Sintra,
19
Março
2024
|
17:27
Europe/Lisbon

Elegância e prazer de condução para puristas: o novo Mercedes-AMG GT 43 Coupé

  • Motor AMG sobrealimentado de 2.0 litros com 310 kW (422 CV) de potência e resposta espontânea
  • A tração traseira e a distribuição equilibrada de peso asseguram um comportamento de condução dinâmica
  • Design exterior elegante como elemento diferenciador

 

A Mercedes-AMG estendeu a gama do novo AMG GT Coupé com a versão AMG GT 43 (consumo de energia em ciclo combinado: 10,3 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 235 g/km, classe de emissões de CO2: G)[1]. A combinação de um motor de quatro cilindros relativamente leve no eixo dianteiro e de uma tração puramente traseira confere agilidade em curva ao novo modelo, com um comportamento extremamente dinâmico e um elevado prazer de condução.

O motor AMG 2.0 litros turbo debita 310 kW (422 CV) e produz um binário máximo de 500 Nm. O turbocompressor assistido eletricamente é um equipamento especial adotado da tecnologia utilizada na Formula 1™. Este sistema de sobrealimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a gama de rotação do motor. O novo AMG GT 43 proporciona uma experiência de condução ainda mais dinâmica e ao mesmo tempo uma maior eficiência. O turbocompressor assistido eletricamente é alimentado pelo sistema elétrico de bordo de 48 V, que também alimenta o motor de arranque / alternador. Este último permite acrescentar uma potência adicional de 10 kW (14 CV). A segunda geração com o sistema elétrico de bordo de 48 V também permite o funcionamento de forma parcialmente híbrida, que, além do aumento temporário da potência disponível, permite ao modelo circular em roda livre e também recuperar energia para a máxima eficiência. A tecnologia de 48 V também aumenta o conforto, pois as transições entre as funções de arranque e de circulação em roda livre são praticamente impercetíveis.

O desempenho está à altura do seu estatuto: o AMG GT 43 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h.

Resposta mais rápida do motor com o turbocompressor assistido eletricamente

O motor AMG 2.0 litros turbo de quatro cilindros no AMG GT 43 atinge a sua potência máxima de 310 kW (422 CV) às 6750 rpm. O binário máximo de 500 Nm está disponível entre as 3250 e as 5000 rpm. Em função da situação, o sistema também garante durante um curto período uma potência suplementar de 10 kW (14 CV) pelo motor de arranque / alternador (RSG).

O princípio de funcionamento do turbocompressor assistido eletricamente é baseado na tecnologia utilizada pela equipa Mercedes-AMG Petronas F1. Um motor elétrico de cerca de quatro centímetros de diâmetro está integrado diretamente no veio do turbocompressor entre a turbina no lado de escape e o rotor compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, o motor elétrico aciona diretamente o veio do turbocompressor e desta forma acelera o rotor compressor antes de o caudal de gases de escape assumir o acionamento da forma convencional.

Isto permite melhorar significativamente a resposta em toda a gama de rotação do motor logo a partir do ralenti. O motor de combustão responde de forma ainda mais espontânea às solicitações no pedal do acelerador, enquanto a experiência de condução geral é mais dinâmica. Adicionalmente, a eletrificação do turbocompressor permite um binário superior a baixas rotações do motor. Isto permite também aumentar a agilidade e melhorar a capacidade de aceleração a partir da condição de parado. Mesmo quando o condutor liberta o pedal do acelerador ou dos travões, a tecnologia do turbocompressor assistido eletricamente mantém a pressão de sobrealimentação. Isto assegura uma resposta direta contínua.

Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G com embraiagem de arranque viscosa e tração traseira

Na caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente em aceleração e durante as variações de carga. O software elaborado e coordenado garante tempos de passagem de caixa curtos e reduções de caixa múltiplas e rápidas. Além disso, a função de duplo desembraiar nos programas de condução "Sport" e "Sport+" proporciona uma experiência de comando da caixa de velocidades particularmente emocional. A função RACE START também está equipada e assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado.

