Novo Classe A: A referência na classe de veículos compactos
Visualmente, o veículo aparenta ser mais comprido devido à maior distância entre eixos e à linha marcante ao longo do perfil. O capot apresenta-se numa forma descendente e mais próximo ao solo do que o seu antecessor.
O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e revoluciona o design interior. Tecnologicamente, o novo Classe A não só ocupa o primeiro lugar graças ao MBUX – Mercedes-Benz User Experience – como também oferece uma grande variedade de funções que anteriormente estavam reservadas apenas para os veículos da classe de luxo. Em determinadas situações de condução, pela primeira vez, o modelo tem capacidade para conduzir de forma semiautónoma, enquanto os faróis MULTIBEAM LED estão disponíveis como equipamento opcional. Todas as versões do novo Classe A estão equipadas com os novos e eficientes motores Diesel e a gasolina. Embora a Mercedes-Benz tenha mantido a aparência desportiva, a utilidade do modelo aumentou. O novo Classe A pode ser encomendado a partir de março e o lançamento de mercado irá ocorrer já em maio.
Design exterior: exercício de purismo
O design purista e acentuado pelas linhas do novo Classe A é o próximo passo na filosofia de design Pureza Sensual da Mercedes-Benz. Com base num design compacto de dois volumes, as dimensões otimizadas e as proporções levaram a uma nova interpretação do design do Mercedes-Benz Classe A.
O exterior do novo Classe A revela desportividade, dinamismo e emoção. O design progressivo da dianteira com um capot de baixa altura, os faróis LED planos com elementos cromados e as luzes diurnas em forma de boomerang asseguram um apelo emocional e uma aparência sedutora. A atraente grelha do radiador com a estrela Mercedes, cujo perfil alarga em direção à base numa reinterpretação do seu antecessor, inclui elementos em formato diamante e uma lamela central prateada que acentua ainda mais a desportividade do novo A.
Visualmente, o veículo aparenta ser mais comprido devido à maior distância entre eixos e à linha marcante ao longo do perfil. O capot apresenta-se numa forma descendente e mais próximo ao solo do que o seu antecessor, salientando uma secção dianteira dinâmica e mais vertical. Os guarda-lamas de maiores dimensões destacam a desportividade e transmitem a sensação de que o novo Classe A está solidamente agarrado à estrada. A secção traseira do veículo apresenta uma aparência mais larga graças à superfície vidrada até à linha de cintura que destaca também uma postura mais robusta, graças aos grupos óticos traseiros bipartidos e aos refletores integrados no para-choques. Com um Cd de 0.25 e uma área dianteira projetada (A) de 2.19 m2, o novo Classe A é o líder da aerodinâmica no seu segmento.
Design interior: A redefinição do luxo moderno
O interior do novo Classe A foi completamente reformulado com o seu visual moderno e vanguardista. A Mercedes-Benz adotou uma abordagem completamente nova, redefinindo o luxo moderno na classe de compactos a partir do interior com uma nova sensação de espaço. A exclusiva arquitetura do interior é formada em particular pelo design vanguardista do tablier: pela primeira vez foi totalmente eliminada uma grelha de ventilação na secção superior do tablier. Como resultado, a estrutura principal do tablier em forma de asa estende-se entre as portas dianteiras sem descontinuidade visual. O painel de instrumentos de ecrã amplo é totalmente independente e parece flutuar no interior. As desportivas saídas de ventilação de ar com visual em forma de turbina com iluminação (opcional) são outro destaque do interior.
O tablier está dividido em duas secções horizontais tridimensionais: a secção inferior é visualmente separada da estrutura principal do tablier por uma ranhura e aparenta flutuar em frente ao tablier. A iluminação ambiente reforça este efeito e acentua a sensação de flutuação da secção inferior. As 64 cores da iluminação ambiente opcional representam cinco vezes o total de cores que estavam disponíveis no modelo antecessor. E não foi apenas a variedade que aumentou pois a apresentação emotiva da iluminação também estabelece novas referências neste segmento: as diferentes cores são constituídas por dez conjuntos de cor que permitem esquemas de iluminação moderna com espetaculares variações de cor.
O ecrã totalmente independente está disponível em três versões:
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Com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 7” (17.78 cm), de série
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Com o Painel de Instrumentos Digital de 7” e o Display Central de 10.25” (26 cm), opcional
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Com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 10.25”, opcionais
MBUX - Mercedes-Benz User Experience: experiência incomparável
O novo Classe A é o primeiro modelo Mercedes-Benz a incluir o novo e mais avançado sistema multimédia MBUX - Mercedes-Benz User Experience, que também abre caminho a uma nova era nos serviços Mercedes me connect. Uma característica única deste sistema é a sua capacidade de interação. Graças à inteligência artificial, o MBUX pode ser personalizado e adapta-se ao utilizador. Desta forma cria uma ligação emocional entre o veículo, o condutor e os passageiros.
