxo da marca, a Mercedes-Benz está a apostar ainda mais nas experiências que definem a marca e que estão fora das campanhas clássicas - de eventos a colaborações. Foi ainda solicitado a ambos os grupos de agências envolvidos um conceito para uma agência criativa global totalmente integrada. Pretende-se não só criar uma presença de marca globalmente consistente, mas também considerar as características culturais e sociais especiais nas regiões relevantes.

O Grupo Omnicom apresentou uma abordagem convincente, com recurso a uma solução de agência integrada e personalizada, desbloqueando uma visão holística do consumidor em todos os pontos de contacto, experiência e momento que definem a marca ao longo da viagem com o cliente. O modelo combina a capacidade de aumentar ainda mais a conveniência para o nosso portfólio de marcas, ao mesmo tempo que utiliza dados para identificar potenciais clientes. Trabalhando em estreita colaboração com a equipa da Mercedes-Benz, o Grupo Omnicom planeia aperfeiçoar ainda mais o modelo, reunindo especialistas em todas as disciplinas dentro da sua rede de agências nos Estados Unidos, Europa e China - bem como dos antigos parceiros da agência Mercedes-Benz Antoni e OSK.

Processo de seleção transparente com compromisso na sustentabilidade

A seleção da nova agência teve por base um procedimento normalizado que envolve todas as regiões e unidades de negócio da Mercedes-Benz.

A fim de garantir um processo justo e transparente, os serviços apresentados foram avaliados de acordo com critérios uniformes de modo a formar um resultado global utilizando uma chave de ponderação pré-determinada. A prova e o compromisso com uma estratégia empresarial sustentável foram parte relevante dos critérios de seleção. Ao longo do processo, a Mercedes-Benz também seguiu as orientações comuns da Federação Mundial de Anunciantes (WFA) e da Associação Europeia de Agências de Comunicações (EACA) sobre a realização de pitchs.