Aerodinâmica ativa para aumentar a dinâmica e a eficiência

O sistema de controlo ativo do ar AIRPANEL é um destaque tecnológico para melhorar a aerodinâmica. As persianas horizontais por detrás da entrada de ar superior podem ser abertas e fechadas através do sistema de controlo eletrónico. Isto significa que o fluxo de ar é direcionado conforme necessário, melhorando assim o desempenho aerodinâmico.

Normalmente, as persianas estão fechadas - mesmo à velocidade máxima. Esta posição reduz a resistência do ar. As persianas só são abertas quando forem atingidas certas temperaturas em determinados componentes e quando a necessidade de arrefecimento for particularmente elevada, permitindo o escoamento máximo do ar de arrefecimento para os permutadores de calor. Isto requer um controlo extremamente inteligente e rápido.

O mesmo se aplica a outro componente ativo da aerodinâmica: o spoiler traseiro extensível, que está integrado harmoniosamente na silhueta do veículo. A sua posição varia em função das condições de condução. O software de controlo considera inúmeros parâmetros de cálculo, incluindo a velocidade do veículo, a aceleração longitudinal e lateral e a velocidade de manobra da direção. A partir dos 80 km/h, o spoiler assume cinco posições angulares diferentes que, em função dos requisitos, melhoram a estabilidade do veículo ou reduzem a resistência ao ar.

Chassis com eixo dianteiro multi-link e soluções de construção de baixo peso

De série, o AMG GT 43 está equipado com suspensão de molas helicoidais de baixo peso AMG e amortecedores em alumínio de desempenho particularmente elevado. O eixo dianteiro multi-link é um equipamento especial com cinco braços dispostos totalmente dentro da projeção da jante. Isto permite melhorar significativamente a cinemática. Uma construção espacial de cinco braços também controla as rodas no eixo traseiro.

Para reduzir as massas não amortecidas, todos os braços da suspensão, rótulas da direção e suportes das rodas nos eixos dianteiro e traseiro do novo GT são construídos em alumínio forjado. O conceito multi-link da suspensão controla firmemente cada roda com reduzidos movimentos elásticos.

O elevado ângulo de sopé e a rigidez do eixo não só permite elevadas velocidades em curva como também é responsável pela ótima aderência à estrada nos limites físicos em curva. Isto reflete-se na excelente dinâmica lateral e na estabilidade de condução a alta velocidade, bem como na boa reação a influências externas, como ventos laterais, irregularidades da estrada ou variações do coeficiente de atrito.

As molas helicoidais de baixo peso reduzem o peso do chassis sem reduzir o desempenho. Durante o processo de fabrico, a almofada da mola é colada à mola. Esta ligação sólida evita o desgaste provocado pela sujidade, como a areia, ao longo da vida do veículo. A mola não sofre corrosão durante o seu ciclo de vida e a carga máxima suportada pelo componente pode ser aumentada com menos peso. Isto permite poupar cerca de 0,2 quilogramas por mola.

Outra medida de construção de baixo peso diz respeito às barras estabilizadoras de torção nos eixos dianteiro e traseiro do AMG GT 43. Graças à espessura variável, o seu peso pode ser reduzido. A espessura máxima só é utilizada onde é necessária devido à carga máxima - neste caso, na zona dos sinoblocos.

A última geração do sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL está disponível como opção para o AMG GT 43. A unidade de controlo do chassis utiliza análise de dados – incluindo os sensores de aceleração e de trajetória das rodas – para adaptar a força de amortecimento de cada roda à situação em apenas alguns milissegundos. O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT: com o simples pressionar de um botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo "Sport+" a uma configuração particularmente confortável no modo "Comfort". Além disso, a afinação da suspensão AMG RIDE CONTROL pode ser ajustada em três nível através de um botão específico, independentemente do programa de condução.