Os seus pontos fortes incluem, o Cockpit Panorâmico (opcional) de alta resolução com operação tátil do ecrã multimédia, o ecrã de navegação com tecnologia de realidade aumentada e ainda o controlo inteligente por voz com reconhecimento de discurso natural, que é ativado com a palavra-código "Hey Mercedes". Também está disponível um ecrã head-up display. O ecrã tátil está incluído no abrangente conceito touch-control do MBUX – um trio constituído pelo ecrã tátil, o touchpad na consola central e os botões de controlo táteis no volante.
O MBUX é uma revolução da experiência de utilização no veículo. As características de apresentação apelativas destacam a abrangência da estrutura de controlo e impressionam com as imagens 3D de alta resolução, que são reproduzidas em tempo real.
Os novos e aperfeiçoados serviços Mercedes me connect estão a ser lançados com a nova geração do sistema de informação e entretenimento MBUX. Estes incluem funções de navegação baseadas no Car-to-X communication (informação trocada entre veículos sobre acontecimentos registados por sensores, como por exemplo, travagem de emergência, intervenção do ESP®, ou a comunicação manual de um acidente por parte do condutor) e no localizador de veículo, que torna mais fácil encontrar o veículo estacionado, assim como o envio de uma mensagem se o veículo estacionado sofrer uma colisão ou for rebocado.
A Mercedes me app collection pode ser colocada na forma de ícone no ecrã e pode ser livremente organizada na página inicial tal como todas as outras aplicações principais. Além disso, conteúdos online como os preços atuais dos combustíveis nos postos de abastecimento ou a disponibilidade de lugares de estacionamento em parques de estacionamento são apresentados no MBUX. A atualização online é uma forma simples de permitir a disponibilização de novos conteúdos no MBUX.
Espaçoso e pronto para uma nova família: o Classe A cresceu
Apesar do seu visual desportivo, o novo Classe A apresenta um valor utilitário significativamente superior, tornando-o mais desportivo do que nunca, mas crescido como nunca antes visto. O maior espaço para os ombros, cotovelos e cabeça, bem como o acesso mais fácil ao compartimento traseiro e um compartimento de bagagens mais adequado para a família e para as atividades de lazer são claros benefícios. A visibilidade a toda a volta também foi significativamente graças a uma superfície de vidro de maiores dimensões. Esta reforça a segurança e a sensação de espaço.
O volume do compartimento de carga é de 370 litros – 29 litros superior ao do modelo antecessor. Graças aos farolins traseiros de duas secções, o compartimento de carga tem uma abertura 20 cm mais larga e o seu piso é 11.5 cm mais comprido relativamente ao modelo antecessor. Em combinação com o Pack Compartimento de Carga (opcional), o encosto do banco traseiro pode ser colocado numa posição mais vertical para acomodar, por exemplo, caixas de elevado volume. O conceito de arrumação é igualmente prático: o compartimento de arrumação na consola central foi consideravelmente aumentado. Um suporte para bebidas no túnel central com capacidade para suportar canecas, latas e garrafas de até 0.5 litros, é uma nova característica. A melhoria da visibilidade a toda a volta foi um aspeto que mereceu uma especial dedicação durante o desenvolvimento do modelo. No total, a área ocultada pelos pilares foi reduzida em cerca de 10% comparativamente ao modelo antecessor.
Ao mesmo tempo foram introduzidas as características de conforto dos veículos de segmentos superiores: pela primeira vez no segmento, os bancos dianteiros estão disponíveis com função aquecimento, além da função de climatização. Para o novo Classe A estão disponíveis dois tipos de bancos dianteiros: em combinação com as linhas de equipamento, os bancos conforto e os bancos desportivos.
Além de um design cuidado dos bancos, o Pack Bancos Conforto inclui regulação em altura do banco do passageiro dianteiro e regulação da profundidade das almofadas dos bancos dianteiros. Os bancos Com função de climatização (opcional) possuem instalada uma ventoinha radial em cada almofada do banco. O ar admitido através do revestimento perfurado dos bancos circula através da estrutura do banco e sai através da secção inferior e para o lado traseiro.
Condução silenciosa: o poder da serenidade
A condução silenciosa e sem vibrações é uma característica fundamental para criar a impressão certa no novo Classe A, com um elevado nível de maturidade e que proporciona uma condução premium. Durante o desenvolvimento do Classe A, foi prestada uma particular atenção à elevada rigidez estrutural e aos pontos de ligação entre a carroçaria, a suspensão e a cadeia cinemática. Foi obtido um significativo aumento de rigidez nos pontos de ligação da suspensão que são tão importantes no que diz respeito ao ruído de rolamento, o que permitiu reduzir significativamente o nível de ruído no interior.
