26
Julho
2017
|
01:00
Europe/Lisbon

Bosch e Daimler demonstram como é simples e fácil o estacionamento autónomo

  • Lançamento do serviço de estacionamento automatizado através do smartphone foi recentemente demonstrado no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda

  • Infraestrutura fornecida pela Bosch enquanto a tecnologia dos veículos pertence à Daimler

  • O estacionamento sem qualquer intervenção de condutor permite poupar tempo e baixar níveis de stress

A Daimler e a Bosch uniram-se para demonstrarem como o estacionamento sem condutor já é uma realidade, numa ação que decorreu no parque de estacionamento no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda. Com um simples gesto através de um smartphone, os veículos seguem sem condutor para o lugar de estacionamento, sem qualquer necessidade de intervenção por parte do condutor. O estacionamento automatizado representa um marco histórico rumo à condução autónoma. Esta solução de “piloto automático” representa a primeira solução a nível mundial suportada por uma infraestrutura para um serviço de estacionamento automatizado em situações da vida real. A partir do início de 2018, os visitantes do museu da Mercedes-Benz e utilizadores do parque de estacionamento poderão experimentar este novo serviço, evitando desta forma perder tempo a estacionar os seus veículos.

Entrar e sair do lugar de estacionamento de forma totalmente automática

No futuro, qualquer pessoa poderá pedir o seu veículo utilizando uma app. O veículo desloca-se para a área de recolha autonomamente para que o condutor possa iniciar a sua viagem. O procedimento de entrega é igualmente conveniente: o cliente estaciona o veículo na área de entrega do parque e entrega-o através da app. Após efetuar o registo através do sistema instalado no parque de estacionamento, o veículo é ligado e de seguida é encaminhado para um lugar de estacionamento atribuído.

O estacionamento automatizado é viabilizado através de uma infraestrutura criada pela Bosch, em conjunto com a tecnologia Mercedes-Benz equipada nos veículos da Marca. Os sensores instalados no parque de estacionamento controlam o corredor, a sua zona circundante e manobram o veículo. A tecnologia equipada no veículo desempenha as manobras de condução em segurança e em resposta aos comandos da infraestrutura de estacionamento de veículos. Os sensores da infraestrutura e a tecnologia de comunicação são fornecidos pela Bosch. A Daimler fornece o parque de estacionamento do museu e realiza a pilotagem dos veículos, definindo o interface entre a infraestrutura e o veículo juntamente com a Bosch e adaptando a tecnologia dos sensores e do software equipados no veículo.

Primeira licença de utilização a nível mundial para o estacionamento automatizado

A estreia do serviço foi efetuada no dia 24 de julho de 2017 e deverá ser seguida por um extenso período de testes. O projeto tem sido supervisionado desde o seu início pelas autoridades locais, pelo conselho regional de Estugarda e pelo ministro dos transportes, bem como pelos avaliadores das autoridades de inspeção técnica TÜV Rheinland com o objetivo de avaliarem o funcionamento em segurança da tecnologia. Antes da implementação do serviço de estacionamento automatizado no início de 2018 será necessária a aprovação final da parte das autoridades de licenciamento.

Só depois estarão reunidas todas as condições para que o estacionamento automatizado seja disponibilizado a todos os utilizadores do parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz. A Bosch e a Mercedes-Benz tencionam utilizar este projeto para adquirir experiência relativamente à utilização dos parques de estacionamento automatizados. Para os operadores dos parques de estacionamento, o estacionamento automatizado significa uma utilização mais eficiente do espaço de estacionamento disponível, uma vez que podem ser estacionados até mais 20% de veículos no mesmo espaço.

Poderá visualizar todo o funcionamento desta nova tecnologia em:

https://www.youtube.com/watch?v=Y1Y1ChYabWw