Sistema de travões compósitos de elevado desempenho AMG para distâncias de travagem curtas

O sistema de travões compósitos de elevado desempenho AMG garante uma excelente desaceleração e um controlo preciso. O sistema está equipado com discos de travão perfurados e ventilados internamente, com 390 x 36 mm e pinças fixas de seis êmbolos no eixo dianteiro, e discos de travão de 360 x 26 mm e pinças flutuantes de um êmbolo no eixo traseiro. O sistema impressiona pelas curtas distâncias de travagem, pela resposta sensível e, por último, mas não menos importante, pela elevada estabilidade e vida útil - mesmo em condições de utilização intensiva. As funções de conforto incluem a assistência ao arranque em subida, bem como o pré-acionamento e a travagem em condições de chuva. Quando a ignição é desligada e o veículo está parado, a posição de estacionamento "P" também é ativada. Ao arrancar, o travão de estacionamento elétrico é libertado automaticamente.

Os discos de travão compósitos são particularmente leves: a dinâmica de condução e o comportamento da direção beneficiam da redução das massas não amortecidas. O disco de travão (em aço fundido) e a cuba do travão (em alumínio) são agora ligados com pinos especiais. Este conceito permite reduzir o espaço utilizado e melhorar o arrefecimento dos travões. A perfuração orientada oferece vantagens adicionais: permite reduzir o peso e melhorar a dissipação do calor. Além disso, esta solução também marca pontos no que diz respeito à rapidez de resposta em condições de chuva e uma melhor limpeza das pastilhas após a travagem.

O eixo traseiro direcional opcional combina agilidade e estabilidade

Se pretendido, o AMG GT 43 pode ser equipado com eixo traseiro direcional. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite, portanto, um comportamento ágil e particularmente estável. O comportamento da direção do eixo dianteiro é mais direto, o que significa que o veículo pode ser direcionado mais facilmente nos limites físicos com menor esforço da direção.

Seis programas de condução e AMG DYNAMICS: desde confortável a dinâmico

Os cinco programas de condução AMG DYNAMIC SELECT "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual", bem como o programa "RACE" incluído no pacote AMG DYNAMIC PLUS opcional, permitem uma ampla variação das características do veículo, entre particularmente confortável e dinâmico. Os programas de condução individuais oferecem uma experiência de condução personalizada, precisamente adaptada às diversas condições de condução. Na forma de funcionalidade integrada dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT, os modelos GT também estão equipados com AMG DYNAMICS. Este sistema de controlo integrado da dinâmica de condução estende as funções de estabilização do ESP® através de intervenções com vista ao reforço da agilidade das características da direção e das funções adicionais do ESP®. Durante a realização de uma curva dinamicamente, por exemplo, uma breve intervenção no travão da roda interior gera um determinado momento rotacional em torno do eixo vertical do veículo para curvar com agilidade e precisão.

Pack AMG DYNAMIC PLUS para o máximo prazer de condução

  • O pack AMG DYNAMIC PLUS está disponível como opção para o AMG GT 43, que agrupa inúmeros componentes de elevado desempenho:
  • Os apoios dinâmicos do motor AMG ligam o motor à carroçaria de forma mais rígida ou mais flexível, em função da situação de condução. Em todas as situações de condução, isto resulta no melhor equilíbrio possível entre dinâmica e conforto de condução.
  • O diferencial de bloqueio do eixo traseiro AMG, controlado eletronicamente, distribui a potência necessária às rodas de forma ainda mais rápida e precisa em curvas dinâmicas e acelerações rápidas, garantindo assim a máxima tração.
  • Com o simples pressionar de um botão, o programa de condução "RACE" permite um maior desempenho em pista, com uma resposta ainda mais espontânea do motor e uma característica mais direta do pedal do acelerador. Pode ser selecionado como um programa de condução adicional utilizando os botões do volante AMG.
  • O perfil aerodinâmico ativo, que se encontra ocultado na secção inferior da carroçaria em frente ao motor, contribui para um comportamento mais desportivo. Este perfil de carbono é um desenvolvimento exclusivo da AMG e está protegido por patentes. Reage à seleção dos programas de condução AMG e baixa automaticamente cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h. Isto cria o designado efeito Venturi, que suga o veículo para a estrada e reduz a força aerodinâmica ascendente no eixo dianteiro.
  • As pinças dos travões AMG pintadas de amarelo realçam visualmente o maior potencial de dinâmica de condução.
  • A asa traseira rígida está disponível como opção. É instalada na tampa da bagageira e proporciona ainda mais força aerodinâmica descendente no eixo traseiro.