O abrangente conceito de insonorização do novo Classe A inclui componentes como os sistemas de gestão do ar e do líquido de arrefecimento ou os revestimentos no interior, configurados por forma a melhorar também o isolamento de ruído. Os ruídos provocados pelo vento também foram significativamente reduzidos comparativamente ao modelo antecessor.
Intelligent Drive: funções do irmão mais velho, o Classe S
O novo Classe A está equipado com os mais modernos sistemas de assistência à condução, que conferem ao modelo o máximo nível de segurança ativa neste segmento com funções adotadas do Classe S. Pela primeira vez, o Classe A pode conduzir de forma semiautónoma em determinadas situações. Para tal, os sistemas do modelo monitorizam as situações de trânsito: os sistemas de câmara e de radar aperfeiçoados permitem monitorizar o trânsito até uma distância de 500 m em frente ao veículo. O Classe A também utiliza dados de mapa e de navegação nas funções de assistência. Por exemplo, o Assistente de Distância Ativo – DISTRONIC - incluído no Pack de Assistência à Condução Plus, pode assistir o condutor em várias situações específicas do percurso e ajustar antecipada e confortavelmente a velocidade, como por exemplo, quando se aproxima de curvas, cruzamentos ou rotundas. Também estão incluídos, por exemplo, os sistemas de Travagem de Emergência Ativo e o intuitivo Assistente Ativo de Mudança de Faixa.
O novo Classe A está equipado de série com o Active Brake Assist ampliado. Em função da situação, o sistema pode ajudar efetivamente a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, e até colisões com pedestres e ciclistas, ou evitá-las de todo.
O PRE-SAFE® PLUS pode reconhecer uma colisão iminente na traseira de um veículo. Se persistir o perigo de colisão, o sistema também pode aplicar de forma eficaz os travões do veículo quando se encontra parado, minimizando desta forma o risco de ferimentos através da redução do solavanco para frente causado por um impacto na traseira do veículo.
O novo Classe A é também o primeiro modelo Mercedes-Benz a ser desenvolvido no novo Technology Centre for Vehicle Safety (TFS). O design da estrutura do veículo incorpora os resultados de pesquisa de acidentes reais. Todos os componentes da carroçaria foram desenvolvidos de acordo com as cargas e as tensões encontradas, no que diz respeito à geometria, à espessura do material, à tecnologia de ligação e à qualidade dos materiais (aumento da utilização de aços de resistência elevada e ultraelevada). O habitáculo extremamente rígido é a peça central do conceito de segurança da carroçaria. A sua elevada rigidez quando é sujeito às cargas resultantes de um acidente, como por exemplo, durante uma colisão frontal, lateral, na traseira ou capotamento, deve-se acima de tudo à maior utilização de chapa de aço prensada, de resistência elevada e ultraelevada.
Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro estão equipados com cintos de segurança de três pontos com limitador de força e tensor do cinto de segurança. Em conjunto com o sistema PRE-SAFE® (opcional), os bancos dianteiros estão equipados com enroladores tensores reversíveis dos cintos de segurança. Ambos os bancos traseiros laterais estão equipados com cinto de segurança com enrolador tensor e limitador de força. O novo Classe A está equipado de série com airbags frontais do condutor e do passageiro dianteiro, airbag para os joelhos do condutor e airbags de cortina. Ao contrário dos modelos das marcas concorrentes, o airbag de cortina também abrange o pilar A para uma total proteção dos passageiros. Os airbags do tórax nos bancos dianteiros são igualmente um equipamento de série e estão disponíveis como equipamento opcional para os bancos traseiros.
Faróis MULTIBEAM LED: Ver e ser visto em todas as condições
Os faróis opcionais MULTIBEAM LED são outro exemplo da transferência de tecnologia da classe dos veículos de luxo para a classe de veículos compactos. Estes permitem uma regulação eletrónica extremamente rápida e precisa dos faróis para adaptar o veículo às atuais situações de trânsito. Cada farol inclui 18 LEDs ativados individualmente. A cor da luz dos LEDs semelhante à luz natural do dia é confortável para os olhos e exerce um efeito positivo na concentração do condutor. A estrada em frente é iluminada com precisão e um elevado brilho. Os faróis LED High Performance integram o equipamento das linhas Progressive e AMG. De série, o novo Classe A está equipado com faróis de halogéneo que integram luzes diurnas LED.