Modelo purista com elegantes características distintivas no design exterior

O design exterior do AMG GT 43 difere do resto da família AMG em muitos pormenores. Particularmente impressionante é o novo design do para-choques dianteiro com entradas de ar de grandes dimensões em toda a largura do veículo. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros mais estreitos e a menor largura dos eixos enfatizam o carácter elegante. Está também disponível um novo componente de revestimento para os guarda-lamas dianteiros. O para-choques traseiro, que também foi modificado, bem como os revestimentos, redondos ao invés de trapezoidais, das duas duplas ponteiras de escape, uma em cada lado, caracterizam a vista traseira.

Os traços característicos da geometria da carroçaria do AMG GT incluem a longa distância entre eixos, as projeções curtas, o capot comprido, o habitáculo com um para-brisas de elevada inclinação e a traseira imponente. Estas características resultam nas proporções típicas do GT. Conferem ao coupé a sua aparência poderosa e dinâmica - juntamente com as rodas à face dos guarda-lamas. A versão de série do AMG GT 43 é fornecida com jantes de liga leve de 19 polegadas. Estão disponíveis jantes de 19 e de 20 polegadas como equipamento opcional. O leque de equipamento inclui ainda jantes forjadas de 21 polegadas.

A porta da bagageira EASY PACK de grandes dimensões, incluindo a função HANDS-FREE ACCESS, facilita os processos de carga e descarga. A configuração opcional de 2+2 lugares aumenta o carácter prático para a utilização no dia a dia e oferece espaço confortável e adequado para os ocupantes e a sua bagagem. Se necessário, a bagageira pode ser aumentada significativamente através do rebatimento do encosto do banco traseiro.

Gama de equipamento do AMG GT: grande variedade de para um visual personalizado

Com os detalhes do seu extenso equipamento de série e como muitas opções adicionais disponíveis, o AMG GT 43 oferece uma vasta gama de personalização para diferentes requisitos dos clientes ‑ desde desportivo e dinâmico a elegante. Existem três packs de design exterior à escolha para aperfeiçoar ainda mais o visual no sentido de maior elegância ou dinamismo:

  • O pack exterior AMG cromado inclui elegantes detalhes em cromado de brilhante no para-choques dianteiro, nos guarda-lamas dianteiros e nos painéis de proteção das embaladeiras laterais.
  • No pack Night AMG, alguns elementos exteriores selecionados têm acabamento em preto brilhante, como o difusor dianteiro, o friso de revestimento nos painéis de proteção das embaladeiras laterais, as bases dos espelhos retrovisores exteriores e os frisos de revestimento da linha cintura dos vidros. Estão também disponíveis revestimentos redondos das duas duplas ponteiras de escape em cromado preto e vidros traseiros térmicos escurecidos. Consoante a pintura escolhida, estes equipamentos resultam em contrastes atraentes ou transições fluidas.

O pack Night AMG II acrescenta elementos adicionais em cromado preto, incluindo as aletas do revestimento do radiador e a estrela Mercedes na traseira.

Interior com posto de condução hiperanalógico e bancos conforto de série

O interior do Mercedes-AMG GT 43 também integra uma combinação emocionante de elementos analógicos e digitais. Este conceito é designado por “hiperanalógico” pelos projetistas. Isto é demonstrado pelo painel de instrumentos totalmente digital, que está integrado num display tridimensional. A aparência pode ser personalizada com vistas principais selecionáveis individualmente. Apesar da sua simetria, posto de condução é orientado para o condutor.

A consola central flui até à secção inferior do painel de instrumentos. O centro de controlo e exibição é o display tátil multimédia de 11,9 polegadas. O formato vertical oferece vantagens claras, especialmente para a navegação, bem como uma maior ergonomia. O sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é intuitivo e tem capacidade de aprendizagem. Oferece um vasto conteúdo específico da AMG em cinco estilos de exibição. Itens de menu exclusivos como "AMG Performance" ou "AMG TRACK PACE" destacam o carácter desportivo.

O AMG GT 43 está equipado de série com uma variedade de bancos desportivos AMG com regulação elétrica e manual, revestidos em Nappa. O mesmo se aplica aos bancos desportivos AMG opcionais com design escultural, apoios de cabeça integrados e apoio lombar reforçado. As opções de revestimento disponíveis do programa de personalização MANUFAKTUR oferecem variedade para acrescentar um toque particularmente exclusivo. Destas opções, estão disponíveis três cores. O pacote de interior MANUFAKTUR disponibiliza sete combinações de cores.

Além do preto brilhante normal, os elementos de revestimento também estão disponíveis em alumínio, carbono ou preto cromado MANUFAKTUR. Existem também dois de acabamentos interiores: madeira de bétula porosa cinzenta e madeira de freixo porosa castanha com frisos em alumínio. O volante desportivo AMG com aquecimento opcional está disponível com revestimento em pele Nappa, pele Nappa / microfibra MICROCUT ou efeito de carbono / microfibra MICROCUT.

Dados técnicos

Mercedes-AMG GT 43 Coupé

Motor
Número/disposição dos cilindros 4/em linha
Cilindradacm31991
Potência máxima kW/CV310/422
às1/min6750
Potência suplementarkW/CV10/14
Binário máximoNm500
às1/min3250-5000
Relação de compressão 10,0
Preparação da mistura Sistema combinado de injeção direta e injeção no coletor de admissão, sistema de sobrealimentação de ar com turbocompressor assistido eletricamente
Transmissão de potência
Cadeia cinemática Tração traseira
Caixa de velocidades Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G com embraiagem de arranque viscosa
Relação de transmissão
1./2./3./4./5./6./7./8./9. Mudança 5,35/3,24/2,25/1,64/1,21/1,00/0,87/0,72/0,60
Marcha-atrás 4,80
Suspensão
Eixo dianteiroSuspensão de molas helicoidais de baixo peso AMG, com duplo triângulo da suspensão em alumínio, barra de suporte à tração, barra de suporte à travagem e barra estabilizadora
Eixo traseiroSuspensão com molas helicoidais de baixo peso AMG, com duplo triângulo da suspensão em alumínio, apoio à tração e à travagem e barra estabilizadora
Sistema de travagemSistema de travagem hidráulico de duplo circuito, discos de travão compósitos de 390 mm, perfurados e ventilados internamente, pinças de travão fixas em alumínio de 6 êmbolos no eixo dianteiro; discos de travão compósitos de 360 mm, perfurados e ventilados internamente, pinças de travão flutuantes em alumínio de 1 êmbolo no eixo traseiro; travão de estacionamento elétrico, ABS, assistente de travagem, ESP® de 3 níveis
DireçãoDireção assistida progressiva eletromecânica de pinhão e cremalheira, com relação de transmissão variável (12.8:1 no ponto morto)
JantesDianteiras: 9.5 J x 19; traseiras: 11 J x 19
PneusDianteiros: 255/45 ZR 19; traseiros: 285/40 ZR 19
Dimensões e pesos
Distância entre eixosmm2700
Largura do eixo dianteiro/traseiromm1666/1644
Comprimento/altura/larguramm4728/1354/1929
Capacidadesm 
Volume da bagageiral321 (opcional até 675)
Peso de acordo com os regulamentos da UEkg1775
Peso útilkg2 lugares: 215, 2+2 lugares: 370
Capacidade do depósito de combustível/reserval70/10
Prestações, consumo e emissões
Aceleração 0-100 km/hs4,6
Velocidade máximakm/h280 (limitada eletronicamente)
Consumo de combustível em ciclo combinadol/100 km10,3
Emissões de CO2 em ciclo combinadog/km235
Classe de emissões de CO2 G
    

[1]Os valores indicados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP. Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.