Novos e eficientes motores a gasolina e Diesel
As seguintes três versões de motores estão disponíveis durante ou logo após o lançamento de mercado do Classe A:
- A 200 (120 kW/163 CV, 250 Nm; com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT, consumo de combustível em ciclo combinado de 5.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 120 g/km) ou caixa manual de seis velocidades (consumo de combustível em ciclo combinado de 5.6 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 133 g/km)
-
A 250 com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (165 kW/224 CV, 350 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado de 6.0 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 141 g/km)
- A 180 d com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (85 kW/116 CV, 260 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado de 4.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 108 g/km)
Todos os novos modelos Classe A são equipados com novos e eficientes motores: durante o lançamento de mercado estão disponíveis dois novos motores a gasolina de quatro cilindros. As inovações no motor M282 com uma cilindrada de 1.4 l e potências até 120 kW incluem um sistema de desativação de cilindros (inicialmente em combinação com a caixa de velocidades 7G-DCT) e a cabeça do motor em forma de delta. O segundo e igualmente novo motor a gasolina M260 tem uma cilindrada de 2.0 litros e uma potência e um binário de 165 kW e 350 Nm, respetivamente.
Outra novidade corresponde ao motor Diesel, de quatro cilindros (OM608), com uma cilindrada de 1.5 litros, potência até 85 kW e um binário máximo de 260 Nm. Aqui destacam-se o sistema de controlo de emissões com tecnologia AdBlue® instalado junto ao motor, um turbocompressor com uma resposta mais rápida e o ar da sobrealimentação arrefecido a líquido de arrefecimento. Também será implementada uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT. Posteriormente serão lançados novos motores. O depósito de combustível instalado de série tem uma capacidade de 43 litros, estando ainda disponível como equipamento opcional um depósito de 51 litros de capacidade.
Mediante encomenda, o novo Classe A está disponível com sistema de tração integral permanente 4MATIC com distribuição totalmente variável do binário. Este desportivo sistema de tração integral foi adicionalmente aperfeiçoado e proporciona agora um maior prazer de condução e eficiência. Utilizando o interruptor do DYNAMIC SELECT, agora o condutor poderá influenciar ainda mais as características de funcionamento do sistema 4MATIC. Os componentes do sistema 4MATIC incluem a saída de potência para o eixo traseiro, que está integrada na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, e o diferencial do eixo traseiro com embraiagem multidisco integrada. Esta não é mais atuada por meio electro-hidráulico, mas sim por meio eletromecânico.
Suspensão: ágil e confortável
Está disponível uma seleção de sistemas de suspensão para o Classe A em função da versão do motor e da preferência do condutor. As jantes de 16 polegadas são um equipamento de série. O sistema DYNAMIC SELECT é um equipamento de série e, com o simples pressionar de um botão, também proporciona uma experiência individual de condução em combinação com a suspensão com controlo ativo do amortecimento (opcional).
Tal como os seus antecessores, o novo Classe A está equipado com suspensão dianteira tipo McPherson. As versões mais potentes do modelo como a versão A 250 e todos os modelos equipados com sistema 4MATIC estão equipados com uma sofisticada suspensão traseira de quatro braços. O eixo traseiro está instalado numa subestrutura isolada da carroçaria através de sinoblocos, por forma a evitar o quanto possível a transferência de vibrações da suspensão para a carroçaria. Em suma, a proporção de utilização do alumínio nos componentes da suspensão é uma das mais elevadas em qualquer sistema de suspensão nesta classe de veículos.
De série, o novo Classe A está equipado com uma suspensão conforto com molas de aço e sistema DYNAMIC SELECT. A suspensão conforto rebaixada em 15 milímetros inclui molas e amortecedores especialmente configurados para um comportamento mais desportivo. A suspensão com controlo ativo do amortecimento permite ao condutor escolher as suas características de amortecimento preferidas.
Os novos modelos Mercedes-Benz Classe A no lançamento de mercado:
|
A 200 |
A 250 |
A 180 d |
|
Caixa de velocidades |
7G-DCT |
7G-DCT |
7G-DCT |
|
Potência (kW/CV) |
120/163 |
165/224 |
85/116 |
|
às rpm |
5.500 |
5.500 |
4.000 |
|
Binário máximo (Nm) |
250 |
350 |
260 |
|
às (rpm) |
1.620 |
1.800 |
1.750-2.500 |
|
Consumo de combustível em ciclo combinado (l/100 km) |
5,1 |
6,0 |
4,1 |
|
Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km) |
120 |
141 |
108 |
|
Aceleração0-100 km/h (s) |
8,0 |
6,2 |
10,5 |
|
Velocidade máxima (km/h) |
225 |
250 |
202 |
|
Comprimento/largura/altura (mm) |
4,419/ 1,796/ 1,440 |
4,419/1,796/1,445 |
4,419/ 1,796/ 1,440 |
|
Distância entre eixos (mm) |
2.729 |
|
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